Sie sind auf Seite 1von 19

Regulamento de Acesso e de Utilizao dos Recursos Informticos da APEEC/ESEDJTMM

Regulamento de Acesso e Utilizao dos Recursos Informticos da APEEC/ESEDJTMM

Prembulo
A Associao Promotora do Ensino de Enfermagem em Chaves (APEEC), disponibiliza aos utilizadores, docentes, investigadores, no docentes e alunos da Escola Superior de Enfermagem Dr. Jos Timteo Montalvo Machado (ESEDJTMM), um conjunto de recursos informticos para apoio s actividades de ensino e de investigao, que incluem: redes de dados e respectivos equipamentos de rede; computadores, servidores e clusters de servidores; impressoras e outros equipamentos; aplicaes e recursos informticos; sala de informtica; servios de apoio tcnico e de resoluo de problemas nos equipamentos de informtica da APEEC. Estes recursos informticos so geridos pelo Centro de Informtica. Os recursos informticos constituem um bem valioso, fundamental para o funcionamento da APEEC/ESEDJTMM. Os actos abusivos sobre eles praticados afectam todos aqueles que os utilizam e o seu impacto no exterior pe em causa a reputao e a imagem da Escola. Os mesmos princpios morais e ticos das comunidades sociais aplicam-se tambm aos ambientes informticos e s comunidades virtuais. Por isso os recursos informticos da APEEC devem ser usados: apenas para actividades do mbito da misso da ESEDJTMM, de ensino e investigao ou outras desde que devidamente autorizadas; apenas por aqueles que a eles tm legtimo direito de acesso e autorizao e que se comprometam a aceitar e cumprir os presentes regulamentos; recorrendo apenas a meios legais e legtimos; responsavelmente, com parcimnia e respeitando as normas de segurana informtica; respeitando as normas de tica social e do respeito dos direitos e liberdades individuais, nomeadamente da reserva da vida privada;

respeitando os limites razoveis na utilizao para fins exclusivamente pessoais. e no podem ser usados, entre outras situaes, para: actividades ofensivas da dignidade de terceiros; actividades comerciais (no autorizadas); actividades ilegais (quer concretizadas quer tentadas); actividades ilegtimas ou que de alguma forma possam afectar o bom nome da APEEC/ESEDJTMM.

Artigo I. mbito e aplicao


O presente regulamento aplica-se a: Equipamentos pertencentes ou no APEEC, enquanto integrados lgica e/ou fisicamente na APEEC/ESEDJTMM e como tal perceptveis do resto do universo informtico. Estrutura lgica e infra-estrutura fsica de suporte actividade informtica da APEEC/ESEDJTMM, para o ensino e investigao. Pessoas, enquanto utilizadores dos recursos informticos integrados temporria ou permanentemente na APEEC/ESEDJTMM; Este regulamento composto por uma parte de mbito genrico, pelos anexos de regulamentao de servios e recursos especficos e pelo resumo e declarao de aceitao deste regulamento.

Artigo II. Acesso aos recursos e servios de informtica


Tm direito a aceder aos recursos e servios de informtica da APEEC, os seguintes utilizadores: 1. Todos os elementos do pessoal (docente e no-docente) da ESEDJTMM, seja qual for o tipo de vnculo laboral, enquanto este permanecer; 2. Os alunos, com registo activo no Sistema de Informao da ESEDJTMM, seja qual for o seu grau, provenincia ou perodo de frequncia; 3. Pessoal envolvido em projectos de investigao ou com protocolos de colaborao, enquanto possuir registo vlido nos servios da ESEDJTMM e enquanto durar o projecto ou o protocolo; 4. Antigos alunos, por perodos renovveis e sujeitos a reduo de servio; 5. Professores emritos, docentes, investigadores e outros funcionrios; 6. Outras pessoas, desde que com justificao apropriada, sujeitas a uma apreciao casustica, com os servios e a durao definidos, e mediante autorizao expressa do rgo executivo competente; 7. Entidades colectivas, internas APEEC, ou a ela vinculadas, com responsvel identificado e verificvel; 8. Entidades colectivas de durao limitada, desde que com responsvel identificado, justificao apropriada, sujeitas a uma apreciao casustica, com

os servios e a durao definidos, e mediante autorizao expressa do rgo executivo competente; A lista de recursos e servios disponveis, bem como as condies em que podem ser utilizados por cada tipo de utilizador esto definidos no ANEXO I - Regulamentao de Servios e Recursos Especficos. Para obter autorizao de acesso o utilizador deve registar-se, estando este registo condicionado expressa aceitao do presente regulamento. Os processos e procedimentos de registo so adequados a cada tipo de utilizador, sendo definidos no ANEXO I - Regulamentao de Servios e Recursos Especficos. A autorizao de acesso aos recursos informticos da APEEC mantm-se enquanto se mantiver vlido o respectivo direito de acesso. A autorizao de acesso pode ser temporariamente suspensa, ou mesmo cancelada, por motivos disciplinares, pelo no cumprimento do presente regulamento, por razes de segurana, ou por suspenso do direito de acesso correspondente. A autorizao de acesso pode ser cancelada em casos especialmente graves, mediante deciso do rgo disciplinar adequado. Caducando o direito de acesso, os utilizadores devem retirar todos os dados existentes nas reas de trabalho que disponham, num prazo mximo de 1 dia. Findo este prazo, considera-se automaticamente cancelada a autorizao de acesso, pelo que a APEEC/ESEDJTMM, ou outros responsveis pelos equipamentos ou servios, se reservam o direito de impedir o acesso a estes aos utilizadores, e de retirar dos sistemas todos os seus ficheiros, aps o que os utilizadores no podero reclamar a sua recuperao.

Artigo III. Propriedade, Privacidade e Confidencialidade


As informaes respeitantes a cada utilizador existente nos servios de informtica da APEEC/ESEDJTMM respeitam as normas legais relativas proteco de dados pessoais. A sua divulgao nos processos internos da APEEC/ESEDJTMM rege-se pelos princpios da necessidade, suficincia, razoabilidade, proporcionalidade e boa f. Os dados depositados nos sistemas informticos da APEEC so propriedade e responsabilidade dos seus autores ou dos utilizadores que lhes deram origem. Os servios responsveis pela sua gesto faro tudo o possvel para assegurar a sua inviolabilidade, privacidade e confidencialidade. A APEEC/ESEDJTMM mantm e arquiva registos e estatsticas de funcionamento, muitos com identificao do utilizador. Apenas em caso de determinao pelo rgo de Gesto competente, e em caso de suspeita de utilizao abusiva ou ilegtima, ou de falha de segurana poder o servio responsvel inspeccionar e revelar, no mbito desse processo, os ficheiros, dados, ou registos de um utilizador sem o seu consentimento estando obrigado a sigilo, no podendo revelar a terceiros a identidade daqueles que tenham identificado no seguimento das referidas aces.

Artigo IV. Servios e Recursos


A APEEC, e os servios sobre ela disponibilizados, esto em permanente evoluo, quer fsica quer tecnolgica.

APEEC dever corresponder sempre o papel de topo na organizao informtica da ESEDJTMM, pelo que qualquer alterao tecnolgica dever reflectir essa caracterstica. Em consequncia, no so autorizadas redes locais nas instalaes da APEEC, que utilizem a infra-estrutura de comunicao de dados da APEEC (passiva e/ou activa), que no respeitem essa caracterstica. A definio de sub-redes do domnio de topo da exclusiva competncia da APEEC. A instalao de recursos e aplicaes informticas deve respeitar todas as condies de legalidade, nomeadamente quanto a licenciamento e proteco dos direitos de autor. A ligao de qualquer computador ou outro equipamento infra-estrutura da APEEC obriga ao seu registo prvio na APEEC. A ligao ou instalao de quaisquer equipamentos que interfiram com as infraestruturas de rede da APEEC, com e/ou sem fio (wi-fi), carece da autorizao, prvia, da APEEC. Os recursos e servios disponibilizados, bem como as suas caractersticas, limitaes, custo e tempo durante o qual estes esto disponveis a cada um dos tipos de utilizador sero objecto de regulamentao e aprovao, e apensos ao presente regulamento, no ANEXO 1 - Regulamentao de Servios e Recursos especficos. Caso a complexidade de um servio ou recurso o justifique, poder ser elaborado regulamento prprio. Esse regulamento especfico dever respeitar os princpios e disposies do presente regulamento e ser a este anexado.

Artigo V. tica e regras de utilizao


Os princpios ticos da utilizao dos recursos de informtica da APEEC so os expostos no prembulo deste regulamento. O uso, ou tentativa de uso, no autorizado, ilegtimo ou fraudulento de qualquer recurso informtico, nomeadamente, computadores, redes, equipamentos perifricos, aplicaes ou dados, constitui uma violao ao presente regulamento e punvel. No permitido em sistemas informticos da APEEC, sendo punvel: Aceder a dados de outros utilizadores, estejam eles protegidos ou no, sem permisso expressa dos prprios. Fornecer ou tentar fornecer informao ou identificao incorrecta na tentativa de aceder a recursos alheios. Ler, ou tentar ler, mensagens de correio electrnico alheias. Enviar mensagens de correio electrnico annimas ou em nome de outrem, ou mensagens de contedo ofensivo ou obsceno. Interferir com ou prejudicar o trabalho de outro utilizador, seja qual for o meio utilizado para o tentar ou levar a cabo. Manter ou visualizar, em qualquer equipamento da APEEC, informao ofensiva ou obscena.

Usar os recursos de informtica para fins que no os previstos neste regulamento ou de outro modo expressamente autorizados. Tentar deliberadamente aceder, interceptar, utilizar, ou prejudicar recursos informticos da APEEC, incluindo equipamentos, redes, aplicaes, dados e comunicaes, aos quais no tenha direito de acesso ou de utilizao. Aceder, reproduzir ou publicar, na forma consumada ou tentada, sem autorizao, informao associada aos sistemas informticos da APEEC, nomeadamente o contedo total ou parcial de ficheiros de configurao ou, outras informaes, obtidas custa destes. Usar a APEEC/ESEDJTMM como base para a prossecuo de actividades internas ou externas, ilegtimas, ilegais, fraudulentas, ou que de alguma maneira resultem danosas para a APEEC e ESEDJTMM. Danificar qualquer equipamento, aplicao, infra-estrutura de comunicao e repositrio de dados. Cada utilizador responsvel por toda e qualquer actividade que seja efectuada com os recursos informticos que lhe forem disponibilizados. Os utilizadores devem reportar imediatamente aos responsveis pelos equipamentos ou servios, qualquer violao ao regulamento ou segurana que porventura detectem, seja ela de que tipo for.

Artigo VI. Disciplina


O no cumprimento de qualquer norma prevista no presente regulamento, regulamentos especiais ou anexos que o compem pode ser objecto de sano, adequada gravidade da falta. A reincidncia, ou violaes de especial gravidade, ou que indiciem responsabilidade civil ou criminal sero objecto de comunicao, por parte do Servio que a detecte, ao rgo de Gesto competente. O Anexo II Sanes, prev as sanes para faltas de pequena gravidade, de aplicao automtica.

Artigo VII. Disposies finais


Ao presente regulamento esto apensos os seguintes anexos: Anexo I - Regulamentao de servios e recursos especficos; Anexo II - Sanes; Anexo III Responsabilidades da APEEC/EDJTMM; Anexo IV - Regulamento de atribuio e uso de contas; Anexo V - Regulamento das Sala de Informtica; Anexo VI - Regulamento dos Servios de Impresso; Anexo VII Resumo e declarao de aceitao.
A aprovao de regulamentos especficos de recursos ou servios e sua anexao, bem como a reviso do ANEXO I, ANEXO II, ANEXO III, ANEXO IV, ANEXO V, ANEXO VI e ANEXO VII sero da responsabilidade do rgo de gesto competente.

Os casos omissos sero decididos mediante parecer e aprovao do rgo de gesto competente. O Anexo VII Resumo e declarao de aceitao dever ser apresentado aos utilizadores no acto do seu registo ou da primeira utilizao.

A APEEC/ESEDJTMM dever assegurar que todos os utilizadores, discentes e no discentes, tenham acesso a este regulamento, publicitando-o atravs dos canais apropriados.

Anexo I - Regulamentao de servios e recursos especficos 1.1 Utilizadores:


As categorias de utilizadores actualmente previstos na APEEC/ESEDJTMM so as seguintes: 1. Todos os elementos do pessoal (docente e no-docente) da APEEC/ESEDJTMM, seja qual for o tipo de vnculo laboral, enquanto este permanecer; 2. Os alunos, com registo activo no Sistema de Informao da ESEDJTMM, seja qual for o seu grau, provenincia ou perodo de frequncia, incluindo alunos de licenciatura, mestrado, doutoramento, ps-graduao, alunos provenientes de acordos (Erasmus); 3. Pessoal envolvido em projectos de investigao ou com protocolos de colaborao, enquanto possuir registo vlido nos servios da ESEDJTMM e enquanto durar o projecto ou o protocolo, incluindo investigadores, pessoal tcnico e administrativo; 4. Antigos alunos, por perodos renovveis e sujeitos a reduo de servio; 5. Professores emritos, docentes, investigadores e outros funcionrios, provenientes dos quadros da APEEC; 6. Outras pessoas, desde que com justificao apropriada, sujeitas a uma apreciao casustica, com os servios e a durao definida, e mediante autorizao expressa do rgo executivo competente; 7. Entidades colectivas, internas APEEC/ESEDJTMM, ou a ela vinculadas, com responsvel identificado e verificvel, incluindo direces de servios, departamentos, licenciaturas, Associao de Estudantes, Comisses de Curso, organismos culturais ligados APEEC/ESEDJTMM; 8. Entidades colectivas de durao limitada, desde que com responsvel identificado, justificao apropriada, sujeitas a uma apreciao casustica, com os servios e a durao definida, e mediante autorizao expressa do rgo executivo competente; Todo o utilizador necessita de uma conta para ter acesso aos servios e recursos da APEEC/ESEDJTMM. Entende-se por conta a credencial que permite o acesso a um sistema especifico e que identificada pelo par username/password. Por omisso, nos sistemas geridos pela APEEC, a conta de um utilizador idntica nos diferentes sistemas.

1.2 Servios:
Os servios actualmente disponveis na APEEC/ESEDJTMM so os seguintes:
Utilizador Web Email Docentes/Fun cionrios Total Total, com quota Total, com quota Total, com quota Total Quota inicial gratuita/ restante oneroso Total Total Total Alunos Total Total, com quota Total, com quota Total, com quota Total oneroso Projectos Total Total, com quota Total, com quota Casustica Casustica oneroso Antigos alunos Restrita Total, com quota Total, com quota No aplicvel No No aplicvel Outros Casustica Casustica

WebMail

Casustica

Home Directory Central TCPGATE/VP N Impresso

Casustica Casustica oneroso

Aplicaes informticas Sala de Informtica Rede, no campus (Wireless / fio) Apoio tcnico

Total Total Total

Restrita No Casustica

No aplicvel No aplicvel No aplicvel

Casustica Casustica Casustica

Total, nos servios e equipamentos disponibilizad os pela APEEC

Total, para utilizao dos servios disponibilizad os pela APEEC

Casustica

Casustica

Casustica

Anexo II Sanes
1. A previso de sanes visa, em primeiro lugar, evitar e, em segundo, punir comportamentos danosos da segurana e do funcionamento dos recursos, das infraestruturas e sistemas. A reincidncia poder determinar o aumento do grau de penalizao. Os graus de penalizao previstos apresentam-se na Tabela 1.
Grau Grau I Grau II Grau III Medida preventiva/Penalizao Perodo de 1 semana sem acesso aos sistemas informticos Perodo de 2 semanas sem acesso aos sistemas e possvel processo disciplinar Bloqueio do acesso aos sistemas e possvel processo disciplinar, comunicao s autoridades (Policia e Tribunais)
Tabela 1 - Grau de penalizao

2. Sero objecto de aplicao de penalizaes os seguintes comportamentos, para alm dos que, em geral, constituam uma violao das regras estabelecidas nos presentes regulamentos: Grau I - Abandono de uma rea/conta aberta; Instalao ou utilizao de software no permitido; Instalao de hardware no autorizado; Alteraes ao hardware; Envio abusivo de mensagens de correio electrnico atravs do sistema informtico da APEEC; emprstimo de rea/conta; Grau II - Acesso ou tentativa de acesso a informao alheia; Utilizao de software com objectivo de captura de informao na rede ou nos sistemas; Interferir com o trabalho de outro utilizador, sem o consentimento deste, seja qual for o motivo; Grau III - Maus-tratos ao equipamento; Desrespeito a funcionrios; Apropriao e uso de uma rea/conta; Roubo ou tentativa de roubo de equipamento ou consumveis; Manter em disco ou visualizar informao ofensiva ou obscena; Aco deliberada, tentada ou consumada, para prejudicar o normal funcionamento dos servios de informtica. Utilizao dos servios para causar danos a terceiros. 3. As penalizaes de Grau I sero propostas pelo rgo de gesto competente. A existncia de indcios fortes da prtica de um dos comportamentos que originam penalizaes de grau II e III poder determinar a aplicao imediata das medidas preventivas previstas na tabela. As situaes de grau II e grau III, em todo o caso, encaminhadas para o rgo de gesto competente.

Anexo III - Responsabilidades da APEEC/ESEDJTMM


O Centro de Informtica da APEEC procura, no mbito das suas competncias, disponibilizar aos elementos da comunidade acadmica da ESEDJTMM o acesso aos recursos informticos e assegurar a sua correcta utilizao garantindo, nomeadamente, a segurana dos sistemas e das redes. da responsabilidade da APEEC a manuteno e gesto dos recursos informticos afectos ao Centro, assim como das redes de comunicao de dados da APEEC, garantindo a continuidade de operao dos equipamentos, a elevada disponibilidade dos servios e o respeito pelas normas de segurana, visando o efectivo controlo dos acessos aos diferentes ambientes operacionais bem como a confidencialidade da informao neles contida. Neste contexto, compete APEEC assegurar a confidencialidade dos dados dos utilizadores nestes sistemas informticos e na rede, em conformidade com a tecnologia disponvel e as necessidades de resoluo de problemas, de realizao de backups, obteno de estatsticas, ou outras inerentes s actividades da APEEC e da ESEDJTMM. O armazenamento de dados em meios magnticos e as comunicaes no so completamente seguros. H limitaes, quer de hardware quer de software, que podem comprometer a segurana. A APEEC procura minimizar os riscos mas eles existem. 1. Aps ser informado de qualquer problema relacionado com a operacionalidade de um recurso informtico da APEEC, da responsabilidade da APEEC providenciar pela sua resoluo no menor perodo de tempo possvel, intervindo directamente ou, no caso do recurso em causa no lhe estar afecto, alertando o respectivo responsvel. 2. A APEEC/ESEDJTMM no garante a confidencialidade da informao enviada para as impressoras geridas pelo Centro. Os utilizadores devem procurar levantar as listagens o mais rapidamente possvel, dentro do horrio afixado para o efeito, no sentido de ser garantida alguma privacidade. As listagens no podem ser reclamadas pelos utilizadores passado um dia aps a data da impresso.
4. A APEEC/ESEDJTMM no se responsabiliza pelo eventual desaparecimento de quaisquer listagens enviadas remotamente para as impressoras geridas pelo Centro.

5. Devido a limitaes, quer de hardware quer de software, pode ocorrer a destruio da informao ou a avaria de disquetes, de CDs, DVDs, ZIPs, PENs ou de outros meios normalmente usados pelos utilizadores para recuperar ou armazenar informao nos sistemas da APEEC. No se tratando de erros determinados pela incorrecta configurao efectuada pelo Centro dos equipamentos ou do software, a APEEC no se responsabiliza por estes danos. 6. Para proteco dos ficheiros dos utilizadores, APEEC realiza diariamente backups na rea do domnio da rede ligada ao servidor. necessrio reconhecer, no entanto, que em determinadas situaes pode no ser possvel recuperar a informao. 7. A APEEC poder, sempre que possvel com aviso prvio do utilizador de 24 horas, comprimir ou retirar de disco ficheiros que ocupem espao excessivo.

8. A APEEC poder alterar a prioridade ou mesmo terminar a execuo de qualquer processo de um utilizador que esteja a usar recursos excessivos do sistema e, consequentemente, a degradar gravemente o seu desempenho, prejudicando o trabalho dos restantes utilizadores. Em caso de manifesta urgncia este tipo de aco poder ser tomada sem aviso prvio do utilizador. 9. A APEEC obriga-se a avisar os utilizadores de paragens previsveis dos sistemas e da rede. 10. Por razes de segurana, a APEEC/ESEDJTMM poder, de acordo com o previsto no ponto Sanes, cancelar temporariamente, o acesso aos recursos informticos da APEEC por parte de um utilizador, at obter da parte deste explicaes sobre um comportamento anmalo associado ao uso das suas contas.

ANEXO IV - Regulamento de atribuio e uso de contas


1. Direitos e deveres na utilizao de contas A utilizao dos servios e recursos disponveis na APEEC/ESEDJTMM necessita da atribuio ao utilizador de uma conta, de um nome de utilizador e de uma palavra passe para o conjunto de servios a que tem direito de acesso. O utilizador ser responsvel pela segurana da conta e pela sua utilizao, no devendo permitir a sua utilizao por terceiros, nem em caso algum lhes dar conhecimento da sua palavra passe. O utilizador tem direito a aceder aos recursos e servios de informtica da APEEC, que incluem: redes de dados e respectivos equipamentos de rede; computadores, servidores e clusters de servidores; impressoras e outros equipamentos; aplicaes e recursos informticos; sala de informtica; servios de apoio tcnico e de resoluo de problemas nos equipamentos de informtica da APEEC. O utilizador dever nomeadamente: Uma vez atribuda uma palavra-chave de acesso a um recurso informtico, modific-la no primeiro acesso a esse recurso, tendo em vista a segurana dos seus dados; Na escolha de palavras-chave, orientar-se pelas regras bsicas de seleco de palavras-chave seguras; Adoptar procedimentos seguros na utilizao dos equipamentos.

O uso, ou tentativa de uso, no autorizado, ilegtimo ou fraudulento de qualquer recurso informtico da APEEC, nomeadamente, computadores, redes, equipamentos perifricos, aplicaes ou dados, constitui uma violao ao regulamento de acesso e de utilizao dos recursos informticos da APEEC/ESEDJTMM e proibido. Os seus autores ficam sujeitos s penalizaes previstas. No autorizado em sistemas informticos da APEEC, ou em sistemas externos APEEC/ESEDJTMM, quando usados atravs de recursos informticos da APEEC: Aceder ou ler ficheiros de outros utilizadores, estejam eles protegidos ou no, sem permisso explcita dos prprios. Aceder ou ler ficheiros protegidos dos sistemas, seja qual for o meio usado para o fazer. Fornecer ou tentar fornecer informao ou identificao incorrecta na tentativa de aceder rea de trabalho de outrem. Ler, ou tentar ler, mensagens de correio electrnico alheias. Enviar mensagens de correio electrnico em nome de outrem, ou mensagens de contedo ofensivo ou obsceno. Enviar mensagens ou executar programas que provoquem prejuzos na rea de trabalho de outrem. Interferir com o trabalho de outro utilizador, seja qual for o meio utilizado para o fazer. Manter em disco, mesmo que temporariamente, ou visualizar, em qualquer equipamento da APEEC, informao ofensiva ou obscena. Usar os recursos informticos da APEEC/ESEDJTMM para fins que no os relacionados com as actividades da APEEC/ESEDJTMM ou para fins comerciais ou de lazer. Tentar deliberadamente aceder sem autorizao, local ou remotamente, a recursos informticos da APEEC/ESEDJTMM, incluindo equipamentos, redes, aplicaes ou dados. Tentar deliberadamente impedir o correcto funcionamento dos recursos informticos da APEEC/ESEDJTMM ou interferir no seu desempenho. Reproduzir ou divulgar, sem autorizao, informao associada aos sistemas informticos da APEEC/ESEDJTMM, nomeadamente informaes do contedo total ou parcial de ficheiros de configurao ou obtidas custa destes. Tentativas de o fazer so igualmente proibidas. Capturar ou tentar capturar, sem autorizao da APEEC/ESEDJTMM, quaisquer dados transmitidos atravs das redes da APEEC/ESEDJTMM. Aceder ou interferir com o normal funcionamento de equipamentos, redes, aplicaes ou dados exteriores APEEC/ESEDJTMM a partir de computadores ou de recursos de comunicao da APEEC/ESEDJTMM, sem autorizao prvia para o fazer. Usando endereos da APEEC/ESEDJTMM, enviar mensagens para redes exteriores, nomeadamente para a Internet, que de algum modo violem a normas ticas em vigor nessas redes e possam afectar a reputao da APEEC/ESEDJTMM. Danificar qualquer equipamento, aplicao, infra-estrutura de comunicao e repositrio de dados. Cada utilizador responsvel por toda e qualquer actividade que seja efectuada com os recursos informticos que lhe foram disponibilizados.

Os utilizadores so responsveis pela proteco dos seus ficheiros relativamente leitura/escrita por outros utilizadores, usando para isso os mecanismos disponveis no sistema operativo. Os utilizadores devem procurar gerir o espao em disco, de modo a utilizar o mnimo indispensvel, comprimindo ou removendo ficheiros pouco utilizados. A APEEC/ESEDJTMM, ou outros responsveis pelos equipamentos, reservam-se o direito de limitar o espao disponvel para cada utilizador, de acordo com as quotas regulamentadas. Um utilizador no deve sobrecarregar os sistemas com a execuo de processos a ponto de impedir trabalho til a outrem. Caso os programas a executar sejam demasiado exigentes em termos de recursos para o sistema atribudo ao utilizador, este deve contactar previamente a APEEC/ESEDJTMM, ou outros responsveis pelos equipamentos, para que, se possvel, lhe sejam facultadas as condies necessrias execuo dos seus programas, minimizando os prejuzos dos restantes utilizadores. O anteriormente exposto aplica-se igualmente aos trabalhos relativos s disciplinas dos cursos. Quando o nmero de alunos e/ou os programas que estes necessitam de executar sobrecarregam demasiadamente um sistema, da responsabilidade do docente da disciplina coordenar a execuo faseada desses programas, de modo a no impedir o trabalho de outros utilizadores desse sistema. Os utilizadores devem reportar imediatamente APEEC/ESEDJTMM , ou a outros responsveis pelos equipamentos, qualquer violao de segurana que porventura detectem, seja ela de que tipo for. Por razes de segurana, a APEEC/ESEDJTMM, reserva-se o direito de suspender temporariamente a autorizao de acesso dos utilizadores aos sistemas informticos, quando estes no a utilizem por perodos de tempo prolongados. A APEEC/ESEDJTMM no se responsabiliza por eventuais perdas de informao que da possam resultar.

2. Manuteno de Contas
Entende-se por conta a credencial que permite o acesso a um sistema especfico e que identificada pelo par username/password. Por omisso, nos sistemas geridos pelo APEEC, a conta de um utilizador idntica nos diferentes sistemas. 2.1 Criao de contas As contas para docentes e funcionrios sero criadas aps os Servios Administrativos fazerem constar, no sistema informatico, o respectivo registo de colaborador. Todas as contas para novos alunos (licenciatura, mestrado, etc...) sero criadas, automaticamente, no inicio do ano lectivo, pelos servios administrativos e tm associada uma folha onde constam os cdigos de acesso, que, apenas os prprios podero levantar nos mesmos servios, ou no local que se entender mais apropriado, mediante documento comprovativo de identificao (Ex: B.I.)

Anexo V - Regulamento da Sala de Informtica


A APEEC dispe de sala de informtica, que devem ser exclusivamente usados no mbito das actividades da APEEC/ESEDJTMM. Informaes sobre a sua localizao, horrio de funcionamento e ocupao esto disponveis nas pginas Web e nos servios administrativos. Estas salas so geridas inloco e mantidas por Tcnicos, de quem os utilizadores devem acatar as instrues. A utilizao destas salas segue as seguintes regras: 1. Todos os utilizadores devem usar a sala de informtica com civismo, sentido de organizao e disciplina, e devem ajudar, em todas as circunstncias, a preservar os equipamentos, a sala e um bom ambiente de trabalho. 2. obrigatrio respeitar o direito de trabalho dos outros utilizadores, evitando fazer barulho, limitando voluntariamente a sesso de trabalho ao mnimo de tempo indispensvel, particularmente nos perodos em que a afluncia de utilizadores no permite um posto de trabalho para todos, e ajudando a manter a sala limpa e arrumada, no deixando lixo em cima das mesas ou no cho e no alterando a posio quer dos equipamentos quer do mobilirio. 3. A utilizao de recursos nas salas de informtica prioritria para execuo de trabalhos no mbito das actividades da ESEDJTMM, tendo os utilizadores a obrigao de ceder, imediatamente, o posto, ocupado para outros fins, se no houver mais recursos livres. 4. Em nenhuma circunstncia permitido fumar, comer ou beber na sala de informtica. 5. Normalmente so permitidos at dois utilizadores por posto de trabalho, excepto se no prejudicar o normal funcionamento da sala. 6. Sem autorizao especfica, nenhum utilizador poder retirar das salas de informtica qualquer recurso informtico, ou mobilirio, seja de que tipo for. 7. Os utilizadores no devem, sem autorizao especfica, mudar ou tentar mudar a configurao de hardware ou de software dos equipamentos informticos. 8. Sem autorizao especfica nenhum utilizador pode ligar, seja por que meio for, equipamentos prprios a equipamentos da sala de informtica da APEEC. 9. No est autorizada a ligao de portteis ou quaisquer outros equipamentos prprios aos pontos de acesso rede que estejam a ser utilizados por equipamentos da APEEC. 10. Caso um equipamento no esteja a funcionar correctamente obrigao do utilizador avisar os tcnicos responsveis pelo funcionamento da sala de informtica, ou os servios administrativos. 11. Em todas as ocasies, qualquer utilizador que verifique existir um uso inadequado dos equipamentos tem o dever de, em primeiro lugar, corrigir a situao, e caso

necessrio pedir a presena dos Tcnicos responsveis pelo funcionamento da sala de informtica ou outro pessoal dos servios administrativos. 12. Os Tcnicos, devidamente identificados, podem solicitar a identificao em qualquer altura e a qualquer utilizador de uma sala de informtica. 13. A sala de informtica pode dispor, por razes de segurana, de sistemas de vigilncia vdeo, sendo o acesso e utilizao do sistema registados. 14. proibido deixar computadores com a rea de trabalho aberta sem o detentor desta rea estar presente, por mais de 10 minutos. Aps este perodo de tempo qualquer utilizador tem direito de encerrar a sesso de trabalho desse computador e iniciar a sua sesso de trabalho. Aos utilizadores que deixarem as reas abertas sero aplicadas as sanes previstas. 15. Sempre que o nmero de utilizadores na sala de informtica atinja o nmero mximo possvel, o Tcnico poder impedir o acesso sala tendo os potenciais utilizadores que aguardar vaga fora da sala. 16. Os sistemas da sala de informtica so repostos diariamente sendo, nesta operao, eliminada toda a informao presente nas diferentes reas de armazenamento, cabendo ao utilizador a responsabilidade pela cpia da informao produzida para a sua rea de trabalho. 17. Os computadores da sala de informtica podem possuir reas partilhadas, com permisses de acesso total, com o objectivo de possibilitar a troca de informao entre computadores. A informao colocada nestas reas da responsabilidade do prprio utilizador. 18. da responsabilidade do utilizador fazer cpias de segurana regulares da informao, no sendo imputada qualquer responsabilidade APEEC/ESEDJTMM, ou quaisquer outros Servios, em situaes de perda de trabalho provocada por situaes inesperadas. 19. Os utilizadores podem solicitar apoio ao Tcnico que presta apoio sala. A este no ser possvel imputar qualquer responsabilidade por perda de trabalho provocada por mau funcionamento do equipamento, por mau funcionamento das unidades de armazenamento do prprio utilizador, ou por ms prticas deste. 20. S possvel o acesso sala de informtica sempre que a mesma no se encontre em actividades lectivas, ou outras devidamente programadas pela APEEC/ESEDJTMM. 21. O horrio de funcionamento da sala de informtica ser devidamente afixado, bem como os perodos em que estejam a decorrer actividades oficiais (lectivas ou outras). 22. A todos os equipamentos informticos existentes nas salas de aulas, biblioteca e sala dos professores aplica-se este regulamento. 23. O acesso aos equipamentos das salas de aulas e sala dos professores por parte dos elementos previstos no Artigo II do presente regulamento exceptuando o corpo docente,

s pode ser efectuado se devidamente autorizado pela entidade gestora, ou acompanhados por um docente. 24. No mbito do nmero anterior o docente responsvel por tudo o que ocorrer com os equipamentos informticos. 25. Os docentes sempre que se encontrem em actividades lectivas e durante o perodo das mesmas so responsveis pelos equipamentos informticos que as salas onde decorrem as actividades possuam. 26. O acesso a todos os equipamentos enquadrados pelo presente regulamento e no mbito do Artigo II exceptuando o corpo docente, pago. O valor a pagar definido e publicado juntamente com a tabela de emolumentos da ESEDJTMM.

Anexo VI - Regulamento dos Servios de Impresso


1. A utilizao dos servios de impresso da APEEC/ESEDJTMM est sujeita ao Regulamento de Acesso e de utilizao dos Recursos Informticos da APEEC/ESEDJTMM. 2. O servio de impresso est sujeito a pagamento. 3. O valor a pagar por impresso definido e publicado juntamente com a tabela de emolumentos da ESEDJTMM. 4. Ao estabelecido no Anexo II do Regulamento de Acesso e de Utilizao dos Recursos Informticos da APEEC/ESEDJTMM exceptua-se o corpo docente. 5. Eventuais reclamaes relativas aos registos de impresso na pgina do utilizador s sero aceites se as impresses em apreo tiverem sido efectuadas h menos de 2 dias. 6. A APEEC/ESEDJTMM no se responsabiliza por listagens que tenham sido levantadas por outros utilizadores que no o prprio.

Anexo VII Resumo e declarao de aceitao do Regulamento de Acesso e de Utilizao dos Recursos Informticos da APEEC/ESEDJTMM Resumo e declarao de aceitao do Regulamento de Acesso e de Utilizao dos Recursos Informticos da APEEC/ESEDJTMM
O acesso e utilizao dos recursos informticos da APEEC rege-se pelos princpios que a seguir se enunciam. O utilizador tem direito a aceder aos recursos e servios de informtica da APEEC, que incluem: redes de dados e respectivos equipamentos de rede; computadores, servidores e clusters de servidores; impressoras e outros equipamentos; aplicaes e recursos informticos; salas e laboratrios de informtica; servios de apoio tcnico e de resoluo de problemas nos equipamentos de informtica. - Os recursos devem ser usados: principalmente para actividades do mbito da misso da APEEC/ESEDJTMM, de ensino e investigao. A utilizao para fins exclusivamente pessoais deve respeitar os limites razoveis. apenas por aqueles que a eles tm legtimo direito de acesso e autorizao e que se comprometam a aceitar e cumprir os presentes regulamentos; recorrendo apenas a meios legais e legtimos; responsavelmente, com parcimnia e respeitando as normas de segurana informtica; respeitando as normas de tica social e do respeito dos direitos e liberdades individuais, nomeadamente da reserva da vida privada; respeitando os limites razoveis. - Os recursos no podem ser usados, entre outras situaes, para: actividades ofensivas da dignidade de terceiros; actividades comerciais;

actividades ilegais (quer concretizadas quer tentadas); actividades ilegtimas ou que de alguma forma possam afectar o bom nome da APEEC/ESEDJTMM.

O uso dos recursos informticos da APEEC registado. O desrespeito pelo presente regulamento pode ser motivo de aplicao de sanes. A primeira utilizao de qualquer equipamento ou servio constitui declarao de conhecimento e aceitao do presente regulamento.

Das könnte Ihnen auch gefallen