Sie sind auf Seite 1von 3

Ametropias

Emertropia: quando os raios de luz paralelos so trazidos para o foco na fvea em todos os meridianos do olho. Viso normal. Ametropias: so variaes no estado de emetropia (viso na medida inadequada). A maioria de comprimento (axial). Tipos: hipermetropia, miopia, astigmatismo, presbiopia. Sintomas gerais: dificuldades visuais, cefalia, cansao visual, fotofobia, lacrimejamento e hiperemia. ASTENPICOS excessivo uso do mecanismo de acomodao do cristalino. Crianas dificilmente se queixam de dificuldades visuais, devendo-se considerar os outros sintomas.

Hipermetropia

quando os raios de luz paralelos so trazidos para um foco posterior fvea em todos os meridianos do olho (dimetro ntero-posterior menor que o normal). o mais comum, mas no o mais corrigvel. Pequenos graus podem ser corrigidos fisiologicamente com contrao muscular. Sintomas: viso boa para longe e ruim para perto. Se o grau alto, independe se o objeto est longe ou perto.

Miopia

quando os raios de luz paralelos so trazidos para um foco anterior fvea em todos os meridianos do olho (dimetro ntero-posterior maior que o normal). Sintomas: viso boa para perto e ruim para longe. Est associada a outras patologias, como o descolamento de retina (acima de 4.5 patolgica necessrio mnimo de 1 consulta por ano para acompanhamento do descolamento) e glaucoma.

Astigmatismo

quando os raios de luz paralelos so trazidos para focos diferentes ou no fvea em alguns meridianos do olho (curvatura da crnea diferente entre dois meridianos). Sintomas: distoro de longe e perto. Tipos Mipico

Simples: um meridiano na fvea e o outro anterior fvea. Composto: ambos os meridianos anteriores fvea. Hipermetrpico Simples: um meridiano na fvea e o outro posterior fvea. Composto: ambos os meridianos posteriores fvea. Misto: Um meridiano anterior fvea e outro posterior fvea.

Presbiopia

a perda da capacidade de acomodao para focalizar objetos prximos. O msculo responsvel pela acomodao tem sua funo reduzida. Correo das Ametropias Miopia e Hipermetropia Lentes Esfricas: corrigem igualmente todos os meridianos, podem ser convergentes (convexas) e divergentes (cncavas). Corrigem miopia (divergente, cncava e negativa mais grossas na periferia) e hipermetropia (convergente, convexa, positiva mais grossa no centro para que os raios sofram convergncia).

Nas cirurgias feito um molde na crnea semelhante lente que deveria ser utilizada. A cirurgia de miopia muito bem sucedida em mopes. As lentes convexas geram imagens reais e as cncavas geram imagens virtuais. Correo das Ametropias Astigmatismo Lentes Cilndricas: corrigem o meridiano corneano mais curvo,levando sua imagem para a fvea, tem como propriedade, corrigir o eixo ortogonal ao qual so colocadas, ou seja, se posicionada no eixo de 90 est corrigindo o eixo de 180. Correo das Ametropias Presbiopia corrigida com lentes positivas, convexas iguais s da hipermetropia, sendo que o objetivo compensar a deficincia de acomodao que ocorre aps os 40 anos, de forma que so utilizadas somente para perto (leitura, trabalhos manuais). Mximo de 3 graus. Meios de Correo culos Lentes de contato: duras (de mais difcil acomodao menos agressiva para o olho a crnea no tem vascularizao, sendo irrigada pelo limbo e pela lgrima a lente gelatinosa serve como um tampo, reduzindo a hidratao e vascularizao da mesma) e gelatinosas. Astigmatismo: melhor corrigido com as lentes duras. DK grau de oxigenao da crnea. Correo Cirrgica

Cristalino
Lente transparente, avascular, biconvexa, localizada atrs da pupila. Est fixado pelas fibras A substncia do cristalino envolvida pelas cpsulas anterior e posterior (como a membrana basal mais espessa do corpo). A maioria das fibras perdeu seu ncleo e migrou internamente para formar um tecido mais compacto, as mais novas forma o crtex. composto de 65% de gua e 35% de protenas e traos minerais. Corpo ciliar parte do msculo ciliar o que se cansa gerando presbiopia. Dividido em camadas: ncleo embrionrio, ncleo adulto, crtex supranuclear, crtex ____. As camadas do cristalino vo se tornando mais numerosas ao longo dos anos. Isso permite que no caso de uma catarata o momento de desenvolvimento pode ser definido. Mecanismo de Acomodao - PROVA Foco distante: msculo ciliar relaxado, a znula fica estirada e o dimetro AP fica reduzido. Conforme o objeto se aproxima, o msculo comea a contrair, a znula relaxa. Isso gera aumento do dimetro AP do cristalino e o mesmo se anterioriza.

Catarata

a patologia mais operada no mundo. Pode ser dividida em: Senil (> 50 anos), congnita, traumtica, metablica, medicamentosa.

Tipos de opacificao Polar posterior: na grande maioria das vezes congnita. 3-4% da populao pode ter esse tipo de catarata. Muitas das vezes assintomtica. Na parte posterior dessa rea temos o vitrio (densa e opaca). Cirurgia difcil pois est ligada cpsula posterior (sendo este o suporte para a colocao da lente). Nuclear: mais comum, do idoso. Opacificao por desidratao, com maior concentrao de protenas. Subcapsular posterior: sintoma diferente de todas outras cataratas = dificuldade de viso na presena de luz. Essa catarata localizada atrs da pupila. Na presena de luz a pupila sofre miose e com isso a rea por onde a luz passaria interrompida pela catarata subcapsular. Na ausncia de luz h midrase pupilar e com isso uma maior rea para a passagem de luz est presente. A catarata impede parte da passagem dessa luz, mas mesmo assim alguma luz consegue ser passada. Exame de lmpada de fenda Feixe de luz inclinado que permite a visualizao das estruturas oculares (como se fosse uma viso lateral). Congnita Causa mais comum: toxoplasmose e rubola. Localizada no ncleo embrionrio e fetal. Catarata metablica: galactosemia, distrofia miotnica. Traumtica Causada por penetrao, contuso, radiao, descarga eltrica. Metablica DM, hipocalcemia. Medicamentosa Corticosteride, clorpromazina. Manifestaes Clnicas Viso turva, reduo da acuidade visual, distoro da luz, alterao da percepo de cores, leucocoria. A indicao de cirurgia atualmente no pela perda da acuidade visual, mas sim por incmodo s atividades dirias. Cirurgia: facetomia com implante de Lio. Extracapsular Facoemulsificao

Das könnte Ihnen auch gefallen