Sie sind auf Seite 1von 52

Ps-graduao em Finanas e Controladoria

Avaliao de negcios

Prof. Alblio Dias


Coordenador: Prof. Jos Rodarte

Informaes do Professor
Alblio Nunes da Fonseca Dias Email: albelio.dias@gmail.com Blog: http://albelio.blogspot.com Facebook: www.facebook.com/albellio Twitter: www.twitter.com/albellio Skype: albelio2 Celular: (31)8789-6791

Unidade I: Payback, VPL TIR

Introduo
Dcada de 90 no Brasil, vrios fatores provocaram profundas mudanas no ambiente empresarial, tais como: Abertura da economia; A evoluo do processo de globalizao; Estabilidade do processo inflacionrio. Acirramento da concorrncia. Mercados altamente competitivos. em time que est ganhando no se mexe Aplicaes financeiras de longo prazo.

Introduo
Implantao de projetos de investimentos (aplicaes financeiras de longo prazo) nas organizaes. Os investimentos devem ser pensados como uma forma de colocar o planejamento estratgico em pauta, enquadrando-os no oramento de capital de organizao e projetando os fluxos incrementais que sero gerados. Tcnicas da administrao financeira

1.1 Tipos de investimento


1.1.1 Operacionais
Curto prazo: capital de giro, necessidade de capital de giro.

Longo prazo: realizvel a longo prazo (adiantamento a fornecedores), imobilizado, participaes societrias e diferidos (pesquisa e desenvolvimento, marketing institucional, despesas de treinamento).
Os instrumentos operacionais so os mais comuns atividades operacionais. So contabilizados em duas contas do ativo permanente ( recursos aplicados em bens ou direitos de permanncia duradoura).

1.1 Tipos de investimento


Imobilizado: so investimentos feitos atravs da aquisio de mveis, imveis, equipamentos, mquinas e veculos; Diferidos: so despesas incorridas que podem trazer benefcios aos exerccios futuros (mdio e longo prazos); portanto, podem ser amortizados contra eles e no contabilizados imediatamente quando ocorrem. Exemplos: despesas com divulgao da imagem institucional da organizao, com treinamento de funcionrios e com pesquisa e desenvolvimento (P&D) de novos produtos ou servios.

1.1 Tipos de investimento


1.1.2 Estratgicos Os investimentos estratgicos so feitos, normalmente, por organizaes de grande porte e contabilizados em outra conta do ativo permanente, a investimentos. 1.1.3 Financeiros

Os investimentos financeiros tratam de recursos investidos no mercado financeiro e que, normalmente, sero resgatados dentro de um prazo preestabelecido.

1.2 Relaes com o P E


Proposta de investimento devem est dentro do contexto estratgico da organizao. Para Oliveira (1998), pode-se definir planejamento estratgico como uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direo a ser seguida pela organizao, visando maior grau de interao com o meio ambiente. Planejamento estratgico estratgias e polticas que devem ser delineada pela alta administrao abrangendo a organizao como um todo com foco no longo prazo.

1.2 Relaes com o P E


Exemplo: suponha que uma organizao comtemple, em seu planejamento estratgico, o aumento progressivo de sua rentabilidade. Diante disso, a alta administrao visualiza que imprescindvel que se conquiste o mercado internacional. Para tanto, decide fazer um projeto de investimento para obter a certificao ISO 14.000, que atestado que ratifica sua preocupao com o meio ambiente. O departamento financeiro visualiza a necessidade de informatizar suas operaes e um prope um projeto de investimento em tecnologia da informao.

1.2 Relaes com o P E


O setor, de crdito ligado ao departamento financeiro, devido ao aumento da inadimplncia, visualiza a necessidade de fazer um projeto de investimento em treinamento de seus funcionrios. Neste curso, adota-se a seguinte definio para investimento: so planos de aplicao de recursos financeiros balizados pelo Planejamento Estratgico, elaborados pelos diversos nveis hierrquicos, que visam fazer com que a organizao aumente seu valor, mantendo ou ganhando novas vantagens competitivas.

Anlise Swoto
Sobrevivncia: no h recursos nem perspectiva de mercado para implementar investimentos. Manuteno: o mercado no favorvel, mas a organizao possui um predomnio de pontos fortes. Podem-se implementar investimentos apoiados em tais pontos.

Crescimento: apesar de a organizao ter predominncia de pontos fracos, o mercado favorvel; portanto deve-se implementar investimento para atender a demanda. Desenvolvimento: nessa situao, a organizao tem condies de implementar investimentos que podero lhe proporcionar um crescimento sustentvel, pois o mercado favorvel e ela possui predominncia de pontos fortes.

1.3 Oramento de capital


Oramento empresarial um instrumento formalizado de planejamento e controle das atividades de uma organizao, elaborado atravs da alocao de receitas e gastos entre seus diferentes departamentos e setores. Sanvicente e Santos (1983) afirmam que o oramento aquela parte de um plano de longo prazo que mais detalhada, referente a um determinado perodo anual. o planejamento estratgico que fornece as premissas para se dar incio ao oramento do ano seguinte.

1.3 Oramento de capital


Em uma empresa de grande porte o processo de elaborao do oramento fica a cargo do setor de oramento, ligado ao departamento de controladoria, que subordinado diretoria ou vice presidncia financeira. Alm do oramento de gastos operacionais (salrios, matrias-primas, materiais de escritrio, energia, etc.), cada departamento deve tambm elaborar seu oramento preliminar de capital. Ou seja, deve-se fazer uma previso dos gastos com os investimentos que se pretende implementar.

1.4 Fluxo de caixa incremental


A elaborao do fluxo de caixa de um projeto de investimento envolve a projees de curto, mdio e longo prazos. Atualmente, devido s constantes transformaes que ocorrem no mercado, a elaborao de tais projees tornou-se uma tarefa altamente complexa e sujeita a oscilaes. Quanto mais turbulento o mercado onde a organizao atua e quanto maior o horizonte de tempo das projees, maior a chance de ocorrem erros.

1.4 Fluxo de caixa incremental


Definiremos ento fluxo de caixa incremental como sendo o fluxo de caixa adicional que a organizao passar a ter acima do fluxo de caixa operacional projetado. Vejamos um exemplo para melhor compreendermos a definio.

1.4 Fluxo de caixa incremental


EXEMPLO Suponha que uma indstria de mdio porte tenha adotado uma postura estratgica de crescimento e definido, em seu planejamento estratgico, atuar em uma nova regio do pas. Diante dessa premissa, o responsvel pelo departamento de produo prope a compra de uma nova mquina, com o objetivo de aumentar a capacidade produtiva da organizao. Foi adotado um horizonte de cinco anos para anlise desse projeto de investimento.

1.4 Fluxo de caixa incremental


O primeiro passo a ser adotado o levantamento dos fabricantes que oferecem tais mquinas.
No final desta primeira fase, o gerente do departamento de produo conclui que deve ser comprada uma mquina que custa $ 120.000,00. Tal mquina, para efeito de depreciao, tem uma vida til de cinco anos.

O prximo passo a elaborao do fluxo de caixa incremental que ser gerado, caso ela seja adquirida.

1.4 Fluxo de caixa incremental


Para tanto, necessrio que o departamento de produo recorra ao departamento comercial, que dever elaborar a projeo da quantidade de unidades que sero vendidas e o preo de venda, pois, com essas informaes, pode-se obter o valor das receitas operacionais, que representaro as entradas de caixa. Alm disso, tal departamento deve projetar tambm as despesas de vendas (exemplo: comisso dos vendedores). Alm desta despesa operacional, h outras, como as despesas com distribuio, que devem ser projetadas pelo departamento de logstica.

1.4 Fluxo de caixa incremental


O departamento de produo, tendo a projeo de vendas em mos, pode elaborar a projeo do CPV (custo do produto vendido). Na composio do CPV esto includos diversos custos, tais como gastos com matrias-primas e embalagens, salrios e encargos dos operrios da linha de produo e os custos indiretos (energia consumida na produo, manuteno etc.).

1.4 Fluxo de caixa incremental


No caso da compra de uma mquina, no se pode esquecer a despesa de depreciao. Apesar de no afetar diretamente o caixa, pois no uma despesa desembolsvel, contabilmente far com que o lucro operacional seja reduzido, o que, conseqentemente, far com que o valor de Imposto de Renda (IR) a ser pago seja menor. Neste exemplo, considera-se uma depreciao linear de 20% ao ano. Como a mquina ser adquirida por $ 120.000,00, a despesa anual com depreciao ser de $ 24.000,00.

1.4 Fluxo de caixa incremental


Na prtica todas as projees devem ser feitas mensalmente, acompanhando as possveis sazonalidades que possam existir durante o ano. Somente para efeito de simplificao, os itens que compe o fluxo de caixa incremental do projeto de investimento sero apresentados utilizando-se o ano como unidade de tempo.

Tabela 1.1 Fluxo de Caixa incremental lquido de um projeto de investimento


Horizontes de Anlise do Projeto de Investimento Previso de Entradas e Sadas ($) Receitas Operacionais (1) Custo do Produto Vendido (2) Resultado Bruto (3)=[(1)-(2)] Despesas Operacionais (4) Ano 1 240.000 (118.900) 121.100 (43.200) Ano 2 259.200 (124.900) 134.300 (45.800) Ano 3 279.900 (131.100) 148.800 (48.500) Ano 4 302.300 (138.600) 163.700 (51.500) Ano 5 326.500 (144.700) 181.800 (54.600)

Despesas de Depreciao (5) Resultado Operacional (6)=(3)-[(4)+(5) Proviso para IR (7)=25%(6) Resultado Lquido (8)=(6)-(7)
Despesas de Depreciao (9) Fluxo de Caixa Incremental Lquido (10)=(8)+(9)

(24.000) 53.900 (13.475) 40.425


24.000 64.425

(24.000) 64.500 (16.125) 48.375


24.000 72.375

(24.000) 76.300 (19.075) 57.225


24.000 81.225

(24.000) 88.200 (22.050) 66.150


24.000 90.150

(24.000) 103.200 (25.800) 77.400


24.000 101.400

1.4 Fluxo de caixa incremental


Com o fluxo de caixa incremental lquido concludo, o gerente de produo pode incluir o projeto de investimento no oramento de capital do seu departamento. Ao receber tal projeto, a alta administrao utilizar ferramentas financeiras de anlise de investimento para avaliar sua viabilidade, para incorpor-lo ou no no oramento de capital oficial da organizao.

1.5 Tcnicas de anlise de investimento


Dentre as tcnicas existentes, sero estudadas as trs mais utilizadas: o valor presente lquido (VPL), o tempo de retorno do investimento (payback) e a taxa interna de retorno (TIR).

1.5.1 Valor Presente Lquido


O VPL a mais recomendada tcnica de anlise de investimento. Para se calcular o VPL de um projeto de investimento, devem-se trazer todos os fluxos incrementais lquidos para o valor presente, som-los e deduzir o valor que ser investido. O clculo do VPL pode ser expresso atravs da seguinte frmula. VPL = Fluxos descontados Valor do Investimento (1). Essa frmula pode tambm ser escrita da seguinte maneira:

1.5.1 Valor Presente Lquido


FCi VPL FC0 i 1 k i 1
A equao (2) pode ainda ser desmembrada de forma a termos uma nova de maneira de express-la.
n

FC1 FC2 FCn VPL FC0 ... 2 1 k 1 k 1 k n


Na frmula k representa a Taxa Mnima de Atratividade (TMA) que expressa qual a rentabilidade mnima que uma organizao pretende obter com um investimento.

1.5.1 Valor Presente Lquido


Ao se calcular o VPL, pode-se chegar a trs situaes diferentes. Cada resultado tem um significado em relao viabilidade do projeto de investimento em anlise:
VPL = 0: significa que o projeto pode ser implementado, pois atende exatamente expectativa de rentabilidade da organizao, representada pela TMA; VPL > 0: quando o resultado positivo, significa que o projeto vai alm das expectativas; portanto, tambm pode ser implementado; VPL < 0: quando o resultado negativo, significa que o projeto no atende expectativa de rentabilidade, por isso no deve ser implementado.

1.5.1 Valor Presente Lquido


No exemplo, observamos que o projeto pode ser implementado, pois o VPL positivo. Os fluxos incrementais lquidos descontados geraro um ganho extra de $ 50.202,29, alm da TMA, que foi em 35% ao ano. Suponha que a organizao, ao analisar tal projeto, tivesse adotado uma TMA de 60%. Qual o VPL para essa taxa?

1.5.2 Tempo de retorno (payback)


Dentre as tcnicas existentes, a mais generaliza, no mercado, o clculo do tempo de retorno do investimento, ou seja, em quanto tempo a organizao conseguir recuperar o valor desembolsado para implementar o projeto de investimento, atravs dos fluxos incrementais lquidos que ele gerar.

1.5.2 Tempo de retorno (payback)


O tempo de retorno do investimento, tambm conhecido como perodo de payback, foi de acordo com Weston e Brigham (2000), o primeiro mtodo formal usado para avaliao de projetos. Acredita-se que tal tcnica uma das mais conhecidas e utilizadas pelas organizaes porque de fcil entendimento e no exige a utilizao de clculos complexos.
Para calcular o tempo de retorno (payback) de um investimento, basta somar os fluxos futuros de caixa para cada ano at que o custo inicial do projeto de capital seja atingido. O exemplo apresentado na Tabela 1.2 elucidar nossa exposio:

Tabela 1.2 Projetos A e B

Perodo (anos) 0 (momento do investimento 1 2

Projeto A ($10.000) $8.000 $2.000

Projeto B ($10.000) $2.000 $8.000

Quanto tempo o investidor precisa esperar at que os fluxos de caixa acumulados dos projetos igualem ou superem seu investimento inicial?

Exemplo
Calcule o payback para o projeto A da tabela a seguir

Perodo (ano) 0 (momento do investimento 1 2 3

Projeto A ($15.000) $4.000 $9.000 $12.000

Payback e VPL
Quando se compara o payback com o VPL depara-se com trs limitaes muito graves.
Primeira limitao: Repare que quando calculamos o perodo de payback para o projeto no levamos em considerao qualquer taxa de desconto. Isto significa que o valor do dinheiro no tempo foi totalmente ignorado. Segunda limitao: o payback tambm no considera diferenas no risco do projeto. Quando utilizamos uma taxa de desconto para calcular o VPL de um projeto estamos levando em considerao o valor do dinheiro no tempo e tambm o risco associado a este projeto.

Payback e VPL
Quando se compara o payback com o VPL depara-se com trs limitaes muito graves.
Terceira limitao (e a mais sria): Todavia, permaneceria uma terceira limitao no clculo do indicador payback. Esta a mais importante e no podemos realizar nenhum tipo de adaptao. Vejamos no exemplo a seguir.

Tabela 5.1 Projeto X e Y


Perodo (ano) 0 (momento do investimento) 1 2 3 4 Projeto X ($10.000) $4.000 $4.000 $4.000 $4.000 Projeto Y ($10.000) $5.000 $6.250 0 0

A partir dos dados da Tabela acima calcule o payback e o VPL para os projetos X e Y. Considere uma taxa de 10%

1.5.3 Taxa Interna de Retorno (TIR)


De forma simplificada, pode-se dizer que a TIR uma medida da rentabilidade de um projeto de investimento, expressa atravs de uma taxa de juros, normalmente anual. Na literatura financeira, dentre as definies de TIR, acredita-se que a mais clara seja a formulada por Gitman (2001): TIR a taxa de desconto que iguala o valor presente de fluxos de entrada de caixa com o investimento associado a um projeto. Atravs dessa definio, pode-se elabora uma equao para se obter a TIR:

1.5.3 Taxa Interna de Retorno (TIR)


FC1 FC2 FCn FC0 ... 0 2 n 1 k 1 k 1 k
Onde FC0 o valor do projeto e FCi (para i = 1, ..., n) so os valores dos fluxos incrementais lquidos. Como exerccio calcular a TIR para o projeto de investimento descrito da Tabela 1.1

1.5.4 Anlise de sensibilidade


Para a obteno do fluxo de caixa incremental lquido de um investimento necessrio projetar vrias variveis, como receitas e despesas operacionais e custo do produto vendido. O objetivo da anlise de sensibilidade verificar qual ser o impacto no Valor Presente Lquido caso uma dessas variveis seja alterada. Vamos praticar essa anlise usando a Tabela 1.1

1.5.5 Anlise de cenrio


A anlise de cenrio uma tcnica similar a anlise de sensibilidade, pois ela tambm usa o clculo do VPL como parmetro. A diferena entre elas que, na anlise de cenrios, so atribudas probabilidades aos diversos VPLs calculados. Suponha que uma organizao est analisando um projeto de investimento e preveja que podero ocorrer cenrios diferentes. Para cada um, so elaboradas as projees do fluxo de caixa incremental lquido e calculado o VPL correspondente. Posteriormente, deve-se atribuir as probabilidades de ocorrncia de cada cenrio.

1.5.5 Anlise de cenrio


A Tabela 5.2 apresenta os VPLs de um projeto de investimento, calculados de acordo com cenrios mais favorveis ou menos favorveis, que podem ocorrer durante sua implementao.

Tabela 5.2 Anlise de cenrios


Cenrio Muito pessimista Pessimista Realista Otimista Muito otimista Valores Presentes Lquidos ($ 22.410,00) $1.310,00 $15.840,00 $ 23.560,00 $ 37.730,00 Probabilidade de ocorrncia 15% 20% 40% 15% 10%

1.5.5.1 VPL esperado (mdia ponderada)


O VPL esperado a mdia dos vrios VPLs estimados ponderada pela probabilidade de ocorrncia de cada um. Pode ser calculado atravs da frmula: VPL E = P x VPL

1.5.5.2 Risco do VPL (desviopadro)


O VPL esperado uma mdia ponderada; portanto, pode ocorrer, durante a implementao do projeto, um VPL diferente. O desvio-padro uma medida uma medida estatstica que, neste caso, tem por objetivo medir a variabilidade (grau de disperso) dos outros possveis VPLs em relao ao VPL esperado. O risco do VPL (desvio-padro) pode ser calculado atravs da frmula:

Risco do VPL

PxVPL VPLE

1.5.5.3 Coeficiente de compensao entre risco e retorno (coeficiente de variao)


Na prtica, o retorno e o risco so grandezas diretamente proporcionais, ou seja, os investimentos que oferecem maior retorno so aqueles que apresentam os maiores riscos. Apesar disso, as organizaes tendem a implementar projetos de investimentos que ofeream maior retorno e menor risco. Diante disso, torna-se importante utilizar uma medida que compare o retorno (VPL esperado) e o risco (risco do VPL) de um projeto.

1.5.5.3 Coeficiente de compensao entre risco e retorno (coeficiente de variao)


Recorrendo a estatstica, pode-se utilizar, para este intuito, o clculo do coeficiente de variao, que indica a disperso relativa das variveis, ou seja, o risco por unidade de retorno esperado. Neste material, o coeficiente de variao ser chamado de coeficiente de compensao entre risco e retorno (CCRR) e pode ser obtido por meio da frmula:

Risco do VPL CCRR VPLE

Consideraes sobre as medidas estatsticas na anlise de cenrio


As medidas estatsticas apresentadas podem ser usadas
pela alta administrao para hierarquizar os projeto de investimentos. Basicamente existem trs perfis bsicos de investidor: conservador, moderado e arrojado. Acredita-se que os executivos de uma organizao tambm tomem suas decises investir baseadas no perfil que possuem.

Consideraes sobre as medidas estatsticas na anlise de cenrio


Suponha que uma organizao esteja diante de trs projetos de investimento e que possa optar por somente um deles. As medidas estatsticas de risco e retorno destes projetos so apresentas na tabela a seguir.

Consideraes sobre as medidas estatsticas na anlise de cenrio


PROJETOS DE INVESTIMENTO Medidas estatsticas VOL Esperado Risco do VPL A $ 10.544 $ 17.044 B $ 15.385 $ 27.310 C $ 8.650 $ 14.972

CCRR

1,62

1,78

1,73

Consideraes sobre as medidas estatsticas na anlise de cenrio


A partir da tabela podemos concluir: Uma organizao com perfil de investimento conservador optaria pelo projeto C, pois o que apresenta menor risco do VPL. Se a organizao tem um perfil arrojado, optaria pelo projeto B, pois o que oferece o maior VPL esperado. O projeto A seria escolhido por uma organizao com perfil moderado, pois o que oferece a melhor compensao entre o VPL esperado e o risco associado a ele.

Consideraes sobre as medidas estatsticas na anlise de cenrio


No se pode dizer que um projeto melhor ou pior que outro, pois a escolha depender do risco que a organizao est disposta a correr em relao ao retorno que deseja obter.

Das könnte Ihnen auch gefallen