Sie sind auf Seite 1von 7

Educao e Desenvolvimento Social

Luiz Antonio Cunha

Os Princpios Gerais do Liberalismo

O liberalismo um sistema de crenas e convices, isto , uma ideologia. Todo sistema de convices tem como base um conjunto de princpios ou verdades, aceitas sem discusso que formam o corpo de sua doutrina ou o corpo de idias nas quais ele se fundamenta. O liberalismo, seus princpios bsicos, os mais gerais, os que constituem os axiomas bascos ou os valores mximos da doutrina liberal so: o individualismo; a liberdade; a propriedade; a igualdade e a democracia.

1. Individualismo Este o princpio que considera o individuo enquanto sujeito que deve ser respeitado por possuir aptides e talentos prprios, atualizados ou em potencial. Um dos maiores expoentes do liberalismo foi John Locke. Suas idias baseiam-se baseiam na crena dos direitos naturais do individuo. Segundo Locke, todos os homens viviam originalmente num estado natural em prevaleciam a liberdade e a igualdade absoluta e no existia governo de espcie alguma. A nica lei era a lei da natureza, que cada individuo punha em execuo por sua prpria conta, a fim de proteger seus direitos naturais vida, liberdade e a propriedade. Os homens no tardam, porm, a perceber os inconvenientes do estado natural. Como cada um tentava impor os seus prprios direitos, os resultados inevitveis foram a confuso e a insegurana. Conseqentemente, os indivduos convieram instituir um governo e ceder-lhes certos poderes. Esse governo, no era, entretanto, absoluto. O nico poder se lhe conferia era o de executar a lei natural, isto , a defesa dos direitos individuais naturais. A funo social da autoridade (do governo) a de permitir a cada individuo o desenvolvimento de seus talentos, em competio com os demais, ao mximo da sua capacidade. O individualismo acredita terem diferentes indivduos atributos diversos e de acordo com eles que atingem uma posio social vantajosa ou no. Da o fato de o individualismo presumir que os indivduos tenham escolhido voluntariamente (no sentido de fazerem aquilo que lhes interessa e de que no so capazes) o curso que o conduziu a um certo estgio de pobreza ou riqueza. Se a autoridade no limita nem tolhe os indivduos, mas, ao contrrio, permite a todos o desenvolvimento de suas potencialidades, o nico responsvel pelo sucesso ou fracasso social de cada um o prprio individuo e no a organizao social.

Com esse princpio (o individualismo), a doutrina liberal no s aceita a sociedade de classes, como fornece argumentos que legitimam e sancionam essa sociedade. verdade que ela rejeita os estratos sociais congelados ou cristalizados mas no a diviso da sociedade em classes. Locke cuida muito mais de proteger a liberdade e a segurana individual do que promover o progresso social, posto que o progresso individual resultasse beneficio para a sociedade em geral. Este, entretanto, no o pensamento de Rousseau, terico liberal da democracia, que visava a proteo dos direitos da maioria, a proteo do individuo coletivo, do cidado poltico.

2. Liberdade

Este outro princpio liberal que lhe empresta o prprio nome. Esse princpio est profundamente associado ao individualismo. Pleiteia-se, antes de tudo, a liberdade individual, dela decorrendo todas as outras: liberdade econmica, intelectual, religiosa e poltica. Para essa doutrina, a liberdade a condio necessria para a defesa da ao e das potencialidades individuais, enquanto a no liberdade um desrespeito personalidade de cada um. O liberalismo usa do princpio da liberdade para combater privilgios conferidos a certos indivduos em virtude do nascimento ou credo. O princpio da liberdade presume que um individuo seja to livre quanto o outro para atingir uma posio social vantajosa, em virtude de seus talentos e aptides.

Liberdade para o individuo significa que a este deveria ser permitido, ao menos em teoria, conseguir, para si prprio, o maior progresso e que este progresso redundaria no maior benefcio para a sociedade.

Assim o progresso geral da sociedade como um todo est condicionado ao progresso da cada individuo que obtm xito econmico e, em ltima instncia, a classe (grupo de indivduos) que alcana maior sucesso material.

(...) sempre viu com maus olhos e desconfiana o controle sobre o pensamento e, na verdade, todo e qualquer esforo da autoridade do governo para impedir a livre atividade do indivduo.

Influenciado pela Reforma, que incentivou o livro pensamento na esfera religiosa (livre interpretacao da bblia) o liberalismo defende a tolerncia religiosa contra as perseguies do estado. Por isso, quanto menos poder o estado possuir, menor ser sua esfera de ao e maior ser a liberdade que o individuo poder desfrutar.

3. Propriedade Privada.

Esse outro elemento fundamental da doutrina liberal. Essa entendida como direito um direito natural do individuo e os liberais negam autoridade a qualquer agente poltico para usurpar seus direitos naturais. Na Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado, da Revoluo Francesa, a propriedade aparece imediatamente aps a liberdade entre os direitos naturais imprescindveis. Ainda que a maioria dos representantes do povo reclamasse, naquela poca o confisco e a redistribuio da propriedade, tal coisa no se poderia fazer legalmente, pois estaria desrespeitando o princpio da liberdade individual. Se por outro lado, o confisco e a redistribuio fossem feitos ilegalmente, seria justificava a adoo de medidas eficazes de resistncia por parte dos proprietrios.

O liberalismo quase desde o primeiro momento de sua histria, almejou limitar o mbito da autoridade poltica, confinar os negcios do governo ao quadro dos princpios constitucionais e, portanto, tentou sistematicamente descobrir um sistema de direitos fundamentais que o estado no fosse autorizado a violar. Tentou sempre que pode, impor aos governos o dever de proceder, em suas aes, pelo esprito da lei e no do arbtrio

Locke considerava que o estado existe para proteger os interesses do homem que, pelo seu prprio esforo, acumulou bens e propriedade, pois como disse Deus, fizera o mundo para o uso dos industriosos e racionais e os estado existe para proteg-los em sua explorao do mundo. Uma vez que a doutrina liberal repudia qualquer privilgio decorrente do nascimento e sustenta que o trabalho e o talento so instrumentos legtimos de ascenso social e de aquisio de riquezas, qualquer individuo pobre, mas que trabalha e tenha talento, pode adquirir propriedade e riquezas.

4. Igualdade

Outro valor importante para a compreenso da doutrina liberal, no significa igualdade de condies materiais. Assim como os homens no so tidos como iguais em talentos e capacidades, tambm no podem ser iguais em riqueza.

No temos talento igual e a propriedade em geral uma retribuio ao talento. A propriedade igual para todos uma simples quimera; s poderia ser obtida por espoliao injusta. impossvel, em nosso feliz mundo, que os homens que vivem em sociedade no se dividiam em duas classes: os ricos e os pobres.

Assim para a doutrina liberal, como para os homens no so individualmente iguais, impossvel querer que sejam socialmente iguais, Pelo contrrio, a igualdade social nociva, pois provoca uma padronizao, uma uniformizao entre os indivduos, o que desrespeito individualidade de cada um.

O liberalismo v na igualdade social o fruto da interveno autoritria, cujo resultado final , em seu ponto de vista, uma restrio personalidade individual.

A verdadeira posio liberal exige igualdade perante a lei, igualdade de direitos entre os homens, igualdade civil. Tal posio defende que todos possuem, por lei, iguais direitos a vida, a liberdade, a propriedade, a proteo das leis. Diz Rousseau:

(...) em lugar de destruir a igualdade natural, o pacto fundamental (o estado) substitui, ao contrrio, por uma igualdade moral e legitima, o que a natureza tinha podido por desigualdade fsica entre os homens, para que, podendo ser desiguais em fora e gnero, todos se tornassem iguais por conveno e de direito.

Da no se pode concluir, entretanto, que o principio da igualdade implique na eliminao das desigualdades sociais entre os homens, principalmente das diferenas de riqueza. O prprio Rousseau deixa isso bem claro:

(...) a respeito da igualdade preciso no entender por esta palavra que os graus de poder e de riquezas sejam absolutamente os mesmos; mas que, quanto ao poder, ele se encontra abaixo de toda violncia, e nunca se exerce seno em virtude da posio social e da leis; e quanto riqueza, que nenhum

cidadao seja suficientemente opulento para poder comprar outro, e que nenhum seja tao pobre que seja obrigado a vender-se(...).

Na sociedade pensada por Rousseau, trava-se uma luta entre a tendncia espontnea desigualdade entro os homens, pela prpria fora das coisas e a fora regulamentadora do estado na direo oposta a da equalizao. Precisamente por que a fora das coisas tende sempre a destruir a igualdade que a fora da legislao deve sempre tender a mant-la.

Mas como se resolve a contradio entre a igualdade desejada - a igualdade de direito e a desigualdade consentida a desigualdade de fato? Resolve-se ao nvel das idias, pelo estabelecimento de regras jurdicas que permitem a cada individuo a disputa de posies privilegiadas, sem distino. Ainda Rousseau que estabeleceu esse ponto:

Quando afirmo que o objeto das leis sempre geral, entende-se que a lei considera os sditos, em conjunto e as suas aes como abstratas, nunca um homem como individuo nem uma ao particular. Assim, a lei pode estatuir que haver privilgios, mas no pode da-los nominalmente a ningum; pode estabelecer vrias classes de cidados, designar as qualidades que daro direitos a tais classes, mas no pode nomear tais ou tais pessoas para que nelas sejam admitidas (...) numa palavra, toda funo que se refere a um direito individual no pertence ao poder legislativo

Dessa forma, a doutrina liberal reconhece as desigualdades sociais e o direito que os indivduos mais talentosos tem de ser materialmente recompensados.

5. Democracia

Os princpios do individualismo, da propriedade, da liberdade e da desigualdade exigem a democracia, outro importante principio da doutrina liberal. Consiste no igual direito de todos participarem do governo atravs de representantes de sua prpria escolha. Cada individuo, agindo livremente, capaz de buscar seus interesses prprios e, em conseqncia, os de toda a sociedade.

A democracia liberal o mtodo de governo que se prope a assegurar comunidade nacional que todos os indivduos se atenham s regras do jogo da competio poltica, assim como competem pela riqueza disponvel da nao.

verdade que nem todos os tericos do liberalismo so democratas, como o caso de Voltaire, que faz restries participao popular no governo. Seu interesse reside mais na garantia da segurana dos interesses dos indivduos bem sucedidos do que nos interesses gerais. Rousseau, o fundador da moderna doutrina democrtica , ao contrrio, da especial importncia instaurao de um governo popular, um governo de maioria. Mas o prprio Rousseau via dificuldades prticas para a existncia de um governo da maioria dos cidados.

Tamanho o termo em rigorosa acepo, nunca existiu e nunca existir, verdadeira democracia. contra a ordem natural que o grande nmero governe e que o pequeno seja governado. No se pode imaginar que o povo permanea incessantemente reunido para dar despacho aos negcios pblicos e com facilidade se ve que para esse efeito no poderia estabelecer comisses, sem mudar a forma de administrao.

Aparece, ento, uma contradio entre a proposta de um governo da maioria e a sua proposta de um governo da maioria e a sua impossibilidade prtica. Essa contradio resolvida atravs da instituio da representao parlamentar, que uma maneira da maioria estar presente no estado. Pelo exposto, percebe-se a ligao estreita entre os cinco princpios da doutrina liberal: o individualismo, a liberdade, a propriedade, a igualdade e a democracia. A no realizao de um s deles implica na impossibilidade de todos os outros. Mas a sua realizao resultaria numa sociedade aberta, onde todos os homens teriam iguais oportunidades de ocupao das posies nela existentes. O papel atribudo pela doutrina liberal educao escolar nas construo dessa sociedade.

Concluses

A analise do papel atribudo educao de instrumento de equlizao de oportunidades, pela doutrina liberal, pela pedagogia da escola e pelo estado, mostrou ter essa atribuio a funo ideolgica de dissimular os mecanismos de discriminao da prpria educao, bem como os da ordem econmica. As desigualdades entre as classes sociais bem como a dissimulao daquilo que as produz (pela educao) so produtos da ordem econmica capitalista. O estado que regulamenta, dirige (em parte, pelo planejamento) e empreende (em parte, atravs das empresas pblicas e dos aportes de capital) a ordem econmica. Deste modo, verificamos que a advertncia feitas por Luiz Pereira a respeito do uso da expresso educacao para o desenvolvimento vlida para a expresso educao para a construo de uma sociedade aberta podendo este lema

(...) tornar-se vazio de significao concreta e vir, por isso mesmo e por paradoxal que parea, a desempenhar funes ideolgicas, com mais um dos recursos manipulveis para retardamento de outras e profundas mudanas indispensveis.

1.

Art. 1: Sendo uma das bases fundamentais da constituio francesa a eliminacao de todas as

espcies de corporaes da mesma classe e profissao, fica proibido restabelec-la sob qualquer pretexto ou qualquer forma 2. Art. 4: se cidado da mesma profisso, arte ou oficio tomarem deliberaes, fizeram

convenes, com o fim conjuntamente se recusarem a fornecer os servios de sua industria ou seus trabalhos, ou de s fornece-los a um preo determinado, essas deliberaes e convenes...serao declaradas inconstitucionais, atentatrias liberdade e Declarao dos Direitos do Homem... crimes contra o estado, portanto, exatamente conforme j prescreviam os velhos estatutos dos trabalhadores (Revolution de Paris, 1791, T III, pg 523). Multa de 500 francos e a privao dos direitos de cidadania por um ano (esta lei foi retirada por volta de 1840/50)

Conforme captulo 24 de O Capital, K. Marx, pg 859, livro I tomo II).

Das könnte Ihnen auch gefallen