Sie sind auf Seite 1von 7

AL E O DEUS DA BBLIA O Islamismo reivindica que Al o mesmo Deus revelado na Bblia.

. Isso logicamente implica, num sentido positivo, que o conceito de Deus assentado publicamente no Alcoro corresponde em todos os pontos ao conceito de Deus encontrado na Bblia. Isso tambm implica, num sentido negativo, que, se a Bblia e o Alcoro possuem pontos de vistas diferentes acerca de Deus, portanto, a reivindicao do Islamismo falsa. Essa questo s pode ser resolvida por meio de uma comparao entre os dois documentos em questo. No deveria ser resolvida tomando por base uma inclinao religiosa de um dos lados, mas sim por meio de uma amostra de leituras de textos de ambos os livros.
OS ATRIBUTOS DE DEUS

O Orientalista Samuel Zwemer notou, em 1905: Tem havido uma estranha rejeio por parte da maioria dos escritores que descrevem a religio de Maom de estudar a idia de Deus de Maom. muito fcil confundir-se com um nome ou por etimologias. Quase todos os escritores tomam por certo que o Deus do Alcoro o mesmo Ser e tem os mesmo atributos de Jeov ou da Divindade do Novo Testamento. Est correto este ponto de vista? A maior parte das pessoas simplesmente assume que o Deus da Bblia e o Deus do Alcoro so um e o mesmo Deus, considerados apenas sob nomes diferentes. Porm, assim como Zwemer perguntou: Isso est certo? Quando comparamos os atributos de Deus, como se encontram na Bblia, aos atributos de Al, encontrados no Alcoro, fica mais do que bvio de que os dois no so o mesmo Deus. Desde que o Islamismo ascendeu como uma religio, h registros histricos notrios de que estudiosos Cristos e Muulmanos tm debatido sobre quem tem a verdadeira viso de Deus. A viso Bblica acerca de Deus no pode ser igualada que se tem de Al, mais do que Al pode ser igualado ao Deus da Bblia. O arcabouo histrico referente origem e ao significado do rabe "Al" revela que Al no pode ser o Deus dos Patriarcas Bblicos, os Judeus, ou Cristos. Al meramente uma reformada e uma magnificada divindade pag rabe da lua. Dr. Samuel Schlorff mencionou em seu artigo sobre as diferenas essenciais sobre o Al do Alcoro e o Deus da Bblia:

Acredito que o ponto chave a questo da natureza de Deus e como Ele se relaciona a Sua criao. Islamismo e Cristianismo so, apesar de suas semelhanas formais, mundos distanciados nessa questo. Vemos algumas diferenas histricas retomadas diversas vezes acerca do Deus da Bblia e o Al do Alcoro. Esses pontos de conflito so famosos em trabalhos de estudiosos a mais de mil anos. Esses pontos de conflito so reconhecidos por todos os trabalhos exemplares sobre o assunto. Portanto, daremos apenas uma breve viso das questes envolvidas.
CONHECIDO VERSUS DESCONHECIDO

Segundo a Bblia, Deus pode ser conhecido. Jesus Cristo veio a esse mundo para que conheamos a Deus: "E a vida eterna esta: Que Te conheam, a Ti s, por nico Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviastes" (Joo 17: 3). No Islamismo, porm, Al desconhecido. to transcendente, to exaltado, que nenhum homem pode sequer conhecer Al pessoalmente. Enquanto, segundo a Bblia, o homem pode chegar a um relacionamento pessoal com Deus, o Al do Alcoro to distante, to longnquo, to abstrato, que ningum pode conhec-lo.
PESSOAL VERSUS IMPESSOAL

Fala-se do Deus da Bblia como um Ser pessoal com intelecto, emoo e vontade. Isso se contrasta ao Al do Alcoro, que no entendido como uma pessoa. Isso o abaixaria ao nvel de um homem.
ESPRITUAL VERSUS NO-ESPRITUAL

Para o Islamismo, a idia de que Al uma pessoa ou um esprito blasfmia, porque isso rebaixaria o Exaltado. Porm, o conceito de que "Deus Esprito" um dos pilares da natureza Bblica de Deus, ensinada pelo prprio Jesus Cristo, em Joo 4: 24.
TRINITARIANO VERSUS UNITARIANO

O Deus da Bblia um Deus em Trs pessoas: O Pai, o Filho e o Esprito Santo. Essa Trindade no so trs deuses, mas um Deus. Quando nos atemos ao Alcoro, verificamos que ele nega a trindade explicitamente. O Alcoro declara que Deus no um Pai, Jesus no o Filho e nem o Esprito Santo Deus.
LIMITADO VERSUS NO-LIMITADO

O Deus Bblico limitado por Sua prpria natureza imutvel e inaltervel. Portanto, Deus no pode fazer qualquer coisa nem de tudo. Em Tito 1: 2 somos informados de que "Deus no pode mentir". Somos tambm informados sobre isso em Hebreus 6: 18. Deus no pode nunca agir de uma forma que viesse contradizer Sua natureza divina, porque "no pode negar-se a Si mesmo" (II Timteo 2: 13). Porm, quando voc se atm ao Alcoro, descobre que Al no limitado por nada. No limitado sequer por sua prpria natureza. Al pode fazer tudo, em qualquer lugar, a qualquer hora, sem nenhuma limitao.
DIGNO DE CONFIANA VERSUS INCONSTANTE

Pelo fato de o Deus da Bblia ser limitado por Sua prpria natureza justa e haver certas coisas que Ele no pode fazer, Ele totalmente consistente e digno de confiana. Porm, quando nos atemos a estudar as aes de Al no Alcoro, descobrimos que ele totalmente inconstante e indigno de confiana. No limitado por sua natureza ou sua palavra.
AMOR DE DEUS VERSUS NENHUM AMOR DE DEUS

O amor de Deus o principal atributo do Deus Bblico, que revelado em passagens como I Joo 4: 8, "Deus amor". Veja tambm Joo 3: 16, "Porque Deus amou o mundo". Deus tem sentimentos por suas criaturas, especialmente o homem. Porm, quando nos voltamos ao Alcoro, no encontramos amor como sendo o principal atributo. Al nem sequer "tem sentimentos" em relao ao homem. Tal conceito alheio compreenso Islmica. Isso reduziria Al a ser um mero homem ! o que uma blasfmia para o Islamismo.
ATIVO NA HISTRIA VERSUS PASSIVO

Al no participa da histria humana pessoalmente e no atua como um agente histrico. Sempre lida com o mundo atravs da sua palavra, profetas e anjos. No vem lidar com o homem pessoalmente. Quo diferente a idia Bblica da encarnao, pela qual o prprio Deus entra na histria e atua para promover a salvao do homem: "Deus se manifesta em carne" (I Timteo 3: 16). Mais uma vez, "Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por ns, sendo ns ainda pecadores" (Romanos 5: 8).
ATRIBUTOS VERSUS SEM-ATRIBUTOS

O Alcoro nunca nos diz, num sentido positivo, o que Deus em termos de sua natureza ou essncia. Os chamados 99 atributos de Al so todos negativos em sua forma, mostrando o que Al no , nunca dizendo, com isso, o que ele .

A Bblia nos d ambos atributos positivos e negativos de Deus.


GRAA VERSUS OBRAS

Por ltimo, a Bblia fala muito sobre a graa de Deus em promover uma salvao gratuita para o homem atravs de um salvador, que tambm um intercessor: "porque h um s Deus, e um s mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem" (I Timteo 2: 5). J, no Alcoro, no h nenhum conceito da graa de Al. No h nenhum salvador ou intercessor, segundo o Alcoro. Concluindo, quando voc examina os atributos de Deus, que revela a si mesmo na Bblia ao Al descrito no Alcoro, v-se que no so nicos e o mesmo Deus.
O MESMO DEUS?

Depois de apresentar esse material a um grupo de pessoas, uma pessoa respondeu que acreditava que o Islamismo e o Cristianismo adoravam o mesmo Deus porque ambos adoram "um nico Deus". O que essa pessoa no compreendeu o fato que o monotesmo (a crena de que h um nico Deus) em si mesmo e por si mesmo no nos diz nada sobre a identidade ao nico Deus que deve ser adorado. Em outras palavras, no o bastante dizer que h um nico Deus, se voc tem o Deus errado! Algum poderia dizer que Ra, Isis ou Osris o nico Deus verdadeiro, mas isso no significa que as divindades Crists e Egpcias so nicas e a mesma. Os antigos podem ter ensinado que Baal ou Moloque eram o nico Deus verdadeiro. Ou ento, os gregos podem ter argumentado que Zeus ou Jpiter era o nico Deus verdadeiro vivente. Porm, a mera argumentao de que h um nico Deus no significa automaticamente que o nico Deus que voc escolhe adorar o Deus certo. Nesse caso, o Deus da Bblia tem revelado a Si mesmo de maneira que Sua natureza e Seus nomes no podem ser confundidos com a natureza e os nomes de deuses pagos circundantes. A seita da deusa lua que adorou a Al foi transformado por Maom em uma f monotesta. Pelo fato de Maom ter comeado com um deus pago, no nenhuma surpresa que tenha terminado com um deus pago.
AL ESTA NA BBLIA?

Conversando com um embaixador de um pas Islmico, mencionei que o nome Al vem de uma palavra rabe que tem a ver com a adorao da deusa lua na Arbia Pr-

Islmica. De modo que no pode ser encontrado no Velho Testamento Hebreu ou no Novo testamento Grego. O embaixador usou dois argumentos por meio dos quais esperava provar que a Bblia fala de Al. Primeiro reivindicou que o nome Al foi encontrado na palavra Bblica "aleluia". O "Ale", na primeira parte da palavra, era, na verdade, "Al", segundo ele! Mencionei-lhe que a palavra hebraica aleluia no uma palavra hebraica composta. Ou seja, no constituda de duas palavras. uma nica palavra hebraica que significa "um louvor a Iav". Da mesma forma, o nome de Deus consta da ltima parte da palavra, !ia?, que faz referncia a Iav ou Jeov. O nome Al simplesmente no pode ser encontrado nessa palavra. Continuou, dizendo-me que, quando Jesus clamou "Eli, Eli", na cruz, estava, na verdade, dizendo "Al, Al". Porm, isso tambm no verdade. O Novo testamento grego nesse ponto nos d uma traduo aramaica, no rabe, de uma passagem de Salmos 22: 1. Jesus disse, "Deus meu, Deus meu, porque me desamparaste? (Mateus 27:46). um clamor distante vir de "Eli, Eli" at "Al, Al". Isso simplesmente no pode ser feito.
PERIODO DE TEMPO ERRADO

Por uma questo de registro histrico, foi impossvel para os autores da Bblia falarem de Al como Deus. Por que? At o sculo stimo, quando Maom fez de Al o nico Deus, Al era o nome de uma divindade pag! Uma vez que a Bblia foi completada muito antes do nascimento de Maom, como ela poderia falar de um Al posterior a Maom? Na verdade, o nome Al nunca passou pelos lbios dos autores das escrituras. At o tempo de Maom, Al era simplesmente um deus pago dentre muitos, seu nome era um nome particular para a deusa lua adorada na Arbia. Os autores da Bblia nunca teriam confundido Al com Jeov no mais do que teriam confundido Baal com Jeov.
A BBLIA RABE

Durante um show de rdio em Irvine, na Califrnia, um telespectador rabe respondeu a essas observaes perguntando: "Mas a Bblia rabe no usa o nome "Al" para Deus? Portanto, "Al" um nome Bblico para Deus".

A resposta depende do perodo. Foi a Bblia traduzida para o rabe no tempo de Maom? No! A primeira traduo rabe para a Bblia no apareceu at por volta do sculo nono. At o sculo nono, o Islamismo era a fora poltica dominante nas terras rabe e os homens que traduziram a Bblia para rabe enfrentavam uma situao poltica difcil. Se no usassem o nome "Al" como o nome de Deus, poderiam sofrer nas mos dos Muulmanos fanticos, que, como parte de sua religio, acreditavam ser o Al do Alcoro o Deus da Bblia. Considerando que "Al" era, nesse tempo, o nome comum para "Deus", devido ao domnio do Islamismo, os tradutores renderam-se s presses polticas e religiosas e puseram "Al" na Bblia rabe.
NENHUMA SUSTENTAO LGICA

Uma vez que a traduo rabe para a Bblia surgiu 900 anos depois da Bblia ter sido completada, no pode haver nenhuma sustentao sobre se "Al" foi originalmente um nome para Deus na Bblia. Por fim, o fato mais bvio de que uma traduo rabe para a Bblia do sculo nono no pode ser usada para estabelecer o argumento de que os autores Bblicos que escreveram muitos sculos antes em hebreu e grego usaram a palavra rabe "Al" para se referirem a Deus. A credulidade tem seus limites!
ORIGENS PAGS

As origens do Islamismo tm sido traadas por estudiosos antiga religio da fertilidade de adorao da deusa lua, que sempre foi a religio dominante na Arbia. A deusa lua era adorada por meio de oraes em direo a Meca vrias vezes ao dia, por meio de peregrinao anual at a Caaba, um templo da deusa lua, por meio de corridas ao redor da Caaba sete vezes, por meio de acariciar um dolo composto de uma pedra negra colocado na parede da Caaba, por meio de corrida entre dois morros, por meio de fazer sacrifcios de animais, por meio de ajuntar-se s sextas-feiras para oraes, por meio de dar esmolas aos pobres etc. Esses eram rituais pagos praticados por rabes muito antes de Maom nascer.
A LUA CRESCENTE

Hoje em dia, qual religio pratica os ritos pagos da deusa lua? O Islamismo! Isso explica o porqu a lua crescente o smbolo do Islamismo. colocado no topo das mesquitas e minaretes e exibido em chapus, bandeiras, tapetes, amuletos e at jias. Toda vez em que voc v o smbolo Muulmano de uma lua crescente, voc est vendo um antigo smbolo da deusa lua.
REJEIO NO UM REFGIO

O Muulmano comum sabe que est adorando uma deusa lua? No. Sabe o por qu o smbolo da lua crescente situa-se no topo da sua mesquita? No. Ele fica chocado e talvez enraivecido com esses fatos histricos? Sim. Contudo, uma mera rejeio ou atitudes enraivecidas no podem refutar o fato de que o islamismo no nada mais do

que uma verso moderna de uma antiga religio da deusa lua Al! O Muulmano comum tem sido deixado no escuro pelos Mullahs e Imams, que perderiam seus poderes se a verdade viesse tona.
CONCLUSO

Muitos ocidentais assumem que Al apenas um outro nome para Deus. Isso se deve sua ignorncia em relao s diferenas entre o Al do Alcoro e o Deus da Bblia, deve-se tambm propaganda de Evangelistas Muulmanos que usam a idia de que Al to somente outro nome para Deus como uma oportunidade para converter os ocidentais ao Islamismo.

Adaptados dos escritos de Robert Morey Traduo: Albana Dalla Pria 12-02 Editorao: Calvin Gardner 04-03 Fonte: www.palavraprudente.com.br

Das könnte Ihnen auch gefallen