Sie sind auf Seite 1von 7

Centro de Treinamento

ROTINAS FINANCEIRAS (Amostra)

Pgina: 1


Apresentao

O curso de Auxiliar Financeiro desenvolvido nessa apostila tem como principal objetivo qualificar o aluno para a realizao da rotina operacional do DepartamentoFinanceiroemPequenas,MdiaseGrandesempresas. Esse tipo de qualificao carente no mercado, sendo poucas instituies de ensinoetreinamentoqueministramessetipodequalificao. Por isso extraia o mximo de conhecimento do Treinamento e ganhe qualificao noquedizrespeitoarotinaoperacional,poisesseofocodocurso. Entrearotinaoperacionalqueiremosabordardestacamos: Elaborar o quadro demonstrativo de previso de pagamentos e recebimentos dirios, emitindo os cheques para aprovao e assinaturas. Controlar e emitir o fluxo de caixa, registrando e indicando as provveis movimentaesdeingressosedesembolsosdecaixa. Realizaraconciliaobancriadiria. Elaborar e emitir o relatrio mensal de proviso de fornecedores, encaminhandoparaareadecontabilidade. Realizar, eventualmente, contatos com fornecedores com pagamento em atraso, objetivando a negociao de prazo, iseno de juros e multas. Fazer levantamento de pagamentos e recebimentos, constatando as irregularidades e emitindo relatrios para subsidiar decises gerenciais edadiretoria. Manter permanente contato com os bancos, visando o estreitamento dorelacionamentocomaemissora. Elaborar, controlar e emitir dados e relatrios para otimizar desempenhoetomadasdedecisodagerncia. Programar, controlar e efetuar pagamentos diversos, elaborando, conferindoeemitindocheques. Acompanhar a execuo financeira, efetuando as necessrias dedues dasaesoramentrias. Realizarconsultadeclientesnosrgosdecadastro. BomcursoaTodos.
WWW.GPTITREINAMENTO.COM.BR - (11) 3237-2261 1

1.FUNESUNIVERSAISDAADMINISTRAO A administrao de uma empresa compreende diversas funes, as quais esto citadasabaixo: Previso ( Planejamento) : envolve a avaliao do futuro e das providncias, em termos de alocao de recursos, para que se alcance o previsto. Correspondefixaodemetas,objetivoseprazosgerais; Organizao: a funo que dota a empresa do que necessita, estrutura as coisas quer seja no aspecto material, quer no social. Correspondem criao e disposio dentro da empresa de diversos setores, departamentos, sees ou divises internas, e atribuio das diversas funes que cada um desempenhar,deformaqueseobtenhaumtodoharmnico; Comando: a funo que far com que o sistema atue, procura sempre maximizaroretornoparaquesealcanceoobjetivoglobaldaorganizao; Coordenao: referemse articulao das diversas atividades num conjunto em que umas complementam as outras. Pode ser entendida tambm como sendoafunoqueadaptaosmeiosparaqueosobjetivossejamalcanados; Controle: a funo que verifica se a execuo est de acordo com o planejado, asseguram que os planos sejam cumpridos identificando desvios, erros e falhas no sentido de se corrigir o curso dos processos enquanto possveleaomesmotempoevitararepetiodoserros. importante salientar que a funo administrativa no exclusiva da alta administrao da empresa e ocorre em todos os nveis hierrquicos da organizao
WWW.GPTITREINAMENTO.COM.BR - (11) 3237-2261 2


2.FunodoDepartamentoFinanceirodentrodasOrganizaes.

O Departamento Financeiro estratgico em qualquer empresa, pois ser responsvel poradministraraentradaesadadedinheiro oferecendo aos Gestores informaes importantesnatomadadedeciso. O Departamento Financeiro composto de trsdivises:
2.1ContasaPagar A adequada administrao das Contas a Pagar tem por finalidade informar ao empresrio sobre o vencimento dos compromissos, prioridades de pagamento e montantedosvaloresapagar.Umbomgerenciamentodospagamentosdepende daexatidoeprecisodessasinformaes. Para que seja garantida a confiabilidade necessria, fazse importante a completa integrao entre o departamento Financeiro e as demais reas da empresa (geradoras de pagamentos). preciso que sejam criadas regras e procedimentos claros para que no ocorram problemas como: pagamentos indevidos e/ou atrasados, pagamento de juros e multas, indisposio com fornecedores e fluxo decaixanegativo. Mas como realizar e controlar as Contas a Pagar? O processo deve seguir os seguintespassos: Conferncia e aprovao do pagamento (atividades realizadas pela rea que deu origemaoeventoaserpagoasdemaissoexecutadaspeloprprioFinanceiro);
WWW.GPTITREINAMENTO.COM.BR - (11) 3237-2261 3

Cadastramento,agendamentoecontroledosprazosemontantesdepagamento; Autorizaoeefetivaodopagamento; Conciliaoebaixadopagamento. Os conceitos de provisionamento, previso e realizao devem estar bastante claros durante todo o processo. Alm disso, para que seja garantido o cumprimento do oramento, recomendase estabelecer limites customizados por rea para compra de produtos ou servios. Outra possvel medida para desburocratizar o processo a determinao de um caixinha semanal para as reas. No final do perodo previamente estabelecido, fazse a prestao de contas. Como pode ser visto, Contas a Pagar um daqueles setores que nenhuma empresa deseja ter, mas que todas elas precisam para a viabilizao do negcio. Em se tratando de um mal necessrio, nada melhor do que estruturar um processo eficiente e controlado para que os gestores no precisem se preocupar com ele. Desta forma evitamse todas as dores de cabea geradas por um mau gerenciamento dos pagamentos e fica garantida a realizao de todos os compromissosdaempresa. 2.2ContasaReceber O processo de Contas a Receber trata de todas as entradas de capital na companhia. Esse recebimento pode ser proveniente tanto da operao da empresa,quantodavendadeativosoudocrditooriginadoporcancelamentode pagamentos j realizados. Sendo assim, qualquer negcio tem Contas a Receber para que sejam operacionalizados os modos de recebimento dos clientes, dos parceirosoumesmodosfornecedores. O bom andamento das atividades relacionadas a esse processo depende do controle e da garantia de recebimento dos montantes devidos nos prazos acordados.AfimdegerenciarcorretamenteoContasaReceberdeumaempresa, a rea Financeira deve cadastrar 3 nveis recebimentos: as contas provisionadas, asprevistaseasrealizadas. Conceitualmentefalando,adiferenabsicaentreelas:

WWW.GPTITREINAMENTO.COM.BR

- (11) 3237-2261

Provises so estimativas de prazos e valores a receber baseadas nos dados histricosdacorporaoenassuasmetasempresariais; Previsestambmsoestimativas.Entretanto,nessemomentojsebaseiamem documentos(ttulosareceber); Realizados so os recebimentos j efetivados, ou seja, j possvel confirmlos nacontabancriadaempresa. Com o objetivo de minimizar ainda mais a inadimplncia, podese fazer uma anlise de crdito prvia do cliente. Entretanto, em qualquer processo a colocao de controles reduz a agilidade. Sendo assim, o ideal seria realizar a anlise de crdito seletiva (para aqueles clientes com maior potencial de se tornareminadimplentes). Podese notar que o efetivo gerenciamento de Contas a Receber reduz a inadimplncia, d subsdios rea de Cobrana e, principalmente, d tranqilidade ao empresrio pois controla a entrada de dinheiro, vital para sobrevivnciadequalquernegcio As empresas devem saber sempre todas as contas vencidas e que no foram pagas. O departamento financeiro deve fazer um relatrio de vencimento para todas as contas a receber, mostrando o total do valor das contas pendentes a serem pagas em menos de 30 dias, 31 a 60 dias, 61 a 90 dias, e assim por diante, porexemplo. Comparando este relatrio com relatrios anteriores, o gerente financeiro pode compararascontasarecebercompadreshistricos.Almdisso,todasascontas vencidas deveriam ser contatadas diretamente pelo correio, por telefone ou ainda, pessoalmente. Se os clientes com altas contas pendentes forem chamados regularmente,hmaiorprobabilidadederecebimento. Desempenhodecontasareceber: O desempenho de contas a receber pode ser avaliado por diversos fatores, entre eles: Prazoconcedidopelareacomercial Deve ser analisada a evoluo histrica dos prazos de faturamento concedidos pelareacomercial.

WWW.GPTITREINAMENTO.COM.BR

- (11) 3237-2261

Agilidadedeentregadeprodutosemercadoriasoudeconclusodeprestaode servios Deve ser analisada a evoluo histrica dos prazos mdios de atraso de entrega de produtos e mercadorias ou de concluso de prestao de servios em relao aosprazosmdioscontratados. Qualidadedecrditoecobrana Deve ser analisada a evoluo histrica dos prazos mdios de atraso em relao aosprazosmdiosdefaturamento.

WWW.GPTITREINAMENTO.COM.BR

- (11) 3237-2261

Das könnte Ihnen auch gefallen