Sie sind auf Seite 1von 3

A dignidade da pessoa humana, na democracia viabilizada pelo direito positivo dogmtico, tem por base a igualdade radical entre

os seres humanos como disseram Rousseau e Kant, assim como na concepo do homem como fim em si. Hannah Arendt tambm vai afirmar que s entre iguais e dentro de um espao pblico o poder possvel e s assim o ser humano livre; por isso, como na Grcia clssica (metaforicamente, pois as diferenas so enormes), o tirano no livre, ele no est entre seus iguais. Mesmo considerando que a igualdade grega era aristocrtica, oligrquica, a idia a mesma: so necessrios igualdade e espao pblico para viabilizar o poder poltico. p.6 ADEODATO. A retrica constitucional: sobre tolerncia, direitos humanos e outros fundamentos ticos do direito positivo. So Paulo: Saraiva, 2009.

Como ento podemos seguir um caminho para encontrar mandamentos concretos em uma Constituio que de forma to sublime nos oferece vagas advertncias? Existem sinceras controvrsias sobre a forma como a Constituio deve ser lida, e, certamente, a razo para isso no o fato de os debatedores terem acesso a diferentes fontes de informao. Eles tema sua frente exatamente o mesmo texto, e tal texto tem apenas uma histria, embora complexa, embora multifacetada. Mas, naturalmente, pessoas diferentes acreditam em cosisas diferentes a respeito de como essa histria veio luz, por meio da interpretao constitucional. p.2. TRIBE, Laurence; DORF, Michael. Hermenutica constitucional. Trad. Amarlis de Souza Birchal. Belo Horizonte: Del Rey, 2007.

p.5 A revoluo copernicana por que passaram o Estado e o Direito, no temos dvidas em afirmar, permeita o Direito Penal, cujas baterias, sintonizadas ao fenmeno de incorporao constitucional de direitos coletivos e sociais, devem agora se direcionar para proteo dos bens jurdicos de ndole transindividual. Dizendo de outro modo, deve o Estado, paralelamente atividade que tradicionalmente vem desempenhar em face de condutas que atentam diretamente contra a vida e a dignidade humana, priorizar o combate aos delitos que colocam em xeque os objetivos da Repblica, inscrevendo-se nesse rol, dentre outros, os crimes de sonegao fiscal, os crimes contra o sistema financeiro nacional, a corrupo, a lavagem de dinheiro e os delitos contra o meio ambiente. STRECK, FELDENS, Luciano. Crime e constituio. Rio de Janeiro: Forense, 2003.

p.147

Quem manda prender tem ou deve ter responsabilidade por isso; e no s gozar. o que se tem passado, em larga escala, no Brasil. Prende-se para gozar (eis as medidas cautelares sendo usadas para outros fins); depois se vai ver se mesmo o caso de, conforme a CR, prender. O meio tem virado fim. A priso cautelar tem sido, com perigosa normalidade, usada como pena. E o processo penal uma pantomima; um jogo de cartas marcadas, dos quais ex ante e com frequncia, sabe-se o resultado. Eis o reino do sistema inquisitrio. JACINTO. O gozo pela punio (em face de um estado sem recursos) in. Estudos constitucionais. Org. Jacinto, Lenio e BOlzan. 2007. p.184 Do mesmo modo que o direito no aquilo que os tribunais dizem, tambm no aquilo que o intrprete quer que ele seja, como se o ato interpretativo fosse um ato solipsista (filosofia da conscincia). Streck no estudos constitucionais.

ADEODATO. Uma teoria retrica da norma jurdica e do direito subjetivo. Noeses. Sao Paulo: 2011.g

p.169 Tudo isso deve ser compreendido a partir daquilo que venho denominando de uma fundamentao da fundamentao, traduzida por uma radical aplicao do art.93, IX, da Constituio. E, a partir do exposto, entende que possvel afirmar que, do mesmo modo que h o dever fundamental de justificar/motivar as decises, existe tambm o direito fundamental a obteno de respostas corretas/adequadas a Constituio. Essa a especificidade do direito. H uma ligao umbilical entre esse dever fundamental e esse direito fundamental. A complementariedade de ambos representa uma blindagem contra interpretaes deslegitimadoras e despistadoras do contedo que sustenta o domnio normativo dos textos constitucionais. STRECK. Hermenutica e deciso jurdica: questes epistemolgicas. In. Hermenutica e epistemologia: 50 anos de verdade e mtodo. Org. Ernildo Stein e Lenio Streck. Livraria do advogado, 2011.

Das könnte Ihnen auch gefallen