Sie sind auf Seite 1von 6

Prof.

Luiz Antonio de Carvalho

Sistema Financeiro Nacional


1

Art. 192,CF/88 O sistema financeiro nacional, estruturado de forma a promover o desenvolvimento equilibrado do Pas e a servir aos interesses da coletividade, em todas as partes que o compem, abrangendo as cooperativas de crdito, ser regulado por leis complementares que disporo, inclusive, sobre a participao do capital estrangeiro nas instituies que o integram. .
2

OBJETIVO
Agentes SUPERAVITRIOS

Instituio Financeira Agentes DEFICITRIOS

PREVIC

INTERMEDIAO FINANCEIRA
3 4

IMPORTANTE!!!
A Lei 12.154 e no seu artigo. 55. diz: "As competncias atribudas Secretaria de Previdncia Complementar do Ministrio da Previdncia Social, por meio de ato do Conselho de Gesto da Previdncia Complementar, do Conselho Monetrio Nacional e de decretos, ficam automaticamente transferidas para a Previc, ressalvadas as disposies em contrrio desta Lei."
5

ORGANOGRAMA

PREVIC

Conhecimentos Bancrios www.lacconcursos.com.br

Prof. Luiz Antonio de Carvalho

ESTRUTURA NORMATIVA
rgo mximo

rgo normativo - MXIMO

CMN
rgo normativo especficos/auxiliares

CMN

Regulamenta todo o SFN Meta inflacionria

MPS/CGPC
BC
Instituies financeiras Proteger correntista e poupador

CNSP SUSEP

CVM
Cias abertas Proteger pequeno investidor

Susep
Seguro e previdncia ABERTA Proteger pequeno segurado

PREVIC
rgos supervisores
Previdncia FECHADA Proteger associado

BACEN

CVM

PREVIC

ESTRUTURA DE INTERMEDIAO
9

SISTEMA OPERATIVO
10

1. Instituies Financeiras Captadoras de Depsitos Vista 2. Demais Instituies Financeiras

ESTRUTURA OPERACIONAL

Grandes Grupos

3. Outros intermedirios ou Auxiliares Financeiros 4. Entidades Ligadas aos Sistemas de Previdncia e Seguros 5. Administrao de Recursos de Terceiros 6.Sistemas de Liquidao e Custdia

11

12

Conhecimentos Bancrios www.lacconcursos.com.br

Prof. Luiz Antonio de Carvalho

1- CAPTADORAS DE DEPSITOS VISTA


1. Bancos Mltiplos com Carteira Comercial
Conta Corrente
EFEITO MULTIPLICADOR DA MOEDA

2- DEMAIS INSTITUIES FINANCEIRAS


1. Bancos Mltiplos sem Carteira Comercial 2. Bancos de Investimento 3. Bancos de Desenvolvimento 4. Sociedades de Crdito, Financiamento e Investimento 5. Sociedades de Crdito Imobilirio 6. Companhias Hipotecrias 7. Associaes de Poupana e Emprstimo 8. Agncias de Fomento 9. Sociedades de Crdito
14

2. Bancos Comerciais 3. Caixas Econmicas 4. Cooperativas de Crdito 5. Bancos Comerciais Cooperativos


13

Propsitos diversos

3- Outros intermedirios ou Auxiliares Financeiros


1. Bolsas de Mercadorias e de Futuros 2. Bolsas de Valores 3. Sociedades Corretoras de Ttulos e Valores Mobilirios 4. Sociedades Distribuidoras de Ttulos e Valores Mobilirios 5. Sociedades de Arrendamento Mercantil 6. Sociedades Corretoras de Cmbio 7. Representaes de Instituies Financeiras Estrangeiras 8. Agentes Autnomos de Investimento

4- ENTIDADES LIGADAS AOS SISTEMAS DE PREVIDNCIA E SEGUROS 1. Entidades Fechadas de Previdncia Privada 2. Entidades Abertas de Previdncia Privada 3. Sociedades Seguradoras 4. Sociedades de Capitalizao 5. Sociedades Administradoras de SeguroSade

Aes

16

5- ADMINISTRAO DE RECURSOS DE TERCEIROS

6- SISTEMAS DE LIQUIDAO E CUSTDIA

1. Fundos Mtuos 2. Clubes de Investimentos 3. Carteiras de Investidores Estrangeiros 4. Administradoras de Consrcio

1. Sistema Especial de Liquidao e de Custdia SELIC 2. Central de Custdia e de Liquidao Financeira de Ttulos CETIP 3. Caixas de Liquidao e Custdia

17

18

Conhecimentos Bancrios www.lacconcursos.com.br

Prof. Luiz Antonio de Carvalho

IMPORTANTE!!!
COMENTRIO A Lei 12.154 e no seu artigo. 55. diz: "As competncias atribudas Secretaria de Previdncia Complementar do Ministrio da Previdncia Social, por meio de ato do Conselho de Gesto da Previdncia Complementar, do Conselho Monetrio Nacional e de decretos, ficam automaticamente transferidas para a Previc, ressalvadas as disposies em contrrio desta Lei."
19

(BB/CESGRANRIO/2010) O Sistema Financeiro Nacional (SFN) constitudo por todas as instituies financeiras pblicas ou privadas existentes no pas e seu rgo normativo mximo o(a) (A) Banco Central do Brasil. (B) Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social. (C) Conselho Monetrio Nacional. (D) Ministrio da Fazenda. (E) Caixa Econmica Federal.

01

20

(BB/FCC/2011) O Sistema Financeiro Nacional tem na sua composio, como entidade supervisora, (A) a Caixa Econmica Federal. (B) o Banco Central do Brasil. (C) o Banco da Amaznia. (D) o Banco do Nordeste. (E) o Banco do Brasil.

(BB/FCC/2011) O Sistema Financeiro Nacional integrado por (A) Ministrios da Fazenda e do Planejamento, Oramento e Gesto. (B) Secretaria do Tesouro Nacional e Conselho Monetrio Nacional. (C) rgos normativos, entidades supervisoras e operadores. (D) Receita Federal do Brasil e Comisso de Valores Mobilirios. (E) Secretarias estaduais da Fazenda e Ministrio da Fazenda.

02

21

03

22

(BB/FCC/2011) Para atuar no Sistema Financeiro Nacional os bancos estrangeiros dependem de (A) depsito prvio de garantias em dinheiro ou representado por ttulos pbicos. (B) decreto do Poder Executivo. (C) autorizao autnoma do Banco Central do Brasil. (D) deciso do ministro da Fazenda. (E) formalizao de tratado tributrio entre os pases.

04

23

(CAIXA/CESGRANRIO/2012) O Sistema Financeiro Nacional composto por diversas entidades, dentre as quais os rgos normativos, os operadores e as entidades supervisoras. A entidade responsvel pela fiscalizao das instituies financeiras e pela autorizao do seu funcionamento o (A) Banco Central do Brasil (B) Conselho Monetrio Nacional (C) Fundo Monetrio Internacional (D) Conselho Nacional de Seguros Privados (E) Banco Nacional do Desenvolvimento Econmico e Social (BNDES)

05

24

Conhecimentos Bancrios www.lacconcursos.com.br

Prof. Luiz Antonio de Carvalho

(BB/CESPE/2009) So consideradas instituies financeiras as pessoas jurdicas, pblicas ou privadas, que tenham como atividade principal ou acessria a coleta, a intermediao ou a aplicao de recursos financeiros prprios ou de terceiros, em moeda nacional ou estrangeira, e a custdia de valor de propriedade de terceiros.

Correta
06
25

Lei 4.595/64 - Art. 17. Consideram-se instituies financeiras, para os efeitos da legislao em vigor, as pessoas jurdicas pblicas ou privadas, que tenham como atividade principal ou acessria a coleta, intermediao ou aplicao de recursos financeiros prprios ou de terceiros, em moeda nacional ou estrangeira, e a custdia de valor de propriedade de terceiros. Pargrafo nico. Para os efeitos desta lei e da legislao em vigor, equiparam-se s instituies financeiras as pessoas fsicas que exeram qualquer das atividades referidas neste artigo, de forma permanente ou eventual.
26

(BB/CESPE/2009) A rea normativa do SFN tem como rgo mximo o Banco Central do Brasil (BACEN).

(BB/CESPE/2009) O Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social uma das principais entidades supervisoras do SFN.

Errada
07
27

Errada
08
28

(BB/CESPE/2009) O SFN atua na intermediao financeira, ou seja, no processo pelo qual os agentes que esto superavitrios, com sobra de dinheiro, transferem esses recursos para aqueles que estejam deficitrios, com falta de dinheiro.

(BB/CESPE/2009) O SFN tem como rgo executivo central o BACEN, que estabelece normas a serem observadas pelo CMN.

Correta
09
29

Errada
10
30

Conhecimentos Bancrios www.lacconcursos.com.br

Prof. Luiz Antonio de Carvalho

http://www.facebook.com/prof.luiz.antonio

At a prxima Abraos
31

Conhecimentos Bancrios www.lacconcursos.com.br

Das könnte Ihnen auch gefallen