Sie sind auf Seite 1von 8

Sumrio

1. Expresso da personalidade.....................................................................................2 2. Elementos do carter................................................................................................3 3. O temperamento........................................................................................................4 4. Classificaes do temperamento..............................................................................5 5. Caracteres individuais...............................................................................................7 Bibliografia.....................................................................................................................8

O CARTER 1. Expresso da personalidade


A personalidade de cada um transparece objetivamente nas variadas formas de conduta. Algumas pessoas mostram-se s demais como sendo comedidas nos gestos, regulares nas atitudes, nas palavras, na expresso dos sentimentos. Outros parecem taciturnas, concentradas, introvertidas. Outras, ainda, revelam-se vivas, espetaculosas, expansivas, palradoras. Cada personalidade se manifesta de um modo peculiar. E a essa manifestao, chamamos carter. O termo carter significa, pois, o conjunto de traos que singularizam o ser humano pelas vrias formas do seu comportamento. o seu cunho individual, a expresso do seu modo de ser como pessoa. Carter, segundo RIBOT, pode ser definido como "conjunto de qualidades afetivas e ativas que distinguem um homem de outro". Fisicamente, pelas feies do rosto, cor dos cabelos, conformao do tronco, colorao da pele, etc., um indivduo tem aparncia diversa da dos seus semelhantes. Possui caracteres prprios, diferenciadores. Mas o termo carter no singular, designa o conjunto de caracteres ou traos psicolgicos que exteriorizam as reaes afetivas e mentais do indivduo, isto , a sua personalidade. Poderamos tambm dizer que, assim como uma pessoa apresenta uma fisionomia fsica individual, dada pelos traos somticos, apresenta, por outro lado, uma fisionomia mental ou moral o seu carter.
"Um homem, diz DEWEY, pode denunciar-se em um olhar ou em um gesto. O carter pode ser lido por meio dos atos do indivduo"1.

Conforme KRETSCHMER, o carter compreende o lado voluntrio e sentimental da personalidade.


"Desenvolve-se a partir da primeira infncia, como conseqncia de uma ao recproca e constante que se exerce sobre a constituio, isto , as predisposies hereditrias, e o mundo exterior."

Ao nascermos, como afirma DURKHEIM, somos apenas um indivduo. Tornamo-nos pessoa medida que nos integramos num grupo social. E a nossa pessoa, pela maneira como se revela s demais, traduz o seu carter, que, alis, no aparece seno com o desenvolver da personalidade. No se fala de carter nos recm--nascidos, nos animais, nos idiotas, por isso que no possuem uma conscincia do prprio "eu", uma personalidade que se manifeste aos demais.
1

"Se no fosse pela operao contnua de todos os hbitos em cada ato, no poderia existir uma coisa como o carter. Seria apenas um fardo sem amarrar, de fatos isolados. O carter a interpretao dos hbitos. Se cada hbito existisse em um compartimento isolado e obrasse sem afetar ou ser afetado por outros, o carter no existiria. Isto , faltaria unidade conduta e no seria mais do que uma justaposio de reaes desunidas a situaes separadas. Porm, posto que os ambientes se superpem, posto que as situaes so contnuas e aquelas remotas entre si contm elementos semelhantes, constantemente est havendo uma modificao recproca dos hbitos" (JOHN DEWEY, "Pedagogia y Filosofia").

2. Elementos do carter
Os traos fsicos de um indivduo so muito visveis e com certa facilidade que os distinguimos uns dos outros, principalmente se so adultos. Entanto, a dissemelhana entre recm-nascidos bem menor do que entre esses mesmos indivduos quando adultos. E isto porque, com o desenvolvimento, se modificam os traos primitivos, por influncia, a um tempo, de fatores biolgicos e de fatores ambientais. Do mesmo modo por que se individualiza o ser humano do ponto de vista somtico, tornando-se gradativamente mais distinto dos demais, tambm proporo que se desenvolve a sua personalidade, ganha ele um carter mais singular, mais pessoal. Sob este aspecto se faz sentir a influncia de fatores hereditrios e de imperativos do ambiente em que vive. So fatores inatos do carter as disposies naturais ou simplesmente, o natural e o temperamento. O natural pode ser considerado, genericamente, como o equipamento de disposies, tendncias, aptides, ou capacidades que o indivduo humano traz ao nascer. Depende no "natural" possuir, por exemplo, boa ou m memria, imaginao frtil, inteligncia aguda, etc. Chama-se, por outra parte, temperamento, a constituio orgnica, o sistema nervoso em especial, no sentido de manifestar reaes vivas ou lentas, mal definidas ou expressivas. Conforme o temperamento, os indivduos so considerados calmos ou exaltados, alegres ou melanclicos, pouco sensveis ou impressionveis, enrgicos ou desanimados. O temperamento e o natural sofrem modificaes apreciveis no decurso da existncia. Um bom nmero de tendncias adquiridas na interao com o meio, enxertam-se nas condies anteriores e imprimem um cunho especial s reaes ativas e afetivas resultando da o carter de cada um. So, pois, de duas espcies, os elementos do carter: fatores inatos e fatores adquiridos.

3. O temperamento
O temperamento2, conjunto de qualidades afetivas que caracterizam uma individualidade, envolve, concomitantemente, aquilo que influencia a maneira de reagir (KRETSCHMER) . H ntima correlao entre a estrutura orgnica e o temperamento, sendo acentuado o papel que desempenham as secrees endcrinas veiculadas pelos elementos humorais, o sangue sobretudo. As crianas, por exemplo, com perturbaes profundas na tiride, sofrem obtuso do temperamento, com paradas no desenvolvimento psquico, dando origem a formas de cretinismo. A extirpao precoce das glndulas germinais torna o temperamento fleumtico, muito pouco impulsivo, ao mesmo tempo que se alongam os braos e as pernas e desaparece o sistema piloso KRETSCHMER subdivide o temperamento, isto , a maneira d ser afetiva dos indivduos, em duas categorias extremas: a psicoestesia e a diatesia. A psicoestesia diz respeito maior ou menor sensibilidade, e sua escala se compreende entre dois plos extremos: o temperamento sensvel, vibrtil, e o temperamento obtuso, amorfo. A diatesia diz respeito tonalidade afetiva. Os indivduos, nessa linha, variam desde o temperamento alegre, prazeroso, at o temperamento triste, melanclico. De permeio s constituies psicoestsicas e diatsicas, preciso considerar o ritmo psquico, que transparece na presteza ou lentido das manifestaes intelectuais, nas percepes sensveis, e, principalmente, nas reaes psicomotrizes, que traduzem prontido e celeridade ou lerdeza e lentido. Incluindo-se, pois, o ritmo psquico nas constituies psicoestsicas e diatsicas, temos o ncleo da noo de temperamento sob o aspecto psicolgico. Os fatores humorais e nervosos e a estrutura do corpo aliceram o temperamento, assim como a individualidade orgnica o fundamento da personalidade.

"Temperamento, segundo McDOUGALL, a soma de efeitos produzidos sobre a vida psquica do indivduo pelo metabolismo ou mudanas qumicas que se efetuam constantemente em todos os tecidos do prprio corpo."

4. Classificaes do temperamento
Classificavam-se antigamente as modalidades de temperamento, tendo por base os "humores" do organismo (sangue, linfa, bile). Os indivduos eram repartidos em quatro tipos: sangneos, melanclicos, biliosos e fleumticos. Na classificao de RIBOT, h trs espcies de temperamento: sensitivo, ativo e aptico. 1) Os indivduos sensitivos so aqueles em que h predominncia das sensaes internas e orgnicas. Apresentam eles manifestaes de inquietao, contemplao e pessimismo. Podem ser diversificados em: a) Sensitivos humildes, que se mostram submissos, de excessiva sensibilidade. Sem energia, medocres de inteligncia, revelam um estado de hipocondria. b) Os sensitivos contemplativos demonstram maior desenvolvimento intelectual, indeciso, anlise interior e, por vezes, pendores msticos. c) Os sensitivos emocionais diferem dos contemplativos por uma atividade intermitente, a que parecem impelidos pela emocionabilidade fcil. 2) Os ativos distinguem-se por exuberncia de vida, entusiasmo, espontaneidade e otimismo. H, porm, a) ativos medocres, que manifestam apenas necessidade de agir, sem objetivos mais amplos, e b) grandes ativos, que se movimentam com finalidades reais. 3) Os apticos, apresentam diminuio do "tnus" nervoso. So indiferentes e aparentam falta de energia. O tipo aptico puro apresenta-se como que despido de sensibilidade, pouca atividade, mediocridade de inteligncia. Afora as categorias apontadas, h variedades de combinao de tipos, como por exemplo: sensitivos-ativos, sensitivos-apticos, e mesmo apticos-ativos que so capazes de resistncia passiva e at de heroicidade. A grande variedade de classificaes tentadas demonstram a dificuldade do problema. Uma das mais seguidas a apresentada por KRETSCHMER. Este autor classifica, num primeiro grupo, os ciclotmicos3 em que se encontram os hipomanacos, arrebatados, entusiastas, grandemente otimistas; os sintnicos, calmos, bons, enrgicos, prticos; e os apticos, pesades, lentos.

"Na sua atitude complexa ao encarar a vida e na sua maneira de reagir, no menos complexa, s influncias do meio, os ciclotmicos manifestam uma tendncia a conservar-se em comunicao constante com o mundo exterior e com o presente; mostram-se abertos, sociveis, sempre prontos a prestar servios, naturais e espontneos em toda conduta, quer se atirem a empreendimentos audaciosos, quer se entreguem a uma vida contemplativa, ao abrigo de qualquer esforo. So os ciclotmicos que fornecem o tipo do prtico transbordante de atividade e aquele de alegria feliz de viver. Na atividade artstica, os ciclotmicos mais bem dotados revelam-se realistas cheios de otimismo ou como humoristas cheios de bondade, de indulgncia; na atividade cientfica, so tanto empricos apegados a coisas concretas e palpveis, como vulgarizadores, hbeis em pr os dados da cincia ao alcance do pblico; na vida prtica, so tanto negociantes acolhedores e inteligentes, como organizadores audaciosos que vem tudo em grande escala, como ainda os iniciadores vigorosos" (E. KRETSCHMER, "Manuel Thorique et Pratique de Psychologie Mdicale").

6 No segundo grupo, esto os esquizotmicos4, compreendendo os hiperestsicos, idealistas, delicados, nervosos, irritveis, de vida interior; os intermedirios, frios e calmos, porm enrgicos e lgicos, e os astnicos (ou anestsicos), frios, indolentes, solitrios, obtusos, sem paixes. Segundo JUNG, os indivduos podem ser extrovertidos, sociveis, comunicativos, ou introvertidos, pouco dados, com tendncias vida interior. Podem ainda, com maior ou menor acentuao, ambivertidos, pendendo para a vida interior ou para a vida exterior. No campo visual, os introvertidos se fixam mais na percepo das formas do que nas cores, enquanto que se d o inverso nos extrovertidos.

"O temperamento esquizotmico caracteriza-se, ao contrrio do ciclotimico, por uma tendncia ao autismo, vida interior; os indivduos desta categoria fecham-se numa zona rigorosamente individual, em um mundo de idias, de sonhos e de princpios estranhos realidade; defendem uma oposio entrincheirada entre o seu eu e o mundo exterior, voltam as costas multido dos seus contemporneos, ou evoluem nesta multido sem curiosidade, sem interesse, sem estabelecer relao entre eles e os demais. Encontram-se no meio deles, em primeiro lugar, um grande nmero de tipos inadaptados: originais, censuradores, egostas, vagabundos instveis e criminosos. Entre os esquizotmicos que apresentam grande valor social, encontra-se o sonhador delicado, o idealista estranho ao mundo, o aristocrata da forma, a um tempo terno e frio. Na arte e na poesia eles se afirmam como estilistas puros, amorosos da forma e partidrio do classicismo; como inimigos da multido e como idealistas sentimentais; entregam-se facilmente ao patetismo trgico, indo do expressionismo brutal ao naturalismo tendencioso; revelam-se, enfim, como ironistas mordentes e sarcsticos cheios de espritos. Na atividade cientfica manifestam predileo pelo formalismo escolstico. Quanto queles que so chamados a intervir na vida ativa, mostram-se dotados de energia tenaz, so inflexveis, a cavalo nos princpios, conseqentes consigo mesmos" (Idem).

5. Caracteres individuais
Cada personalidade uma sntese, uma unidade na multiplicidade, uma reao global de grande mobilidade adaptativa. Por isso mesmo, a sua expresso uma unidade complexa, um conjunto peculiar a cada pessoa, o seu carter. Diz-se que se conhece o carter de uma pessoa, quando se capaz de prever o seu comportamento em face de diferentes situaes, quando se conhece algo de constante que transparece em todos os seus procedimentos. O carter, com os seus traos constitutivos de origem hereditria ou adquirida, pode ser estudado em cada indivduo em forma de psicologia concreta ou individual. Define-se, em cada um, certo "estilo de vida", certa constncia ou regularidade de ao, que imprime uniformidade, feio prpria, na conduta pessoal. Todos ns reconhecemos, em diferentes indivduos com quem nos pomos em contacto, tipos que so fortes, enrgicos, ativos; fracos, ablicos, desanimados; ou impulsivos, irritveis, sem autodomnio. At certo ponto, o meio geogrfico, o meio familiar, o meio social em geral plasmam caracteres individuais5. Entretanto, h sempre fatores inatos que condicionam a formao do carter, ou que resistem a modificaes amplas. Como h animais domesticveis, que se transformam grandemente, e animais indomesticveis dos quais no se consegue abrandar a ferocidade, tambm h indivduos que se socializam facilmente e outros que so rebeldes a influncias educativas. "No tocante a fenmenos psquicos e a traos de carter, como opina ADLER, a hereditariedade desempenha um papel relativamente pouco importante." Para esse mesmo psiclogo, "no tem nenhuma base na realidade a teoria que sustenta a hereditariedade dos traos adquiridos. A razo de existirem caractersticos comuns a uma famlia inteira, ou a uma nao, ou a uma raa, est simplesmente no fato que cada um dos indivduos adquire de outro pela imitao, ou pelo processo de identificar-se com o procedimento alheio". Parece-nos, entretanto, que, embora "os traos de carter sejam apenas as manifestaes exteriores de estilo de vida, do padro de conduta do indivduo", ser exagero ignorar o substrato biolgico: o temperamento, mais os elementos que se prendam s disposies naturais do organismo.
5

"H estados mentais bem caracterizados que no so individuais." "Certos fatos mentais se encontram depositados, cristalizados, de maneira mais ou menos durvel, nas instituies que precedem e ultrapassam a vida do indivduo. No a atividade mental deste que seria capaz de engendr-los" (IONEL RAPAPORT). "O homem, segundo ALLEN, tem a possibilidade de herdar, no idias inatas mas tendncias a pensar segundo certas linhas, e essas tendncias hereditrias so inconscientes. Isto conduz imediatamente suposio de que h no inconsciente dois sistemas. Primeiramente, os acontecimentos que se do durante a vida do paciente e que so recalcados. Em segundo lugar, h o si tema de tendncia herdadas arqutipos ou imagens primordiais que formam o inconsciente coletivo ou racial."

8 A formao dos caracteres individuais mais uma questo de formao da personalidade, pois o carter o que traduz ou expressa a personalidade. Dizer-se que algum no tem carter, no sentido de ter carter mau expresso comum, porm, imprpria no sentido psicolgico. No ter carter no ter personalidade definida. E na formao de personalidades definidas, de caracteres ou processos de adaptao do indivduo ao mundo em que vive, tm muita importncia os traos fsicos, as condies fisiolgicas, e tambm as situaes sociais que impem ajustamentos.
Como os surdos so privados de muitos prazeres, no de estranhar que sejam hostis aos semelhantes.

H, nas condies diversas que apresenta a sociedade, situaes que concorrem formao de complexos afetivos de inferioridade, uma vez que a tendncia geral de cada um de ns interpretar todas as coisas do ponto de vista do nosso crescente e exaltado amor-prprio, visando o fim de nos tornarmos pessoalmente mais poderosos.

Bibliografia
Ferraz, Joo de Souza. Psicologia humana. Edio Saraiva. 6 edio. 1966. pg. 312 318. So Paulo.

Das könnte Ihnen auch gefallen