Sie sind auf Seite 1von 11

Apostila Internet Avanada

NDICE INTRODUO CONCEITOS CONEXES BROWSERS PESQUISA DOMNIOS ARQUIVOS PGINAS SEGURANA

2 ALGUNS CONCEITOS

2.1 Hipertexto e hipermdia


Na internet temos muitos tipos de mdias, e como vimos anteriormente, no incio a internet era baseada apenas em hipertextos disponibilizados para um grupo de pessoas, mas afinal o que so hipertextos?

Ilustrao 1: Exemplo de Hipertexto

Hipertexto uma espcie de texto multidimensional em que, numa pgina, trechos de texto se intercalam com referncias (links) a outras pginas. Clicando com o mouse numa dessas referncias, a pgina corrente substituda pela pgina referenciada (linkada). Hipermdia um conjunto de meios que permite o acesso simultneo a textos, imagens, sons, vdeos e animaes de modo interativo e no linear, possibilitando fazer links entre elementos de mdia, controlar a prpria navegao e, at, extrair essas mdias: textos, imagens sons, vdeos e animaes para serem usadas fora da internet constituindo assim uma verso pessoal desenvolvida pelo usurio.

Ilustrao 2: Diversos tipos de mdias em paginas web

Hoje as pginas so dinamizadas com inmeras formas de hipermdia. As principais mdias usadas na internet so: imagens, sons, vdeos e animaes. Isso s foi possvel com a criao da WEB Saiba Caractersticas Caractersticas da Internet mais da e do em: Internet Hipertexto

Internet 10 anos - hipermdia

2.2 WEB
A World Wide Web (que em portugus significa, "Rede de alcance mundial"; tambm conhecida como Web e WWW) um sistema de documentos em hipermdia que so interligados e executados na Internet. Os documentos podem estar na forma de vdeos, sons, hipertextos e figuras. Para visualizar a informao, pode-se usar um programa de computador chamado navegador para descarregar informaes (chamadas "documentos" ou "pginas") de servidores web (ou "stios") e mostr-los na tela do usurio. O usurio pode ento seguir as hiperligaes na pgina para outros documentos ou mesmo enviar informaes de volta para o servidor para interagir com ele. O ato de seguir hiperligaes , comumente, chamado de "navegar" ou "surfar" na Web.

Visualizar uma pgina web ou algum outro recurso normalmente inicia-se ao digitar uma URL no navegador ou seguindo (acessando) uma hiperligao. Primeiramente, a parte da URL referente ao servidor web (Local onde est armazenada a pgina ou recurso) separada e transformada em um endereo IP (exemplo: 192.168.5.21), por um banco de dados da Internet chamado Domain name system (DNS). O navegador estabelece ento uma conexo atravs do protocolos TCP-IP com o servidor web localizado no endereo IP retornado. Em seguida o navegador envia uma requisio HTTP ao servidor para obter o recurso indicado pela parte restante da URL (retirando-se a parte do servidor). No caso de uma pgina web tpica, o texto HTML recebido e interpretado pelo navegador, que realiza ento requisies adicionais para figuras, arquivos de formatao, arquivos de script e outros recursos que fazem parte da pgina. O navegador ento renderiza a pgina na tela do usurio, assim como descrita pelos arquivos que a compe.

2.3 Clientes e Servidores


Em relao a clientes e servidores a internet funciona de diversas maneiras, dependendo do usurio ou da aplicao que este est utilizando. Na internet um cliente uma mquina ligada a rede e que faz requisies a outras mquinas, essas requisies podem ser pginas, arquivos de qualquer tipo ou mesmo informaes de banco de dados. As mquinas que servem ou disponibilizam essas pginas ou documentos so chamados de servidores, geralmente so mais potentes, com maior capacidade de processamento e armazenamento e devem estar sempre ligadas, assim em todas a horas que um cliente quiser acessar o servidor, este estar disponvel. Conforme podemos observar na Ilustrao 3, um servidor pode atender ou servir vrios clientes ao mesmo tempo e estes clientes podem ser qualquer mquina ou equipamento que consiga fazer requisies ao servidor atravs da internet (PC's, notebooks, celulares, netbooks etc.) e podem estar tanto na sala ao lado quanto a milhares de quilmetros, precisando apenas contatar o endereo correto para obter conexo e poder solicitar arquivos.

Ilustrao 3: Modelo de Estrutura Cliente-Servidor

Um servidor de grande porte pode armazenar muitos stios e sistemas, dessa forma deve tambm poder atender um grande nmero de requisies, do contrrio a possibilidade de acontecer uma negao de servios (o servidor fica indisponvel para atender s requisies) grande.

2.4 Protocolos
Protocolo o nome dado a um conjunto de regras que os computadores devem seguir para que a comunicao entre eles permanea estvel e funcional. Resumindo, computadores diferentes, numa mesma rede, s se entendem se falarem a mesma lngua (o protocolo). O protocolo especifica o formato dos dados e das confirmaes que os dois computadores trocam para oferecer uma transferncia confivel e, tambm, os procedimentos de que seguem para assegurar que os dados cheguem corretamente. O protocolo TCP, diferente do UDP,

apresenta caractersticas interessantes como a transferncia confivel de dados, comunicao bidirecional (full-duplex) entre cliente servidor, entrega ordenada de pacotes e controle de congestionamento da rede. Conhea a forma de comunicao do protocolo TCP-IP atravs da Ilustrao 4".

4: Exemplo de Cabealho TCP-IP

Porta origem e porta destino Identificam os pontos terminais da conexo; Nmero de sequncia Identifica a posio deste segmento no fluxo de dados e cada conexo possui um fluxo de dados particular;

Nmero de confirmao Utilizado para confirmar o recebimento de segmentos enviados anteriormente e especifica o prximo segmento aguardado; Tamanho do cabealho Tamanho do cabealho TCP (nmeros de palavras de 32 bits); URG Seu valor igual a 1 se houver informao no campo Urgent Pointer; ACK Se seu valor for 1: indica que o segmento parte de uma conversao e que o valor do campo Acknoledgement number vlido, se seu valor for 0 e o flag SYN for 1: indica que o segmento uma solicitao de conexo; PSH Campo usado pelo remetente do segmento para indicar ao receptor que o segmento em questo deve ser entregue imediatamente ao nvel superior; RST Utilizado para reiniciar uma conexo que tenha ficado confusa devido a uma falha na estao ou por qualquer outra razo; SYN Usado em conjunto com o ACK para solicitar ou aceitar uma conexo
SYN=1 ACK=0: requisio de conexo SYN=1 ACK=1: conexo aceita SYN=0 ACK=1: confirmao do recebimento;

FIN Usado para encerrar uma conexo e indica que o transmissor no tem mais dados para enviar; Tamanho da janela deslizante - Indica o tamanho (disponvel) do buffer do receptor e usado pelo receptor para indicar ao transmissor que diminua o fluxo de transmisso de dados; Checksum Verificao de erros; Urgent pointer Usado pela origem para indicar onde se encontra algum dado urgente dentro do segmento; Opes Campo para configurao de opes; Dados Dados das aplicaes; O protocolo tcp fundamental para as comunicaes da internet desde os primrdios da rede, pois a maior parte dos protocolos de aplicao necessita de transmisses confiveis.

Como conseqncia, a maioria dos protocolos de aplicao so implementados sobre TCP e no UDP e alguns poucos protocolos so implementados diretamente sobre IP.

2.5 Proxy
Proxy um (computador) servidor que atende a requisies repassando os dados do cliente a frente. Um usurio (cliente) conecta-se a um servidor proxy, requisitando algum servio, como um arquivo, conexo, website, ou outro recurso disponvel em outro servidor. Um servidor proxy pode, opcionalmente, alterar a requisio do cliente ou a resposta do servidor e, algumas vezes, pode disponibilizar este recurso sem nem mesmo se conectar ao servidor especificado. Pode tambm atuar como um servidor que armazena dados em forma de cache em redes de computadores. So instalados em mquinas com configuraes tipicamente superiores s dos clientes e com poder de armazenamento elevado. Esses servidores tm uma srie de usos, como filtrar contedo, providenciar anonimato, agilizar visualizao de pginas, entre outros. Os passos para a configurao de um cliente de proxy so simples e sero descritos nos passos a seguir especficos para o navegadorFirefox, usando Linux. Observe que isso s funcionar se houver um servidor proxy para atender s requisies. 1. Clique no menu Editar e em Preferncias conforme Ilustrao 1

Ilustrao 1: Configurando o proxy - Passo 01

2. Na janela intitulada Preferncias do Firefox (Ilustrao 2),clique no menu Avanado, na opo Rede e em seguida, no boto Configurar....

I l u s t r a o 2 : C o n f i g urando o proxy - Passo 02

3. J na janela Configurar conexo (Ilustrao 3), ative a opo Configurao manual de proxy, dessa forma as caixas de texto HTTP e Porta ficaro ativas juntamente com outra srie de caixas abaixo delas. Na caixa de texto HTTP coloque o endereo do proxy da UFMT: '192.168.1.1' e na caixa de texto Porta coloque 3128. Por fim ative a opo Usar este proxy para todos os protocolos e clique no boto OK.

Ilustrao 3:

Configurando o proxy - Passo 03

4. Clique

no

boto

Fechar

da

janela

Preferncias

do Firefox.

--> Janela do passo 2

5. Feito

este

procedimento

feche

o Firefox e

abra-o

novamente,

janela

de login Autenticao solicitada aparecer logo ao abrir o navegador ou na primeira tentativa de acessar um site.

o Coloque o nome de usurio (seu nmero de matricula) e a senha (CPF) e clique

no boto OK.

o Observao: No habilite o campo Memorizar esta senha, pois habilitando-o

qualquer pessoa poder utilizar o proxy usando seu usurio. Por segurana, desabilite o uso do proxy quando no for mais us-lo. 6. Para desabilitar o uso do proxy siga os passos 1 e 2. Na janela Configurar conexo marque a opo Sem proxy.e clique no boto OK.

2.6 Criptografia
Criptografia (kripts = escondido, oculto; grpho = grafia, escrita): a arte ou cincia de escrever em cifra ou em cdigos, de forma a permitir que somente o destinatrio a decifre e compreenda ou seja, criptografia transforma textos originais, chamados plaintext, em uma informao transformada, chamada texto cifrado ou ciphertext, ou simplesmente cifra (cipher), que usualmente tem a aparncia de um texto randmico ilegvel. Para ter uma noo melhor sobre criptografia veja o vdeo elaborado pelos alunos da UNINOVE 2007 - Cincias da Computao sob orientao do Professor Oswaldo, atravs do endereo: Vdeo sobre Criptografia.

2.7 Exerccios
1. D trs exemplos de de sites (pginas) que possuem hipertextos? 2. D trs exemplos de de sites (pginas) que possuem hipermdias? 3. Numa arquitetura cliente/servidor qual o papel do cliente? E do servidor? 4. Verifique qual seu endereo IP. Para Isso digite "ifconfig" no console (Iniciar -> Sistema -> Terminal(Console)) 5. D trs exemplos de protocolos a serem seguidos na UFMT? 6. Voc conhece algum tipo de criptografia (como a lngua do p)?

Das könnte Ihnen auch gefallen