Sie sind auf Seite 1von 7

GRUPO DE PERITOS DE ALTO NVEL SOBRE LITERACIA DA UE

Sntese, Setembro de 2012

AJA AGORA MESMO

GRUPO DE PERITOS DE ALTO NVEL SOBRE LITERACIA DA UE > S n t e s e

GRUPO DE PERITOS DE ALTO NVEL SOBRE LITERACIA DA UE

Sntese

Este relatrio um alerta para a crise de literacia que afecta todos os pases da Europa. Temos de perceber que ler e escrever muito mais do que uma mera tcnica ou competncia. A literacia prende-se com a auto-estima das pessoas e com a sua capacidade de funcionar e florescer em sociedade como indivduos, cidados activos, empregados ou pais. As nossas sociedades tm de enfrentar esta crise oculta e necessrio que todas actuem, e em conjunto, para optimizar os nveis de literacia e reduzir o analfabetismo. Estamos a viver um paradoxo: enquanto a era digital requer nveis cada vez mais elevados de literacia, milhes de europeus, de todas as idades, continuam a ficar aqum do nvel mnimo. Partimos do princpio, muitas vezes, de que todos tm capacidade para ler e escrever, processar informao eenvolver-se, de modo crtico, nas suas mltiplas fontes. Supomos frequentemente que cabe apenas aos professores, escolas ou governos lidar com a literacia. No entanto, e precisamente porque as competncias de literacia tocam tantos aspectos do nosso funcionamento social e econmico, existe um vasto leque de agentes que tem um papel a desempenhar na abordagem dos problemas. Este relatrio descreve os principais problemas e solues para alcanar a literacia em toda a Europa.

GRUPO DE PERITOS DE ALTO NVEL SOBRE LITERACIA DA UE > S n t e s e

Compreender o problema e as oportunidades:

a importncia da literacia

Um grande nmero de cidados no detm ascompetncias necessrias de literacia

As boas competncias de literacia so essenciais para melhorar avida das pessoas e promover um crescimento econmico slido e sustentvel na Europa. A literacia permite aos indivduos desenvolver capacidades de reflexo, crtica e empatia, sendo fulcral para o bem-estar pessoal. Efectivamente, sem um aumento na variedade de competncias e consequente produtividade da populao em idade activa, no possvel responder aos desafios demogrficos esocioeconmicos da Europa. A fraca literacia solucionvel sendo que os pases que j adoptaram uma variedade de abordagens para melhorar os nveis, observaram resultados positivos e rentveis. Mash muito mais a fazer. Um nmero surpreendentemente elevado de europeus no dispe de literacia suficiente. Os inquritos nacionais e internacionais mostram que cerca de um em cada cinco adultos e um em cada cinco jovens de 15 anos, no tem as competncias de leitura de que necessita para funcionar plenamente numa sociedade moderna.

A literacia um requisito fundamental para cidados de todas as idades na Europa moderna e as alteraes na natureza do trabalho, da economia e da sociedade esto, de um modo geral, a torn-la cada vez mais importante. A literacia importante porque: o mercado de trabalho requer competncias de literacia cada vez mais elevadas; num mundo digital, a participao social e cvica est a tornar-se mais dependentes da literacia;  a digitalizao est a alterar a prpria natureza da literacia, tornando-a mais importante, dado que a interaco e a comunicao social, cvica e econmica se centram em torno do mundo escrito; a populao est a envelhecer e as suas competncias de literacia, incluindo as relativas rea digital, necessitam de ser actualizadas;  a pobreza e o baixo nvel de literacia esto fechados num crculo vicioso, em que cada um deles fomenta o outro; e a mobilidade e a migrao crescentes esto a tornar a literacia cada vez mais multilingue, combinando um vasto leque de contextos culturais e lingusticos. Estamos a viver um paradoxo: embora a leitura e a escrita sejam mais importantes e relevantes do que nunca, no contexto do nosso mundo digitalizado, as nossas competncias de literacia no esto a conseguir acompanhar o desafio. Necessitamos urgentemente de reverter esta situao alarmante.

Investir na literacia essencial para o bem-estar dos cidados e faz sentido do ponto de vista econmico

Os investimentos para melhorar a literacia entre os cidados de todas as idades fazem economicamente sentido, produzindo ganhos tangveis para os indivduos e para a sociedade, a longo prazo, representando milhares de milhes de euros. Melhorar a literacia uma pr-condio essencial para o futuro crescimento econmico da UE e para o bem-estar dos seus cidados. E alm dos ganhos materiais, no devemos esquecer que ser culto essencial ao ser humano. Embora a autoconfiana possa no ter um valor econmico quantificvel, ela estimula o sucesso econmico e social atravs da ambio de se ser bem-sucedido.

Melhor literacia para os


indivduos

Ajuda a ultrapassar a pobreza de ambies Maior autonomia Ganhos mais elevados

Maior participao cvica Melhores oportunidades educacionais e de emprego

Melhor literacia para a


sociedade

Melhora a sade e o bem-estar Reduz a pobreza Reduz a desigualdade Melhora o capital social

Cria uma Europa mais justa, mais prspera e mais orientada para a inovao

Existem alguns conceitos errados amplamente partilhados sobre a natureza, dimenso e mbito da questo da literacia e as suas solues por toda a Europa. Estesdificultam o desenvolvimento da literacia, j que se encontram entre indivduos e decisores polticos afins. Para podermos alcanar um verdadeiro progresso, temosdedesconstruir primeiro esses mitos.

GRUPO DE PERITOS DE ALTO NVEL SOBRE LITERACIA DA UE > S n t e s e

Eliminar conceitos errados


Conceitos errados Os factos

Enquadrar as solues:

uma abordagem cooperativa


Criar um sentido de propriedade comum Preparar o desenvolvimento da literacia

A baixa literacia algo que acontece nos pases em desenvolvimento, na Europa de certeza que no!? A baixa literacia um problema trazido pelos migrantes, no pelos nascidos e criados empaseseuropeus. A fraca literacia apenas afecta os que esto nasmargens da sociedade. H pessoas que no conseguem simplesmente aprender a ler e escrever.

Um em cada cinco jovens de 15 anos e quase um em cada cinco adultos, no tem as competncias de literacia necessrias para funcionar, com sucesso, numa sociedade moderna. A grande maioria das crianas e adultos com fracas competncias de literacia nasceram e foram criados no pas em que vivem e falam o seu idioma de instruo como lngua materna. Um em cada cinco adultos na Europa no tem as competncias de literacia necessrias e a maioria destes tem emprego. Quase todas as pessoas que tm problemas em ler e escrever poderiam desenvolver as competncias adequadas de literacia, se lhes fosse dado o devido apoio. Apenas as pessoas com dificuldades cognitivas muito graves so incapazes de desenvolver a literacia funcional. As escolas desempenham um papel importante mas no so as nicas responsveis. Um vasto leque de agentes molda o desenvolvimento da literacia, desde pais a pares, aos servios de sade e outros. Aps o ensino formal, as entidades patronais desempenham um papel essencial, com ganhos positivos, tanto para o empregador como para o empregado. Espera-se cada vez mais que as crianas de hoje em dia progridam na leitura e na escrita a uma velocidade padro e atravs de uma s metodologia. Osindivduos com dificuldades de leitura so muitas vezes diagnosticados como dislxicos. O diagnstico deveria ser indivduo com dificuldades de leitura com o foco na resoluo do problema. Em princpio, todas as crianas conseguem aprender a ler e a escrever. Os programas que visam melhorar as competncias dos indivduos com dificuldades de leitura tm uma taxa de sucesso elevada e so extremamente rentveis. Este investimento compensado dzias, e possivelmente centenas, de vezes, durante o decurso da vida de um indivduo. As atitudes e prticas de literacia dos pais tm uma grande influncia no desenvolvimento da literacia dos seus filhos at ao ensino secundrio. As intervenes para melhorar as competncias de apoio dos pais tm um grande impacto na literacia das crianas. Milhes de crianas entram no ensino secundrio com a capacidade de ler, mas no o suficiente para terem sucesso escolar. Com apoio especializado, esses jovens podem desenvolver boas ou at mesmo excelentes competncias deliteracia.

A literacia foi, durante muito tempo, considerada apenas uma questo relativa ao sistema educativo. A baixa literacia um problema societal com enormes consequncias nas nossas ambies e estratgias nas reas da sade pblica, emprego, participao digital, governo electrnico, participao cvica, pobreza e incluso social. Alcanar uma verdadeira melhoria na literacia requer a sua apropriao e cooperao polticas em todo o espectro de polticas pblicas e no s. As estratgias de literacia devem ser propriedade comum da sociedade e do governo, devendo abranger todas as faixas etrias e ser independentes dos calendrios polticos.

A escola responsvel por ensinar ascrianasalereescrever.

A dislexia uma doena incurvel, logo no podemosfazer nada quanto a isso.

A Europa deve aumentar as suas ambies, visando a literacia funcional para todos os cidados. Isto significa empenhar-se numa viso em que tudo o que seja inferior a 100% de literacia funcional inaceitvel. Os governos, as escolas, as entidades patronais e as organizaes no-governamentais (ONG) devem empenhar-se em atingir este objectivo. Como parte deste processo: devem ser formadas parcerias para o desenvolvimento da literacia entre os agentes societais e educacionais; os Estados-Membros da UE devem adoptar estratgias abrangentes de literacia, baseadas na definio de polticas conjuntas em todos os departamentos e organizaes, no s posicionando aliteracia no centro da educao, mas tambm no centro de todas as polticas pblicas relevantes;  estas estratgias devem abranger todas as faixas etrias, comeando na primeira infncia, passando pelos anos escolares, eincluindo os adultos; aumentar a sensibilizao para o problema e eliminar o tabu que rodeia a fraca literacia devem fazer parte do esforo estratgico, que deveria incluir inquritos sobre os nveis de competncia da populao e monitorizao do progresso;  estas estratgias devem ter oramentos adequados e estruturas alongo prazo para a aco nacional, regional e local; e  necessrio o empenho poltico dos principais responsveis para colocar a questo na agenda, manter a mesma visivelmente viva por toda a sociedade e manter o impulso para iniciativas noterreno.

Melhorar as competncias dos indivduos com dificuldades de leitura exige demasiado tempo, muito difcil e muito dispendioso para que valha o esforo. Os pais no tm influncia no desenvolvimento daliteracia dos seus filhos, aps a primeira infncia.

Depois das crianas terminarem o ensino primrio, demasiado tarde para fazer algo em relao aosproblemas de literacia.

GRUPO DE PERITOS DE ALTO NVEL SOBRE LITERACIA DA UE > S n t e s e

Aces recomendadas
Com base na nossa anlise daevidncia, o Grupo de Peritos de Alto Nvel sobre Literacia elaborou inmeras recomendaes. Temos trs recomendaes globais que se aplicam a todas asfaixasetrias:
1. Criar um ambiente mais alfabetizado Um ambiente alfabetizado requer que livros e outros materiais de leitura estejam facilmente acessveis em casa, nas escolas, nas bibliotecas e muito mais, em suporte de papel e online. Isto inclui, por exemplo, bibliotecas em ambientes no convencionais como em centros comerciais e estaes de comboio. Os pais necessitam de ajuda para melhorar as suas competncias e confiana, a fim de envolver os seus filhos no desenvolvimento lingustico e no gosto da leitura. As polticas de promoo da leitura devem ser incentivadas para estimular a leitura e o acesso aos livros, organizando campanhas de comunicao, feiras de livros, eventos pblicos de leitura, concursos e prmios literrios. Importa mudar a mentalidade de todos os agentes na sociedade, dos pais aos decisores polticos, dos servios sociais aos mdicos e agentes educacionais, e dos prprios indivduos s empresas, para que vejam que o seu empenho essencial para promover a leitura e a escrita e que todos podem aprender a ler e escrever com o devido encorajamento e apoio. 2. Aumentar o nvel de ensino da literacia e dar mais apoio leitura Aumentar a qualidade de ensino comea com a introduo de requisitos de elevada qualificao para todos os professores. O desenvolvimento profissional inicial e contnuo de todos os professores deve abranger explicitamente os aspectos digitais e de literacia. A formao de professores deve tambm incluir um vasto leque de estratgias de ensino especficas da literacia, tcnicas de avaliao e mtodos para diagnosticar problemas na leitura e na escrita. O ensino de qualidade superior pode ajudar a reduzir significativamente o problema da literacia. Os principais pontos so:  assegurar que o ensino uma profisso atractiva e ser selectivo norecrutamento de professores; proporcionar um elevado grau de autonomia aos professores; e garantir que os professores utilizam essa autonomia de forma adequada, proporcionando-lhes uma excelente formao, tanto anvel inicial como ao longo das suas carreiras. Para os apoiar nesta tarefa, necessrio: incluir na formao inicial e no desenvolvimento profissional de professores do ensino primrio, secundrio e adulto um vasto leque de estratgias de ensino especficas da literacia, incluindo aspectos digitais, tcnicas de avaliao e mtodos para diagnosticar problemas na leitura e na escrita e melhorar a capacidade dos professores para comunicarem com as famlias, informando-as sobre e complementando o trabalho escolar; 8 melhorar e disseminar o diagnstico precoce de dificuldades sensoriais, lingusticas e de aprendizagem para providenciar um apoio educacional mais eficaz que aborde todas as dificuldades de leitura e de escrita; dar incentivos e apoio criao de estratgias de literacia comprometendo a totalidade organizacional das escolas, envolvendo explicitamente toda a comunidade escolar para aumentar o nvel dos resultados alcanados na leitura e na escrita; desenvolver um currculo coerente de literacia, desde a educao da primeira infncia at aprendizagem de adultos;  abranger um vasto leque de materiais de leitura, da electrnica impresso, da literatura cannica aos jornais e livros de banda desenhada;  dar tempo suficiente para instrues de leitura e actividades de leitura livre, permitindo aos alunos escolher o seu material de leitura e definir o seu prprio ritmo de leitura;  definir padres etrios e fornecer ferramentas de avaliao para ajudar os professores a avaliar o progresso e identificar necessidades acrescidas de apoio adicional, certificando-se de que esse apoio est disponvel; integrar a literacia da leitura no currculo e ter em ateno os aspectos de leitura nos currculos de outras disciplinas ao longo do ensino secundrio, tanto a nvel acadmico como vocacional; e desenvolver um currculo para a literacia de adultos. Relativamente aos adultos, os currculos devem centrar-se na aquisio de competncias de literacia atravs de exemplos prticos, da vida real e/ou do local de trabalho. 3. Aumentar a participao e a incluso Para alcanar uma participao mais justa e inclusiva na aprendizagem da literacia, necessrio colmatar as seguintes lacunas: A lacuna socioeconmica: as crianas pobres e carenciadas tm geralmente nveis inferiores de literacia. A lacuna provocada pela desvantagem social a lacuna de literacia mais significativa que aEuropa tem de resolver. Sistemas educativos mais equitativos que garantam o acesso a uma educao e acolhimento na primeira infncia que seja acessvel e de boa qualidade, evitando a diferenciao precoce de alunos por capacidades em diferentes percursos educativos, combatendo a repetncia escolar e providenciando todo oapoio e material necessrios s necessidades educativas das crianas (por exemplo, atravs do financiamento de livros, vesturio e almoos) podem ajudar a colmatar esta lacuna. A lacuna migrante: muitos, mas nem todos os migrantes tm nveis inferiores de literacia no idioma do pas para onde foram viver. Para resolver este problema, os migrantes recm-chegados, tanto adultos como crianas, devem ter acesso a um escrutnio lingustico e de literacia e a oportunidades flexveis para a aprendizagem lingustica, adequadas s necessidades individuais. Devem implementar-se actividades comunitrias para os pais migrantes que envolvam a comunidade escolar. O bilinguismo deve ser tratado como um activo para um desenvolvimento lingustico adicional, incentivando a manuteno do idioma e o orgulho identitrio por parte das minorias lingusticas. A lacuna de gnero: os nveis de literacia so inferiores e decrescentes nos rapazes, na adolescncia. A lacuna de gnero sobretudo uma lacuna de motivao e empenho. Colmat-la requer materiais mais apelativos e a abertura a recursos digitais para tornar a leitura e a escrita relevantes para as preferncias dos rapazes, mais modelos masculinos envolvidos na literacia e atrair mais homens para a profisso educativa. A lacuna digital: no s os pobres e carenciados acedem menos Internet, como quando o fazem menos para aprendizagem emais para entretenimento. Alm disso, para muitas crianas existe uma lacuna entre a prtica de literacia na escola, onde utilizam suportes impressos, e a leitura e escrita digitais em casa. Relativamente aos adultos, a melhoria das competncias de literacia no contexto de desenvolvimento das suas competncias digitais pode proporcionar dividendos triplos: o prprio desenvolvimento das competncias digitais, a integrao das competncias de literacia necessrias d acesso ao mundo escrito do envio de mensagens, e-mails, etc., e a apropriao das competncias essenciais para avaliar as fontes de informao online. Por conseguinte, devem ser utilizadas mais prticas digitais e no formais nas salas de aula e na educao adulta de forma a potenciar a motivao dos alunos para se envolverem na leitura e na escrita. Os professores de todos os nveis devem estar dotados de competncias para integrarem as TIC (Tecnologias de Informao eComunicao) no ensino da literacia. As editoras e os produtores de software devem fornecer vrios ambientes digitais de leitura, permitindo uma maior utilizao das TIC na aprendizagem e no s para entretenimento.

GRUPO DE PERITOS DE ALTO NVEL SOBRE LITERACIA DA UE > S n t e s e

Abordar questes especficas de literacia:

literacia para todas as faixas etrias


Cada faixa etria em termos gerais, a infncia, a idade primria, adolescentes e adultos tem osseus prprios desafios distintos na aquisio da literacia. O relatrio tambm aborda detalhadamente questes especficas relativas a essas faixas etrias. As nossas recomendaes por faixa etria so as seguintes:
Infncia Jovens em idade de escola primria Adolescentes

1. Estimular e apoiar a famlia Implementar programas de literacia familiar para melhorar a literacia dos pais e as competncias de parentalidade, e criar uma cultura de gosto pela leitura. Disponibilizar cursos de idiomas para os pais que no dominam o idioma falado na escola. Cooperar com empresas, organizaes no-governamentais e servios de apoio famlia (por exemplo, servios de sade) para chegar aos pais e envolv-los em programas de literacia. Habilitar os responsveis por servios de apoio famlia para ajudar, tanto as crianas como os pais, no desenvolvimento de literacia. 2. Melhorar a qualidade da Educao e Cuidados na Primeira Infncia e providenciar acesso gratuito Aumentar o investimento numa maior qualidade da educao e acolhimento na primeira infncia um dos melhores investimentos que os Estados-Membros podem fazer no futuro capital humano da Europa. A educao e acolhimento na primeira infncia deve estar disponvel gratuitamente para todas as crianas. Alta qualidade significa equipas altamente qualificadas e um currculo centrado no desenvolvimento lingustico atravs de jogos, com nfase no desenvolvimento lingustico, psicomotor e social e nas competncias de literacia emergentes, com base nas fases de desenvolvimento natural das crianas. 3. Assegurar uma detecco precoce de problemas emergentes de literacia Assegurar que todas as crianas pequenas so testadas relativamente sua audio, viso e fala nas idades apropriadas e que esses problemas so corrigidos o mais rapidamente possvel. Implementar um sistema de controlo precoce para competncias lingusticas ede pr-literacia e para identificar e chegar aos que correm o risco de ficar para trs ou de serem excludos. 4. Cooperar com as partes interessadas de uma perspectiva centrada na criana Estimular a cooperao entre instituies de educao e acolhimento na primeira infncia, pais, servios de sade, bibliotecas e outras organizaes que sejam essenciais para as vidas das crianas e seu desenvolvimento. Apoiar o estabelecimento e a expanso de programas de doao de livros.

1. Aumentar o nmero de professores especialistas na leiturae promover as qualificaes de todos os professores primrios Criar o papel de professores especialistas em leitura, actuando como as principais pessoas de recurso para outros professores primrios e secundrios na melhoria da literacia. Desenvolver medidas para melhorar o estatuto e a atractividade da profisso de professores primrios, designadamente atravs dos salrios, boas condies de trabalho e elevados requisitos de qualificao. Assegurar que todos os professores recentemente qualificados obtm o grau de Mestre com competncias como a avaliao crtica de investigao em literacia e novos mtodos educativos, adequando o ensino diversidade lingustica dos alunos e envolvendo os pais no trabalho de leitura e escrita dos seus filhos na escola. 2. Interveno precoce Estabelecer padres mnimos de nveis de literacia por escalo etrio, apoiados pela avaliao para, desde o incio, ir de encontro s necessidades individuais de literacia dos alunos. Facultar aos alunos de baixo rendimento escolar e s escolas a assistncia de que necessitam, o mais cedo possvel. Dar apoio aos pais para que compreendam as dificuldades de aprendizagem e colaborem mais eficazmente com as escolas para as solucionar. Alterar a mentalidade em relao dislexia, substituindo a nfase clnica pelo apoio educacional aindivduos com dificuldades de leitura. 3. Inspirar a motivao para ler Assegurar que os currculos e os mtodos de ensino se centram na motivao para a leitura e a escrita, combinada com uma elevada expectativa de sucesso para evitar falhas na aprendizagem e criar confiana. Fornecer s escolas e bibliotecas de salas de aula, materiais de leitura que sejam atractivos e desafiantes para todas as faixas etrias e diferentes interesses. Utilizar ferramentas de TIC e de leitura digital, tanto nas escolas como nas actividades familiares em casa. Desenvolver campanhas e programas que disponibilizem recursos, apoio e voluntrios de leitura para pais e alunos carenciados, no contexto dos programas de literacia familiar.

1. Fazer de cada professor um professor de literacia Adaptar as abordagens de ensino para que a leitura e a escrita sejam ensinadas como competncias essenciais no currculo secundrio. Aumentar a sensibilizao dos professores para a importncia das competncias de literacia em todos os cursos, fazendo com que todos os professores considerem a leitura e a escrita como parte da sua responsabilidade. Disseminar a literacia da leitura no currculo e promover a leitura nos currculos de outras disciplinas ao longo do ensino secundrio, quer a nvel acadmico quer vocacional. 2. Facultar os materiais adequados para motivar todos os leitores, sobretudo os rapazes Facultar materiais de leitura cada vez mais diversificados, da banda desenhada literatura cannica, dos SMS aos livros electrnicos. Incluir a leitura digital como parte da norma em escolas de toda aEuropa. Habilitar os professores de lnguas e literatura com as competncias para utilizar as TIC nas suas aulas. 3. Estimular a cooperao escolas-empresas Promover, estimular e apoiar a cooperao entre escolas e empresas, transmitindo aos alunos a mentalidade de que as competncias de literacia so essenciais para o desenvolvimento pessoal e para obter e manter um emprego.

10

11

Uma iniciativa da

Abordar questes especficas de literacia: literacia para todas as faixas etrias

Adultos

1. Estabelecer sistemas para monitorizar os nveis e as prticasde literacia em adultos Desenvolver bases de dados sobre os nveis de proficincia em literacia entre a populao adulta, assim como inquritos nacionais eregionais para monitorizar e identificar grupos que necessitem de especial ateno, e planear estratgias futuras. Neste mbito, estabelecer um foco especfico nos nveis de literacia e de numeracia de marginalizados e delinquentes, tanto adultos como jovens. Utilizar os resultados de questionrios internacionais como o Programa Internacional para a Avaliao das Competncias em Adultos (PIAAC) para estimular polticas. Partilhar as boas prticas e criar a procura entre os agentes ainda no envolvidos. 2. Comunicar amplamente a necessidade do desenvolvimento da literacia em adultos Intensificar as polticas e melhorar as estratgias direccionadas para a fraca literacia em adultos. Utilizar a comunicao directa e indirecta para incentivar os adultos a reconhecer os seus problemas de literacia e a tomar medidas para melhorar as respectivas competncias. Os meios de comunicao devem eliminar o tabu associado fraca literacia, visando tanto os cidados da UE como os migrantes. necessrio aumentar a sensibilizao societal: trabalhar com organizaes no-governamentais, meios de comunicao, entidades patronais, organizaes societais e celebridades para conferir visibilidade tanto ao problema da literacia como s suas solues. 3. Fortalecer a profisso de professores de literacia paraadultos Elevar o perfil profissional do professor de literacia para adultos, facultando formao pedaggica personalizada, tanto inicial como contnua, boas perspectivas de carreira e remunerao adequada. Produzir materiais de ensino e aprendizagem adequados, disponibilizando-os gratuitamente. Conceber currculos e mtodos de avaliao que sejam sensveis s necessidades dos alunos adultos. Apoiar os voluntrios no ensino de adultos com dificuldades de leitura.

4. Assegurar um acesso amplo e diversificado aoportunidadesde aprendizagem Facultar aos adultos vrias oportunidades de aprendizagem, de durao e ritmo adequados, em horrios e locais convenientes assim como contendo apoio de TIC e preferencialmente associadas sua vida ou contexto de trabalho. Utilizar a legislao nacional e regional para financiar, mandatar e apoiar um maior acesso acursos de literacia de alta qualidade para adultos. Cooperar com departamentos governamentais, autoridades locais e regionais, sociedade empresarial e civil para reduzir as barreiras institucionais. Cooperar com as entidades patronais para promover a literacia dos seus trabalhadores, fornecendo incentivos para que os parceiros sociais assumam o desenvolvimento de programas de literacia no trabalho. Incentivar os prestadores de educao e formao vocacional, assim como os professores e instrutores vocacionais, a integrar nos seus programas a formao sobre literacia. Reconhecer evalidar as aprendizagens no formal e informal, premiando as aquisies de adultos em aprendizagem experiencial e a consolidao de conhecimentos tcitos. Desenvolver programas eficazes para melhorar a literacia de jovens adultos marginalizados e delinquentes com baixos nveis de literacia.

12

Das könnte Ihnen auch gefallen