Sie sind auf Seite 1von 30

A legislao curricular brasileira Marcos Cordiolli

A LEGISLAO CURRICULAR BRASILEIRA

As publicaes do selo A Casa de Asterion podem ser livremente copiados digitalmente ou por fotocopiadoras. No entanto, no podem ser vendidos. Os autores disponibilizam estas publicaes como esforo de democratizao da informao e do conhecimento.

A Casa de Asterion

XX

A legislao curricular brasileira

A LEGISLAO CURRICULAR BRASILEIRA

Marcos Cordiolli
MARCOS CORDIOLLI

A Casa de Asterion
As publicaes do selo A Casa de Asterion podem ser livremente copiados digitalmente ou por fotocopiadoras. No entanto, no podem ser vendidos. Os autores disponibilizam estas publicaes como esforo de democratizao da informao e do conhecimento. As publicaes do selo A Casa de Asterion podem ser livremente copiados digitalmente ou por fotocopiadoras. - 2009 No entanto, Curitiba no podem ser vendidos. Os autores disponibilizam estas publicaes como esforo de democratizao da informao e do conhecimento.

Marcos Cordiolli

Fotos: Marcos Cordiolli Diagramao: Shelby Programao Visual

Contatos com o autor:


email: marcos.cordiolli@gmail.com fone: +55 (41) 9962 5010 home page: cordiolli.wordpress.com home page: marcos.cordiolli.sites.uol.com.br twitter: twitter.com/marcoscordiolli myspace: www.myspace.com/marcoscordiolli facebook: marcos cordiolli

A LEGISLAO CURRICULAR BRASILEIRA

MARCOS CORDIOLLI

A legislao curricular brasileira/ Marcos Cordiolli Curitiba: A Casa de Astrion, 2009. I. Introduo a Educao Brasileira. Legislao Educacional Brasileira. Documentos Curriculares Brasileiros. I. Marcos Cordiolli. As publicaes do selo A Casa de Asterion podem ser livremente copiados digitalmente ou por fotocopiadoras. No entanto, no podem ser vendidos. Os autores disponibilizam estas publicaes como esforo de democratizao da informao e do conhecimento. As publicaes do selo A Casa de Asterion podem ser livremente copiados digitalmente ou por fotocopiadoras. No entanto, no podem ser vendidos. Os autores disponibilizam estas publicaes como esforo de Um convite a viajar pelo labirinto da conhecimento. legislao curricular democratizao da informao e do
brasileira.

Ttulos do autor pelo selo A Casa de Asterion


Currculo, cultura escolar e gesto do trabalho pedaggico [2004]; A formao de valores e padres de conduta na sala de aula (notas para um debate conceitual sobre transversalidade) [2006]; Os projetos como forma de gesto do trabalho pedaggico em Sala de Aula [2006]; A relao entre disciplinas em Sala de Aula (a interdisciplinaridade, a transdisciplinaridade e a multidisciplinaridade) [2002]; Saber e conhecimento: um contraste necessrio (para formulao das propostas curriculares e a gesto do trabalho pedaggico) [2006]; tica, cidadania e formao de valores na sala de aula [2009]; A legislao Curricular Brasileira [2009].

Sumrio

Apresentao ............................................................................... 9 As siglas ..................................................................................... 11 Documentos curriculares brasileiros: uma sopa de siglas ............................................................ 13 As DCNs Diretrizes Curriculares Nacionais ..................... 13 Os PCNs Parmetros Curriculares Nacionais ................... 16 Os RCNs - Referenciais Curriculares Nacionais .................. 17 As OEC - Orientaes Educacionais Complementares e as OE - Orientaes Curriculares ........................ 17 As PCN-AC Adaptaes Curriculares ............................... 17 O Ensino Mdio ................................................................... 18 A legislao Curricular Brasileira ............................................. 19 As Relaes tnico-Raciais na Educao Bsica ................ 19 Educao Ambiental ............................................................. 21 A Modalidade Regular da Educao Infantil ....................... 21 Modalidade Regular do Ensino Fundamental ...................... 27 A modalidade regular do Ensino Mdio ............................... 31 A modalidade profissionalizante do Ensino Mdio: Educao Profissional de Nvel Tcnico......................... 36 A modalidade Normal do Ensino Mdio .............................. 39 A modalidade de Educao de Jovens e Adultos na Educao Bsica .............................................................. 40 A Modalidade de Educao de Pessoas com Necessidades Educativas Especiais ....................................................... 42 As publicaes do selo A Casa de Asterion podem ser Modalidade de Educao a Distncia .................................. 43 livremente ou por fotocopiadoras. A modalidade da copiados Educaodigitalmente Escolar Indgena ...................... 44 No entanto, no podem ser vendidos. Os autores As Escolas do Campo ........................................................... 45

A LEGISLAO CURRICULAR BRASILEIRA

MARCOS CORDIOLLI

As publicaes do selo A Casa de Asterion podem ser livremente copiados digitalmente ou por fotocopiadoras. No entanto, no podem ser vendidos. Os autores disponibilizam estas publicaes como esforo de democratizao da informao e do conhecimento.

disponibilizam estas publicaes como esforo de democratizao da informao e do conhecimento. Lista de publicaes dos documentos curriculares brasileiros .. 47

Sobre o Autor
Marcos Cordiolli graduado em Histria (UFPr, 1988) e mestre em Educao: histria e filosofia da educao (PUC-SP, 1997). professor universitrio de graduao (desde 1994), de especializao latu senso (em mais 20 IES); de mestrado (em uma IES); atua na qualificao docente (desde 1994 e prestou servios para mais 50 redes pblicas e dezenas de escolas particulares em 18 estados); consultor em gesto do trabalho pedaggico e proposies curriculares na Educao Bsica (com servios prestados para dezenas de instituies) e Superior (com trabalhos prestados para mais de 20 IES); palestrante e conferencista (atuou em mais 300 eventos); consultor tcnico de publicaes didticas (prestou servios para mais de uma dezena de editoras) e de sistemas de ensino (prestou servios para a maioria dos grandes empresas do pas); consultor pedaggico na rea de Educao Corporativa (prestou servios para empresas na rea de refino de petrleo e montadoras automotivas). Publicou artigos, livros e materiais didticos (na rea de informtica e histria e geografia para Ensino Fundamental e mdio). cineasta. Produtor Associado do filme O Sal da Terra (Brasil, 2008) de Eloi Pires Ferreira. Diretor de Produo (com Eli Pires Ferreira) de Conexo Japo (Brasil, 2008) de Talcio Sirino. Produtor Executivo de Curitiba Zero Grau (Tigre Filmes e Labo), Brichos: a floresta nossa (Tecnokena) ainda em produo.

APRESENT AO PRESENTAO

A legislao curricular brasileira diversifica e complexa. No entanto, carece que bibliografia que a sistematize e a apresente. A totalidade das publicaes sobre a legislao curricular so quase que exclusivamente crticas e ainda assim contm pequenos, porm importantes, equvocos. Neste ensaio, pretendi, ainda que modestamente, contribuir para superar esta lacuna, sistematizando o quadro atual da legislao que trata da normatizao curricular no Brasil. Este texto j circulou bastante entre os meus educandos e instituies nos quais eu presto assessoria. O objetivo do texto to somente o de compor um mapa da legislao curricular brasileira. Diversas anlises crticas esto disponveis, inclusive alguns artigos de minha autoria.

A LEGISLAO CURRICULAR BRASILEIRA

MARCOS CORDIOLLI

Contato com a Autor


email: marcos.cordiolli@gmail.com fone: +55 (41) 9962 5010 home page: cordiolli.wordpress.com twitter: twitter.com/marcoscordiolli As publicaes do selo A Casa de Asterion podem ser twitter Sala de Aula: twitter.com/saladeaula livremente copiados digitalmente ou por fotocopiadoras. myspace: www.myspace.com/marcoscordiolli No entanto, no podem ser vendidos. Os autores facebook : marcos cordiolli

A publicao virtual deste ensaio, com a sua livre distribuio, tambm tm por objetivo manter a sistematizao da legislao curricular brasileira, em funo das alteraes constantes nas normas vigentes. Eu fiz a opo de mant-lo como publicao virtual que possa ser distribuda livremente. Apenas gostaria que consultassem o site, com alguma periodicidade, para ter acesso a verses atualizadas. Esta publicao reune materiais diversificados e que nem sempre possuem uma tipologia ou nomenclatura padro. Um dos motivos foi a evoluo das denominaes a partir da daselo Constituio e podem da Lei ser de As promultao publicaes do A Casa de Federal Asterion Diretrizes Bases para a Educao Nacional [LDB-EN]. livrementeecopiados digitalmente ou por fotocopiadoras. Por a Constituio Federal aindaOs se refere a No exemplo, entanto, no podem ser vendidos. autores educao da primeira e segunda infncias, como pr-escola , disponibilizam estas publicaes como esforo de termo presente tambm na LDB-EN. No entanto, as democratizao da informao e do conhecimento.

disponibilizam estas publicaes como esforo de democratizao da informao e do conhecimento.

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao Infantil [DCN-EI] como os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educao Infantil [RCN-EI] combatem esta formulao. O mesmo ocorre com a Educao Especial que foi lentamente migrando Educao de Educandos [ou Pessoas] com Necessidades Educativas Especiais. Neste sentido, eu me vi obrigado a estabelecer um quadro de nomenclaturas e siglas, que creio, foi necessrio para efetivamente facilitar o acesso a estas informaes.

AS

SIGLAS

Curitiba, vero de 2009

Marcos Cordiolli

As publicaes do selo A Casa de Asterion podem ser livremente copiados digitalmente ou por fotocopiadoras. No entanto, no podem ser vendidos. Os autores disponibilizam estas publicaes como esforo de democratizao da informao e do conhecimento.

10

As siglas aqui relacionadas nem nem sempre corresponde a autilizada nos documentos oficiais publicados, mas preocupado com a normatizao. Isto se fez necessrio porque as denominaes foram evoluindo nos anos posteriores a promulgao da Constituio Federal e da Lei de Diretrizes e Bases para a Educao Nacional [LDBEN]. Assim, fiz a opo por atualizar a definies e siglas, visando contribuir para a padronizao destes termos. CEB: Cmara de Educao Bsica CNE: Conselho Nacional de Educao DCN: Diretrizes Curriculares Nacionais DCN-EF: Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental DCN-EI: Diretrizes Curriculares Nacionais para Educao Infantil DCN-EM/MR: Ensino Mdio Modalidade Regular DCN-RERE: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao das Relaes tnico-Raciais e para o Ensino de Histria e Cultura AfroBrasileira e Africana DNF-EEI: Diretriz Nacional para do Funcionamento das Escolas Indgenas DON: Diretrizes Operacionais Nacionais DON-EC: Diretrizes Operacionais para a Educao Bsica nas Escolas do Campo As publicaes do selo A Casa de Asterion podem ser DON-EI: Diretrizes Operacionais Nacionais para livremente copiados digitalmente ou por fotocopiadoras. Educao Infantil No entanto, no podem ser vendidos. Os autores EaD: Educao a Distncia disponibilizam estas publicaes como esforo de EEI: Educao Escolar Indgena democratizao da informao e do conhecimento. EF: Ensino Fundamental

A LEGISLAO CURRICULAR BRASILEIRA

MARCOS CORDIOLLI

11

EI: Educao Infantil EJA: Educao de Jovens e Adultos EM: Ensino Mdio EPNEE: Educao de Pessoas com Necessidades Educativas Especiais EPNT: Ensino Profissional de Nvel Tcnico ER: Educao Regular Normal: [Formao de Docentes da Educao Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em nvel mdio, na modalidade Normal] OE: Orientaes Curriculares OEC: Orientaes Educacionais Complementares aos Parmetros Curriculares Nacionais PBII-EI: Parmetros Bsicos de Infra-estrutura para Instituies de Educao Infantil PCN: AC Adaptaes Curriculares para os Parmetros Curriculares Nacionais. PCN: Parmetros Curriculares Nacionais PCN-EF/AF: Ensino Fundamental Anos Finais PCN-EF/AI: Ensino Fundamental Anos Iniciais PCN-EM/MR: Ensino Mdio Modalidade Regular PNQ-EI: Parmetros Nacionais de Qualidade para a Educao Infantil. 2 Volumes. PROEJA: Programa nacional de integrao da educao profissional com a educao bsica na modalidade de educao de jovens e adultos RCN: Referenciais Curriculares Nacionais Referenciais Curriculares Nacionais AsRCN-EI: publicaes do selo A Casa de Asterion podem ser para a Educao Infantil livremente copiados digitalmente ou por fotocopiadoras. No entanto, no podem ser vendidos. Os autores disponibilizam estas publicaes como esforo de democratizao da informao e do conhecimento.

DOCUMENT OS OCUMENTOS UMA

CURRICULARES BRASILEIROS:

SOPA A DE SIGLAS SOP

A documentao curricular produzida no mbito do Ministrio da Educao e do Conselho Nacional de Educao so as seguintes: DCN Diretrizes Curriculares Nacionais DON - Diretrizes Operacionais Nacionais OE - Orientaes Curriculares OEC - Orientaes Educacionais Complementares aos Parmetros Curriculares Nacionais PCN Parmetros Curriculares Nacionais PCN:AC Adaptaes Curriculares PROEJA Programa nacional de integrao da educao profissional com a educao bsica na modalidade de educao de jovens e adultos RCN Referenciais Curriculares Nacionais As DCNs Diretrizes Curriculares Nacionais As Diretrizes Curriculares nacionais, as DCN so efetivamente os documentos revestidos de obrigatoriedade por fora de Lei As publicaes do selo A doutrinrias Casa de Asterion podem ser conjunto de definies sobre princpios, livremente copiados digitalmente ou por fotocopiadoras. fundamentos e procedimento da educao bsica, No entanto, no podem ser Os autores expressas pela Cmara de vendidos. Educao Bsica do disponibilizam Conselho Nacional estas publicaes de Educao, como que orientaro esforo as de escolas brasileiras dos sistemas de ensino na democratizao da informao e do conhecimento.
organizao, articulao, desenvolvimento e Art. 2 Diretrizes Curriculares Nacionais so o

A LEGISLAO CURRICULAR BRASILEIRA

MARCOS CORDIOLLI
12

13

avaliao de suas propostas pedaggicas. [CNE: Resoluo CEB n 2, 7/04/1998]

portanto no oficial, mas tem orientado muitos educadores nesta rea. A DCN das Relaes tnico-Raciais

A educao bsica est divida em modalidades, cada uma delas representa um tipo de escolarizao ofertada no Brasil. Para cada modalidade h uma Diretriz Curricular Nacional [DCN] para regulament-la. So as seguintes as modalidades da educao bsica no Brasil [esta a nomenclatura mais recente, que aparecem de forma diferente em alguns documentos aqui diferentes]:
Quadro 1: As modalidades da Educao Brasileira Educao Regular Educao Infantil Ensino Fundamental Ensino Mdio Educao Geral Ensino Mdio Ensino Profissionalizante Tcnico em Nvel Mdio Ensino Mdio Formao de professores na modalidade normal em nvel mdio Educao de Jovens e Adultos Educao de Pessoas com Necessidades Educativas Especiais

Nomeada formalmente de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao das Relaes tnico-Raciais e para o Ensino de Histria e Cultura Afro-Brasileira e Africana [DCN-ERE]. Foi instituda pela Resoluo N 1, de 17 de junho 2004 do Conselho Nacional de Educao seguindo as determinaes da Lei N 10.639, de 9 de janeiro de 2003 que alterou a LDB-EN. Os objetivos das DCN-ERE so definidos em art. 2:
Art. 2 [...] constituem-se de orientaes, princpios e fundamentos para o planejamento, execuo e avaliao da Educao, e tm por meta, promover a educao de cidados atuantes e conscientes no seio da sociedade multicultural e pluritnica do Brasil, buscando relaes tnico-sociais positivas, rumo construo de nao democrtica.

MARCOS CORDIOLLI

Educao a Distncia Educao Escolar Indgena

As DCN-ERE So diretrizes gerais para a educao bsica e superior [funcionando na forma transversal]. Esta DCN vem cumprir um papel importante ao normatizar aes necessrias para o combate ao racismo e aos preconceitos, ao mesmo tempo em que aponta orientaes pedaggicas que contribuem para superar o problema na escola e na sociedade. Educao Ambiental O MEC formulou na Secretaria de Educao Continuada, Alfabetizao e Diversidade um projeto de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao Ambiental, que foi encaminhado ao Conselho Nacional de Educao. Esta As publicaes do selo A Casana deCmara Asterion ser proposta ainda est em anlise depodem Educao livremente copiados digitalmente ou por fotocopiadoras. Bsica do CNE. No entanto, no podem ser vendidos. Os autores disponibilizam estas publicaes como esforo de democratizao da informao e do conhecimento.

A LEGISLAO CURRICULAR BRASILEIRA

O Ensino Religioso que tem espao garantido pela LDBAs publicaes do selo A diretriz Casa de Asterionoficial. podem ser EN, mas no possui uma curricular No livremente copiados digitalmente ou por fotocopiadoras. entanto, o Frum Nacional Permanente do Ensino No entanto, no podem vendidos. autores Religioso formulou umaser proposta de Os Diretrizes disponibilizam estas publicaes como esforo de Curriculares Nacionais para o Ensino Religioso, que, democratizao da informao e do conhecimento.

14

15

Os PCNs Parmetros Curriculares Nacionais Os Parmetros Curriculares Nacionais, os PCNs so documentos do MEC, no-obrigatrios, que apresentam os princpios educativos do governo federal e expressam um conjunto de propostas para a gesto do trabalho pedaggico em sala de aula. Isto aparece explicitamente em um parecer do Conselho Nacional de Educao [CNE].
1. Os PCN apresentam princpios educativos e uma proposta de articulao entre objetivos, contedos, orientaes didticas e critrios de avaliao, buscando contribuir pare o aperfeioamento da prtica pedaggica, sem criar novas disciplinas ou se revestir de carter de obrigatoriedade. [...] [Voto do Relator ao CEB-Par. 3/97, aprovado em 12/3/97 Parecer sobre os Parmetros Curriculares Nacionais].

terceiros e quartos ciclos] do Ensino Fundamental PCNs para a Educao Geral do Ensino Mdio. Os RCNs - Referenciais Curriculares Nacionais Os Referenciais Curriculares Nacionais [RCNs], so os documentos com a mesma funo dos PCNs, s que para os nveis no-obrigatrios da Educao Bsica. Foram publicados, portanto, os RCNs para: RCN para a Educao Infantil RCN para o Ensino Mdio: Educao Profissional Tcnica em Nvel Mdio As OEC - Orientaes Educacionais Complementares e as OE - Orientaes Curriculares O governo atual iniciou um processo de substituio dos PCNs, inicialmente para o Ensino Mdio. Num primeiro momento lanou OEC - Orientaes Educacionais Complementares, que so documentos de extenso aos Parmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Que posteriormente foram ampliados e publicados separadamente e com a denominao de OE Orientaes Curriculares. Estes documentos, at o momento, foram publicados apenas o Ensino Mdio. As PCN-AC Adaptaes Curriculares A educao de pessoas com necessidades educativas especiais [nomenclatura atual para a Educao Especial], como uma modalidade possui a Diretrizes Curriculares As publicaes selo A Casa de Asterion podem ser Nacionais para ado Educao Especial na Educao Bsica, livremente copiados digitalmente ou por fotocopiadoras. orienta a atuao dos educadores em escolas ou turmas No entanto, no ser vendidos. Os autores especializadas depodem atendimento das pessoas com disponibilizam estas publicaes necessidades educativas especiais. como esforo de democratizao da informao e do conhecimento.

E mais adiante o mesmo relator afirma que:


3. Os PCN resultam de uma ao legitima, de competncia privativa do MEC e se constituem, em uma proposio pedaggica, sem carter obrigatrio, que visa melhoria da qualidade do ensino fundamental e o desenvolvimento profissional do professor. nesta perspective que devem ser apresentados s Secretarias Estaduais, Municipais e s Escolas. [Voto do Relator ao CEB-Par. 3/97, aprovado em 12/3/97 Parecer sobre os Parmetros Curriculares Nacionais].

A LEGISLAO CURRICULAR BRASILEIRA

MARCOS CORDIOLLI

Os PCNs forma apresentados para os nveis obrigatrios da Educao Bsica sendo, ao todo, trs conjuntos de documentos: As publicaes do selo A Casa de Asterion podem ser PCNs para os Anos Iniciais [1 fotocopiadoras. -4/5 sries ou livremente copiados digitalmente ou por primeiro e segundo ciclo] No entanto, no podem ser vendidos. do Os Ensino autores Fundamental disponibilizam estas publicaes como esforo de democratizao daos informao e do conhecimento. PCNs para Anos Finais [5-8/6-9 sries ou

16

17

Com objetivo fazer a mediao com os Parmetros Curriculares Nacionais da modalidade regular, o MEC instituiu as Articulaes Curriculares. Estas Articulaes Curriculares apresentam proposies de objetivos, contedos, orientaes didticas e critrios de avaliao orientando formas de gesto do trabalho pedaggico em sala de aula com educandos em situao de incluso. O Ensino Mdio O Ensino Mdio possui trs modalidades. A Educao Regular, a Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio - EPT-NM [o antigo Ensino Profissional de Nvel Tcnico EPNT] e a Normal [Formao de Docentes da Educao Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em nvel mdio, na modalidade Normal]. Para cada uma delas tem-se as DCNs, para Modalidade Regular, tem-se um PCN, para EPT-NM, um RCN.

LEGISLAO

CURRICULAR BRASILEIRA

A legislao curricular brasileira possui interferncias de vrios tipos. Mas cabe observar que: As Diretrizes Curriculares Nacionais so aprovadas pela Cmara de Educao Bsica [CEB] do Conselho Nacional de Educao [CNE]. Toda DCN aprovada possui tambm um parecer de um dos conselheiros, os quais tambm recomendo a leitura, pois ajuda a compreender os fundamentos dos textos legais. E, em algumas, situaes ajudam a compreender os sentidos das proposies. Os PCN e RCN, embora documentos indicativos, tambm foram analisado pelo CNE e tiveram pareceres aprovados.

A LEGISLAO CURRICULAR BRASILEIRA

As Relaes tnico-Raciais na Educao Bsica As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao das Relaes tnico-Raciais e para o Ensino de Histria e Cultura Afro-Brasileira e Africana [DCN-RERE] foram determinadas pela Lei n 10.639/2003 e institudas pelo Conselho Pleno do Conselho Nacional de Educao [CNE] pela resoluo CNE/CP 03/2004. Posteriormente o Conselho Nacional de Educao aprovou outro parecer determinando a abrangncia da lei. As publicaes do selo A Casa de Asterion podem ser livremente copiados digitalmente ou por fotocopiadoras. No entanto, no podem ser vendidos. Os autores disponibilizam estas publicaes como esforo de democratizao da informao e do conhecimento. As publicaes do selo A Casa de Asterion podem ser livremente copiados digitalmente ou por fotocopiadoras. No entanto, no podem ser vendidos. Os autores disponibilizam estas publicaes como esforo de democratizao da informao e do conhecimento.

MARCOS CORDIOLLI
18

19

Quadro 2: DCN-RERE. Pareceres. BRASIL. Ministrio da Educao. Conselho Nacional de Educao. Conselho Pleno. Parecer CNE/CP n. 3, de 10 de maro de 2004 - Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao das Relaes tnicoRaciais e para o Ensino de Histria e Cultura AfroBrasileira e Africana. Aprovado em 10/03/2004. BRASIL. Ministrio da Educao. Conselho Nacional de Educao. Conselho Pleno. Parecer CNE/CEB n 2/ 2007, de 31 de janeiro de 2007 - Parecer quanto abrangncia das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao das Relaes tnico-Raciais e para o Ensino de Histria e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Aprovado em 31/01/2007.

Educao Ambiental Secretaria de Educao Continuada, Alfabetizao e Diversidade do MEC, encaminhou para o Conselho Nacional de Educao a proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao Ambiental. Esta proposta ainda est em anlise na Cmara de Educao Bsica do CNE.
Quadro 5: DCNs: Educao Ambiental. Projeto. BRASIL. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Continuada, Alfabetizao e Diversidade. Diretoria de Educao Integral, Direitos Humanos e Cidadania. Coordenao-Geral de Educao Ambiental. Proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao Ambiental

Quadro 3: DCN-RERE. Resoluo. BRASIL. Ministrio da Educao. Conselho Nacional de Educao. Conselho Pleno. Resoluo CNE/CP 03/ 2004 de 17 de junho de 2004 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao das Relaes tnico-Raciais e para o Ensino de Histria e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Aprovado em 17/06/2004.

A Modalidade Regular da Educao Infantil

A LEGISLAO CURRICULAR BRASILEIRA

Os conjunto de documentos curriculares bsicos para a Educao Infantil composto pela suas DCN-EI, pelos RCN-EI, pelas DON-EI e pelos Subsdios para credenciamento e funcionamento de instituies de Educao Infantil

MARCOS CORDIOLLI

Quadro 4: DCN-RERE. A lei. BRASIL. Lei n 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educao nacional, para incluir no currculo oficial da Rede de Ensino a As publicaes do selo A Casa de Asterion podem obrigatoriedade da temtica Histria e Cultura Afro- ser livremente copiados digitalmente ou por fotocopiadoras. Brasileira, e d outras providncias. [2003].

No entanto, no podem ser vendidos. Os autores disponibilizam estas publicaes como esforo de democratizao da informao e do conhecimento. 20

As publicaes do selo A Casa de Asterion podem ser livremente copiados digitalmente ou por fotocopiadoras. No entanto, no podem ser vendidos. Os autores disponibilizam estas publicaes como esforo de democratizao da informao e do conhecimento.

21

Quadro 6: Documentos curriculares bsicos para a Educao Infantil. DCN-EI: Diretrizes Curriculares Nacionais para Educao Infantil Parecer do CEB/CNE Resoluo do CEB/CNE DON-EI: Diretrizes Operacionais Nacionais para Educao Infantil Parecer do CEB/CNE Resoluo do CEB/CNE RCN-EI: Referenciais Curriculares Nacionais para a Educao Infantil Parecer do CEB/CNE Publicao do MEC Subsdios para credenciamento e funcionamento de instituies de Educao Infantil Parecer do CEB/CNE Publicao do MEC Parmetros Bsicos de Infra-estrutura para Instituies de Educao Infantil Publicao do MEC Parmetros Nacionais de Qualidade para a Educao Infantil. Publicao do MEC

de Educao Bsica do Conselho Nacional de Educao [CNE].


Quadro 7: DCNs. Educao Infantil. Parecer. BRASIL. Ministrio da Educao. Conselho Nacional de Educao. Cmara de Educao Bsica. Parecer do CEB/CNE Diretrizes Curriculares Nacionais para Educao Infantil. Relator[a]: Regina Alcntara de Assis. Processo n: 23001.000196/98-32. Parecer n: CEB 022/98. Aprovado em: 17/12/98.

A instituio do DCN-EF ocorreu por resoluo do Conselho Nacional de Educao [CNE].


Quadro 8: DCNs. Educao Infantil. Resoluo. BRASIL. Ministrio da Educao. Conselho Nacional de Educao. Cmara de Educao Bsica. CEB/CNE 1/ 99 institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao Infantil. Dirio Oficial da Unio, Braslia, 13 de abril de 1999. Seo 1, p. 18.

A LEGISLAO CURRICULAR BRASILEIRA

Os RCNs para Educao Infantil Os RCNs para Educao Infantil uma publicao do MEC, mas que tem um parecer da Cmara de Educao Bsica do Conselho Nacional de Educao [CNE].

MARCOS CORDIOLLI

Poltica Nacional de Educao Infantil: pelo direito das crianas de zero a seis anos Educao. 2006 Publicao do MEC

A para Educao Infantil AsDCN publicaes do selo A Casa de Asterion podem ser livremente copiados digitalmente ou por fotocopiadoras. No entanto,Infantil no podem ser vendidos. autores A Educao na modalidade regularOs possui uma disponibilizam estas publicaes como esforo de DCN, que est fundamentado num parecer da Cmara democratizao da informao e do conhecimento.

As publicaes do selo A Casa de Asterion podem ser livremente copiados digitalmente ou por fotocopiadoras. No entanto, no podem ser vendidos. Os autores disponibilizam estas publicaes como esforo de democratizao da informao e do conhecimento.

22

23

Quadro 9: RCNs. Educao Infantil. Parecer. BRASIL. Ministrio da Educao. Conselho Nacional de Educao. Cmara de Educao Bsica. Parecer n: CEB 002/99 sobre os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educao Infantil. Relatora: Regina Alcntara de Assis. Processo n: 23001.000196/98-32. Parecer n: CEB 002/99. Aprovado em: 29/01/99.

Quadro 12: DONs. Educao Infantil. Parecer. BRASIL. Ministrio da Educao e do Desporto. Secretaria de Educao Fundamental. Diretrizes Operacionais Nacionais para Educao Infantil. Braslia: 2000.

A Publicao do RCN-EI foi promovida pelo MEC em 3 volumes.


Quadro 10: RCNs. Educao Infantil. Publicao. BRASIL. Ministrio da Educao e do Desporto. Secretaria de Educao. Fundamental. Referencial curricular nacional para a educao infantil. Braslia: MEC/SEF, 1998. 3v.

Subsdios para credenciamento e funcionamento de instituies de Educao Infantil O MEC publicou tambm um caderno de subsdios para credenciamento e funcionamento de instituies de Educao Infantil. Este caderno rene informaes de diversos tipos sobre os procedimentos para organizao de instituio escolar de Educao Infantil.
Quadro 13: Subsdios para credenciamento e funcionamento de instituies de Educao Infantil. Publicao.

A LEGISLAO CURRICULAR BRASILEIRA

As DONs para Educao Infantil A educao infantil, por ser uma etapa no compulsria [no-obrigatria] da educao brasileira possui uma DONEI: Diretrizes Organizacionais Nacionais para a Educao Infantil. Tratam basicamente dos recursos materiais e espaos fsicos para as instituies de Educao Infantil.
Quadro 11: DONs. Educao Infantil. Parecer. BRASIL. Ministrio da Educao. Conselho Nacional de Educao. Cmara de Educao Bsica. Parecer N: As publicaes do selo A Casa de Asterion podem ser 04/2000 sobre as Diretrizes Operacionais Nacionais livremente copiados digitalmente ou por fotocopiadoras. para Educao Infantil. Relator: Antenor Manoel No entanto, no podem ser vendidos. Os autores Naspolini. Processo n: 23001.000061/2000-71. disponibilizam estas publicaes como esforo de Parecer N: 04/2000. Aprovado em: 16/02/2000.

MARCOS CORDIOLLI

BRASIL. Ministrio da Educao e do Desporto. Secretaria de Educao Fundamental. Departamento de Poltica da Educao Fundamental. CoordenaoGeral de Educao Infantil. Subsdios para credenciamento e funcionamento de instituies de Educao Infantil. Braslia, 1998. 2 v.

Parmetros Bsicos de Infra-estrutura para Instituies de Educao Infantil As publicaes do selo A Casa de Asterion podem ser Recentemente o MEC publicou os Parmetros Bsicos livremente copiados digitalmente ou por fotocopiadoras. de Infra-estrutura para Instituies de Educao Infantil No entanto, no podem ser vendidos. Os autores que apresenta normas diversas para instituies escolares disponibilizam estas publicaes como esforo de que ofertam esta modalidade. democratizao da informao e do conhecimento.

democratizao da informao e do conhecimento. 24

25

Quadro 14: PBIE. Educao Infantil. Publicao. Brasil. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Bsica. Parmetros bsicos de infra-estrutura para instituies de educao infantil. Braslia : MEC, SEB, 2006. 45 p. : il. [Volume e Encarte]

Quadro 16: Poltica Nacional de Educao Infantil. Publicao. Brasil. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Bsica. Poltica Nacional de Educao Infantil: pelo direito das crianas de zero a seis anos educao. Braslia: MEC, SEB, 2006. 32 p.

Parmetros Nacionais de Qualidade para a Educao Infantil, Nesta mesma perspectiva apresentou tambm os Parmetros Nacionais de Qualidade para a Educao Infantil, em 2 Volumes.
Quadro 15: PNQ. Educao Infantil. Publicao. Brasil. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Bsica. Parmetros nacionais de qualidade para a educao infantil/Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Bsica Braslia. DF. 2 v.

Modalidade Regular do Ensino Fundamental O Ensino Fundamental possui uma DCN para os nove anos, mas dois PCNs, um para os anos iniciais e outro para os finais.
Quadro 17: Documentos curriculares bsicos para o Ensino Fundamental. DCN-EF: Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental Parecer do CEB/CNE Resoluo do CEB/CNE PCN-EF/AI: Ensino Fundamental Anos Iniciais Parecer do CEB/CNE Publicao do Mec PCN-EF/AF - Ensino Fundamental Anos Finais Parecer do CEB/CNE Publicao do Mec

A LEGISLAO CURRICULAR BRASILEIRA

Poltica Nacional de Educao Infantil

MARCOS CORDIOLLI

O MEC tambm publicou a Poltica Nacional de Educao Infantil: pelo direito das crianas de zero a seis anos Educao, em 2006. Neste documento esto formalizadas as propostas da ao do ministrio para esta modalidade.

As publicaes do selo A Casa de Asterion podem ser livremente copiados digitalmente ou por fotocopiadoras. No entanto, no podem ser vendidos. Os autores disponibilizam estas publicaes como esforo de democratizao da informao e do conhecimento.

As publicaes DCNs para oselo Ensino Fundamental As do A Casa de Asterion podem ser livremente copiados digitalmente ou por fotocopiadoras. No entanto, no podem ser vendidos. Os As Diretrizes Curriculares Nacionais para o autores Ensino disponibilizam estas publicaes como esforo Fundamental foram discutidas e analisadas na Cmara de democratizao da informao e do conhecimento.

26

27

Educao Bsica do Conselho Nacional de Educao. Neste processo foi aprovada e recebeu um parecer.
Quadro 18: DCNs. Ensino Fundamental. Parecer. BRASIL. Ministrio da Educao. Conselho Nacional de Educao. Cmara de Educao Bsica. Parecer n: CEB 04/98: Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Relatora: Regina Alcntara de Assis. Aprovado em: 29/01/98.

Os PCN-EF/AI foram publicados em 10 volumes, sendo que de introduo, cinco para as seis reas do conhecimento [geografia e histria compartilham o mesmo volume]. Quatro volumes tratam dos seis temas transversais, sendo que o Temas Locais apenas referenciado sem possuir um texto de fundamentao. O volume 8 tambm inclui Apresentao dos Temas Transversais.
Quadro 21: PCNs. Anos iniciais do Ensino Fundamental. A organizao da publicao. Volume 1 - Introduo

Quadro 19: DCNs. Ensino Fundamental. Resoluo. BRASIL. Ministrio da Educao. Conselho Nacional de Educao. Cmara de Educao Bsica. Resoluo CNE/CEB 02/98: institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Aprovado em: 07/04/1998. Dirio Oficial da Unio, Braslia, 15 de abril de 1998. Seo 1, p. 31.

Volume 2 - Lngua Portuguesa Volume 3 - Matemtica Volume 4 - Cincias Naturais Volume 5 - Histria e Geografia Volume 6 - Arte Volume 7 - Educao Fsica

A LEGISLAO CURRICULAR BRASILEIRA

Os PCNs para o Ensino Fundamental Os Parmetros Curriculares Nacionais (PCNs) provocaram grandes impactos nas escolas, pois so documentos muito volumosos e foram distribudos em belas impresses.
Quadro 20: PCNs. Anos iniciais do Ensino Fundamental. Publicao. BRASIL. Ministrio da Educao e do Desporto. As publicaes do selo A Casa de Asterion podem ser Secretaria de Educao. Fundamental. livremente copiados digitalmente ou porParmetros fotocopiadoras. Curriculares Nacionais [Anos Iniciais do Ensino No entanto, no podem ser vendidos. Os autores Fundamental]. Braslia: MEC/SEF, 1997. 10 v. disponibilizam estas publicaes como esforo de

Volume 8 - Apresentao dos Temas Transversais e tica Volume 9 - Meio Ambiente e Sade Volume 10 - Pluralidade Cultural e Orientao Sexual

MARCOS CORDIOLLI

democratizao da informao e do conhecimento. 28

Os Parmetros Curriculares Nacionais para Ensino Fundamental foram analisados pela Cmara de Educao Bsica do Conselho Nacional de Educao e receberam um publicaes parecer favorvel. As do selo A Casa de Asterion podem ser livremente copiados digitalmente ou por fotocopiadoras. No entanto, no podem ser vendidos. Os autores disponibilizam estas publicaes como esforo de democratizao da informao e do conhecimento.

29

Quadro 22: PCNs. Anos iniciais do Ensino Fundamental. Parecer. BRASIL. Ministrio da Educao. Conselho Nacional de Educao. Cmara de Educao Bsica. Parecer n: CEB/CNE 03/97 sobre os Parmetros Curriculares Nacionais. Relatores: Edla de Arajo Lira Soares; Fbio Luiz Marinho Aidar; Hermengarda Alves Ludke; Regina Alcantara de Assis. Processo n: 23001.000102/97-16. Aprovado em: 12/3/97

Quadro 24: PCNs. Anos finais do Ensino Fundamental. A organizao da publicao. Introduo aos PCNs Blocos de Contedo Lngua Portuguesa Matemtica Cincias Naturais Geografia Histria Arte Educao Fsica Lngua Estrangeira Temas Transversais Apresentao dos Temas Transversais Pluralidade Cultural Meio Ambiente Sade Orientao Sexual Trabalho e Consumo

Para os anos finais do ensino fundamental [atualmente do quinto ao oitavo ano] o MEC publicou outro conjunto de PCNs.
Quadro 23: PCNs. Anos finais do Ensino Fundamental. Publicao. BRASIL. Ministrio da Educao e do Desporto. Secretaria de Educao. Fundamental. Parmetros Curriculares Nacionais: Terceiros e quartos ciclos do ensino fundamental. Braslia: MEC/SEF, 1998.

A LEGISLAO CURRICULAR BRASILEIRA

A modalidade regular do Ensino Mdio Os volumes dos PCNs para os anos finais do ensino fundamental contm um texto introdutrio e blocos de contedos para Lngua Portuguesa , Matemtica , Cincias Naturais , Geografia , Histria , Arte , Educao Fsica , Lngua Estrangeira. Para os temas transversais, alm dos tratados da tratados pelo PCN-EF/AI (tica, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Sade e Orientao Sexual) inclui o Trabalho e Consumo. As publicaes do selo A Casa de Asterion podem ser livremente copiados digitalmente ou por fotocopiadoras. No entanto, no podem ser vendidos. Os autores disponibilizam estas publicaes como esforo de democratizao da informao e do conhecimento.

MARCOS CORDIOLLI

O ensino mdio alm das DCNs e PCNs como no ensino fundamental, tambm teve publicaes de OECs e OC. Aumentando o volume de documentos e proposies.

As publicaes do selo A Casa de Asterion podem ser livremente copiados digitalmente ou por fotocopiadoras. No entanto, no podem ser vendidos. Os autores disponibilizam estas publicaes como esforo de democratizao da informao e do conhecimento.

30

31

Quadro 25: Documentos curriculares bsicos para o Ensino Mdio. DCN-EM: Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Mdio Parecer do CEB/CNE Resoluo do CEB/CNE PCN-EM: Parmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Mdio Publicao do Mec Orientaes Educacionais Complementares aos Parmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Mdio Publicao do Mec Orientaes Curriculares para o Ensino Mdio Publicao do Mec

A resoluo que fixou as das Diretrizes Curriculares Nacionais para a modalidade regular do Ensino Mdio foi aprovada em 1998,
Quadro 27: DCNs. Ensino Mdio, modalidade regular. Resoluo. BRASIL. Ministrio da Educao. Conselho Nacional de Educao. Cmara de Educao Bsica. Resoluo CEB n 3. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Mdio. Aprovado em 26/06/1998.

Os PCNs para Ensino Mdio Regular Os Parmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Mdio foram publicados pelo MEC em 2.000 e distribudos em quatro volumes para as instituies escolares de todo o Brasil.
Quadro 28: PCNs. Ensino Mdio, modalidade regular. Publicao. BRASIL. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Mdia e Tecnolgica. Parmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Mdio. Braslia: 2000. 4 v.

As DCNs para Ensino Mdio Regular

A LEGISLAO CURRICULAR BRASILEIRA

O Ensino Mdio possui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Mdio [DCN-EM] foram publicadas em 1998. O parecer foi aprovado com relatrio da Conselheira Guiomar Namo de Mello.

MARCOS CORDIOLLI

Quadro 26: DCNs. Ensino Mdio, modalidade regular. Parecer. BRASIL. Ministrio da Educao. Conselho Nacional de Educao. Cmara de Educao Bsica. Parecer CEB 15/98 sobre Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Mdio. Relatora: Conselheira Guiomar Namo de As publicaes do selo A Casa de Asterion podem Mello. Processo: 23001.000309/97-46. Aprovado em ser 01/06/98. livremente copiados digitalmente ou por fotocopiadoras.

No entanto, no podem ser vendidos. Os autores disponibilizam estas publicaes como esforo de democratizao da informao e do conhecimento. 32

As publicaes do selo A Casa de Asterion podem ser livremente copiados digitalmente ou por fotocopiadoras. No entanto, no podem ser vendidos. Os autores disponibilizam estas publicaes como esforo de democratizao da informao e do conhecimento.

33

Quadro 29: PCNs. Ensino Mdio, modalidade regular. Organizao da publicao. Parte I - Bases Legais Parte II - Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias Parte III - Cincias da Natureza, Matemtica e suas Tecnologias Parte IV - Cincias Humanas e suas Tecnologias

Quadro 30: PCNs-OECs. Ensino Mdio, modalidade regular. Publicao. Brasil. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Bsica. Orientaes Educacionais Complementares aos Parmetros Curriculares Nacionais: Linguagens, cdigos e suas tecnologias. Braslia: 2004. Brasil. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Bsica. Orientaes Educacionais Complementares aos Parmetros Curriculares Nacionais: Cincias da natureza, matemtica e suas tecnologias. Braslia: 2004. Brasil. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Bsica. Orientaes Educacionais Complementares aos Parmetros Curriculares Nacionais: Cincias humanas e suas tecnologias. Braslia: 2004.

A OEC para Ensino Mdio Regular Em 2004, o Mec publicou as Orientaes Educacionais Complementares (OEC) aos Parmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Mdio. E como os PCNs este documento foi fruto do trabalho de um grande nmero de especialistas em educao. As OEC tem por objetivo, tratar de temas que no foram abordados pelos PCNs e aprofundar alguns outros. Foram publicas em trs volumes, mantendo a estrutura de reas disciplinares indicada nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Mdio regular: a de Linguagens, cdigos; cincias humanas e cincias da natureza e matemtica.

O MEC, em 2006, continuando os trabalhos das OEC, publicou as Orientaes Curriculares para o Ensino Mdio. Este documento vem ocupar o funo dos PCNs como indicador das propostas pedaggicas do governo federal para o Ensino Mdio. Tambm foi publicado em trs volumes, seguindo o padro dos PCNs, das OECs e as indicaes das DCNs.

A LEGISLAO CURRICULAR BRASILEIRA

MARCOS CORDIOLLI

As publicaes do selo A Casa de Asterion podem ser livremente copiados digitalmente ou por fotocopiadoras. No entanto, no podem ser vendidos. Os autores disponibilizam estas publicaes como esforo de democratizao da informao e do conhecimento.

As publicaes do selo A Casa de Asterion podem ser livremente copiados digitalmente ou por fotocopiadoras. No entanto, no podem ser vendidos. Os autores disponibilizam estas publicaes como esforo de democratizao da informao e do conhecimento.

34

35

Quadro 31: OCs. Ensino Mdio, modalidade regular. Publicao. Brasil. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Bsica. Orientaes Curriculares para o Ensino Mdio: Linguagens, cdigos e suas tecnologias. Braslia: 2006. 239 p. (Orientaes curriculares para o ensino mdio; volume 1) Brasil. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Bsica. Orientaes Curriculares para o Ensino Mdio: Cincias da natureza, matemtica e suas tecnologias. Braslia: 2006. 135 p. (Orientaes curriculares para o ensino mdio; volume 2) Brasil. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Bsica. Orientaes Curriculares para o Ensino Mdio: Cincias humanas e suas tecnologias. Braslia: 2006. 133 p. (Orientaes curriculares para o ensino mdio ; volume 3)

Quadro 32: DCNs. Ensino Profissional de Nvel Tcnico (EPNT). Pareceres. Brasil. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Bsica. Parecer N 16/99-CNE-CEB, de 05 de outubro de 1999 sobre Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao Profissional de Nvel Tcnico. Aprovada em 05/10/1999. Brasil. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Bsica. Parecer N 10/00-CNE-CEB, de 05/04/2000 que determina providncias do CNE/CEB para orientar os Conselhos Estaduais de Educao sobre procedimentos para implantar a Educao Profissional de Nvel Tcnico. Aprovado em 05/04/2000.

Quadro 33: DCNs. Ensino Profissional de Nvel Tcnico (EPNT). Resoluo. Brasil. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Bsica. Resoluo N 04/99-CNE-CEB, de 08 de dezembro de 1999 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao Profissional de Nvel Tcnico. Aprovado em 08/12/1999.

A modalidade profissionalizante do Ensino Mdio: Educao Profissional de Nvel Tcnico O Ensino Mdio possui outras duas modalidades alm da regular: a de Educao Profissional de Nvel Tcnico (EPNT) e a Normal (para formao de educadores em nvel mdio, o antigo magistrio). O Ensino Profissional de Nvel Tcnico possui as suas diretrizes curriculares nacionais aprovadas pelo Conselho Nacional de Educao, com um parecer e uma resoluo. Tambm possui peso significativo o parecer do CNE orientando os Conselhos Estaduais de Educao sobre As do selo A Casa de Asterionda podem ser os publicaes procedimentos para a impantao Ensino livremente copiados digitalmente ou por fotocopiadoras. Profissional de Nvel Tcnico. No entanto, no podem ser vendidos. Os autores disponibilizam estas publicaes como esforo de democratizao da informao e do conhecimento.

A LEGISLAO CURRICULAR BRASILEIRA

MARCOS CORDIOLLI

O Ensino Profissional de Nvel Tcnico tambm possui Referenciais Curriculares Nacionais, tendo uma publicao de introduo para todos os cursos. O MEC tambm publicou volumes especficos para diversos cursos como podemos verificar no quadro a seguir.

As publicaes do selo A Casa de Asterion podem ser livremente copiados digitalmente ou por fotocopiadoras. No entanto, no podem ser vendidos. Os autores disponibilizam estas publicaes como esforo de democratizao da informao e do conhecimento.

36

37

Quadro 34: RCNs. Ensino Profissional de Nvel Tcnico (EPNT). Publicaes. Brasil. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Mdia e Tecnolgica. Educao profissionalizante. Referenciais Curriculares Nacionais para o Ensino Profissional de Nvel Tcnico. Braslia: 2000. [Diversos volumes].

A modalidade Normal do Ensino Mdio O Normal uma modalidade do Ensino Mdio com foco especfico na formao de professores. um dos cursos profissionalizantes clssicos do Brasil, mas que tende a extino em funo da legislao que pretende que a formao docente seja efetivada apenas na educao superior.
Quadro 36: DCNs. Formao de Professores em Nvel Mdio. Parecer. BRASIL. Ministrio da Educao. Conselho Nacional de Educao. Cmara de Educao Bsica. Parecer CEB n: 1/99 sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formao de professores na modalidade normal em nvel mdio. Relator(a) Conselheiro(a): Edla de Arajo Lira Soares. Processo n: 23001.000037/99-18. Aprovado em:29/1/99

MARCOS CORDIOLLI

Quadro 35: RCNs. Ensino Profissional de Nvel Tcnico (EPNT). Organizao das publicaes. Introduo Agropecuria Comunicao Construo Civil Gesto Indstria Informtica Lazer desenvolvimento social Minerao Qumica Sade Transportes Artes Comercio Design Geomtica Imagem Pessoal Meio Ambiente Recursos Pesqueiros Telecomunicaes Turismo e Hospedagem

A LEGISLAO CURRICULAR BRASILEIRA

Quadro 37: DCNs. Formao de Professores em Nvel Mdio. Resoluo. BRASIL. Ministrio da Educao. Conselho Nacional de Educao. Cmara de Educao Bsica. Resoluo CEB n 2: institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formao de Docentes da Educao Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em nvel mdio, na modalidade Normal. Aprovada em de 19 de abril de 1999.

As publicaes do selo A Casa de Asterion podem ser livremente copiados digitalmente ou por fotocopiadoras. No entanto, no podem ser vendidos. Os autores disponibilizam estas publicaes como esforo de democratizao da informao e do conhecimento.

As publicaes do selo A Casa de Asterion podem ser livremente copiados digitalmente ou por fotocopiadoras. No entanto, no podem ser vendidos. Os autores disponibilizam estas publicaes como esforo de democratizao da informao e do conhecimento.

38

39

A modalidade de Educao de Jovens e Adultos na Educao Bsica A Educao de Jovens e Adultos (EJA) uma modalidade da Educao Brasileira, que est regulamentada por Diretrizes Curriculares Nacionais especficas. E o relator das DCNs, recomenda em seus parecer, a utilizao dos PCNs da modalidade regular.
Quadro 38: DCNs. Educao de Jovens e Adultos. Parecer. BRASIL. Ministrio da Educao. Conselho Nacional de Educao. Cmara de Educao Bsica. Parecer CEB n:11/2000 sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao de Jovens e Adultos. Relator Conselheiro: Carlos Roberto Jamil Cury. Processo n: 23001.000040/2000-55. Aprovado em: 10/5/000.

Quadro 40: ProEJA. Ensino Fundamental. Publicao. BRASIL. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Profissional e Tecnolgica. PROEJA: Programa nacional de integrao da educao profissional com a educao bsica na modalidade de educao de jovens e adultos. Formao Inicial e Continuada / Ensino Fundamental. Documento Base. Braslia, 2007.

Quadro 41: O ProEJA. Ensino Mdio. Publicao. BRASIL. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Profissional e Tecnolgica. PROEJA: Programa nacional de integrao da educao profissional com a educao bsica na modalidade de educao de jovens e adultos. Formao Inicial e Continuada / Ensino Mdio. Documento Base. Braslia, 2007.

A LEGISLAO CURRICULAR BRASILEIRA

Quadro 39: DCNs. Educao de Jovens e Adultos. Resoluo. BRASIL. Ministrio da Educao. Conselho Nacional de Educao. Cmara de Educao Bsica. Resoluo CNE/CEB N 1 que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao e Jovens e Adultos. Aprovada em 5 de julho de 2000. Publicada no Dirio Oficial da Unio de 19/7/2000, Seo 1, p. 18. Quadro 42: O ProEJA. Educao Escolar Indgena. Publicao. BRASIL. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Profissional e Tecnolgica. PROEJA: Programa nacional de integrao da educao profissional com a educao bsica na modalidade de educao de jovens e adultos. Educao profissional e tecnolgica integrada educao escolar indgena. . Documento Base. Braslia, 2007.

MARCOS CORDIOLLI

O MEC lanou, em 2007, trs programas visando a As publicaes do selo profissional A Casa de Asterion podem ser integrao da educao e tecnolgica com a livremente copiados digitalmente ou por fotocopiadoras. EJA. Os programas so para promover esta integrao No entanto, no podem ser vendidos. Oseducao autores no ensino fundamental, no ensino mdio e na disponibilizam estas publicaes como esforo de escolar indgena. democratizao da informao e do conhecimento.

As publicaes do selo A Casa de Asterion podem ser livremente copiados digitalmente ou por fotocopiadoras. No entanto, no podem ser vendidos. Os autores disponibilizam estas publicaes como esforo de democratizao da informao e do conhecimento.

40

41

A Modalidade de Educao de Pessoas com Necessidades Educativas Especiais A educao de pessoas com necessidades educativas especiais, a educao especial, tambm uma modalidade no ensino fundamental e mdio. Para regulament-la foi instituda as Diretrizes Nacionais para a Educao Especial na Educao Bsica, pelo Conselho Nacional de Educao.
Quadro 43: DCNs: Educao Especial na Educao Bsica. Parecer. BRASIL. Ministrio da Educao. Conselho Nacional de Educao. Cmara de Educao Bsica. Parecer CNE/ CEB n.: 17/2001 sobre as Diretrizes Nacionais para a Educao Especial na Educao Bsica. Relatores: Kuno Paulo Rhoden e Sylvia Figueiredo Gouva. Processo N.: 23001-000184/2001-92. Aprovado em: 03 de julho de 2001.

de uma estratgia para educao de alunos com necessidades especiais.


Quadro 45: DCNs: Educao Especial na Educao Bsica. Resoluo. BRASIL. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Fundamental. Secretaria de Educao Especial. Parmetros curriculares nacionais: Adaptaes Curriculares - Estratgia para a educao de alunos com necessidades educativas especiais.

Braslia: 1998. 62 p.

Modalidade de Educao a Distncia O Conselho Nacional de Educao aprovou parecer fixando Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao a Distncia no Ensino Mdio e para Educao de Jovens e Adultos. Mas a resoluo no foi aprovada em funo de recursos judiciais movido por instituies educacionais.
Quadro 46: DCNs. Educao a Distncia. Parecer. BRASIL. Ministrio da Educao. Conselho Nacional de Educao. Cmara de Educao Bsica. Parecer n.: CEB 41/2002: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao a Distncia na Educao de Jovens e Adultos e para a Educao Bsica na etapa do Ensino Mdio. Relator: Sylvia Figueiredo Gouva. Processo n.: 23001.000232/2002-23. Aprovado em: 02 de dezembro de 2002.

A LEGISLAO CURRICULAR BRASILEIRA

Quadro 44: DCNs: Educao Especial na Educao Bsica. Resoluo.

MARCOS CORDIOLLI

BRASIL. Ministrio da Educao. Conselho Nacional de Educao. Cmara de Educao Bsica. Resoluo CNE/CEB N 2 que institui Diretrizes Nacionais para a Educao Especial na Educao Bsica. Aprovada em 11 de setembro de 2001. Dirio Oficial da Unio, Braslia, 14 de setembro de 2001. Seo 1E, p. 39-40.

As publicaes do selo A Casa de Asterion podem ser livremente copiados digitalmente ou por fotocopiadoras. O MEC tambm publicou Adaptaes Curriculares para No entanto, no podem ser vendidos. Os autores os Parmetros Curriculares Nacionais no ensino disponibilizam estas publicaes comoa esforo de fundamental. Esta publicao apresentava proposio democratizao da informao e do conhecimento.

As publicaes do selo A Casa de Asterion podem ser livremente copiados digitalmente ou por fotocopiadoras. No entanto, no podem ser vendidos. Os autores disponibilizam estas publicaes como esforo de democratizao da informao e do conhecimento.

42

43

A modalidade da Educao Escolar Indgena A educao indgena uma modalidade no ensino fundamental e mdio, que oferta educao em lngua materna e caractersticas especiais para a formao de professores e a instalao das escolas. Para regular esta modalidade, foi instituda a Diretrizes Nacionais para o funcionamento das escolas indgenas, mas que no parecer era nominada de Diretrizes Curriculares Nacionais da Educao Escolar.
Quadro 47: DCNs. Educao Escolar Indgena. Resoluo. BRASIL. Ministrio da Educao. Conselho Nacional de Educao. Cmara de Educao Bsica. Parecer n 14/99 sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educao Escolar Indgena. Relatores: Kuno Paulo Rhoden, S.J. (Pe.). Processo: 23001-000197/98-03 e 23001-000263/98-28. Aprovado em 14 de setembro de 1999.

O Mec publicou, em 1998, o Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indgenas, correspondente aos demais PCNs e RCNs.
Quadro 49: DCNs. Educao Escolar Indgena. Resoluo. BRASIL. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Fundamental. Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indgenas. Braslia: 1998

As Escolas do Campo A educao no campo foi regulamentada em suas especificidades por Diretrizes Operacionais, aprovadas pelo Conselho Nacional de Educao em 2001.
Quadro 50: DCNs. Escolas do Campo. Parecer. BRASIL. Ministrio da Educao. Conselho Nacional de Educao. Cmara de Educao Bsica. Parecer n 36/01-CNE-CEB: Diretrizes Operacionais para a Educao Bsica nas Escolas do Campo. Relatora: Edla de Arajo Lira Soares. Aprovada em 04 de dezembro de 2001.

A LEGISLAO CURRICULAR BRASILEIRA

MARCOS CORDIOLLI

Quadro 48: DCNs. Educao Escolar Indgena. Resoluo. BRASIL. Ministrio da Educao. Conselho Nacional de Educao. Cmara de Educao Bsica. Resoluo CEB N 3: fixa Diretrizes Nacionais para o funcionamento das escolas indgenas e d outras providncias. Aprovada em 10 de novembro de 1999. Publicada no Dirio Oficial da Unio, Braslia, 17 de novembro de 1999. Seo 1, p. 19. As publicaes do selo A Casa de Asterion podem ser

Quadro 51: DCNs. Escolas do Campo. Resoluo. BRASIL. Ministrio da Educao. Conselho Nacional de Educao. Cmara de Educao Bsica. Resoluo N As publicaes do selo A Casa de Operacionais Asterion podem 01/02-CNE-CEB: Institui Diretrizes paraser a livremente copiados digitalmente ou por fotocopiadoras. Educao Bsica nas Escolas do Campo. Aprovado em 03 de abril de 2002. Publicado Dirio Oficial No entanto, no podem serno vendidos. Os da autores Unio n67 - Seo 1, tera-feira, 9 de abril de 2002. de disponibilizam estas publicaes como esforo

livremente copiados digitalmente ou por fotocopiadoras. No entanto, no podem ser vendidos. Os autores disponibilizam estas publicaes como esforo de democratizao da informao e do conhecimento. 44

democratizao da informao e do conhecimento. 45

LIST A ISTA

DE PUBLICAES DOS BRASILEIROS

DOCUMENTOS OS CURRICULARES DOCUMENT

BRASIL. Lei n 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educao nacional, para incluir no currculo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temtica Histria e Cultura Afro-Brasileira, e d outras providncias. [2003]. BRASIL. Ministrio da Educao e do Desporto. Secretaria de Educao. Fundamental. Referencial curricular nacional para a educao infantil. Braslia: MEC/SEF, 1998. 3v. BRASIL. Ministrio da Educao e do Desporto. Secretaria de Educao Fundamental. Diretrizes Operacionais Nacionais para Educao Infantil. Braslia: 2000. BRASIL. Ministrio da Educao e do Desporto. Secretaria de Educao Fundamental. Departamento de Poltica da Educao Fundamental. Coordenao-Geral de Educao Infantil. Subsdios para credenciamento e funcionamento de instituies de Educao Infantil. Braslia, 1998. 2 v.

A LEGISLAO CURRICULAR BRASILEIRA

MARCOS CORDIOLLI

BRASIL. Ministrio da Educao e do Desporto. Secretaria de Educao. Fundamental. Parmetros Curriculares Nacionais [Anos Iniciais do Ensino Fundamental]. Braslia: MEC/SEF, 1997. 10 v. BRASIL. Ministrio da Educao e do Desporto. Secretaria de Educao. Fundamental. Parmetros Curriculares Nacionais: Terceiros quartos do ensino As publicaes do e selo A Casaciclos de Asterion podem ser fundamental. Braslia: MEC/SEF, 1998.

As publicaes do selo A Casa de Asterion podem ser livremente copiados digitalmente ou por fotocopiadoras. No entanto, no podem ser vendidos. Os autores disponibilizam estas publicaes como esforo de democratizao da informao e do conhecimento.

livremente copiados digitalmente ou por fotocopiadoras. No entanto, no podem ser vendidos. Os autores disponibilizam estas publicaes como esforo de democratizao da informao e do conhecimento. 47

46

BRASIL. Ministrio da Educao. Conselho Nacional de Educao. Cmara de Educao Bsica. Parecer do CEB/ CNE Diretrizes Curriculares Nacionais para Educao Infantil. Relator[a]: Regina Alcntara de Assis. Processo n: 23001.000196/98-32. Parecer n: CEB 022/98. Aprovado em: 17/12/98. BRASIL. Ministrio da Educao. Conselho Nacional de Educao. Cmara de Educao Bsica. CEB/CNE 1/99 institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao Infantil. Dirio Oficial da Unio, Braslia, 13 de abril de 1999. Seo 1, p. 18. BRASIL. Ministrio da Educao. Conselho Nacional de Educao. Cmara de Educao Bsica. Parecer n: CEB 002/99 sobre os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educao Infantil. Relatora: Regina Alcntara de Assis. Processo n: 23001.000196/98-32. Parecer n: CEB 002/ 99. Aprovado em: 29/01/99. BRASIL. Ministrio da Educao. Conselho Nacional de Educao. Cmara de Educao Bsica. Parecer N: 04/ 2000 sobre as Diretrizes Operacionais Nacionais para Educao Infantil. Relator: Antenor Manoel Naspolini. Processo n: 23001.000061/2000-71. Parecer N: 04/2000. Aprovado em: 16/02/2000. BRASIL. Ministrio da Educao. Conselho Nacional de Educao. Cmara de Educao Bsica. Parecer n: CEB 04/98: Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Relatora: Regina Alcntara de Assis. Aprovado em: 29/01/98. BRASIL. Ministrio da Educao. Conselho Nacional de Educao. Cmara de Educao Bsica. Resoluo CNE/ CEB 02/98: institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Aprovado em: 07/04/1998. Dirio Oficial da Unio, Braslia, 15 de abril de 1998. Seo As publicaes do selo A Casa de Asterion podem ser 1, p. 31.

BRASIL. Ministrio da Educao. Conselho Nacional de Educao. Cmara de Educao Bsica. Parecer n: CEB/ CNE 03/97 sobre os Parmetros Curriculares Nacionais. Relatores: Edla de Arajo Lira Soares; Fbio Luiz Marinho Aidar; Hermengarda Alves Ludke; Regina Alcantara de Assis. Processo n: 23001.000102/97-16. Aprovado em: 12/ 3/97 BRASIL. Ministrio da Educao. Conselho Nacional de Educao. Cmara de Educao Bsica. Parecer CEB 15/ 98 sobre Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Mdio. Relatora: Conselheira Guiomar Namo de Mello. Processo: 23001.000309/97-46. Aprovado em 01/06/98. BRASIL. Ministrio da Educao. Conselho Nacional de Educao. Cmara de Educao Bsica. Resoluo CEB n 3. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Mdio. Aprovado em 26/06/1998. BRASIL. Ministrio da Educao. Conselho Nacional de Educao. Cmara de Educao Bsica. Parecer CEB n: 1/99 sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formao de professores na modalidade normal em nvel mdio. Relator(a) Conselheiro(a): Edla de Arajo Lira Soares. Processo n: 23001.000037/99-18. Aprovado em:29/1/99 BRASIL. Ministrio da Educao. Conselho Nacional de Educao. Cmara de Educao Bsica. Resoluo CEB n 2: institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formao de Docentes da Educao Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em nvel mdio, na modalidade Normal. Aprovada em de 19 de abril de 1999. BRASIL. Ministrio da Educao. Conselho Nacional de Educao. Cmara de Educao Bsica. Parecer CEB n:11/ 2000 sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao de Jovens e Adultos. Relator Conselheiro: Carlos As publicaes do selo n: A Casa de Asterion podem ser Roberto Jamil Cury. Processo 23001.000040/2000-55. livremente copiados digitalmente ou por fotocopiadoras. Aprovado em: 10/5/000.

A LEGISLAO CURRICULAR BRASILEIRA

MARCOS CORDIOLLI

livremente copiados digitalmente ou por fotocopiadoras. No entanto, no podem ser vendidos. Os autores disponibilizam estas publicaes como esforo de democratizao da informao e do conhecimento.

No entanto, no podem ser vendidos. Os autores disponibilizam estas publicaes como esforo de democratizao da informao e do conhecimento. 49

48

BRASIL. Ministrio da Educao. Conselho Nacional de Educao. Cmara de Educao Bsica. Resoluo CNE/ CEB N 1 que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao e Jovens e Adultos. Aprovada em 5 de julho de 2000. Publicada no Dirio Oficial da Unio de 19/7/2000, Seo 1, p. 18. BRASIL. Ministrio da Educao. Conselho Nacional de Educao. Cmara de Educao Bsica. Parecer CNE/CEB n.: 17/2001 sobre as Diretrizes Nacionais para a Educao Especial na Educao Bsica. Relatores: Kuno Paulo Rhoden e Sylvia Figueiredo Gouva. Processo N.: 23001000184/2001-92. Aprovado em: 03 de julho de 2001. BRASIL. Ministrio da Educao. Conselho Nacional de Educao. Cmara de Educao Bsica. Resoluo CNE/ CEB N 2 que institui Diretrizes Nacionais para a Educao Especial na Educao Bsica. Aprovada em 11 de setembro de 2001. Dirio Oficial da Unio, Braslia, 14 de setembro de 2001. Seo 1E, p. 39-40. BRASIL. Ministrio da Educao. Conselho Nacional de Educao. Cmara de Educao Bsica. Parecer n.: CEB 41/2002: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao a Distncia na Educao de Jovens e Adultos e para a Educao Bsica na etapa do Ensino Mdio. Relator: Sylvia Figueiredo Gouva. Processo n.: 23001.000232/2002-23. Aprovado em: 02 de dezembro de 2002. BRASIL. Ministrio da Educao. Conselho Nacional de Educao. Cmara de Educao Bsica. Parecer n 14/99 sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educao Escolar Indgena. Relatores: Kuno Paulo Rhoden, S.J. (Pe.). Processo: 23001-000197/98-03 e 23001-000263/98-28. Aprovado em 14 de setembro de 1999. BRASIL. Ministrio da Educao. Conselho Nacional de Educao. Cmara de Educao Bsica. Resoluo CEB As publicaes do selo A Casa de Asterion podem N 3: fixa Diretrizes Nacionais para o funcionamento das ser livremente copiados digitalmente ou por fotocopiadoras. escolas indgenas e d outras providncias. Aprovada em No entanto, no podem serno vendidos. Os autores 10 de novembro de 1999. Publicada Dirio Oficial da disponibilizam estas publicaes como Unio, Braslia, 17 de novembro de 1999. Seo 1,esforo p. 19. de

BRASIL. Ministrio da Educao. Conselho Nacional de Educao. Cmara de Educao Bsica. Parecer n 36/01CNE-CEB: Diretrizes Operacionais para a Educao Bsica nas Escolas do Campo. Relatora: Edla de Arajo Lira Soares. Aprovada em 04 de dezembro de 2001. BRASIL. Ministrio da Educao. Conselho Nacional de Educao. Cmara de Educao Bsica. Resoluo N 01/ 02-CNE-CEB: Institui Diretrizes Operacionais para a Educao Bsica nas Escolas do Campo. Aprovado em 03 de abril de 2002. Publicado no Dirio Oficial da Unio n67 - Seo 1, tera-feira, 9 de abril de 2002. BRASIL. Ministrio da Educao. Conselho Nacional de Educao. Conselho Pleno. Parecer CNE/CP n. 3, de 10 de maro de 2004 - Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao das Relaes tnico-Raciais e para o Ensino de Histria e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Aprovado em 10/03/2004. BRASIL. Ministrio da Educao. Conselho Nacional de Educao. Conselho Pleno. Parecer CNE/CEB n 2/2007, de 31 de janeiro de 2007 - Parecer quanto abrangncia das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao das Relaes tnico-Raciais e para o Ensino de Histria e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Aprovado em 31/01/ 2007. BRASIL. Ministrio da Educao. Conselho Nacional de Educao. Conselho Pleno. Resoluo CNE/CP 03/2004 de 17 de junho de 2004 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao das Relaes tnico-Raciais e para o Ensino de Histria e Cultura AfroBrasileira e Africana. Aprovado em 17/06/2004. Brasil. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Bsica. Orientaes Educacionais Complementares aos Parmetros Curriculares Nacionais: Linguagens, cdigos e suas As publicaes do selo A Casa de Asterion podem ser tecnologias. Braslia: 2004. Brasil. Ministrio da Educao. Secretaria Educao Os Bsica. No entanto, no podem serde vendidos. autores Orientaes Educacionais Complementares aos Parmetros disponibilizam estas publicaes como esforo de Curriculares Nacionais: Cincias da natureza, matemtica democratizao da informao e do conhecimento. e suas tecnologias. Braslia: 2004.

A LEGISLAO CURRICULAR BRASILEIRA

MARCOS CORDIOLLI

livremente copiados digitalmente ou por fotocopiadoras.

democratizao da informao e do conhecimento.

50

51

Brasil. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Bsica. Orientaes Educacionais Complementares aos Parmetros Curriculares Nacionais: Cincias humanas e suas tecnologias. Braslia: 2004. Brasil. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Bsica. Orientaes Curriculares para o Ensino Mdio: Linguagens, cdigos e suas tecnologias. Braslia: 2006. 239 p. (Orientaes curriculares para o ensino mdio; volume 1) Brasil. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Bsica. Orientaes Curriculares para o Ensino Mdio: Cincias da natureza, matemtica e suas tecnologias. Braslia: 2006. 135 p. (Orientaes curriculares para o ensino mdio; volume 2) Brasil. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Bsica. Orientaes Curriculares para o Ensino Mdio: Cincias humanas e suas tecnologias. Braslia: 2006. 133 p. (Orientaes curriculares para o ensino mdio ; volume 3) Brasil. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Bsica. Parmetros bsicos de infra-estrutura para instituies de educao infantil. Braslia : MEC, SEB, 2006. 45 p. : il. [Volume e Encarte] Brasil. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Bsica. Parmetros nacionais de qualidade para a educao infantil/ Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Bsica Braslia. DF. 2 v.

Brasil. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Bsica. Poltica Nacional de Educao Infantil: pelo direito das crianas de zero a seis anos educao. Braslia: MEC, SEB, 2006. 32 p. Brasil. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Bsica. Resoluo N 04/99-CNE-CEB, de 08 de dezembro de 1999 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao Profissional de Nvel Tcnico. Aprovado em 08/ 12/1999. BRASIL. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Continuada, Alfabetizao e Diversidade. Diretoria de Educao Integral, Direitos Humanos e Cidadania. Coordenao-Geral de Educao Ambiental. Proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao Ambiental BRASIL. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Fundamental. Secretaria de Educao Especial. Parmetros curriculares nacionais: Adaptaes Curriculares - Estratgia para a educao de alunos com necessidades educativas especiais. BRASIL. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Fundamental. Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indgenas. Braslia: 1998 BRASIL. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Mdia e Tecnolgica. Parmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Mdio. Braslia: 2000. 4 v. Brasil. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Mdia e Tecnolgica. Educao profissionalizante. Referenciais Curriculares Nacionais para o Ensino Profissional de Nvel Tcnico. Braslia: 2000. Brasil. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Mdia e Tecnolgica. Educao profissionalizante. Referenciais As publicaes selo A Casa de Asterion Curriculares Nacionaisdo para o Ensino Profissional depodem Nvel ser livremente copiados digitalmente ou por fotocopiadoras. Tcnico: Introduo. Braslia: 2000.

A LEGISLAO CURRICULAR BRASILEIRA

MARCOS CORDIOLLI

Brasil. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Bsica. Parecer N 16/99-CNE-CEB, de 05 de outubro de 1999 sobre Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao Profissional de Nvel Tcnico. Aprovada em 05/10/1999. Brasil. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Bsica. Parecer N 10/00-CNE-CEB, de 05/04/2000 que determina providncias do CNE/CEB para orientar os Conselhos As de publicaes selo A Casa de Asterion podem ser Estaduais Educao do sobre procedimentos para implantar livremente copiados digitalmente ou por fotocopiadoras. a Educao Profissional de Nvel Tcnico. Aprovado em No entanto, no podem ser vendidos. Os autores 05/04/2000.

disponibilizam estas publicaes como esforo de democratizao da informao e do conhecimento. 52

No entanto, no podem ser vendidos. Os autores disponibilizam estas publicaes como esforo de democratizao da informao e do conhecimento. 53

Brasil. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Mdia e Tecnolgica. Educao profissionalizante. Referenciais Curriculares Nacionais para o Ensino Profissional de Nvel Tcnico: Agropecuria. Braslia: 2000. Brasil. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Mdia e Tecnolgica. Educao profissionalizante. Referenciais Curriculares Nacionais para o Ensino Profissional de Nvel Tcnico: Comunicao. Braslia: 2000. Brasil. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Mdia e Tecnolgica. Educao profissionalizante. Referenciais Curriculares Nacionais para o Ensino Profissional de Nvel Tcnico: Construo Civil. Braslia: 2000. Brasil. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Mdia e Tecnolgica. Educao profissionalizante. Referenciais Curriculares Nacionais para o Ensino Profissional de Nvel Tcnico: Gesto. Braslia: 2000. Brasil. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Mdia e Tecnolgica. Educao profissionalizante. Referenciais Curriculares Nacionais para o Ensino Profissional de Nvel Tcnico: Indstria. Braslia: 2000. Brasil. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Mdia e Tecnolgica. Educao profissionalizante. Referenciais Curriculares Nacionais para o Ensino Profissional de Nvel Tcnico: Informtica. Braslia: 2000. Brasil. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Mdia e Tecnolgica. Educao profissionalizante. Referenciais Curriculares Nacionais para o Ensino Profissional de Nvel Tcnico: Lazer desenvolvimento social. Braslia: 2000. Brasil. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Mdia e Tecnolgica. Educao profissionalizante. Referenciais Curriculares Nacionais para o Ensino Profissional de Nvel Tcnico: Minerao. Braslia: 2000.

Brasil. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Mdia e Tecnolgica. Educao profissionalizante. Referenciais Curriculares Nacionais para o Ensino Profissional de Nvel Tcnico: Sade. Braslia: 2000. Brasil. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Mdia e Tecnolgica. Educao profissionalizante. Referenciais Curriculares Nacionais para o Ensino Profissional de Nvel Tcnico: Transportes. Braslia: 2000. Brasil. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Mdia e Tecnolgica. Educao profissionalizante. Referenciais Curriculares Nacionais para o Ensino Profissional de Nvel Tcnico: Artes. Braslia: 2000. Brasil. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Mdia e Tecnolgica. Educao profissionalizante. Referenciais Curriculares Nacionais para o Ensino Profissional de Nvel Tcnico: Comercio. Braslia: 2000. Brasil. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Mdia e Tecnolgica. Educao profissionalizante. Referenciais Curriculares Nacionais para o Ensino Profissional de Nvel Tcnico: Design. Braslia: 2000. Brasil. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Mdia e Tecnolgica. Educao profissionalizante. Referenciais Curriculares Nacionais para o Ensino Profissional de Nvel Tcnico: Geomtica. Braslia: 2000. Brasil. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Mdia e Tecnolgica. Educao profissionalizante. Referenciais Curriculares Nacionais para o Ensino Profissional de Nvel Tcnico: Imagem Pessoal. Braslia: 2000. Brasil. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Mdia e Tecnolgica. Educao profissionalizante. Referenciais Curriculares Nacionais para o Ensino Profissional de Nvel Tcnico: Meio Ambiente. Braslia: 2000.

A LEGISLAO CURRICULAR BRASILEIRA

MARCOS CORDIOLLI

Brasil. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Mdia livremente copiados digitalmente ou por fotocopiadoras. e Tecnolgica. Educao Referenciais No entanto, no profissionalizante. podem ser vendidos. Os autores Curriculares Nacionais para o Ensino Profissional Nvel de disponibilizam estas publicaes comode esforo Tcnico: Qumica. Braslia: 2000.

As publicaes do selo A Casa de Asterion podem ser

democratizao da informao e do conhecimento.

Brasil. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Mdia livremente copiados digitalmente ou por fotocopiadoras. e Tecnolgica. Educao Referenciais No entanto, no profissionalizante. podem ser vendidos. Os autores Curriculares Nacionais para o Ensino Profissional Nvel de disponibilizam estas publicaes comode esforo Tcnico: Recursos Pesqueiros. Braslia: 2000.

As publicaes do selo A Casa de Asterion podem ser

democratizao da informao e do conhecimento.

54

55

Brasil. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Mdia e Tecnolgica. Educao profissionalizante. Referenciais Curriculares Nacionais para o Ensino Profissional de Nvel Tcnico: Telecomunicaes. Braslia: 2000. Brasil. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Mdia e Tecnolgica. Educao profissionalizante. Referenciais Curriculares Nacionais para o Ensino Profissional de Nvel Tcnico: Turismo e Hospedagem. Braslia: 2000. BRASIL. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Profissional e Tecnolgica. PROEJA: Programa nacional de integrao da educao profissional com a educao bsica na modalidade de educao de jovens e adultos. Formao Inicial e Continuada / Ensino Fundamental. Documento Base. Braslia, 2007. BRASIL. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Profissional e Tecnolgica. PROEJA: Programa nacional de integrao da educao profissional com a educao bsica na modalidade de educao de jovens e adultos. Formao Inicial e Continuada / Ensino Mdio. Documento Base. Braslia, 2007. BRASIL. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Profissional e Tecnolgica. PROEJA: Programa nacional de integrao da educao profissional com a educao bsica na modalidade de educao de jovens e adultos. Educao profissional e tecnolgica integrada educao escolar indgena. . Documento Base. Braslia, 2007.

A LEGISLAO CURRICULAR BRASILEIRA

MARCOS CORDIOLLI

Nota do autor
As publicaes do selo A Casa de Asterion podem ser livremente copiados digitalmente ou por fotocopiadoras. No entanto, no podem ser vendidos. Os autores disponibilizam estas publicaes como esforo de democratizao da informao e do conhecimento. O autor agradece: 1. apublicaes comunicao de erros. As do selo A Casa de Asterion podem ser 2. opinies copiados sobre o texto, inclusive sobre passagens com livremente digitalmente ou por fotocopiadoras. redao inadequada. No entanto, no podem ser vendidos. Os autores 3. o envio de textos dos publicaes leitores no qual o autor foi citado. disponibilizam estas como esforo de democratizao da informao e do conhecimento. E-mail para contato: marcos.cordiolli@gmail.com

56

57

As publicaes do selo A Casa de Asterion podem ser livremente copiados digitalmente ou por fotocopiadoras. No entanto, no podem ser vendidos. Os autores disponibilizam estas publicaes como esforo para a democratizao da informao e do As publicaes do seloconhecimento. A Casa de Asterion podem ser
livremente copiados digitalmente ou por fotocopiadoras. No entanto, no podem ser vendidos. Os autores A Casa de Asterion disponibilizam estas publicaes como esforo de democratizao da informao e do conhecimento.

MARCOS CORDIOLLI
58

Das könnte Ihnen auch gefallen