Sie sind auf Seite 1von 32

03.

01 Palavra e Vocbulo
Uma palavra constituda de elementos materiais (vogais, consoantes, semivogais, slabas, acento tnico) a que se d um sentido e que se presta a uma classificao. Diremos, por exemplo, que a palavra boi, designativa de "um quadrpede ruminante que serve para os trabalhos de carga e para a alimentao", um substantivo comum, concreto, primitivo, simples, masculino, singular, monosslabo, tnico, formado da consoante /b/ seguida do ditongo decrescente [oy]. Vocbulo , a rigor, a palavra considerada somente em relao aos elementos materiais que a constituem. Diremos, pois, que o vocbulo boi um monosslabo, tnico, formado da consoante /b/, seguida do ditongo decrescente [oy]. Na linguagem corrente, porm, os dois termos palavra e vocbulo se equivalem, e todos empregamos um pelo outro, como fazemos ns mesmos neste livro.

03.02 Classes de Palavras


As palavras de nossa lngua distribuem-se nas seguintes classes: substantivo, adjetivo, artigo, numeral, pronome, verbo, advrbio, preposio e conjuno. A interjeio, vocbulo-frase, fica excluda de qualquer das classificaes.

Palavras variveis e invariveis


As classes de palavras podem ser agrupadas em variveis e invariveis, de acordo com a possibilidade ou impossibilidade de se combinarem com as desinncias flexionais. Os substantivos, os adjetivos, os artigos, os numerais, os pronomes e os verbos flexionam-se, isto , podem apresentar modificaes na forma para exprimir as noes gramaticais de gnero, de nmero, de pessoa, de tempo e de modo. So, portanto, palavras variveis ou flexivas. Os advrbios, as preposies, as conjunes e alguns pronomes tm uma s forma, rgida, imutvel. So, por conseguinte, palavras invariveis ou inflexivas.

03.03 Estrutura das Palavras


Examinemos estas duas sries de palavras: terra novo terras nova Terroso Novinho terreiro novamente desterrar renovamos

Notamos que, em cada uma delas, as palavras apresentam: a) uma parte constante em cada srie: terr- (na primeira) e nov-(na segunda); b) uma parte que varia de palavra para palavra: -s, -oso, -eiro, des- (na primeira); -a, -inho, -mente, ree -mos (na segunda).

Radical
As partes invariveis terr- e nov- constituem o radical de cada uma das sries enumeradas. o radicalque irmana as palavras da mesma famlia e lhes d uma base comum de significao. As outras formas resultam da ligao ao radical de certos elementos, que, como veremos, podem ser uma desinncia, um afixo (sufixo ou prefixo) ou uma vogal temtica.

Desinncia
As desinncias tm simplesmente valor gramatical. Servem para indicar: a) nos nomes (substantivos e adjetivos) e em certos pronomes, o gnero (masculino ou feminino) e o nmero (singular ou plural);

b) nos verbos, o nmero (singular ou plural) e a pessoa (1, 2 ou 3). Assim, em terras, nova e numa forma verbal como renovamos aparecem as seguintes desinncias:

-s, para denotar o plural (em terras); -a, para caracterizar o feminino (em nova); -mos, para expressar a 1 pessoa do plural (em renovamos).

Convm, pois, distinguir as desinncias nominais das verbais. Desinncias nominais So as seguintes:

Gnero Masculino Feminino Singular

Nmero Plural

-o

-a

-s

O singular caracteriza-se pela falta de desinncia, ou melhor, pela desinncia-zero, pois a falta, no caso, um sinal particularizante. Desinncias verbais. As flexes de pessoa e nmero so expressas nos verbos por desinncias especiais, que podemos distribuir por trs grupos: desinncias do presente do indicativo, do pretrito perfeito do indicativo e do infinitivo pessoal (= futuro do subjuntivo):

Infinitivo Pessoal Presente PESSOA 1 2 3 SINGULAR -o -s PLURAL -mos -is (-des) -m Pretrito Perfeito SINGULAR -i -ste -u PLURAL -mos -stes -ram Fut. do Subjuntivo SINGULAR -es PLURAL -mos -des -em

Nas outras formas finitas, as desinncias so as mesmas do presente do indicativo, salvo na primeira pessoa do singular, que, como a terceira, se caracteriza pela falta de qualquer desinncia (desinncia-zero). Observao: Para facilitar a aprendizagem, dissemos que a desinncia da 3 pessoa do plural -m (ou -ram, -em). Mas, em verdade, o -m que a aparece um mero smbolo grfico: as terminaes -am e -em so apenas modos de representar, na escrita, os ditongos nasais tonos -u e - i.

Afixo (prefixo e sufixo)


Os afixos so elementos que se agregam ao radical para modificar-lhe o significado. Os afixos que se antepem ao radical chamam-se prefixos; os que a ele se pospem, sufixos. Os prefixos modificam geralmente de maneira precisa o sentido do radical. Assim, em desterrar erenovamos aparecem os prefixos: des-, que empresta ao primeiro verbo a ideia de separao; re-, que ao segundo acrescenta o sentido de repetio de um fato.

Os sufixos, como as desinncias, se unem parte final do radical. Mas, enquanto estas caracterizam apenas o gnero, o nmero ou a pessoa da palavra, sem alterar-lhe o senti-do ou a classe, os sufixostransformam substancialmente o radical a que se juntam. Assim, em terroso, terreiro, novinho enovamente, h os sufixos: -oso, que do substantivo terra forma o adjetivo (terroso); -eiro, que do substantivo terra forma outro substantivo (terreiro); -inho, que do adjetivo novo forma o diminutivo (novinho); -mente, que do feminino do adjetivo novo forma o advrbio (novamente).

Vogal temtica e tema


Na anlise da forma verbal renovamos, distinguimos trs elementos formativos: a) o radical: nov b) a desinncia nmero-pessoal: -mos c) o prefixo: reFalta identificarmos apenas a vogal a, que aparece entre o radical nov-e a desinncia -mos, vogal que encontramos tambm na forma de infinitivo fumar, entre o radical fum- e a desinncia -r. Nos dois casos, ela est indicando que os verbos em causa pertencem 1 conjugao. A essas vogais que caracterizam a conjugao dos verbos d-se o nome de vogais temticas. So elas: -a-, para os verbos da 1 conjugao (fum-a-r, renov-a-mos); -e-, para os da 2 (dev-e-r, faz-e-mos); -i-, para os da 3 (part-i-r, constru--mos O radical acrescido de uma vogal temtica, isto , pronto para receber uma desinncia (ou um sufixo), denominase tema.

Vogal e consoante de ligao


Os elementos mrficos at aqui estudados entram sempre na estrutura do vocbulo com determinado valor significativo externo ou gramatical. H,porm, outros que so insignificativos, e servem apenas para evitar dissonncias (hiatos, encontros consonantais) na juntura daqueles elementos. Se examinarmos, por exemplo, os vocbulos gasmetro e cafeteira, verificamos que: a) o primeiro formado de dois radicais gs- + -metro , ligados pela vogal -o-, sem valor significativo; b) o segundo constitudo do radical caf- + o sufixo -eira, entre os quais aparece a consoante insignificativa -t- para evitar o desagradvel hiato --. Esses sons, empregados para tornar a pronncia das palavras mais fcil ou eufnica, denominamsevogais ou consoantes de ligao.

03.04 Formao de Palavras


Palavras primitivas e derivadas
Chamam-se primitivas as palavras que no se formam de nenhuma outra e que, pelo contrrio, permitem que delas se originem novas palavras no idioma. Assim: fama Mar novo pedra

Denominam-se derivadas as que se formam de outras palavras da lngua, mediante o acrscimo ao seu radical de um prefixo ou um sufixo. Assim: famoso Marinha renovar empedrar

Palavras simples e compostas


As palavras que possuem apenas um radical, sejam primitivas, sejam derivadas, se denominam simples. Assim: mar Marinha pedra pedreiro

So compostas as que contm mais de um radical: quebra-mar guarda-marinha pedra-sabo pedreiro-livre

Famlias de palavras
Denomina-se famlia de palavras o conjunto de todas as palavras que se agrupam em torno de um radical comum, do qual se formaram pelos processos de derivao ou de composio. s vezes o radical se conserva intacto em toda a famlia. Com frequncia, porm, o radical das palavras de uma mesma famlia se apresenta sob vrias formas em virtude de alteraes sofridas atravs dos tempos. Assim, a palavra portuguesa povo provm do latim populus, -i, substantivo a que correspondia o adjetivo publicus, -a, -um. Da forma portuguesa pov- possumos numerosos derivados, como: povoar Povoamento despovoar repovoamento

O radical originrio popul- conserva-se em certo nmero de palavras, algumas j existentes em latim, outras formadas em nosso idioma. Assim: popular Popularidade popularizar superpopulao

Finalmente, a forma public- aparece em derivados e compostos como os seguintes: pblico pblica-forma publicidade repblica

03.05 Significao das Palavras


Quanto significao, as palavras podem ser: a) sinnimas, quando apresentam uma semelhana geral de sentido, como: feliz e ditoso, achar eencontrar, perto e prximo; b) antnimas, quando tm significao contrria, como: feliz e infeliz, bonito e feio, amor e dio; c) homnimas, quando se escrevem ou se pronunciam de modo idntico, mas diferem pelo sentido, como: so (= verbo), so (= sadio), so (= santo); vs (= verbo), vez (= substantivo).

Entre os homnimos distinguem-se os homgrafos dos homfonos. Homgrafos so os que tm a mesma grafia: so (=verbo), so (=sadio), so (=santo), embora possam distinguir-se pelo timbre da vogal tnica: gelo (subst.) e gelo (verbo), almoo (subst.) e almoo (verbo). Homfonos so os que tm a mesma pronncia, mas grafia diferente: vs (=verbo), vez (=substantivo).

d) parnimas,quando se assemelham na forma, sem que tenham qualquer parentesco significativo, como:descrio e discrio, infligir e infringir, intimorato e intemerato, etc. Observao: Sentido figurado. o sentido em que se toma uma palavra quando apresenta ideia diversa da que normalmente exprime. Est em sentido figurado, por exemplo, o verbo morrer neste passo de Casimiro de Abreu: "A glria e o nome portugus morreram!"

03.06 Famlias Ideolgicas

Vimos que as palavras podem irmanar-se por um radical comum. Neste caso, o parentesco se funda essencialmente numa comunidade de origem. Mas podem agrupar-se tambm, independentemente de sua formao, pela comunidade de sentido. Temos, ento, sries sinonmicas, famlias ideolgicas, cujos componentes se relacionam por uma noo comum fundamental. Por exemplo: a) casa, domiclio, habitao, lar, manso, morada, residncia, teto, vivenda; b) mar, oceano, pego, plago, ponto. O estudo sistemtico da significao das palavras, bem como o das famlias ideolgicas, de importncia capital para a aquisio e o domnio do vocabulrio da lngua.

04.01 Derivao Prefixal


Os prefixos que aparecem nas palavras portuguesas so de origem latina ou grega, embora normalmente no sejam sentidos como tais. Alguns sofrem apreciveis alteraes em contato com a vogal e, principalmente, com a consoante inicial da palavra derivante. Assim, o prefixo grego an-, que indica "privao" (an-nimo), assume a forma a-antes de consoante: apatia; in-, o seu correspondente latino, toma a forma i- antes de l em: in-feliz, in-ativo; masi-legal, i-moral. No se devem confundir tais alteraes com as formas vernculas, oriundas de evoluo normal de certos prefixos latinos. Assim: a-, de ad-(a-doar); em -ou en-, de in-(embarcar, en-terrar). Na lista a seguir, colocaremos em chave as formas que pode assumir o mesmo prefixo: em primeiro lugar, daremos a forma originria; em ltimo, a verncula, quando houver.

Prefixos de origem latina


Prefixo -ab -abs -a afastamento, separao Sentido Exemplificao abdicar, abjurar, abster, abstrair, amovvel, averso

ada(ar-, as-)

aproximao, direo

adjunto, adventcio, abeirar, arribar, assentir

ante-

Anterioridade

antebrao, antepor

circum(circun-)

movimento em torno

circum-adjacente, circunvagar

cis-

posio aqum

cisalpino, cisplatino

Prefixo

Sentido

Exemplificao

com- (con-) co (cor-)

contigidade, companhia

compor, conter, cooperar, corroborar

oposio, contraao conjunta

contradizer, contrasselar

movimento de cima depara baixo decair, decrescer

separao, desao contrria desviar, desfazer

separao,movimento para disdi- (dir-) diversos lados, negao

dissidente,distender dilacerar,dirimir

ex e se movimento para fora, estado anterior

exportar, extrair escorrer, estender emigrar, evadir

extra-

posio exterior (fora de)

extraoficial, extraviar

in-1 (im-) i- (ir-) em- (en-) movimento para dentro

ingerir, impedir imigrar, irromper embarcar, enterrar

Prefixo

Sentido

Exemplificao

in-2 (im-) i- (ir-) negao, privao

inativo, impermevel ilegal, irrestrito

interentre-

posio intermediria

internacional, entreabrir, entrelinha

intradorso; intraposio interior intravenoso

intro-

movimento para dentro

introduzir, intrometer

justapor, justaposio ao lado justalinear

obo

posio em frente, oposio

objeto, obstculo ocorrer, opor

per-

movimento atravs

percorrer, perfurar

pos-

Posterioridade

pospor, postnico

pre-

Anterioridade

prefcio, pretnico

pro-

movimento para frente

progresso, prosseguir

Prefixo

Sentido

Exemplificao

movimento para trs, rerepetio refluir, refazer

retroceder, retromovimento mais para trs retrospectivo

sotosotaposio inferior

soto- mestre, sotopor sotavento, sota- voga

subsussusobsomovimento de baixo para cima, inferioridade

subir, subalterno suspender, suster suceder, supor sobestar, sobpor soerguer, soterrar

supersobreposio em cima, excesso

superpor, superpovoado sobrepor, sobrecarga

supra-

posio acima

supradito, suprassumo

transtrastratresmovimento para alm de, posio alm de

transpor, transalpino trasladar, traspassar tradio, traduzir tresloucado, tresnoitado

ultra-

posio alm do limite

ultrapassar, ultrassom

Prefixo

Sentido

Exemplificao

vicevis- (vizo-) substituio, em lugar de

vice-reitor, vice-cnsul visconde, vizo-rei

Prefixos de origem grega


Eis os principais prefixos de origem grega com as formas que assumem em portugus. Prefixo an- (a-) privao, negao Sentido Exemplificao anarquia, ateu

ana-

ao ou movimento inverso, repetio

anagrama, anfora

anfi-

de um e outro lado, em torno

anfbio, anfiteatro

anti-

oposio, ao contrria

antiareo, antpoda

ap-

afastamento, separao

apogeu, apstata

rqui- (arc-) arque- (arce-) Superioridade

arquiduque, arcanjo arqutipo, arcebispo

cat-

movimento de cima para baixo

catadupa, catacrese

movimento atravs de, di- (di-) afastamento diagnstico, diocese

dis-

dificuldade, mau estado

dispneia, disenteria

ec- (ex-)

movimento para fora

eclipse, xodo

Prefixo en- (em-, e-) posio interior

Sentido

Exemplificao encfalo, emplastro, elipse

posio interior, movimento para endo- (end-) dentro endotrmico, endosmose

posio superior, movimento para, epiposterioridade epiderme, eplogo

eu- (ev-)

bem, bom

eufonia, evanglio

hiper-

posio superior, excesso

hiprbole, hipertenso

hipodrmico, hipoposio inferior, escassez hipotenso

met- (me-)

posterioridade, mudana

metacarpo, mettese

par- (par-)

proximidade, ao lado de

paradigma, parasita

peri-

posio ou movimento em torno

permetro, perfrase

pr-

posio em frente, anterior

prlogo, prognstico

sin(sim-, si-) simultaneidade, companhia

sinfonia, simpatia, slaba

Correspondncia entre os prefixos latinos e gregos

Prefixos Latinos ab-, abs-, aExemplificao abdicar, abster, averso

Prefixos Gregos apExemplificao apogeu

ad-, a-

adjunto, aposto

par-

paradigma

circum-

Circunvagar

peri-

permetro

contra-

Contradizer

anti-

antiareo

com-, co

compor, cooperar

sin-

sinfonia

ex-, es-, e-

exportar, escorrer, emigrar

ec-, ex-

eclipse, exdo

i-, in-, des-

ilegal, inativo, desfazer

an-, a-

anarquia, ateu

in-, i-, em-

ingerir, imigrar, embarcar

en-

encfalo

intra-

Intravenoso

endo-

endotrmico

sub-

Subalterno

hipo-

hipotenso

epiderme, hipertenso superSuperpovoado epi-, hiper

trans-

Transpor

di-

diagnstico

04.02 Derivao Sufixal


Pela derivao sufixal se formaram, e ainda se formam, novos substantivos, adjetivos, verbos e, at, advrbios (os advrbios em -mente). Da classificar-se o sufixo em nominal, verbal e adverbial. a) nominal, quando se aglutina a um radical para dar origem a um substantivo ou a um adjetivo: pont-eiro, pont-inha, pont-udo; b) verbal, quando, ligado a um radical, d origem a um verbo: bord-ejar, suav-izar, amanh-ecer; c) adverbial, que o sufixo -mente acrescentado forma feminina de um adjetivo: bondosa-mente, fraca-mente, perigosa-mente.

Sufixos nominais

Entre os sufixos nominais, mencionaremos em primeiro lugar os sufixos aumentativos e diminutivos, cujo valor mais afetivo do que lgico.

Sufixos aumentativos
Eis os principais, usados em portugus:

Sufixo -o -alho -(z)arro -eiro -aa -ao -zio -ua


Observaes:

Exemplificao caldeiro, paredo grandalho, vagalho gatarro, homenzarro asneiro, toleiro barbaa, barcaa animalao, ricao copzio, gatzio dentua, cardua

Sufixo -anzil -aru -arra -orra -astro -az -alhaz -arraz

Exemplificao corpanzil fogaru, povaru bocarra, naviarra beiorra, cabeorra medicastro, poetastro lobaz, roaz facalhaz pratarraz

1) Nem sempre o sufixo aumentativo se junta ao radical de um substantivo. H derivaes feitas sobre adjetivos (ricao, de rico, sabicho, de sbio) e tambm sobre radicais verbais (choro, de chorar, mando, de mandar). 2) Nos aumentativos em -o, o gnero normal o masculino, mesmo quando a palavra derivante feminina. Assim: uma mulher um mulhero; a casa o casaro. S os adjetivos fazem diferena entre o masculino e o feminino, diferena que conservam quando substantivados: solteiro solteirona.

Sufixos diminutivos
So esses os principais sufixos diminutivos empregados em portugus: Sufixo -inho, -a -zinho, -a -ino, -a -im -acho, -a -icho, -a -ucho, -a Exemplificao toquinho, vozinha cozinha, ruazinha pequenino, cravina espadim, fortim fogacho, racho governicho, barbicha papelucho, cascucha Sufixo -elho, -a -ejo -ilho, -a -ete -eto, -a -ito, -a -zito, -a -ote, -a -ebre Casebre Exemplificao folhelho, rapazelho animalejo, lugarejo pecadilho, tropilha artiguete, lembrete esboceto, saleta rapazito, casita jardinzito, florzita velhote, velhota

Sufixo

Exemplificao

Sufixo

Exemplificao

-eco, -a -ico, -a

livreco, soneca burrico, marica (s)

-ela

ruela, viela

-isco, -a -usco, -a

chuvisco, talisca chamusci, velhusca

-ola

fazendola, rapazola

Observaes: 1) O sufixo -inho (-zinho) de enorme vitalidade na lngua. Junta-se no s a substantivos e adjetivos, mas tambm a advrbios e outras palavras invariveis: cedinho, adeusinho, devagarinho (devagarzinho), sozinho. Estava solto desde cedinho (P. Nava) A junta de bois mansos passou devagarinho (R. de Queirs) 2) Ao contrrio dos aumentativos em -o, os diminutivos em -inho e -ito no sofrem mudana de gnero. O diminutivo conserva o gnero da palavra derivante: casa casinha, casita; co cozinho, cozito. Em formaes com outros sufixos, no , porm, estranha tal mudana: ilha ilhote, ilhu; chuva chuvisco; corda cordel; corneta cornetim.

Diminutivos eruditos
Na lngua literria e culta, especialmente na terminologia cientfica, aparecem formaes modeladas no latim em que entram os sufixos -ulo (-ula) e culo (-cula), com as variantes -culo (-cula), -culo (cula), -sculo (-scula), e nculo (-ncula). O sufixo -culo (-a) e a sua variante -nculo (-a) podem juntar-se ao radical diretamente (ms-culo, hom-nculo ou por intermdio da vogal de ligao -i(vers-culo, quest-i-ncula) Derivao e Composio

corpo febre globo gota gro homem

Corpsculo Febrcula Glbulo Gotcula Grnulo Homnculo

monte n nota parte pele questo

montculo ndulo ntula partcula pelcula questuncula

Derivao e Composio

modo

Mdulo

verso

versculo

Outros sufixos nominais 1. Formam substantivos de outros substantivos


Sufixo Sentido a) multido,coleo b) poro contida num objeto c) marca feita com um instrumento d) ferimento ou golpe e) produto alimentar, bebida f) durao prolongada -ada g) ato ou movimento enrgico Exemplificao boiada, papelada bocada, colherada penada, pincelada dentada, facada bananada, laranjada invernada, temporada cartada, saraivada

a) territrio subordinado a titular -ado b) instituio, titulatura

bispado, condado almirantado,doutorado

a) instituio, titulatura -ato b) na nomenclatura qumica = sal

baronato, cardinalato carbonato, sulfato

a) noo coletiva -agem b) ato ou estado

folhagem, plumagem aprendizagem, ladroagem

a) idia de relao, pertinncia b) cultura de vegetais -al c) noo coletiva ou de quantidade

dedal, portal arrozal, cafezal areal, pomba

-alha

coletivo-pejorativo

canalha, gentalha

-ama

noo coletiva e de quantidade

dinheirama, mourama

-ame

noo coletiva e de quantidade

vasilhame, velame

Sufixo

Sentido

Exemplificao

a) atividade, ramo de negcio b) noo coletiva -aria c) ao de certos indivduos

carpintaria, livraria gritaria, pedraria patifaria, pirataria

a) ocupao, ofcio, profisso -rio b) lugar onde se guarda algo

operrio, secretrio herbrio, vestirio

a) lugar onde crescem vegetais -edo b) noo coletiva

olivedo, vinhedo lajedo, passaredo

a) ocupao, ofcio, profisso b) lugar onde se guarda algo c) rvore e arbusto d) idia de intensidade, aumento e) objeto de uso -eiro (-a) f) noo coletiva

barbeiro, copeira galinheiro, tinteiro laranjeira, craveiro nevoeiro, poeira perneira, pulseira berreiro, formigueiro

a) profisso, titulatura b) lugar onde se exerce uma atividade -ia c) noo coletiva

advocacia, baronia delegacia, reitoria cavalaria, clerezia

-io

noo coletiva, de reunio

gentio, mulherio

-ite

Inflamao

bronquite, gastrite

-ugem

semelhana (pejorativo)

ferrugem, penugem

-ume

noo coletiva e de quantidade

cardume, negrume

2. Formam substantivos de adjetivos:


Os substantivos derivados, geralmente nomes abstratos, indicam qualidade, propriedade, estado ou modo de ser: Sufixo Exemplificao Sufixo Exemplificao

Sufixo -dade -(i)do -ez -eza -ia

Exemplificao crueldade, dignidade gratido, mansido altivez, honradez beleza, riqueza alegria, valenta

Sufixo -ice -cie -or -(i)tude -ura

Exemplificao tolice, velhice calvcie, imundcie alvor, amargor altitude, magnitude alvura, doura

Observao: Antes de receberemo sufixo -dade, os adjetivos terminados em -az, -iz, -oz e velretomama forma latina em -ac(i), -ic(i), -oc(i) e bil(i):

sagaz > sagacidade feroz > ferocidade feliz > felicidade amvel > amabilidade

3. Formam substantivos de substantivos e de adjetivos:


Sufixo Sentido Exemplificao Artsticos Filosficos Polticos realismo, simbolismo kantismo, positivismo federalismo, fascismo

a) doutrinas ou -ismo sistemas Religiosos budismo, calvinismo herosmo, servilismo galicismo, neologismo daltonismo, reumatismo

b) modo de proceder ou pensar c) forma peculiar da lngua d) na terminologia cientfica

4. Formam substantivos e adjetivos de outros substantivos e adjetivos:


Sufixo -ista a) partidrios ou sectrios de doutrinas ou sistemas (em -ismo) b) ocupao, ofcio artsticos filosficos polticos religiosos realista, simbolista kantista, positivista federalista, fascista budista, calvinista dentista, pianista Sentido Exemplificao

c) nomes ptrios e gentlicos nortista, paulista

Observao: Nem todos os designativos de sectrios ou partidrios de doutrinas ou sistemas em -ismose formam com o sufixo -ista. Por exemplo:

a protestantismo corresponde protestante; a maometismo corresponde maometano; a islamismo corresponde islamita.

5. Formam substantivos de verbos


Prefixo -ana -ncia -ena -ncia ao ou o resultado dela, estado Sentido Exemplificao lembrana, vingana observncia, tolerncia descrena, diferena anuncia, concorrncia

-ante -ente -inte Agente

estudante, navegante afluente, combatente ouvinte, pedinte

-(d)or -(t)or -(s)or agente, instrumento da ao

jogador, regador inspetor, interruptor agressor, ascensor

-o -so ao ou o resultado dela

nomeao, traio agresso, extenso

-douro -trio lugar ou instrumento da ao

bebedouro, suadouro lavatrio, vomitrio

-(d)ura -(t)ura -(s)ura resultado ou instrumento da ao, noo coletiva

pintura, atadura formatura, magistratura clausura, tonsura

Prefixo

Sentido a) ao ou resultado dela b) instrumento da ao

Exemplificao acolhimento, ferimento ornamento, instrumento armamento, fardamento

-mento

c) noo coletiva

6. Formam adjetivos e substantivos


Prefixo -aco Sentido estado ntimo, pertinncia, origem Exemplificao manaco, austraco

a) provido ou cheio de -ado b) que tem o carter de

barbado, denteado adamado, amarelado

-aico

referncia, pertinncia

judaico, prosaico

-al -ar relao, pertinncia

campal, conjugal escolar, familiar

a) provenincia, origem, pertena b) sectrio ou partidrio de -ano c) semelhante ou comparvel a

romano, serrano luterano, parnasiano bilaquiano, machadiano

-(d)ura -(t)ura -(s)ura resultado ou instrumento da ao, noo coletiva

pintura, atadura formatura, magistratura clausura, tonsura

-o

provenincia, origen

alemo, beiro

-rio -eiro relao, posse, origen

dirio, fracionrio caseiro, mineiro

Prefixo -engo

Sentido relao, pertinncia, posse

Exemplificao mulherengo, solarengo

-enho

semelhana, procedncia, origem

ferrenho, estremenho

-eno

referncia, origen

terreno, chileno

-ense -s relao, procedncia, origem

forense, parisiense corts, noruegus

a) provido ou cheio de -(l)ento b) que tem o carter de

ciumento, corpulento rabugento, morrinhento

-eo

relao, semelhana, matria

rseo, frreo

-esco -isco referncia, semelhana

burlesco, dantesco levantisco, mourisco

-este

Relao

agreste, celeste

-estre

Relao

campestre, terrestre

-eu

relao, procedncia, origem

europeu, hebreu

-cio

Referencia

alimentcio, natalcio

-ico

participao, referencia

geomtrico, melanclico

Prefixo -il

Sentido referncia, semelhana

Exemplificao febril, senhoril

-ino

relao, origem, natureza

londrino, cristalino

-ita

pertinncia, origen

ismaelita, israelita

-onho

propriedade, hbito constante

enfadonho, risonho

-oso

provido ou cheio de

brioso, venenoso

-tico

Relao

aromtico, rstico

-udo

provido ou cheio de

pontudo, barbudo

Observao: Alguns desses sufixos servem tambm para formar adjetivos de outros adjetivos. Por exemplo:

-al, junta-se a anglico, formando angelical; -onho, acrescenta-se a triste, produzindo tristonho.

7. Formam adjetivos de verbos:


Prefixo -ante -ente -inte ao, qualidade, estado Sentido Exemplificao semelhante, tolerante doente, resistente constituinte, seguinte

-()vel -()vel possibilidade de praticar ou sofrer uma ao

durvel, louvvel perecvel, punvel

-io -(t)ivo ao, referncia, modo de ser

fugidio, tardio afirmativo, pensativo

Prefixo

Sentido

Exemplificao

-(d)io -(t)cio possibilidade de praticar ou sofrer uma ao, referncia

movedio, quebradio acomodatcio, factcio

-(d)ouro -(t)rio ao, pertinncia

duradouro, vindouro preparatrio, satisfatrio

Sufixos Verbais
Os verbos novos da lngua formam-se, em geral, pelo acrscimo da terminao -ar a substantivos e adjetivos. Assim:

telefon-ar radiograf-ar (a)do-ar (a)portugues-ar Por vezes, a vogal temtica -a- liga-se no ao radical propriamente dito, mas a uma forma dele derivada, ou, melhor dizendo, ao radical com a adio de um sufixo. o caso, por exemplo, dos verbos: afug-ent-ar escrev-inh-ar ded-ilh-ar salt-it-tar

So tais sufixos que transmitem a esses verbos matizes significativos especiais: frequentativo (ao repetida), factitivo (atribuio de uma qualidade ou modo de ser), diminutivo e pejorativo. Eis os principais sufixos verbais, com a indicao dos matizes significativos que denotam: Sufixo -ear -ejar -etar -(i)ficar -icar -ilhar -inhar -iscar -itar -izar frequentativo, durativo factitivo, durativo Factitivo Factitivo frequentativo- diminutivo frequentativo- diminutivo frequentativo- diminutivo-pejorativo frequentativo- diminutivo frequentativo- diminutivo Factitivo Sentido Exemplificao cabecear, folhear gotejar, velejar aformosentar, amolentar clarificar, dignificar bebericar, depenicar dedilhar, fervilhar escrevinhar, cuspinhar chuviscar, lambiscar dormitar, saltitar civilizar, utilizar

Das outras conjugaes, apenas a 2 possui um sufixo capaz de formar verbos novos em portugus. o sufixo -ecer (ou -escer), caracterstico dos verbos chamados incoativos, ou seja,dos verbos que indicam o comeo de um estado e, s vezes, o seu desenvolvimento: alvor-ecer amadur-ecer envelh-ecer flor-escer

Em verdade, -ecer (ou -escer) no sufixo. Decompe-se esta terminao em sufixo (-e c-) + vogal temtica(-e-) + sufixo(-r).

Sufixo adverbial
O nico sufixo adverbial que existe em portugus -mente, oriundo do substantivo latino mens, mentis"a mente, o esprito, o intento". Com o sentido de "inteno" e, depois, com o de "maneira", passou a aglutinar-se a adjetivos para indicar circunstncias, especialmente a de modo. Assim: boamente = com boa inteno, de maneira boa. Como o substantivo latino mens era feminino (compare-se o portugus a mente), junta-se o sufixo forma feminina do adjetivo: bondosa-mente, fraca-mente, etc. Desta norma excetuam-se os advrbios que se derivam de adjetivos terminados em -s: burgus-mente, portugus-mente, etc. Mas o fato tem explicao histrica: tais adjetivos eram outrora uniformes, uniformidade que alguns deles, como pedrs e monts, ainda hoje conservam. Assim: um galo pedrs, uma galinha pedrs, um cabrito monts, uma cabra monts. A formao adverbial continua a seguir o antigo

04.03 Derivao Parassinttica


Numa anlise morfolgica do adjetivo desalmado e do verbo repatriar, verificamos imediatamente que: a) o primeiro constitudo do prefixo des- + o radical alm(a) + o sufixo -ado; b) o segundo formado do prefixo re- + o radical ptri(a) + o sufixo -ar. Um exame mais cuidadoso nos mostra, porm, que, nos dois casos, o prefixo e o sufixo se aglutinarama um s tempo aos radicais alm(a) e ptri(a), pois que no existem e no existiram nunca os substantivosdesalma e reptria, nem tampouco o adjetivo almado e o verbo patriar. Os vocbulos formados pela agregao simultnea de prefixo e sufixo a determinado radical chamamseparassintticos, palavra derivada do grego pra (= justaposio, posio ao lado de) e synthetiks (= que compe, que junta, que combina). A parassntese particularmente produtiva nos verbos, e a principal funo dos prefixos vernculos aeem-(en-) a de participar desse tipo especial de derivao: Abotoar Embainhar amanhecer ensurdecer

04.04 Derivao Regressiva


Nos tipos de derivao at aqui estudados, a palavra nova resulta sempre do acrscimo de afixos(prefixos e sufixos) a determinado radical. Neles h, pois, uma constante: a palavra derivada amplia a primitiva. Existe, porm, um processo de criao vocabular exatamente contrrio. a chamada derivao regressiva, que consiste na reduo da palavra derivante por uma falsa anlise da sua estrutura. A derivao regressiva tem importncia maior na criao dos substantivos deverbais ou ps-verbais, forma-dos pela juno de uma das vogais -o, -a ou -e ao radical do verbo. Exemplos: Verbo Deverbo Verbo Deverbo Verbo Deverbo

Verbo abalar amparar sustentar Observao:

Deverbo abalo amparo sustento

Verbo Amostrar Caar Vender

Deverbo amostra caa venda

Verbo alcanar atacar sacar

Deverbo alcance ataque saque

Nem sempre fcil saber se o substantivo se deriva do verbo ou se este se origina do substantivo. H um critrio prtico para a distino, sugerido pelo fillogo Mrio Barreto: "se o substantivo denota ao, ser palavra derivada, e o verbo palavra primitiva; mas se o nome denota algum objeto ou substncia, se verificar o contrrio." Assim: dana, ataque e amparo, denotadores, respectivamente, das aes de danar, atacar e amparar so formas derivadas; ncora, azeite e escudo, ao contrrio, so as formas primitivas, que do origem aos verbos ancorar, azeitar e escudar.

04.05 Derivao Imprpria


As palavras podem mudar de classe gramatical sem sofrer modificao na forma. Basta, por exemplo, antepor-se o artigo a qualquer vocbulo da lngua para que ele se tor-ne um substantivo. A este processo de enriquecimento vocabular pela mudana de classe das palavras d-se o nome dederivao imprpria, e por ele se explica a passagem: a) de substantivos prprios a comuns: damasco, quixote; b) de substantivos comuns a prprios: Coelho, Leo, Pereira; c) de adjetivos a substantivos: capital, circular, veneziana; d) de substantivos a adjetivos: burro, colgio-modelo, caf-concerto; e) de substantivos, adjetivos e verbos a interjeies: silncio!, bravo!, viva!; f) de verbos a substantivos: afazer, jantar, prazer; g) de verbos e advrbios a conjunes: quer...quer, j...j; h) de particpios presentes e passados a preposies: mediante, salvo; i) de particpios passados a substantivos e adjetivos: contedo, absoluto, resoluto.

04.06 Composio
A composio consiste em formar uma nova palavra pela unio de dois ou mais radicais. A palavra composta representa sempre uma ideia nica e autnoma, muitas vezes dissociada das noes expressas pelos seus componentes. Assim, p de galinha (sem hfen aps o Acordo Ortogrfico) o nome de uma ruga no canto externo dos olhos; mil-folhas, o de um doce; vitria-rgia, o de uma planta.

Tipos de composio
1. Quanto forma, os elementos de uma palavra composta podem estar: a) simplesmente justapostos, conservando cada qual a sua integridade: segunda-feira chapu de sol marca-passo

b) intimamente unidos, por se ter perdido a ideia da composio, caso em que se subordinam a um nico acento tnico e sofrem perda de sua integridade silbica: aguardente (gua + ardente) embora (em + boa + hora)

Da distinguir-se a composio por justaposio da composio por aglutinao, diferena que a escrita procura refletir, pois que na justaposio os elementos componentes vm, em geral, ligados por hfen, ao passo que na aglutinao eles se juntam num s vocbulo grfico. Observao: Reitere-se que o emprego do hfen uma simples conveno ortogrfica. Nem sempre os elementos justapostos vm ligados por ele. H os que se escrevem unidos: paraquedas, varapau, etc.; como h outros que conservam a sua autonomia grfica: pai de famlia, Idade Mdia, etc. 2. Quanto ao sentido, distingue-se numa palavra composta o elemento determinado, que contm a ideia geral, do determinante, que encerra a noo particular. Assim, em escola-modelo, o termo escola odeterminado, e modelo o determinante. Em me-ptria, ao inverso, me o determinante, e ptria odeterminado. Nos compostos tipicamente portugueses, o determinado, de regra, precede o determinante, mas naqueles que entraram por via erudita, ou se formaram pelo modelo da composio latina, observa-se exatamente o contrrio o primeiro elemento o que exprime a noo especfica, e o segundo a geral. Assim: agricultura (= cultivo do campo), suaviloquncia (= linguagem suave), etc. 3. Quanto classe gramatical dos seus elementos, uma palavra composta pode ser constituda de: 1) substantivo + substantivo: manga-rosa porco-espinho tamandu-bandeira

2) substantivo + preposio + substantivo: chapu de sol 3) substantivo + adjetivo: a) com o adjetivo posposto ao substantivo: Aguardente amor-perfeito sangue-frio me-dgua pai de famlia

b) com o adjetivo anteposto ao substantivo: alto-forno 4) djetivo + adjetivo: azul-marinho 5) numeral + substantivo: mil-folhas 6) pronome + substantivo: meu-bem 7) verbo + substantivo: beija-flor 8) verbo + verbo: corre-corre 9) advrbio + adjetivo: bem-bom no erudito sempre-viva perde-ganha vaivm guarda-roupa passatempo nossa-amizade Nosso-Senhor segunda-feira trigmeo luso-brasileiro tragicmico belas-artes livre-cmbio

10) advrbio (ou adjetivo em funo adverbial) + verbo: bem-aventurar Observaes: 1) No ltimo grupo poderamos incluir os numerosos compostos de bem e mal + substantivo ou adjetivo, porque, neles, tanto o substantivo como o adjetivo so quase sempre derivados de verbos, cuja significao ainda conservam. Assim: bem-aventurana, bem-vindo, mal-encarado, malfeitor, etc. 2) Nem todos os compostos da lngua se distribuem pelos tipos que enumeramos. H, ainda, uma infinidade de combinaes, por vezes curiosas, como as seguintes: bem-te-vi, bem-te-vi-do-bicochato, disse que disse,louva-a-deus, malmequer, no-me-deixes, no-te-esqueas-de-mim (miostis), etc. maldizer vangloriar-se

04.07 Compostos Eruditos


A nomenclatura cientfica, tcnica e literria fundamentalmente constituda de palavras formadas pelo modelo da composio greco-latina, que consistia em associar dois termos, o primeiro dos quais servia de determinante do segundo.

Radicais latinos
1. Entre outros, funcionam como primeiro elemento da composio os seguintes radicais latinos, em geral terminados em -i:

Forma agriambibibis-

Origem Latina ager, agri Ambo

Sentido campo ambos

Exemplificao agricultura ambidestro bisav bpede

Bis cruci equiignimortimultionipiscipluricrux, -ucis aequus, -a, -um ignis, -is mors, mortis multus, -a, -um omnis, -e piscis, -is plus, pluris

duas vezes cruz igual fogo morte muitos todo peixe muitos, vrios crucifixo equilatero ignvomo mortfero muliforme onipotente piscicultor pluriforme

Forma quadriquadru-

Origem Latina

Sentido

Exemplificao quadrimotor quadrpede

Quattuor retisemisesquitriunirectus, -a, -um semisesquitres, tria unus, -a, -um

quatro reto metade um e meio trs um retilnio semicrculo sesquicentenrio tricolor unssono

2. Como segundo elemento da composio, empregam-se: Forma -cida -cola -fero -fico -forme -fugo -gero -paro -sono -vomo -voro Sentido que mata Exemplificao regicida, suicida

que cultiva, ou habita vitcola, arborcola que contm, ou produz aurfero, flamfero que faz, ou produz que tem forma de que foge, ou faz fugir benfico, frigorfico cuneiforme, uniforme centrfugo, febrfugo

que contm, ou produz armgero, belgero que produz que soa que expele que come multparo, ovparo horrssono, unssono fumvomo, ignvomo carnvoro, herbvoro

Radicais gregos
1. Mais numerosos so os compostos eruditos formados de elementos gregos, fonte de quase todos os neologismos filosficos, literrios, tcnicos e cientficos. Indiquem-se os seguintes, que servem geralmente de primeiro elemento da composio:

Forma aeroantroarqueo-

Sentido Ar Homem Antigo

Exemplificao aerofagia, aeronave antropfago, antropologia arqueografia, arqueologia

autobibliobiocacocalicosmocronodctilodecademodieneafilofonogeohemohema-

de si mesmo Libro Vida Mau Belo Mundo Tempo Dedo Dez Povo Dois Nove Amigo voz, som Terra

autobiografia, autgrafo bibliografia, biblioteca biografia, biologia cacofonia, cacografia califasia, caligrafia cosmgrafo, cosmologia cronologia, cronmetro datilografia, datiloscopia decaedro, decalitro democracia, demagogo diptalo, disslabo enegono, eneasslabo filologia, filosofia fongrafo, fonologia geografia, geologia hemoglobina, hemorragia, hematcrito

Sangue heptahexahidrohipomacromelomesomicromitomononecroSete Seis Agua Cavalo grande, longo Canto Meio Pequeo Fbula um s Norte heptgono, heptasslabo hexgono, hexmetro hidrognio, hidrografia hipdromo, hipoptamo macrbio, macrodctilo melodia, melopeia mesclise, Mesopotmia micrbio, microscpio mitologia, mitmano monarca, montono necrpole, necrotrio

neooctoortopanpentapolipseudopsicoquilorinorizoteletetratopotrizoo-

Novo Oito reto, justo todos, tudo Cinco Muito Falso alma, esprito Mil Nariz Raz Longe Quatro Lugar Trs Animal

neolatino, neologismo octosslabo, octaedro ortografia, ortodoxo pantesmo, pan-americano pentgono, pentmetro poliglota, polgono pseudnimo, pseudoesfera psicologia, psicanlise quilograma, quilmetro rinoceronte, rinoplastia rizfilo, rizotnico telefone, telegrama tetrarca, tetraedro topografia, toponmia trade, trisslabo zografo, zoologia

2. Funcionam, preferentemente, como segundo elemento da composio estes radicais gregos: Forma -agogo -algia -arca -arquia Sentido que conduz Dor que comanda Exemplificao demagogo, pedagogo cefalgia, nevralgia heresiarca, monarca

comando, governo autarquia, monarquia neurastenia,

-astenia

Debilidade

psicastenia dolicocfalo,

-cfalo

Cabea

microcfalo democracia,

-cracia -doxo

Poder que opina

plutocracia heterodoxo, ortodoxo

2. Funcionam, preferentemente, como segundo elemento da composio estes radicais gregos: Forma Sentido Exemplificao autdromo, -dromo -edro lugar para correr base, face hipdromo pentaedro, poliedro aerofagia, -fagia ato de comer antropofagia antropfago, -fago -filia que come Amizade inimizade, dio, -fobia -fobo temor fotofobia, hidrofobia necrfago bibliofilia, lusofilia

que odeia, inimigo xenfobo, zofobo monogamia,

-gamia

Casamento

poligamia heterogneo,

-gneo

que gera

homogneo

-glota -glossa -gono -grafia -grafo lngua ngulo escrita, descrio que escreve poliglota, isoglossa pantgono, polgono ortografia, geografia calgrafo, polgrafo telegrama, -grama escrito, peso discurso, tratado, -logia -logo ciencia que fala ou trata arqueologia, filologia dilogo, telogo megalomania, -mania loucura, tendencia monogamia bibllimano, -mano louco, inclinado mitmano quilograma

2. Funcionam, preferentemente, como segundo elemento da composio estes radicais gregos: Forma Sentido Exemplificao logomaquia, -maquia Combate tauromaquia antropometria, -metria Medida biometria hidrmetro, -metro que mede pantmetro antropomorfo, morfo que tem a forma polimorfo agronomia, -nomia lei, regra astronomia autnomo, -nomo que regula metrnomo melopeia, -peia ato de fazer onomatopeia

-plis -pole -ptero cidade Asa instrumento para -scpio -sofia -stico ver Sabedoria Verso lugar onde se -teca guarda biblioteca, discoteca fisioterapia, -terapia Cura hidroterapia docotomia, -tomia -tono corte, diviso tenso, tom nevrotomia bartono, montono Petrpolis, metrpole dptero, helicptero microscpio, telescpio filosofia, teosofia dstico, monstico

04.08 Hibridismo

So palavras hbridas, ou hibridismos, aquelas que se formam de elementos tirados de lnguas diferentes. Assim, em automvel o primeiro radical grego (auto) e o segundo latino (mvel); em sociologia, ao contrrio, o primeiro latino (scio) e o segundo grego (logia). As formaes hbridas so em geral condenadas pelos gramticos, mas existem algumas to enraizadas no idioma que seria pueril pretender elimin-las. o caso das palavras mencionadas e de outras, como:neolatino, bicicleta, decmetro, burocracia e monocultura.

04.09 Onomatopeia
As onomatopeias so palavras imitativas, isto , que procuram reproduzir, aproximadamente, certos sons ou rudos: tique-taque, zs-trs, zum-zum, etc. Em geral, os verbos e os substantivos denotadores de vozes de animais tm origem onomatopeica.

ciciar cicio (da cigarra) coaxar coaxo (da r, do sapo)

04.10 Abreviao Vocabular


O ritmo acelerado da vida intensa de nossos dias obriga-nos a uma elocuo mais rpida.Observamos, a todo momento, a reduo de frases e palavras at limites que no prejudiquem a compreenso. o que sucede, por exemplo, com os vocbulos longos e, em particular, com os compostos greco-latinos de criao recente: auto (por automvel), foto (por fotografia), moto (por motocicleta), nibus (por autonibus), pneu(por pneumtico), quilo (por quilograma) etc. Em todos eles a forma abreviada assumiu o sentido da forma plena.

04.11 Siglas
Tambm moderno e cada vez mais generalizado o processo de criao vocabular que consiste em reduzir longos ttulos a meras siglas, constitudas das letras iniciais das palavras que os compem, ou partes iniciais formando quase palavras. Atualmente, instituies de natureza vria como organizaes internacionais, partidos polticos, servios pblicos, sociedades comerciais, associaes estudantis, culturais, recreativas, etc. so, em geral, mais conhecidas pelas siglas do que pelas denominaes completas. Assim: ABI = Associao Brasileira de Imprensa ABL = Academia Brasileira de Letras ANEEL = Agncia Nacional de Energia Eltrica AVC = Acidente Vascular Cerebral BB = Banco do Brasil BNDES = Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social CBF = Confederao Brasileira de Futebol CD = Compact Disc CEF = Caixa Econmica Federal CEP = Cdigo de Endereamento Postal

CPF = Cadastro de Pessoa Fsica DDD = Discagem Direta a Distncia OEA = Organizao dos Estados Americanos ONU = Organizao das Naes Unidas PUC = Pontifcia Universidade Catlica UFRJ = Universidade Federal do Rio de Janeiro IBGE = Fundao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica FGV = Fundao Getlio Vargas Senac = Servio Nacional de Aprendizagem Comercial TCU = Tribunal de Contas da Unio Varig = Viao Area Rio-grandense ECT = Empresa Brasileira de Correios e Telgrafos FGTS = Fundo de Garantia por Tempo de Servio Embratel = Empresa Brasileira de Telecomunicaes CNBB = Conferncia Nacional dos Bispos do Brasil ABCD = Santo Andr, So Bernardo do Campo, So Caetano do Sul e Diadema, municpios da Grande So Paulo Petrobras = Petrleo Brasileiro S.A. ANATEL = Agncia Nacional de Telecomunicaes

Das könnte Ihnen auch gefallen