Sie sind auf Seite 1von 6

L D E JU NA

ST

T R IB U

I A

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

R S

BBJ N 70042782953 2011/CVEL CONTRATOS BANCRIOS. CONFLITO DE COMPETNCIA. NEGCIOS JURDICOS BANCRIOS. AO REVISIONAL DE CONTRATO. VARA CVEL DO FORO REGIONAL TRISTEZA - COMARCA DE PORTO ALEGRE. A faculdade ao consumidor de propor a ao em seu domiclio, prevista no art. 101, inciso I, do CDC, no o impede de demandar no foro competente segundo as regras gerais, insertas no CPC. A regra de competncia permite a opo do consumidor entre os dois foros. CONFLITO DE DECLARANDO-SE SUSCITADO. COMPETNCIA COMPETENTE ACOLHIDO, O JUZO

CONFLITO DE COMPETNCIA N 70042782953 JUIZ DE DIREITO DA VARA CIVEL DO FORO REGIONAL TRISTEZA JUIZ DE DIREITO 3.O JUIZADO DA 13 VARA CIVEL DE PORTO ALEGRE BANCO COOPERATIVO SICREDI S.A LEANDRO SABADIN CORREA

PRIMEIRA CMARA ESPECIAL CVEL COMARCA DE PORTO ALEGRE SUSCITANTE SUSCITADO INTERESSADO INTERESSADO

ACRDO

Vistos, relatados e discutidos os autos. Acordam os Magistrados integrantes da Primeira Cmara Especial Cvel do Tribunal de Justia do Estado, unanimidade, em acolher o conflito de competncia e declarar competente o juzo suscitado. Custas na forma da lei.

L D E JU NA

ST

T R IB U

I A

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

R S

BBJ N 70042782953 2011/CVEL

Participaram do julgamento, alm do signatrio (Presidente), os eminentes Senhores DES. EDUARDO JOO LIMA COSTA E DR. JORGE ANDR PEREIRA GAILHARD. Porto Alegre, 26 de julho de 2011.

DES. BRENO BEUTLER JUNIOR, Relator.

RELATRIO
DES. BRENO BEUTLER JUNIOR (RELATOR) Trata-se de conflito negativo de competncia suscitado pelo MM. Juiz da Vara Cvel do Foro Regional Tristeza da Comarca de Porto Alegre em face do Juzo da 13 Vara Cvel do Foro Central da mesma Comarca. Refere o suscitante que a incompetncia no poderia ser declarada pelo suscitado, porque, no obstante o endereo da parte autora seja abarcado pela zona do Foro Regional, trata-se de relao de consumo e o endereo da parte r da ao revisional indicado pertence zona do Foro Central. Ouvida, a MM. Juza da 13 Vara Cvel do Foro Central da Comarca de Porto Alegre afirma ser incompetente para o processamento do feito, com base na smula 03 do Egrgio Tribunal de Justia do Estado do Rio Grande do Sul, razo da remessa do processo para o Foro Regional Tristeza da mesma Comarca. O Ministrio Pblico opinou pela procedncia do conflito negativo de competncia. Vieram os autos para julgamento. o relatrio.

VOTOS
2

L D E JU NA

ST

T R IB U

I A

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

R S

BBJ N 70042782953 2011/CVEL

DES. BRENO BEUTLER JUNIOR (RELATOR) Verifica-se merecer acolhida o conflito suscitado. Observadas as normas processuais de competncia territorial, portanto relativa, de regra, no poderia o Magistrado dela declinar de ofcio, mas apenas atravs de pedido deduzido em incidente prprio, conforme dispe o art. 112, CPC. No entanto, tratando-se de situao de repartio de competncia em uma mesma comarca, subdividida em diversos foros, central e regionais, todos integrando o Foro de Porto Alegre/RS, no incide, no caso, o enunciado da Smula 33 do Superior Tribunal de Justia 1, considerando que se est a tratar de juzos, na mesma comarca, onde os critrios so baseados na administrao e funcionamento local da Justia estadual, modo a possibilitar distribuio mais equilibrada dos processos entre os Magistrados. Cabe lei de organizao judiciria de cada estado definir a competncia das diversas varas que integram a estrutura do poder judicirio. Desse modo, a Smula 03 do Tribunal de Justia do Estado do Rio Grande do Sul possibilita ao Juzo declinar da competncia territorial, de ofcio, no caso concreto:

Smula 03. Na comarca da capital, a repartio dos feitos entre o Foro centralizado e os Foros regionais motivada em razes de ordem pblica, autorizados os juzes a, de ofcio, declinar da competncia entre os referidos Foros, obedecidos os preceitos do COJE e dos arts. 94 a 111 do CPC.

Nesse sentido, ainda, so os seguintes precedentes deste Tribunal de Justia:


1

A incompetncia relativa no pode ser declarada de ofcio.

L D E JU NA

ST

T R IB U

I A

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

R S

BBJ N 70042782953 2011/CVEL AGRAVO DE INSTRUMENTO. DIREITO PRIVADO NO ESPECIFICADO. AO DECLARATRIA DE INEXISTNCIA DE DVIDA. DECLINAO DE COMPETNCIA DE OFCIO. CABIMENTO. FORO REGIONAL. COMPETNCIA ABSOLUTA. A distribuio da competncia entre o Foro Central e os Foros Regionais na Capital de natureza absoluta, sendo possvel a declinao de ofcio pelo magistrado. Hiptese na qual a demanda envolve relao de consumo, incidindo o disposto no art. 101, inciso I, do Cdigo de Defesa do Consumidor. Precedentes. NEGADO SEGUIMENTO AO AGRAVO DE INSTRUMENTO, NA FORMA DO ART. 557, DO CPC. (Agravo de Instrumento N 70040126195, Nona Cmara Cvel, Tribunal de Justia do RS, Relator: Leonel Pires Ohlweiler, Julgado em 29/11/2010). AGRAVO DE INSTRUMENTO. AO DECLARATRIA DE INEXISTNCIA DE DVIDA. DISTRIBUIO DE COMPETNCIA ENTRE OS FOROS CENTRAL E REGIONAIS DA CAPITAL. RAZES DE ORDEM PBLICA. CONHECIMENTO DE OFCIO. POSSIBILIDADE. NO INCIDNCIA, NO CASO ESPECFICO, DA SMULA 33 DO STJ, EIS QUE SE TRATA DA MESMA COMARCA. AGRAVO DE INSTRUMENTO COM SEGUIMENTO NEGADO, EM DECISO MONOCRTICA. (Agravo de Instrumento N 70040020380, Dcima Nona Cmara Cvel, Tribunal de Justia do RS, Relator: Mylene Maria Michel, Julgado em 10/12/2010).

No caso em tela, todavia, no havia motivo legal declinao operada pelo juzo suscitado. Podia a autora ter ingressado com a ao no juzo de domiclio do ru, pois sua qualidade de consumidora no a engessa diretriz proposta pelo art. 101, I, CDC. O referido dispositivo legal, em realidade, faculta ao

consumidor a propositura da ao em seu domiclio, sem excluir, por bvio, a incidncia das regras gerais de definio da competncia previstas pelo Cdigo de Processo Civil.

L D E JU NA

ST

T R IB U

I A

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

R S

BBJ N 70042782953 2011/CVEL

Regra de competncia absoluta a opo do consumidor entre os dois foros. Assim, se a competncia territorial eleita pelo consumidor foi o domiclio do ru, certamente por convenincia, incorre em equvoco o julgador que, de ofcio, entendendo por sua incompetncia, subroga-se ao real interesse do consumidor, que conserva a possibilidade de litigar no lugar onde a parte requerida mantm sede. Neste sentido o entendimento deste Tribunal de Justia:

AGRAVO DE INSTRUMENTO. NEGCIOS JURDICOS BANCRIOS. AO REVISIONAL. COMPETNCIA. RELAO DE CONSUMO. A faculdade de o consumidor propor a ao em seu domiclio, prevista no art. 101, I, do CDC, no o impede de demandar no foro competente segundo as regras gerais sobre a matria insertas no CPC. RECURSO PROVIDO, EM DECISO MONOCRTICA. (Agravo de Instrumento N 70038045407, Primeira Cmara Especial Cvel, Tribunal de Justia do RS, Relator: Isabel Dias Almeida, Julgado em 11/08/2010). AGRAVO DE INSTRUMENTO. NEGCIOS JURDICOS BANCRIOS. AO REVISIONAL. PROCESSUAL CIVIL. COMPETNCIA TERRITORIAL. O consumidor, ao intentar ao de indenizao ou revisional de contrato bancrio, pode optar entre ajuizar a ao no foro de seu domiclio, conforme garantia de facilitao do exerccio de seus direitos inserta no Cdigo de Defesa do Consumidor, ou no foro onde o ru possui sede, seguindo, assim, a regra geral de competncia da alnea "a" do inciso IV do art. 100 do CPC. Aplicao conjunta dos princpios do Juiz natural e da razoabilidade, bem assim da garantia expressa no inciso LIII do art. 5 da Constituio Federal e das regras do art. 6, VIII do CDC e art. 100, IV, "a" do CPC, que afastam a incidncia da Smula n. 33 do STJ. NEGADO SEGUIMENTO AO RECURSO POR DECISO MONOCRTICA DO RELATOR. (Agravo de Instrumento N 70040223646, Dcima Oitava Cmara

L D E JU NA

ST

T R IB U

I A

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

R S

BBJ N 70042782953 2011/CVEL Cvel, Tribunal de Justia do RS, Relator: Pedro Celso Dal Pra, Julgado em 01/12/2010).

Portanto, examinadas as regras incidentes ao caso concreto, o Juzo suscitado o competente para processo e julgamento do pedido revisional. Do exposto, o voto no sentido de acolher o conflito negativo de competncia, para declarar competente ao processo e julgamento do pedido revisional objeto do processo n. 001/1.10.02189960 o Juzo da 13 Vara Cvel do Foro Central da Comarca de Porto Alegre, suscitado.

DES. EDUARDO JOO LIMA COSTA - De acordo com o(a) Relator(a). DR. JORGE ANDR PEREIRA GAILHARD - De acordo com o(a) Relator(a).

DES. BRENO BEUTLER JUNIOR - Presidente - Conflito de Competncia n 70042782953, Comarca de Porto Alegre: "ACOLHERAM O CONFLITO NEGATIVO DE COMPETNCIA E DECLARARAM COMPETENTE O JUZO SUSCITADO. UNNIME."

Julgador(a) de 1 Grau:

Das könnte Ihnen auch gefallen