Sie sind auf Seite 1von 5

EMEIF GESA FIRMO GONALVES

Aluno(a) : Srie: ____ano ___ Disciplina: Histria Turno: Data:___ -___-2013 Professora: Nota N

AVALIAO BIMESTRAL 1 BIMESTRE


01- O territrio onde hoje se localiza o Brasil j era habitado mesmo antes da chegada dos portugueses h milhares de anos. Com base nos conhecimentos adquiridos sobre os primeiros habitantes do Brasil, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas: a- ( ) Os povos que habitavam as terras brasileiras eram ndios. b- ( ) A populao indgena era por formada por muitos povos diferentes. c- ( ) Foi fcil para os portugueses ensinarem a esses povos sua cultura, pois eles no tinham costumes prprios. d- ( ) Os povos que habitavam o Brasil em 1500 viviam organizados em vilas. e- ( ) Esses povos apresentavam vrias semelhanas, como por exemplo nas formas de trabalho, na maneira de educar as crianas e em suas crenas religiosas.
02- Muitos pesquisadores se dedicam a estudos que tentam explicar de onde vieram os seres humanos que povoaram a Amrica, entre 50 e 12 mil anos atrs. Sobre as hipteses da origem dos povos que habitaram a Amrica, relacione as colunas: ( 1 ) Hiptese da Rota de Bering ( 2 ) Hiptese da Rota Costeira ( 3 ) Hiptese da Rota Transocenica ( ) Atravessaram o estreito de Bering de barco, depois, navegaram ao longo da costa da Amrica, entrando aos poucos, no continente. ( ) Os seres humanos teriam vindo da sia para a Amrica do Norte, durante a ltima Era Glacial. ( ) Os primeiros habitantes vieram da sia para a Amrica atravessando o oceano Pacfico.

03- A chegada dos portugueses, sob o comando de Pedro lvares Cabral, considerada por muitas pessoas o
fato que marca o incio da histria do Brasil. Sobre este fato, preencha a cruzadinha abaixo respondendo s perguntas: abcdeMadeira vermelha usada para tingir tecidos. Primeiro nome dado nova terra pelos portugueses. Nome dado ao chefe, lder dos ndios.

Tipo de troca em que no se usa dinheiro. Serviam para armazenar e negociar mercadorias, e tambm para proteger o territrio contra ataques de exploradores. f- Encarregadas, nas tribos, de atividades como o cultivo e a colheita agrcola. * B R A S I L

04- No dia 22 de abril de 1500, alguns habitantes que viviam no litoral do atual estado da Bahia tiveram uma grande surpresa com a chegada de enormes embarcaes. Essas embarcaes vinham de Portugal e faziam parte de uma esquadra composta de 13 navios e cerca de 1200 homens. Sobre este acontecimento responda:

a- A expedio de que fala o texto, foi comandada por: ( ( ( ) Pero Vaz de Caminha ) Dom Joo VI ) Pedro lvares Cabral

a- Os portugueses ficaram muito surpresos com os habitantes que aqui encontraram por que: ( ) Tinham modos de vida muito diferentes. ( ) Vestiam-se igual a eles. ( ) Falavam a mesma lngua que eles.

05- As grandes navegaes foram um conjunto de viagens martimas que expandiram os limites do mundo
conhecido at ento. Mares nunca antes navegados, terras, povos, flora e fauna comearam a ser descobertas pelos europeus. Observe o mapa acima, ele mostra caminhos que so:

abcd-

( ( ( (

) As invases de piratas e corsrios franceses ao litoral do Brasil. ) A chegada dos invasores holandeses em direo a Pernambuco em busca de riquezas. ) As viagens dos portugueses em direo as ndias e a descoberta do Brasil. ) As aventuras do rei de Portugal daquela poca.

06- Este um trecho da carta escrita para informar ao rei D. Manuel I sobre a existncia do Brasil. Ela considerada como primeiro documento da literatura brasileira. A clebre carta foi escrita em Porto Seguro, entre 26 de abril e 2 de maio de 1500. Escreva o nome do responsvel pela escrita desta carta. ______________________________________________

A pele deles parda e um pouco avermelhada. Tm rostos e narizes bem feitos. Andam nus, sem cobertura alguma. Nem se preocupam em cobrir ou deixar de cobrir suas vergonhas mais do se que preocupariam em mostrar o rosto. E a esse respeito so bastante inocentes. Ambos traziam o lbio inferior furado e metido nele um osso verdadeiro, de comprimento de uma mo travessa, e da grossura de um fuso de algodo, fino na ponta como um furador. ()

06- Leia o texto abaixo: Em busca das especiarias Pimenta vermelha, pimenta-do-reino, cravo, canela, gengibre, cominho, baunilha, noz-moscada so alguns dos condimentos utilizados em quase todas as cozinhas brasileiras atuais. Eles tambm so chamados de especiarias e so usados para dar sabor aos alimentos. Cerca de quinhentos anos atrs, as famlias ricas da Europa, principalmente, usavam as especiarias para temperar e conservar os alimentos. Elas eram produzidas nas ndias, bem distante da Europa, por isso eram muito valiosas. Por essa razo, o objetivo maior das viagens martimas daquela poca era chegar s ndias, onde os comerciantes poderiam comprar as especiarias a preos mais baixos.

cravo cominho

noz-moscada

gengibre

canela

pimenta vermelha

anis

a- As especiarias eram encontradas: ( ) No Brasil ( ) Nas ndias ( ) Na Europa ( ) Em Portugal b- Explique o porqu das especiarias serem muito valorizadas na poca do descobrimento do Brasil. _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ c- D exemplo de especiarias usadas em nossas casas. Essas especiarias custam caro hoje em dia? Explique. _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ d- As grandes navegaes martimas daquela poca tinham como objetivo: ( ) Fazer descobertas de novas terras. ( ) Chegar as ndias e comprar especiarias por um preo menor. ( ) Disputar terras entre Portugal e Espanha. 07- Leia, observe o mapa, e responda: O rei entregou a terra aos donatrios No incio, os portugueses se dedicaram a procurar metais preciosos e a extrair o pau-brasil. Mas a Coroa portuguesa no conseguia cuidar de tudo sozinha. Assim, a colnia foi dividida em capitanias hereditrias, que foram distribudas aos donatrios. Os donatrios eram nobres portugueses da confiana do rei. Eles comandavam as terras que recebiam e eram responsveis por vilas e tambm pelo desenvolvimento das capitanias com os seus prprios recursos.

a- O que o mapa ao lado mostra? ___________________________________ ___________________________________ b- Em quantas capitanias o Brasil foi dividido? _____________________________________ c- O que os donatrios faziam depois de receber as terras? _______________________________________ _______________________________________ _______________________________________ _______________________________________ 09- Em 1548 o Rei de Portugal, Dom Joo III, criou o Regimento, carta que estabelecia a criao de um Governo Geral. Marque as frases que respondem pergunta sobre Governo Geral no Brasil. O Governo Geral no Brasil foi criado no Brasil por que: a- ( b- ( c- ( d- ( e- ( ) para centralizar o governo ) com o objetivo de prestar ajuda aos donatrios ) para dividir o Brasil em lotes ) com a finalidade de acabar com as capitanias hereditrias ) para defender a colnia das invases de estrangeiros

10- O governo geral foi um dos modelos de organizao administrativa que os portugueses estabeleceram no
Brasil durante o perodo colonial. Sobre este assunto leia as informaes a seguir e relacione-as aos governadores gerais correspondentes: ( ( A ) Tom de Sousa ( B ) Duarte da Costa ( C ) Mem de S ( ( ( ( ( ( ( ( ) Invaso francesa no Rio de Janeiro em 1555. ) Primeiro governador geral ) Expulsou os franceses do Rio do Rio de Janeiro ) Trouxe o jesuta Manoel da Nbrega ) Terceiro governador geral ) Fundou a cidade de Salvador, primeira capital do Brasil ) Segundo governador geral ) Fundao do Colgio de So Paulo de Piratininga ) Trouxe o jesuta Jos de Anchieta

Das könnte Ihnen auch gefallen