Sie sind auf Seite 1von 22

O pensamento de Bion

A psicanlise de Freud, reorientada por Melanie Klein, foi a base da construo do pensamento de Bion. Seu ponto de partida foi a prpria experincia psicanaltica que se apoia numa dificuldade de traduo/ transmisso.

Jamais o relato clnico reproduz fundamentalmente uma sesso, como o essencial de qualquer experincia emocional , alis, irreproduzvel e irrepresentvel de forma cabal. Lidamos apenas com fenmenos, no com a coisa em si; lidamos com o resultado de mltiplos, encadeados e infinitos processos de transformao, nunca com a origem destas transformaes.

A coisa em si; A origem; A experincia emocional; A representao; A transformao. H entre estes registros espaos que vo sendo modelados e construdos, e que determinam o campo da experincia.

Obras de maturidade (dcada de 1960)


Learning from experience (1962); Elements of Psycho-Analysis (1963); Transformations (1965)

La rponse est le malheur de la question (Maurice Blanchet) A resposta a doena que mata a curiosidade (Bion)

O que , ou o que pode se ensinar, no que concerne chamada transmisso da psicanlise?

Ensinar diz o termo latino in-signare. O timo in tem duas possibilidades de compreenso e uso. A primeira a da negao, e a segunda a dentro de, em , ou para dentro. In-signare: levar pra dentro do signo, mas tambm considerar a prtica do pensamento negativo, segundo o qual in-signare deve ser lido como destruio do signo, de-significar.

Essa capacidade de destituir os signos de seus significados, deixando-os no saturados e aptos a infinitas realizaes prpria do pensamento. O pensamento nasce da impossibilidade de contato com o objeto na sua plena presena; quem no tolera a ausncia do objeto, no pensa e no desenvolve o aparelho para pensar.

A prtica da psicanlise consiste em ajudar a operar essa dessaturao do signo para permitir o pensamento. O que subjaz suposio da possibilidade da anlise seguramente a crena em uma transformao que nos ponha em contato com a realidade, com a origem, com os objetos como coisa em si, com o que chamar de O da experincia.

Mas, de O no pode haver representao adequada. Pode, isto sim, haver um tornar-se O, e que o que se pode ambicionar a passagem de K (smbolo que nos remete a Knowledge, conhecimento) para O (smbolo que nos remete a Origin, One, Object). Seria a passagem de um saber sobre para um vir a ser.

Anlise
Na anlise, a experincia original sempre sofre o efeito de um processo criativo. Bion utiliza o termo realizao, pois qualquer realizao j no mais corresponde experincia original, mas sim o produto criativo de uma dada transformao.

Transformaes
Todo trabalho de pensamento uma transformao. No caso de um sintoma, estas transformaes podem fazer com que das dores corporais (por exemplo, dores no joelho) apaream para o sujeito como delrio (por exemplo nao delrio de auto-referncia de Kretschmer), conservando contudo, algo invariante.

a partir do cruzamento de transformaes que podemos perceber os invariantes, mas que no temos ainda noo do estatuto do que estaria sendo transformado em primeira instncia.

As transformaes (T) englobam transformaes em termos de processo (T) e as transformes em termos de produtos (T).

Bion prope a noo de que os elementos mais primitivos da experincia anteriores a qualquer simbolizao, sejam nomeados de elementos . Tais elementos exigem simbolizao, vale dizer, um processo metablico capaz de convert-los em pensamentos propriamente ditos: eles so como elementos de um sistema protomental, sendo assim, no podem ingressar e nem se conservar no psiquismo.

Na ausncia de um aparelho prprio para pens-los, eles (como fatos indigestos) sero evacuados. Isso o ocorre sob dominncia do princpio do prazer em que a nica via a da reduo imediata da tenso por meio da descarga.

Os elementos so em si mesmos incognoscveis e no armazenveis. o processoi de transformao que os digere e os simboliza, convertendo-os em elementos que podero, estes sim, ser armazenados e utilizados para o psiquismo. A funo de transformar elementos em elementos denomindada funo .

A funo uma funo de transformao. No entanto, dada a natureza incognoscvel dos elementos , e do fato de Bion s chegar a eles por meio de uma deduo transcendental, a funo na verdade criativa e jamais reprodutiva.

Revrie
Quando a mente no est preparada para pensar estes protopensamentos, eles exigiro uma mente alheia, como o caso da relao me-beb. Nesse caso, a capacidade de revrie da me exerce para o filho a funo .

A me pensa os protopensamentos (intensidades afetivas, sensualidades) disseminados no corpo do beb e evacuados para seu prprio corpo (por identificao projetiva), para devolv-los gradualmente ao filho mais elaborados, pensados -, constituindo na criana, progressivamente, um aparelho de pensar prprio.

A posio do analista
O que caracteriza a posio do analista e sua atividade a lealdade ao vnculo K e sua convico de que ele e o analisando sobrevivero verdade e ambos se fortalecero com ela. O que cura a verdade, embora no se trate da verdade no sentido mais convencional. Trata-se da capacidade anmica de acolher, entrar em contato, reconhecer e nomear as experincias emocionais.

Das könnte Ihnen auch gefallen