Sie sind auf Seite 1von 17

ANO LECTIVO 2008/09

CURSO TECNOLGICO DE DESPORTO

DOCUMENTO ORIENTADOR

Certificado Nvel III


(10/11/12 ANOS)

Director de Curso:

INTRODUO

Com este documento orientador pretende-se esclarecer os alunos relativamente s disciplinas do Curso Tecnolgico de Desporto ( Organizao e Desenvolvimento Desportivo; Prticas Desportivas e Recreativas; Prticas de Dinamizao Desportiva; Prticas de Organizao Desportiva; Projecto Tecnolgico e Estgio) e todo o todo o processo de avaliao e exigncias a que iro ser sujeitos durante o ano lectivo 2008/09. Assim, e por estes motivos, este documento pode ser um instrumento importante para orientar a vossa actividade.

BOM TRABALHO

1 1. Formao tecnolgica
- Assenta numa formao e nas aprendizagens que permitem, quer a insero no mercado de trabalho ( confere um certificado de qualificao profissional de nvel III ) quer o prosseguimento de estudos. - A actividade realizada, ser preferencialmente feita em contexto de trabalho projecto, quer internamente (na escola ) quer externamente ( fora da escola ).

2. Finalidade do curso
- O aluno com formao em Prticas de Organizao Desportiva, poder exercer a sua actividade na administrao pblica (central e local) em empresas, no movimento associativo (clubes, asociaes,federaes) e nas mais diversas instituies de cariz desportivo. - O aluno com formao em Prticas de Dinamizao Desportiva, poder exercer a sua actividade nas mesmas instituies j indicadas e ainda em complexos tursticos, e em instituies de solidariedade social, em associaes de desenvolvimento regional, em campos de frias, em actividades de desporto e aventura e em qualquer programa de ndole ldico- desportivo.

3. Sadas profissionais
- Tcnico Auxiliar de Desporto em autarquias, associativismo desportivo (clubes , associaes e federaces), empresas, etc.

2 4. Esclarecimentos
- um curso de tcnico auxiliar de desporto e no de prtica de qualquer modalidade desportiva. - Estes tcnicos no sero chamados a exercer responsabilidades de mbito pedaggico ou a realizar tarefas em que seja por si determinada a prescrio de actividades ou exerccio no contexto em que decorre a sua funo.

4. Avaliao
- Incidir sobre o domnio das competncias expressas nos objectivos dos blocos de cada ano e demonstradas principalmente nas actividades especficas do curso.

- Os critrios de avaliao so os estabelecidos pelos professores do Curso Tecnolgico de Desporto, aprovados em reunio de grupo.

5.1. Critrios de avaliao


- Competncias no domnio de conhecimentos - Competncias no domno social

- No domnio de conhecimentos, a identificao e conhecimento de conceitos, a compreenso e aplicao dos conhecimentos. - No domnio social, assiduidade, empenho, autonomia, responsabilidade e iniciativa, coperao e entreajuda.

3 5.2. Classificao

A classificao dos momentos formais de avaliao, ser quantitativa, numa escala de zero a vinte valores. Nos enunciados das provas constaro explicitamente as cotaes relativas a cada questo, assim como as de cada resposta que sero registadas na prova do aluno.

5.3. Avaliao Sumativa ( Interna )


Tem como objectivo, a classificao e a certificao. Assim: - Considerar os progressos realizados pelos alunos, traduzindo uma apreciao global do seu trabalho e aproveitamento ao longo do ano. - Considerar todos os instrumentos de avaliao utilizados, de acordo com a importncia atribuda a cada um(ponderao) e aprovada em grupo disciplinar.

- Testes (70 %) - Trabalhos, Relatrios, Dossier, registos de observao (20%) - Domnio Social (10 %) - Os critrios de avaliao so os estabelecidos pelo grupo de Educao Fsica, sob proposta do grupo de professores que leccionam as disciplinas de desporto da formao tecnolgica.

4 5.4. Instrumentos de avaliao


- Testes - Trabalhos (individuais e/ou de grupo) - Relatrios - Dossier - Registos de observao (trabalho de aula)

5.5. Classificao final


- Testes (70 %) - Trabalhos, Relatrios, Dossier (20%) (Dossier-10% e Trabalho/Relatrios/ Registos de observao-10%) - Domnio Social (10 %)

5. Material (importante)
- Livros adoptados (duas disciplinas) - Dossier (Curso Tecnolgico de Desporto)

Curso Tecnolgico de Desporto

DESPORTO

Critrios Gerais de Avaliao


Ano lectivo 2008/09

Director do Curso:

1. Objecto da Avaliao

As aprendizagens sobre as quais recar a avaliao, pertencem aos domnios dos conhecimentos, competncias, atitudes e valores. Relativamente ao cumprimento dos programas, o processo ensino aprendizagem, e a sua avaliao incidiro :

- No domnio das competncias expressas nos objectivos dos blocos de cada ano e demonstradas principalmente nas actividades especficas do curso.

- Competncias no domnio de conhecimentos - No domnio de conhecimentos, a identificao e conhecimento de conceitos, a compreenso e aplicao dos conhecimentos. A organizao de um discurso, utilizando correctamente e com clareza a lngua portuguesa.

- Competncias no domnio social (atitudes e valores) - No domnio social, assiduidade, empenho, autonomia, responsabilidade e iniciativa, cooperao e entreajuda.

2. Modalidades, Tcnicas e Instrumentos.

2.1. Avaliao Formativa


Sendo contnua, sistemtica, e com funo diagnstica, permitir obter informao sobre o desenvolvimento das aprendizagens, possibilitando um ajustamento de processos e estratgias de ensino e de aprendizagem. Esto previstos dois momentos de avaliao (formais) por perodo, salvaguardando as disciplinas (Estgio e Projecto Tecnolgico) cujos programas estabelecem outras directrizes. Para alm de outras formas de participao no processo de avaliao, no final de cada perodo, os alunos tero um momento em que realizaro auto-avaliao e hetero - avaliao.

2.2. Instrumentos de avaliao


Testes Trabalhos (individual/grupo) Relatrios Dossier Registos de observao Trabalho de Projecto (12 ano)

Prova de Aptido Tecnolgica (12 ano)

2.3. Classificao
A classificao dos momentos formais de avaliao, ser quantitativa, numa escala de zero a vinte valores. Nos enunciados das provas constaro explicitamente as cotaes relativas a cada questo, assim como as de cada resposta que sero registadas na prova do aluno.

2.4. Avaliao Sumativa (Interna)


Tem como objectivo, a classificao e a certificao. Assim: - Considerar os progressos realizados pelos alunos, traduzindo uma apreciao global do seu trabalho e aproveitamento ao longo do ano, representando assim a classificao final (3 Perodo) a mdia das classificaes de todos os perodos. - Considerar todos os instrumentos de avaliao utilizados, de acordo com a importncia atribuda cada um (ponderao), e aprovada em grupo disciplinar.

- Testes (70 %) - Trabalhos, Relatrios, Dossier, registos de observao (20 %) (Dossier-10% e Trabalho/Relatrios/ Registos de observao-10%) - Domnio Social (10 %)

- Os critrios de avaliao so os estabelecidos pelo grupo de Educao Fsica, sob proposta do grupo de professores que leccionam as disciplinas de desporto da

formao tecnolgica .

Curso Tecnolgico de Desporto

Ano lectivo 2008/09 (proposta para aprovao em C.P.)

Formas e Critrios de Avaliao da PAT

Director do curso:

TIPO DE PROVA: A Prova de Aptido Tecnolgica (PAT) consiste na defesa, perante um jri de um produto que assume a forma de objecto ou produo escrita, ou de outra natureza, e do respectivo relatrio de realizao, os quais evidenciam as aprendizagens profissionais adquiridas pelo aluno. O produto, bem como o respectivo relatrio de realizao a defender na PAT, devero ser apresentados ao jri at oito dias antes da data de realizao da prova.

DURAO DA PROVA: A PAT tem a durao mxima de quarenta e cinco minutos, no devendo a apresentao do trabalho ultrapassar quinze minutos.

AVALIAO: A avaliao final desta prova ser quantitativa, atribuindo o jri uma classificao na escala de zero a vinte valores, com base nos critrios a seguir referidos.

CRITRIOS:

1. Trabalho (produto) desenvolvido (70%) 14 valores 2. Apresentao do trabalho (15%) 3 valores 3. Defesa do trabalho (15%) 3 valores

1. Trabalho (produto) desenvolvido - Grau de complexidade do projecto e nvel de conhecimentos aplicados (30%) - Evidncia da aquisio de saberes/contedos ministrados durante o curso (20%) - Organizao de informao e apresentao grfica (10%) - Linguagem escrita e tcnica e especfica da rea (10%)

2. Apresentao do trabalho - Seleco das ideias a transmitir (10%) - Clareza na exposio (4%) - Gesto do tempo (1%)

3. Defesa do trabalho - Capacidade de argumentar e dar respostas correctas a questes formuladas pelo jri (15%).

Curso Tecnolgico de Desporto

Ano lectivo 2008/09

Critrios de Avaliao
TRABALHOS E RELATRIOS

Director do curso:

INSTRUMENTOS DE AVALIAO:

TRABALHOS: 1. Contedo 50% (10 valores) conhecimentos aplicados, aquisio de saberes, linguagem tcnica especfica e linguagem escrita. 2. Estrutura 20% (4 valores) organizao da informao 3. Design - 10% ( 2 valores) apresentao grfica 4. Apresentao oral - 20% (4 valores) clareza na exposio, seleco das ideias a transmitir e capacidade de resposta a questes.

RELATRIOS: 1. Caracterizao da actividade 25% (5 valores) 2. Local, data, hora (caracterizao) 5% ( 1 valor) 3. Recursos envolvidos (humanos, materiais, financeiros) -30% (6 valores) 4. Informao/Instruo 40% (8 valores)

Curso Tecnolgico de Desporto


Ano Lectivo 2008/2009

TESTES (CRITRIOS DE CORRECO)


1. Todas as respostas dadas pelos alunos devem estar legveis e devidamente referenciadas de forma a permitirem a sua identificao inequvoca. Caso contrrio, ser atribuda a cotao zero pontos (s) resposta(s) em causa. 2. Nos itens de resposta aberta, os critrios de classificao esto organizados por nveis de desempenho. O enquadramento das respostas num determinado nvel de desempenho pode incluir aspectos relativos aos contedos, organizao lgico - temtica e utilizao de linguagem cientfica. No caso de a resposta apresentar contradio entre os tpicos excedentes e os tpicos estipulados, no dever ser atribuda qualquer cotao. 3. Nos itens de resposta aberta, para alm de competncias especficas da disciplina, so tambm avaliadas competncias de comunicao em lngua portuguesa. 4. Nos itens de resposta curta, s sero considerados para efeitos de classificao os elementos que satisfaam o que pedido, caso contrrio a cotao a atribuir zero. 5. Nos itens de resposta fechada (mltipla), s ser atribuda cotao resposta totalmente correcta.

(CRITRIOS DE ELABORAO)
Existncia de 3 grupos ( tipo de perguntas): 1. Desenvolvimento 2. Resposta curta 3. Resposta fechada (mltipla)

Curso Tecnolgico de Desporto


Ano Lectivo 2008/2009

DOSSIER (CRITRIOS DE AVALIAO)

Critrio 1 - Sumrios + Matria (aula)+ Fichas de trabalho +Textos de apoio

(0.8)

Critrio 2 - Apresentao do texto ( limpo e no rasurado)

(0.4)

Critrio 3 Testes (assinados E.E.)+ Enunciados+Relatrios

(0.3)

Critrio 4 Correco dos Testes (realizada na aula)

(0.5)

TOTAL

2 VALORES

Das könnte Ihnen auch gefallen