Sie sind auf Seite 1von 6

Os DomlnIos Morfoestruturais constituem a maior divisAo na classificao adotada. Bes organizam a causa de fatos geomorfol6glcos.

dertvados de I eventos geolgicos de amplitude regional. sob a forma de entidades ~ tnicas, com a presena de uma ou mais dasses de rochas dominantes. Tais fatores geram arranjos regionais de relevos com morfologlas variadas. mas I que guardam relao de causa entre si, estabelecendo uma inter-relao das mesmas com a estrutura geolgica. sao exemplos: bacias sedlmentares, Invertidas ou nla. cadelas dobradas elou falhadas, zonas de reatlvaao eretO nlca, ete. No que conceme s formas de relevo, constituem plsnleles, tabu I leiros e chapadas, extensos planaltos, patamares. serras e depressOes peri fricas. Planlcles 810 formas de ralevo planas ou suavemente ondulades, em geral posIdonadas a baixa altitude, e em que processos de sedinentaAo supa I raro os de erosao. Tabuleiros e chapadas so formas de relevo de topo plano, elaboradas em rochas sedimentares, em geralliTIitadas por escarpas; os tabuleiros apresentam altitudes relativamente baixas, enquanto as chapadas I sltuarn-se em altitudes mais elevadas. Os planaltos sao conjuntos de relevos planos ou dissecados, de altitude elevada, limitados, pelo menos por um I& do,por superflcies mais baixas e em que os processos de erosAo superam os de sedimentao. Os patamares 810 relevos planos ou ondulados, elabora I dos em diferentes classes de rochas, constituindo superflcies intermedirias ou degraus entre reas de relevos mais elevados e reas topograficamente mais baixas. As serras constituem relevos acidentados, elaborados em r0 I chas diversas, formando cristas e cumeadas ou as bordas escarpadas de planaltos. DepressOes 810 conjuntos de relevos planos ou ondulados situa dos abaixo do nlvel das regiOes vizinhas, elaborados em rochas de classes variadas. Sob a tica de novos conceitos,inclusive geoIgicos,o presente mapa define quatro Domlnios MOrfoestruturais, ordenados dos mais recentes para os mais antigos,refletlndo Implicaes geoaonol6glcas: (I) Depsitos Sedimentares Quatemrlos - pJanlcles 8 terraos de baixa declividade 8, eventualmente. depresses modelados sobre depsitos de sedimentos horizontais a

sub-horizontais, de ambientes fluviais, marinhos, ftuviornarinhos, Jagunares elou e61icos,dispostos na zona costalra ou no Interior do continente; (11) Bacias e Coberturas Sedimentares Fanerozicas - planaltos e chapadas de senvoMdos sobre rochas sedlmentares, horizontais a su~tais,eventualmente dobradas e falhadas, em ambientes de sedlmentaao diversos, dispostos nas margens continentais eIou no interior do continente; (111) CintutOes M6vels Neoproteroz6lcos - planaltos, alinhamentos serranos e depressOes interplanltlcas elaborados em diversas rochas dobradas e falhadas Incluindo principalmente metamorfitos e granit6ides associados; (IV) Crtons Neoproteroz6lcos - planaltos residuais, chapadas e depress6es interplanlficas, tendo como embasamento metamorfitos e granit6ides associados e incluindo como cobertura rochas sedimentares e vulcsno-plutonismo. deforma. dos ou nAo. O cartograma anexo mostra os grandes compartimentos litoestruturals do pais, que selViram de base delimitao dos Domlnlos Morfoestruturais acima desaitos. A eles sobrep6em-ee os Omites dos Domlnios MorfocllmtIcos, conforme definidos por Azlz Ab' Saber. es Domlnlos Morfoestruturals, de abrangncla geralmente regional, c0mportam subdivisOes que correspondem aos outros dois nveis hierrquicos adotados na presente classificao, quais sejam as Regi6es Geomorfolglcas e as Unidades de Relevo. As ReglOes Geomorfolgicas (ldentificadas no quadro ao lado por letras mal. I)sculas) caracterizam-se por compartimentos que apresentam controle causal relacionado aos processos geolgicos e, secundariamente, a fatores clImtiCos atuais ou pretritos. Devido a tais fatos, frequentemente englobam mais de uma Unidade de Relevo e aproximam-se da conotaAo de Regl088 Flsiogrficas, com padr6es prprios de ocupaAo e uso do espao flsico. Portanto, na sua definio tambm foram consideradas, alm dos aspectos I acima mencionados, a sua distribuiAo espacial e localizao geogrfica. As Unidades de Relevo, por sua vez, comportam grupamentos de formas de relevo IIsionomicamente semelhantes em seus diversos tipos de moda I lados. A geomorfognese e a simiiltude de formas podem ser expIlcadas por fatores paleoclimticos e/ou por condicionantes Iitoestruturais,decorren tas da natureza dos Domlnlos Morfoestruturais nos quais elas se inserem.

I Cada unidade de relevo evidencia processos originrios, formaOes superlIcias e tipos de modelados diferenciados dos demais. Os dlY8rsos tIpoS de mOdeladOS acnam~ reunJaOS em setores ae topogranas altlmetflcamente correlaclonadas. orientando 8 deflnlAo de planaltos, chapadas. serras, depressOes. etc. Esses grandes oompartlmentos mo~ lgicos acham-se representados no cartcgrama aqullnclurcto. A I1IC8nte disponibilizaao de infonnaOes atualizadas pennitiu uma compartimentaao mais exata dos grandes conjuntos do relevo brasileiro. Os trabalhos na AmazOnia Legal e vrias pesquisas de detalhe nas regiOes Nordeste. CentroOeste (Pantanal Matoogrossenses) e Sul (sobretudo em seu litoral) ampliaram o nmero de unidades de relevo para 157 (na edlAo anterior o mapa apresentava 65 unidades). A quarta ordem de grandeza abrange fatos que, por sua dlmensAo espaelal na escala considerada, 010 podem ser expl'8S8O$ por meio de polJgonos, requerendo a utilizaAo de simbolos, 6neares ou pontuais. Sua localizao precisa, tanto quanto possrve~ mesmo levando-ee em conta as li mitaOea impostas pela esc:ala. Alm de se constItufrem elementoa im portantes de plasUcIdade do mapa, os slmbolos assinalam OI1entaOes preferenciais da estrutura e rupturas significativas de declive. destacando I tambm feiOes especiais, tais como relevos residuais, estruturas circula res topograficamente salientes, diques ftuviais, lacustres e marinhos, mar. cas de paleodranagem e campos de dunas. A representao dos graus hierrquicos foi solucionada em nlvels distin. I tos. As Unidades de Relevo sao IdentJflcadssj)Of' uma numeraAo sequeno eial unlvoca associada a tonaldades de oor. Tona6dades prximas procuram relacionar unidades Integrantes de um mesmo Domlnlo Morfoestrutu. ral. I Deste modo, os amarelos foram reservados para os Depsitos Sedlmentares Quatemrios, os verdes referem.. s morfcestruturas das Bacias e Coberturas Sedimentares FanerozOicas, 08 marrons e laranjas agrupam as unidades pertencentes aos de ClnturOes MOvers Neoprotel'OZlcos e as tonalidades de roxo e vermelho estio correlaclonadas ao cIomlnlos doe

I Crtons Neoproteroz6icos. As tonalidades de cores mais escuras procuram representar ~Idades com altimetrias mdias mais elevadas, enquanto tons mais claros foram atriburdos a unidades topograficamente mais baixas em relalo 808 con I Juntos morfclOglcos prximos. As cores podem se repe1Ir em unidades es pacialmente Isoladas entre si. O empilhamento das Regl6es Geomorfolgicas na legenda obedece o critrio de distribuio no espao territorial. Na maioria das Unidades de Relevo. os componentes morlolglcos con I flguram um quadro homogneo que pode ser tomado oomo altrlo bslco na definiAo do Domrnio Morfoestrutural a que cada uma delas se vinaJla. No entanto, algumas unidades, como as depressOes interpJanlticas e perifricas, bem como alguns setores planltloos. estendem-se por trechos I expressivos de outros domrnlos, conservando as caracterlstlcas morfol . gicaa de sua conceituao. Nesses casos. a unidade ach.. 888OCiada, na chave da legenda, ao domrnlo em que se Inscreve seu setor de maior rea.

Das könnte Ihnen auch gefallen