Sie sind auf Seite 1von 6

CURSO TCNICO EM MECNICA - MDULO II"

02 MAIO 2013

Gesto Empresarial
O que uma Empresa?
uma entidade social composta de pessoas e recursos... e a?

As pessoas e as organizaes
A vida das pessoas depende intimamente das organizaes e essas dependem da atividade e do trabalho daquelas. Na sociedade moderna, as pessoas nascem, crescem, aprendem, vivem, trabalham, se divertem, so tratadas e morrem dentro de organizaes. As organizaes so extremamente heterogneas e diversicadas, de tamanhos diferentes, de caractersticas diferentes, de estruturas diferentes, de objetivos diferentes. Existem organizaes lucrativas (chamadas empresas) e organizaes no-lucrativas (como Exrcito, Igreja, servios pblicos, entidades lantrpicas, organizaes nogoverna- mentais - ONGs - etc.).

Nenhum sistema melhor do que as pessoas que vo oper-lo


autor desconhecido

ORGANIZAO uma entidade social composta de pessoas e de recursos, deliberadamente estruturada e orientada para alcanar um objetivo comum.

o MUNDO EM QUE VIVEMOS


UMA sociedade institucionalizada e composta por organizaes. Todas as atividades relacionadas

produo de bens (produtos) ou prestao de servios (atividades especializadas) so planejadas, coordenadas, dirigidas, executadas e controladas pelas organizaes. Todas as organizaes so constitudas por pessoas e por recursos no-humanos (como recursos fsicos e materiais, nanceiros, tecnolgicos, mercadolgicos etc.).

TEORIA DAS ORGANIZAES


o campo do conhecimento humano que se ocupa do estudo das organizaes em geral. Por seu tamanho e pela complexidade de suas operaes, as organizaes, ao atingirem um certo porte, precisam ser administradas e a sua administrao requer todo um aparato de pessoas estraticadas em diversos nveis hierrquicos que se ocupam de incumbncias diferentes. A administrao nada mais do que a conduo racional das atividades de uma orgaDISCIPLINA: GESTO EMPRESARIAL

nizao seja ela lucrativa ou no-lucrativa. A administrao trata do planejamento, da organizao (estruturao), da direo e do controle de todas as atividades diferenciadas pela diviso de trabalho que ocorram dentro de uma organizao. Assim, a administrao imprescindvel para existncia, sobrevivncia e sucesso das organizaes. Sem a administrao, as organizaes jamais teriam condies de existir e de crescer.
PROF: EDSON WAGNER RODRIGUES"

PG. 1

CURSO TCNICO EM MECNICA - MDULO II"

02 MAIO 2013

HABILIDADES NECESSRIAS PARA O SUCESSO NO DESEMPENHO EM QUALQUER ATIVIDADE

HABILIDADES TCNICAS envolvem o uso de conhecimento especializado e facilidade na execuo de tcnicas relacionadas com o trabalho e com os procedimentos de realizao. o caso de habilidades em contabilidade, em programao de computador, engenharia etc. As habilidades tcnicas esto relaciRelacionadas ao desempenho de funes ou trabalhos especializados dentro da organizao; consistem no conhecimento, mtodos tcnicos e equipamentos para realizao de tarefas especcas

e referem-se facilidade de relacionamento interpessoal e grupal. Envolvem a capacidade de comunicar, motivar, coordenar, liderar e resolver conitos pessoSo aquelas relacionadas ao tratamen- to com pessoas; capacidade de com- preender, comunicar ou liderar pessoas

onadas com o fazer, isto , com o trabalho com "coisas", como processos materiais ou objetos fsicos e concretos. relativamente fcil trabalhar com coisas e com nmeros porque eles so estticos e inertes, no contestam nem resistem ao do administrador.

ais ou grupais. As habilidades humanas esto relacionadas com a interao com as pessoas. O desenvolvimento da cooperao dentro da equipe, o encorajamento da participao, sem medos ou receios, e o envolvimento das pessoas so aspectos tpicos de habilidades humanas. Saber trabalhar com pessoas e por meio das pessoas.

es da organizao, complement-las entre si, como a organizao se relaciona com seu ambiente, e como as mudanas em uma parte da organizao afetam o restante dela. As habilidades conceituais esto rela- cionadas com o pensar, com o raciocinar, com o diagnstico das situaes e com a formulao de alternativas de soluo dos problemas. Representam as capacidades cognitivas mais sosticadas do administrador e que lhe permitem planejar o futuro, interpretar a mis- so, desenvolver a viso e perceber oportunidades onde ningum enxerga nada.
Relacionadas capacidade de ver a empresa de maneira total; Capacidade de compreender a com- plexidade da organizao como um todo e formular estratgias; cria@vi- dade, planejamento e entendimento do contexto

HABILIDADES CONCEITUAIS envolvem a viso da organizao ou da unidade organizacional como um todo, a facilidade em trabalhar com idias e conceitos, teorias e abstraes. Um adHABILIDADES HUMANAS esto ministrador com habilidades conceituais relacionadas com o trabalho com pessoas est apto a compreender as vrias fun-

HABILIDADES GERENCIAIS

Nveis'Administra/vos'e'as'Habilidades'
Nvel Estratgico
!2'alta'administrao' ' ''''(presidencia,'vice'diretoria)' Habilidades'Administra0vas'' ou'Gerenciais'

Habilidades Conceituais

Conceituais' Conceituais'

Nvel Ttico
!2'mdia'administrao'ou'' '''(gerncia'intermediria)' Humanas'

Habilidades Humanas

Nvel Operacional

!2'administrao'operacional'' ''''(superviso'ou'chea)'

Tcnicas' Tcnicas'

Habilidades Tcnicas

3! Habilidades'Administra0vas'

PAPEIS DO GERENTE OU ADMINISTRADOR

Papis interpessoais. Representam as relaes com outras pessoas e esto relacionados s habilidades humanas. Mostram como o administrador interage com as pessoas e inuencia seus subordinados. Papis informacionais. Descrevem as atividades para manter e desenvolver uma rede de informaes. Um administrador no nvel institucional passa em mdia cerca de 75% do seu empo trocando informaes com outras pessoas dentro e fora da organizao. Mostram como o administrador intercambia e processa a informao. Papis decisrios. Envolvem eventos e situaes em que o administrador deve fazer uma escolha ou opo. Estes papis requerem tan- to habilidades humanas como conceituais. Mostram como o administrador utiliza a informao em suas decises.
DISCIPLINA: GESTO EMPRESARIAL PROF: EDSON WAGNER RODRIGUES"

PG. 2

CURSO TCNICO EM MECNICA - MDULO II"


COMO SO CRIADAS AS REAS FUNCIONAIS DA EMPRESA No incio da vida da organizao, temos apenas os procedimentos operacionais, os recursos humanos, nanceiros, materiais e tecnolgicos e uma linha de autoridade estabelecida entre os proprietrios da empresa e os ocupastes dos cargos, denominados funcionrios, parceiros ou colaboradores. As relaes formais so diretas entre eles e so conhecidas tambm por relaes funcionais, conforme mostra a primeira gura esquerda ao alto.
Na medida em que os negcios vo prosperando, novos processos operacionais vo sendo criados. Departamentalizao: uma Com o aumento do volume e da metodologia que permite a construo complexidade de trabalho, a da estrutura organizacional por meio presso da concorrncia e o avano de critrios tcnicos de agrupamento da tecnologia, os processos vo dos recursos humanos, nanceiros, sendo racionalizados. O tempo de materiais e tecnolgicos, visando processamento e o tempo de ciclo atingir os objetivos da empresa. vo baixando, os pers dos cargos

02 MAIO 2013

vo sendo redesenhados e as suas vagas recalculadas, novos nveis de alada estabelecidos, a amplitude de comando redimensionada. As adequaes nas instalaes, nas especicaes tcnicas do mobilirio, das mquinas e dos equipamentos, bem como na sua quanticao so inevitveis, Mudanas como essas produzem reexos na estrutura organizacional da empresa e o organograma precisa ser redesenhado.
Uma organizao uma unidade social intencionalmente construda e reconstruda, a m de atingir objetivos especcos. Quando esse agrupamento social constitudo por pessoas que so investidas em cargos, agrupadas e reagrupadas por meio de critrios de departamentalizao e de relaes de autoridade hierrquica, que permitem represent-lo gracamente.

REPRESENTAO DAS PRINCIPAIS REAS FUNCIONAIS DE UMA ORGANIZAO

As#principais#reas#funcionais#da# Empresa#
Uma#organizao#7pica#em#nveis#estratgico,# gerencial,#e#operacional#para#cada#rea%funcional%
Nvel#Estratgico#

Em cada rea funcional encontramos os 3 Nveis Gerenciais

Nvel#TAco# Vendas%e% Marke8ng% Fabricao%

Finanas% Recursos% Humanos%


Prof#Edson#Wagner#Rodrigues################ Preparo#Prossional#

Nvel#Operacional# Contabilidade%
5#

FATOR HUMANO -

Tema para discusso em sala de

aula

A qualidade da estrutura organizacional resultado dos seguintes fatores: o valor das pessoas, podendo ser consideradas a sua tica, a sua postura de atuao, os seus relacionamentos etc. o conhecimento que elas possuem da estrutura organizacional. sua motivao para faze-la funcionar da melhor forma possvel.
DISCIPLINA: GESTO EMPRESARIAL PROF: EDSON WAGNER RODRIGUES"

PG. 3

CURSO TCNICO EM MECNICA - MDULO II"


SOCIOLOGIA DAS ORGANIZAES Conceitos: SOCIOLOGIA a cincia que estuda a vida social humana (Horton; Hunt, 1980, p. 20). ORGANIZAO uma unidade social articialmente criada e estruturada, continuamente alterada para se manter no tempo, e com a funo de atingir resultados especcos que satisfaam as necessidades de clientes existentes na sociedade e, as de seus participantes (Parson apud Etizioni, 1967, p. 7). EMPRESA um tipo de organizao cujos clientes trocam seu dinheiro pelos bens ou servios que ela produz. ADMINISTRADORES so especialistas em organizao, cujo sucesso depende de conhecimentos especcos dos processos fsicos que ocorrem nas empresas e, principalmente das habilidades e experincias em gerenciar pessoas. ADMINISTRAO a aplicao de tcnicas com o m de estabelecer metas e operacionalizar seu atendimento pelos participantes das organizaes a m de que ATIVIDADE: TRAGDIA DOS COMUNS
Essa a histria mais velha do mundo Mas um fruto coletivo, uma ao em conjunto Cada presente pode se manifestar

02 MAIO 2013

obtenham resultados que satisfaam as suas prprias necessidades e as de seus clientes.

possvel atingir objetivos assim

Compositor: Gabriel Leal / Mc Me

Agora, Me abraa forte e esquece o caos l fora Por ora, Embaixo do nosso p de rom Me beije sem pensar no amanh Sigo a leitura do que eu vim aqui dizer Tudo aquilo que nossos ns tendemos a perder Pois qualquer fonte de que pudemos usufruir Esbarrou na inecincia de sabermos dividir Diziam: "O que que tem se eu fao, Se o outro faz mais?" Inamando um pensamento Que nos trouxe a esse lugar E pensando que no eram Os culpados principais Deu-se a prolixidade Que hoje assola o nosso lar E assim caminha o homem o tempo todo At encontrar o equilbrio natural Vivendo sem pensar no dia que vir, No vai ter nenhuma histria pra contar Agora, Me abraa forte e esquece o caos l fora Por ora, Embaixo do nosso p de rom Me beije sem pensar no amanh A Babilnia traz, a babilnia trai E o caos l fora uma misso de Samurai

Escrachado pelo tempo e pelo jeito de ser Junto os fatos, vou vivendo e no vendo Tv Que sintoniza errado a vida dos quadrados Quadros caros derretem, Se eu mando um escarro fraco Peteleco do universo e o castelo desmorona Era de areia e a gua entrou pela lona Conito Click-clack Relgio Tic-aTc Velhos problemas no mundo Que a gente insiste e combate Esse jogo no d empate, Improviso o xeque-mate Enquanto originais de araque Vo pintando a zona Eu vou partindo pro ataque, Vivo o que me emociona Eu vou driblando o achaque, E o lixo da babilnia Escape do baque do craca Viva o que voc ama Se eu t contigo, gostosona, Ningum corta a minha onda Agora, Me abraa forte e esquece o caos l fora Por ora, Embaixo do nosso p de rom Me beije sem pensar no amanh

Tanto como o desertor, como aquele a se queixar Histria essa est estampada no mundo Em notcias de jornal, internet e Tv Todas as pessoas discorrendo sobre o assunto A situao negra, mas no sabem bem por qu E assim caminha o homem o tempo todo At encontrar o equilbrio natural E, sem querer, vai cada um fazendo o seu papel, Investindo nessa Torre de Babel
DISCIPLINA: GESTO EMPRESARIAL

Link: http://www.vagalume.com.br/scracho/tragedia -dos-comuns.html#ixzz2S2fbk2Wp

PROF: EDSON WAGNER RODRIGUES"

PG. 4

CURSO TCNICO EM MECNICA - MDULO II"


DILEMA DOS PRISIONEIROS - TRABALHO EM CLASSE
O promotor me props um trato: Ele tem certeza que eu fao parte da dupla de hackers cebolao e pimentinha, mas eu acho que ele no tem provas. Se eu confessar o crime e o meu parceiro no confessar eu saio livre e ele ca preso por 10 anos. Se eu confessar e o meu parceiro tambm confessar eu e ele camos presos por 5 anos. Se eu no confessar e o meu parceiro confessar eu co preso por 10 anos e ele sai livre. Se eu no confessar e o meu parceiro no confessar ns dois camos presos por 2 anos

02 MAIO 2013

Tragdia dos Comuns suponha um almoo de m de ano com umas 20 pessoas. Voc, que est com algumas diculdades nanceiras, pensa em pedir um prato barato, mas os primeiros a pedir escolhem pratos carssimos. Voc sabe que vai pagar s 5% da conta, independente do que comer, e decide ento pedir o prato mais caro do restaurante. O custo incremental para seus colegas vai ser mnimo, e voc vai ter uma refeio muito melhor. mas, como todo mundo pensa assim, o grupo acaba por gastar muito mais do que teria gasto se cada um pagasse individualmente pelo que consumisse, ou se o grupo tivesse se dividido por vrias mesas menores. no foi culpa de ningum. As coisas simplesmente aconteceram assim. O grupo explorou a si mesmo.

A deciso racional de cada indivduo leva a um resultado irracional (negativo) para o grupo. O pasto comum a todos, e levam diariamente nesse local para que o gado possa se alimentar. Seria vantajoso para cada pastor sempre aumentar uma cabea de gado no seu rebanho. Acontece que, se todos agirem assim, em pouco tempo o pasto comum estaria super povoado e todos sairiam prejudicados. O conceito de Tragdia dos Comuns um fenmeno percebido e estudado muito antes do aparecimento das organizaes modernas. Na Europa da Idade Mdia, havia muita terra sem um dono especco, onde os pastores podiam criar seu rebanho livremente.

DISCIPLINA: GESTO EMPRESARIAL

PROF: EDSON WAGNER RODRIGUES"

PG. 5

CURSO TCNICO EM MECNICA - MDULO II"

02 MAIO 2013

A lgica das interaes humanas


de cooperao para maximizar seu proveito prprio. o que preciso para haver cooperao? Em quais circunstncias o mais racional no cooperar? Que polticas devem ser adotadas para garantir a cooperao?
2 maio 2013 Aula Inaugural; Apresentao do Contedo Programtico; Organizao de empresas, Nveis Administrativos, Departamentalizano, Principais reas funcionais, Cooperao ou Competio? 8 maio Planejamento, Layout, Fluxograma, CronoGrama 14 maio VII Frum 20 de maio Apresentao do Fluxograma dos processos de fabricao do martelo pena (Prof Dagoberto). Gesto da Qualidade e Qualidade Total

Aulas

a cooperao um dos marcos em qualquer organizao social. A formao de grupos sociais de fato representa uma soluo cooperativa para a luta pela sobrevivncia e pela reproduo das espcies. um dos maiores transtornos para grupos de indivduos que dependem da cooperao para sobreviver a presena de freelancers entre eles, ou seja, indivduos que violam as regras

Competir Denio o processo de deciso de jogadores que interagem entre si, a partir da situao em que esto envolvidos.

Cooperar a formao de alianas, onde as implicaes da escolha de um parceiro inadequado, a desconana entre as partes ou um contrato mal feito podem afetar seriamente a continuidade e o desempenho Equilbrio de Nash (poltica de ganha ganha) a estratgia que traz os melhores resultados em longo prazo. Uma organizao pode permitir vrios equilbrio de Nash. No perdoa uma traio, existncia de retalizao.

Situao

Jogos de Soma Zero (um ganha outro perde) e Tragdia dos Comuns (explorao inconsciente dos recursos coletivos til por descrever com preciso situaes estratgicas, oferecendo coerncia para estruturao dos problemas decisrios Deixar de colher os frutos que a cooperao pode proporcionar, pode haver um cenrio de soma-zero em que o indivduo seja perdedor. Dell, HP

Pontos Fortes

Pontos Fracos

Exemplos

Ambev

Bibliograa utilizada nessa aula: PORTER, Michael E. Estratgia Competitiva Tcnicas para anlise de indstrias e da concorrncia. 18a Edio. So Paulo-SP: Campus, 1986. V CONVIBRA Congresso Virtual Brasileiro de Administrao. 1985. RODRIGUES, E. W. O CICLO DE VIDA DAS EMPRESAS: Impacto dos problemas na vida da MPE em So Sebastio.

So Sebastio: [s.n.]. OLIVEIRA, D P R; Sistemas organizao e mtodos: uma abordagem gerencial, So Paulo, Atlas, 2010.

DISCIPLINA: GESTO EMPRESARIAL

PROF: EDSON WAGNER RODRIGUES"

PG. 6

Das könnte Ihnen auch gefallen