Sie sind auf Seite 1von 2

2 PROF:.

EQUIPE FSICA
IMPACTO: A Certeza de Vencer!!!
1. O OLHO HUMANO. A figura seguinte mostra, em corte esquemtico, os principais elementos que constituem o globo ocular humano. A crnea, o humor aquoso, o cristalino e o humor vtreo formam uma associao de meios transparentes luz. A ris, regio colorida do olho, e seu orifcio central, denominado pupila, de dimetro varivel, regulam a quantidade de luz que entra no olho. A retina, regio posterior do globo ocular e sensvel luz, onde se formam as imagens reais. A esclertica, membrana opaca e resistente que recobre quase que totalmente o globo ocular, garante a sustentao mecnica do conjunto. A coride, membrana negra que recobre internamente a esclertica e sobre a qual se distribuem as clulas da retina, garante a escurido no interior do globo ocular. Na retina existem dois fotorreceptores: os cones e os bastonetes. Os cones so os responsveis pela viso detalhada luz do dia, enquanto os bastonetes funcionam mais eficientemente do que os cones quando se est sob a luz fraca. Os bastonetes, no entanto so pouco sensveis a cores. A luz incidente no fotorreceptor desencadeia uma reao fotoqumica que origina um impulso eltrico, ou seja, um impulso nervoso. Atravs do nervo ptico, os impulsos nervosos so enviados ao crebro que interpreta o estmulo recebido e o observador v o objeto observado. 2. ACOMODAO VISUAL. O cristalino do olho uma lente biconvexa, constituda por um material transparente e flexvel, presa s paredes do globo ocular por uma srie de msculos denominados msculos ciliares. Observa-se que as faces do cristalino so menos curvas, com maior raio de curvatura, quando os msculos ciliares esto relaxados e mais curvas, com menor raio de curvatura, quando esses msculos esto tensos. Assim, variando-se o raio de curvatura, varia-se a distncia focal do cristalino.

DEFEITOS VISUAIS
CONTEDO PROGRAMTICO
KL 070510 PROT: 3739

09
Quando observamos um objeto num ponto remoto (ponto distante), como um navio na linha do horizonte, sentimos nossos olhos descansados.

NOSSO SITE: www.portalimpacto.com.br

Os msculos ciliares estaro totalmente tensos quando o objeto estiver no ponto prximo (a 25 cm do olho a distncia mnima para viso distinta). Neste caso, os msculos ciliares fazem um esforo mximo para manter a imagem na retina.

Quando observamos um objeto num ponto prximo, como um navio atracado bem perto de ns, realizamos um grande esforo para mant-lo em foco. Por isso, depois de uma leitura prolongada, recomenda-se fixar um ponto remoto (distante).

3. DEFEITOS DA VISO OU AMETROPIAS. A) MIOPIA: ocorre devido a um alongamento do globo ocular na direo do eixo antero-posterior ou por um aumento na vergncia do cristalino. Assim, a imagem se forma antes da retina.
o i o i

Sintomas: dificuldade para ver de longe e facilidade para ver de perto. Correo da miopia: lentes divergentes.

tensos

B) HIPERMETROPIA: ocorre devido a um encurtamento do globo ocular na direo do eixo antero-posterior ou por uma diminuio na vergncia do cristalino. Assim, a imagem se forma depois da retina.
o i o i

A variao da distncia focal f do cristalino permite obter a focalizao da imagem de qualquer objeto sobre a retina e a esse mecanismo d-se o nome de acomodao visual.
Os msculos ciliares estaro totalmente relaxados quando o

Sintomas: dificuldade para ver de perto e esforo para ver de longe.


CONTEDO - 2011

objeto estiver no ponto remoto (no infinito). Neste caso, o foco imagem F do cristalino fica situado na retina do olho.

Correo da hipermetropia: lentes convergentes.

NOSSO SITE: www.portalimpacto.com.br

C) PRESBIOPIA (VISTA CANSADA): ocorre devido ao endurecimento do cristalino em pessoas por volta de 40 anos de idade.

SINTOMAS: dificuldade para ver de perto e viso normal para ver de longe. Correo da presbiopia: lentes convergentes.

03. Assinale a alternativa correta. a) Quando algum se v diante de um espelho plano, a imagem que observa real e direita. b) A imagem formada sobre o filme, nas mquinas fotogrficas, virtual e invertida. c) A imagem que se v quando se usa uma lente convergente como lente de aumento (lupa) virtual e direita. d) A imagem projetada sobre uma tela por um projetor de slides virtual e direita. e) A imagem de uma vela formada na retina de um olho humano virtual e invertida. 04. Assinale a opo em que os trs instrumentos conjugam imagem real: a) espelho convexo, placa de vidro e espelho plano. b) projetor de slides, espelho cncavo e cristalino do olho humano. c) espelho plano, lente convergente e espelho convexo. d) lupa, microscpio e espelho convexo. e) cristalino, lente divergente e espelho plano. 05. Na formao de imagens na retina de um globo ocular normal, o cristalino desempenha o papel de uma lente delgada. Logo, podemos afirmar que as caractersticas dessa lente e das imagens formadas so respectivamente: a) convergente; virtuais, invertidas e reduzidas. b) convergente; reais, direitas e reduzidas. c) divergente; reais, direitas e reduzidas. d) divergente; virtuais, direitas e ampliadas. e) convergente; reais, invertidas e reduzidas. 06. Um defeito da viso humana que corrigido usando lente esfrica divergente : a) astigmatismo. d) presbiopia. b) daltonismo. e) miopia. c) hipermetropia. 07. Sabe-se que o olho humano normal focaliza a imagem dos objetos exatamente sobre a retina. Pessoas mopes possuem o globo ocular alongando. Assim: a) a imagem forma-se antes da retina, sendo necessrio o uso de lente convergente. b) a imagem forma-se aps a retina, sendo necessrio o uso da lente divergente. c) a imagem forma-se antes da retina, sendo necessrio o uso de lente divergente. d) a imagem forma-se aps a retina, sendo necessrio o uso de lente convergente. e) a imagem forma-se aps a retina, sendo necessrio o uso de lentes acromticas. 08. A receita de culos para um mope indica que ele deve usar lentes de 2,0 graus, isto , o valor da convergncia das lentes deve ser 2,0 dioptrias. Podemos concluir que as lentes desses culos devem ser: a) convergentes, com 2,0 m de distncia focal. b) convergentes, com 50 cm de distncia focal. c) divergentes, com 2,0 m de distncia focal. d) divergentes, com 20 cm de distncia focal. e) divergentes, com 50 cm de distncia focal. 09. Os defeitos de viso: miopia, hipermetropia e presbiopia so corrigidos, respectivamente, com o uso de lentes: a) convergentes, convergentes e divergentes. b) convergentes, divergentes e convergentes. c) convergentes, convergentes e convergentes. d) divergentes, divergentes e divergentes. e) divergentes, convergentes e convergentes. GABARITO DA REVISO 01. e 03. c 05. e 02. c 04. b 06. e 07. c 08. e 09. e

D) ASTIGMATISMO: Ocorre devido crnea no se apresentar como uma perfeita calota esfrica, seu raio de curvatura varivel, algo como uma casca de ovo.

Sintomas: Viso "manchada" dos objetos. CORREO DO ASTIGMATISMO: lentes cilndricas TESTE SIMPLES: Um olho emtrope, normal, dever perceber todos os raios igualmente negros. Um olho E) ESTRABISMO: pode estar relacionado a uma falta de coordenao dos movimentos de uma srie de seis msculos que, ligados parede externa do globo ocular, permitem os diferentes movimentos do olho no interior da rbita. Em alguns casos possvel corrigir o defeito com o uso de prismas. F) DALTONISMO: uma anomalia gentica, geralmente herdada, na qual o portador incapaz de distinguir certas cores, mais comumente o vermelho e o verde. Os cones, receptadores de luz localizados sobre a retina, contm pigmentos que selecionam as luzes vermelha, verde e azul. Se a quantidade de pigmentos reduzida ou se um (ou mais) dos trs sistemas de cones estiver ausente, o portador ser daltnico. A anomalia impossvel de ser corrigida.

REVISO:
01. Ao analisar as lentes dos culos de vrias pessoas, um estudante anotou as seguintes concluses: I. Observando os culos de uma pessoa, verificamos que eles produziam o efeito de aumentar os olhos e a face da pessoa; portanto suas lentes so convergentes. II. Sempre que olhvamos objetos atravs das lentes de determinados culos, para qualquer distncia entre os objetos e as lentes, os objetos nos pareciam diminudos; portanto suas lentes so usadas para corrigir o defeito da miopia. III. Certos culos podiam ser usados para concentrar os raios do Sol e queimar uma folha de papel; portanto suas lentes so usadas para corrigir o defeito da hipermetropia. a) Apenas as afirmaes I e II so corretas. b) Apenas as afirmaes I e III so corretas. c) Apenas as afirmaes II e III so corretas. d) Apenas uma das concluses est correta. e) Todas as concluses esto corretas. 02. Na formao das imagens na retina da vista humana normal, o cristalino funciona com uma lente: a) convergente, formando imagens reais, direitas e diminudas. b) divergente, formando imagens reais, direitas e diminudas. c) convergente, formando imagens reais, invertidas e diminudas. d) divergente, formando imagens virtuais, direitas e ampliadas. e) convergente, formando imagens virtuais, invertidas e diminudas.

REVISO IMPACTO - A CERTEZA DE VENCER!!!

CONTEDO - 2010

Das könnte Ihnen auch gefallen