Sie sind auf Seite 1von 2

QUALIDADES DE ORIXS PARTE-10Qualidades de Oy Foi a nica mulher de Sango que o acompanhou em sua fuga para a terra de Tapa, mas

se desencorajou em Ira, sua cidade natal, onde, de acordo com o ditado "Oy wole ni ile Ira, Sango wole ni Koso" (Oy entrou na terra na casa de Ira, Sango entrou em Koso), ela suicidouse ao receber a noticia da morte de Sango. Oya tornou-se a divindade do Rio Nger. Os tornados e tempestades so as marcas de seu descontentamento. QUALIDADES: 1) Oy Binik 2) Oy Seno 3) Oy Abomi 4) Oy Gunn 5) Oy Bagn 6) Oy Onr 7) Oy Kodun 8) Oy Maganbelle 9) Oy Yapopo 10) Oy Onisoni 11) Oy Bagbure 12) Oy Tope 13) Oy Filiaba 14) Oy Semi 15) Oy Sinsir 16) Oy Sire 17) Oy Gbale ou Igbale (aquela que retorna a terra) se subdividem em: a) Oy Gbale Funn b) Oy Gbale Fure c) Oy Gbale Guere d) Oy Gbale Toningbe e) Oy Gbale Fakarebo f) Oy Gbale De g) Oy Gbale Min h) Oy Gbale Lario i) Oy Gbale Adagangbar Essas Oys esto ligadas ao culto dos mortos, quando danam parecem expulsar as almas errantes com seus braos. Tem forte fundamento com Omulu, Ogun e Ex. YANSA So nove divindades das nove cabeas, Ya Mesan Oru, oito tem fundamento com Ogum e Omul a nona com Es.

IYA MESAN - me nove, esprito meio animal meio mulher, foi esposa de Osossi e Sang OYA PETU -senhora dos ventos, esposa de nag e amante de osoyin, fundamento com as rvores e suas folhas, guerreira usa cobre. OYA ONIRA - guerreira e agressiva, companheira de Osun, dona das estradas, principalmente com nas encruzilhadas, tem quizila com Ogum. OYA ODO - simboliza o amor e o sexo, o prazer, fundamento na gua. OYA BAGAN - fundamento com Oossi OYA EGUNITA - fundamento com Ogum Wari e Ode OYA ONISONI - fundamento com Omul OYA TOPE - fundamento com Ogum Soroqu Bichos de yas Eure (cabrita), ajap, Agb (abo), mal (vaca). Aves Adie, et, pepey, eyele Qualidades de Osumar Dan - corresponde ao nome jeje de sumar e, no Alaktu, constitui uma qualidade deste ltimo: a cobra que participou da criao. uma qualidade benfica, ligada a chuva, fertilidade de abundncia; gosta de ovos e de azeite de dend. Como tipo humano, generoso e at perdulrio. Dangb - um smr mais velho que seria o pai de Dan; governa os movimentos dos astros. Menos agitado que Dan, possui uma grande intuio e pode ser um adivinho esperto. Becm - dono do terreiro do Bogun, veste-se de branco e leva uma espada. Becm um nobre e generoso guerreiro, um tipo ambicioso, combativo de sumare, menos afetado e menos superficial que Dan. Aido Wedo, tambm uma qualidade de smr conhecida no Bogun. Azaunodor - o prncipe de branco que reside no baob, relacionado com os antepassados; come frutas e "leva tudo de dois".

Das könnte Ihnen auch gefallen