Sie sind auf Seite 1von 4

Crtica a Reforma Psiquiatrica Embora contemporneo da Reforma Sanitria, o processo de Reforma Psiquitrica brasileira tem uma histria prpria,

inscrita num contexto internacional de mudanas pela superao da violncia asilar. Fundado, ao final dos anos 70, na crise do modelo de assistncia centrado no hospital psiquitrico, por um lado, e na ecloso, por outro, dos esforos dos movimentos sociais pelos direitos dos pacientes psiquitricos, o processo da Reforma Psiquitrica brasileira maior do que a sano de novas leis e normas e maior do que o conjunto de mudanas nas polticas governamentais e nos servios de sade. A Reforma Psiquitrica um processo poltico e social complexo, composto de atores, instituies e foras de diferentes origens, e que incide em territrios diversos, nos governos federal, estadual e municipal, nas universidades, no mercado dos servios de sade, nos conselhos profissionais, nas associaes de pessoas com transtornos mentais e de seus familiares, nos movimentos sociais, e nos territrios do imaginrio social e da opinio pblica. Compreendida como um conjunto de transformaes de prticas, saberes, valores culturais e sociais, no cotidiano da vida das instituies, dos servios e das relaes interpessoais que o processo da Reforma Psiquitrica avana, marcado por impasses, tenses, conflitos e desafios. A psiquiatria chega ao Brasil com o objetivo de tratar os exageros da loucura, de maneira que excluem da sociedade as pessoas atingidas pela loucura. Assim, no existia uma preocupao em chegar a uma cura para aquelas que eram acometidos pelos transtornos mentais. Com a Luta Antimanicomial, a psiquiatria percorre outros rumos, a luta possibilita o desenvolvimento de pontos extremamente importantes para a desinstitucionalizao da loucura. Podemos destacar aqui o surgimento de relevantes servios de atendimentos Extra-Hospitalares oriundos da Reforma Psiquitrica: Ncleo de Ateno Psico-social (NAPS); Centro de Atendimento Psico-social (CAPs I, CAPs II, CAPs III, CAPsi, CAPsad); Centro de Ateno Diria (CADs); Hospitais Dias (HDs); Centros de Convivncia e Cultura. Assim, os paradigmas da reforma psiquitrica so sustentados por conferncias, documentos e portarias, que versam sobre a substituio progressiva do hospital psiquitrico por uma rede de ateno integral sade mental antimanicomial, sobre o desmonte do aparato jurdico-institucional que legitima a instituio manicomial e o enfrentamento da cultura manicomial, ressignificando a loucura.

uma luta rdua que enfrenta grandes interesses lucrativos do setor privado e mudanas culturais a cerca da tolerncia frente s diferenas do humano, em suas diversas dimenses, e de suas inmeras relaes.

FVJ- FACULDADE DO VALE DO JAGUARIBE CURSO DE SERVIO SOCIAL 7 PERODO B PROFESSORA: GLNIA ROUSE

JOYCE DIAS

SERVIO SOCIAL E SADE COLETIVA

ARACATI/2013

Das könnte Ihnen auch gefallen