Sie sind auf Seite 1von 8

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAO

CINCIAS PROVA 3 BIMESTRE 3 ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANH

2010

01. Um incndio no Morro dos Cabritos, na Zona Sul do Rio de Janeiro, destruiu uma rea de mata equivalente a quatro estdios do Maracan. Segundo bombeiros do quartel de Humait, h indcios de que o fogo tenha sido causado aps a queda de um balo na mata.

A transformao causada por um incndio (A) no altera os materiais envolvidos. (B) altera os materiais envolvidos e os transforma em outros. (C) pode alterar a madeira e no pode alterar o papel. (D) faz os materiais lquidos se transformarem em slidos.

02. Entre as transformaes descritas a seguir, indique qual delas uma transformao em que o material no alterado, apenas muda de forma (A) Queima de uma folha de papel. (B) Derretimento de um cubo de gelo. (C) Formao de ferrugem. (D) Fritura de um ovo.

03. Na fabricao do vidro, uma mistura de areia, barrilha e calcrio derretida num forno a uma temperatura de aproximadamente 1600 oC. Essa mistura, aps ser moldada e resfriada, origina diferentes objetos nos mais variados formatos e cores.

No processo de derretimento de um material ocorre (A) mudana do estado lquido para o estado slido. (B) mudana do estado slido para o estado lquido. (C) permanncia do material no estado slido. (D) permanncia do material no estado lquido.

04. Quando uma pessoa segura um pedao de chocolate entre os dedos por algum tempo, ele derrete. Isso ocorre porque o pedao de chocolate (A) ganha calor. (B) perde calor. (C) no ganha nem perde calor. (D) entra em contato com o suor.

05. Sobre uma mesa h um copo contendo uma mistura de gua e acar. Apenas olhando para esse copo no possvel saber se a gua contm ou no contm acar. Isso acontece porque

(A) o acar dissolve-se na gua. (B) o acar transforma-se em gua. (C) O acar encontra-se no estado lquido. (D) depois de alguns minutos no h mais acar na mistura.

06. As figuras a seguir mostram um parafuso feito de ao, material constitudo basicamente de ferro, e garrafas plsticas.

Aponte qual das alternativas a seguir contm as matrias-primas utilizadas para a produo do parafuso e das garrafas plsticas, respectivamente: (A) Minrio de ferro e petrleo (B) Parafina e minrio de ferro (C) Celulose e parafina (D) Minrio de ferro e celulose

07. Observe as imagens a seguir.

Situao inicial

Situao final

Comparando-se a situao final com a situao inicial, podemos concluir que (A) o material transformado do estado slido para o estado lquido. (B) o material voltar ao seu estado inicial aps alguns dias. (C) a transformao ocorrida chamada de combusto. (D) no h evidncias da ocorrncia de uma transformao.

08. A ocorrncia de uma reao qumica pode ou no gerar evidncias visveis. A combusto, ou queima, um exemplo de reao que produz evidncias visveis, como a liberao de energia na forma de luz e calor. Observe a imagem a seguir e assinale a alternativa que descreve a evidncia que permite concluir a ocorrncia de uma reao qumica dentro do copo.

(A) Liberao de luz e calor (B) Aumento no volume do lquido (C) Formao de um precipitado (slido insolvel) (D) Efervescncia (liberao de gs)

09. O produto da reao qumica entre cloreto frrico e ferrocianeto de potssio um pigmento slido de cor azul-escuro, muito empregado em pinturas e tingimento de tecidos, denominado azul da Prssia. A ocorrncia dessa reao qumica pode ser evidenciada por (A) liberao de luz e calor. (B) formao de um precipitado (slido insolvel). (C) efervescncia (liberao de gs). (D) aumento no volume do lquido.

10. Objetos de ferro podem passar por um processo denominado corroso, ou seja, podem enferrujar. A formao da ferrugem o resultado de uma reao qumica entre o ferro e o gs oxignio, que pode ser encontrado no ar que respiramos e na umidade, ou seja, com a presena de gua. Existem diversas formas de evitar que a ferrugem se forme rapidamente, por exemplo, pintar o objeto, o que forma uma pelcula sobre a superfcie do ferro. Nesse caso, a pintura evita a ferrugem porque (A) embeleza o objeto e altera sua colorao. (B) impede que o ferro entre em contato com ms. (C) impede o contato do ferro com o ar e a umidade. (D) impede o contato do ferro com o gs carbnico do ar.

RASCUNHO

RASCUNHO

Das könnte Ihnen auch gefallen