Sie sind auf Seite 1von 16

A U L A

43 Gabaritos das aulas 26 a 50


Aula 26 Por que as plantas precisam da luz?
1. A fotossntese ocorre nas folhas da maioria das plantas. Em casos especficos de plantas que no tm folhas ou que as folhas so reduzidas, a fotossntese pode ocorrer no caule. A planta da Figura 2 possui muitas folhas e, portanto, este o local que voc deve ter assinalado como resposta. O esquema da Figura 3 mostra a quebra das ligaes da molcula de gua. + Os produtos desta quebra so: hidrognios livres (H ) e oxignio (O2). Este ltimo se forma a partir da quebra de duas molculas de gua, liberando dois tomos de oxignio. A quebra da molcula de gua ou a formao do NADPH a partir do NADP e de hidrognios livres.

2.

3. 4.

5.

6.

Os tomos que formam a glicose so: carbono (C), hidrognio (H) e oxignio (O). Por isso, de forma mais abreviada, escrevemos a frmula da glicose como C6H12O6. O gs carbnico (CO2) fornece os tomos de carbono (C) e de oxignio (O) no processo de sntese da glicose. Como so necessrios seis carbonos para a formao da glicose, devem participar da reao seis molculas de gs carbnico.

7.

A quantidade de oxignio produzida aumenta com o aumento da intensidade luminosa porque em intensidades luminosas mais altas, as reaes da fotossntese ocorrero com maior eficincia, fazendo com que seus produtos sejam produzidos em maior quantidade. Entre os produtos da fotossntese est o oxignio. 9. O formato da linha encontrada no grfico da Figura 8 curvo. 10. O volume de oxignio aumenta mais no primeiro trecho da curva, j que no segundo trecho, embora a intensidade luminosa continue aumentando, o volume de oxignio liberado tende a se estabilizar. 11. O segundo trecho da curva representa a estabilizao do rendimento da fotossntese, pois o volume de oxignio liberado por minuto apresenta um aumento pequeno, indicando que a velocidade e a eficincia das reaes da fotossntese chegaram a um limite. 12.

8.

A U L A

43

13. Os seres vivos que no so capazes de transformar a energia luminosa em energia qumica devem ingerir glicose, aminocidos e cidos graxos por meio da alimentao, ou seja, devem se alimentar de componentes vegetais e animais que fornecem estes elementos. Os seres humanos fazem parte do grupo dos seres vivos que precisam ingerir alimentos para sobreviver.

Aula 27 Irrigar a horta com o sol a pino?


1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. A fileira de gua ir se movimentar na direo do papel de filtro. A Soluo 2. Menos gua. Para igualar a concentrao, a gua se movimenta da soluo menos concentrada para a soluo mais concentrada. Alta. Como o lado com fita adesiva no se distende, ele tende a ficar curvado para dentro. Aberto. Fechados. Abertos. Na presena de luz as clulas dos estmatos fazem fotossntese, produzindo glicose. Por osmose, essas clulas ficaro cheias de gua e o estmato se abrir. Por volta do meio-dia, a temperatura deve estar muito alta. Portanto, essa planta deve estar transpirando mais do que absorvendo, o que provoca o fechamento dos estmatos. Na ausncia de luz a glicose se transforma em amido, que no gera osmose. Nesse caso, os estmatos esto fechados. De manh, pois, se a transpirao est alta, a absoro tambm estar.

11.

12. 13.

A U L A

Aula 28 Por que os peixes no se afogam?


1. 2. 3. 4. No modelo b, pois a distncia a ser percorrida pelos gases menor. a) Da gua para a clula. b) Da clula para a gua. Lagos, mares, solo mido, proximidades de rios e lagos. A diferena de concentrao de gs carbnico entre as clulas e o ambiente externo. H mais gs carbnico nas clulas do que no ambiente que rodeia o animal. a) Sapo. b) Os anfbios complementam a respirao pulmonar atravs das trocas de gases ocorridas pela pele fina, mida e altamente vascularizada. Quando inspiramos, o diafragma e os msculos intercostais se contraem, provocando um aumento de volume da caixa torcica. O ar entra ento nos pulmes para encher esse espao suplementar. No, o sistema traqueal fornece oxignio diretamente aos tecidos, no havendo necessidade de sangue para o transporte. Respirao pulmonar. A pele da cascavel muito grossa para permitir as trocas gasosas. Vivendo em ambiente terrestre, a cascavel no poderia respirar com o auxlio de brnquias, pois elas se colariam umas nas outras, impossibilitando as trocas gasosas.

43

5.

6.

7. 8.

Aula 29 Tem um gamb no galinheiro!


1. 2. 3. 4. 1, 1 e 2 Gambs, galinhas, galinhas, gambs, galinhas, gambs. A populao de presas cresceria at os limites de espao, alimento etc. Esta pergunta admite vrias respostas possveis, entre elas a de que a populao de veados pode diminuir devido presena de um parasita, ou pela competio por comida, competio por espao etc. As duas espcies apresentam alguns itens alimentares que so iguais. a) Aproximadamente 40; b) Aproximadamente 25; c) 80; d) Aproximadamente 45; e) P. aurelia. a) O nmero de indivduos de P.aurelia quase igual a P.caudatum. b) O nmero de indivduos de P.aurelia maior do que P.caudatum. c) O nmero de indivduos de P.aurelia maior do que P.caudatum. d) O nmero de indivduos de P.aurelia maior do que P.caudatum. e) O nmero de indivduos de P.aurelia torna-se estvel e P.caudatum fica igual a zero. a) Competio intra-especfica. b) Competio interespecfica. c) Competio intra-especfica. a) plantas peixe ariranha b) folhas mico mocho c) roseira lagarta pardal gato Aumentaria a quantidade de lagartas. A quantidade de plantas diminuiria devido ao excesso de lagartas. capim boi homem Todos so vegetais.

5. 6.

7.

8.

9.

10. 11. 12. 13.

14. a) Aranha e mosca, aranha e formiga. b) As aranhas no so competidoras, pois cada espcie come um tipo de alimento: uma come mosca e a outra come formiga. c) Sim, aranhas da mesma espcie so competidoras, pois de acordo com esse texto elas comeriam os mesmos tipos de alimentos.

A U L A

43

Aula 30 Comer o milho ou a galinha que comeu o milho?


1. 2. 3. Fotossntese. Os animais que comem vegetais no podem aproveitar a energia que foi gasta na respirao desses vegetais.

4.

5. 6.

A cada nvel trfico, parte da energia vai sendo gasta com a respirao, diminuindo a quantidade disponvel para os nveis seguintes.

7. 8. 9.

Seria um consumidor quaternrio. Os consumidores primrios.

10.

11. melhor o fazendeiro comer primeiro a galinha, pois se demorar para comla, ter que dar a ela o milho para mant-la viva. O milho, se for dado para a galinha, no fornecer ao fazendeiro a mesma quantidade de energia. 12. Comendo o milho estamos aproveitando melhor a energia assimilada pelos produtores por meio da fotossntese. Se comssemos a galinha, uma parte dessa energia assimilada e transferida para a galinha teria sido gasta com sua respirao.

A U L A

13. Capim pre cobra gavio

43
14. a) As sementes. b) Quatro (carunchos, aves, homens e pulgas). c) Consumidores quaternrios. 15. a) So grilos, pres e bois. b) Consumidor primrio. c) Consumidor secundrio, tercirio e quaternrio.

Aula 31 A lagarta acabou com o meu feijo!


1. 2. a) Lagarta; b) Bicho-mineiro; c) Vaca a) As abelhas morreriam. b) No produziriam frutos, pois no existiriam polinizadores. 3. Vespa. 4. O lagarto. 5. DDT. 6. Tesourinha. 7. a) (H); b) (C); c) (P); d) (H); e) (P). 8. a) soja lagartas besouros b) O inseticida pode acabar com os besouros e, aps algum tempo, as lagartas voltam a atacar em maior nmero. c) Liberar na lavoura os besouros criados em laboratrio. 9. Utilizar um fungicida. 10. a) Evitar o contato do defensivo agrcola com a pele, os olhos e as mos, protegendo-se com o uso de macaco, culos e luvas; no fumar, beber ou comer enquanto estiver trabalhando com defensivos; no desentupir bicos com a boca; aplicar o produto a favor do vento. b) Existe risco para o gado, pois o DDT contamina o solo e a pastagem utilizada por ele. Aps um tempo, o DDT se acumular na gordura e no sangue do animal. c) Porque ao parasitarem os ovos de borboletas, estes no se transformaro em lagartas. Conseqentemente, no haver ataque de lagartas lavoura.

Aula 32 Os ajudantes invisveis


1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. Devolvem gua, sais minerais e gs carbnico. A roseira. No processo chamado fotossntese. Sim. Quando o pssaro comer a lagarta. Sero os decompositores. Sim. a) So: oxignio e gs carbnico. b) So: gua e sais minerais. Resposta pessoal. Encontram-se pequenos animais, restos de vegetais e de animais, fungos e bactrias decompositores, entre outros.

10.

A U L A

43

11.

12.

13. b)

Aula 33 At quando uma populao pode crescer?


1. 2. 3. A cadeia alimentar que aparece no pargrafo que inicia a aula : milho roedor cobra Populao o conjunto de indivduos da mesma espcie que ocupam uma mesma rea. a) Passaram a fazer parte da populao, aps um ms, os indivduos que nasceram e os que imigraram, somando um total de 22. b) Deixaram de fazer parte da populao os indivduos que morreram e os que emigraram, somando um total de 22. c) Aps um ms, a populao de roedores continuou com 80 indivduos. d) No houve crescimento populacional, pois o nmero de indivduos permaneceu constante. a) Passados trs meses, a populao de lagartos tinha 225 indivduos. b) Houve crescimento populacional, pois o nmero de indivduos aumentou. a) Aps seis meses, a populao da espcie de ave considerada tinha 185 indivduos.

4.

5.

A U L A

43

6.

7.

8. 9.

10. 11. 12. 13. 14.

b) No houve crescimento populacional; pelo contrrio, a populao diminuiu de tamanho. a) P. Houve emigrao. Os ratos saam da gaiola para procurar outras fontes de alimento, j que a rao fornecida no era suficiente. b) I. Como o alimento era insuficiente, a mortalidade deve ter aumentado, e no diminudo. c) I. A escassez de alimento no provoca aumento da natalidade, j que as condies ambientais interferem no sentido de diminuir o nmero de indivduos da populao. d) I. A populao de ratos no pode ter aumentado no interior da gaiola, j que aumentou a emigrao. a) P. Em uma situao de superpopulao, provvel que mudanas hormonais tenham diminudo a fertilidade das fmeas, ocasionando um decrscimo na natalidade. b) I. A mortalidade aumenta em situaes de superpopulao, em conseqncia da falta de espao e das alteraes comportamentais (aumento da agressividade e aparecimento de canibalismo). c) P. A disputa pelo espao provoca mudanas no comportamento que deixam os indivduos mais agressivos. d) P. A mortalidade cresce em situao de superpopulao. No caso dos filhotes, ela pode ser provocada por alteraes de comportamento que levam as fmeas a abandonar a prole. e) I. A populao no continuou crescendo, pois vrias alteraes provocaram um aumento significativo da mortalidade. A populao de roedores do stio do Seu Jos tem o seu crescimento controlado pela atividade predatria das cobras. A populao do bicho-mineiro, a praga que ataca o caf, pode ser controlada pela populao de vespinhas. Esta ltima parasita o bicho-mineiro e no permite que sua populao cresa muito prejudicando a lavoura do caf. A populao de gafanhotos aumentou pois havia mais alimento disponvel. A populao de pardais tambm aumentou, porque os gafanhotos que lhes servem de alimento agora encontram-se em maior nmero. Com o aumento da mortalidade dos pardais, a populao de gafanhotos aumentar, j que os pardais so seus predadores. A populao de roseiras diminuir, porque um maior nmero de gafanhotos utilizar suas folhas como fonte de alimento. Em I o nmero de indivduos est aumentando, o que significa que este o perodo de crescimento populacional. J em II h uma estabilizao do crescimento, indicando que a populao alcanou o equilbrio, pois o nmero de indivduos permanece constante.

Aula 34 Por que as vacas mastigam o tempo todo?


1. 2. Celulase.

3. 4.

Esfago, rmen, retculo e esfago novamente.

A U L A

43

5. 6. 7. 8. 9.

10. 11. 12. 13.

Aumenta a superfcie de contato entre o alimento e a enzima, facilitando a digesto. Ficando bastante tempo no rmen, quase todo alimento chega a ser digerido pelas enzimas dos microrganismos. A celulase atua melhor na segunda vez porque quando o alimento est mais triturado. Protenas e microrganismos. No contaria com a glicose, resultado da digesto feita pelos microrganismos, com os cidos orgnicos e a vitamina B que eles produzem e com as protenas e os constituintes dos prprios microrganismos. Aproveitamento da celulose que os vegetais contm, vitaminas, protenas e cidos orgnicos produzidos pelos microrganismos. Sim. Sim. Sim.

Aula 35 Como o berne aparece no boi?


1. 2. Parasitas so organismos que se alimentam de substncias que retiram de outros organismos vivos. a) (I), porcos. b) (E), seres humanos. c) (E), cachorros. d) (I), bois. a) O berne um parasita interno. b) A mosca-varejeira transporta os ovos da mosca do berne at o boi. a) Alimentando-se de tecido e lquidos do corpo do boi. b) Sim, perda de peso e febre. c) No. a) Benfica. b) Prejudicial. a) Efeitos negativos. b) Efeitos positivos. a) Desfvorvel para a populao de parasitas e desfavorvel para a de hospedeiros, pois, ao eliminar-se a populao de hospedeiros, reduz-se a populao de parasitas. b) A princpio parece desfavorvel para a populao de hospedeiros, mas, caso no fossem infectados pelo vrus, morreriam de fome pela falta de alimento. Assim, os parasitas favorecem a populao de hospedeiros, por meio da regulao de sua populao.

3. 4.

5. 6. 7.

A U L A

43

8.

c) Favorvel para a populao de parasitas e indiferente para a de hospedeiros, pois as crianas no sofreram prejuzos significativos e os piolhos conseguiram se espalhar pelo ambiente. a) + + b) + 0 c) + -

Aula 36 Classificando os seres vivos


1. 2. Resposta pessoal. Leite, margarina e frango, na geladeira. Arroz, feijo, acar e p de caf em um dos armrios. Laranja e banana na fruteira. Sabo em pedra, gua sanitria e detergente no outro armrio. Reposta pessoal. Deve-se assinalar a rvore, a samambaia e o musgo. Minhoca, vespa, borboleta, gafanhoto, lagostim, carrapato e caramujo. a) Minhoca. b) Caramujo. c) Vespa, borboleta, gafanhoto, lagostim, carrapato. Peixe, sapo, jacar, cobra, beija-flor, cachorro e boi. a) Peixe b) Sapo. c) Jacar. d) Beija-flor. e) Cachorro e boi. Correspondem aos estados. Correspondem s cidades. Correspondem aos bairros. Correspondem s ruas. Correspondem aos nmeros das casas. Do homem. Carrapatos e aranhas pertencem ao grupo dos aracndeos. Pulgas e vespas pertencem ao grupo dos insetos.

3. 4. 5.

6.

7. 8. 9. 10. 11. 12. 13.

Aula 37 O mar est morrendo!


1. 2. 3. 4. 5. a) Poludo. b) Poludo. c) No poludo. fitoplncton zooplncton peixe homem Fitoplncton. Iriam desaparecer, pois o 1 nvel morre. - desperdcio de combustvel; - falta de peixe e outros frutos do mar; - reduo do valor turstico do local. Qualquer disfuno motora, sensorial etc. (cegueira, encefalite, retardo mental). O aluno dever comentar como o derramamento de petrleo afeta a cadeia alimentar diminuindo os recursos do mar para o homem. (Resposta pessoal)

6. 7.

Aula 38 Por que o sol queima a nossa pele?


1. 2. So: plpebra, coxa e planta do p. As pessoas A e B, uma vez que continuam com a camada germinativa intacta.

3.

4. 5. 6. 7. 8.

9.

Tero maior perda de lquidos pelo ferimento as pessoas B e C, porque perderam a camada espinhosa, onde existem substncias impermeveis que impedem a sada de lquidos da pele. A pessoa C. a) Isto ocorre porque as pessoas negras possuem grande quantidade de melanina na pele e esto mais protegidas dos efeitos nocivos da radiao UV. a) As pessoas que no tomam sol produzem menor quantidade de vitamina D. A ausncia dessa vitamina no nosso corpo faz com que o depsito de clcio nos ossos seja pequeno e, por conseguinte, tero maior risco de fraturas sseas. c)

A U L A

43

Aula 39 Por que ferver a gua antes de beber?


1. 2. Ingerir soro caseiro.

3. 4. 5.

Com o despejo de esgotos nesse rio. Saneamento bsico ou construo de uma fossa adequada, tratar o doente, ferver ou clorar a gua, lavar bem os alimentos. Saneamento bsico ou construo de uma fossa adequada, tratar o doente, ferver ou clorar a gua, lavar bem os alimentos.

Aula 40 Samba, suor e cerveja!


1. 2. a) neurnio receptor crebro b) neurnio de reao crebro a) O neurnio excitatrio est provocando o aumento da sensao de medo. b) O neurnio inibitrio est inibindo o aparecimento da sensao de medo. c) O neurnio excitatrio. d) O neurnio inibitrio. e) O neurnio excitatrio. f) O neurnio inibitrio.

A U L A

3.

43

4.

5.

6. 7. 8. 9.

a) A substncia X no tem utilidade para o organismo, j que excretada em grandes quantidades. b) A substncia Z importante para o funcionamento do organismo, pois toda a poro de Z que foi filtrada reabsorvida. c) A substncia Z pode ser a glicose, j que a glicose no eliminada pela urina devido sua importncia para o funcionamento do organismo. d) A substncia X pode ser a uria. e) A substncia Y pode ser a gua, pois uma parte excretada enquanto o restante reabsorvido no tbulo renal. No esquema A, a presena do ADH agindo nos tbulos renais indica que h pouca gua no sangue, tendo o ADH a funo de aumentar a reabsoro e, conseqentemente diminuir a eliminao de gua pela urina. No esquema B, a ausncia da ao do ADH no tbulo renal indica que h bastante gua no sangue, no sendo necessrio o aumento da reabsoro. Voc deve ter circulado com a caneta azul: euforia, desinibio, aumento da disposio e autoconfiana, alegria, diminuio da sensao de medo. Voc deve ter circulado com caneta vermelha: sonolncia, dificuldade de coordenao motora, falta de equilbrio, depresso. Voc deve ter circulado com lpis: vontade de urinar persistente. a) A uria, entre as substncias citadas, a que aparece em maior quantidade na urina porque ela no tem utilidade para o funcionamento do organismo e pode tornar-se txica quando acumulada em grandes quantidades. b) Voc estudou, na Aula 1, que a glicose uma importante fonte de energia para a realizao de trabalho muscular e reaes qumicas de manuteno do organismo. Por isso, ela no eliminada pela urina. A perda de glicose significaria um desperdcio de energia por parte do nosso corpo. c) O sdio fundamental para o funcionamento dos neurnios e de muitas outras clulas do nosso corpo. Sua importncia facilmente percebida quando comparamos a quantidade de sdio que eliminada pela urina com a quantidade reabsorvida que retorna corrente sangnea. Apenas o excesso de sdio ser eliminado.

Aula 41 Por que no bebemos gua do mar?


1. 2. 3. Salgado. Dentro das clulas.
SUBSTNCIAS DISSOLVIDAS DENTRO DA CLULA FORA DA CLULA

A U L A

43
pequena concentrao pequena concentrao grande concentrao grande concentrao grande concentrao grande concentrao pequena concentrao pequena concentrao

sdio cloro potssio magnsio

4. 5.

Aumenta.

6. 7. 8.

Osmose. a) Tende a sair. b) Difuso

9. Eliminao de sal. 10. a) No. b) Houve uma perda de 350 ml. 11. Uma desidratao. 12. Aumenta. 13. a) A baleia, pois ganhou 350 ml de gua. b) A baleia, pois o macaco perde 350 ml de gua.

A U L A

Aula 42 O manguezal
1. Populao um termo que designa um grupo de indivduos pertencentes mesma espcie e que vive num mesmo local. 2. (N) gua salgada; (V) peixes; (N) areia; (N) luz; (V) algas verdes; (N) rochas; (V) estrela-do-mar. 3. a) E; b) C; c) P; d) E; e) P; f) C. 4. a) adaptao para solo instvel; c) adaptao para germinao; b) adaptao para solo com pouco teor de oxignio. 5. A gara deve ficar na copa ou raiz das rvores, a ostra na raiz, o peixe na gua e o caranguejo no solo ou raiz. 6. a) Os detritvoros do manguezal e das guas costeiras. b) Sim, pois ele pode se alimentar de um detritvoro de guas costeiras que, por sua vez, se alimentou de detritos originados do manguezal. 7. As populaes diminuiriam, pois as fmeas coletadas estariam portando ovos. Conseqentemente, no haveria renovao das populaes, causando uma reduo destas. 8. Evitar a captura na poca da reproduo. Alm disso, evitar a coleta de animais jovens, que no teriam tempo para se reproduzir e deixar descendentes. 9. As aves teriam que procurar outro local para a construo de seus ninhos. 10. Sem as rvores do manguezal no h folhas, e sem elas no h detritos. 11. Sem os detritos do mangue, os detritvoros do manguezal no teriam alimento e morreriam. Sem eles, os carnvoros do manguezal acabariam morrendo. Os detritvoros das guas costeiras teriam uma quantidade menor de detritos para se alimentar e poderia haver uma diminuio de suas populaes. Com uma diminuio do nmero de detritvoros das guas costeiras, haveria uma diminuio dos carnvoros.

43

Aula 43 Os inseticidas sempre funcionam?


1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. O jumento e a gua no so da mesma espcie, pois no produzem descendentes frteis. Essas borboletas no pertencem mesma espcie, pois no conseguiriam se acasalar j que tm pocas reprodutivas diferentes. So da mesma espcie, pois produzem descendentes frteis. Os sensveis. Os resistentes. Era resistente. Tornou-se predominantemente resistente ao inseticida. No. Resistncia. As bactrias sensveis ao antibitico foram sendo eliminadas com a aplicao, mas as bactrias que eram resistentes no foram afetadas e continuaram se reproduzindo. Atualmente a proporo de bactrias resistentes ao antibitico muito maior e, por isso, esse medicamento no tem muita eficcia. Resposta pessoal. Resposta pessoal. A mariposa clara. Resposta pessoal. Resposta pessoal. Mariposa escura.

11. 12. 13. 14. 15. 16.

Aula 44 Eu preciso pescar para comer?


1. Carne bovina e frango podem ser encontrados em mercados ou aougues e, muitas vezes, nas feiras livres. Os legumes e verduras voc pode encontrar no mercado, na feira ou mesmo na horta do seu quintal. O feijo, o arroz, a farinha e o macarro podem ser comprados no mercado. As mquinas, as tcnicas de irrigao e fertilizao do solo, o desenvolvimento de pesticidas, o melhoramento gentico de vrias plantas comestveis foram algumas das contribuies que a industrializao e a tecnologia trouxeram para a agricultura, alm de inmeras outras. O desenvolvimento do transporte rodovirio, ferrovirio e areo agilizou muito a chegada dos alimentos em regies distantes aos locais de produo. So produzidos a partir de frutas: os doces, as gelias, as compotas e as frutas secas. A partir dos cereais podemos fazer: macarro, farinha, po ou at carne a partir da soja. Com o leite possvel produzir: queijos, manteiga e iogurtes. Os alimentos podem ser conservados quando so enlatados, refrigerados, desidratados ou ainda com o uso de substncias conservantes. O avano mais importante da construo civil que permitiu o aproveitamento do espao nas grandes cidades foi a construo de edifcios. Contriburam para a cura e preveno de doenas a vacina e o antibitico principalmente, alm da descoberta de outros medicamentos, de tcnicas cirrgicas etc. a) A curva padro de crescimento populacional da Aula 33 representa um perodo inicial de crescimento acentuado e uma segunda fase de equilbrio, na qual a populao no apresenta mudanas drsticas no seu tamanho. J a curva de crescimento da populao humana no atinge o equilbrio, sendo o crescimento cada vez maior. b) no perodo do homem industrial que a populao humana apresenta um maior crescimento populacional. Isto se deve principalmente aos avanos da medicina na cura e preveno de doenas e ao aumento da produo, distribuio e conservao dos alimentos. c) No perodo em que a populao humana est aumentando muito de tamanho, a natalidade muito maior do que a mortalidade.

A U L A

43

2.

3. 4.

5. 6. 7.

8.

Aula 45 Perpetuando a espcie!


1. 2. 3. 4. Os vulos esto na coluna da esquerda, e os espermatozides na coluna da direita. Resposta provvel: no; num ambiente muito grande, a chance de encontro pode ser pequena. Resposta provvel: no. a) O macho identifica a fmea com seu ventre inchado, voltado para cima. b) O macho dana em ziguezague. c) O macho leva a fmea at o ninho. d) O macho d pequenos golpes na cauda da fmea, que libera os vulos. Seria mais provvel no caso do esganagato, porque a liberao dos espermatozides se d sobre os vulos eliminados. O peixe esganagato deve produzir menos gametas porque, com o comportamento que tem, aumenta a probabilidade de encontro dos gametas. Sexuada. Externa. Sim, os dois animais, macho e fmea, liberam os gametas simultaneamente.

5. 6. 7. 8. 9.

A U L A

Aula 46 Cuidando dos filhotes!


1. 2. 3. 4. 5. 6. Fecundao externa. Diminuir o nmero de larvas e, conseqentemente, o nmero de adultos. Diminuiria a populao de golfinhos, devido morte dos filhotes. O parasitismo, a falta de alimento e as catstrofes ambientais, entre outros. a) b)

43

Aula 47 Por que preciso de insulina?


1. 2. 3. Elas engordam, pois o excesso de carboidratos transformado em gordura, que armazenada nos tecidos adiposos. As clulas perdem gua para o exterior, na tentativa de alcanar o equilbrio osmtico.

4. 5. 6. 7. 8.

9.

( I ) 1 hora aps uma refeio. ( G ) durante um longo perodo de exerccios fsicos. a glicose. a) a insulina. b) o glucagon. a) Uma pessoa com glicemia elevada. A alta concentrao de glicose no sangue faz com que haja uma eliminao exagerada de gua pelos rins, provocada pela capacidade osmtica desse acar. Assim, a pessoa ingere grande quantidade de gua para repor a eliminada na urina. Os diabticos possuem problemas de metabolismo dos carboidratos, das gorduras e das protenas.

Aula 48 Como produzimos a insulina?


1. 2. Qualquer resposta que inclua a combinao das letras A, C, G e U. AGA serina CGU alanina AAA fenilalanina CAU valina AAC UUG GUG CAC AGU UCA CAA GUU CGU GCA AGU, GUG, AAC, CAA, CUU, CGU. Serina, histidina, leucina, valina, glutamina, alanina. SERHISLEUVALGLUALA SERHISLEUVALGLUALA UCA CAC UUU GUU GAA GCA AGU, GUG, AAA, CAA, CUU, CGU.

3.

4. 5. 6. 7. 8. 9.

10. Serina, histidina, fenilalanina, valina, glutamina, alanina. 11. SERHISFENVALGLUALA 12. Diferente.

A U L A

Aula 49 As bactrias operrias


1. Guanina, citosina e adenina so bases que constituem o RNA e o DNA. J a uracila constituinte apenas do RNA, e a timina constituinte apenas do DNA.
Bases do DNA A T C G Bases do RNA U A G C

43

2.

3. 4. 5. 6.

AAUCGGAUGGCAACG Vai se duplicar e estar presente nas clulas resultantes da reproduo das bactrias. Estar sendo sintetizada a insulina humana. a) Os plasmdios contero o mesmo segmento de DNA considerado. b) AAC AAU GUG CAA CAU c) Leucina, leucina, histidina, valina e valina.

Aula 50 A evoluo das espcies


1. a) Bpede b) Carnvoro; os grandes dentes caninos mostram que o animal comia carne e necessitava de dentes caninos grandes e fortes para matar a presa e rasgar a carne. a) Lisina, lisina, asparagina, lisina. b) No, continuar a mesma. c) Lisina, lisina, lisina, lisina. Qualquer troca de base na molcula de DNA.

2.

3.

Das könnte Ihnen auch gefallen