Sie sind auf Seite 1von 21

INDUO ASSOCIATIVA, CONSTITUIO E FUNCIONAMENTO DE UMA ASSOCIAO AGRO-PECURIA

Luis Domingos Bota (Eng. Agronomo)

8:00 O que e uma associacao? Vantagens 9:00 Como comecar uma associacao? 10:00 Como funciona uma associacao? 12:00 Lanche 13:00 Como funciona uma associacao? 14:30 Eleicao dos orgaos sociais e organizacao do expediente para legalizacao da associacao.

E criada por um grupo de pessoas que voluntariamente se unem para um beneficio mutuo de satisfazer seus objectivos econmicos, sociais e culturais. democraticamente controlada por (uma pessoa eleita atravs de voto) pelos membros da associao. Continuamente providencia elevadas qualidades de produtos e servios aos seus membros; motivado pelo melhoramento da qualidade de vida e economia dos seus membros e da comunidade dos membros

} } } } }

Aquisio de novos conhecimentos; Troca de experincia; Facilidade no acesso a crdito; Obteno de servios pblicos, ex. Extenso rural; Obteno de melhorias infra-estruturais, ex. Regadios, armazns, celeiros melhorados; Acesso a programas pblicos, ex. Projectos de Desenvolvimento; Convivncia entre famlias; Aprendizagens diversas; Acesso a informao, ex. Informao sobre mercados; Facilidade na comercializao da produo; Facilidade na negociao do preo; Aumento do rendimento e da renda familiar.

} } } } } } }

Como comear uma Associao?

1.

Lideres da comunidade/programas/projectos/ONGs

organizam as

pessoas e conduzem um encontro para identificar as necessidades comuns, objectivos a ser satisfeitos.
2.

As pessoas discutem como uma associao objectivos.

pode resolver os seus

3. 4. 5.

Eles concordam em criar uma associao. Eles determinam os servios a ser providenciados pela associao. Eles estabelecem requerimentos de adeso dos membros e como se tornar um membro.

6.

Eles escolhem um presidente do grupo de lideres dos membros para representar todos os membros.

Uma associacao depende de um conjunto composto pelos seguintes grupos ou orgaos sociais: Assembleia geral Conselho de direccao e Conselho Fiscal

Cada um destes grupos tem as suas funcoes e tarefas bem definidas. O sucesso da associacao e baseado no trabalho de cada um destes grupos e na sua responsabilidade em realizar essas tarefas.

E constituida por todos os membros da associacao, e em alguns casos por candidatos a membros mas sem direito a votos. A assembleia geral o rgo supremo da associao e constitudo por todos os seus membros; As deliberaes da assembleia geral so tomadas em conformidade com o estatuto de cada associao e so obrigatrias para todos os membros. Principais funcoes: Tomar decisoes importantes sobre a vida da associacao; Eleger e demitir os membros do conselho de direccao e conselho fiscal; Discutir e aprovar planos e relatorios, incluindo as contas.

Deveres dos membros da associacao:


Os membros e que organizam e criam a associao; Os membros determinam os servios a ser prestados pela associao; Os membros concordam com as regras da associao; Os membros devem assistir as reunies e ser informados sobre o estado da associao, para votar nas questes, adoptar ou alterar regras e polticas, e ratificar os planos financeiros e oramentos.

Os membros expressar o seu apoio e preocupao para o Conselho de Direccao, e responsabiliz-los por suas aes e decises.

Os membros continuamente avaliam os servios da associao e de desempenho, e sugerem melhorias para o presidente e outros dirigentes.

Compete a Assemblia Geral:


}

Eleger e exonerar os membros da mesa da assemblia geral, os membros do conselho de direco e os membros do conselho fiscal; Apreciar e aprovar o plano de actividades da associao; Apreciar e aprovar o relatrio narrativo de actividades e de conta da associao; Definir e aprovar os valores de jias e quotas a serem pagos pelos membros; Apreciar e aprovar o regulamento interno da associao; Alterar os estatutos, cuja deliberao devera ser feita por maior de 2/3 dos membros; Deliberar sobre quaisquer questes que lhe sejam submetidas e no sejam da competncia dos outros rgos sociais.

} }

} } }

Mesa da Assemblia Geral


}

A mesa da Assemblia Geral constituda por um presidente, um vice presidente que o substitui nas sua ausncia ou impedimentos e um secretrio; Os membros da mesa da Assemblia Geral podem ser eleitos mediante a proposta do Conselho de Direco;

Compete ao Presidente da mesa da Assemblia geral: Convocar a assemblia geral por sua iniciativa ou a pedido do presidente do Conselho de Direco, ou pelo menos dez membros fundadores ou efectivos; Empossar os membros dos rgos Sociais; Dirigir as seces da Assemblia Geral; Assinar as actas das seces da Assemblia Geral;

Compete ao secretrio da mesa: Redigir e assinar as actas da Assemblia Geral; Praticar todos os actos de administrao necessrios ao bom funcionamento e eficincia da assemblia geral. Funcionamento da Assemblia Geral
}

A Assemblia Geral rene-se ordinariamente uma vez por ano e os seus trabalhos sero dirigidos pela respectiva mesa; A Assemblia Geral rene-se extraordinariamente sempre que as necessidades justifiquem e nos termos do estatuto; A Assemblia Geral rene-se estando presente pelo menos metade dos seus membros fundadores ou efectivos; A Assemblia Geral convocada com antecedncia de 30 dias; As deliberaes da Assemblia Geral sero tomadas por maioria absoluta dos votos dos membros fundadores ou efectivos presentes.

} }

O conselho de direccao e composto por : 1 Presidente 1 Vice-presidente 1 Secretario 1 Tesoureiro 1 conselheiro Funcoes do Conselho de Direccao: Gerir e representar a associacao. Convocar e presidir a Assembleia Geral Discutir e resolver os problemas de interesse para o desenvolvimento da associacao Os membros tm a autoridade para certificar se os lderes da associao representam todos os membros em p de igualdade

O Conselho de Direco eleito pela Assemblia Geral. As deliberaes do conselho de Direco so tomadas por maioria dos votos, cabendo a cada membro um nico voto; O exerccio do mandato sucessivo na mesma funo limitado a dois anos.

Funcionamento do Conselho de Direco


}

O Conselho de Direco rene-se ordinariamente uma vez por ms e extraordinariamente sempre que for convocada pelo seu presidente ou a pedido de um tero dos membros; O regulamento interno da Associao deve definir as demais normas necessrias ao bom funcionamento do Conselho de Direco.

Competncia do Conselho de Direco


} }

So Competncias do Conselho de Direco: Administrar e gerir a Associao e decidir sobre todos os assuntos que o estatuto ou a lei no resolva;

Representar a Associao junto a entidades publicas, privadas e outras organizaes similares nacionais ou estrangeiras;

} }

Elaborar e apresentar anualmente Assemblia geral o plano de actividades; Elaborar e apresentar anualmente Assemblia geral o relatrio de actividades e contas;

} } }

Decidir sobre casos de admisso de membros; Cumprir e fazer cumprir os presentes estatutos, e demais deliberaes; Submeter Assemblia Geral os assuntos achados convenientes.

O Conselho Fiscal constitudo por um presidente, um secretrio e um vogal; As deliberaes do Conselho Fiscal so tomadas por maioria simples dos votos dos seus membros presentes;

Competncia do Conselho Fiscal


}

Examinar a escrita da Associao sempre que julgar conveniente; Fazer a monitoria dos campos dos produtores de soja da associao; Emitir parecer sobre o relatrio de actividades e contas da associao.

Funcionamento do Conselho Fiscal


}

O Conselho Fiscal rene-se sempre que for necessrio para o cumprimento das suas atribuies; O conselho fiscal rene-se mediante a convocao do seu presidente ou a pedido de dois dos seus membros.

Muitas associaes so pequenas demais para reunir os recursos necessrios para fornecer todos os servios que os seus membros querem. Recomenda-se trabalhar com outras associaes locais atravs de cooperativas regionais e nacionais.

Mercado Outros parceiros Fornecedores

Conselho de Direccao da Associacao

Membros

Membros

Membros

Comunidade Comunidade

Comunidade

Das könnte Ihnen auch gefallen