Sie sind auf Seite 1von 2

Projeto gua: a importncia para nossas vidas

1 Apresentao: Este projeto visa ajudar professores e alunos no trabalho de conscientizao da populao em relao cultura de preservao da gua, mostrando suas mltiplas formas de uso, os ciclos da mesma, sua importncia para a vida e para histria dos povos. 2 Justificativa: o trabalho com o tema gua, fonte de vida que se prope aqui, dever apresentar para os alunos uma viso ampla que envolve inmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com relao falta de gua. O projeto deve ser desenvolvido visando proporcionar aos alunos uma grande diversidade de experincias, com participao ativa, para que possam ampliar a conscincia sobre as questes relativas gua no meio ambiente, e assumir de forma independente e autnoma atitudes e valores voltados sua proteo e conservao. 3 Objetivos gerais: Ajudar os alunos a descobrirem os sintomas e as causas reais dos problemas que o Brasil vem enfrentando com a poluio e a falta de gua, onde possam: - perceber as interferncias negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza, a partir de sua realidade social; - reconhecer que a qualidade de vida est ligada s condies de higiene e saneamento bsico, qualidade do ar e do espao; - adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorizao da gua, a partir de uma postura crtica; - levar os alunos a entenderem que o equilbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservao da gua e de seus ciclos; - conscientizar que a gua no deve ser desperdiada, nem poluda, etc. O professor dever elaborar os contedos especficos de acordo com seus interesses e de seus alunos, com conceituais, procedimentais e atitudinais.

4 Problematizao: atravs das experincias j vividas pelos alunos no seu mbito familiar, a principal funo desse projeto de contribuir para a formao de cidados conscientes, aptos para decidirem e atuarem diante da realidade em que o mundo vem enfrentando com a poluio e a escassez de gua. Para isso, necessrio

que mais do que informaes e conceitos, mas atitudes e formao de valores, que sero apreendidos na prtica do dia-a-dia, no meio social. 5 Etapas Previstas: 1 Etapa: conversar com os alunos sobre a importncia da gua para o nosso organismo e o meio em que vivemos. 2 Etapa: pesquisa em sala de aula sobre o tema, de materiais levados pelos alunos pesquisados em casa, e anlise dos mesmos; 3 Etapa: cada aluno poder confeccionar um livro com figuras e produes de texto individuais; 4 Etapa: utilizar os materiais restantes para a montagem de um mural sobre o assunto, em lugar visvel a toda comunidade escolar; 5 Etapa: discusso de uma pea teatral sobre o tema, onde os alunos montaro os dilogos, a fim de que esta seja apresentada para outras turmas; 6 Etapa: trabalhar com a msica Planeta gua, de Guilherme Arantes, onde os alunos iro elaborar cartazes em grupo retratando o que entenderam da mesma; 7 Etapa: visita a uma estao de tratamento de gua e discusses sobre a realidade da poluio dos rios; 8 Etapa: trabalhar com experincias concretas, mostrando a importncia da gua para nossa vida, para as plantaes, bem como os estados fsicos da mesma. 6 Recursos didticos: so todos os materiais, atividades e solues utilizadas durante a realizao do projeto, como revistas, jornais, livros, passeios, entrevistas com pessoas da famlia e da sociedade, cola, tesoura, papis para o mural, enfeites, gravuras xerocadas, etc. 7 Avaliao: dever ser feita de forma contnua, com relatrios descritivos de cada etapa, das discusses do grupo, das atitudes diante do projeto, etc. O professor dever avaliar tambm a participao e o envolvimento de cada aluno, de forma individual, bem como avaliar o desenvolvimento de seu trabalho de forma crtica e construtiva. 8 Concluso: Espera-se que ao trmino do projeto os alunos estejam conscientes da importncia da gua tanto para a vida animal como para a vegetal, que saibam utiliz-la sem desperdcio e sem polu-la, levando para seu meio social todos esses aprendizados. 9 Bibliografia: - Dia-a-dia do Professor, vol. 2 Gerusa Rodrigues Pinto e Francs Rodrigues Pinto, - Parmetros Curriculares Nacionais, vol. 9 Meio Ambiente e Sade, - Projetos Pedaggicos 3 Milnio Miriam Cristina Cazante de Carvalho.

Das könnte Ihnen auch gefallen