Sie sind auf Seite 1von 22

FUNDAMENTOS DA ANLISE ESTRATGICA, SEGUNDO O PES

Strategia Consultores Ltda. Rua Paulo Barros de Goes, 1840 +55 84 32312332 +55 84 32312332 01/05/2005

Aristogiton Moura
Idias de Matus sobre a construo de viabilidade no jogo poltico e social.

S t r a t eg i a

FUNDAMENTOS DA ANLISE ESTRATGICA, SEGUNDO O PES: FORA, PODER E VETOR DE PESO DE UM ATOR
Na anlise estratgica de um jogo concreto fundamental para o processo de construo de viabilidade para as operaes que no so viveis na situao inicial o estudo dos atores envolvidos nesse. Para tanto Carlos Matus desenvolveu o conceito de Fora de um Ator, essa a capacidade que tem um ator para respaldar suas motivaes num jogo concreto. Indica quanta capacidade um jogador pode ou no usar nesse jogo. Alguns conceitos so necessrios para entender essa anlise, o primeiro deles relacionado Presso: Presso a fora aplicada por um ator para respaldar suas motivaes. Indica a fora que o ator est realmente disposto ou julga conveniente aplicar para apoiar ou rejeitar uma operao, segundo a motivao que ela lhe causa. A presso um fluxo, isto um saque contra o capital de poder. O limite superior desse saque a magnitude da fora acumulada. ATOR 1 (Desejos de ...) Motivao (+A) Vetor de Fora (?)
(Capacidade de ...)

ATORES 2 e 3 (Desejos de ...) Motivao (-A) Vetor de Fora (?)


(Capacidade de ...)

Presso (+)

OP1

Presso (-)

O esquema a seguir sintetiza o encontro de presses sobre a operao ou jogada OP1. A lgica do modelo diz que a presso depende da motivao (desejos de ...) e da fora (capacidade de ...), e que a presso exercida sinnimo de fora aplicada. As combinaes seguintes ilustram o jogo de presses. MOTIVAO (Desejos de ...) +A -A +A -A FORA (Capacidade de ...) Fraca Fraca Forte Forte PRESSO (Fora Aplicada) Apoio Fraco Rejeio Fraco Apoio Forte Rejeio Forte

Pgina

A viabilidade de uma operao depende do jogo de presses que a afeta com diferentes sinais de interesse. Detalhamos a seguir o conceito de Fora de um Ator:

S t r a t eg i a
O Que a Fora de um Ator?

A fora de um ator sua capacidade de produo social, ou seja, sua capacidade de produzir operaes e atos. Max Weber a define assim: " a possibilidade de impor a vontade de algum sobre a conduta de outras pessoas". Define o poder pelo seu efeito. evidente que a proposta de Weber tem, pelo menos, dois defeitos: a) no permite entender a natureza do poder porque o aborda pelo aspecto de seus efeitos, como se fosse sinnimo de fora aplicada; e b) divide a realidade em branco e preto, posto que poder-se-ia deduzir que algum que no possa impor sua vontade a outro, no tem nenhum poder em relao a esse antagonista. Diz Bertrand Russel que a fora de um ator a capacidade de produo que lhe permite realizar jogadas, no necessariamente vitoriosas: "poder a capacidade de fazer que aconteam coisas". Um ator impe sua vontade a outro somente se tiver mais capacidade de produo que o competidor e estiver motivado a usar essa fora com a intensidade adequada. A fora nem sempre tem o efeito de impor a vontade a outro. Os Cinco Componentes da Fora

Segundo o mtodo PES: a fora compe-se de cinco elementos: 1) a personalidade; 2) a paixo; 3) o controle e posse de recursos; 4) a percia e 5) o domnio de conhecimentos cientfico e tecnolgico. Estes elementos expressam-se nas seguintes categorias especficas: 1. Cdigo de Personalidade (CPD) 2. Motivao 3. Vetor de Percia (VE) 4. Vetor de Peso (VP) 5. Vetor de Suporte Cognitivo (VSC)

Um ator pode adquirir alguma vantagem de fora sobre os outros em um jogo mediante algumas dessas cinco vias: 1) renovar o comando para melhorar o CDP; 2) reforar as motivaes prprias e enfraquecer a dos adversrios; 3) acumular maior controle de recursos ou mais peso; 4) adquirir mais percia e 5) desenvolver alguma vantagem cientfica e tecnolgica.

A estratgia sempre uma questo de fora e poder, relao de foras e relao de presses. As vias estratgicas autoridade, cooptao, negociao e o confronto ,

Pgina

Quanta Fora Tem um Ator?

S t r a t eg i a
dependem de uma base de poder aplicvel, seja esta persuasiva ou dissuasiva. Portanto, de modo inevitvel, a anlise estratgica leva questo do poder. Que poder? Como se pode trabalhar prtica e operacionalmente com um conceito to complexo? Que elementos da personalidade so poder? Que recursos controla o ator? Que percias?

Experincia, Conhecimentos, etc.

Cdigo de Personalidades

Paixo, Energia

Variantes

Invariantes

Motivao (2)

Personalidade (1)

Controle Direto do VRC do Jogo (3A) Adeses Interna e Externas (3B)

3. VETOR DE PESO Vetor de Competncias Formais (controle de recursos do cargo) Vetor de Peso Pessoal (controle dos recursos do lder)

V R C

Vetor de Fora

Vetor Percia

Vetor de Suporte Cognitivo

Enumerar, no plano abstrato, os recursos de poder enumerar tudo, o que equivale a enumerar nada. Uma metfora til para captar o conceito relativo de poder a do professor que pergunta a um menino: o que uma arma? A criana responder enumerando coisas que se definem como armas: uma faca, uma espada, um revlver, um fuzil, um canho etc. Mas sua enumerao ser sempre incompleta, porque poderemos voltar a perguntar-lhe: e um apontador? E um basto? Uma cadeira? Um balde de gua fervente? E a palavra persuasiva? Etc. Esta via de anlise leva a um tnel sem sada.

Pgina

S t r a t eg i a
A mesma pergunta feita a um lutador de Karat: responder que arma tudo o que ele pode usar contra o outro em uma circunstncia concreta. Dir que suas mos treinadas so uma arma, que uma lapiseira e uma folha de papel podem ser uma arma. Dir que uma arma no algo especfico, mas que pode ser qualquer coisa, e isto depende das circunstncias. Do mesmo modo, a fora no algo de existncia especializada, tudo o que pode utilizar-se contra um adversrio ou para cooperar com um aliado em uma situao concreta.A quantidade e proporo de recursos exigidos para realizar uma jogada, em um jogo e em uma situao concreta, finita e perfeitamente enumervel. Cada jogador pode enumerar esses recursos desde que se situe nas restries de um jogo concreto e se indague, operao por operao, que recursos necessrio controlar para produzir ou impedir a produo de cada operao do plano em questo.

Tudo o que genericamente utilizvel contra o outro vago porque exige uma enumerao inesgotvel e impossvel. Tudo o que utilizvel como fora em uma situao concreta ou relativo a umde problema concreto, enumervel e preciso. O modelo a seguir precisa a relao presses sobre uma operao:

MOTIVAO (Desejos de ...)


ATOR 1 (CPD) APOIA VETOR DE PESO

PRESSO DE APOIO (+) Fora Aplicada

(Controle de Recursos)
VETOR DE PERCIA

(Destreza)
VETOR DE SUPORTE TCNICO

VETOR DE FORA (Capacidade de ... )

OP -

(Controle Tecnolgico) ATOR 2

O vetor de fora do ator tem trs componentes: i) o vetor de peso, ou seja o grau em que o ator controla os recursos pertinentes ao jogo; ii ) o vetor de percia, que expressa a habilidade ou percia com que o ator capaz de usar os recursos controlados; e iii) o vetor de suporte cognitivo, que diferencia a tecnologia usada pelo ator atravs de seus controles. O modelo a seguir precisa a relao de presses sobre uma operao: MOTIVAO (Desejos de ...)
ATOR 1 (CPD) APOIA VETOR DE PESO

PRESSO DE APOIO (+) Fora Aplicada

(Controle de Recursos) OP

Pgina

S t r a t eg i a

O vetor de fora do ator tem trs componentes: i) o vetor de peso, ou seja o grau em que o ator controla os recursos pertinentes ao jogo; ii) o vetor de percia, que expressa a habilidade ou percia com que o ator capaz de usar os recursos controlados; e iii) o vetor de suporte cognitivo, que diferencia a tecnologia usada pelo ator atravs de seus controles. O [VRC] - VETOR DE RECURSOS CRTICOS de um Jogo A lista de todos os recursos crticos para produzir ou obstaculizar as operaes de um plano em um contexto concreto constitui o vetor de recursos crticos do jogo [VRC]. O [VRC] do jogo um vetor que identifica todos os recursos exigidos para jogar. Esse conceito permite precisar a fora. Um exemplo simples pode ser til para compreender o conceito de [VRC] do jogo:

OPERAES Controle de Distrbio e da Agitao Popular

RECURSOS MAIS RELEVANTES EXIGIDOS Controle da Fora Pblica Controle dos Meios de Comunicao Controle do Congresso Nacional Controle dos Meios de Comunicao Adeso dos Grupos Empresariais Adeso dos Sindicatos Controle do Congresso Nacional Adeso dos Partidos Polticos Controle dos Meios de Comunicao

Reforma da Legislao Trabalhista

Reforma Constitucional

Pgina

S t r a t eg i a
Aumento do Salrio Mnimo Controle do Oramento Pblico Controle do Congresso Nacional

Considere um duelo entre Joo e Pedro. Cada um tem uma pistola de igual efetividade (o que torna irrelevante o vetor de suporte tcnico e permite assegurar que a pistola de Joo tem o mesmo valor que a pistola de Pedro). No entanto, Joo tem duas balas e Pedro somente uma. Nenhum outro recurso est ao alcance de Joo e Pedro. Qual o [VRC] deste jogo especfico? Neste caso, a lista de recursos exigidos para jogar : X1 = pistola de Joo; X2 = pistola de Pedro; X3 = nmero de disparos possveis O [VRC] do jogo ser: [VRC] = (X1 X2 X3), e os vetores de peso de Joo e Pedro sero: VP Joo = 1,0X1 0,0X2 0,666X3

A fora de um ator em um jogo o grau de controle direto e indireto que esse ator tem sobre o vetor de recursos crticos do jogo [VRC], ponderado pelo grau de percia com que capaz de manejar cada recurso e o grau de desigualdade no domnio cientfico e tecnolgico que cada recurso representa.

VP Pedro = 0,0X1 1,0X2 0,333X3

CONTROLE DO VRC ATORES X1 JOO PEDRO TOTAL 100 0 100 VRC DO JOGO X2 0 100 100 X3 66.6 33.3 100

O peso de um ator em um jogo determinado pelo grau de controle do VRC do jogo.

Pgina

S t r a t eg i a

Suponha que os vetores de percia de Joo e Pedro mostrem que Pedro tem o dobro de percia que Joo no manejo da arma: [VE] Joo = NP X1 NP X2 0,5 X3 [VE] Pedro = NP X1 NP X2 1,0 X3 A sigla NP em ambos os vetores significa NO-PERTINENTE, j que a percia s se reflete na efetividade dos disparos. Se combinar-se o vetor de peso com o vetor de percia para cada ator, constituem-se os respectivos vetores de fora [VF]: [VE] Joo = 1,0X1 0,0X2 0,5 x 0,666X3 [VE] Pedro = 0,0X1 1,0X2 1,0 x 0,333X3 Com esses elementos, possvel enunciar uma definio precisa e prtica do que fora: No controle, percia e tecnologia com que o ator apodera-se do [VRC] do jogo reside sua capacidade para respaldar suas motivaes com jogadas efetivas. O vetor de recursos crticos do jogo [VRC], contribui com a informao necessria para construir as matrizes de recursos crticos do jogo.

Matriz de Recursos Crticos para o Controle das Operaes Capacidades VRC X1 X2 X3 X4 X5 D X OPERAES OP1 O/R X X D X OP2 O/R X X DOP3 D O/R X X DOP4 D O/R X

Pgina

S t r a t eg i a
X6 X7 X8 X X X X

Nessa matriz a letra D significa capacidade requerida para tomar a deciso. As letras O/R indicam capacidades requeridas para que a operao atue transitoriamente na realidade e se reproduza estavelmente. As seguintes relaes precisam os conceitos anteriores: a) [VRC] = (X1 X2 X3 X4 X5 X6,..., Xj); vetor de recursos crticos do jogo onde Xj indica o recurso j que compe o [VRC] do jogo e cujos componentes so enumerados de X1 at Xj. b) [VP](A1) = (c11X1 c12X2 c13X3,..., c1jXj); vetor de peso do ator A1 onde cij indica o coeficiente de controle do ator i sobre o recurso j, variando os valores do coeficiente c dentro dos limites 0 cij 1; se cj igual a zero, isso significa nenhum controle sobre o recurso j; se cj igual unidade, isso quer dizer que o ator tem total controle sobre o recurso. c) [VE](A1) = (e11X1 e12X2 e13X3,..., e1jXj); vetor de percia do ator A1, onde eij indica o coeficiente de percia do ator i referido ao manejo do recurso j, variando os valores de cada coeficiente eij dentro dos limites 0 eij 1; um coeficiente de percia zero anula o controle do recurso; no extremo oposto, um coeficiente de percia igual unidade multiplica o coeficiente Cada jogo tem um vetor de de controle por um, e valida em recursos crticos [VRC] que lhe sua totalidade o controle particular. O [VRC] a marca de exercido sobre o recurso.

identidade de um jogo.

d) [VF] (A1) = (c11e11X1 c12e12X2 c13e13x3,...,c1je1jXj), define o vetor de fora do ator A1 combinando o controle de cada recurso do [VRC] com a percia atribuvel ao ator no manejo de cada recurso. Em outras palavras, o grau de controle de um ator sobre um recurso pode ser em um extremo zero e no outro extremo 100, e o mesmo vlido para o coeficiente de percia. O vetor de suporte cognitivo pode introduzir-se como uma diferenciao dos recursos controlados no vetor de peso (por exemplo, a pistola 1, do exemplo anterior, um recurso diferente da pistola 2, porque tem diferente valor) ou como coeficientes que atribuem valores diferenciados ao [VRC] do jogo. No exemplo anterior, do duelo entre Joo e Pedro, pode-se avaliar o resultado do vetor de suporte cognitivo, assumindo que a pistola de Joo duas vezes mais precisa que a de Pedro. Nesse caso, os vetores de peso respectivo seriam:

Pgina

S t r a t eg i a
[VP] Joo = 1,0X1 x 1 0,0X2 0,5 x 0,666X3 [VP] Pedro = 0,0X1 1,0X2 x 0,5 0,5 x 0,333X3 Vetor de Peso. o grau em que um ator controla o [VRC] do jogo. O vetor de peso tem trs campos: o campo I define o controle direto de recursos, o campo II mostra o controle indireto e o campo III assinala as adeses da populao organizada. O campo I enumera os recursos que o ator controla diretamente. produto de sua histria poltica. Expressa-se como: "controlo a Presidncia do Senado (X11), controlo as decises sobre a estrutura do oramento fiscal (X12) etc. O campo II mostra o controle indireto de recursos. Controle indireto significa que o ator z, por exemplo o grupo econmico Gonzlez, tem 100% de controle direto sobre um recurso "r", a rede Telenorte de televiso, em circunstncias que esse grupo d 90% de adeso ao ator 1. As adeses entre os atores constituem um controle indireto. O valor zero de adeso pode significar: a) que o ator no conhecido por quem responde sondagem; b) que sendo conhecido, merece a resposta de nenhuma adeso, sem que isso signifique rejeio ou oposio; e c) que zero de adeso esconde um certo nvel de rejeio, repdio ou inimizade. A matriz de vetores de peso tem somente o propsito restrito de precisar o controle sobre o [VRC] ( vetor de recursos crticos) do jogo e no reflete afinidades e rejeies, motivo por que os campos I, II e III da matriz s distinguem entre nmeros positivos. O campo III reflete o respaldo que a adeso da populao confere aos controles que o ator tem sobre o campo I. Para fins de anlise, o campo III pode ser desagregado para distinguir as adeses individuais de pessoas pertencentes a organizaes, pessoas que no pertencem a nenhuma organizao, estratos populacionais por sexo, idade, rea geogrfica, zona poltica etc. Matriz de Vetor de Peso. Os diferentes vetores de peso dos diversos atores que participam de um jogo estratgico constituem a matriz de vetor de peso. Cada vetor de peso um vetor linha. Cada vetor coluna representa, no campo I, a distribuio do controle do [VRC] do jogo entre os diversos jogadores. Nessa matriz, as colunas so homogneas, isto , X11 e X21 esto definidos exatamente da mesma maneira, e seus valores variam entre zero e cem. Por outro lado, nos campos II e III, a soma no tem significado porque se baseia em uma sondagem que pergunta a cada ator por sua adeso aos outros, e no pela distribuio de sua adeso, como se fosse um nico universo, entre todos os atores. Os nmeros dessa sondagem podem ser: Adeses de A1

Sobre A3

70%

Pgina

Sobre A2

12%

10

Sobre A1

NP

S t r a t eg i a
Sobre A4 55%

(*) A soma dessas porcentagens no tem significado preciso nem pode somar 100.

MATRIZ DE VETOR DE PESOS DE UM ATOR ATORES CAMPO I Qual o Controle sobre o VRC? X11 X12 X13 X14 X21 0 X22 20 X23 10 X24 100 CAMPO II CAMPO III Outros Apoio Atores Popular A1 A2 X15 X16 X13 X25 0 X26 NP X27 NP Soma Sem Sentido

A1 A2 SOMA

Linha Heterognea

Coluna Homognea

A matriz anterior apresenta um exemplo. Nesse jogo participam os jogadores A1, A2, A3 e A4. Para conhecer a fora do ator A2, a leitura dessa matriz deve ser feita do seguinte modo: [VP] (A2) = [0X1 20X2 10X3 100X4 0X5 0X6 20X7 0X8 0X9 NPX10 80X11 NPX12 NPX13] O vetor de peso do ator A2 um vetor linha que tem o mesmo nmero de elementos que qualquer um dos outros vetores da matriz. Para respeitar essa estrutura nica, valoriza-se com zero a falta de controle de um recurso por parte de um ator. O vetor de peso A2 deve ser lido como segue: Controle Direto

Pgina

11

S t r a t eg i a
No tem qualquer controle sobre a Secretaria Geral do Partido Popular (X1), controla 20% da Rdio 88F (X2), controla 10% do Comit Executivo do Partido Popular no municpio de Bolvar (X3), controla totalmente o jornal "A Notcia" (X4), no tem qualquer controle sobre o Comit Executivo Nacional do Partido Popular (X5), no tem qualquer controle sobre o Tribunal Disciplinar do Partido Popular (X6), controla 20% das Associaes de Vizinhos do municpio de Bolvar (X7) e no tem qualquer controle sobre o oramento do Partido Popular (X8). Controle Indireto

No tem qualquer adeso do Ator 1 (X9), a adeso a si mesmo irrelevante (X10), tem 80% da adeso de A3 (X11), no pertinente para o jogo a adeso de A4 (X12), e no pertinente para o jogo a adeso da base do partido (X13). No quadro seguinte, os elementos do vetor de peso escolhidos a ttulo de exemplo, sem base num caso real, so os seguintes: CAMPO I Controle Direto de Recursos (VRC) CAMPO II CAMPO III Adeso Popular X13 NP NP NP NP

Atores

X1 A1 100 A2 0 A3 0 A4 0 TOTAL 100

X2 0 20 20 60 100

Adeso de Outros Atores A1 A2 A3 A4 X3 X4 X5 X6 X7 X8 X9 X10 X11 X12 0 0 50 0 0 100 NP 0 0 80 10 100 0 0 20 0 0 NP 80 NP 30 0 0 100 20 0 0 85 NP 0 60 0 50 0 60 0 70 15 0 NP 100 100 100 100 100 100

CAMPO I : [VRC] do jogo: X1 = controle da Secretaria Geral do Partido Popular X2 = controle da Rdio 88F (audincia local em Bolvar) X3 = controle do Comit Executivo do Partido Popular no municpio de Bolvar X4 = controle do jornal "A Notcia" (circulao nacional) X5 = controle do Comit Executivo Nacional do Partido Popular X6 = controle do Tribunal Disciplinar do Partido Popular X7 = controle das Associaes de Vizinhos do municpio de Bolvar X8 = controle do oramento do Partido Popular

Pgina

CAMPO II: controle indireto do [VRC] do jogo:

12

S t r a t eg i a
X9 = adeso do Ator 1 aos outros atores X10 = adeso do Ator 2 aos outros atores X11 = adeso do Ator 3 aos outros atores X12 = adeso do Ator 4 aos outros atores CAMPO III: adeso individual da base X13 = adeso da base do partido (no-pertinente para o caso) Os elementos do vetor de peso devem corresponder identificao do [VRC] do jogo. Para chegar preciso do [VRC] do jogo necessrio indagar: quais so os recursos que as partes devem controlar para produzir ou obstaculizar as jogadas? A dinmica de mudana dos trs campos componentes do vetor de peso diferente. O campo I do vetor de peso de um ator tem clara rigidez ante s mudanas situacionais. A ltima coisa que um ator perde ou ganha o controle direto de recursos. Em contrapartida, os campos II e III alteram seus valores com maior facilidade e, quando mudam, antecipam os movimentos positivos ou negativos que viro adiante, no campo I. Esta maior sensibilidade dos campos II e III pode ser aproveitada em um sistema de monitoramento dos atores sociais. Esta discusso leva a vrias concluses: a. O peso de um ator, como componente de sua fora, um vetor que enumera seu controle direto e indireto sobre os recursos que compem o [VRC] do jogo; os vetores de peso dos diversos atores so comparveis, e possvel afirmar com preciso que o ator 1 tem mais ou menos controle sobre a televiso que o ator 2, ou tem mais ou menos controle sobre a Cmara dos Deputados que o ator 3. A comparao de elemento a elemento dos vetores de peso, entre dois atores, indica a relao de peso entre os mesmos; b. A comparao entre os diversos elementos heterogneos entre os vetores de peso de diferentes atores s prtica se estabelecer-se algum critrio de seleo sobre quais so, dentre os vrios componentes, os elementos pertinentes a um caso concreto; isso depende da eficcia que cada ator atribui aos controles que exerce segundo a operao, o problema e a situao; e c. O cdigo de personalidade (CDP), a percia e o domnio tecno-cientfico que potencializam ou enfraquecem o vetor de peso. Poder, Fora e Peso. O mtodo PES distingue com preciso os conceitos de fora, poder e vetor de peso: Poder = uma potencialidade que possibilita acumular fora. Origina-se da desigualdade das regras do jogo, e pode ou no concretizar-se em fora; isso

Pgina

13

S t r a t eg i a
depende do cdigo de personalidade do ator, da situao, dos adversrios, das circunstncias de contexto etc. Por exemplo, o bispo no jogo de xadrez tem mais poder ou capacidade que um peo, poder que nas mos de um jogador de xadrez e num jogo concreto converte-se em muita ou pouca fora. Fora = uma acumulao concreta e j realizada em um jogo, dentro do espao de possibilidades permitido pela distribuio de poder nesse jogo; no se pode acumular mais fora que a permitida pelas regras de distribuio do poder. Peso = expressa o controle de recursos que um ator tem sobre o [VRC] do jogo, e define-se pelo vetor de peso; o componente central da fora.

O vetor de peso no redutvel a um nmero e necessrio oper-lo como vetor. Os elementos que compem o vetor de peso so heterogneos no sendo possvel realizar operaes aritmticas com eles. No uma desvantagem, mas uma vantagem. Espao Eficaz de Aplicao da Fora. Um ator nunca usa simultaneamente todos os elementos do vetor peso. Seleciona os mais apropriados para esse caso. Quais os critrios dessa seleo? A resposta a esta pergunta leva ao conceito de espao eficaz de aplicao da fora. Exemplo: O ator 1 controla a maioria do Congresso Nacional. Para realizar a operao 1, que exige a aprovao de uma lei, essa fora vale muito; mas se tratar-se da operao 2, que pretende impedir a greve geral que a Central de Trabalhadores, controlada pelo ator 2 oposicionista, pretende realizar, a fora do ator 1 vale pouco, porque os elementos que tal ator controla esto fora de seu espao eficaz de aplicao. Utilizando a metfora da Fsica, pode-se dizer que a operao 2 constitui um ponto deficiente de aplicao da fora que o ator 1 possui.

valor cada

Pgina

O grfico ilustra a metfora. O ator 1 tem muita fora e exerce uma presso deficiente no ponto a. O ator 2, com menos fora, aplica-

A fora tem diferente para operao.

14

S t r a t eg i a
a no ponto b, dentro do seu campo de eficcia. O campo eficaz de aplicao da fora de um ator a outra face do conceito de vulnerabilidade de seu vetor de peso. A fora acumulada por um jogador quando no tem eficcia para atuar sobre uma operao especfica, representa uma vulnerabilidade. Esta distino permite classificar os atores em quatro categorias: i. ii. Atores totalmente fortes; Atores fortes com zonas de vulnerabilidade;

iii. Atores fracos com zonas fortes; e iv. Atores totalmente fracos. No processo poltico nascem e morrem atores, e os fracos podem chegar a ser fortes custa dos que hoje so poderosos. Considerar a fora como um vetor tem vrias vantagens, porque permite: Estudar o campo de aplicao eficaz da fora de um ator; Deduzir os critrios reais que um ator utiliza para selecionar, em cada oportunidade, os elementos do vetor de peso mais eficazes para a medio de foras com o adversrio com respeito a uma operao; Definir o conceito de variedade ou concentrao de campos de fora de um ator, para determinar suas foras e fraquezas. Presso (+) Recursos Dissuasivos Recursos Ativos Presso (-)

OP

VETOR DE PESO

Utilizam-se os elementos do vetor de peso em seqncia, no em bloco, e tal seqncia depende da natureza das operaes que compem a trajetria do jogo. Quando um elemento do vetor de peso est em jogo, os demais ficam na reserva para dar suporte dissuasivo ao movimento ativo.

Pgina

15

S t r a t eg i a
Caractersticas da Fora A fora de um ator apresenta uma variedade complexa de caractersticas, que podem ser sintetizadas como segue: Primeira: A fora multidimensional. Tudo o que posso usar contra meu adversrio ou para ganhar um aliado fora. Qualquer caracterstica e recurso de um ator pode ser fora, na medida em que tenha um campo eficaz de aplicao para alguma operao do jogo. O que define a fora no a natureza do recurso, mas a circunstncia do jogo que a habilita a ser usada com eficcia. Segunda: A fora tem valor relativo ao propsito que orienta o ator. Um elemento do vetor de peso pode valer muito para certa operao e muito pouco ou nada para outra. A fora no tem valor absoluto. Terceira: O valor da fora relativo situao. Um ator C, de fora insignificante, ignorado sistematicamente pelos atores A e B, possuidores de muita fora, pode sbita e drasticamente revaloriz-la ante uma nova situao. Exemplo: Os atores A e B controlam cada um dos 40 deputados do Congresso Nacional e o ator C controla 1 deputado. Os atores A e B tm uma aliana estvel que rompida. Ao contar com os votos de 81 deputados, valorizam, pela primeira vez, o nico voto controlado pelo ator C. Quarta: A fora produto de uma acumulao social. Ganha-se ou perde-se usando-a, produzindo fatos. O uso da fora a presso enriquece ou deteriora o vetor de fora. A fora capacidade de produo acumulada originada na produo dos fatos. Jogando, acumula-se ou perde-se fora. Quinta: Expressa-se de modo diferente nos trs espaos situacionais que o mtodo PES utiliza para a anlise de problemas: regras, acumulaes e fluxos do jogo social. Distingue poder, que repousa na desigualdade das regras do jogo; fora, que a capacidade de produo acumulada dentro do espao permitido pelas regras; e presso ou fora aplicada, que um fluxo de produo.

CARACTERSTICAS DA FORA 1. Multidimensional (qualquer recurso fora se usada com o propsito de opor-se ou cooperar com outro)

REPRESENTAO DO VETOR DE PESO Enumerao heterognea de recursos controlados por um ator que define sua capacidade de produo especfica para um caso. impossvel realizar operaes aritmticas com os valores dos elementos de um mesmo vetor de

Pgina

16

S t r a t eg i a
peso. 2. Valor relativo ao propsito Cada elemento do vetor de peso tem eficcia diferente para cada operao (seleo dos elementos ativos) e tem tambm valor diferente segundo variem os coeficientes de controle (vetor-momento). Vetor-momento, que valoriza ou desvaloriza todo o vetor numa situao concreta para um ator. uma Relao entre vetor patrimnio e vetor momento.

3. Valor relativo situao 4. produto de acumulao social

5. Tem diferente expresso nos Poder = grau de controle das regras do jogo diferentes planos situacionais Vetor-patrimnio = acumulao estvel (peso) para o ator Vetor-momento = acumulao transitria para uma operao presso = uso do vetor-momento = fluxo 6. comparvel O vetor homogneo para todos os atores, j que reponde ao mesmo VRC do jogo.

7. Produz resultados sem ser Exibio do vetor de peso. usada 8. Expressa-se em cada mbito A enumerao de elementos do vetor pode ser muito da realidade de modo diferente segundo trate-se de um jogo poltico, econmico, particular blico, ideolgico etc. 9. uma intercambivel capacidade Os diferentes atores permutam elementos de seus vetores.

10. A fora sempre tem uma Elementos do vetor de peso fora do campo eficaz de aplicao em uma situao concreta. Os zeros do vetor de vulnerabilidade peso e do vetor de percia. 11. A fora usada de modo O conceito de vetor permite distinguir os diversos campos de recursos, sua variedade e seu possvel uso seletivo, de calculado e seletivo acordo com a motivao.

Sexta: aproximadamente comparvel; permite definir os conceitos de relao geral e particular de foras a fim de determinar qual ator tem mais ou menos fora com relao a uma operao ou a um plano em uma situao concreta. Stima: Produz resultados sem ser usada, originando a teoria da dissuaso na anlise estratgica; a fora tambm atua somente com sua presena. A teoria da dissuaso estratgica muito valiosa, porque usa a fora sem aplic-la. A fora produz medo, sempre que a parte a quem se quer atemorizar conhea a fora da parte ameaadora e tenha a convico de que essa fora ser usada contra ela, com eficcia, se no se ativer a certas normas de conduta implcitas no jogo.

Pgina

17

S t r a t eg i a
Oitava: Expressa-se de modo particular em cada mbito da realidade. Em certos mbitos expressa-se como disputa por recursos, em outros pela criao de recursos e, s vezes, pela partilha inteligente de recursos. O campo poltico dominado pela disputa pelo controle dos centros de poder e o [VRC] de cada jogo. O mesmo ocorre no campo empresarial. O campo cientfico est voltado para a criao de conhecimentos e recursos; porque o conhecimento no um acervo que se dispute com outros, mas criao de um capital. Nona: um recurso permutvel com outros, originando processos legtimos e ilegtimos de intercmbio. A corrupo um bom exemplo do segundo caso, enquanto a venda de conhecimentos feita por um assessor exemplo do primeiro caso. Dcima: A fora sempre tem vulnerabilidades. Isto pode ser deduzido do princpio inverso ao exposto na segunda caracterstica acima. A vulnerabilidade de um ator revela-se, em parte, pelo nmero de zeros em seu vetor de peso, verificao prvia da estrutura de seu vetor de adeses, j que este ltimo representa o controle indireto de recursos. Isso tambm revelado nos cinco componentes da estrutura da fora. Dcima-primeira: A fora uma capacidade instalada ou acumulada que se usa de modo calculado e seletivo, segundo seja seu campo eficaz de aplicao e de acordo com a presso necessria para produzir um resultado favorvel.

Vetor-Patrimnio e Vetor-Momento de Peso O vetor-patrimnio o ativo poltico de um ator e representa a fora estavelmente acumulada por ele. Esse patrimnio produto de sua histria de atuaes, com seus xitos e fracassos. Esse ativo ou reserva de fora no se perde nem se enriquece com uma nica ou poucas atuaes adicionais, decepcionantes ou animadoras. um ativo estvel. Somente uma seqncia de atuaes infelizes empobrece o vetor-patrimnio; uma srie de atuaes felizes o enriquece. O vetor-patrimnio muda lentamente, porque o que foi ganho como controle direto conservado com menos mritos que os necessrios para conquist-lo, e as foras sociais, antes de dar ou retirar seu apoio, observam as atuaes do ator social pertinente com grande cautela. O vetorpatrimnio associa-se ao passado do ator e no ao que este se prope a fazer daqui em diante, com o uso de tais controles. um crdito seguro e fixo, respaldado no passado, que no coincide, necessariamente, com o crdito incerto e varivel que o ator pode reclamar em relao s suas aes futuras. O vetor-momento, em contrapartida, no um patrimnio do ator, mas o valor circunstancial que os componentes do vetor-patrimnio adquirem quando esse ator os

Pgina

18

S t r a t eg i a
utiliza em uma situao concreta para apoiar ou rejeitar uma operao especfica. O vetor-momento um valor de uso da fora. Esse valor de uso indica o quanto vale, nesse momento e para esse uso, a fora aplicada por um ator. Trata-se da qualificao que fazem cidados sem esperar por resultados, um julgamento imediato, exercido no momento da deciso e sua aplicao inicial. Para o cidado, o que certo so os sacrifcios imediatos; e os benefcios anunciados para o futuro, aleatrios. O valor de uso da fora aplicvel por um ator torna-se independente deste, de seus mritos e demritos passados, para fixar-se na jogada do momento, no fato poltico especfico. Este valor circunstancial ou de uso, representado pelo vetor-momento, impe um teto ampliado ou reduzido ao uso do vetor-patrimnio e, portanto, somente o vetor-momento permite calcular as presses com maior medida e rigor.

CONDICIONAMENTO INSTANTNEO

OUTRAS CAUSAS

VETOR PATRIMNIO

VETOR MOMENTO

CONDICIONAMENTO RETARDADO

Os valores do vetor-patrimnio acompanham, com certo atraso varivel, a mudana dos coeficientes do vetor-momento. Se os valores do vetor-momento ficar sempre abaixo do vetor-patrimnio, este ltimo, aps certo tempo pouco preciso, sofrer a deteriorao do valor dos seus elementos componentes. O vetor-patrimnio perder valor. Se os valores do vetor-momento tendem a situar-se acima dos valores do vetorpatrimnio de modo persistente, este ltimo, depois de certo tempo, aumentar seus valores. De acordo com a anlise anterior, pode-se estabelecer o seguinte princpio terico parcial: O processo de acumulao de fora de um ator caracteriza-se pela utilizao persistente de seu vetor-patrimnio para produzir operaes com caractersticas tais que instigam, para o ator que as produz, valores do vetor-momento superiores ao do seu vetor-patrimnio. Em outras palavras, para cada nova operao produzida, o ator

Pgina

19

S t r a t eg i a
que a promove obtm uma fora circunstancial de apoio superior fora acumulada como patrimnio at esse momento. O processo de desacumulao de fora, ao contrrio, caracteriza-se pelo fato de que, para cada nova operao produzida, o ator que a promove logra um apoio circunstancial inferior fora acumulada como patrimnio at esse momento. Este um princpio incompleto, porque ignora uma varivel fundamental para a compreenso do processo de acumulao e desacumulao de fora: a eficcia da jogada no momento de sua colheita. De modo que ao princpio parcial anterior necessrio agregar o seguinte: Em ltima instncia a eficcia da jogada qual se refere o vetor-momento define as relaes entre este e o vetor-patrimnio. O mximo de benefcio se produz quando a jogada eficaz e os valores do vetor-momento so superiores aos do valor-patrimnio. Com base em quais critrios os atores do ou retiram sua confiana a um ator social? Em geral, o processo de ganho e perda de fora tem as seguintes causas:

a) a coincidncia circunstancial reiterada de interesses entre um ator e a base social


sobre o apoio ou rejeio s operaes propostas, reiterao que gera, por parte da massa de cidados e dos atores sociais eficazmente interpretados pela jogada, uma atitude favorvel ao ator protagonista;

b) a estabilidade dessa coincidncia ao longo do tempo, at o limite em que gera a


confiana em uma coincidncia mais permanente sobre as operaes futuras, caso em que a confiana desloca-se desde o objeto impessoal do uso da fora ou seja, das operaes para o ator ou pessoa que protagoniza os acertos (trata-se de uma transferncia de adeso e confiana do objeto para o sujeito da ao);

c) a ausncia de incompatibilidades significativas entre o espao tico-ideolgico das


foras ou pessoas aderentes e do ator ao qual se adere;

d) a confiana crescente sobre a capacidade do lder para produzir operaes


eficientes e eficazes, em contraste com os dirigentes que s anunciam benefcios ilusrios. Prudncia, Audcia e Temeridade. A audcia consiste em empreender operaes para as quais o ator consegue que os valores do vetor-momento sejam substancialmente superiores aos do vetor-patrimnio. A temeridade, em contrapartida, ocorre quando o ator empreende aes que exigem recursos superiores aos limites alcanveis pelo vetor-momento. A prudncia subtiliza os recursos do vetor-patrimnio. Modelo de um Jogo de Presses 1. A presso de um ator por uma operao depende do vetor-momento qualificado ou ponderado pelo vetor de percia e de suporte cognitivo. Por sua vez, o vetor-momento depende do vetor-patrimnio. Pgina 2. A motivao do ator depende do interesse e do valor que o ator atribui operao em jogo.

20

S t r a t eg i a

VET OR DE P ERCIA ES UPORT E COGNIT IVO VE T OR P AT RIMNIO DE PE S O DE A1 A1 (CDP ) INT ERES S E DE A1 PE LA OPE RAO OP x + VALOR DE OPx PARA A1

APOIO CIRCUNS T ANCIAL A OPx

VE T OR MOME NT O DE FORA APLICVE L A OPx

+A MOT IVAO S OBRE OPx

P RE S S O DE APOIO S OB RE OP x

EFEIT OS

DECIS O VIABILIDADE OPERAO REPRODUO

VALOR DE OPx P ARA A2 A2 (CDP ) INT ERES S E DE A2 PE LA OPE RAO OP x


VE T OR MOME NT O DE FORA AP LICVEL A OP x

MOT IVAO S OBRE OPx

EFEIT OS

P RES S O DE RE JEIO S OB RE OP x

VE T OR P AT RIMNIO DE PE S O DE A2 VET OR DE P ERCIA ES UPORT E COGNIT IVO

RE JEIO CIRCUNS T ANCIAL DE OP x

3. A presso se exerce de modo diferenciado sobre a deciso, a operao transitria e a reproduo estvel da jogada. O sinal de apoio (+) ou rejeio () que domina o resultado do jogo de presses determina a viabilidade. 4. Qualquer que seja o resultado sobre a operao em jogo, um xito, um fracasso ou um resultado intermedirio, a jogada produz um impacto sobre os prprios atores, e altera o interesse, o valor, as motivaes, o vetor de peso, o vetor de percia etc. De modo que este modelo mostra a diacronia do processo de mudana nas motivaes e na fora dos atores, tema indispensvel para abordar a segunda pergunta da anlise estratgica COMO CRIAR VIABILIDADE POLTICA AS OPERAES DO PLANO QUE NO SO VIVEIS NA SITUAO INICIAL.

Pgina

21

S t r a t eg i a

Pgina

22

Das könnte Ihnen auch gefallen