Sie sind auf Seite 1von 9

Schutz

Palavra que em alemo, significa proteo, a Schutz iniciou suas atividades em agosto de 1995. A marca, derivada da Arezzo Co, investe significativamente em pesquisas de tendncias de moda, desenvolvimento de material e tecnologia para a criao do seu portflio. Sua misso oferecer ao seu pblico um conceito de produtos conectados ao design, qualidade, moda e liberdade de expresso. O resultado so colees desenvolvidas para refletir o esprito da mulher jovem contempornea que causa efeito, que irreverente e tem estilo prprio. Convida a ousar, a buscar o diferente, a desafiar o que consenso. Atualmente, os sapatos, bolsas e acessrios da Schutz contam com uma rede de pontos de venda presentes em todos os Estados do Brasil. A marca tambm possui lojas prprias convencionais em So Paulo e Rio de Janeiro e lojas conceito - flagship stores - localizadas nos principais centros de moda fashion do pas. No mercado externo, seus produtos podem ser encontrados em diversos pontos de venda multimarcas.

Definimos o produto de anlise por meio da matriz que relaciona as Linhas de Produto da Arezzo Co. e suas marcas:

Arezzo Co.
Sapato casual Sapato festa Bolsas Acessrios

Arezzo Schutz Alexandre Birman Anacapri

1.Rede de Operaes

FORNECEDORES Fornecedores
Materiais para a produao: -madeira -borracha -prego -couro -ao -arame -plstico -EVA

DISTRIBUIO Outsourcing
Lojas Prprias(16): SP,RJ,POA,BSB e BH Franquias(1): permite rpida expanso do canal Multimarca(1408 clientes): maior abrangencia e visibilidade nacional Webcommerce: atinge clientes de todo o Brasil e maior variedade de modelos Possui um modelo mltiplo de distribuio que permite a captura de valor na cadeia e amplia a capilaridade da distribuio e visibilidade das marcas.

Sistema Faon: contratao de fbricas e ateliers independentes e especializados Resultado: reduz necessidade de investimento em capacidade instalada, otimizao da produo ganhos de escala na compra de insumos, qualidade e uniformidade dos materiais.

Schutz

CONSUMIDOR FINAL
Mulheres de 18 a 40 anos, classe A E B1, de estilo ousada, provocativo e up to date

Servio: Apenas transporte entre as reas de suprimento Concorrentes: Os principais concorrentes da Schutz (como Santa Lola, Carmen Steffens, Capodarte) no utilizam dos mesmos fornecedores e nem os mesmos fabricantes e portanto no interferem na cadeia de suprimentos. Canais de distribuio: Utiliza plataformas flexveis de 4 canais de distribuio com estratgias diferenciadas maximizando o retorno da empresa. Tem o objetivo de ampliar a presena nacional por meio da estratgia de distribuio multi canal com maior foco na abertura de loja monomarca em shopping centers de grandes cidades. Exemplo: abertura da franquia-piloto na cidade de Salvador.

Elementos Crticos: So os elementos representativos de interesse para a empresa


gerir processos de melhoria e aperfeioamento das interaes. Neste caso, verifica-se que um dos principais pontos crticos a dependncia da empresa frente ao seu outsourcing. Como a produo da Schutz no verticalizada, ela no tem controle sobre a mesma, o que influi no desenvolvimento dos processos produtivos. Outro elemento crtico so os processos internos de criao (design) e compra de materiais de qualidade. Caso a Schutz no tenha sucesso no desenho e qualidade dos calados a responsabilidade no ser dos fabricantes, mas dela prpria. Por fim, a distribuio e o desempenho das lojas no varejo tambm so de extrema importncia j que trabalha com um modelo mltiplo de distribuio que carece de uma administrao eficiente agregando valor cadeia e tambm porque o resultado de vendas depende destes fatores.

Riscos: Os principais riscos presentes na cadeia de suprimentos esto relacionados


principalmente dependncia das fbricas de produo terceirizada, portanto necessario construir um relacionamento positivo com o outsourcing para evitar problemas de produtividade e estoque j que a empresa no tem capacidade instalada de produo. Outro risco de menor grau seria a indisponibilidade por parte dos fornecedores de mercadorias necessrias para a produo. O risco com os fornecedores menor, pois seu poder de barganha em uma negociao de preos seria menor do que com o outsourcing (mo de obra especializada) e tambm por haver maior leque de possveis fornecedores. Mesmo assim deve-se trabalhar em um relacionamento de fidelidade para assim conseguir diminuir custos garantindo prioridade e melhor desempenho frente aos concorrentes.

2. Atributos Competitivos
Atributos funcionais: 1. Confiabilidade: Confiana de que os produtos desempenharo suas atividades conforme as especificaes, em um certo perodo de tempo,em determinadas condies de uso. Pode ser mensurada pelo o nmero de defeitos por milho de peas produzidas. 2. Durabilidade: a mensurao do tempo de durao previsto para o produto, sob condies naturais ou intensas de uso. Para avaliar a durabilidade de produto, comum a utilizao de variveis de resposta (VRs) que meam o seu grau de degradao, por exemplo: desgaste do salto e da sola, tempo de uso de acordo com tendncias de moda, durao da esttica do material. 3. Forma/conforto: Compreende o formato, tamanho e estrutura fsica do sapato de forma a favorecer o uso, sem incmodos ao cliente. Pode ser mensurado de forma subjetiva, pois varia de cliente para cliente de acordo com suas caractersticas fsicas, por exemplo, por meio de pesquisa de mercado. 4. Variedade de produtos: Diversidade de modelos e shapes de produto. medido pela comparao com a quantidade de diferentes sapatos disponveis nas marcas concorrentes. Por exemplo: diversidade nos tamanhos e espessura de salto, nos materiais utilizados, etc. 5. Variedade de opes: Variedade de cores, estampas, detalhes do calado. Tambm pode ser mensurado pela quantidade de diferentes variantes disponveis de cada modelo, em comparao com as opes da concorrncia. 6. Linha completa de produtos: Disponibilidade do produto especfico que o cliente busca. Envolve o abastecimento constante de estoque, compra correta das grades de calado, rede de distribuidores eficiente, contato entre as lojas. Atributos de Convenincia 7. Facilidade de armazenamento: Disponibilidade de estoque interno das lojas para armazenar os produtos. O produto imperecvel e guardado em caixas (maioria em tamanho padro). A mensurao depende do tipo de produto estocado e do tamanho do estoque. Portanto, este deve ser organizado e geralmente proporcional ao tamanho da loja e suas vendas. 8. Convenincia de localizao: Proximidade dos locais que o pblico-alvo da marca mora/freqenta, facilidade de acesso (vias de acesso, estacionamento, manobrista) e servios associados (restaurantes, lojas de outros segmentos, espaos de lazer). Pode

ser medido avaliando a existncia ou no de lojas em locais de convenincia do mercado. 9. Qualidade do atendimento: Desempenho do servio da equipe de vendas na apresentao do produto, no relacionamento com o cliente, no conhecimento dos produtos e das expectativas dos clientes. Pode ser mensurado via CRM (Costumer Relationship Management), nos ndices de vendas (Valor por atendimento, peas por atendimento, taxa de converso de clientes, fidelizao do cliente) Atributos Intangveis 10. Marca: Identificao de origem e fabricante do produto, para quem ser atribuda a responsabilidade de sua entrega. Agrega dimenses que diferenciam produtos prprios dos produtos da concorrncia, desenvolvidos para satisfazer os mesmos tipos de necessidades. A marca mensurada pelo seu nome no mercado, reputao, feedback do pblico, valor financeiro (de mercado), valor percebido pelo cliente. 11. Design: Conjunto de caractersticas que afetam a aparncia e o funcionamento do produto no que diz respeito s exigncias do cliente. Inclui o processo de criao do calado, em relao ao desenho, imagem, visual e forma do produto. Pode ser mensurado de acordo com a atratividade do produto pro cliente. 12. Esttica: Fator de diferenciao visual do produto. Inclui a beleza percebida, caimento do produto, percepo de elementos que agradam. medida pelos padres de beleza do momento. 13. Emocionais: Trata-se das sensaes provocadas no cliente tais como satisfao, bem-estar, realizao pela aquisio do produto. So medidos pelo conjunto de reaoes causadas no cliente pela posse do sapato. 14. Sociais: Relacionados maneira como as pessoas enxergaro o consumidor do produto e ao status que a pea promove. A mensurao feita pelo impacto e a insero que o produto tem no crculo social do pblico-alvo. 15. Acordo com a moda: So as caractersticas do produto que recebem influencia do mundo fashion e tornam o produto adequado s exigncias da moda. Tais atributos ficam ntidos nas mudanas de estao, quando surgem novas colees e feita uma pesquisa de moda para adequar os produtos. mensurado de acordo com quanto os produtos seguem as tendncias de moda, presena em desfiles e eventos fashionistas, revistas e blogs de moda, e uso por formadores de opinio.

Atributos relacionados ao preo 16. Preo: expresso monetria do bem ou servio que resultado da soma de custos mais os intangveis, tais quais o valor para o cliente. um atributo de comparao, mensurado de acordo com os parmetros da concorrncia e o valor pretendido.

3. Matriz Importncia-Desempenho
DESEMPENHO
Pior 1 2 3 4 Igual 5 6 Melhor 7 8 9

Atributos Competitivos

IMPORTNCIA
(-) imp. 1 2 3 Qualific. 4 5 6 Diferenc. 7 8 9

1.Confiabilidade 2.Durabilidade 3.Forma/Conforto 4.Variedade de Produtos 5.Disponibilidade 6.Facilidade de armazenamento 7.Marca 8.Design 9.Esttica 10.Emocionais 11.Sociais 12.Convenincia de localizao 13.Acordo com a moda 14.Preo 15.Qualidade no atendimento 16.Variedade de Opes

13

10

11 3

7 8 9

16 2

12 14 4

15

DESEMPENHO
Pior Igual 3 4 5 6 Melhor 7 8 9 2

Atributos Competitivos

Confiabilidade Durabilidade Forma/Conforto Variedade de Produtos Disponibilidade Facilidade de armazenament Marca Design Esttica Emocionais Sociais Convenincia de localizao Acordo com a moda os atributos A partir da matriz importncia-desempenho percebemos que sob Preo desempenho Qualidade no atendimento so: os quais a empresa deve atuar para modificar seu Variedade de Opes

Qualidade do atendimento: Para empresa obter diferenciao nesse quesito poderia investir no treinamento e incentivo dos atendentes e no relacionamento com o cliente a partir de Costumer Relationship Management. Preo: A empresa no se diferencia no preo, pois o seu pblico alvo no prioriza esse atributo no ato da compra, inclusive no grupo Arezzo, j existem outras marcas com preos mais acessveis. Variedade de Produtos: A empresa pode investir em pesquisa e desenvolvimento para criao, inovao e expanso dos seus produtos. Disponibilidade: Para melhorar a disponibilidade a empresa pode projetar melhor sua demanda por experincia de vendas de colees anteriores e ter melhor comunicao interna entre as lojas para assim melhor guarnecer seu estoque.

4. Curva de Valor

15

14

10

11

12

13

16

Qualidade de atendimento Variedade de produtos Disponibilidade

Modernizar a ambientao para adequar maior variedade. Eventos

Nova Curva:

17

18

ELEVAR

CRIAR

17- Modernizao das lojas Escolhemos criar um conceito de loja ainda diferenciado, porm que se adeque a uma maior variedade de modelos auxiliando a maior oferta de produtos s clientes. 18- Criao de eventos Por meio da criao e patrocnio de eventos destinados ao mesmo pblico alvo da loja associam-se marca a modernidade e inovao. Assim, a marca pode ser elevada de maneira no convencional e eficaz, pois uma opo estratgica de impacto e que gera experincias diferenciadas dos concorrentes.

Como a empresa tem foco no mercado de classe A e AA e encontra-se no seu auge, no foi encontrado nenhum atributo em excesso ou na regio de ao urgente.

Das könnte Ihnen auch gefallen