Sie sind auf Seite 1von 3

Ciclo do Nitrognio

O nitrognio um componente que entra na composio de duas molculas orgnicas de considervel importncia para os seres viventes: as protenas e os cidos nucleicos. Embora presente em grande concentrao no ar atmosfrico, essencialmente na combinao molecular N2, poucos so os organismos que o assimilam nessa forma. Apenas certas bactrias e algas cianofceas podem retir-lo do ar na forma de N2 e incorpor-lo s suas molculas orgnicas. Contudo, a maioria dos organismos no consegue reter e aproveitar o nitrognio na forma molecular, obtendo esse nutriente na forma de ons amnio (NH4+), bem como ons nitrato (NO3-). Algumas bactrias nitrificantes na superfcie do solo realizam a converso do nitrognio, transformam a amnia em nitratos, disponibilizando esse elemento diretamente s plantas e indiretamente aos animais, atravs das relaes trficas: produtor e consumidor. Outras bactrias tambm fixadoras de nitrognio gasoso, ao invs de viverem livres no solo, vivem no interior dos ndulos formados em razes de plantas leguminosas, como a soja e o feijo, uma interao interespecfica de mtuo benefcio (simbiose). Ao fixarem o nitrognio do ar, essas bactrias fornecem parte dele s plantas.

Portanto, a adoo do cultivo das leguminosas uma prtica recomendvel agricultura, porque desta forma as leguminosas colocam em disponibilidade o nitrognio para culturas seguintes, no empobrecendo tanto o solo quanto questo de nutrientes disponveis. A devoluo do nitrognio atmosfera, na forma de N2, feita graas ao de outras bactrias, chamadas desnitrificantes. Elas podem transformar os nitratos do solo em N2, que volta atmosfera, fechando o ciclo.

Ciclo do Carbono
O elemento carbono (C) o principal constituinte de tudo o que orgnico e embora o dixido de carbono (CO2) represente apenas 0,35% dos gases que compem a atmosfera, o carbono um elemento que nos ltimos anos tem provocado mudanas profundas em todo o mundo. O elemento carbono encontrado na atmosfera na forma de gs originado quase todo ele do processo de respirao dos seres vivos (79%) pelo qual se completa o que chamamos de Ciclo do carbono. O Ciclo do carbono se inicia a partir do momento em que as plantas, ou outros organismos auttrofos, absorvem o gs carbnico da atmosfera e o utilizam na fotossntese (ou quimiossntese no caso de alguns organismos) incorporando-o s suas molculas. Ento o carbono passa para o prximo nvel trfico quando os animais herbvoros ingerem as plantas e absorvem parte do carbono incorporado na forma de acares. Dizemos parte porque uma parcela do carbono fotossintetizado pelas plantas ser absorvido pelos organismos decompositores, ou ainda, devolvido diretamente atmosfera como no caso de uma queimada. Ao ser ingerido pelos animais herbvoros o carbono ser devolvido

atmosfera atravs da respirao ou, tambm, atravs da decomposio desses organismos. Os oceanos tambm so grandes reservatrios de gs carbnico realizando uma troca constante deste com a atmosfera em um processo recproco e contnuo. Nos ltimos anos desde a Revoluo Industrial temos presenciado uma drstica mudana no ciclo do carbono. Durante muito tempo esse ciclo permaneceu estvel com a liberao de gs carbnico na atmosfera sendo compensada pela sua absoro pelas plantas e vice-versa. Contudo, o processo de industrializao e a conseqente utilizao de combustveis fsseis ou no (o lcool tambm libera CO2 embora bem menos do que a gasolina, por exemplo), alm de um aumento nos nveis de consumo, tm aumentado de forma vertiginosa o lanamento de dixido de carbono na atmosfera tornando deletrio um fenmeno essencial para a vida na terra: o Efeito Estufa.

Das könnte Ihnen auch gefallen