Sie sind auf Seite 1von 18

CAMPUS UNIVERSITRIO - AV. HIGYNO MUZZY FILHO, N.. 1001 - FONE:( 0XX14) 3402-4000 - CEP 17.

525 - 902 - MARLIA/SP

Disciplina: Morfofisiologia I Mulher 21 anos, com dor de garganta, febre, falta de apetite, dificuldade na respirao oral e dor de cabea Identificao R.G.M.S., 21 anos, branca, brasileira, solteira, estudante de medicina, natural de Londrina, residente em Marlia (SP). Queixa principal "dor de garganta e febre Histria da doena atual A estudante procurou auxlio mdico no Pronto Atendimento do Hospital Universitrio (ABHU), queixando-se de dor de garganta h cinco dias, febre e dor ao deglutir. A paciente relata que h dois dias notou a presena de uma pequena salincia no pescoo semelhante a um pequeno caroo. Diz que a regio dolorida e palpvel ao toque, e apresentou febre, sudorese noturna e emagrecimento no perodo. Interrogatrio sistemtico: Nega estado gripal. No faz uso de qualquer medicamento. Com vacinao em dia. Nega infeces dentrias. Antecedentes pessoais: Menarca aos 13 anos. Nega: hipertenso arterial, diabetes, febre reumtica, tuberculose (doena ou contato), dor torcica, dispnia em repouso, alergias, hemotransfuses ou cirurgias, doena venrea e internaes prvias. Histria fisiolgica e familiar H. fisiolgica - nada digno de nota H. familiar - pais e irmos vivos e saudveis. Histria social Reside em apartamento com boas condies de moradia, higiene e saneamento. Sem contato com ambientes midos ou mofados nem com ambientes agropecurios. Nega tabagismo, etilismo e uso de drogas ilcitas.

Exame fsico Paciente tensa, com expresso de preocupao. Bom estado geral. Lcida. Orientada. Mucosas coradas. Hidratada. Cabea e pescoo: Couro cabeludo sem leses. Cavidade bucal sem anormalidades. Dentes em bom estado de conservao. Linfonodo palpvel prximo a regio jugulo-carotdea. So tambm palpados dois linfonodos menores, em conjunto com o linfonodo maior. Sem outros linfonodos palpveis na cabea e fossas supraclaviculares. Orofaringe com placas purulentas em lojas amigdalianas e palato mole Trax: Trax simtrico. Mamas normais inspeo e palpao. Exame dos aparelhos respiratrio e cardiovascular sem alteraes. Ausncia de linfonodos axilares palpveis. Abdome indolor palpao superficial e profunda. Fgado palpvel inspirao profunda no rebordo costal direito. Membros inferiores e superiores: sem alteraes. Ausncia de linfonodos palpveis Exame neurolgico normal. Sinais vitais Presso Arterial = 120 x 80 mmHG Pulso radial = 90 bpm Frequncia Respiratria ( FR) = 18 rpm Temperatura axilar (T Ax)= 38,5 C Peso: 53 Kg Altura: 1,63m Aps avaliao clnica e exames laboratoriais, constatou-se o diagnstico de tonsilite (popularmente conhecida como amigdalite). O mdico informou a R.G., que a infeco foi causada por uma bactria que constitui a principal causa de tonsilites em adultos e crianas e so mais frequentes no inverno. A estudante questionou como ficar protegida de futuras infeces, caso tenha que remover as amgdalas. Dr. Ricardo respondeu que pacientes cujas tonsilas foram removidas, certamente ainda estaro protegidos de infeces por outros rgos que compem o sistema linftico e esclareceu que o termo correto deste procedimento cirrgico tonsilectomia, aplicado apenas em casos crnicos/recidivantes.

Questes de aprendizagem - Turma A


01. Defina: a) regio jugulo-carotdea; b) fossas supraclaviculares; c) orofaringe; Poro mdia da faringe que fica atrs da boca, inferior ao PALATO MOLE, e superior base da lngua e da EPIGLOTE. Possui uma funo no processo da digesto, medida que a comida passa da boca para a orofaringe antes de entrar no ESFAGO (serve de passagem tanto para o ar como para o alimento). ORIGEM EMBRIOLGICA: Ectoderma no queratinizado; Endoderma rico em componente glandular salivar; Mesoderma que varia de tecido sseo a linfide.

d) placas purulentas; Placas purulentas so, na verdade, placas de pus. O pus uma secreo de cor amarelada, ou amarelo-esverdeada, frequentemente mal cheirosa, produzida em consequncia de um processo de infeco bacteriana e constituda por leuccitos ou glbulos brancos em processo de degenerao, plasma, bactrias, protenas, e elementos orgnicos. O excesso de pus pode levar a srias consequncias, como a formao de fstulas, abscessos entre outros. Quando ocorre o seu aparecimento, indica que algo entrou no organismo e o sistema linftico acionou os glbulos brancos, um dos sistemas de defesa do organismo para proteger e defender-nos dos seres vivos invasores, normalmente microscpicos. Apesar da mais comum colorao, perfeitamente possvel serem observadas colees purulentas com outras coloraes. Pus azulado encontrado em infeces por Pseudomonas ruginosa como resultado do pigmento bacteriano piocianina que este micro-organismo produz; abscessos amebianos hepticos por sua vez produzem pus de colorao acastanhada, o pus liberado em consequncia de feridas inflamadas ou em algumas doenas de pele, como por exemplo, o furnculo.

e) lojas amigdalianas; A loja amigdaliana de forma triangular delimitada pelos dois pilares palatinos: o anterior e o posterior.

O pilar anterior contm na sua estrutura o msculo palatoglosso (ou glosso-estafilino, dos franceses), que se estende da face inferior do vu do paladar at base da lngua. Este msculo, quando em ao, puxa a lngua para cima e para traz, abaixando ao mesmo tempo o palato mole.

O pilar posterior contm em seu arcabouo os feixes externo e mdio do msculo palato-farngeo (ou faringo-estafilino), que se destacando da face posterior do vu do paladar, da aponevrose palatina e da extremidade inferior da orla cartilaginosa da trompa, descem at parede lateral da faringe e bordo posterior da cartilagem tireidea. Esse msculo tem ao complexa: levantador da laringe e da faringe, constrictor do istmo do naso-faringe e dilatador da trompa de Eustquio.

A dilacerao dos msculos dos pilares poder acarretar, alm de hemorragias graves, retraes cicatriciais desgraciosas, como tambm alteraes para o lado da voz, principalmente nos cantores, cujo timbre poder ser prejudicado.

O fundo da loja amigdaliana delimitado por uma parede muscular, formada pelo entrelaamento dos msculos "constrictores superior e mdio da faringe", "estilo-farngeo" e "estilo-glosso", parede essa que forrada pela aponevrose farngea e atravessada por vasos e nervos que, como j foi exposto, vo irrigar e inervar a amgdala palatina. Ao lado da parede muscular do fundo da loja amigdaliana, est situado o "espao para-farngeo". f) rebordo costal direito do fgado; g) dispnia; Dispnia o termo usado para designar a sensao de dificuldade respiratria,experimentada por pacientes acometidos por diversas molstias, e indivduos sadios, em condies de exerccio extremo. Ela um sintoma muito comum na prtica mdica, sendo particularmente referida por indivduos com molstias dos aparelhos respiratrio e cardiovascular. Esse sintoma o principal fator limitante da qualidade de vida relacionada sade de pacientes pneumopatas crnicos. Apesar de sua importncia, os mecanismos envolvidos com seu surgimento ainda no so completamente conhecidos. A palavra dispnia origina-se das razes gregas dys e pnoia podendo ser traduzida, literalmente, como respirao ruim. DISPNIA: DENOMINAES ESPECIAIS No manuseio de pacientes com dispnia, freqentemente, so utilizados termos descritivos de condies especficas: Dispnia de Esforo - o nome dado ao surgimento ou agravamento da sensao de dispnia por atividades fsicas. uma queixa bastante comum e inespecfica entre portadores de pneumo e cardiopatias. Ortopnia - a denominao dada ao surgimento ou agravamento da sensao de dispnia com a adoo da posio horizontal. O sintoma tende a ser aliviado, parcial ou totalmente, com a elevao

da poro superior do trax pelo uso de um nmero maior de travesseiros ou pela elevao da cabeceira da cama. Classicamente, surge em pacientes portadores de insuficincia cardaca esquerda e associada com o estabelecimento de congesto pulmonar. Nessas condies, a presena de congesto pulmonar leva a rpidas alteraes da complacncia pulmonar, promovendo aumento do trabalho dos msculos respiratrios, com conseqente surgimento de dispnia. A queda da complacncia pulmonar atribuda a elevaes da presso hidrosttica intravascular (coluna de sangue situada abaixo do nvel cardaco) nas regies dependentes do pulmo, que acabam por ocupar reas mais extensas, quando a posio deitada assumida. Embora mais freqente em cardacos, a ortopnia tambm pode ser observada em pacientes com asma ou DPOC. Ela tambm uma queixa caracterstica de indivduos portadores de fraqueza da musculatura diafragmtica como, por exemplo, pacientes com doenas neuromusculares. Nessa situao, o decbito dorsal leva elevao das vsceras abdominais, que acabam por se opor s incurses inspiratrias diafragmticas. Dispnia paroxstica noturna - o nome dado situao na qual o paciente tem seu sono interrompido por uma dramtica sensao de falta de ar, levando-o a sentar-se no leito, ou mesmo levantar-se e procurar uma rea da casa mais ventilada, visando obter alvio da sbita sensao de sufocao. Pode estar presente ainda sudorese profusa. Dispnia paroxstica noturna uma condio comum em pacientes portadores de insuficincia cardaca esquerda. Nesses casos, admite-se que, durante o sono, a reabsoro do edema perifrico leve hipervolemia sistmica e pulmonar, com conseqente agravamento da congesto pulmonar. As sobrecargas hemodinmicas, que ocorrem em uma fase particular do sono, chamada de fase dos movimentos rpidos dos olhos (REM), podem contribuir para o agravamento da congesto pulmonar e facilitar o surgimento desse tipo de dispnia. No sono REM, documenta-se grande estimulao dos nervos simpticos sobre o sistema cardiovascular. Asma cardaca - um termo inapropriado, usado para designar a queixa de chiado no peito e a presena de sibilos em pacientes com insuficincia cardaca esquerda e sintomas de dispnia. Habitualmente, tais achados so encontrados em indivduos com ortopnia e dispnia paroxstica noturna. Admite-se que o estreitamento das pequenas vias areas por edema da mucosa e reflexos gerados a partir de receptores nervosos, localizados no interstcio pulmonar, com conseqente broncoespasmo, estejam envolvidos na gnese de tais fenmenos. Platipnia - o nome dado sensao de dispnia, que surge ou se agrava com a adoo da posio ortosttica, particularmente em p. Classicamente, esse fenmeno ocorre em pacientes com quadros de pericardite ou na presena de shunts direito-esquerdos. Nesta situao, pode vir acompanhada de ortodeoxia, ou seja, queda acentuada da saturao arterial de oxignio com a posio em p. Platipnia e ortodeoxia so achados clssicos da sndrome hepatopulmonar, que se estabelece secundariamente presena de dilataes vasculares intrapulmonares.

Trepopnia - a sensao de dispnia, que surge ou piora em uma posio lateral, e desaparece ou melhora com o decbito lateral oposto. uma queixa no especfica, que pode surgir em qualquer doena, comprometendo um pulmo mais intensamente do que o outro. Exemplos dessa condio seriam a ocorrncia de derrame pleural unilateral ou paralisia diafragmtica unilateral. h) linfa; A linfa um lquido contido dentro de vasos especiais denominados linfticos, deriva do liquido intersticial e s circula no sentido periferia para o corao. Assim, a linfa surge em vrios pontos do corpo e se dirige ao corao onde se mistura ao sangue, passando a fazer parte deste. Ela um sistema coloidal polifsico heterogneo cujo MEIO de Disperso a GUA. coloidal pela presena de protenas (colide), polifsico (por apresentar vrias fases: gorduras, protenas), heterogneo por no conter apenas um elemento disperso e est disperso em gua por ser o seu solvente principal. ligeiramente salgado, tem cor transparente, e ligeiramente opaca (em jejum) e branco leitoso aps a digesto (principalmente gorduras). Alm disso, a cor varia para mais opaco quando se origina dos linfticos intestinais. Sua densidade varia entre 1,007 e 1,043, dependendo do local onde recolhida. Seu pH ligeiramente alcalino e se coagula, mas, fracamente

FASE CELULAR constitudo por glbulos brancos. Os elementos figurados so os leuccitos, principalmente linfcitos e moncitos e variam em nmero de acordo com as espcies (homem 8.000/mm 3 ; co 5.000/mm 3 ; coelhos 11.000/mm 3 )

FASE MICELAR Micelas de protenas e lipdios FASE MOLECULAR Molculas orgnicas (glicdios, uria, Acido rico FASE INICA Sais minerais dissociados em seus ons (Cloretos, fosfatos e bicarbonatos) A linfa se origina de um transudato capilar, mas, tambm pode se formar a partir da absoro intestinal de gorduras. Desta forma, a filtrao capilar se d por presso hidrosttica e ao filtrado se soma os produtos do meio extracelular que apresentam partculas de tamanho varivel (como glbulos de gordura, restos celulares, germes que invadem os tecidos) que ficam impedidas de retornar aos vasos venosos capilares (poros pequenos). Como os poros dos capilares linfticos so bem maiores estes podem receber partculas de maior peso e tamanho. O material que entra pelos poros linfticos veiculado pelos vasos linfticos em direo ao corao, porm, sempre ter que atravessar pelo menos um gnglio linftico no trajeto, e neste caso vai haver uma filtrao do material, retendo partculas como as bactrias e destruindo-as (reao ganglionar linftica ou enfarte ganglionar, que recebe o nome popular de "ngua").Vrios fatores podem afetar a dilatao vascular local e, como conseqncia, aumentar a filtrao e o volume de lquido que se avoluma entre as

clulas. Entre tais fatores podemos citar o calor localizado, a histamina e o acmulo de CO2 (este ltimo comum no chamado "choque circulatrio"). FUNES DA LINFA

Promover a contnua drenagem dos metablitos, catablitos e gua dos espaos intersticiais Reintegrar as protenas ao sangue. Segundo GUYTON, a principal funo pois no existe outra via alm dos linfticos para que o excesso de protenas retorne a circulao, e a sua permanncia determinaria a falncia circulatria e morte em poucas horas.

Manuteno de baixa presso hidrosttica no LEC (para novas filtraes), absoro de substncias no absorvveis pelos capilares venosos (como as gorduras)

Conduzir ao sangue os elementos que atravessam a mucosa intestinal no processo de digesto (Ex: glicose, AA, quilomicrons)

Defender o organismo das agresses de bactrias e agentes txicos do interstcio conduzindo-os para linfonodos onde sensibilizam o organismo ou so destrudos.

Conduzir as imunoglobulinas absorvidas pelo recem-nato. Conduzir as imunoglobulinas produzidas pelos linfonodos dos adultos e os linfcitos para a corrente circulatria.

i) palato mole O palato mole, tambm denominado vu palatino uma estrutura suave e parcialmente mvel, que separa a cavidade bucal da faringe num estreitamento denominado istmo das fauces. composto por fibras musculares cobertas pela membrana mucosa e dispe de estruturas particulares na borda inferior: os pilares do vu palatino, duas colunas que constituem os limites laterais do istmo das fauces, e a vula (ou campainha), pequena formao que pende para a parte central. Enquanto que o palato duro serve para oferecer uma certa resistncia lngua durante a mastigao e a deglutio, o palato mole encarrega-se de bloquear a passagem dos alimentos para as fossas nasais no momento de os engolir. O palato mole possui no seu centro msculo estriado esqueltico e numerosas glndulas mucosas e ndulos linfides na submucosa. 02. Quais so os valores de referncia para os sinais vitais apresentados no caso? TEMPERATURA CORPORAL NORMAL muito difcil delimitar a temperatura corporal normal porque, alm das variaes individuais e condies ambientais, num mesmo indivduo a temperatura no se distribui uniformemente nas

diversas regies de seu corpo. Em mdia, considera-se a temperatura retal 0,6C mais alta. Alguns autores consideram como limites da normalidade da temperatura axilar os valores entre 35,8C a 37C.

So variaes normais de temperatura (Atkinson): Temperatura axilar: 35,8C - 37,C;

Temperatura oral: 36,3C - 37,4C;

Temperatura retal: 37C - 38C.

TERMINOLOGIA Hipotermia: temperatura abaixo do valor normal. Caracteriza-se por pele e extremidades frias, cianose e tremores;

Hipertermia: aumento da temperatura corporal. uma condio em que se verifica: pele quente e seca, sede, secura na boca, calafrios, dores musculares generalizadas, sensao de fraqueza, taquicardia, taquipnia, cefalia, delrios e at convulses. Febre: elevao da temperatura do corpo.

Afebril: sem febre.

Pirognio: substncia que produz febre.

Antipirtico: medicamento que reduz a febre.

CARACTERSTICAS DO PULSO FREQUNCIA

Varia de acordo com a idade e o sexo. importante que se tenha um registro cronolgico da freqncia do pulso.

Valores normais de acordo com a idade: Recm-nascido 120 a 140 bpm;

Lactente 100 a 120 bpm;

Segunda infncia e

Adolescncia 80 a 100 bpm; Adulto 60 a 100 bpm

RITMO O intervalo de tempo entre os batimentos em condies normais igual, e o ritmo nestas condies denominado normal ou rtmico. O pulso irregular denominado arrtmico.

TERMINOLOGIA Normocardia: freqncia cardaca normal - 60 a 80 bpm;

Bradicardia: freqncia cardaca abaixo do normal - abaixo de 60 bpm;

Taquicardia: freqncia cardaca acima do normal - acima de 80 bpm;

Taquisfigmia: pulso fino e taquicrdico;

Bradisfigmia: pulso fino e bradicrdico.

PRESSO ARTERIAL

A presso arterial reflete a tenso que o sangue exerce nas paredes das artrias. A medida da presso arterial compreende a verificao da presso mxima ou sistlica e a presso mnima ou diastlica, sendo registrada em forma e frao:

PA = presso sistlica presso diastlica

A presso sistlica a maior fora exercida pela batimento cardaco; e a diastlica, a menor. A presso sistlica representa a intensidade da contrao ventricular, e a diastlica, o grau de resistncia perifrica.

A presso sangnea varia ao longo do ciclo vital, assim como ocorre com a respirao, temperatura e pulso. A presso sangnea geralmente mais baixa durante o sono e ao acordar, podendo ter um ligeiro aumento no final da tarde. Via de regra, um indivduo deitado apresenta presso mais baixa do que quando est em p ou sentado. A ingesto de alimentos, exerccios, dor e emoes como medo, ansiedade, raiva e estresse, aumentam a presso arterial.

VALORES NOMAIS Em indivduo adulto, so considerados normais os seguintes parmetros: presso sistlica: de 90 a 140 mmHg;

presso diastlica: de 60 a 90 mmHg. A principal funo da respirao suprir as clulas do organismo de oxignio e retirar o excesso de dixido de carbono.

Valores normais:

Homem:- 16 a 18 mpm (movimentos por minuto)

Mulher: - 18 a 20 mpm

Criana: - 20 a 25 mpm

Lactentes: - 30 a 40 mpm

04. Como so classificados os rgos do sistema linftico? O bao, os linfondos (ndulos linfticos), as tonsilas palatinas (amgdalas), a tonsila farngea (adenides) e o timo (tecido conjuntivo reticular linfide rico em linfcitos) so rgos do sistema linftico. Alguns autores consideram a medula ssea pertencente ao sistema linftico por produzirem os linfcitos. O sistema linftico pode ser dividido em: Orgos primrios (produzem componentes do sistema imunolgico):Timo, medula ssea. Orgos secundrios (locais onde ocorre a resposta imunolgica): linfonodos, bao, tonsilas, agregados de linfcitos e clulas apresentadoras de antgeno (presentes nos plumes e na mucosa do trato digestrio).

05. O que linfonodo? Quais so suas caractersticas histolgicas? Cite sua funo e localizao. Os linfonodos so gnglios linfticos so rgos encapsulados constitudos por tecido linfide e que aparecem espalhados pelo corpo, sempre no trajeto de vasos linfticos. So encontrados na axila, virilha, ao longo dos grandes vasos do pescoo e, em grande quantidade, no trax e no abdmen, especialmente no mesentrio. Os linfonodos so filtros da linfa, removendo partculas estranhas antes que a linfa retorne ao sistema circulatrio sanguneo. Como os linfonodos esto distribudos por todo o organismo, a linfa atravessa pelo menos um linfonodo, antes de ser devolvida ao sangue. 06. Por que alguns linfonodos esto palpveis e outros no? Os linfonodos tem um tamanho normal de 0,5-2cm. Em condies normais, muitas pessoas possuem linfonodos palpveis de carter residual, isto , crescidos de forma persistentes s custas de infeces passadas (cadeias cervicais, submandibulares). Os linfonodos podem ficar inchados por uma infeco, quadros inflamatrios, um abscesso ou cncer. As outras causas de linfonodos dilatados so raras. Definitivamente, a causa mais comum de linfonodos inchados a infeco. Quando o inchao aparece rapidamente e dolorido, a causa geralmente uma leso ou infeco. A dilatao indolor e gradual resulta, em alguns casos, de um cncer ou tumor. Causas As infeces que usualmente causam linfonodos inchados incluem:

Dente impactado ou com abscesso

Infeco da orelha Resfriadosgripe e outras infeces Gengivite Mononucleose lceras bucais Doenas sexualmente transmitidas Tonsilite Tuberculose Infeces da pele Os transtornos imunes e autoimunes que causam linfonodos inchados incluem artrite reumatoide e HIV. Os cnceres que frequentemente causam linfonodos inchados incluem leucemia, doena de Hodgkin ou linfoma no Hodgkin. Entretanto, muitos outros tipos de cncer tambm podem causar esse problema. Linfonodos inchados tambm podem ser causados por alguns medicamentos (como a fenitona, utilizada para convulses) ou por certas vacinas (como a imunizao contra a febre tifoide).

07. Por que h 5 dias ela sentiu dor de garganta, e s h 2 dias ela notou a salincia na pescoo? A paciente deve ter entrado em contato com o antgeno pela primeira vez, o que provoca uma resposta imunitria mais lenta. Deste modo o sintoma dor de garganta persistiu durante um intervalo de tempo, at que houvesse o inicio do processo de defesa ,por parte dos linfonodos na regio jugulo-carotdea, os quais incharam devido a inflamao. O sistema imunitrio faz um registo ou memria de cada antignio que a pessoa encontre, quer seja atravs dos pulmes (ao respirar), do intestino (ao comer) ou da pele. Isso possvel porque os linfcitos tm uma vida longa. Quando os linfcitos encontram um antignio pela segunda vez, a sua resposta face a ele enrgica, rpida e especfica.

08. Qual o processo imunolgico que ir combater a infeco?

Reconhecimento Antes de o sistema imunitrio poder responder em face de um antgeno, deve ser capaz de reconhec-lo. E, com efeito, pode faz-lo atravs de um processo denominado de processamento de antgenos. Os macrfagos so as maiores clulas processadoras de antgenos, porm existem outras clulas, incluindo os linfcitos B, que tambm o podem fazer. As clulas processadoras de antgenos absorvem um antgeno e cortam-no em pequenos fragmentos. Em seguida, estes fragmentos so colocados dentro das molculas do complexo major de histocompatibilidade e lanados para a superfcie da membrana celular. A rea do complexo major de histocompatibilidade que contm os fragmentos de antgeno liga-se depois (adere) a uma molcula especial da superfcie do linfcito T chamada receptor da clula T. O receptor da clula T est configurado para se encaixar (como uma chave numa fechadura) na parte do complexo major de histocompatibilidade que transporta um fragmento do antgeno. Os linfcitos T compreendem dois grandes subgrupos que diferem na sua capacidade de se unirem (aderirem) a uma das duas classes de molculas do complexo major de histocompatibilidade. O subgrupo de linfcitos T com uma molcula CD8 na sua superfcie pode ligar-se a molculas do complexo major de histocompatibilidade da classe I. O subgrupo de linfcitos T com uma molcula CD4 na sua superfcie pode ligar-se a molculas do complexo major de histocompatibilidade da classe II. Mobilizao Uma vez que uma clula processadora de antgenos e um linfcito T tenham reconhecido um antgeno, uma srie de fatos inicia a mobilizao do sistema imunitrio. Quando uma clula processadora de antgenos absorve um antgeno, liberta citocinas (por exemplo, interleucina-1, interleucina-8 ou interleucina-12) que atuam sobre outras clulas. A interleucina-1 mobiliza outros linfcitos T; a interleucina-12 estimula as clulas NK (natural killer, assassinas naturais) para que sejam ainda mais potentes e segreguem interfero; a interleucina-8 atua como uma espcie de faro que guia os neutrfilos em direo ao local onde foi encontrado o antgeno. Este processo de atrao e recrutamento de clulas recebe o nome de quimiotaxia. Quando os linfcitos T so estimulados atravs dos seus receptores de clulas T, produzem vrias citocinas que ajudam a recrutar outros linfcitos, o que amplifica a resposta imune. As citocinas tambm podem ativar as defesas imunitrias no especficas (inatas). Atuam conseqentemente como uma ponte entre a imunidade inata e a adquirida. Ataque

Grande parte dos instrumentos do sistema imunitrio tem a finalidade de matar ou eliminar os micrbios invasores uma vez que tenham sido reconhecidos. Os macrfagos, os neutrfilos e as clulas NK so capazes de eliminar muitos invasores. Se um invasor no puder ser eliminado por completo, podem ser construdas paredes para aprisionlo. Essas paredes so formadas por clulas especiais e recebem o nome de granulomas. 09. O que so tonsilas? Qual a sua constituio? As tonsilas so agregados encapsulados incompletos de ndulos linfides em contato direto com o epitlio de revestimento do trato aerodigestivo. Podem ser classificadas quanto localizao em: palatinas, lingual e farngea. Tm importante papel na resposta imune por estarem no trajeto dos antgenos aspirados ou ingeridos1,2.So rgos produtores de linfcitos, que podem infiltrar o epitlio.

As tonsilas palatinas so massas pareadas e localizadas nas pores laterais do Anel Linftico de Waldeyer1. Esto cobertas por um epitlio pavimentoso estratificado no-queratinizado em continuidade com o tecido orofarngeo, com aproximadamente 30 criptas profundas que se invaginam no parnquima, dentro do qual se localizam ndulos linfides com centros germinativos responsveis pela produo de linfcitos B1,3. Alm dos ndulos, restos de clulas epiteliais descamadas, linfcitos vivos e mortos e bactrias podem estar presentes nas criptas e na vigncia de um quadro agudo de tonsilite, exsudato de origem inflamatria4. So revestidas por uma cpsula fibrosa e densa que as separam do tecido conjuntivo mais profundo1,2. Originam-se do 2 par de bolsas farngeas, o endoderma dando origem ao epitlio de revestimento e o mesnquima ao tecido linfide5.

A tonsila farngea (tonsila de Luschka), nica e localizada na poro pstero-superior farngea formada por pregas longitudinais rasas, as dobras, com ductos de glndulas seromucosas, abrindose na base. No possuem criptas e a cpsula mais delgada e incompleta1. Dois tipos de epitlio a recobrem: pseudo-estratificado colunar ciliado com clulas caliciformes e epitlio estratificado pavimentoso no-queratinizado. Podem ocorrer de modo exclusivo ou combinado, sendo mais freqentemente encontrados no modo combinado1,2,6. Originam-se de linfonodos agregados na parede da nasofaringe5.

As tonsilas linguais, situadas na base da lngua, so numerosas e de pequeno dimetro. So semelhantes s palatinas sem envolvimento por cpsulas1.

Durante a vida, principalmente as tonsilas palatinas e farngeas podem sofrer modificaes

morfolgicas, como aumento de volume total s custas de folculos linfides do centro germinativo; ou modificaes histopatolgicas decorrentes de infeces de repetio, sendo estas algumas das indicaes de tonsilectomia4,7. 10. O que tonsilite? Por que a frequncia maior no inverno? Tonsilite (popularmente conhecida como amigdalite) uma inflamao nas tonsilas palatinas (popularmente chamadas de amgdalas), que pode ter diversas origens, como uma infeco por estreptococos ou uma infeco viral. Quando bacteriana (ou seja: causada por bactrias), poder haver uma inflamao das tonsilas e a formao de placas de pus nas mesmas. Sua freqncia maior no inverno, pois quando o frio e baixa umidade do ar se encontram, h uma concentrao maior de poluentes na atmosfera. Alm disso, esse tipo de clima favorece a permanncia das pessoas em ambientes fechados e com pouca circulao de ar, o que favorece a transmisso de agentes infecciosos.

11. Aps a tonsilectomia, quais os rgos que desempenharam sua funo? As amgdalas, juntamente com a adenide, amigdala lingual e folculos linfides da parede da faringe, fazem parte do ANEL LINFTICO DE WALDEYER. Quando as amgdalas so retiradas, os demais tecidos linfides produzem anticorpos necessrios para a defesa imunolgica do indivduo. Com as frequentes crises de amigdalites ( inflamo das amigdalas), o tecido linfide vai sendo substitudo por tecido fibroso, sem funo de defesa. As amigdalas se tornam tortuosas, endurecidas, fibrosadas, cicatriciais, cheias de cavidades, perdem sua capacidade de produo de anticorpos e se tornam verdadeiros depsitos de bactrias e restos alimentares, causando mal halito e se tornam, na verdade, um foco de infeco. Portanto, em casos bem indicados, a retirada das amgdalas restabelecem a boa qualidade de vida do indivduo.

12. Quais so os tipos de bactrias causadoras da tonsilite? As amigdalites podem ser virais ou bacterianas. Nas virais os principais agentes causadores so os vrus influenzae A e B, parainfluenzae 1, 2 e 3, echovrus, paramyxovrus, adenovrus, vrus Epstein-Barr (mononucleose), Herpes vrus e coxsakie

vrus. Estes pacientes apresentam em geral um quadro de infeco de vias areas superiores associado com congesto nasal, coriza e lacrimejamento. As amigdalites agudas bacterianas tm como principais causadores o Streptococcus -hemoltico do grupo A, Haemophilus influenzae, Staphylococcus aureus e associao fuso-espiralar. Os sintomas so mais intensos que na infeco viral, os pacientes ficam mais toxemiados, com febre por um perodo mais duradouro e podem trazer complicaes como abscessos, febre reumtica, problemas nos rins, no corao e septicemia. O tratamento com antibitico, anti-inflamatrios e anti-trmicos. Amigdalites de repetio: A presena de maior nmero de infeces est ligada principalmente a piores condies scio-econmicas, como ocorre com a populao pobre, que geralmente habita locais pequenos e com grande nmero de moradores, aliadas presena de animais domsticos, exposio passiva ao tabaco, e falta de alimentao adequada das crianas, fazendo com que estes sejam os potenciais fatores de risco para o aparecimento desses quadros. Nesses casos a bactria tende a ser mais resistente aos antibiticos. Em alguns casos est indicado o tratamento cirrgico (amigdalectomia).

13. Alm dos linfonodos e tonsilas, quais so os outros rgos que compem o sistema linftico? Descreva-os morfologicamente, especificando suas funes. Timo rgo linfoide primrio, nico e no pareado, situado no MEDIASTINO, estendendo-se superiormente para dentro do pescoo at a borda inferior da GLNDULA TIREOIDE e inferiormente at a quarta cartilagem costal. necessrio para o desenvolvimento normal da funo imunolgica no incio da vida. Na puberdade, o timo comea a involuir e grande parte do tecido substituda por gordura. O Timo possui dois lobos, envoltos por uma cpsula de tecido conjuntivo denso.ao contrario dos outros rgos linfticos, o timo no apresenta ndulos.Cada lbulo formado de uma parte perifrica, denominada zona cortical, que envolve a parte central, mais clara, a zona medular.a zona cortical cora-se mais fortemente pela hematoxilina, por possuir maior concentrao de linfcitos.Na medula encontram-se os corpsculos de Hassal. Enquanto os outros rgos linfides so de origem exclusivamente mesodrmica, o timo tem origem embriolgica dupla. Seus linfcitos formam-se a partir de clulas mesenquimatosas, que invadem um esboo epitelial derivado do endoderma da terceira e da quarta bolsa farngea. A cortical e a medular possuem os mesmos tipos celulares, porm em propores diferentes. As clulas mais abundantes no timo so os linfcitos T, em diversos estgios de maturao, e as clulas reticulares epiteliais.alm dos linfcitos T e das clulas reticulares epiteliais, o timo possui macrfagos, principalmente na cortical.

Este rgo produz linfcitos T continuamente sendo responsvel pela educao tmica destes linfcitos que vo povoar as reas timo-dependentes e produz diversos hormnios que estimulam os demais rgos linfides facilitando a respostas imunes aos antgenos. No timo as reas vermelhas representam o tecido retculo - epitelial (Hassal) . Nas reas azuis escuras esto s clulas menos diferenciadas e na poro central, mais clara as clulas T mais maduras, prontas para colonizar outros rgos linfticos. OBS: O timo esta sujeito a influencia de vrios hormnios. A injeo de certos cortio-esteroides da glndula adrenal causa uma reduo das mitoses, queda no nmero de linfcitos e, em conseqncia, uma atrofia acentuada da zona cortical do timo. O hormnio adrenocorticotrfico(ACTH), da parte anterior da hipfise, tem efeito semelhante, pois estimula a secreo dos esterides da adrenal.Os hormnios sexuais, tambm aceleram a involuo do timo, e a castrao(experimentos em animais) tem efeito oposto.

Bao O bao o maior acumulo de tecido linfide do organismo e, na espcie humana, o nico rgo linfide interposto na circulao sangunea. Em virtude de sua riqueza em clulas fagocitrias e do contato intimo entre o sangue e essas clulas, o bao representa um importante rgo de defesa contra microorganismos que penetram no sangue circulante e tambm o principal rgo destruidor de eritrcitos desgastados pelo uso. Como os demais rgos linfticos, origina linfcitos que passam para o sangue circulante. Por sua localizao na corrente sangunea, o bao responde com rapidez aos antgenos que invadem o sangue, sendo um importante filtro fagocitrio e imunolgico para o sangue e grande produtor de anticorpos. No bao os ndulos se dispem de modo homogneo, envoltos pela polpa vermelha, repleta de sangue. Os ndulos (Malpighi) possuem a arterola folicular, que geralmente fica ao lado do centro germinativo. Seu conjunto a polpa branca. A cpsula esplnica possui fibras musculares lisas de permeio s fibras colgenas capsulares. Da cpsula partem trabculas que dividem o rgo. A polpa vermelha constituda dos cordes esplnicos (de Bilroth) e dos seios venosos. As funes mais conhecidas do bao so a formao de linfcitos, a destruio de eritrcitos, a defesa do organismo contra invasores e o armazenamento de sangue. A polpa branca do bao produz linfcitos, que migram para a polpa vermelha e atingem a luz dos sinusoides, incorporando-se ao sangue ai contido.

http://decs.bvs.br/cgi-bin/wxis1660.exe/decsserver/ http://www.uff.br/fisiovet/Conteudos/linfa.htm http://www.fmrp.usp.br/revista/2004/vol37n3e4/2_dispneia.pdf http://www.medipedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id=4 http://www.soenfermagem.net/tecnicas/sinais.htm http://www.auladeanatomia.com/linfatico/linfa.htm http://www.digimed.ufc.br/wiki/index.php/Adenomegalia http://www.minhavida.com.br/saude/temas/linfadenopatia http://www.manualmerck.net/?id=193&cn=1624 http://www.bjorl.org/conteudo/acervo/print_acervo.asp?id=3171
Junqueira LC, Carneiro J. Histologia Bsica 9 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 1999. p. 242-3.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tonsilite http://www.lesbrasil.com.br/saude_qualidade/downloads/folder_doencas_inverno.pdf http://clinicaalpino.blogspot.com.br/2011/09/o-que-sao-amigdalas-e-adenoide.html http://histologia.fateback.com/linfoides.html

Das könnte Ihnen auch gefallen