Sie sind auf Seite 1von 21

DEPOIMENTO SEM DANO: EVITANDO A REVITIMIZAO DE CRIANAS E ADOLESCENTES LUZ DO ORDENAMENTO JURDICO PTRIO.

Juliana Nunes Felix1

Resumo: O projeto Depoimento Sem Dano surgiu no Rio Grande do Sul com o objetivo de tornar as oitivas de infantes e jovens vitimados menos dolorosas. Para tanto, prope retir-los da sala de audincias e inseri-los em um ambiente mais descontrado, onde sero interrogados por um profissional capacitado. O projeto relativamente novo e, at os dias de hoje, foi pouco estudado. Esse artigo intenta analisar, de maneira sucinta, a conformidade do projeto com o ordenamento jurdico ptrio, avaliando o papel do intrprete e a prova colhida por essa tcnica alternativa de inquirio, sem deixar de lado as crticas existentes sobre a matria. Palavras-chave: Criana; Depoimento; Danos.

Abstract: The project Depoimento Sem Dano started in Rio Grande do Sul in order to make the hearings of victims and young infants less painful. We propose to remove them from the courtroom and place them in a more relaxed atmosphere, where they will be interviewed by a trained professional. The project is relatively new and, to this day, has not been much studied. This article attempts to analyze succinctly, the project compliance with the national legal system by evaluating the role of the interpreter and the evidence collected by this alternative technique of inquiry, without leaving beside the criticism on the matter. Keywords: Child; Testimony; Damages.

Graduanda em Direito Universidade Salvador (UNIFACS)

SUMRIO 1 INTRODUO; 2 GARANTIAS PROCESSUAIS x DEPOIMENTO SEM DANOS; 3 O PAPEL DO TCNICO; 4 A PROVA NO DEPOIMENTO SEM DANOS; 5 CRTICAS AO DEPOIMENTO SEM DANOS; 6 CONSIDERAES FINAIS; REFERNCIAS

INTRODUO

O projeto intitulado de depoimento sem dano foi implementado pela primeira vez no Brasil no Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, pelo magistrado da 2 Vara da Infncia e Juventude, Jos Antnio Dalto Cezar, no ano de 2003, tendo em 2004 assumido carter institucional, e hoje, em 2010, j se encontra implementado em algumas comarcas do Brasil, como exemplo de Rio Branco (AC), Distrito Federal e So Lus (MA). Observando a dificuldade para inquirir crianas e adolescentes, devido falta de preparo do pessoal para o trato desses infantes, bem como os danos que essas oitivas so capazes de produzir nas pequenas vtimas, atravs da revitimizao, e ainda considerando a falta de constncia das informaes prestadas nos diferentes interrogatrios, Dalto Cezar (2007, p. 17-21) atentou para a possibilidade de insero de outros profissionais na inquirio de crianas e adolescentes. Para tanto, inspirou-se em uma tcnica j utilizada em outros pases, na qual se retira as crianas e adolescentes do ambiente formal de uma sala de audincias e encaminha os infantes para um ambiente informal, ldico, uma sala estritamente projetada para esse fim especfico. Cerca de vinte e oito pases (Brasil..., 2010, p. 01) j adotam a prtica de oitivas alternativas de crianas e adolescentes vitimadas, desses, alguns j possuem normatizao. A Argentina o maior exemplo na America Latina Deste modo, o Magistrado vendo a impossibilidade de instalar as chamadas Cmaras de Gesel, que se constituem em uma sala de vidro espelhado, unidirecional, utilizadas em algumas sees da psicanlise, optou por adequar as condies fsicas existentes nos prdios do Poder Judicirio de Porto Alegre.

O depoimento, desse modo, dividido de forma dinmica em trs etapas que consistem exatamente no acolhimento inicial, no depoimento ou inquirio e no acolhimento final e encaminhamentos (FURNISS, 1993, p. 193). O acolhimento inicial dar-se com a intimao do responsvel pelo infante para que comparea a audincia, com antecedncia de quinze a trinta minutos do seu incio. Durante esse momento, o menor e a pessoa de sua confiana sero acolhidos pelo tcnico que explicar todo o procedimento (CEZAR, 2007, p.68). Tal medida objetiva evitar o encontro da criana com o suposto autor do fato, pois constata-se que quando esse encontro ocorre, mesmo que rapidamente, as crianas e os adolescentes restam abalados psicologicamente, o que prejudica diretamente a oitiva, gerando depoimentos dbios e inconsistentes (CEZAR, 2007, p.68). Assim, as crianas so levadas para uma sala descontrada, que estar conectada, por vdeo e udio, a sala de audincias, onde estaro o Magistrado e o Promotor, bem como o Advogado, o Ru e os demais serventurios da justia, iniciando com isso a segunda etapa do procedimento na qual ser realizado o depoimento propriamente dito. A inquirio se d em uma audincia de instruo, realizada na forma prevista no cdigo de processo penal, quando da apurao de crimes que tenham como vtimas ou testemunhas crianas ou adolescentes, com algumas alteraes. Anteriormente, o CPP previa que tal oitiva deveria ser realizada atravs do sistema presidencial, onde cabia ao Juiz, de incio, proceder com as perguntas referentes aos dados pessoais do interrogado e sobre as circunstncias da infrao. Hoje, aps a Lei 11.690/2008, que alterou, dentre outros, o artigo 212 do CPP, no vige mais o sistema presidencialista na seara penal. Deste modo, as perguntas devem ser feitas pelas partes, por seus procuradores, diretamente ao interrogado, cabendo ao juiz inadmitir aquelas que no tiverem pertinncia com a causa, repetidas, ou que induzirem a resposta. Pelo projeto Depoimento sem Dano, as partes e o Magistrado interagem durante o depoimento, que ser realizado por intermdio de um tcnico capacitado para a tarefa, podendo esse ser um psiclogo ou um assistente social, que dever facilitar a comunicao com a criana ou adolescente, realizando as perguntas da maneira mais inteligvel possvel para o infante.

Assim, propem-se que o juiz e as partes faam as perguntas diretamente para o tcnico e no para a criana, no intuito de proteger essa de questionamentos inadequados, constrangedores ou sugestionveis, que impliquem na ampliao ou criao de novos danos no infante. Encerrado o depoimento, esse deve ser gravado em sua ntegra e copiado em um CD que ser anexado aos autos, possibilitando com isso que as partes, o Magistrado e tambm julgadores de segundo grau, tenham a possibilidade de a qualquer tempo rev-lo, suprimindo quaisquer dvidas que tenham, e evitando que a criana tenha que relatar por diversas vezes o ocorrido. Para Dalto Cezar (2007, p.62), tal prtica, permite que os julgadores de segundo grau, em havendo recurso, tenham acesso s emoes do infante durante a declarao, fato esse que nunca seria possvel transferir para um papel. Dalto Cezar (2007, p.62) relata que dessa maneira pode-se colher o depoimento dos infantes de forma mais tranquila e profissional, em um ambiente mais aconchegante, sendo com isso evitado perguntas inapropriadas, agressivas, desconectas ou impertinentes ao objeto do processo e s condies pessoais dos infantes. Na ltima etapa, de acolhimento final e encaminhamentos, objetiva-se modificar o sistema previsto processualmente, em que a vtima de violncia, aps ouvida, dispensada, no restando nenhum vinculo com o sistema de justia. (CEZAR, p. 76) Neste esteio, o projeto Depoimento sem dano prope que aps a oitiva da criana ou adolescente no seja esse infante simplesmente dispensado, mas sim que, finda a audincia, seja a criana avaliada pelo tcnico que mensurara a necessidade de realizar o encaminhamento da mesma para atendimento junto rede de proteo (CEZAR, p. 77). Com tal atitude objetiva-se valorizar a criana como um sujeito de direitos, afastando dela a idia de que foi um mero objeto, um meio, apenas mais uma fonte de provas utilizada pelo Estado para conseguir solucionar um processo judicial. Assim, esse acolhimento final, juntamente com os encaminhamentos, se mostra muito importante, ao passo que visa uma recuperao da criana, auxiliando essa a conversar a respeito, externalizando todo o sentimento que o infante carrega dentro de si por conta da violncia sofrida, tentando com isso evitar que esses, mais tarde, se voltem contra a prpria criana. Tal tcnica, nesta via, objetiva atentar para a peculiar condio, das crianas e dos adolescentes, de pessoa em desenvolvimento, que, portanto, merecem trato diferenciado, no

devendo ser submetidos aos conceitos e tcnicas adultomrficas que lastreiam nossa legislao e at mesmo o pensamento de nossos aplicadores do direito. O Depoimento sem Dano aparece, assim, como uma escapatria do caminho da revitimizao, traado por nossos cdigos processuais, vindo assegurar o direito fundamental previsto por nossa constituio, e no prprio ECA, proteo integral e observncia ao melhor interesse da criana e do adolescente. Contudo, cumpre ressaltar que outros princpios, norteadores do processo penal e cvel, no podem ser esquecidos, devendo ser tambm resguardados, principalmente quando entramos na seara penal, onde deve prevalecer o princpio da interveno mnima, assegurando sempre os direitos do suposto autor do fato. Nesta via, cumpre nos debruarmos sobre a observncia dos referidos princpios por essa nova tcnica de no-revitimizao, denominada pela doutrina ptria de Depoimento sem Dano.

GARANTIAS PROCESSUAIS x DEPOIMENTO SEM DANOS

Aps conhecer todo o procedimento que envolve a tcnica do Depoimento sem Dano, que j vem sendo aplicada em alguns estados brasileiros, podemos analisar, criticamente, se tal veculo de colheita de depoimentos infringe ou no os princpios basilares do processo. A Constituio Federal de 1988 prev diversos princpios e comandos gerais que visam legitimar a interveno estatal na vida privada. Ocorre que, ao adentrarmos na seara penal, tais princpios ganham maior importncia, pois passamos a tratar de valores de suma grandeza como o direito liberdade. sabido que pelo princpio maior do devido processo legal, previsto no artigo 5, inciso LIV, da CF/88, ningum ser privado da liberdade ou de se seus bens sem o devido processo legal. Para Veleda Dobke (2001, p.46) o devido processo legal traduz-se na regularidade do processo, da jurisdio, podendo ser entendido como as garantias constitucionais das partes, a imparcialidade do juiz, tendo como decorrncias lgicas os tambm princpios constitucionais da ampla defesa e do contraditrio.

O princpio do contraditrio, por sua vez, trata da necessidade de haver um desenvolvimento equilibrado das atividades de acusao e defesa, com o objetivo maior de influenciar no convencimento do magistrado, oportunizando a ambas as partes a participao em todos os atos processuais relevantes. O contraditrio auxilia na busca da verdade real, pois permite um dilogo entre as partes, uma igualdade de manifestaes, sem ele o processo perde sua validade, e apenas se torna possvel o alcance da verdade formal, ou seja, aquela dos autos do processo (DOBKE, p. 47). J a ampla defesa pode ser entendida como um direito fundamental da parte, sendo o conjunto de meios adequados para o exerccio adequado do contraditrio (DIDIER JR, 2007, p.48). Logo, como sabido, a ampla defesa uma garantia que o acusado possui de poder apresentar todas as provas lcitas e razes aptas a confirmar sua inocncia, sendo constituda pela defesa tcnica e pela autodefesa. Outro importante princpio o do juiz natural. Tambm previsto no texto constitucional no artigo 5, incisos XXXVII e LIII, este encontra grande ligao com o princpio da legalidade e garante que s haver julgamento por rgos judicirios com constituio e competncia previamente atribudos. Esses princpios supramencionados guardam uma intensa relao e visam o alcance de um persecuo judicial justa e proba, garantindo a ambas as partes o exerccio de todos os seus direitos, bem como o resguardo da segurana jurdica e a busca pela verdade real. A tcnica implementada pelo projeto depoimento sem dano algo relativamente novo, at mesmo desconhecido em algumas partes do pas, no tendo ainda nenhuma previso legal, por isso merece ser analisada a sua conformidade com o ordenamento jurdico ptrio. Em defesa ao acusado, h aqueles que argumentam que a utilizao da tcnica proposta pelo depoimento sem dano afronta o princpio da ampla defesa do contraditrio e, consequentemente, do devido processo legal. Tal alegao fundamenta-se no fato da oitiva, pelo projeto, dar-se em local diferente de onde se encontram as partes, os serventurios e o prprio juiz, e ainda pelo fato da inquirio ser realizada por intermdio de outro profissional, que readequa as perguntas de maneira a tornlas mais inteligvel s crianas.

Contudo, os tribunais de justia, bem como a maioria da doutrina, posicionam-se no sentido de no haver afronta a nenhum princpio constitucional, vez que dada a oportunidade a ambas as partes, bem como ao juiz, de intervir a qualquer momento na oitiva, sendo garantido comunicao udio-visual com o ambiente onde est sendo tomado o depoimento do infante. Dcio Alonso Gomes (POTTER, 2010, p. 139-141) acredita que no h ofensa aos princpios constitucionais da ampla defesa, do contraditrio e, consequentemente, do devido processo, pois o DSD consiste em tcnica especial de inquirio da vtima ou da testemunha menor, com a direta participao das partes interessadas (logo, com cincia e oportunidade de reao). Afirma, ainda, (POTTER, 2010, p.147) que a mudana na forma de inquirio dos infantes no capaz de anular o ato, que ser vlido, desde que seja garantida, dentre outras exigncias, a perfeita audio, viso e comunicao com a vtima na sala especial, e entre os demais sujeitos que participam daquele ato, preservando-se a ampla defesa e o contraditrio Sobre o DSD, Luciane Potter (2010, p. 49) acredita que a finalidade da utilizao da metodologia alternativa adequar valores e princpios fundamentais do processo penal, como a ampla defesa e o contraditrio, com outros to importantes como a dignidade humana, a prioridade absoluta e o melhor interesse, de modo a reduzir a revitimizao sofrida por infantes e jovens na oitivas judiciais. Alguns Tribunais j enfrentaram essa discusso sobre a ofensa dos princpios acima aludidos. Em especial, a Corte do Rio Grande do Sul possui vasta jurisprudncia na rea, j que o estado o pioneiro na aplicao do projeto. J 2006, em acrdo proferido no Mandado de Segurana de n. 70013658638, a Oitava Cmara Criminal do TJRS concedeu a segurana permitindo que fosse realizada a oitiva do infante sob os moldes do projeto depoimento sem dano, afirmando que esse no feria a ampla defesa ou contraditrio. No referido julgamento, o Des. Lus Carlos vila de Carvalho Leite proferiu o nico voto desfavorvel, apontando que a lei processual penal no autoriza, sequer prev, tal forma de inquirio das vtimas, independentemente da idade que possam ter. Completa afirmando, ainda, que ao ser o utilizado o DSD estar-se- ferindo, isto sim, princpios constitucionais, como os da ampla defesa e do devido processo legal.

Contudo, os demais Desembargadores acompanharam o voto da relatora Fabianne Baisch, decidindo ser constitucional a utilizao da referida tcnica. A Desembargadora avaliou que [...] embora se reconhea a relevncia do contato direto do magistrado com a vtima e a validade da comunicao no-verbal, na formao da livre convico do julgador, h que considerar que a adoo do procedimento especial no inviabiliza o juiz, assim como o Ministrio Pblico e a defesa, os quais assistiro o ato atravs de equipamentos de udio e vdeo de tecnologia avanada, que interligam a sala de audincias com o local onde se encontra a vtima, de participarem ativamente da inquirio, formulando perguntas, a fim de elucidar eventuais pontos controvertidos; ao contrrio, j que a entrevista ser integralmente gravada em CD, que ser anexado ao processo, possibilitando inclusive a visualizao das reaes apresentadas pelo ofendido durante o depoimento. (grifos nossos) Concluiu afirmando que [...] Nestas condies, no se vislumbrando nenhum prejuzo pelo emprego desta sistemtica, seja acusao, seja defesa ou formao do livre convencimento do juiz, deve prevalecer aquele meio disponvel que, a meu ver, revela-se mais hbil na proteo dos direitos das crianas e adolescentes, vtimas de abuso, e resguardo da dignidade, respeito e intimidade das mesmas. (grifos nossos) Mais recentemente, em 2010, foi julgada a Apelao Crime n. 70033223439 no TJRS, onde, novamente, foi confirmado a no ofensa ampla defesa e ao contraditrio pela utilizao do DSD. Contudo, restou declarado nulo o procedimento pelo fato do Juiz de primeiro grau ter dispensado, sem a oitiva da defesa, a presena do ru na sala de audincias, fato esse que no guarda relao com a referida tcnica. Assim, no voto proferido, o relator, Des. Lus Gonzaga da Silva Moura, mais uma vez consagrou a constitucionalidade do DSD, discordando da tese do apelante ao defender que o denominado Depoimento sem Dano mtodo de inquirio que, por si s, no viola a ampla defesa, nem descumpre o contraditrio. Afirmou, por fim, que o mtodo, em tese, no determina nenhum tipo de cerceamento, seja de defesa, seja de acusao, na medida em que as partes, atravs da entrevistadora tm ampla liberdade de questionar o inquirido, podendo dirigir-lhe todas as perguntas que entender convenientes.

Cumpre ressaltar que o artigo 217 do Cdigo de Processo Penal prev a possibilidade de que a inquirio seja feita por videoconferncia ou, at mesmo, estando ausente o ru, desde que seja verificado que a presena deste possa causar humilhao, temor ou srio constrangimento no depoente. Assim, no h que se falar em qualquer malferimento aos direitos do acusado ao optar-se por inquirir a criana ou adolescente em local diverso da sala de audincias, assemelhando-se a inquirio por videoconferncia. Tal atitude parece s beneficiar o processo, j que, busca evitar que o infante se abale emocionalmente ao entrar em contato com o suposto autor do fato, conseguindo com isso transmitir melhor as informaes. Importa, ainda, salientar que no resta, em nenhum momento, configurada formao de um tribunal de exceo, haja vista que o afastamento do magistrado apenas fsico, possuindo esses todo o poder e controle em uma oitiva realizada pelos meios formais. No h, portanto, afronta ao princpio do juiz natural, j que apenas modifica-se o modo como as perguntas so efetuadas s crianas ou aos adolescentes, no intuito de reduzir as consequncias que esses relatos podem trazer a esses seres humanos em peculiar condio de desenvolvimento. Neste esteio, observa-se que a jurisprudncia e a doutrina, que j se manifestaram sobre o tema, em sua esmagadora maioria, concordam que a tcnica do Depoimento Sem Dano no ofende os princpios basilares do direito processual. Mais do que isso, aponta-se a tcnica como um meio de fazer valer princpios de suma importncia como a dignidade da pessoa humana e a prioridade absoluta no atendimento de crianas e adolescentes, efetivando, assim, a doutrina da proteo integral. Analisada a conformidade do projeto Depoimento sem dano com os mais importantes princpios processuais, passaremos a analisar o papel que o tcnico, entrevistador, exerce dentro desse meio alternativo de inquirir crianas e adolescentes, em especial as vtimas de crimes sexuais.

O PAPEL DO TCNICO

O tcnico, no DSD, o responsvel por transmitir as perguntas feitas pelas partes e pelo juiz criana ou ao adolescente, de uma maneira mais inteligvel e menos traumatizante, cumprindo, assim, a esse facilitar a oitiva do menor. Assemelha-se ao intrprete, o profissional nomeado pelo Juiz que traduz o depoimento de uma pessoa que no conhece a lngua nacional ou aquela que seja surda-muda (CEZAR, 2007, p. 69). Para Veleda Dobke (2001, p. 91) o intrprete deve, preferencialmente, ter conhecimento sobre a psicologia evolutiva e sobre a dinmica do abuso sexual, para que assim consiga ouvir a criana sem infringir nela novos danos, obtendo relatos aptos servirem como prova para a condenao. Assim, Dobke acredita que, do mesmo modo que se faz necessrio a nomeao de um interprete para ouvir pessoas surdas-mudas ou que no conhecem a lngua ptria, imprescindvel a nomeao de um profissional apto a auxiliar na realizao de inquirio de uma criana vtima de abuso sexual (2001, p. 92). O tcnico, preferencialmente, deve ser um psiclogo ou um assistente social, sendo desejvel que possua habilidade em ouvir, demonstre pacincia, empatia, disposio para o acolhimento, assim como capacidade de deixar o depoente vontade durante a audincia (CEZAR, 2007, p. 66). O entrevistador deve tornar a oitiva mais tranquila para o infante criando uma dinmica de trabalho que busca atender a criana de forma singular, deixando ela de ser, to somente, meio de prova e passando a ser realmente ouvida e considerada no processo (POTTER, 2010, p. 65) Dalto Cezar (2007, p. 72-75) analisando na prtica o desenvolvimento do projeto Depoimento sem Dano, sistematizou situaes repetidas de forma a permitir que o tcnico previamente se prepare para exercer o seu papel da melhor forma possvel. Assim, afirma o autor, ser imprescindvel que o tcnico compreenda a dinmica do abuso sexual e da violncia domestica, passando criana a idia de que a responsabilidade pelo fato do adulto, devendo estar atento acerca do desconforto da criana no momento da inquirio e sensvel emoo da criana, ao choro, no rejeitando as suas emoes e experincias.

Continua apontando que o tcnico deve procurar saber acerca do perfil do possvel abusador e/ou funcionamento da famlia em que a criana est inserida, familiarizando-se com as normas legais que disciplinam questes como o abuso sexual. valido, tambm, que o entrevistador tenha conhecimento doutrinrio acerca de temas como explorao sexual e trabalho infantil. Devendo conhecer polticas pblicas de atendimento criana e ao adolescente, bem como quais as formas de encaminhamento. Importa ao bom exerccio do papel de tcnico, observar o intervalo de tempo decorrido entre o provvel evento abusivo e o momento do depoimento sem dano, considerando, assim, as questes de memria. Deve, ainda, auto-avaliar o seu prprio sentimento para manejar situaes de abuso sexual, adequando seu vocabulrio e adaptando-se para ouvir a criana. Dalto Cezar aponta ainda alguns aspectos prticos que devem ser atentados pelo tcnico, evitando problemas na hora de conduzir e desenvolver a oitiva do menor. Para tanto ele indica ser necessrio o estudo prvio do processo, em suas peas principais, identificando os estmulos que a criana j teve para falar sobre o fato. Identificar o objeto especfico do depoimento, podendo buscar ajuda do magistrado, estabelecendo o foco das perguntas que sero inicialmente realizadas, devendo, obviamente, ter cincia do tipo de processo no qual est realizando o depoimento, se criminal, cvel etc. Deve o tcnico, observar a dinmica das alegaes, manter com a criana um contato breve e prvio com o Juiz que presidir a audincia, bem como, em sendo possvel, mostralhe a sala de audincias na qual ser o seu depoimento visto e observado pelos agentes jurdicos. de suma importncia que o entrevistador compreenda o estgio de desenvolvimento cognitivo, emocional, social e fsico da criana. Tais atos remetem para o acolhimento final, no sentido de orientar a pessoa de confiana da criana, em sendo necessrio, a buscar auxlio na rede de atendimento. Cumpre ressaltar que todas essas orientaes servem para que o tcnico exera de modo mais primoroso seu papel. Porm, em nada usurpa as funes do magistrado, que sempre ter em suas mos o controle de toda audincia, nem atinge qualquer dos direitos das partes. O tcnico deve estar apto a transmitir a pergunta de modo a no deturp-la ou influenciar na resposta. Por isso, faz se necessrio que esse esteja preparado para a inquirio, conhecendo todas as nuances do processo e, ainda, buscando a melhor forma de se comunicar com aquele

menor que ser ouvido, j que cada crianas nica e possui um jeito particular de se comunicar.

A PROVA NO DEPOIMENTO SEM DANO

A oitiva de infantes e jovens em processos judiciais um tema bastante polmico que mobiliza diversas reas do conhecimento. H quem argumente que esses s devem falar em juzo se desejarem, no devendo ser obrigados a tanto. Outros acreditam que o relato infanto-juvenil no possui grande valia, faltando-lhe credibilidade, pois esses seres em desenvolvimento seriam susceptveis s fantasias, mentiras e, at mesmo, ao acrscimo de memria por terceiros. Contudo, esses (pre)conceitos decorrem de pensamentos adultomrficos, que s aceitam como prova um discurso lgico como o do adulto (CEZAR, 2007, p.44). Em verdade, crianas e adolescentes, so capazes de relatar acontecimentos tanto quanto um adulto, usando, porm, uma linguagem diferente. Sabe-se, ainda, que certos crimes praticados contra crianas e adolescentes, por sua natureza, forma e pelos sujeitos envolvidos, no deixam vestgios, o que dificulta a descoberta e a punio do delito. Dentre esses crimes, o abuso sexual possui peculiaridades que o tornam difcil de ser identificado. Deixando raras evidncias fsicas, muitas vezes insuficientes, praticado s escondidas, neste tipo de crime o depoimento oral da vtima torna-se a nica sada para fazer cessar o abuso e punir o infrator. Ocorre que danos secundrios so gerados nas vtimas infanto-juvenis quando da interveno profissional, a chamada revitimizao, que, por diversas vezes, causa mais dor no menor vitimado do que o prprio abuso. Neste esteio, o projeto Depoimento sem Dano objetiva reduzir os danos causados criana e ao adolescente pelo aparato judicial, propondo, como j referido, retirar o menor do ambiente formal de uma sala de audincias e introduzi-lo em um ambiente ldico onde se sinta mais a vontade para conversar sobre o assunto.

A criana, assim, ser ouvida por um profissional capacitado, que reproduzir as perguntas realizadas pelo Juiz e pelas partes, de uma maneira mais inteligvel, podendo o infante utilizar de objetos como lpis e bonecas no intuito de responder os questionamentos. Tambm objetivo do projeto a garantia dos direitos da criana e do adolescente, no que tange ao direito de ser ouvido, ter sua palavra valorizada, respeitando-se sempre sua condio peculiar de pessoa em desenvolvimento. Por fim, busca-se, ainda, com o DSD, a melhoria da produo da prova produzida. A metodologia pretende obter uma colheita mais segura, evitando que o infante ou o jovem tenha que repetir exaustivamente, para diversas pessoas o seu relato, o que poderia ensejar at mesmo uma confuso. Dalto Cezar afirma que na maior parte dos casos, via-se que as informaes prestadas na fase policial no se confirmavam em juzo, ensejando situaes de constrangimento e desconforto para todos os que participavam das solenidades, principalmente para as crianas e adolescentes apontados como abusados (2007, p.59-60). Hoje, em Porto Alegre, com a aplicao do DSD, o ndice de condenaes chega a 59%, seis vezes mais que a mdia que a mdia nacional (ARANHA, 2010, p. 02). Justifica-se tais nmeros pelo fato das crianas e adolescentes submetidos ao DSD se sentirem mais a vontade para relatar o ocorrido, depondo de maneira detalhada sobre os fatos. Desta forma, valoriza-se mais a palavra da vtima, pois advm de um relato detalhado e carregado de emoes, que poder ser revisto a qualquer tempo pelas partes ou magistrados, de primeiro ou segundo grau, com o fito de expurgar quaisquer dvidas que ainda restem. Garantindo o fcil acesso ao depoimento da vtima pelos interessados, nas diferentes etapas do processo, atravs da gravao, evita-se que o menor vitimado tenha que repetir por diversas vezes o seu relato, minimizando, ao menos nessa via, o sofrimento que uma persecuo judicial, principalmente criminal, pode ocasionar nos envolvidos. Neste esteio, Dalto Cezar observou que, antes, a maioria das aes terminavam sendo julgadas improcedentes devido a insuficincia de provas, hoje, com a aplicao do DSD na oitiva de infantes e jovens, em Porto Alegre, a qualidade da prova oral aumentou substancialmente, pois passou a ser colhida por profissionais capacitados para lidar com a problemtica (2007, p. 60-68).

Salienta-se que no h, em nenhum momento, defesa no sentido de ser a prova testemunhal mais valorosa que as demais provas do processo. O que se estar a buscar a melhora dessa prova, sem desvalorizar as demais, e, em primeiro plano, a proteo dos direitos da criana e do adolescente, reduzindo os danos causados a esses pelo aparato judicial. Observa-se que o relato do infante analisado em conjunto com as demais provas acostadas aos autos, no sendo, portanto, deixado de lado o princpio da livre convico e inexistindo hierarquia entre as provas produzidas durante a lide. H julgados no Tribunal de Justia de Porto Alegre, como na Apelao Crime n. 70024769424, que, devido a riqueza de detalhes e coerncia, foi considerado o relato de uma criana de 3 anos, ensejando reforma da sentena absolutria, condenando o acusado em segundo grau. Com a oitiva das pequenas vtimas pela metodologia do Depoimento sem dano, muitos encontram a chance de relatar o ocorrido. Alguns, primeiramente, passaram pelo procedimento tradicional de oitivas, porm, verificado o insucesso, foram designados para serem ouvidos atravs do DSD. Contudo, importa salientar que o prprio TJRS possui julgados onde, mesmo ouvindo a criana atravs do DSD, no foi possvel aferir a culpabilidade do ru. Tal fato ocorreu pois a prova produzida no foi suficiente para embasar o veredicto condenatrio. Neste esteio, resta claro que a inteno do DSD no ser instrumento capaz de aumentar as estatsticas de condenao. O projeto intenciona primordialmente a reduo da revitimizao ocasionado nos infantes e jovens pelo aparato judicial, garantindo os direitos fundamentais desses e valorizando seu relato, ao proporcionar melhoria na qualidade da prova colhida. Assim, percebe-se a importncia do inquiridor ser um profissional capacitado para tanto, pois depender dele a conduo de uma oitiva menos danosa para o infante ou jovem que j sofreu bastante, durante a prtica do ilcito, e que deseja apenas fazer cessar o abuso e esquecer o que passou.

CRTICAS AO DEPOIMENTO SEM DANO

O projeto Depoimento sem Dano algo relativamente novo no Brasil, e poucos so aqueles que realmente conhecem a sua metodologia e o seu funcionamento. Visto a proposta do DSD,

o seu confrontamento com as garantias processuais vigentes em nosso ordenamento, bem como, analisado o papel do tcnico dentro da metodologia apresentada, e aps avaliar a prova colhida, qual seja o depoimento infantil, passemos a apontar algumas crticas e desacordos existentes sobre o DSD. O projeto encabeado no Juizado de Porto Alegre aponta que o tcnico, realizador da entrevista, deve ser uma pessoa capaz de facilitar o depoimento da criana, assim, aconselhado que essa funo seja ocupada por psiclogos ou assistentes sociais (CEZAR, 2007, p. 66). Contudo, os respectivos rgos dessas classes de profissionais possuem muitos questionamentos a respeito da utilizao do DSD para inquirir crianas e adolescentes vtimas de abuso sexual, e, mais ressalvas ainda, quando se propem que a oitiva seja realizada por psiclogos ou assistentes sociais. O Conselho Federal de Psicologia, em abril de 2008, se manifestou contra a tcnica Depoimento sem dano, atravs de publicao assinada pelo seu presidente, Humberto Verona, e pela coordenadora da Comisso Nacional de Direitos Humanos, Ana Luiza Castro. Justificam essa postura afirmando que a criana no deveria ser obrigada a depor, devendo essa falar quanto estiver preparada para tanto, no podendo ser inquirida com o fito de se alcanar uma verdade processual. Assim, desejando a criana falar, os psiclogos defendem que essa poder falar diretamente para o Juiz, no necessitando de intermedirios. Alm disso, o Conselho Federal de Psicologia se diz contra a utilizao de psiclogos na realizao dessas inquiries, pois no seria funo desses profissionais ouvir crianas objetivado extrair verdades. O Conselho Federal de Servio Social (Cfess) tambm se posicionou contra a prtica do DSD, afirmando que, da forma como est proposta, a metodologia pode ferir as prerrogativas profissionais e os princpios ticos dos assistentes sociais (Cfess, 2010, p. 01). A preocupao exposta pelo Cfess dar-se com relao ao papel do assistente social ao participar da oitiva nos moldes do DSD, uma vez que, esse profissional ter subordinada a sua autonomia tcnica ao Juiz. Avalia que a metodologia repassa ao profissional apenas uma tarefa no sendo permitida uma ao autnoma. Eunice Fvero afirma que "a atuao do assistente social como intrprete da fala do juiz no uma prtica pertinente ao Servio Social. A prpria terminologia utilizada na proposta deixa claro que se trata de procedimento policial e judicial" (Cfess, 2010, p. 01).

Para ela, o papel do assistente social, no DSD, o mesmo de um porta-voz de algum que tem poder de decidir as perguntas que sero feitas ao menor, bem como o destino desse e de seus familiares. Tal prtica, nesta viso, pode ferir o Cdigo de tica Profissional da categoria, pois compromete o sigilo profissional imposto aos assistentes sociais, em razo dos atendimentos (Cfess, 2010, p. 01). Assim, os assistentes sociais pregam para que seja, o projeto DSD, discutido mais abertamente, oportunizando o debate sobre as condies de trabalho do profissional do servio social de maneira tal, a permitir que esses atuem com tica e competncia. Neste esteio, em 2009, durante a VIII Conferncia Nacional dos Direitos da Criana e do Adolescente, foi aprovada uma moo2 proposta pelas conselheiras Iolete Ribeiro, do CFP, e por Eriv Velasco, do Cfess, repudiando a projeto Depoimento sem dano. A moo 21 obteve 154 assinaturas, e demonstra a posio dos Conselhos Federais de Psicologia e de Servio Social. Levando a observar que ambas as categorias encontram-se insatisfeitas com o projeto DSD, do modo que esse apresentado, sendo necessrio, ainda, muitos debates para se chegar a um ponto em comum. Ainda em 2009, o Cfess emitiu a resoluo n. 554/2009, na qual estabeleceu no ser reconhecida como atribuio ou competncia de assistentes sociais a atuao em inquirio especial de crianas e adolescentes sob o procedimento do chamado Projeto Depoimento Sem Dano (PGE-RS, 2010a, p. 01). Tal fato levou a Defensoria Pblica do Estado do Rio Grande do Sul (PGE-RS, 2010a, p. 01) a requerer, liminarmente, frente Justia Federal a suspenso da referida resoluo, sob o argumento de que no h, em momento algum, transferncia ao tcnico facilitador Assistente Social Judicirio das atribuies privativas da magistratura. Concluindo, quanto ao papel do interprete, que a sua funo de auxiliar o juiz na inquirio das testemunhas, especialmente as vtimas de violncia sexual. Com isso, o pleito foi bem sucedido e o juiz federal substituto, Eduardo Rivera Palmeira Filho, concedeu a liminar, suspendendo a referida resoluo. Neste ano, 2010, foi a vez do Conselho Federal de Psicologia editar a resoluo n. 10/2010 que veda ao psiclogo o papel de inquiridor no atendimento de crianas e adolescentes em situao de violncia" (PGE-RS, 2010b, p. 01).
Moes so opinies de aprovao ou discordncia sobre determinado assunto. So originadas atravs do consenso dos grupos, e so registradas dentro de uma conferncia, sendo submetidas Plenria Final para discusso e deliberao.
2

Diante de tal vedao, mais uma vez a Procuradoria Geral do Estado do Rio Grande do Sul, buscou o judicirio, pretendendo suspender a proibio, sob o argumento que o DSD estava em conformidade com a lei e que objetiva evitar a exposio e a revitimizao de crianas e adolescentes nos processos judiciais. Sustentou, ainda, a DPERS que o psiclogo judicirio exerceria uma funo de facilitador, assemelhada do intrprete, para inquirio de testemunhas". Desta forma, a juza federal substituta, Maria Helena Marques de Castro, julgou procedente o pedido, suspendendo a referida resoluo. Alexandre Moraes da Rosa, juiz da 4 Vara Criminal de Florianpolis foi ainda mais duro, ao criticar o DSD afirmou que esto terceirizando o trabalho sujo. Quem deveria fazer este papel so os juzes, mas so incompetentes no sabem inquirir. Falta capacitao (Brasil..., 2010, p. 02) Osnilda Pisa, magistrada atuante, acredita que a inquirio realizada por outra pessoa, que no o Juiz, no possui o mesmo resultado. Defende que a pessoa que ouve, o interlocutor, nunca conseguir aferir com perfeio a pergunta de quem fala, o que prejudicaria o interrogatrio. Porm, Pisa construiu seu entendimento em cima das teias de um sistema processual presidencialista, onde as partes deveriam formular as perguntas ao juiz, e a esse caberia transmitir ao interrogado, o que, na viso da magistrada, impediria da vtima ser questionada de maneira inadequada. Ocorre que atualmente, como j referido, no vige mais tal sistema, tendo esse sido substitudo pelo cross examination, pelo qual as partes restam autorizadas a inquirir a testemunha diretamente, sem precisar que o juiz transmita os questionamentos. Observando esse importante aspecto atual, o posicionamento de Osnilda Pisa parece no ser mais o mesmo, tendo em vista que a magistrada acredita que no cross examination a inquirio efetivamente pode causar danos psicolgicos, at porque o objetivo da defesa desqualificar as declaraes da vtima. Assim, para Pisa, objetivando preservar as pequenas vtimas dessa sistemtica processual, poderia ser utilizado meios alternativos de inquirio, como os propostos pelo projeto Depoimento sem Dano. Neste esteio, observar-se que muitas crticas existem a respeito da metodologia emprega e principalmente quanto ao papel do tcnico inquiridor, no havendo sido encontrada, ainda, a

harmonia necessria para a resoluo dos conflitos, sendo imprescindvel que se abra espao para mais discusses a respeito do tema.

CONSIDERAES FINAIS

Atravs do estudo da proposta alternativa, conclumos que necessrio buscar meios alternativos para inquirir crianas e adolescentes nos processos judiciais, ou mesmo em fase administrativa, pois no podemos continuar tratando crianas e adolescentes como adultos, devendo ser respeitada a condio que lhes peculiar de pessoa em desenvolvimento, assim como assegurado no texto constitucional. O projeto Depoimento sem dano visa resguardar a criana, afastando as normas adultomrficas, busca evitar a chamada revitimizao, garantindo os direitos dos infantes e jovens, e melhorar a produo da prova. As oitivas realizadas pelo citado projeto so mais eficazes, possuem mais riqueza de detalhes, dando maior credibilidade ao relato do infante abusado. Importa salientar, que os danos no so eximidos por completos, mesmo com a utilizao do DSD, o que h em verdade uma tentativa de reduzir a revitimizao, tornando o processo judicial menos doloroso para a criana. Quanto s principais garantias processuais, o DSD, longe de ofend-las, parece ajudar a efetiv-las, pois garante um depoimento mais preciso, com menos indues, no havendo que se falar em mcula aos princpios do devido processo legal, do juiz natural ou outros constitucionalmente previstos por nossa Constituio. No que tange utilizao de um intrprete, nos parecer essencial, j que o mesmo o responsvel por transmitir as perguntas das partes e do magistrado criana, de uma maneira mais inteligvel e menos traumatizante, devendo, portanto, facilitar a oitiva, atentando-se para no deturpar as perguntas ou induzir as respostas dadas pelos menores. O imprescindvel que o interprete seja um profissional capacitado. O projeto, iniciado no Rio Grande Sul, prope que o papel do intrprete seja exercido por um psiclogo ou assistente social, contudo, como visto, a proposta no agradou as classes desses profissionais.

Em verdade, conclumos que pouco importa que categoria de profissionais ir realizar a inquirio, enquanto no houver lei regulando, o imprescindvel que os interpretes tenham qualidade, sejam capacitados para realizar a oitiva, nos moldes como previsto. Assim, enquanto no houver lei regulamentando o procedimento, se o magistrado, por exemplo, demonstrar que possu qualidade e capacitao para inquirir diretamente a criana, ele poder ouvi-la. No obstante, ainda julgamos ser importante, que seja efetuada a oitiva em um ambiente apropriado, fora da sala de audincias, um local descontrado, de modo a deixar o menor mais vontade e menos temeroso. Devemos garantir que esses pequenos serem em desenvolvimento sejam ouvidos da maneira mais apropriada, sendo suas palavras valorizadas e seus sofrimentos minorados, o tanto quanto possvel. Os danos secundrios ocasionados pela interveno do aparelho estatal sempre existiro, pois toda lide desgastante at mesmo para um adulto. Cabe a nos, estudiosos do direito, procurarmos medidas que ajudem a minimizar seus efeitos sobre as pessoas, em especial quando essas se encontram em uma fase to delicada como a infncia e juventude. O Depoimento sem danos, ou com reduo de danos, est longe de ser um consenso ou beirar a perfeio. Precisa ser posto em discusso e avaliado sob os diferentes olhares do saber. No obstante, trata-se de um projeto de bastante valia, tento em vista a realidade que cerca os procedimentos que, hoje, milhares de crianas so submetidas. Portanto, defendemos que sua metodologia deve ser implantada nas varas, juizados e, at mesmo, delegacias que lidam diretamente com crianas e adolescentes, respeitando as peculiaridades de cada regio, mas sem destoar da proposta inicial, haja vista que essa, como j avaliada, possuiu inmeras vantagens para os infantes e jovens, e, tambm, para o processo como um todo. Neste esteio, conclumos que possvel reduzir os danos gerados pelo aparelho estatal no menor vitimado, no momento em que esse inquirido, atravs do mtodo proposto pelo projeto Depoimento sem Dano, sem atentar contra as garantias processuais do ordenamento jurdico brasileiro, respeitando a condio peculiar de pessoas em desenvolvimento, sob luz dos direitos fundamentais desses sujeitos de direito.

REFERNCIAS ARANHA, Ana. Em Defesa das Crianas: Uma nova forma de tomar depoimentos de menores vtimas de violncia sexual pode virar lei. Revista poca. Disponvel em: < http: // revistaepoca.globo.com/ Revista/ Epoca/ 0,,EDG80881-6009-503,00 - EM+ DEFESA+ DAS+CRIANCAS.html >. Acesso em 10 jun 2010. Brasil comea a adotar o depoimento sem dano em vtimas de abuso. Disponvel em < http://www.tpa.com.br/portal/?modulo=noticia&noticia=2483 >. Acesso em: 21 out 2010. _____. Constituio (1988). Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Braslia, DF: Senado, 1988. _____. Presidncia da Repblica. Cdigo de Processo Penal. Disponvel em: <HTTP://www.planalto.gov.br/CCIVIL/Decreto-Lei/Del3689.htm> Acesso em: 16 ago. 2010. _____. Presidncia da Repblica. Estatuto da Criana e do Adolescente. Disponvel em: <HTTP://www.planalto.gov.br/CCIVIL/LEIS/L8069.htm> Acesso em: 17 ago. 2010. _____. Tribunal de Justia do Rio Grande do Sul. Mandado de Segurana n. 70013658638. Impetrante: Ministrio Pblico, Impetrado: Juiz de Direito da 6 Vara Criminal do Foro Central da Capital. Relator: Desa. Fabianne Breton Baisch, D.J 12 abr 2006. Disponvel em: <www.tjrs.jus.br>. Acesso em: 20 jun 2010 _____. Tribunal de Justia do Rio Grande do Sul. Apelao Crime n 70033223439. Apelante: Mrcio Pereira, Apelado: Ministrio Pblico. Relator: Lus Gonzaga Da Silva Moura. D.J 14 fev 2010. Disponvel em: <www.tjrs.jus.br>. Acesso em: 23 jul 2010. _____. Tribunal de Justia do Rio Grande do Sul. Apelao Crime n. 70024769424. Apelante: Ministrio Pblico/ Lucas Farias de Souza, Apelado: Fabiano Fernandes da Silva. Relator: Mario Rocha Lopes Filho. D.J 13 ago 2008. Disponvel em: <www.tjrs.jus.br>. Acesso em: 26 jun 2010. CEZAR, Jos Antnio Dalto. Depoimento sem dano: uma alternativa para inquirir crianas e adolescentes nos processos judiciais. Porto Alegre : Livraria do Advogado Editora, 2007. CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (CFP). Conhea a manifestao do conselho sobre a PL que trata do Depoimento sem dano. Disponvel em: <www.psicologiaonline.org.br/pol/cms/pol/noticias/noticia_080409_932.html>. Acesso em: 10 ago 2010a. _____ Moo contra depoimento sem dano aprovada na VIII Conferncia dos Direitos da Criana e do Adolescente. Disponvel em: < http://www.pol.org.br/pol/cms/pol/noticias/noticia_091211_003.html >. Acesso em: 10 ago 2010b. _____ Discurso de Esther Arantes em Audincia Pblica no Senado Federal sobre Depoimento sem Dano. Disponvel em: < http://www.pol.org.br/pol/cms/pol/debates/direitos_humanos/direitos_ humanos _080829_0001.html>. Acesso em: 25 out 2010c.

CONSELHO FEDERAL DE SERVIO SOCIAL (Cfess). DSD no pode ferir prerrogativas do Assistente Social. Disponvel em: < http://www.cresssp.org.br/index.asp?fuseaction=jornal_mch&id=266&id_jornal=58 >. Acesso em: 11 ago 2010. DIDIER JR, Fredie. Curso de Direito Processual Civil: Teoria geral do processo e processo de conhecimento. 8. ed. Salvador: JusPodivm, 2007, v1. DOBKE, Veleda. Abuso sexual: a inquirio das crianas uma abordagem interdisciplinar. Porto Alegre : Ricardo Lenz, 2001. FURNISS, Tilman. Abuso sexual da criana : Uma abordagem multidisciplinar, manejo, terapia e interveno legal integrados. Traduo de Maria Verssimo Veronese. Porto Alegre : Artes Mdicas, 1993. POTTER, Luciene. Vitimizao secundria de crianas e adolescentes e polticas criminais de reduo de danos.Revista de Cincias Penais. Ano 5, n.8, p. 257-277, jan.-jun., 2008. _____ et. al.. Depoimento sem dano : por uma poltica criminal de reduo de danos. Rio de Janeiro : Lumen Juris, 2010 PROCURADORIA GERAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (PGERS). PGE obtm liminar na Justia Federal para manter os Assistentes Sociais Judicirios no Depoimento Sem Dano. Disponvel em < http://www.pge.rs.gov.br >. Acesso em: 25 out 2010a. _____ PGE tem liminar deferida pela Justia Federal e psiclogos voltam a atuar no projeto Depoimento sem Dano. Disponvel em < http://www.pge.rs.gov.br >. Acesso em: 25 out 2010b. RESED, Emlio Salomo Pinto. Da criana e do adolescente: Aspectos peculiares da Lei 8.069/90. 1. ed. So Paulo : Editora Barana, 2008. SANDERSON, Christiane. Abuso sexual em criana: Fortalecendo pais e professores para proteger crianas contra abuso sexuais e pedofilia. So Paulo : M. Books do Brasil Editora Ltda., 2008. VERONESE, Josiane Rose Petry. Os direitos da criana e do adolescente. So Paulo : LTr, 1999.

Das könnte Ihnen auch gefallen