Sie sind auf Seite 1von 12

IV Colquio Internacional Educao e Contemporaneidade ISSN 1982-3657

TRANSFORMAO DO COLGIO MARCO MACIEL EM CENTRO DE EXCELNCIA: REFLEXOS PARA A COMUNIDADE ESCOLAR.
Bosco Luiz Almeida dos Santos 1 boscoluiz@hotmail.com Resumo: O ensino em tempo integral foi criado como uma proposta de soluo para alunos do ensino fundamental e mdio da rede pblica de ensino. No Brasil, o ensino em tempo integral j tem sido testado em vrias escolas pblicas, que passaram a ser denominada de Centros de Excelncia de Ensino, nomenclatura que faz meno ao horrio que o aluno despende na instituio (alternando entre aulas convencionais e atividades interdisciplinares) e ao grau de qualidade do ensino. No Estado de Sergipe h escolas que j adotaram esse novo sistema de ensino, uma delas, e nosso objeto de estudo, a Escola Ministro Marco Maciel, situada na capital do Estado, Aracaju. Neste artigo, sero (discutidos) analisados os benefcios e os novos desafios que escola, profissionais da educao e alunos passaro a enfrentar diante desta nova modalidade. Palavras chave: Ensino em tempo integral, Centro de Excelncia Ministro Marco Maciel, Incluso social. Abstract: The full-time teaching was created as a proposed solution for elementary students and middle public schools. In Brazil, the full-time teaching has already been tested in several public schools, which are now called Centers of Excellence in Teaching, the nomenclature which makes reference to the time the student spends in the institution (alternating between classes and interdisciplinary activities) and the musical quality of education. In the state of Sergipe there are schools that have adopted this new system of education, one of them, and our object of study is the School Minister Marco Maciel, located in the state capital of Aracaju. In this article, will be (discussed) analyzed the benefits and challenges that school, education professionals and students will face in front of this new modality. Keywords: Teaching full-time Centre of Excellence Minister Marco Maciel, Social Inclusion.
1

Graduado em Fsica Licenciatura pela UFS

IV Colquio Internacional Educao e Contemporaneidade ISSN 1982-3657

I-INTRODUO O Sistema de Ensino Integral tem origem nos pases desenvolvidos, onde a educao possui caractersticas peculiares e bem mais estruturada que no Brasil. Mesmo ciente dessa realidade a educao do nosso pas tem passado por inmeras transformaes como intuito de qualificar os discentes, e uma dessas mudanas foi implantao do Sistema de Ensino Integral que atualmente alvo de crticas e questionamentos sobre sua eficcia, visto que neste sistema os alunos passam um perodo de tempo muito grande no ambiente escolar. Esse sistema traz em seu bojo a possibilidade de concretizar a interdisciplinaridade to falada e muito pouco usada, adicionando saberes outros que, embora indispensveis para a vida prtica, so ignorados pela grade curricular tradicional. Esse novo mtodo, que est sendo implantado aos poucos, constitui-se tambm como outra forma de pensar a questo do espao e do tempo escolar. O espao que vai alm do da sala de aula e o tempo no mais limitado e mnimo para cada saber. Em verdade, a proposta da educao em tempo integral a de que haja um ensino de qualidade a fim de que, ao final do processo, os alunos tenham desenvolvido atividades produtivas ao seu desenvolvimento cognitivo, psicossocial e psicolgico. Entretanto, para que os fins reflitam os meios, ou seja, para que o produto final apresente resultados satisfatrios, necessrio o desenvolvimento de medidas cabveis ao bom funcionamento do referido sistema. Alm disso, a escola em tempo integral um passo certo contra o aumento excessivo da desigualdade social brasileira, pois instigam questionamentos como o da igualdade de oportunidades para todos, bem como o de formar geraes que lutem para a mudana desse quadro. Essa nova modalidade de ensino, nesse sentido, surge como um espao a favor dos vrios saberes e de cidados tambm comprometidos em us-los para o bem comum. Ela passa a ser um lugar onde se forma um cidado crtico, tornando-o ativo e no apenas receptor de contedos descontextualizados. necessrio destacar que a boa estrutura fsica para a realizao das aulas, um ambiente apropriado para o desenvolvimento das atividades laboratoriais, alm de profissionais qualificados e especializados neste tipo de ensino indispensvel.

IV Colquio Internacional Educao e Contemporaneidade ISSN 1982-3657

A modalidade em questo defendida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educao nacional - LDB 9394-96. Esta lei, ao mesmo tempo em que defende a implantao de tal sistema e o aumento progressivo da jornada escolar, aplaude a vinculao de instituies que tambm ajudam a escola a desenvolver atividades que vo alm do espao escolar, pois a escola no o nico lugar onde se desenvolve a dinmica da socializao. Ela precisa estar envolvida com outros segmentos e com eles fazer parceria, j que a educao, no seu sentido mais amplo, se constitui nas vivncias em vrios ambientes e de formas variadas, alm do que os modos de ensinar e as formas de transmisso e aquisio de conhecimentos so inmeros. Nesse sentido, necessrio agregar todas as formas de interao possveis e aplicveis para a obteno de resultados positivos. A respeito da jornada escolar ampliada diz a LDB:
Art. 34. A jornada escolar no ensino fundamental incluir pelo menos quatro horas de trabalho efetivo em sala de aula, sendo progressivamente ampliado o perodo de permanncia na escola. 1 So ressalvados os casos do ensino noturno e das formas alternativas de organizao autorizadas nesta Lei. 2 O ensino fundamental ser ministrado progressivamente em tempo integral, a critrio dos sistemas de ensino. [...] Art. 87. instituda a Dcada da Educao, a iniciar-se um ano a partir da publicao desta Lei. [...] 5 Sero conjugados todos os esforos objetivando a progresso das redes escolares pblicas urbanas de ensino fundamental para o regime de escolas de tempo integral.

possvel, tambm, associar a educao em tempo integral a uma espcie de educao protetora social, tendo em vista a crescente violncia, sobretudo a urbana. O tempo ampliado para outras atividades, bem como a interao com os colegas, faz da escola que adota essa modalidade um ambiente acolhedor, protegendo-os dos malefcios modernos, ou no mnimo tentando, em detrimento de tarefas que incentivem e explorem o potencial criativo dos mesmos. No se trata apenas de uma nova maneira de estruturar o horrio escolar, embora a carga horria dessas escolas tenha conseqentemente, sido estendida, mas de um novo e diferenciado modelo de ensino-aprendizagem no qual se incluem as aulas tradicionais e as atividades complementares. Dessa forma, o aluno poder assistir s aulas no turno matutino e tarde realizar algumas atividades como oficina de leitura, matemtica, lnguas, laboratrios e artes.

IV Colquio Internacional Educao e Contemporaneidade ISSN 1982-3657

No entanto, h uma questo-chave a ser discutida em relao implantao desse sistema ampliado de permanncia na escola: a da relao entre essa extenso quantitativa de tempo versus a qualidade da explorao do mesmo. Ser que existe uma relao de equivalncia, ou seja, a forma como ele utilizado proporciona, de fato, os resultados esperados? Devemos levar em considerao que, embora a implantao do tempo integral nas escolas vise resultados semelhantes em todos os centros em que forem inseridos, percebem-se efeitos diferenciados em cada uma das escolas. Tal fato se justifica pela diversidade entre comunidades, alunos, profissionais do ensino e demais envolvidos no processo. O comprometimento de todos os indivduos, neste caso, fator determinante para que se verifiquem bons resultados. Dessa forma, preciso que haja aceitao e colaborao da comunidade onde a escola est inserida para que o primeiro passo tenha sido dado; compromisso dos educadores e membros pedaggicos para que as atividades sejam desenvolvidas com a qualidade necessria ao desenvolvimento dos alunos; e a aceitao destes nova mudana estabelecida, visto que os mesmos gozavam de certa ociosidade quando do antigo modelo e o fato de passar mais tempo na escola poder acarretar rejeio por parte de alguns alunos. Contudo, as horas ampliadas devem, de fato, ser aproveitadas de forma produtiva e no simplesmente delineadas no plano de gesto escolar apenas para compor um sistema que na prtica no funciona, pois o cio, para os alunos, constituiria no s em perda de tempo, que poderia ter sido utilizado com atividades didticopedaggicas, mas a privao de conhecimentos outros, resumindo um grande projeto a esforos invlidos, visto que qualidade se obtm mediante empenho e incentivo por parte daqueles que pretendem alcan-la.

II- IMPLANTAO DO ENSINO EM TEMPO INTEGRAL Agregar ou implantar novas metodologias ou sistemas de ensino algo complexo, porm, possvel. E quando se trata do sistema educacional brasileiro as dificuldades tomam propores ainda maiores. Isso se deve ao fato de que, embora com de erros ao longo da sua histria, qualquer mudana ou incorporao de um novo elemento s se dar com a participao dos vrios segmentos sociais, e depois de inmeras discusses a respeito da sua viabilidade tanto por parte de especialistas em educao como de representantes da sociedade em geral. V-se, com isso, um ponto

IV Colquio Internacional Educao e Contemporaneidade ISSN 1982-3657

positivo quando se trata de um segmento to discutido, porm no menos criticado, que a educao. A esse respeito defende a carta magna:

Art. 205. A educao, direito de todos e dever do Estado e da famlia, ser promovida e incentivada com a colaborao da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exerccio da cidadania e sua qualificao para o trabalho.

Analisando essas questes possvel perceber o porqu da implantao do sistema de educao em tempo integral ainda encontra dificuldades no Brasil. Mas isso no se d unicamente pela demora em estudar a viabilidade para fixar qualquer novo mtodo ou sistema. Trata-se de uma matria muito mais complexa do que se imagina quando levadas em considerao - e isso imperativo as reais condies estruturais das escolas onde se pretende inserir a modalidade em questo, bem como o seu aparato humano para a concretizao do projeto. Ou seja, se trata de um grande projeto em que necessria uma mobilizao igualmente proporcional. Nos estados ou cidades onde j fora adotada, como o caso de Aracaju, somente se restringe ao Centro de Excelncia Ministro Marco Maciel, ao Centro de Excelncia Atheneu Sergipense e ao Centro de Excelncia Santa Maria que so tidas como Centros de Excelncia, numa demonstrao bvia de prioridade, pois somente privilegia a poucos. Alm disso, vale ressaltar que, a princpio, o objetivo dessa nova modalidade de ensino de que ela seja aplicada nas camadas socialmente menos favorecidas ou ainda em estratos cuja eminncia de marginalidade e violncia seja mais evidente, bem como onde h ndices relevantes de evaso e repetncia escolar. Segundo o Plano Nacional de Educao (PNE),

A oferta qualitativa dever, em decorrncia, regularizar os percursos escolares, permitindo que crianas e adolescentes permaneam na escola o tempo necessrio para concluir este nvel de ensino, eliminando mais celeremente o analfabetismo e elevando gradativamente a escolaridade da populao brasileira. A ampliao da jornada escolar para turno integral tem dado bons resultados. O atendimento em tempo integral, oportunizando orientao no cumprimento dos deveres escolares, prtica de esportes, desenvolvimento de atividades artsticas e alimentao adequada, no mnimo em duas refeies, um avano significativo para diminuir as desigualdades sociais e ampliar democraticamente as oportunidades de aprendizagem. O turno integral e as classes de acelerao so

IV Colquio Internacional Educao e Contemporaneidade ISSN 1982-3657

modalidades inovadoras na tentativa de solucionar a universalizao do ensino e minimizar a repetncia. (PNE, 2000, p.23).

bem verdade que para a implementao e manuteno desse grande projeto seria necessria uma infraestrutura ainda no vista sequer para o ensino tradicional. Ademais, ser, tambm, notadamente indispensvel, uma operacionalizao poltico pedaggica para o andamento do novo servio, o que demandaria recursos humanos. Quem poder garantir que maior tempo na escola seja sinnimo de qualidade de ensino? justamente essa caracterstica fundamental que o ensino em tempo integral tem o propsito de proporcionar aos seus alunos. A modificao comea no ambiente escolar, que ganha no s uma nova roupagem, mas acessrios indispensveis ao funcionamento do sistema. O desdobramento da escola em vrios espaos de educao e aprendizagem, fugindo de seu padro convencional, pode ser considerado a fora motriz necessria para se alcanar o acesso, a permanncia e sucesso de crianas e adolescentes nas escolas da rede pblica, para a melhoria da qualidade da aprendizagem. A modalidade de ensino integral nas escolas da rede pblica criada, visando amparar os alunos em um ambiente escolar especialmente adaptado a esse sistema de ensino e munido de corpo docente e administrativo capacitado a conduzir os alunos pelo caminho da incluso social, com vistas ao desenvolvimento da cidadania, formando indivduos cada vez mais comprometidos com a sociedade em que esto inseridos e capazes de enxergar as suas facetas, porm, portadores de opinio prpria e imbudos de senso crtico. III- CENTROS DE EXCELNCIA: UMA NOVA PROPOSTA

Etimologicamente falando, a palavra excelncia, de origem latina excellentia, significa grandeza, elevao e superioridade, termos que fazem meno proposta do novo modelo de ensino em tempo integral. Transformar escolas tradicionais j estabelecidas na sociedade em um centro de excelncia, e sobre este se entenda por uma instituio educacional dotada de subsdios ao pleno desenvolvimento do aluno enquanto indivduo social, no parece ser uma tarefa fcil.

IV Colquio Internacional Educao e Contemporaneidade ISSN 1982-3657

Em 2006, em uma escala de 0 a 10, o IDEB identificou sistemas de ensino com ndices que variavam de 1,8 a 6,0 e escolas que variavam de 0,7 a 8,5. Essa discrepncia revela profundas desigualdades nas condies de acesso, permanncia e aprendizagem na educao escolar, refletindo a complexidade de um processo em que se entrelaam diversos fatores relativos tanto estruturao social, poltica e econmica da sociedade brasileira, quanto ao trabalho pedaggico realizado no cotidiano por professores e demais profissionais nas escolas pblicas. (MOLL, 2009, p. 13)

Mas, o que de fato so esses centros de excelncia e o que e o que eles tm a propor sociedade? Em uma poca na qual as diferenas sociais so cada vez mais acentuadas, incluso a palavra de ordem em se tratando de educao nos estratos mais carentes de oportunidade. Dessa forma, foi elaborado um projeto que propicie uma escola inclusiva, projetada para assegurar a qualidade de vida dos alunos mediante prticas pedaggicas e atividades complementares, reduzindo ndices de evaso escolar, repetncia e distores entre idade/srie dos alunos. Com isso, a proposta de ensino em tempo integral traz em seu bojo a (re) significao do tempo e espao escolar, de modo a ampliar a carga horria preestabelecida e a adaptar o espao educacional realizao das atividades complementares nas quais os alunos estaro envolvidos. Vale ressaltar que quando se fala em mudana na estrutura espacial da escola, estamos incluindo no apenas condies adequadas do espao fsico, mas tambm do corpo organizacional, levando-se em conta tanto os docentes quanto demais funcionrios administrativos, salas de aula, mobilirio adequado ao nmero de alunos, salas prprias (laboratrios) para leitura, informtica e cincias. Percebe-se que no se trata apenas de uma mudana quantitativa em relao s horas ofertadas aos educandos, mas uma reformulao qualitativa acerca do contedo, de forma que as atividades extraclasses sejam um complemento das aulas regulares, porm desenvolvido com vistas ao aprimoramento de competncias do aluno, a transform-lo em um sujeito crtico, autnomo e elemento participante de uma sociedade democrtica. As atividades extraclasses so geralmente trabalhadas com foco na aproximao daquilo que estudado com aquilo que vivenciado pelo aluno em seu cotidiano. A aprendizagem que vai alm da sala de aula e se realiza em um ambiente

IV Colquio Internacional Educao e Contemporaneidade ISSN 1982-3657

diferenciado proporciona ao aluno um novo olhar sobre algo do qual ele j tinha conhecimento, alm da interao com os demais colegas de classe. Desempenhando todas essas atividades com primazia, a escola, enquanto centro de excelncia, ter transformado seus alunos em cidados com competncias diversas desenvolvidas e cumprido, assim, a sua funo social.

IV- CENTRO DE EXECELNCIA MINISTRO MARCO MACIEL: UM MODELO A SER SEGUIDO O Centro de Excelncia Ministro Marco Maciel, passou a ser denominada desta forma a partir de 2006, quando comeou a adotar o novo modelo de ensino em tempo integral, abandonando, assim seu antigo nome, Escola Estadual Ministro Marco Maciel, mudana esta que no se deu apenas no nome. Situado Avenida Visconde de Maracaju, no bairro 18 do Forte, zona norte da capital sergipana, o Colgio Estadual Ministro Marco Maciel contempla, dentre tantos outros projetos, a educao integral no ensino mdio. De acordo com o PGIE (Plano de Gesto Integrado da Escola), documento elaborado pela Secretaria de Estado da Educao e pela Assessoria de Planejamento, a Escola em questo tem como pontos fortes o alto ndice de aprovao e o baixo ndice de abandono nas sries em que a educao integral est implantada. As sries, os turnos e a quantidade de turmas em que a modalidade aplicada esto expostos no quadro abaixo. SRIE 1 ano mdio 2 ano mdio 3 ano mdio TURNO MATUTINO 05 integral 01 integral 02 integral TURNO VESPERTINO 05 integral 01 integral 02 integral

Tabela 1: Sries, turnos e turmas do Centro de Excelncia Ministro Marco Maciel, do ano 2009. Fonte: PGE

Em sua estrutura fsica, alm de dispor de 20 salas de aula, o colgio dispe tambm de: Diretoria, Secretaria, Sala de professores, Coordenao pedaggica,

IV Colquio Internacional Educao e Contemporaneidade ISSN 1982-3657

Orientao educacional, Biblioteca, Sala de TV e vdeo, Sala de informtica, Sala de multimeios, Laboratrio de cincias, Sala de rdio, Auditrio, Almoxarifado, Dispensa, Refeitrio, Recreio coberto, Quadras de esporte coberta e descoberta, Sanitrios (inclusive para portadores de necessidades especiais) e Vestirios. Ainda de acordo com o documento citado anteriormente, o estado de conservao da escola, bem como das suas instalaes hidrulica e eltrica so considerados regulares. As instalaes telefnicas e sanitrias esto em boas condies. Na pesquisa realizada com uma amostra dos discentes do Centro de Excelncia Ministro Marco Maciel em que 25% deles eram do sexo masculino e 75% do sexo feminino, escolhidos aleatoriamente, com faixa etria ilustrada na tabela abaixo: FAIXA ETRIA (ANOS) Entre 12 e 15
18%

Entre 16 e 20
72%

Acima de 20
0

Tabela 2: Fonte da pesquisa de campo no Centro de Excelncia Ministro Marco Maciel

Podemos perceber que apesar de tantos benefcios oferecidos nessa modalidade de ensino, a pesquisa realizada nos revela uma insatisfao por parte dos alunos, pois a maioria classifica o Sistema de Ensino Integral como pssimo ou regular, conforme tabela abaixo: COMO VOC CLASSIFICA O SISTEMA DE ENSINO INTEGRAL? Pssimo Regular Bom timo 0% 47% 47% 6%

Tabela 3: Fonte da pesquisa de campo no Centro de Excelncia Ministro Marco Maciel.

Para os discentes as principais vantagens de se estudar num Centro de Excelncia so: Maior tempo para o estudo; Melhor preparao para o vestibular; Oportunidade de ter aulas em laboratrios;

IV Colquio Internacional Educao e Contemporaneidade ISSN 1982-3657

10

Professores mais qualificados e a disposio para tirar dvidas Em contrapartida, os alunos do Centro de Excelncia Ministro Marco Maciel destacam algumas desvantagens em estudar no Sistema de Ensino Integral, tais como: Carga horria excessiva no colgio; Falta de material escolar (apostilas); No poder trabalhar;

V- CONSIDERAES FINAIS Como podemos perceber o modelo de educao em tempo integral ainda ensaia os seus primeiros passos, se comparado ao tipo de educao desenvolvido nas escolas da rede pblica. Contudo, suas perspectivas superam em muito as do antigo modelo em todos os sentidos, incluindo segurana, melhoria da estrutura fsica do ambiente escolar, capacitao dos docentes envolvidos, desenvolvimento de atividades extraclasse que complementem o contedo pedaggico abordado em sala, alimentao entre os turnos, possibilidade de reduo de evaso e repetncia, incluso social, entre tantos outros. No entanto, a medida de proteo sugerida talvez seja uma das maiores vantagens que a escola em tempo integral tenha feito por seus alunos, visto que essa nova modalidade tende a ser aplicada em estratos sociais cuja violncia urbana seja mais evidente entre os indivduos, de modo que os alunos passem a despender o dobro do tempo na escola, ou seja, so dois turnos em contato com o conhecimento, diminuindo, por conseguinte, o tempo que os aprendentes possivelmente gastariam nas ruas, merc da marginalidade e violncia iminentes. Todavia, quando a escola se prope a acolher seu aluno em tempo integral como medida para proteg-lo dos males sociais aos quais ele est vulnervel, no estaria ela tendo uma perspectiva protecionista e assistencialista, porm desviando-se do seu dever fundamental? A resposta seria no, pois hoje a sociedade cobra do ambiente escolar uma nova postura, novas responsabilidades e inmeras funes que antes no lhe cabia, justamente para atender a indivduos de uma nova realidade.

IV Colquio Internacional Educao e Contemporaneidade ISSN 1982-3657

11

Para uns, a escola em tempo integral no mais tem cara de escola, para outros, essa a escola de outrora, porm com uma nova roupagem, reconstruda e ressignificada. Mas no foi apenas a escola que mudou tambm os seus membros assim o fizeram em especial o professor, que de igual forma precisa adotar uma nova postura em sala de aula ou mesmo fora dela, alm de reinventar novas formas de ensinar, aprender a interagir e, assim, ensinar aprendendo, ou mesmo aprender ensinando. Como se trata de algo novo e ainda por mostrar resultados de fato concretos, muitos questionamentos e opinies esto sendo feitos medida que essa nova modalidade implementada. Porm, muito j pode ser comprovado, como o caso de alguns colgios que j aderiram ao novo sistema e atestam com resultados o potencial que pode ser alcanado mediante o empenho de todos os envolvidos. O Centro de Excelncia Marco Maciel um exemplo de que o ensino em tempo integral pode mudar a realidade no s dos alunos, mas tambm de toda uma comunidade, pois trabalhando o quadro educacional dos alunos possvel construir indivduos conscientes da sua funo social e da sua importncia enquanto futuros cidados. Projetado para implantar a nova modalidade de ensino, o supracitado Centro foi capaz de oferecer aos seus alunos uma estrutura adequada s atividades didticopedaggicas, alm de opes de acessibilidade a alunos portadores de necessidades especiais, como banheiros prprios. Tambm o contedo programtico aplicado foi aperfeioado, com vistas ao melhor desempenho dos alunos, preparando-os para o ensino mdio, de forma que eles possam alcan-lo aptos a competirem oportunidades, em p de igualdade, com alunos que tiveram melhores chances de ter um ensino de qualidade. O antigo Colgio Estadual Ministro Marco Maciel constitui atualmente um modelo educacional pblico a ser seguido, pois com tal mudana conseguiu superar problemas que antes eram de difcil soluo, tais como baixo ndice de aprovao, elevado ndice de evaso, repetncia e distores entre idade/srie. A Educao em tempo integral, alm de pretender, h de ser um espao onde ela tambm se faa integral, explorando habilidosamente as potencialidades e inteligncias mltiplas dos aprendizes com as mais diversas formas de incluso,

IV Colquio Internacional Educao e Contemporaneidade ISSN 1982-3657

12

incentivando o respeito s diferenas e transformando-os em sujeitos ativos e participativos de seu prprio crescimento intelectual. O acesso a uma educao de qualidade constitui direito elementar a todos, dessa forma, pretende a Educao Integral [...] assegurar o compromisso coletivo com a construo de um projeto de educao que estimule o respeito aos direitos humanos e o exerccio da democracia. (MOLL, 2009, p. 29).

REFERNCIAS BRASIL. Constituio (1988). Constituio da Repblica Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Organizao do texto: Juarez de Oliveira. 4. ed. So Paulo: Saraiva, 1990.

BRASIL. MEC. 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional.

BRASIL. MEC. 2000. Plano Nacional de Educao. Braslia: INEP, 1998. Online, http://www.camara.gov.br, 03/02/2000.

CAVALIERE, Ana Maria. Escolas de tempo integral versus alunos em tempo integral. In: MAURCIO, Lcia Velloso (Org.) Educao integral e tempo integral. Em aberto. Braslia, 2009.

FERRETTI. C.; VIANNA, C.; SOUZA, D. Escola Pblica em Tempo Integral: o PROFIC na Rede Estadual de So Paulo. Cadernos de Pesquisa. So Paulo, n.76, 1991, 5-17.

MOLL, Jaqueline. Educao integral: texto referncia para o debate nacional. Braslia: Mec, Secad, 2009, (Srie Mais Educao).

SERGIPE. 2009-2010. Plano de gesto Integrado da Escola. Colgio Estadual Ministro Marco Maciel. Aracaju: Secretaria do Estado da Educao, 2009-2010.

Das könnte Ihnen auch gefallen