Sie sind auf Seite 1von 14

Amaznia e o direito de comunicar 17 a 22 de outubro de 2011 - Belm/PA

Imprensa Alternativa na Ditadura Militar: Um olhar jornalstico e acadmico de Bernardo Kucinski1 Clia Regina Trindade Chagas Amorim2 Michelle Fernandes3 Raquel Trindade4 Universidade Federal do Par, Belm, PA RESUMO: O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a importncia da obra Jornalistas e Revolucionrios: Nos tempos da imprensa alternativa, de Bernardo Kucinski, como suporte terico para o embasamento de reflexes sobre o universo das mdias alternativas, em especial, das mdias impressas, no s no mbito da ditadura militar 19641985), como tambm ps-ditadura militar, em que os alternativos, como por exemplo, o Jornal Pessoal, do socilogo e jornalista, Lcio Flvio Pinto, j com outras bandeiras de luta, incentivam e contribuem para o processo de democratizao da comunicao brasileira, em especial, a amaznica. Palavras-chave: Mdia Alternativa. Ditadura Militar. Direito de Comunicao. Introduo O fenmeno da imprensa alternativa nos anos negros da ditadura militar (1964-1985) foi marcado sobretudo pelo direito de comunicao, umas das principais bandeiras de luta que os pequenos jornais, a grande maioria de carter poltico-cultural, travaram contra o Estado autoritrio, que de posse de um de seus mecanismos de maior represso, o Ato Institucional n 5 (AI), do dia 13 de dezembro de 1968, impe severas restries ao Pas e s liberdades dos indivduos. O governo militar amplia as represses, cesuras e torturas a jornalistas, intelectuais e ativistas polticos contrrios ideologia do golpe. Muitos so exilados ou se tornam desaparecidos polticos.

Trabalho apresentado em Grupo de Trabalho da II Conferncia Sul-Americana e VII Conferncia Brasileira de Mdia Cidad. 2 Professora Dra da Faculdade de Comunicao da Universidade Federal do Par e Coordenadora do projeto Mdias Alternativas na Amaznia. E-mail:celia.trindade.amorim@gmail.com 3 Bolsista de Iniciao Cientfica do projeto PIBIC UFPa. E-mail: mf.jornalista@hotmail.com 4 Bolsista de Iniciao Cientfica do projeto PIBIC FAPESPA. E-mail: raqueltrindade90@gmail.com

Amaznia e o direito de comunicar 17 a 22 de outubro de 2011 - Belm/PA

Frente ambincia de uma censura perversa, - universidades, congresso nacional, imprensa, teatro, etc, a imprensa alternativa toma para si a coragem e a responsabilidade de noticiar, comunicar, denunciar e expor as mortes de presos polticos, as formas de torturas implementadas pelo DOI-CODI, a ostensiva conivncia do Estado com grupos nacionais e multinacionais que controlavam a economia, a dvida externa e outros temas de interesse geral da populao. (AMORIM, p.19, 2002). no contexto da ditadura militar e nos combates de lutas intestinas ao regime de exceo pela imprensa alternativa brasileira que se localizam uma das obras clssicas no assunto. Trata-se de Jornalistas e revolucionrios: nos tempos da imprensa alternativa (1991), de Bernardo Kucinski. A obra foi revisada e ampliada em 2003, 2 edio pela editora Pgina Aberta, Edusp, a mesma da primeira edio. Kucinski foi participante ativo da imprensa alternativa do perodo da ditadura militar, destaques para os jornais Opinio, Movimento, Em Tempo. O livro resultado de um rduo trabalho de doutorado defendido na Escola de Comunicao e Artes da Universidade de So Paulo, em 1991. Foi assessor da Presidncia da Repblica durante o primeiro mandato do expresidente Luiz Incio Lula da Silva. Escritor, professor da USP e cientista poltico. Ganhou o Prmio Jabuti de Literatura, em 1997 com o livro Jornalismo Econmico.

Figura1: Livro Jornalistas e Revolucionrios Fonte: Skoob (2010)

Figura 2: Bernardo Kucinski Fonte: Associao Brasileira de Imprensa (2011)

Amaznia e o direito de comunicar 17 a 22 de outubro de 2011 - Belm/PA

Jornalistas e revolucionrios

Kucinski na obra citada fez um amplo levantamento de cerca de 150 jornais da imprensa alternativa no Brasil, no perodo de (1964-1980), nos seus mais diversos formatos, como standard, ofcio, tablides, minitablides, que por opo ou por ausncia de recursos, se utilizavam destes formatos. Alguns se auto-sustentavam, outros contavam com publicidades ou direcionamento de partidos polticos.
Apesar da diversidade de propostas e tendncias, alguns satricos, outros polticos, feministas, ecolgicos ou culturais, o que identificava o campo de atuao da imprensa alternativa era o combate poltico-ideolgico ditadura, na tradio de lutas por mudanas estruturais, mas tambm criticavam severamente o capitalismo e o imperialismo, como se observa nesta informao de Kucinski:
Uma notvel averso quilo que Weber denominou de esprito -capitalista foi outro trao marcante e denominador comum de todos os jornais ao longo do ciclo alternativo. Era algo que se originava do imaginrio mesmo das esquerdas e da juventude da poca, na sua oposio geral, no s ao regime militar, mas ao prprio capitalismo. Movia-os, ao contrrio, um esprito-anticapitalista. No se propunham objetivos mercantis. Repudiavam o lucro. Negavam que as tais virtudes do ascetismo, apontadas por Weber, fossem uma das bases da acumulao. Toda acumulao era vista como um roubo, identificada com a acumulao primitiva referida por Marx. Mas no conseguiram criar processos de acumulao substitutivos. E, se apesar de tudo, havia lucro, no o reaplicavam. Quando O Pasquim comeou a vender mais de 100 mil exemplares por semana, gerando grande lucro, e surgiu a oportunidade de comprar a preo de ocasio as grficas do grupo Feitler, no Rio de Janeiro, Jaguar recuou, assustado com a perspectiva de se tornar patro. (Kucinski,1991, p. XIX)

Os peridicos surgidos nessa poca, como o Pasquim, ficaram conhecidos como imprensa alternativa ou imprensa nanica. Na tentativa de circunscrever tais conceitos, o autor enfatiza que o termo nanico tinha relao direta com o formato tablide de boa parte desta imprensa e foi disseminada por publicitrios. Enfatizava uma pequenez atribuda pelo sistema a partir da escala de valores e no dos valores intrnsecos imprensa alternativa. (Kucinski, 1991, p. XIII). J o radical de alternativa
(...) contm quatro dos significados essenciais dessa imprensa: o de algo que no est ligado polticas dominantes; o de uma opo entre duas coisas reciprocamente excludentes; o de nica sada para uma situao difcil e, finalmente, o do desejo das geraes dos anos [1960] e [1970] , de protagonizar as transformaes sociais que pregavam. (1991, p. XIII, grifo nosso).

Amaznia e o direito de comunicar 17 a 22 de outubro de 2011 - Belm/PA

Nesse universo alternativo em que havia claramente uma oposio polticas dominantes, alm da vontade de transformar socialmente o pas, Kucinski tambm sistematiza os peridicos em duas grandes classes, influenciadas revista Realidade, baseada na reportagem em profundidade, na discusso crtica da moral e dos bons costumes. A revista, dirigida por Paulo Patarra, nasceu em 1966, em plena ambincia da revoluo sexual. Assim, a primeira classe est ligada predominantemente ao campo poltico, e mantinham-se ideologicamente firmes no propsito de contestar o regime imposto. Sua sustentao estava nos ideais de valorizao do nacional e do popular da dcada de 1950 e no marxismo vulgarizado dos meios estudantis dos anos 1960. (...) Foram os nicos a perceberem os perigos do crescente endividamento externo, em 1973, e o agravamento das iniqidades sociais. (Kucinski, 1991, p. XIV). De acordo com o professor, tal classe refletia principalmente na linguagem o marxismo de cunho religioso e os preceitos morais do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Por outro lado, a segunda classe de nanicos estava circunscrita crtica dos costumes e ruptura cultural. Certamente foram influenciados pelos movimentos de contra-cultura norte americanos e no orientalismo, no anarquismo e no existencialismo de Jean Paul Sartre. Investiam contra o autoritarismo na esfera dos costumes e o moralismo hipcrita da classe mdia, observa Kucinski, que deixa claro que mesmo os jornais alternativos de razes mais existencialistas do que marxistas, atuavam no plano da contingncia poltica, opondo-se ao regime at mais visceralmente. (Kucinski, 1991, p. XV). Um exemplo foi O Pasquim, do Rio de Janeiro, cuja equipe de editores ficou presa por dois meses assim que foi institudo o AI-5. O Pasquim instituiu o culto da cultura underground norte-americana. De tamanho tablide, foi um dos nanicos que virou smbolo de resistncia desse perodo, alcanou tiragem nacional inicialmente com 20 mil exemplares, chegando a atingir at 200 mil. Lanado em 1969, no auge da ditadura, rapidamente estoura nas bancas com muita criatividade e humor, sendo utilizado como instrumento de reflexo crtica.

Amaznia e o direito de comunicar 17 a 22 de outubro de 2011 - Belm/PA

nesse ambiente que O Pasquim descobre a fissura do regime (MARCONDES FILHO, 1990, p. 176) ao trabalhar com o jornalismo satrico e irreverente, j que os militares, dispostos a calar toda e qualquer manifestao poltica e ideolgica contrria ao regime, no estavam to atentos para a linguagem humorstica do peridico, que desvelava, por meio de caricaturas, charges, tiras, piadas, a prpria censura. De fato o humor possibilitou outra forma de denncia aos mtodos de represso do governo militar. Em dezembro de 1989, depois de circular por pouco mais de 20 anos, O Pasquim encerrou suas atividades5. Nomes como o de Tarso de Castro, Jaguar, Srgio Cabral, Claudius, Jaguar e Carlos Prosperi fizeram parte da equipe de O Pasquim, unido-se depois Ziraldo, Millr Fernandes e Henfil. Entraram para a chamada Patota. Para exemplificar o estilo de O Pasquim, Millr Fernandes traduz o existencialismo da seguinte maneira: (Kucinski, 1991, p.17) Livre-pensar s pensar, a forma mais eficaz de combater a censura.

Figura 3: O Pasquim Fonte: Memria Viva (2011)

Portanto, esses pequenos jornais, em geral semanrios, quinzenrios e mensrios, de classe existencialista ou poltica, foram perseguidos pelo aparelhamento militar, por exigir
5

O jornal voltou a circular no dia 19 de fevereiro de 2002, com o nome O Pasquim 21, uma referncia ao sculo XXI. A sua ltima edio (a de 117) foi em julho de 2004.

Amaznia e o direito de comunicar 17 a 22 de outubro de 2011 - Belm/PA

direito de comunicao, um preceito universal que deve ser exercitado por todos. O Opinio, do Rio de Janeiro, e Movimento, de So Paulo, lutaram arduamente por esse direito e tiveram graves problemas com a censura militar.

Figura 4: Jornal Opinio Fonte: Sobrinho (2008)

Figura 5: Jornal Movimento Fonte: Sobrinho (2008)

Certamente que o boom desses peridicos foi no eixo Rio-So Paulo, mas a veia alternativa atingiu outras capitais, pois medida que o regime ditatorial de 1964 avanava, consolidava-se o fenmeno alternativo no s nos grandes centros do Pas como tambm em outras regies. Em 1974, em Recife, surgiu o Jornal da Cidade, editado por Ivan Maurcio. Em Salvador, em 1976, o Coisa Nostra, por Hlio Roberto Lage. Neste mesmo ano aparece Posio, em Vitria, de responsabilidade de Rogrio Medeiros. Desacato e Cidade Livre so criados em 1977. O primeiro em Aracaju, editado por Pedro Valadares, e o segundo, em Braslia, por Eduardo Almeida. Neste mesmo ano, Fortaleza viu surgir Mutiro, assinado por Gervsio de Paula. Em Belm do Par, surgiu no seio do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) o jornal Resistncia e circulou por pouco mais de cinco anos. Sua histria est ligada criao, no dia 15 de agosto de 1977, da Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SPDDH), por alguns membros do partido, como o advogado Paulo Fonteles de Lima e sua esposa, Hecilda

Amaznia e o direito de comunicar 17 a 22 de outubro de 2011 - Belm/PA

Veiga Fonteles de Lima. A finalidade era lutar pelos direitos humanos, divulgar as ideias do partido e trabalhar pela anistia e pela liberdade de presos polticos. Kucinski (1991, p. 85-86) afirma:
Aps a chacina da direo do PCdoB, na Lapa, em dezembro de 1976, e da represso que se seguiu, alguns remanescentes do partido em Belm do Par discutiram a ideia de criar uma associao de direitos humanos. Entre eles, o advogado Paulo Fonteles de Lima e o agrnomo Humberto Cunha. Wladimir Pomar, filho de um dos lderes assassinados na Lapa, Pedro Pomar, era um dos poucos contatos eventuais com o partido, quando passava pela regio, onde estavam suas razes familiares. Os catorze anos de ditadura haviam causado considerveis prejuzos oposio do Par [...] o sul do Par havia sofrido a violncia das Foras Armadas no combate guerrilha do Araguaia. Por muito tempo, o clima nessa rea era de pavor e muita cautela [...]. Com o assassnio do fazendeiro americano John Davis na Amaznia, e a necessidade de garantir o direito de defesa aos posseiros acusados do crime, a idia foi discutida e aprovada pelos remanescentes do partido. [...] Nasceu assim [...] a Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos.

Passados seis meses de fundao da SPDDH, a direo do PCdoB decidiu lanar o Resistncia, cujo editor foi Luiz Maklouf Carvalho. Carvalho (1994, p. 256) conta que o nmero zero do alternativo, num total de oito pginas, com tiragem de 2 mil exemplares, foi lanado em fevereiro de 1978, sem referncia aos nomes dos integrantes da equipe, tudo para evitar a perseguio militar aos jornalistas. Como os nanicos nacionais, a histria do Resistncia tambm no foi diferente. Vrios editores seus foram encarcerados ao longo da ditadura. Mesmo convivendo com a censura prvia, era comum, em suas redaes, a violenta apreenso de diversas edies.

Figura 6: Jornal Resistncia Fonte: FURO (2008)

Amaznia e o direito de comunicar 17 a 22 de outubro de 2011 - Belm/PA

Para compreender o surgimento da imprensa alternativa desse perodo ditatorial, fundamental esclarecer, segundo Kucinski, a articulao existente entre ativistas polticos; e jornalistas e intelectuais. Nesse sentido, a imprensa alternativa aparece neste cenrio a partir (...) da articulao de duas foras igualmente compulsivas: o desejo das esquerdas de protagonizar as transformaes institucionais que propunham e a busca, por jornalistas e intelectuais, de espaos alternativos grande imprensa e universidade. (Kucinski, 1991, p.XVI). Assim, na dupla oposio ao regime militar e nas limitaes ao trabalho intelectualjornalstica, sob o signo do autoritarismo, que se encontra o nexo dessa articulao entre jornalistas, intelectuais e ativistas polticos. (KUCINSKI, 1991: xvi). Profissionais que desviaram literalmente o caminho traado pelos complacentes ao golpe e seus militares. Eram crticos, contestadores, subversivos e ansiavam por mudanas scio-estruturais para o Brasil. Por falar em ativistas polticos, importante ressaltar que Kucinski faz um percurso na histria das esquerdas do Pas, j que tais correntes polticas possuem narrativas de ideais, reorganizao poltica, ideolgica e cultural, fazendo da imprensa alternativa um dos instrumentos de resistncia para essas frentes. importante deixar claro que a imprensa alternativa no um fenmeno exclusivo dos anos da Ditadura Militar. Kucinski informa que esses meios de comunicao aparecem em outros tempos da histria, como as publicaes dos pasquins irreverentes e panfletrios do perodo da Regncia, que atingiram o seu apogeu em 1830 com cerca de cinquenta ttulos (SODR, 1968 apud KUCINSKI, 1991, p. XXI), e dos jornais anarquistas de operrios, meio sculo depois (1880-1920), com quase quatrocentos ttulos (FERREIRA, 1978 apud KUCINSKI, 1991, p. XXI). Esses peridicos, sem fins mercantis, na maioria das vezes produzidos por um homem s, como era o caso de muitos pasquins, dirigiam-se sociedade civil e s classes subalternas criticando o Estado e propondo mudanas (KUCINSKI, 1991, p. XXI).

Os trs livros de Kucinski


8

Amaznia e o direito de comunicar 17 a 22 de outubro de 2011 - Belm/PA

A obra dividida em trs partes, essas que tambm podem ser chamadas de livros. Kucinski traa a conjuntura do governo militar e do universo alternativo de uma forma labirntica, onde se tem conhecimento de diversos jornais, sejam nacionais ou regionais. Assim, no primeiro livro, chamado de Panorama da imprensa alternativa no Brasil (1964-1980) foi observado sete fases do ciclo alternativo, influenciadas pelos seguintes temas: O desmoronamento do universo poltico do populismo; O imaginrio oriundo da Revoluo Cubana e da proposta de uma guerrilha continental; Resistncia poltica-cultural, uma das mais ricas dos alternativos; Ativismo poltico; Assassinato de Vladimir Herzog em outubro de 1975, com a diversificao temtica e regional desta imprensa; Campanha da Anistia por volta de 1977; e Jornais Basistas ligados aos movimentos populares e s escolas de comunicao que criticam os meios de comunicao de massa. Kucisnki tambm usou os termos linhagens e vertentes, uma metodologia capaz de apontar diversos jornais alternativos, de acordo com os seus propsitos. Neste livro pode-se observar a descrio de Kucinski sobre o apogeu e o declnio da imprensa alternativa dentro do contexto do golpe militar. Relaes entre os partidos polticos, movimentos sociais e a imprensa oficial so destacados. As rivalidades e desentendimentos que aconteciam dentro das redaes de alguns peridicos so caractersticas ressaltadas com embasamento pessoal e alternativo de Kucinski, j que o mesmo trabalhou como jornalista e mentor de alguns peridicos, entre eles: Amanh (1967), Movimento (1974) e Em Tempo (1977). Alm do percurso pelos jornais alternativos que tiveram grandes publicaes e circulao nacional, destacam-se tambm as histrias dos peridicos que tiveram apenas algumas edies. Entre eles est o Reunio (1975), este vinculado ao Partido Comunista, durou apenas trs edies. O segundo livro, Os jornalistas, direcionado a histrias dos peridicos que tiveram considervel importncia no jornalismo alternativo brasileiro, comandados tais projetos por jornalistas, como o j citado O Pasquim, suas ascenso e queda. Kucinski tambm apresenta o alternativo Versus: a poltica como metfora, lanado em 1975 por Marcos Faerman, em So Paulo, uma das mais radicais manifestaes da comunicao alternativa at ser apropriado pelo Partido Socialista dos Trabalhadores (PST), que o transformou em seu porta9

Amaznia e o direito de comunicar 17 a 22 de outubro de 2011 - Belm/PA

voz e o extinguiu, em 1979. (Kucinski, 1991, p. 180); o Coojornal, de Porto Alegre, com a semente de uma ideologia de imprensa alternativa cooperativista dos anos de 1970 em cujo cerne estava o jornalista Elmar Bones; e Reprter, outro coletivo alternativo que contou com a participao dos jornalistas Luiz Alberto Bettencourt, Paulo Haddad, Joo SantAnna, alm de Luiz Gollo, Chico Jnior, Eduardo Homem e Elias Fajardo. E o terceiro, chamado de Os revolucionrios, os destaques so para a histria dos jornais aliados aos partidos polticos como Opinio e Movimento que tiveram como lder jornalstico Raimundo Pereira, junto com Kucinski. O alternativo Em Tempo, cujo projeto editorial foi proposto por ele, tambm no foi esquecido. Em Tempo assumiu o padro Standard, ao contrrio da maioria dos peridicos, que optava pelo padro dominante dos alternativos, o tablide. o prprio Kucinski quem faz a crtica, enfatizando que o resultado foi confuso: (...) Com ttulos deliberadamente fora do lugar, no meio ou no p das matrias, o jornal transmitia uma sensao de anarquia deliberada, de amadorismo grfico. (...) No conseguia ocupar o imenso espao das pginas standard. (Kucinski, 1991, p.358).

O fim do ciclo alternativo

importante enfatizar que medida que o Pas avanava na abertura poltica, que se inicia no governo do presidente da Repblica Joo Batista de Figueiredo em 1979, escolhido no ano anterior pelo Congresso, com mandato de seis anos, os jornais alternativos foram perdendo flego.
[...] a grande imprensa no foi s recriando uma esfera pblica, como o fez apropriando-se de temas at ento exclusivos da imprensa alternativa, e recontratando muitos dos seus jornalistas. Opor-se ao governo deixou de ser monoplio da imprensa alternativa. Alm disso, a retomada da atividade poltica clssica, no mbito dos partidos e de seus jornais, que aps a decretao da anistia saram da clandestinidade, esvaziou a imprensa alternativa de sua funo de espao e realizao scio-poltica (KUCINSKI, 1991, p. xxv).

Certamente que outros elementos somaram a este cenrio no sentido de fazer com que a imprensa alternativa se transformasse numa rede frgil no s Ditadura Militar, mas sua prpria luta, desaparecendo rapidamente: repudiavam o lucro, negligenciando questes
10

Amaznia e o direito de comunicar 17 a 22 de outubro de 2011 - Belm/PA

administrativas, insistiam numa distribuio nacional antieconmica e no conseguiram formar um conjunto de leitores-assinantes, dando certo triunfalismo em relao aos efeitos da censura (KUCINSKI, 1991, p. xxvi). Kucinski (1991, p. xxviii) revela tambm que propostas ticas de transformao social, alm da crena na realizao pessoal por meio da ao coletiva ou comunitria tambm foram desaparecendo, ocasionando a morte de muitos alternativos
Muitos jornais alternativos do ltimo perodo desapareceram em meio a um processo poltico no interior das esquerdas mais complexo que a mera passagem do espao clandestino e semiclandestino para uma esfera pblica. (Kucinski, 1991, p. xxviii).

E o comeo de um outro....

Consideraes finais

A contextualizao e anlise da obra de Bernardo Kucinski possibilitam desvelar um dos momentos mais fecundos da histria da imprensa alternativa brasileira. Mas no pra por a. Serve, tambm, de embasamento terico, fora do mbito temporal delimitado pelo autor, para estudos na rea que pretendem (re)conhecer meios alternativos - do ciclo surgido no calor da ditadura militar, no h dvida - mas tambm de outras propostas alternativas para alm deste ambiente, que alavancaram o processo de redemocratizao do Pas e que se fazem presente, com novas bandeiras de lutas, contextos e realidades distintas daquela. A obra ensina que adentrar no universo de uma imprensa alternativa envolve, por exemplo, a anlise de situaes, contextos, atores sociais, problemas e tenses desta imprensa, e a necessidade de se entender que tal meio apresenta uma forma diferenciada e contra-hegemnica de se levar a informao para a sociedade. Em outras palavras: a obra se reveste de grande importncia para os estudos dos jornais impressos alternativos brasileiros e abre caminhos para se compreender discursos polticos, sociais e econmicos existentes de meios alternativos surgidos ou no no perodo de ditadura militar. Para corroborar com tal afirmativa, a regio amaznica no fugiu da dinmica dos alternativos como o Resistncia do ciclo surgido na ditadura militar, nem em poca de
11

Amaznia e o direito de comunicar 17 a 22 de outubro de 2011 - Belm/PA

democracia estabelecida, como o nascimento do alternativo Jornal Pessoal, em 1987, pelo socilogo e jornalista Lcio Flvio Pinto, surgido no seio de uma mdia hegemnica paraense em 1987. Mas no poderia ser diferente, j que a regio foi e continua sendo cenrio de inmeras formas de lutas contra os regimes impostos pelo Estado e por aqueles que possuem em suas mos grande poder econmico. Da a importncia e necessidade de existirem formas alternativas, subversivas, contra-hegemnicas de denncia dos que se acham donos da Amaznia, donos da terra, privando o coletivo de exercer seus direitos de cidadania em terras amaznicas.

Figura 7: Lcio Flvio Pinto Fonte: Agencia Amaznia de Noticias (2011)

Figura 8: Jornal Pessoal Fonte: Pinto (2010)

O quinzenrio Jornal Pessoal persiste h 24 anos na aventura alternativa, denunciando e provando nas suas pginas que possvel fazer jornalismo cidado, comprometido com a sociedade a qual est vinculado. Lcio Flvio Pinto o responsvel por toda a produo do alternativo, de reprter a editor, em meio a um vulco de informaes e constantes tenses dentro da Amaznia. possvel fazer uma analogia da trajetria do Jornal Pessoal com o que Kucinski coloca quando apontou o modelo tico-poltico da imprensa alternativa que surgia na poca da ditadura, em que a maioria repudiava o lucro. certo que o contexto e as bandeiras de lutas so outras, mas o Jornal Pessoal de Lcio Flvio Pinto repudia o lucro no

12

Amaznia e o direito de comunicar 17 a 22 de outubro de 2011 - Belm/PA

mais alto grau. Nunca aceitou publicidade. O seu maior lucro o social em nome de um jornalismo tico na regio. O exemplo do Resistncia e do Jornal Pessoal, de Belm do Par, citados no presente artigo, um dentre outras possibilidades que o projeto Mdias Alternativas na Amaznia, da Faculdade de Comunicao, Universidade Federal do Par (UFPa), est pesquisando. O projeto, financiado pela Universidade e Fundao de Amparo Pesquisa do Estado do Par (Fapespa), comeou em agosto de 2011 e est sistematizando estudos e mapeando mdias alternativas na Amaznia: agrupando-as por categorias: Mdia Impressa, Mdia Rdio, Mdia Audiovisual e Mdia On Line, iniciando com a primeira. O contexto histrico perseguido o perodo da Ditadura Militar no Brasil (1964 1985) at os dias atuais, da a importncia da obra de Bernardo Kucinski. Tal escolha se justifica pelo boom da imprensa alternativa, como j foi ressaltado acima, que marcou o perodo no Pas. Este liame histrico, portanto, ser fundamental para se entender o movimento das mdias alternativas que nos anos de 19701980 lutavam pela liberdade de expresso contra o autoritarismo vigente; e a partir de 1990, a bandeira em defesa da cidadania em uma poca j de democracia estabelecida. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

AMORIM. Clia Regina Trindade Chagas. Oralidade e riso na primeira pgina do Jornal Pessoal: Um recorte cultural da Amaznia. 2002. 134 f. Dissertao (Mestrado em Comunicao e Semitica) Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, Programa de Ps-Graduao em Comunicao e Semitica, So Paulo, 2002. CARVALHO, Luiz Maklouf. Contido a bala a vida e a morte de Paulo Fonteles, advogado de posseiros no Sul do Par. Belm: Cejup, 1994. KUCINSKI, Bernardo. Jornalistas e revolucionrios: nos tempos da imprensa alternativa. So Paulo: Scritta, 1991. MARCONDES FILHO, Ciro. O capital da notcia. 2. ed. So Paulo: tica, 1991.

FONTES UTILIZADAS PARA AS FIGURAS:

13

Amaznia e o direito de comunicar 17 a 22 de outubro de 2011 - Belm/PA AGNCIA AMAZNIA DE NOTCIAS. Disponvel em. http://www.agenciaamazonia.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1089:umpequeno-grande-jornal-amazonico-e-noticia-no-mundo&catid=1:noticias&Itemid=704. Acesso 29.09.2011 ALMEIDA, Rogrio. Furo. Disponvel em. http://rogerioalmeidafuro.blogspot.com/2008/10/resistiro-primeiro-passo-30-anos-do.html. Acesso 30.09.2011 ASSOCIAO BRASILEIRA DE IMPRENSA. Kucinski. http://www.abi.org.br/paginaindividual.asp?id=3068. Acesso 24.09.2011 MEMRIA VIVA. O PASQUIM. Disponvel em 25.09.2011 Disponvel em

http://memoriaviva.tumblr.com/. Acesso

PINTO, Luiz. Charges do Jornal Pessoal. http://chargesdojornalpessoal.blogspot.com/. Acesso 29.09.2011

Disponvel

em.

SKOOB. Livros: Disponvel em: http://www.skoob.com.br/livro/126815-jornalistas-e-revolucionarios. Acesso 29.09.2011. SOBRINHO. Pedro Vicente Costa . COISAS DA VIDA. OPINIO E MOVIMENTO. Disponvel em. http://cenasecoisasdavida.blogspot.com/2008/10/artigos_26.html. Acesso 27.09.2011

14

Das könnte Ihnen auch gefallen