Discover millions of ebooks, audiobooks, and so much more with a free trial

Only $11.99/month after trial. Cancel anytime.

Cartas do Gervásio ao Seu Umbigo
Cartas do Gervásio ao Seu Umbigo
Cartas do Gervásio ao Seu Umbigo
Ebook258 pages3 hours

Cartas do Gervásio ao Seu Umbigo

Rating: 0 out of 5 stars

()

Read preview

About this ebook

Aqui temos uma obra que deve ser recomendada a todos os leitores brasileiros que aspirem a serem bem-sucedidos na carreira acadêmica, em qualquer nível da escolaridade, particularmente no ensino superior
LanguagePortuguês
Release dateMay 13, 2019
ISBN9788584933006
Cartas do Gervásio ao Seu Umbigo

Related to Cartas do Gervásio ao Seu Umbigo

Related ebooks

Teaching Methods & Materials For You

View More

Related articles

Reviews for Cartas do Gervásio ao Seu Umbigo

Rating: 0 out of 5 stars
0 ratings

0 ratings0 reviews

What did you think?

Tap to rate

Review must be at least 10 words

    Book preview

    Cartas do Gervásio ao Seu Umbigo - Pedro Rosário

    Cartas do Gervásio ao Seu Umbigo

    COMPROMETER-SE COM O ESTUDAR NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

    2016 · 2ª Edição Revisada

    Pedro Rosário José C. Núñez Júlio González-Pienda

    Versão adaptada para a edição brasileira

    Responsáveis

    Soely Aparecida Jorge Polydoro

    Fernanda Andrade de Freitas Salgado

    logoAlmedina

    CARTAS DO GERVÁSIO AO SEU UMBIGO:

    COMPROMETER-SE COM O ESTUDAR NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

    © Almedina, 2017

    AUTORES: Pedro Rosário, José C. Núñez, Júlio González-Pienda

    ADAPTAÇÃO: Soely Aparecida Jorge Polydoro, Fernanda Andrade de Freitas Salgado

    DIAGRAMAÇÃO: Almedina

    DESIGN DE CAPA: FBA

    ISBN: 978-858-49-3172-9

    Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP)

    (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil)


    Rosário, Pedro

    Cartas do Gervásio ao seu umbigo:

    comprometer-se com o estudar na educação superior /

    Pedro Rosário, José C. Núñez, Júlio González-Pienda ; versão adaptada para a edição brasileira

    Soely Aparecida Jorge Polydoro, Fernanda Andrade de Freitas Salgado.

    -- 2. ed. -- São Paulo: Almedina, 2017. Bibliografia.

    ISBN: 978-85-8493-300-6

    1.Educação - Finalidades e objetivos

    2. Método de projeto no ensino

    3. Pedagogia

    I. C. Núñez, José. II. González-Pienda, Júlio.

    III. Polydoro, Soely Aparecida Jorge.

    IV. Salgado, Fernanda Andrade de Freitas V. Título.

    17-00726 CDU-371.36


    Índices para catálogo sistemático:

    1. Projetos pedagógicos: Métodos de ensino: Educação 371.36

    Este livro segue as regras do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (1990).

    Todos os direitos reservados. Nenhuma parte deste livro, protegido por copyright, pode ser reproduzida, armazenada ou transmitida de alguma forma ou por algum meio, seja eletrônico ou mecânico, inclusive fotocópia, gravação ou qualquer sistema de armazenagem de informações, sem a permissão expressa e por escrito da editora.

    Janeiro, 2017

    EDITORA: Almedina Brasil

    Rua José Maria Lisboa, 860, Conj. 131 e 132, Jardim Paulista | 01423-001 São Paulo | Brasil

    editora@almedina.com.br

    www.almedina.com.br

    Bebi com o primeiro leite que a lua só pode desfrutar do meu sorrir se eu lhe erguer o olhar. Esta sabedoria suave era recorrentemente pontuada com um musculado só chega quem se põe a caminho.

    Mais tarde, observei na tua vida embrulhada de eficácia silente, que para chegar é preciso não desistir de caminhar; ouvi o teu persistente riso cristalino derrubar as entranhas dos problemas, mesmo em inferioridade numérica; escutei o higiênico esconder o errar é ecoar o asneirar; e rendi-me ao teu engenhoso dizer: a caminho dado há que lhe pôr o dente.

    Vi, por vezes com o olhar a meia haste, que cada chegada é o embrião de uma nova partida.

    Crescer é saber dizer adeus, percebi.

    Chegar é importante, mas caminhar é tudo, revisitei.

    Obrigado por me guiares ao sorriso do luar. 

    PEDRO ROSÁRIO

    Janeiro, 2006

    AGRADECIMENTOS – EDIÇÃO BRASILEIRA

    A versão brasileira desse livro, tal como seu projeto original, foi feita com a cooperação de muitas cabeças e mãos. Tornar o Gervásio mais brasileiro sem, no entanto, interferir no ritmo, na fluência, na descontração e no humor da narrativa era um desafio para ser enfrentado por muitos. Agradecemos as ideias, as correções, as alternativas e a dedicação de cada um envolvido nesse percurso. 

    Agradecemos aos estudantes de graduação inseridos em disciplinas ou nas oficinas em que as cartas foram utilizadas, na versão original e depois em prévias da versão brasileira. Destacamos também a importante participação da acadêmica Juliana Silva, bem como das pós-graduandas Marcela Nava, Adriane Pelissoni e Eduarla Emílio, do grupo de pesquisa Psicologia e Educação Superior da Faculdade de Educação da Unicamp, que se dedicaram à análise das múltiplas versões do texto e participaram das oficinas. A leitura pelo público-alvo e o olhar muito atento dos estudantes foi fundamental para que percebêssemos o que deveria e o que não poderia ser mudado. O envolvimento com o projeto e as críticas muito alinhadas à proposta foram essenciais para a qualidade final do texto. Vimos, neste momento, que o Gervásio participava da (re)construção dos estudantes quanto ao seu papel diante da aprendizagem e da vida, mas que os alunos, da mesma forma, reconstruiam o Gervásio, tornando-o brasileiro. 

    Agradecemos à pedagoga Celma Domingues do Serviço de Apoio ao Estudante da Unicamp que, além de cooperar com a leitura das cartas na versão brasileira, acreditou no projeto e abriu as portas do Setor de Orientação Educacional para a realização de oficinas, utilizando a versão brasileira das cartas.

    Agradecemos as valiosas contribuições das professoras Elizabeth Mercuri, Marcia Strazzacapa, Roberta Azzi e Márcia Brito da Faculdade de Educação da Unicamp e do professor Aloyseo Bzuneck da Universidade de Londrina, que não pouparam esforços, e nem rigor, para que pudéssemos identificar em nosso lexo científico e cultural o melhor termo, a melhor descrição, o melhor ditado popular, a melhor analogia. 

    Agradecemos, de modo muito especial, aos autores do projeto, professores Rosário, Núñez e Pienda, que gentilmente nos concederam a oportunidade de apatriamento do Gervásio ao Brasil e que, acima de tudo, depositaram confiança em nosso trabalho.

    A todos, e a cada um, nosso profundo agradecimento.

    SOELY APARECIDA JORGE POLYDORO

    FERNANDA ANDRADE DE FREITAS SALGADO

    Campinas, julho de 2011.

    PREFÁCIO – EDIÇÃO BRASILEIRA

    O primeiro contato com o Gervásio (e seu Umbigo) se deu no ano de 2008 em um congresso na Universidade do Minho, em Braga, Portugal. Ele estava lá, representado por pesquisadores do GUIA (Grupo Universitário de Investigação em Autorregulação da Escola de Psicologia da Universidade do Minho – www.guia-psi.com). Trata-se de um projeto que visa ao desenvolvimento/fortalecimento dos processos envolvidos na autorregulação da aprendizagem, construído com foco no contexto europeu de Educação Superior, mobilizado pelas mudanças decorrentes do Processo de Bolonha. Por meio do conteúdo de 14 cartas, são relatadas, de forma descontraída e bem humorada, as descobertas e as dificuldades que o estudante Gervásio vive durante o seu 1º ano de Universidade. Ao confidenciar suas reflexões, dúvidas, medos e descobertas, recebe, dos seus colegas, professores e, especialmente, do seu Umbigo, informações e provocações sobre o seu papel de autor no estudar e na vida. O projeto também apresenta um conjunto flexível de atividades em relação aos temas tratados, como: estabelecimento de objetivos; gerenciamento do tempo; processo cíclico de planejamento, execução e avaliação; anotações; memória; resolução de problemas; preparo e realização de provas; ansiedade frente às avaliações.

    Na mala de volta do Congresso, além do livro de título tão inusitado, acomodavam-se expectativas de parceria e de que o projeto pudesse também ser realizado no contexto brasileiro. Desta forma, e em parceria com o Prof. Pedro Rosário, no interior do Grupo de Pesquisa Psicologia e Educação Superior da Faculdade de Educação da Unicamp foram desenvolvidas três frentes de trabalhos: adaptação e estudo psicométrico dos instrumentos de autorrelato associados às variáveis presentes no Projeto; adaptação do livro à Educação Superior brasileira, nossa cultura e língua; e avaliação do impacto da intervenção.

    O Gervásio foi muito bem recebido pelos universitários brasileiros. E, o que no início parecia que iria ser um intercâmbio acadêmico – boa notícia! – o Gervásio tornou-se um estudante brasileiro. E, como vem ocorrendo em Portugal, seu país de origem, Espanha, Chile, Colômbia e Moçambique, demonstra seu carisma, força e universalidade na promoção da autorregulação do aprender na Educação Superior. 

    Nesta jornada contamos com queridos e essenciais parceiros, aos quais agradecemos e dividimos a apresentação desse livro.

    Eu vejo na presente obra o grande mérito de proporcionar apoio e orientação para professores e alunos de cursos superiores em relação à exigência diária de se conseguir uma aprendizagem de qualidade, não superficial. Essa forma excelente de aprendizagem ocorre com alunos que saibam regular seus processos cognitivos e afetivos. O livro todo prima por duas virtudes. A primeira consiste na exposição clara e completa dos conteúdos relativos à autorregulação das aprendizagens. Os autores demonstram, neste aspecto, conhecimento da literatura atualizada, que sabem expor de modo claro, didático e completo, a cada página. A outra qualidade apreciável é o estilo das cartas, que torna a leitura cativante, sem comprometer a profundidade e a precisão das ideias. Portanto, aqui temos uma obra que deve ser recomendada a todos os leitores brasileiros que aspirem a serem bem sucedidos na carreira acadêmica, em qualquer nível da escolaridade, particularmente no ensino superior. 

    Prof. Dr. José Aloyseo Bzuneck

    Programa de Pós Graduação em Educação

    Universidade Estadual de Londrina

    Nada melhor para falar desta publicação que contando com a ajuda de seu protagonista.

    Profa. Dra. Elizabeth Mercuri

    Grupo de Pesquisa Psicologia e Educação Sueprior

    Departamento de Psicologia Educacional

    Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas

    "Caro Gervásio,

    Apesar de estar por aqui há pouco tempo, vi que já se sente muito bem adaptado e integrado à nossa universidade. É verdade que teve que mudar um pouco seu vocabulário, aprender palavras e expressões novas, mas a similaridade de suas experiências e dificuldades de aprendizagem com as dos estudantes daqui, fizeram você se sentir em casa e, muito rapidamente, perceber que poderia auxiliar seus novos colegas de universidade. Sei que já está contribuindo não só com seus amigos calouros que acabaram de ingressar em seus cursos, mas também com os que estão por aqui há algum tempo. E como seus colegas gostam de você! Estão sempre comentando sobre o Gervásio com um sorriso, dizem que você é muito divertido e que, brincando, fala de coisas sérias que os fazem pensar profundamente na vida universitária, nos seus objetivos, nos processos e modos de se organizar e de realizar as tarefas, enfim, de serem mais autônomos! Contam que, ao conviver e ouvir você, sentem-se mais capazes de lidar com seus compromissos e muitos já estão se saindo melhor em suas avaliações. Mais uma coisa, não sei se você já sabe, mas não são só os seus colegas, os professores também estão muito entusiasmados com sua presença. Gervásio, agradecemos por compartilhar suas experiências de vida universitária conosco e, de um modo tão envolvente, ensinar caminhos para fortalecer a autorregulação da aprendizagem dos estudantes universitários

    Abraços, sua fã!"

    "Com mais de 30 anos de experiência como docente do ensino superior, afirmo que só é possível ao professor participar da mediação da aprendizagem e da formação do aluno se ele assim o permitir, se ele também se comprometer com o seu processo educacional.

    As Cartas do Gervásio ao seu Umbigo reacendem as minhas esperanças na possibilidade de o aluno universitário tomar em suas próprias mãos a sua aprendizagem, ficar disponível para aprender e responsabilizar-se pela sua formação."

    Profa. Dra. Isabel Cristina Dib Bariani

    Faculdade de Psicologia

    Integradora Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação

    Pontifícia Universidade Católica de Campinas

    "A chegada do livro Cartas do Gervásio ao seu Umbigo no Brasil é sem dúvida um acontecimento no campo educacional, mais especificamente do ensino superior, que precisa ser comemorado. (...) A conversa entre Gervásio e o seu Umbigo revela uma narrativa bem escrita e repleta de passagens divertidas. Mas tudo acontece tendo como pano de fundo a possibilidade de o leitor aprender a desenvolver uma perspectiva de aprendizagem autorregulada. Há também no livro, após as cartas, uma parte teórica em que se pode encontrar a fundamentação dos aspectos abordados nas cartas.

    Gervásio chega ao Brasil por meio do trabalho cooperativo entre o professor Pedro e a professora Soely Polydoro, da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, com a colaboração de sua orientanda de doutoramento Fernanda Freitas, do programa de pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Unicamp. Em uma iniciativa importante e necessária para adequar o conteúdo do livro ao contexto brasileiro, Soely e Fernanda trabalharam com estudantes brasileiros o programa de ensino de aprendizagem autorregulada contemplado no livro original. E agora temos o privilégio de receber ‘o Gervásio’ já aclimatado ao cenário educacional brasileiro.

    Para finalizar este pequeno comentário sobre a notícia da chegada de Gervásio ao Brasil, é preciso mencionar que, embora situado no primeiro ano do ensino superior, a leitura do livro Cartas do Gervásio ao seu Umbigo é recomendada a todos que tenham como perspectiva implementar melhorias em sua forma de estudar. O conteúdo do livro, brilhantemente trabalhado, extrapola seu personagem e oferece ganhos a todos que com ele interagem. bem-vindo, gervásio!"

    Profa. Dra. Roberta Gurgel Azzi

    Núcleo de Estudos Avançados em Psicologia Cognitiva e Comportamental

    Departamento de Psicologia Educacional

    Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas

    "Vivemos um momento de exaustão em relação a  modelos tradicionais no que diz respeito às nossas vivências em sociedade, em contextos universitários, principalmente os relacionados a questões de ensino e de aprendizagem. (...) O entendimento destas complexidades que nos são apresentadas não é previsto pelos saberes disciplinares. Ao contrário, esses saberes muitas vezes impedem a sistematização das aprendizagens. 

    As Cartas do Gervásio ao seu Umbigo trazem uma oportunidade de reflexão. Possibilitam aos alunos que por meio delas percebam e compreendam o próprio processo de aprender. Em cada carta, o universitário é convidado a refletir sobre três dimensões: o planejamento, a execução e a avaliação daquilo que faz. Aos poucos, esse aluno internalizará este modelo, o que lhe permitirá implementar novas estratégias de aprendizagem. A docência, nesta proposta, também sofre alterações, deverá estar centrada em estratégias mediadoras, desenvolvidas pelos próprios professores em consonância com o contexto escolar, visando ao desenvolvimento da capacidade dos alunos de influenciarem o seu próprio aprendizado. 

    Tendo presentes essas questões, vemos as cartas como instrumentos de mediação e de intervenção que favorecem o desenvolvimento da consciência e do controle do aluno sobre suas ações."

    Profa. Dra. Lourdes Maria Bragagnolo Frison

    Grupo de Estudo e Pesquisa da Aprendizagem Autorregulada (GEPAAR)

    Universidade Federal de Pelotas – UFPel/FaE/PPGE

    Fui uma leitora privilegiada da obra Cartas de Gervásio ao seu Umbigo, ao aceitar o convite para fazer sugestões ao texto buscando uma maior proximidade com o estudante brasileiro. Para realizar esta tarefa, trouxe as palavras escritas para o corpo e acabei por representar os conflitos deste jovem ingressante no mundo universitário. Que esta obra inspire os jovens e lhes abra possibilidades de ação para que a universidade seja mais uma bela travessia em suas vidas. 

    Profa. Dra. Marcia Strazzacappa

    Laboratório de Estudos sobre Corpo, Arte e Educação (Laborarte)

    Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte

    Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas

    Fui apresentada ao Projeto Gervásio em um congresso brasileiro de Psicologia Escolar e Educacional… Feliz encontro! Sem dúvida, uma chegada(a minha) que foi embrião de uma nova partida no meu trabalho junto ao Núcleo de Apoio Psicopedagógico, em um Programa de Acolhimento ao Aluno na Universidade. Este Programa conta com a voluntária e estimada colaboração de professores-tutores, que acolhem grupos de alunos e pretende trabalhar as dimensões pessoal, acadêmica e profissional do caminhar da formação universitária. Questões como a adaptação, a gestão do tempo, o trabalho em grupo, a resolução de problemas e os conflitos próprios do caminhar e do crescer humanos sempre nos acompanharam, mobilizaram e também angustiaram no trabalho a cada sessão com os alunos e também nas atividades de formação com os tutores. Por isso, o encontro com o Gervásio foi feliz e está guiando nosso caminhar nas trilhas do processo de ensino-aprendizagem autônomos na universidade. Se as cartas do Gervásio já encantam aos professores-tutores e os motivam a pensar atividades, criar situações, inventar motivos onde as narrativas do Gervásio ao seu Umbigo possam ganhar voz e vez, que dirá aos estudantes brasileiros… porque, afinal, de Gervásio cada um de nós, em algum momento, já teve ou terá … um pouco, ou muito! Depende de quanto autorregulados já somos…

    Profa. Dra. Cleidilene Ramos Magalhães

    Departamento de Educação e Informação em Saúde

    Coordenadora do Núcleo de Apoio Psicopedagógico

    Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre 

    "A atuação junto a universitários no contexto de um Serviço de Orientação Educacional mostrou que o Projeto constitui-se em uma importante ferramenta para o aprimoramento do processo de estudar e de aprender. Os conceitos abordados nas cartas permitem que o estudante reflita sobre os aspectos cognitivos, motivacionais, comportamentais e ambientais envolvidos no processo de aprendizagem. Os estudantes se identificam com o Gervásio e, a partir das reflexões e das atividades realizadas, questionam e aperfeiçoam suas próprias práticas, entendendo o processo de autorregulação da aprendizagem e as suas implicações

    Enjoying the preview?
    Page 1 of 1