Sie sind auf Seite 1von 7

CONCURSO: PETROBRS CARGO: ENGENHEIRO DE PETRLEO INST.

ORGANIZADORA: CESGRANRIO ANO: 2008


54.

A viga simtrica com carregamento simtrico, mostrada na figura, apresenta um trecho sujeito a uma flexo pura. Isto ocorre porque neste trecho o: (A) esforo cortante varia linearmente com a posio. (B) esforo cortante diferente de zero. (C) momento fletor negativo. (D) momento fletor positivo. (E) momento fletor constante e diferente de zero. Resoluo: A flexo pura ocorre quando o nico esforo interno o momento fletor, isto , na seo de uma barra onde ocorre a flexo pura, o esforo cortante e esforo normal so nulos. J a flexo simples ocorre quando o esforo normal nulo, isto , na seo de uma barra onde ocorre a flexo simples, existem dois esforos internos: o esforo cortante e o momento fletor. Na viga em questo, no trecho AB e no trecho CD temos flexo simples e no trecho BC temos flexo pura. Segue abaixo o desenho genrico do esforo cortante (Q) e do momento fletor (M) para a viga do enunciado:

Logo, no trecho de flexo pura, o momento fletor constante e diferente de zero. Alternativa E correta. CONCURSO: INEA INST. ORGANIZADORA: CESGRANRIO CARGO: ENGENHEIRO DE PETRLEO ANO: 2008

45. Os gelogos e geofsicos estimaram, antes de perfurar o poo, os seguintes valores para o Prospecto de petrleo de Tamoio: rea do reservatrio (A) ............................. 12km Espessura mdia do reservatrio (H) ............ 85m Porosidade mdia do reservatrio () .......... 22% Saturao de gua mdia (SW) ......................20% Bo ................................................................... 1,1 Fator de recuperao (FR) ............................ 30% Qual a estimativa do Volume Recupervel do petrleo no prospecto Tamoio, em m, caso se confirmem os valores esperados? (A) 63.051.000 (B) 54.126.000 (C) 52.220.000 (D) 48.960.000 (E) 43.430.000 Resoluo: Segundo, Rosa et al (2006), inicialmente para a soluo deste exerccio, deve-se calcular o volume poroso inicial (V pi),sendo esse dado por: (i) V pi = h = ( 12 106 85 ) 0, 22 = 224, 4 106 m3 sendo que h dado pelo produto da rea do reservatrio(A) pela espessura mdia do reservatrio(H) e a porosidade do reservatrio. J o volume inicial de gua( Vw ), dado por: Vw = S w v pi = 0, 20 224, 4 106 = 44,88 106 m3 (ii) sendo que na eq(ii) S w o percentual de saturao mdia de gua e V pi o volume poroso inicial. O volume de leo dado pela diferena entre o volume poroso inicial( V pi ) e o volume inicial de gua ( Vw ), ou seja:
V pi Vwi = ( 224, 4 44,88 ) 106 = 179,52 106 m3

(iii) (iv)

J o volume de leo produzido dado por:


N= V pi So Bo = (224, 4 106 ) 0,80 = 163, 20 106 m3 std 1,1

sendo N o volume original de leo, Bo o fator volume formao de leo e 0,80 a saturao mdia de leo que dada por(1-saturao mdia da gua)=(1-0,20)=0,80 Obs: o valor da saturao mdia da gua foi dado no enunciado do problema. Assim, a estimativa de volume de leo recupervel no prospecto Tamoio, caso se confirmem os valores esperados dada por: (v) N FR = ( 163, 2 106 ) 0,30 = 48.960.000m3 Sendo que o FR , ou seja, o fator de recuperao de leo foi dado no enunciado do problema que neste caso de 30% ou seja 0,30. Alternativa D correta.

CONCURSO: PETROBRS CARGO: ENGENHEIRO DE PETRLEO JNIOR INST. ORGANIZADORA: CESPE ANO: 2008 116.

Na figura acima, representada uma viga biapoiada, submetida a uma carga q, distribuda e de valor igual a 18 kgf/m. A seo transversal da viga retangular, medindo 2 cm de largura e 6 cm de altura. Considerando essas informaes e desprezando o peso prprio da viga, assinale a opo correta. (A) A reao do apoio B, em mdulo, igual a 36 kgf. (B) O esforo cortante, na seo B, igual a +18 kgf. (C) O mdulo do momento fletor, na seo B, igual a 35 kgf.m. (D) Sabendo-se que o mdulo Z de resistncia a trao expresso pela equao , em que b e h so a largura, a altura da seo transversal da viga, ento o mdulo da tenso mxima (trao e compresso) igual a 30 kgf/cm. (E) No ponto A, o esforo cortante igual a zero. Resoluo: Calculando as reaes de apoio, temos:

V = 0 (+) RA + RB 18 . 4 = 0 RA + RB = 72 MA = 0 sentido anti-horrio (+) 2 RB 18 . 4 . 2 = 0 2 RB = 144 RB = 72 kgf Como RA + RB = 72, ento RA = 0 Comentrio das alternativas; A Incorreta: a reao do apoio b vale 72 kgf.

B Incorreta: o esforo cortante esquerda da seo B vale: R A 18 . 2 = - 36 kgf. C Incorreta: o momento fletor na seo B vale: = R A . 2 18 . 2 . 1 = - 36 kgf.m D Incorreta: a tenso pode ser expressa pela razo entre o momento e o mdulo de resistncia, ou seja: = M / Z = 3600 kgf.cm / (2 . 62 / 6) cm= 300 kgf/cm E Correta: Como RA = 0, ento no ponto A o esforo cortante nulo. Alternativa E correta. CONCURSO: EMPRESA DE PESQUISA ENERGTICA - EPE CARGO: ANALISTA DE PESQUISA ENERGTICA JNIOR REA: PETRLEO/ ABASTECIMENTO INST. ORGANIZADORA: CESGRANRIO ANO: 2007 47. De acordo com levantamentos da ANP, na semana de 8 a 14 de julho de 2007, o botijo de 13kg de GLP era vendido no Rio de Janeiro por R$ 30,990. Na composio do preo do botijo, a maior parcela (43%) refere-se: (A) distribuio e revenda. (B) soma dos impostos. (C) participao da Petrobras. (D) ao custo do botijo. (E) ao armazenamento. Resoluo: O preo do GLP comercializado por uma empresa como a Petrobras, por exemplo, constitudo pela soma do valor de custo do produto mais os tributos estaduais (ICMS1 ) e federais (CIDE, PIS/Cofins). No preo do botijo pago pelos consumidores nos pontos de revenda tambm esto includos os custos e as margens de comercializao das distribuidoras e dos pontos de revenda. Como se v, o preo final do botijo de GLP formado por vrias parcelas. Qualquer alterao, em pelo menos uma delas, ter reflexos, para mais, ou para menos, nos preos para o consumidor final. A Petrobras ressalta que tem ingerncia apenas sobre uma parcela na formao do preo final ao consumidor: o preo do produto nas suas refinarias, sem os tributos e sem margens brutas de distribuio e revenda. Segue, abaixo, a composio do preo do botijo atualizada, de acordo com a Petrobras.

http://www2.petrobras.com.br/produtos_servicos/port/Composicao/Cadeia_GLP.asp

Alternativa A correta.

CONCURSO: ANP INST. ORGANIZADORA: CESGRANRIO CARGO: ESPECIALISTA EM REGULAO DE PETRLEO DERIVADOS, LCOOL COMBUSTVEL E GS NATURAL ENGENHARIA 1 ANO: 2008

61. Dentre os procedimentos de aplicao de penalidades sobre as infraes das disposies legais e dos termos do contrato de concesso do segmento petrleo e gs no Brasil, a associao correta entre o tipo de penalidade e sua causa : (A) multa - deixar de entregar cpias dos dados e relatrios devidos, em decorrncia de contrato de concesso nos prazos determinados. (B) advertncia - deixar de notificar a descoberta de qualquer outro recurso mineral na rea de concesso. (C) suspenso temporria do direito de participar de futuras licitaes - quando a continuidade das operaes estiver em desacordo com os planos e programas aprovados pela ANP ou ocasionar risco integridade de equipamentos e instalaes, risco de danos ao meio ambiente ou sade humana. (D) suspenso temporria, parcial ou total - praticar atos em prejuzo dos objetivos de licitao para outorga de contrato de concesso. (E) resciso do contrato de concesso - se o concessionrio ou qualquer dos seus integrantes for declarado falido, insolvente ou requerer recuperao judicial. Resoluo: De acordo com a Portaria ANP n. 234/2003, que aprova o Regulamento que define o procedimento de imposio de penalidades aplicvel aos infratores das disposies e termos

constantes dos contratos de concesso, dos editais de licitao e na legislao aplicvel: Art. 2 As infraes s disposies legais e contratuais relativas ao exerccio das atividades concedidas dispostas no 2 do art. 1 deste Regulamento sujeitaro o infrator s seguintes sanes administrativas, sem prejuzo das de natureza civil e penal cabveis: a) advertncia; b) multas; c) suspenso temporria, parcial ou total, do exerccio das atividades; d) suspenso temporria do direito de participar de futuras licitaes para obteno de novas concesses e de contratar com a ANP; e) interdio; f) apreenso; e g) resciso do contrato de concesso. Art. 3 Ser aplicada advertncia na ocorrncia das seguintes infraes: (...) X - deixar de entregar cpias dos dados e relatrios devidos em decorrncia de contrato de concesso nos prazos determinados; (...) Art. 5 Ser aplicada multa na ocorrncia das seguintes infraes, alm daquelas previstas no art. 4 deste Regulamento, e com os seguintes valores: I - deixar de notificar a descoberta de qualquer outro recurso mineral na rea de concesso: Multa: R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais). (...) Art. 7 A suspenso temporria, parcial ou total, do exerccio das atividades ser aplicada nos seguintes casos: I - quando a multa no corresponder, em razo da gravidade da infrao, vantagem auferida em decorrncia da prtica infracional; ou II - quando a continuidade das operaes estiver em desacordo com os planos e programas aprovados pela ANP ou ocasionar risco integridade de equipamentos e instalaes, risco de danos ao meio ambiente ou sade humana. (...) Art. 8 A suspenso temporria do direito de participar de futuras licitaes para obteno de novas concesses e de impedimento de contratar com a ANP ser aplicada , sem prejuzo das demais penalidades constantes deste regulamento, nos casos em que o infrator: I - praticar atos em prejuzo dos objetivos de licitao para outorga de contrato de concesso; II - deixar de entregar cpias dos dados e relatrios devidos em decorrncia de contrato de concesso em estrito acordo com os Padres Tcnicos estabelecidos para a sua formatao; Art. 10. A penalidade de resciso do contrato de concesso ser aplicada, nos termos do contrato de concesso, no caso de descumprimento de qualquer das obrigaes que no seja corrigido

pelo concessionrio dentro do prazo determinado pela ANP atravs de notificao. (grifo nosso) Alternativa E correta.

Das könnte Ihnen auch gefallen