Sie sind auf Seite 1von 4

I123

Faculdade de Tecnologia de Pindamonhangaba

Processo de Nodulizao de Ferros Fundidos

Nomes: Joo Cosme da Silva Filho Douglas Marcelo Thiago Travellini Luiz Phelipe Raphael Kevin Professor: Almir Rivarolli Disciplina: Fundio I 4 Semestre

Pindamonhangaba, 13 de Maio de 2013

Resumo: Apresentam-se as influncias das principais variveis que interferem no tratamento de nodulizao de ferros fundidos. Descrevem-se os principais processos desenvolvidos em que o agente nodulizante o magnsio. Relatam-se os resultados experimentais obtidos com o emprego de magnsio puro, coque impregnado de magnsio, briquetes contendo magnsio e uma massa refratria e ligas Fe-Si-Mg (5% a 7% Mg e 8 a 10% Mg). Os processos utilizados foram os de conversor, usando um equipamento desenvolvido na prpria Fundio Tupy S.A, panela rotativa, sandwich, panela com tampa dotada de orifcio afunilado (tundish cover) e in mold.

Palavras-chave: nodulizante, fundio . Abstract: Shows the influence of the main variables that affect the treatment nodulization cast iron. Describe the principal processes developed nodulizante wherein the agent is magnesium. We report the experimental results obtained with the use of pure magnesium, magnesium impregnated coke, briquettes containing magnesium and a refractory mass and Fe-Si-Mg (5% to 7% and 8 Mg 10% Mg). The procedures used were the converter, using equipment developed in own foundry Tupy SA, rotating pan, "sandwich" pan with lid fitted with tapered bore ("tundish cover") and "in mold".

1. Objetivo

O objetivo deste trabalho acadmico explicar o processo de produo de nodulizao de ferros fundidos, os parmetros utilizados neste processo, as variveis no tratamento de nodulizao e finalizando com uma concluso sobre o trabalho. 2. Justificativa O ferro fundido nodular possui boa resistncia a trao, ductilidade, elevada tenacidade, tornandose um material competitivo com um ampliando campo de aplicao no mercado.

3. Introduo O ferro fundido foi descoberto em meados do ano 500 (DC) e foi inicialmente comercializado em 1388. O ferro fundido pode ser definido como uma liga Fe C com at 2% de carbono na forma de partculas de grafita dispersas em uma matriz metlica, Os ferros fundidos so classificados em seis classes: ferro fundido cinzento; ferro fundido branco; ferro fundido mesclado; ferro fundido malevel; ferro fundido de grafita compactada; ferro fundido nodular. Dentre os vrios elementos que possibilitam, atravs de adio aos ferros fundidos, a obteno de grafita esferoidal no estado bruto de fuso, sem qualquer dvida foi o magnsio o que apresentou maior desenvolvimento e interesse industrial. Dessa forma a grande maioria de produo de ferro fundido nodulares se verifica atravs de utilizao de magnsio como elemento nodulizante. Os teores residuais de magnsio necessrios para a obteno de grafita de forma exclusivamente esferoidal nos ferros fundidos nodulares devem se situar, em geral, entre 0,03 e 0,06% embora fatores como as caractersticas grafitizantes do banho, composio qumica base e a velocidade de esfriamento possa alterar, para teores menores pode ocorrer formao de grafita degenerada na estrutura, enquanto para teores superiores a essa faixa pode haver formao de carbonetos eutticos. A adio de magnsio a banhos de ferro fundido tem sido utilizados atravs desse elemento puro ou na forma de ligas ou produtos.

4. Rendimento de Adio de Magnsio Um dos parmetros mais utilizados para avaliao de processos de nodulizao e agentes nodulizantes o rendimento de adio de magnsio. A abordagem geralmente feita a de que o teor de magnsio adicionado corresponde a soma dos teores de magnsio residual, de magnsio consumido para dessulfurao, de magnsio perdido por vaporizao e de magnsio consumido para desoxidao. O rendimento de adio seria ento expresso pela relao: 100 (%MGres + %MGdess + %MGdesox)/MGadic Com o teor de magnsio consumido na desoxidao e geralmente pequeno e o teor de magnsio consumido para dessulfurao pode ser calculado estequiometricamente utilizando-se os pesos atmicos pela expresso:

Nos casos em que o teor de inicial de enxofre j reduzido, a diferena entre as porcentagens inicial e final desses elemento pequeno e pode ser desprezada, sendo ento o rendimento de adio do magnsio expresso em porcentagem pela relao entre os teores residual e adicionado. 5. Efeito de Variveis de processo no tratamento de nodulizao

Das könnte Ihnen auch gefallen