Sie sind auf Seite 1von 7

PORQUE USAR O LEO

10 MOTIVOS PARA CONSUMIR Introduo (05/11/2007)

A humanidade evoluiu durante milhares de anos consumindo alimentos naturais encontrados na natureza. medida que conseguiu dominar a agricultura e conservar certos alimentos os utilizou de forma inteligente e, por mltiplas tentativas, selecionou o que era nutritivo e saudvel, evitando alimentos que pudessem trazer algum mal sua sade. Assim alimentos NATURAIS, como leite integral, manteiga, ovos, carnes de caa e pesca, animais criados em stios e fazendas e, todas as gorduras encontradas na natureza, serviram para nutrir e preservar saudvel a raa humana at os anos de 1900. E por que at 1900? Pois a partir do comeo do sculo XX, sobretudo o dito mundo ocidental, comeou a substituir as gorduras naturais, por gorduras vegetais refinadas e as nefastas margarinas. Aliado a isto, o consumo de acar, principalmente o refinado se generalizou, foram criadas as primeiras mquinas de processar cigarros, os primeiros automveis e, a vida se tornou mais fcil! Alguns anos mais tarde, vrios produtos qumicos foram utilizados na produo de alimentos (agrotxicos), conservantes qumicos foram adicionados aos alimentos processados. Finalmente a explorao e consumo desenfreado de petrleo e seus derivados, transformou nosso planeta: Num Admirvel Mundo Txico! ramos felizes e no sabamos! No que se refere especificamente ao coco, documentos registram que h aproximadamente 4000 anos, a humanidade j utilizava dos seus frutos, no somente como alimento, mas, sobretudo com finalidades cosmticas e farmacolgicas. Do coco, tudo era aproveitado, desde a polpa, gua, o leite de coco e, at mesmo seu leo. J, suas folhas, cascas e o prprio tronco eram utilizados em construes, artesanato e combustvel. Da sua palma ser conhecida como: A rvore da Vida Por isso esquea tudo o que voc j ouviu ou leu de ruim sobre gorduras saturadas, dentre elas: Gordura de COCO!

H mais de 60 anos, as gorduras mais consumidas eram provenientes dos animais, destacando-se dentre elas, a gordura de porco. J as provenientes do reino vegetal, a campionssima era a gordura de coco. Na dcada de 1940, o Departamento de Agricultura dos E.U, instruiu os suinocultores a engordar seus animais com gordura de COCO! Paradoxalmente, o que ocorreu seis meses aps? Os porcos estavam mais magros! Ento o mesmo Departamento sugeriu que os porcos fossem alimentados adicionando-se leo de soja, este mesmo encontrado atualmente nos prateleiras do seu mercado. Por incrvel que parea, nova surpresa: os porcos engordaram tanto que morreram de Infarto do Miocrdio. Estes e outros fatos ligados histria do consumo de gorduras foram estranhamente omitidos pela mdia em geral e, possivelmente por presso dos produtores de leos vegetais. Ao mesmo tempo por volta de 1950, uma verdadeira p de cal foi colocada na sepultura destas gorduras, quando se identificou a presena de colesterol nas placas que obstruem as artrias, processo este chamado de ATEROSCLEROSE. Da em diante, no somente alimentos que continham colesterol como o OVO, gordura de porco e por que no dizer, todas as gorduras de origem animal e as saturadas foram condenadas. E, dentre as gorduras vegetais que foram banidas podemos incluir: leo de palma, babau, dend e gordura de coco, todas consideradas saturadas. Para se ter a noo do impacto comercial que isso provocou em todo o mundo, simplesmente estas gorduras quase que desapareceram do mercado e, explodiu o consumo de leos vegetais refinados. A verdade assim como o leo sempre vem tona! H menos de 10 anos, constatou-se que 75% das gorduras que obstruem as artrias, so provenientes de gordura vegetal poliinsaturada e, no das gorduras animais e as saturadas! Se voc no sabia os leos poliinsaturados (arroz,canola, girassol, milho,soja) so estes encontrados na prateleira de seu supermercado, um dos grandes responsveis, no somente pelas doenas cardiovasculares, mas tambm, por inmeras outras doenas! Algumas dvidas em relao as gorduras. Questo Qual a diferena entre LEO e GORDURA?

R Denomina-se LEO: os cidos graxos que se encontram sob a forma liquida na temperatura ambiente. J GORDURA, quando os cidos graxos na temperatura ambiente at 25 graus centgrados se apresentam sob a forma slida, acima disto se liquefazem. E isto ocorre exatamente com a GORDURA de coco que se mantm slida at os 25 graus centgrados, acima desta temperatura, se liquefaz. Questo - Mas, a gordura de coco e o azeite de oliva no so gorduras de origem vegetal? Por que o azeite permitido e a gordura de coco no? R At hoje a maioria dos mdicos e nutricionistas ainda desconhecem as ltimas pesquisas em relao s gorduras de modo geral, por isso indicam o consumo do azeite e, condenam a GORDURA de COCO, j que esta ltima saturada e a primeira monoinsaturada. Questo - O que so gorduras saturadas, monoinsaturadas e poliinsaturadas? R As gorduras so compostas por cadeia de tomos de carbono. Estes tomos se unem entre si atravs de ligaes que podem sersimples ou duplas e, isto vai determinar sua classificao. Em outras palavras, as gorduras saturadas, como o nome indica, j esto saturadas, no aceitando nenhum outro elemento para reagir. Isto as torna estveis e, no disponveis a outras reaes qumicas. -CCCCCC -CCC=CCC -C C = C C = C = C cido graxo SATURADO cido graxo MONOINSATURADO (Azeite de oliva e gordura do abacate) cido graxo POLIINSATURADO (leos de soja, canola, girassol, milho e arroz) Lembrando que a maioria dos mdicos, equivocadamente, probe as gorduras SATURADAS. E, o que ns vamos mostrar que prefervel uma GORDURA SATURADA a uma GORDURA OXIDADA! Questo O que uma GORDURA OXIDADA? R So aquelas que contendo duplas ligaes podem se ligar ao OXIGNIO, ou mesmo a qualquer outros elementos, como metais txicos, alterando suas propriedades fsicas e qumicas com grande impacto para a sade em geral. Num linguajar simples, dizemos que a gordura ficou ranosa e, seria imprpria para o consumo humano. Nosso organismo prefere as GORDURAS SATURADAS, pois alm de serem mais estveis, praticamente no se OXIDAM, por isso muito mais saudvel a gordura de porco, leo de coco e mesmo o azeite de oliva. Este ltimo por ser MONOINSATURADO, ainda consegue resistir a temperaturas de at 150 graus, como por exemplo, nas frituras leves e refogados. Os demais leos de OXIDAM facilmente, (gorduras animais, leo de coco, palma e dend)

o ideal evit-los! Se no for possvel, consuma o mnimo necessrio e, depois de abertos, conserve-os na geladeira. s que a de coco: NO ENGORDA! A seguir, 10 motivos para voc consumir gordura de coco extra virgem, sugeridos pelo Cardiologista e Nutrlogo, Dr. Srgio Puppin , que em breve lanar o livro: COCO A Gordura Que Salva Vidas. 1 - Ao ANTIOXIDANTE Colabora na diminuio da produo de Radicais Livres! Isto se deve principalmente a ao direta da vitamina-E presente na Gordura de Coco Extra Virgem composta por 8 fraes desta vitamina; 4 tocotrienis (alfa, gama, delta e teta) e 4 tocoferis (alfa, gama, delta e teta). Contrrio a outras gorduras, principalmente em relao aos leos poliinsaturados, a gordura de coco diminuiu as necessidades de vitamina E do organismo. 2 COLESTEROL - Ajuda na reduo do mau COLETEROL LDL e evita que o mesmo se oxide. Por outro lado, promove a elevao do bom COLESTEROL - HDL contribuindo assim na preveno e tratamento das doenas cerebrais e cardiovasculares. 3 Colabora no processo do EMAGRECIMENTO De fcil absoro, a gordura de coco a melhor fonte de TRIGLICERIDEOS DE CADEIA MDIA, no necessita de enzimas para sua digesto e metabolismo. No fgado, estes triglicerdeos rapidamente se transformam em energia, desta maneira no se depositam no organismo. Por isso ela considerada termognica, ou seja, capaz de gerar calor e queimar calorias. Esta propriedade, aliada a capacidade que a gordura de coco tem de estimular a glndula tireide, aumenta o metabolismo basal e, conseqentemente: EMAGRECE! 4 Melhora o sistema IMUNOLGICO - agindo na preveno e no combate aos VERMES BACTRIAS e FUNGOS, restabelece a energia roubada por estes agentes. Conseqentemente melhora a absoro dos nutrientes aumentando todas as defesas do organismo. A gordura de coco apresenta a maior concentrao de cido Lurico, dentre todas as gorduras vegetais. Em outras palavras, o mesmo cido graxo presente no leite materno! No organismo o cido Lurico convertido em monolaurin que tem aes para combater inmeras infeces. Mais recentemente em 1992, Isaacs e colaboradores confirmaram todos estes estudos. Ainda em relao ao cido lurico, veja a declarao da Dra. Mary Enig, uma das maiores autoridades mundiais em relao a estudos sobre gorduras, principalmente no Contrrio aos demais leos que no devem ser reaproveitados, a gordura de coco e mesmo a banha de porco pode ser reaproveitada,

que se refere GORDURA DE COCO EXTRA VIRGEM, leia-se CIDO LAURICO. Este artigo foi por ela publicado em setembro de 1995 no Indian Coconut Journal: O MONOLAURIN, cujo precursor o cido LURICO (C-12), destri a membrana lipdica que envolve os vrus e, tambm ele inativa bactrias, levedura e fungos. E acrescentou: Dentre os cidos graxos saturados, o cido lurico tem mais atividade anti-viral do que os cidos caprlico (C-10) e mirstico (C-14). A ao atribuda ao MONOLAURIN que ele solubiliza (dissolve) as gorduras...do envolve que envolve os vrus, destruindo assim sua capa protetora. (Estes nmeros e o C - significam a quantidade de tomos de carbono dos cidos graxos). Dentre centenas de outros trabalhos cientficos, hoje a GORDURA DE COCO EXTRA VIRGEM capaz de ajudar a combater uma infinidade de bactrias, leveduras, fungos e vrus, tais como: sarampo, herpes, estomatite vesicular e Cytomegalovirus (CMV), Epistein Bar vrus, vrus da hepatite C (HCV), AIDES (HIV), H. pylori, girdia, cndida, cryptosporidium e outros parasitas intestinais.

5 Regula a FUNO INTESTINAL Tanto nos casos de priso de ventre ou mesmo nas diarrias, os componentes da gordura de coco agem normalizando as funes intestinais. Ao mesmo tempo o cido lurico, atravs do monolaurin, ajuda a eliminar as bactrias patognicas (inimigas), protegendo e favorecendo o crescimento da flora amiga. 6 Tireide - Melhora o funcionamento da TIREIDE, tendo ainda ao AntiEnvelhecimento Estudos realizados h mais de 30 anos comprovaram que a gordura de coco estimula a funo da glndula TIREIDE. O bom funcionamento da TIREIDE faz com que especificamente o mal COLESEROL LDL, atravs de processo enzimtico, produza os hormnios antienvelhecimento:PREGNENOLONA, PROGESTERONA e DHEA (dehidroepiandr osterona). Todas estas substncias so necessrias na preveno de Doenas Cardiovasculares, Senilidade, Obesidade, Cncer dentre outras doenas crnicas relacionadas idade. 7 - Ao COSMTICA A maioria das loes e cremes comerciais constituda predominantemente de gua. Estas preparaes midas so rapidamente absorvidas pela pele seca e enrugada. Assim que a gua entra na pele, o tecido expandido como um balo com gua, ento as rugas desaparecem e a pele se torna mais macia. Porm, tudo isto temporrio. Em poucas horas a gua absorvida e levada para a corrente sangnea e, tanto a secura como as rugas reaparecem. Alm de no resolver o problema de hidratao e das rugas, estes cremes ou leos refinados esto

quase sempre oxidados, trazendo consigo uma montanha de radicais livres, que agravam cada vez mais o tecido elstico da pele tornando-a mais envelhecida. A gordura de coco pode ser aplicada diretamente sobre a pele e mesmo nos cabelos, funcionando com um condiocinador natural, para isso s massagear os cabelos com 1 colher das de sobremesa antes do banho. Alm de hidratar a pele e no conter radicais livres previne rugas numa verdadeira ao antienvelhecimento. Isto se deve a lubrificao da pele, permitindo que os nutrientes do sangue cheguem at ela. 8 Ao dermatolgica Alm do poder bactericida na pele, pode ser utilizada como cicatrizante de feridas, picadas de insetos, alvio em queimaduras e, sobretudo nos eczemas e dermatites de contato, bem como no tratamento do herpes e candidase. 9 Diabticos Controla a compulso por CARBOIDRATOS Assim como os alimentos ricos em fibras ajudam a manter nveis estveis de insulina no sangue, conseqentemente facilitando a vida dos DIABTICOS, a gordura de coco proporciona uma sensao de saciedade ainda maior e, acima de tudo no estimula a liberao de insulina, contribuindo desta forma para diminuir o craving compulso por carboidratos, principalmente a doces. Contrrio aos demais leos poliinsaturados que dificultam a entrada da insulina e nutrientes para dentro das clulas, deixando-as literalmente famintas, a gordura de coco abre as suas membranas, no somente permitindo que os nveis de glicose e insulina se normalizem, como tambm melhorando sua nutrio, restabelecendo os nveis normais de energia. 10 Fadiga crnica e Fibromialgia -At recentemente estas duas entidades no eram reconhecidas pela medicina tradicional. Somente agora aps uma grande divulgao na mdia da melhora clnica de milhares de pacientes, que o tradicional stablischment, deu mo a palmatria, chegando mesmo a ser reconhecida pelo FDA, quando liberou um medicamento para combater este mal. Estas duas entidades muitas vezes se confundem e, h autores que afirmam que ambas tm a mesma etiologia. Porm a esmagadora maioria da classe mdica ainda insiste em afirmar que estas duas afeces so na realidade um quadro depressivo mascarado, devendo por isso mesmo ser tratada com antidepressivos. Enquanto na Fibromialgia predomina o sintoma DOR, na Sndrome da Fadiga Crnica, o CANSAO a tnica. Em outras palavras: FADIGA CRNICA FIBROMIALGIA = = (Sinnimo de) CANSAO (Sinnimo de) DOR

A Fibromilagia pode ser considerada um processo reumtico, que freqentemente acomete o pescoo, regio lombar, ombros, nuca, parte superior das coxas, joelhos, ndegas, cotovelos e parte superior do trax. importante lembrar que os fenmenos dolorosos podem acometer qualquer parte do corpo.

Tanto a dor quanto o enrijecimento matinal mais acentuado pela manh, que muitas vezes acompanhado de: insnia, dor de cabea, depresso, mente embotada, desorientao, alteraes digestivas, tonteiras, ataque de pnico e vermelhido facial. O sistema imunolgico de uma pessoa afetada, freqentemente hipersensvel a muitos fatores, tornando o indivduo hiperalrgico a muitos alimentos. Estes sintomas podem ser agravados por outras alergias, falta de sono, estresse e infeces agudas. Dentre as causas associadas a estas duas patologias destacamos: Herpes Zoster, Epstein Barr Virus (o vrus do beijo), Mononucleose infecciosa, Resfriados e Estados Gripais, Deficincia nutricional, Intoxicaes por metais pesados (mercrio, chumbo, arsnico, cdmio, flor, cloro, dentre outros), finalmente a deficincia de sais minerais e, o eterno desafio do homem, o estresse! Hoje, a gordura de coco EXTRA VIRGEM, talvez seja uma das melhores solues para combater a Sndrome da Fadiga Crnica e Fibromialgia. Os cidos gordurosos de cadeia mdia, sobretudo o Lurico, podem eliminar vrus como os do Herpes e Epstein-Barr, que se acredita sejam os grandes responsveis por estas entidades. Combate e ajuda eliminar cndida, girdia e ameba. Ainda eliminam uma grande quantidade de vrus, bactrias e at mesmo certos vermes que podem estar relacionados estas duas patologias. A grande maioria dos mdicos acredita que no um nico tipo de vrus ou bactria os responsveis pela Sndrome da Fadiga Crnicae, mesmo da Fibromialgia, mas sim, a combinao de vrios agentes e fatores. Nestas condies a gordura de coco age neutralizando uma gama enorme destes agentes infecciosos. Melhora o sistema imunolgico, elimina o estado de ESTRESSE sofrido por ele. Em fim, por aumentar nosso metabolismo e por recuperamos nossa energia plena, nos sentimos mais jovens, com capacidade para realizar nossos sonhos ! Lembre-se que no h contra-indicaes para seu uso, na dvida, consulte seu mdico. Por todas estas indicaes, dentre inmeras outras, sempre prudente ter mo uma Boa Gordura de Coco Extra Virgem! Srgio Puppin, MD. Cardiologista e Nutrlogo CRMRJ 52-133209 Novembro- 2007

Das könnte Ihnen auch gefallen