Sie sind auf Seite 1von 6

INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS CAMPUS MACEI GERNCIA ACADMICA DE TECNOLOGIA INDUSTRIAL COORDENAO DE QUMICA Corroso - Professor Demetrius P.

Morilla Aluno: Everton Vieira Lopes Silva, 29 Turma: 714-A

1. Qual a diferena existente entre corroso qumica e corroso eletroqumica? Na corroso eletroqumica, h formao de uma pilha, com circulao de eltrons na superfcie metlica, necessariamente presena de gua no estado lquido, e a grande maioria ocorre na temperatura ambiente; j na corroso qumica, h interao direta entre o metal e o meio corrosivo, ausncia de gua lquida e temperaturas, em geral elevadas. 2. Por que eroso (apenas) no considerada corroso? Por que a eroso acelera um processo corrosivo ? A eroso retira mecanicamente partculas do material. Tem-se um processo eminentemente fsico, e no qumico ou eletroqumico, que seriam necessrios para caracterizar a corroso. A eroso acelera um processo corrosivo, pois a pelcula produzida pela corroso removida pela eroso expondo a superfcie a novo desgaste corrosivo. 3. O que corroso intergranular ? A corroso intergranular a corroso que se processa entre os gros da rede cristalina do material metlico, que perde suas propriedades mecnicas e pode fraturar quando solicitado por esforos mecnicos. Os gros vo sendo destacados medida que a corroso se propaga. 4. Em uma fbrica foi feita uma tubulao de ferro contendo juntas (ligao entre tubos de ferro) feitas de cobre. Nessa tubulao passa uma soluo aquosa. Esta empresa est sofrendo de problemas de corroso na tubulao. Imagine que voc foi chamado para resolver o problema. Faa ento um relatrio para o dono da empresa explicando porque est ocorrendo corroso, quais as partes da tubulao mais afetadas e uma soluo para o problema. Sistema: Tubulao de gua Material: Tubos: ferro - carbono; Juntas: cobre Observaes: Intenso processo corrosivo na regio prxima s juntas Causa: Corroso galvnica, provocada pelo contato de dois metais diferentes (cobre e ferro), que causa a corroso do metal de maior potencial de oxidao : ferro (nodo). Soluo: Limpeza das reas com corroso, substituio do material corrodo. Substituio das juntas de cobre, por material andico ao ao-carbono, como alumnio ou zinco. 5. Qual a diferena entre proteo andica ou proteo catdica contra a corroso? Explique a operao de cada processo.

Proteo andica: uma forma de inibir a reao andica (oxidao do ferro). O procedimento mais comum revestir a superfcie do metal por uma camada de tinta ou de xido protetor. O mtodo atual consiste em oxidar a superfcie do ferro com um sal de cromo (IV) para formar o ferro (III) e cromo(III). Estes xidos so impermeveis a gua e ao oxignio, e a oxidao do ferro (reao andica) torna-se impossvel. Proteo catdica: uma forma de proteger o metal da corroso, forando-o a ser o ctodo, no o nodo, de uma pilha eletroqumica. Usualmente se acopla o metal a outro, que possui um maior potencial de oxidao, isto , oxida-se mais facilmente. O melhor exemplo a galvanizao, onde o ferro revestido por zinco. Esta pelcula de zinco se oxida antes do ferro - ela chamada de nodo de sacrifcio. Poderia ser acoplada atravs de um fio condutor, como o caso das barras de magnsio ligadas aos emissrios submarinos. 6. Depois de construir um esquema que represente o processo de corroso do sistema ao carbono/cido sulfrico aerado, responda as questes seguintes: a). Mostre no seu esquema a movimentao de cargas da pilha.

b). Quais as reaes da pilha?


1. REAO ANDICA: Fe Fe+2 + 2e 2. REAO CATDICA: 2H+ + O2 + 2e H2O

7. Depois de construir um esquema que represente o processo de corroso interna da chaparia em alumnio de um tanque de armazenamento de sulfato de cobre, responda as questes a seguir: a). Quais as reaes do processo corrosivo?
1. REAO ANDICA: Al Al+3 + 3e 2. REAO CATDICA: Cu+2 + 2e Cu

b). Mostre no seu esquema, a movimentao de cargas da pilha.

8. Tem-se uma placa de ao galvanizada (recoberta com zinco). Por que o ferro no ser corrodo, mesmo que a sua superfcie no esteja completamente revestida? A camada de zinco atua como um nodo e protege o ferro subjacente, mesmo que a superfcie no esteja completamente revestida, porque o ferro exposto o ctodo e, consequentemente, no corrodo. A corroso ocorre na superfcie de zinco. Enquanto houver zinco, o ferro exposto estar protegido. 9. Tem-se uma chapa de ferro ou ao revestido de estanho. Porque o estanho fornece proteo somente se a superfcie do metal estiver completamente revestida? Caso a cobertura da superfcie for perfurada, a camada de estanho torna-se o ctodo em relao ao ferro, que assim passa a atuar como nodo. O par galvnico resultante produz corroso no ferro. Com uma pequena rea andica deve fornecer eltrons para uma grande superfcie catdica, pode resultar uma corroso localizada muito rpida. 10. QUESTO REPETIDA 11. O que passivao ? Porque metais passivados so sujeitos corroso quando riscados? Alguns metais e ligas tendem a tornar-se passivos devido formao de uma pelcula fina e aderente de xido ou outro composto insolvel nas suas superfcies. A passivao faz com que esses materiais funcionem como reas catdicas. A destruio da passividade atravs de um risco na camada do xido, expe a superfcie metlica ativa, que funciona como nodo. Temos ento uma pequena rea andica circundada por grande rea andica, dando origem corroso. 12. Explique como funciona uma pilha de concentrao inica diferencial. Imagine uma fresta num meio corrosivo, com diferentes concentraes inicas, onde a corroso ocorreria? Por que? uma pilha formada por material metlico de mesma natureza, em contato com solues de diferentes concentraes. O nodo da pilha ser aquele imerso na soluo mais diluda e o ctodo, aquele que estiver imerso na soluo mais

concentrada. comum ocorrer esta pilha quando se tem superfcies metlicas superpostas e em contato, havendo, entre elas, pequenas frestas por onde o eletrlito possa penetrar. A fresta deve ser suficientemente estreita para manter o meio corrosivo estagnado e suficientemente aberta para permitir que o meio corrosivo penetre nela. Supondo-se superfcies metlicas, M, superpostas e com frestas, pode-se admitir que no eletrlito em repouso, mesmo que haja igualdade de concentrao entre as solues de eletrlito nas partes mais internas e mais externas da fresta, ocorra um processo de dissoluo do metal com a consequente formao de ons metlicos Mn+. Pode-se ento, estabelecer um gradiente de concentrao devido ao processo de difuso dos ons ser lento, e a soluo do eletrlito passa a ser mais concentrada em ons Mn+ no interior da fresta do que na parte mais externa, pois nesta parte h fcil acesso do eletrlito e os ons metlicos a formados podero ser arrastados, desde que o eletrlito se movimente. A diferena de concentrao ocasionar, ento, uma diferena de potencial e a formao de uma pilha de concentrao inica com a corroso na parte externa da fresta, pois esta funciona como nodo da pilha formada. 13. Tem-se tanques de ao carbono ou de ao galvanizado. Por que deve-se evitar que um fluido circule por uma tubulao de cobre que alimenta o tanque , mesmo que entre o tubo de ao e o tubo de cobre exista uma flange isolante? Que sugesto voc daria para resolver o problema? A corroso galvnica ocasionada pela presena de cobre ou compostos originados pela ao corrosiva ou erosiva da gua sobre a tubulao de cobre que alimenta o tanque. Deve-se evitar, que um fluido circule por um material catdico antes de circular por um que lhe seja andico. Se o fluido ocasionar ao mecnica e/ou ao corrosiva no tubo de cobre, arrastar partculas e/o ons, Cu2+, desse metal, para o tubo de ao tendo-se ento: Corroso galvnica do tubo de ao devida a possvel deposio das partculas de cobre; No caso de arraste de ons Cu2+, tem-se a corroso do ao devida reao: Fe + Cu2+ -> Fe2+ + Cu e posterior formao do par galvnico ao-cobre dando continuidade ao processo corrosivo, podendo ocorrer perfuraes no tubo de ao. Quando no for possvel a inverso de sentido do fluido pode-se usar um trecho de tubo de ao, intercalado entre o tubo de cobre que transporta o fluido e o equipamento de ao-carbono , ou de outro material metlico andico em relao a cobre. Como o tubo de ao flangeado, pode ser facilmente substitudo, quando necessrio, e deve apresentar dimetro maior do que o do cobre para que haja reduo de velocidade , possibilitando a deposio de partculas de cobre arrastadas pelo fluido. 14. Que tipo de corroso ocorre em tubulaes parcialmente enterradas ? Corroso por aerao diferencial. As regies mais atacadas so aquelas que ficam pouco abaixo do solo. 15. O que corroso graftica ? o processo corrosivo que ocorre nos ferros fundidos cinzentos e no ferro nodular. O grafite um material mais catdico que o ferro. Sendo assim, os veios ou

ndulos do grafite do ferro fundido agem como rea catdica e o ferro como rea andica (corroso). Ferro fundido = liga de ferro-carbono com teores de carbono acima de 2,06%. Ferro fundido cinzento = ferro fundido com grafite lamelar formada durante a solidificao. Ferro fundido dtil ou nodular = ferro fundido com grafite esfrica na microestrutura. 16. O que dezincificao? o processo corrosivo que observado na ligas de zinco, especialmente lates. H a destruio do zinco (material andico), restando o cobre e os produtos da corroso. 17. Dentre os itens abaixo, marque somente as sentenas que esto corretas: ( V ) Potencial eletroqumico ou potencial de eletrodo a espontaneidade ou a tendncia de uma espcie qumica adquirir eltrons e, desse modo, ser reduzido. Cada espcie tem seu potencial intrnseco de reduo. ( V ) A corroso de metais ocorre devido sua tendncia a perder eltrons quando estes reagem com outras substancias, ou seja, corroso a oxidao dos metais. ( F ) Eletrodo de referncia a forma de se medir o potencial de um eletrodo atravs de sua ligao a um segundo eletrodo tomado como referncia. ( F ) O potencial considerado positivo quando a reao que ocorre no eletrodo (em relao ao de referncia) a oxidao e negativo quando a reduo.

As perguntas seguintes so pessoais, e funciona como uma autoavaliao de sua pessoa durante o curso. Procure ser sincero com voc prprio. Onde voc falhou? Como poderia ter sido melhor? Ser que dedicou-se a este curso como deveria? O conhecimento adquirido ser til? Se faa estas perguntas antes de responder abaixo.

18. Por que voc escolheu este curso tcnico? Escolhi o curso de qumica no ato da inscrio. Tinha dvida entre Informtica e Qumica, e acabei, por "sugesto" dos meus pais e amigos prximos, escolhendo este curso. 19. Que nota voc considera que merece no decorrer desses 4 anos do curso? Justifique. O primeiro ano foi o melhor! O nvel de exigncia dos professores, o nvel de dificuldade das provas, a vontade de estudar, o status que a instituio possua na cidade e no estado. Mas, acho que tudo isso se foi junto com o nome CEFET. Aps o

primeiro ano, eu desanimei totalmente. Pessoas que NO estudavam, eram aprovadas; estrutura decaindo, banalizao das aulas por parte dos prprios professores, falta de materiais para realizao das aulas prticas e etc etc etc. O curso no totalmente ruim, mas poderia ser muito melhor, se quem administra quisesse assim faz-lo. Durante esses quatro anos eu pude ver que quem coordena o curso, quem administra o colgio no esto nem a. O que eu vi de Qumica, de verdade, no foi muito diferente do que quem estuda em colgio "normal" v, tirando matrias laboratoriais, claro. Por tudo isso (e por muito mais, claro) que, para o curso, eu dou nota 6,0. 20. Que nota voc considera que merece esse 4 ano do curso, sem levar em considerao os problemas decorridos com falta de professores? Sem levar em considerao os problemas decorridos com a falta de professores fica difcil, mas, tudo bem. Dou nota 3,0. Esse ano eu tive a maior rotatividade de professores por matria da minha vida. Vi os professores querendo se aprofundar no assunto, mas no podiam porque eu, e todos os demais alunos do 4 ano, tanto da manh quanto da tarde, no tnhamos base suficiente. Vi professores realmente bons, que davam aula de verdade, que fazia todo mundo parar pra assistir serem, menosprezados, digamos assim. Jogavam matrias e mais matrias pros caras s porque eram novatos. Novatos, esses, que ensinavam milhares de vezes melhor do que muitos "veteranos". Creio que foi o pior ano. Sem falar que esse ano foi ano de preparao para o vestibular, preparao que tivemos que buscar SOZINHOS. Faltou vagas pra estgio, e visitas tcnicas. 4 anos e no fiz NENHUMA visita tcnica, estudo a menos de 6 meses na Ufal e j fiz duas. No vou seguir na rea, mas espero que a instituio e que a coordenao repensem suas atitudes para que os que ainda estudam e os que ainda vo estudar se interessem pelo curso. 21. Como voc avalia esta ltima aula? Foi uma boa aula, mesmo sendo impossvel absorver o conhecimento que era pra ser dado em 2 bimestres em apenas 4 aulas.

Das könnte Ihnen auch gefallen