Sie sind auf Seite 1von 7

3

Resumo

Poluio da gua A gua o bem natural mais precioso que ns temos, todos os seres vivos dependem dela para viver, seja de forma direta ou indireta. Atualmente devido a vrios fatores, o planeta est comeando a sofrer com a falta de gua. Apesar de o Brasil apresentar uma maior disponibilidade de gua doce em seu territrio em comparao com outros pases, como na Europa em que a gua vendida engarrafada, ainda h escassez em algumas regies. Isso se deve ao fato de aproximadamente 60% da gua superficial brasileira, a qual a principal fonte de abastecimento de gua no pas, se concentrar na regio norte, a menos habitada do pas, onde chove grande parte do ano. Assim outras regies onde h menor precipitao como a regio semi rida nordestina, sofrem com a falta de gua. Alm do desperdcio, hoje ainda h pessoas, especialmente aquelas que vivem em favelas prximas a rios e lagos, que jogam seu lixo na gua. Os lenis freticos tambm so contaminados por componentes orgnicos gerados de lixo e cemitrios, vinhoto originado pela fabricao de acar e lcool, vazamento de tanques de armazenamento subterrneo de gasolina, agrotxicos e fertilizantes, rejeitos e aterros industriais. O lixo nas guas seja, tanto de forma fsica quanto qumica, forma camadas que bloqueiam a passagem da energia solar e do oxignio, assim asfixiando os animais que vivem em rios, lagos e oceanos, assim como aves que vo caar nesses locais e tem as penas permeabilizadas devido a essas substncias. As doenas transmitidas pela gua so causadas pela falta de gua potvel e de esgoto, onde se concentram microorganismos patognicos de origem entrica, animal ou humana. Essas doenas so contradas especialmente por crianas que pertencem s classes mais pobres, que acabam morrendo desidratadas, vtimas de diarria causadas por microorganismos. As principais doenas transmitidas atravs da gua so: diarria infecciosa, clera, leptospirose, hepatite e Esquistossomose. O Brasil poderia estar tranquilo nessa parte se na fosse m administrao dos recursos hdricos no pas. Por isso o ideal que cada um faa a sua parte, evitando o desperdcio de gua e a contaminao da mesma em sua residncia.

4 Poluio do ar A Poluio do ar no mundo todo s aumenta com o passar do tempo, e no Brasil no diferente. Com as indstrias crescendo cada vez mais e instalando-se nas mais diversas regies, o ar est se tornando impuro. A situao esta mais grave na cidade So Paulo. a maior cidade do Brasil e tambm a mais poluda em todos os sentidos, seja o ar, as ruas, a gua, enfim. Mesmo com medidas para amenizar o problema, a situao pode chegar a um ponto irreversvel. As maiorias das pessoas concordam que, para frear o aquecimento global, uma srie de medidas precisa ser tomada. Em um nvel pessoal, dirigir e voar menos, reciclar e conservar pode ajudar a reduzir a emisso de gases que uma pessoa coloca na atmosfera. Os pases industrializados tm trabalhado para reduzir os nveis de dixido de enxofre, e fumaa, a fim de melhorar a sade das pessoas. Sade, impactos ambientais e econmicos da poluio do ar so adversos e significativos. No entanto, existem diferentes formas de prevenir a poluio do ar. Sem dvida, as agncias de proteo ambiental e o governo esto tomando medidas para reduzi-lo atravs da implementao de vrias polticas. No entanto, esses esforos s se revelam realmente eficazes se cada cidado agir de forma responsvel com o meio ambiente. Poluio do Solo A poluio do solo, ou seja, a camada superficial da crosta terrestre ocorre devido os malefcios diretos e indiretos causados pela desordenada explorao e ocupao do meio ambiente, depositando no solo elementos qumicos estranhos, prejudiciais s formas de vida microbiolgica e sua colaborao em relao s interaes ecolgicas regulares. As principais causas da poluio do solo so: o acmulo de lixo slido, como embalagens de plstico, papel e metal, e de produtos qumicos, como fertilizantes, pesticidas e herbicidas. O vidro, por exemplo, leva cerca de 5 mil anos para se decompor, enquanto certos tipos de plstico, impermeveis ao processo de biodegradao promovido pelos micro-organismos, levam milhes de anos para se desintegrarem. Assim, o material slido do lixo demora muito tempo para desaparecer no ambiente. As solues usadas para reduzir o acmulo de lixo, como a incinerao e a deposio em aterros, tambm tm efeito poluidor, pois emitem fumaa txica, no primeiro caso, ou produzem fluidos txicos que se infiltram no solo e contaminam os lenis de gua. A melhor forma de amenizar o problema, na opinio de especialistas, investir nos processos de reciclagem e tambm no uso de materiais biodegradveis ou no descartveis.

CTEAD- Centro de Tecnologia e Educao a Distncia Disciplina: Meio Ambiente Professor: Lucyanno dos Reis Fernandes

RESUMO Poluio do ar, Poluio da gua e Poluio do Solo.

Natal-RN 2012 SUMRIO

123456-

INTRODUO..................................................................................02 RESUMO: POLUIO DA GUA.....................................................................03 POLUIO DO AR E POLUIO DO SOLO.................................04 CONCLUSO...................................................................................05 REFERNCIAS................................................................................06

INTRODUO

Fatores atualmente de poluio que mais preocupam todos no nosso planeta certamente a poluio do ar, das guas e ainda do solo, que acontece por toda a parte, devido ao to temido processo de acelerao industrial, com a interveno do homem na natureza. Tanto ao ar, como as guas e o solo so elementos principais para a sobrevivncia de qualquer ser vivo, e assim preciso que essas reas levem respeito e sejam protegidas por todos ns, os nicos responsveis por tamanhas catstrofes que j vem acontecendo h muitos anos. As conseqncias dessas poluies s se confirmam ento em milhes de tornados, furaes, terremotos, e demais problemas climticos que atingem todos os seres humanos todos os anos, em escalas cada vez piores. Ainda tempo de lutar pelo fim da poluio e da destruio da natureza.

CONCLUSO

Vimos que a poluio hoje em dia um dos assuntos mais tratados por muitas pessoas e esse problema deve diminuir se no teremos mais problemas. Poluir o meio ambiente um crime que muitas pessoas esto cometendo. A poluio esta causando muitos males populao mundial, isto esta provocando doenas srias que vem acontecendo com muita frequncia em todas as regies. As pessoas que contriburem no se arrependero no futuro prximo, porque estaro vivendo num planeta que pode estar livre dessas poluies e deixar um planeta mais saudvel para suas prximas geraes.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

Disponivel em http://www.suapesquisa.com/poluicaodoa
http://www.brasilescola.com/geografia/como-diminuir-poluicao-ar. http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Solo/

Acesso em 10 de Dezembro de 2012.

Das könnte Ihnen auch gefallen