Sie sind auf Seite 1von 5

UFU 2009/2: Hobbes QUESTO 07 Leia o texto abaixo e assinale a alternativa correta.

evidente que, durante o tempo em que os homens vivem sem um poder comum que os mantenha subjugados, eles se encontram naquela condio que chamada de guerra; e essa guerra uma guerra de cada homem contra cada outro homem. Hobbes in BOBBIO, Norberto. Thomas Hobbes. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 1991. p. 35. A) Para Hobbes, a guerra uma situao anterior ao estado de natureza. B) Hobbes associa, em suas reflexes, a situao de guerra e o estado de natureza. C) Um poder comum, segundo Hobbes, mantm os homens no estado de natureza. D) Em Hobbes, a guerra de todos contra todos compatvel com um poder comum

UFU 2009/2: Marx, Maquiavel, Hobbes, Rousseau QUESTO 09 Leia atentamente o texto abaixo e assinale a alternativa que indica com qual teoria filosfica ele se relaciona. possvel afirmar que a sociedade se constitui a partir de condies materiais de produo e da diviso social do trabalho, que as mudanas histricas so determinadas pelas modificaes naquelas condies materiais e naquela diviso do trabalho e que a conscincia humana determinada a pensar as idias que pensa por causa das condies materiais institudas pela sociedade. CHAU, M. Filosofia. So Paulo: tica, 2007. Este texto descreve A) a concepo de Marx, que escreveu obras como Contribuio Economia Poltica e O Capital. B) a concepo de Nicolau Maquiavel, que escreveu, dentre outras obras, O Prncipe. C) a concepo de Thomas Hobbes, autor do Leviat. D) a concepo de Jean Jacques Rousseau, autor de O Contrato Social.

Jean-Jacques Rousseau

1)(UFU 09/2002) A relao homem-natureza consome a maior parte das obras de Rousseau, que seguiu uma direo peculiar assentada na crtica ao progresso das cincias e das artes. A este respeito, pode-se afirmar que I - prevalece, nos escritos de Rousseau, a moral fundada na liberdade, a primazia do sentimento sobre a razo e, principalmente, a teoria da bondade natural do homem. II - o bom selvagem ou o homem natural dotado de livre arbtrio e sentido de perfeio, sentimentos esses corrompidos com o surgimento da propriedade privada. III - o bom selvagem, descrito por Rousseau, possui uma sabedoria mais refinada que o conhecimento cientfico, o que confirma a completa ignorncia da cultura letrada. IV - Rousseau no defende o retorno do homem animalidade, ao contrrio, preciso conservar a pureza da conscincia natural, isto , alcanar a verdadeira liberdade. Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas. A) I, III e IV B) II, III e IV C) I, II e IV D) I, II e III 2)(UFU 2 fase maro de 2002) O homem nasce livre, e por toda a parte encontra-se a ferros. O que se cr senhor dos demais, no deixa de ser mais escravo do que eles. Como adveio tal mudana? Ignoro-o. Que poder legitim-la? Creio poder resolver esta questo (...). A ordem social um direito sagrado que serve de base a todos os outros. Tal direito, no entanto, no se origina da natureza: funda-se, portanto, em convenes. ROUSSEAU. Do contrato social. Coleo Os Pensadores. So Paulo: Abril Cultural, 1978. O que significa afirmar que para Rousseau (sc. XVIII), os indivduos, quando criam a soberania e nela se fazem representar, so cidados, enquanto se submetem s leis e autoridade do governante que os representa, so sditos? 3) (UFU 2 fase Setembro de 2002 ) Interprete o fragmento abaixo. O princpio da vida poltica reside na autoridade soberana. O poder legislativo o corao do Estado, o poder executivo, o crebro que d movimento a todas as partes.

ROUSSEAU, Do contrato social. Col. Os Pensadores, So Paulo: Abril Cultural, 1978. Defina, segundo Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), o conceito de soberania e, em seguida, explique em que essa concepo se diferencia dos outros contratualistas. 4) (UFU- Janeiro de 2004) Antes de escrever Discursos sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens e o Do contrato social, Rousseau j havia manifestado seu pessimismo em relao ao progresso social. Na dissertao escrita em 1750, para o concurso literrio promovido pela Academia de Dijon, est escrito: Antes que a arte polisse nossas maneiras e ensinasse nossas paixes a falarem a linguagem apurada, nossos costumes eram rsticos, mas naturais e a diferena dos procedimentos denunciava, primeira vista, a dos caracteres. No fundo, a natureza humana no era melhor, mas os homens encontravam sua segurana na facilidade para se penetrarem reciprocamente, e essa vantagem, de cujo valor no temos mais a noo, poupava-lhes muitos vcios. ROUSSEAU, J.J. Discurso sobre as cincias e as artes. Trad. de Lourdes Santos Machado.3 ed. So Paulo: Abril Cultural, 1983, p. 336. Coleo .Os Pensadores.. Analise as assertivas abaixo. I . A palavra natural significa sabedoria, portanto, o primitivo era dotado de um saber comparvel ao estgio do conhecimento do sculo das luzes. II . As cincias e as artes serviram no s para o progresso material, mas tambm levaram os homens a criarem vcios, antes inexistentes. III . O homem em estado de natureza era ignorante, porm, a ignorncia preservava a pureza de corao e fazia, do primitivo, um ser livre. IV . A ignorncia um vcio adquirido da natureza, portanto, as cincias e artes so necessrias para promover a liberdade humana. Assinale a alternativa correta. A) II e III B) I e III C) I e IV D) II e IV 5) (UEL-2004) o Estado ou a Cidade mais que uma pessoa moral, cuja vida consiste na unio de seus membros, e se o mais importante de seus cuidados o de sua prpria conservao, torna-se-lhe necessria uma fora universal e compulsiva para mover e dispor cada parte da maneira mais conveniente a todos. Assim como a natureza d a

cada homem poder absoluto sobre todos os seus membros, o pacto social d ao corpo poltico um poder absoluto sobre todos os seus, e esse mesmo poder que, dirigido pela vontade geral, ganha, como j disse, o nome de soberania. (ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do contrato social. Trad. de Lourdes Santos Machado. 3.ed. So Paulo: Nova Cultural, 1994. p. 48.) De acordo com o texto e os conhecimentos sobre os conceitos de Estado e soberania em Rousseau, correto afirmar: a) A soberania surge como resultado da imposio da vontade de alguns grupos sobre outros, visando a conservar o poder do Estado. b) O estabelecimento da soberania est desvinculado do pacto social que funda o Estado. c) O Estado uma instituio social dependente da vontade impositiva da maioria, o que configura a democracia. d) A conservao do Estado independe de uma fora poltica coletiva que seja capaz de garanti-lo. e) A soberania estabelecida como poder absoluto orientado pela vontade geral e legitimado pelo pacto social para garantir a conservao do Estado. 6) (UEL-2005) Poder-se-ia [...] acrescentar aquisio do estado civil a liberdade moral, nica a tornar o homem verdadeiramente senhor de si mesmo, porque o impulso do puro apetite escravido, e a obedincia lei que se estatui a si mesma liberdade. (ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do contrato social. Trad. de Lourdes Santos Machado. So Paulo: Nova Cultural, 1987. p. 37.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre a liberdade em Rousseau, correto afirmar: a) As leis condizentes com a liberdade moral dos homens devem atender aos seus apetites. b) A liberdade adquire sentido para os homens na medida em que eles podem desobedecer s leis. c) O homem livre obedece a princpios, independentemente de eles tambm valerem para a sociedade. d) O homem afirma sua liberdade quando obedece a uma lei que prescreve para si mesmo.

e) no estado de natureza que o homem pode atingir sua verdadeira liberdade. 7) (UFU-2005) - O verdadeiro fundador da sociedade civil foi o primeiro que, tendo cercado um terreno, lembrou-se de dizer isto meu e encontrou pessoas suficientemente simples para acredit-lo. Quantos crimes, guerras, assassnios, misrias e horrores no pouparia ao gnero humano aquele que, arrancando as estacas ou enchendo o fosso, tivesse gritado a seus semelhantes: Defendei-vos de ouvir esse impostor; estareis perdidos se esquecerdes que os frutos so de todos e que a terra no pertence a ningum!. (ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. Trad. de Lourdes Santos Machado. So Paulo: Nova Cultural, 1997. p. 87.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre o pensamento poltico de Rousseau, correto afirmar: a) A desigualdade um fato natural, autorizada pela lei natural, independentemente das condies sociais decorrentes da evoluo histrica da humanidade. b) A finalidade da instituio da sociedade e do governo a preservao da individualidade e das diferenas sociais. c) A sociabilidade tira o homem do estado de natureza onde vive em guerra constante com os outros homens. d) Rousseau faz uma crtica ao processo de socializao, por ter corrompido o homem, tornando-o egosta e mesquinho para com os seus semelhantes. e) Rousseau valoriza a fundao da sociedade civil, que tem como objetivo principal a garantia da posse privada da terra.

Das könnte Ihnen auch gefallen