Sie sind auf Seite 1von 11

1. A regio do brejo paraibano destaque no cenrio nacional na produo aviria.

. Aps o abate, os frangos destinados aos mercados consumidores so transferidos para frigorficos onde so armazenados baixa temperatura e, posteriormente, transportados. Um frigorfico hipottico, usado nesse tipo de indstria, consome, em uma hora, 500 kJ de energia eltrica e rejeita 750 kJ para o ambiente externo. Para manter o frango temperatura desejada, necessrio retirar 10 kJ de calor de cada frango, por hora. Considerando que toda a energia consumida transformada em trabalho, conclui-se que o nmero de frangos que pode ser armazenado no referido frigorfico : a) 25 c) 75 e) 125 b) 50 d) 100 2. Recentemente, com a descoberta de petrleo nas camadas do pr-sal no litoral brasileiro, abriram-se perspectivas do Brasil se tornar um dos maiores produtores de petrleo do planeta. Para a extrao do petrleo, deve ser usada uma tubulao que conecta uma plataforma flutuante sobre as guas martimas ao solo martimo, situado a aproximadamente 3.000 m abaixo do nvel do mar, conforme figura a seguir: Um importante desafio de engenharia a ser considerado na extrao do petrleo do pr-sal o uso de um material adequado para suportar a diferena de presso interna, PI, e externa, PE, na tubulao. Nesse sentido, considere: O interior da tubulao, durante a extrao, est preenchido com petrleo cuja densidade 800 kg/m. O exterior est em contato com a gua do mar cuja densidade aproximadamente 1.000 kg/m. A extremidade do tubo na plataforma est em contato com a atmosfera. Com base nessas informaes, conclui-se que, em um ponto situado imediatamente acima do solo martimo, a diferena de

presso, PE-PI, em pascal (Pa), que a tubulao dever suportar : a) 2,0106 d) 5,4106 b) 2,4106 e) 6,0106 c) 3,0106 3. Um balo meteorolgico usado para analisar a atmosfera da Terra e fazer a previso do tempo. A figura a seguir representa esse balo e a superfcie da Terra.

Considere para um dado balo meteorolgico: A massa do conjunto, material usado para confeccionar o balo e dispositivo utilizado para se fazer as medies climticas, igual a 80 kg. Apenas o volume ocupado pelo gs dentro balo deve ser considerado. A densidade do ar onde o balo se encontra de 1,2 kg/m. A densidade do gs no interior do balo de 0,8 kg/m. Com base nesses dados, correto afirmar que o volume ocupado pelo gs no interior do balo, necessrio para mantlo a certa altura acima do solo, de: a) 100 m d) 400 m b) 200 m e) 500 m c) 300 m 4. A conquista do espao um sonho antigo da humanidade. A construo da Estao Espacial Internacional foi um enorme avano nessa direo. Atualmente, os astronautas so transportados para essa estao atravs de nibus espacial. Em uma das idas da Terra at a estao, um astronauta, com 80 kg de massa, resolve estudar a variao do seu peso em relao distncia da superfcie da Terra.

Para isso, ele faz toda a viagem TerraEstao monitorando o seu peso. Sabendo que a estao espacial est a uma distncia da superfcie da Terra exatamente igual ao seu raio (RT), considere que o movimento de rotao da Terra pode ser desprezado; o nibus espacial faz todo o percurso em linha reta, mantendo a sua velocidade constante. Com base nessas informaes, verifica-se que a variao do peso do astronauta em relao distncia da superfcie da Terra, r, est melhor representada no grfico:

5. As ondas, nas suas mais variadas formas, esto constantemente presentes no dia-a-dia. O seu emprego em diversos campos do conhecimento permitiu avanos extraordinrios na medicina de imagem, nos meios de comunicao, na busca por poos de petrleo, etc. Portanto, o estudo de ondas torna-se essencial para o desenvolvimento da cincia e da tecnologia. Com relao a ondas, identifique as afirmativas corretas: I. Ondas transferem energia e momento linear. II. Ondas mecnicas s se propagam em meios materiais. III. Ondas mecnicas podem se propagar em uma direo e vibrar em outra direo. IV. Ondas mecnicas podem se propagar na direo em que vibram. V. A velocidade de propagao de uma onda mecnica no depende do meio no qual a onda se propaga. 6. Em uma fbrica, utiliza-se uma barra de alumnio de 80 cm de seo reta e 20 cm de comprimento, para manter constante a temperatura de uma maquina em operao. Uma das extremidades da barra colocada em contato com a mquina que opera a temperatura constante de 400 C, enquanto a outra extremidade esta em contato com uma barra de gelo na sua temperatura de fuso. Sabendo que o calor latente de fuso do gelo de 80 cal/g, que o coeficiente de condutibilidade trmica do alumnio de 0,5 cal/s.cm.C e desprezando as trocas de calor do sistema mquina-gelo com o meio ambiente, correto afirmar que o tempo necessrio para derreter 500 g de gelo : a) 10 s d) 40 s b) 20 s e) 50 s c) 30 s 6. Os satelites artificiais sao uma conquista da tecnologia moderna e os seus propositos so variados. Existem

satlites com fins militares, de comunicao, de monitoramento etc. e todo satlite tem uma orbita e uma velocidade orbital bem determinadas. Nesse contexto, considere um satlite de comunicao que descreve uma orbita circular em torno da Terra com um perodo de revoluo de 8x104 s. Com base nessas informaes e desprezando o movimento da Terra, correto afirmar que esse satlite gira em torno da Terra com uma velocidade orbital de: (G= 6x10-11 e Mt=6x104) a) 1.000 m/s d) 3.000 m/s b) 1.500 m/s e) 3.500 m/s c) 2.000 m/s 7. Sonares so dispositivos frequentemente usados na indstria naval. Os navios possuem sonares para detectar obstculos no fundo do mar, detectar cardumes etc. Um determinado sonar de um navio produz ondas sonoras progressivas, com comprimento de onda de 2,0 m e frequncia 200 Hz. Nesse caso, um obstculo a 80 m do sonar ser detectado pelo navio em um intervalo de tempo de: a) 0,4 s d) 1,6 s b) 1,0 s e) 2,0 s c) 1,2 s 8. Uma ambulncia, enquanto resgata um enfermo, deixa a sirene ligada, a qual emite um sinal sonoro com frequncia de 500 Hz. Um carro se aproxima da ambulncia com uma velocidade de 85 m/s. Nesse contexto, o condutor do carro ir escutar o som da sirene com uma frequncia de: a) 570 Hz d) 735 Hz b) 625 Hz e) 792 Hz c) 710 Hz 9. Todos os anos, diversos pedidos de patentes de novas mquinas so rejeitados por violarem as Leis da Termodinmica. Em particular, o conceito de entropia frequentemente o

ponto central da falha dos projetos dessas maquinas, o que demonstra a importncia da entropia. Considerando o conceito de entropia, identifique as afirmativas corretas: I. A reversibilidade de um processo termodinmico uma consequncia do aumento da entropia. II. Alguns processos termodinmicos, mesmo quando h conservao da energia, no so possveis, pois fazem a entropia do universo diminuir. III. A entropia e uma medida da desordem do sistema. IV. Quanto maior o numero de estados acessveis a um sistema, maior ser a entropia desse sistema. V. De acordo com a segunda Lei da Termodinmica, a entropia de um sistema fechado nunca decresce. 10. Uma maquina trmica opera usando um gs ideal monoatmico, de acordo com o ciclo representado na figura abaixo.

Sabendo que a temperatura de operao da mquina no ponto B e de 500 K, identifique as afirmativas corretas: I. O trabalho realizado pela maquina trmica em um ciclo de 4 x 105 J. II. A eficincia dessa maquina igual a eficincia de uma maquina operando segundo o ciclo de Carnot. III. A menor temperatura atingida durante o ciclo de operao da maquina e de 100 K. IV. Para uma maquina trmica ideal que trabalhe entre as temperaturas de operao do ciclo representado na figura, a maior eficincia possvel de 0,7. V. A variao de energia interna em um ciclo completo nula.

11. Para agilizar o preparo de massa de cimento, uma construtora adquire uma peneira automtica do tipo vaivm, conforme figura abaixo. O motor acoplado a peneira esta programado para produzir um movimento de vaivm na peneira que simule um movimento harmnico simples. Suponha que a peneira foi instalada sobre um terreno plano e que as suas bases esto fixadas ao solo, de modo que toda a vibrao na peneira seja exclusivamente produzida pelo motor. Dessa maneira, ao se ligar o motor, constata-se que o movimento de vaivm peridico impresso a peneira se repete a cada 2 s e que a amplitude do movimento de 0,5 m. Com base nessas informaes, identifique as afirmativas corretas: I. O perodo do movimento de vaivm de 4 s. II. A frequncia do movimento de vaivm de 0,5 Hz. III. A frequncia angular do movimento de vaivm de 3 rad/s. IV. A velocidade mxima da peneira de 1,5 m/s. V. A acelerao mxima da peneira de 4,5 m/s. 12. Durante uma temporada de frias na casa de praia, em certa noite, o filho caula comea a apresentar um quadro febril preocupante. A me, para saber, com exatido, a temperatura dele, usa um velho termmetro de mercrio, que no mais apresenta com nitidez os nmeros referentes escala de temperatura em graus Celsius. Para resolver esse problema e aferir com preciso a temperatura do filho, a me decide graduar novamente a escala do termmetro usando como pontos fixos as temperaturas do gelo e do vapor da gua. Os valores que ela obtm so: 5 cm para o gelo e 25 cm para o vapor. Com essas aferies em mos, a me coloca o termmetro no filho e observa que a coluna de mercrio para de crescer quando atinge a marca de 13 cm.

Com base nesse dado, a me conclui que a temperatura do filho de: a) 40,0 C d) 38,5 C b) 39,5 C e) 38,0 C c) 39,0 C 13. Em um laboratrio de Fsica, um bloco de 0,5 kg de massa encontra-se preso extremidade superior de uma mola de constante k=100 N/m, a qual est apoiada sobre uma superfcie horizontal, conforme representado na figura abaixo.

Um estudante resolve estudar como se d a distribuio de energia nesse sistema. Ele, ento, imprime ao bloco uma certa velocidade inicial, e observa que o bloco, quando passa pelo ponto em que a mola no est nem comprimida nem distendida, apresenta uma velocidade de 2 m/s para baixo. Tomando esse ponto como referncia, correto afirmar que a maior altura, em metros, atingida por esse bloco : a) 0 d) 0,2 b) 0,1 e) 0,22 c) 0,12 14. Um determinado tipo de sensor usado para medir foras, chamado de sensor piezoeltrico, colocado em contato com a superfcie de uma parede, onde se fixa uma mola. Dessa forma, pode-se medir a fora exercida pela mola sobre a parede. Nesse contexto, um bloco, apoiado sobre uma superfcie horizontal, preso a outra extremidade de uma mola de constante elstica igual a 100 N/m, conforme ilustrao abaixo. Nessa circunstncia, fazendo-se com que esse bloco descreva um movimento harmnico simples, observa-se que a leitura do sensor dada no grfico a seguir.

indicado no grfico. No processo completo ABC, o gs recebe 2 J de calor do meio ambiente. Sabemos, tambm, que a variao da energia interna no processo BC de 0,6 J.

Com base nessas informaes correto afirmar que a velocidade mxima atingida pelo bloco, em m/s , de: a) 0,1 d) 0,8 b) 0,2 e) 1,0 c) 0,4 15. Uma maneira bastante prtica e rpida de aquecer gua atravs de um aquecedor eltrico de nome popular mergulho. Uma dona de casa costuma usar um mergulho que fornece 25 kcal de energia por minuto, para aquecer gua. Desprezando o calor absorvido pelo recipiente que contm a gua e o calor perdido para a atmosfera, identifique as afirmativas corretas: I. O mergulho gasta 3 minutos para elevar, de 25 C at 100 C, a temperatura de um litro de gua. II. O mergulho gasta 3 minutos para elevar, de 25 C at 50 C, a temperatura de trs litros de gua. III. O mergulho gasta 6 minutos para elevar, de 25 C at 100 C, a temperatura de um litro de uma determinada substncia lquida, cujo calor especfico igual metade do calor especfico da gua, porm de igual densidade. IV. O mergulho gasta meio minuto para elevar, de 20 C at 45 C, a temperatura de um litro de gua. V. O mergulho leva um minuto para elevar em 50 C a temperatura de uma determinada substncia de capacidade trmica 5x10-1 kcal/C. 16. Certa quantidade de gs ideal monoatmico levada do estado A para o estado C atravs de uma transformao isotrmica AB, seguida de uma transformao isobrica BC, como

Com relao s transformaes realizadas nesse processo, identifique as afirmativas corretas: I. A variao da energia interna no processo AB nula. II. O trabalho realizado pelo gs no processo BC de 0,4 J. III. O trabalho realizado pelo gs no processo AB de 1,0 J. IV. A variao da energia interna no processo ABC de 0,8 J. V. O calor absorvido no processo BC de 1 J. 17. At recentemente, elevadores hidrulicos, como ilustrao ao lado, eram usados para suspender carros em postos de gasolina. Uma fora era exercida sobre o cano cilndrico mostrado no lado esquerdo da figura, possibilitando elevar-se um carro at certa altura.

Nesse contexto, se o cano mostrado na figura for substitudo por outro, cujo dimetro da sua seo reta igual metade do dimetro do cano original, ento a fora necessria, para manter o carro suspenso a uma certa altura, ser a) igual fora original. d) a metade da fora original. b) o dobro da fora original. e) um quarto da fora original. c) o qudruplo da fora original.

18. Em um sistema planetrio distante, os planetas X e Y descrevem rbitas circulares em torno de uma estrela. Sabendo que o raio da rbita do planeta X quatro vezes maior que o da rbita do planeta Y e que o mdulo da velocidade do planeta X de 12 km/s, correto afirmar que o mdulo da velocidade, em km/s, do planeta Y de: a) 3 c) 12 e) 48 b) 6 d) 24 19. Um foguete de 5 toneladas de massa move-se da Lua para a Terra. Em um determinado momento da viagem, observa-se que o foguete encontra-se ao longo da linha reta que une os centros da Terra e da Lua. Nesse contexto, considere as seguintes informaes: o zero da energia potencial gravitacional tomado em um ponto muito distante da Terra e da Lua, isto , no infinito; a massa da Terra cerca de 80 vezes maior que a massa da Lua; a energia potencial gravitacional entre o foguete e a Terra denotada por UT e entre o foguete e a Lua, por UL ; a distncia entre o foguete e o centro da Terra denotada por dT e entre o foguete e o centro da Lua, por dL ; O mdulo da fora entre o foguete e a Terra denotado por FT e entre o foguete e a Lua, por FL . Diante do exposto, identifique as afirmativas corretas: I. Se UL = UT , ento dL < dT . II. Se o foguete for deixado em repouso no ponto onde UL = UT, ento ele permanecer em repouso. III. Se FL = FT , ento dL < dT . IV. Se FL = FT , ento UL =UT . V. O ponto onde UL = UT no depende da massa do foguete. 20. Ao chegar a um posto de gasolina, um motorista vai ao calibrador e infla os pneus do seu carro, colocando uma presso de 30bars (considere 1 bar igual a 105N/m2). Nesse momento, o motorista

verifica que a temperatura dos pneus de 270C. Depois de dirigir por algum tempo, a temperatura dos pneus sobe para 810C. Desprezando-se o pequeno aumento no volume dos pneus e tratando o ar no seu interior como um gs ideal, correto afirmar que, em bar, a presso nos pneus passar a ser: a) 35,4 c) 45,5 e) 54,5 b) 90,0 d) 70,0 21. Em uma experincia envolvendo gases, quatro mols de um gs diatmico so aquecidos presso constante, a partir de uma temperatura T, fazendo com que o seu volume quadruplique. Sabendo-se que o calor molar presso constante do gs (7R)/2, correto afirmar que a energia transmitida para esse gs, em forma de calor, : a) 14RT c) 56RT e) 70RT b) 42RT d) 64RT 22. Dois estudantes de Fsica analisam o movimento do sistema massa-mola. Eles, ento, constroem uma tabela relacionando os deslocamentos sofridos pela massa em funo do tempo de movimento. A representao grfica dessa tabela mostrada na figura abaixo.

Sabendo-se que a constante elstica da mola de 20N/m e que a equao que relaciona o deslocamento com o tempo dada por y=Acos(wt+/3), correto afirmar que a energia total do sistema massa-mola dada por: a) 410-3J c) 1610-3J e) 4010-3J b) 810-3J d) 3210-3J 23. Em um laboratrio de Fsica, um estudante pretende estudar o fenmeno de propagao de ondas, fazendo uso de uma corda. Uma das extremidades dessa corda foi fixada a uma parede, enquanto a outra extremidade est presa a um vibrador que produz, na corda, ondas

com freqncias e velocidades desejadas (ver figura abaixo). O estudante ajusta o vibrador para gerar ondas que se propagam com velocidade de 0,5m/s e frequncia angular w=4 rad/s. Nessas circunstncias, adotando o Sistema Internacional de Unidades (S.I.), a funo horria que melhor representa o movimento dessa onda : a) y=Asen[4 (2xt)] b) y=Asen[4 (x2t)] c) y=Asen[4 (xt)] d) y=Asen[4 (x4t)] e) y=Asen[4 (4xt)] 24. Em uma construo de um prdio de apartamentos com quatro andares, o mestre-de-obras utiliza um fio do prumo resistente, com a finalidade de verificar se uma das paredes laterais desse edifcio apresenta algum tipo de defeito. Para isso, ele fixa uma das extremidades desse fio em um suporte localizado no topo do prdio, e, na outra extremidade, pendura um bloco de cimento de 6kg de massa. Dessa forma, a distncia entre as duas extremidades de, aproximadamente, 12 metros. A representao esquemtica desse prdio, juntamente com o fio de prumo, est na figura ao lado.

instante previamente determinado, a qual se propaga at o topo. O estudante que se encontra no topo observa que essa onda leva 0,5 segundos para chegar at ele. Desprezando-se a tenso no fio produzida pela sua massa e considerando g=10m/s2, correto afirmar que a massa do fio de prumo, em quilogramas, : a) 1/4 c) 5/2 e) 9/2 b) 5/4 d) 7/2 25. Uma mola considerada ideal tem uma das suas extremidades presa a uma parede vertical. Um bloco, apoiado sobre uma mesa lisa e horizontal, preso a outra extremidade da mola (ver figura abaixo). Nessa circunstncia, esse bloco puxado at uma distncia de 6cm da posio de equilbrio da mola. O mesmo solto a partir do repouso no tempo t=0. Dessa forma, o bloco passa a oscilar em torno da posio de equilbrio, x=0, com perodo de 2s. Para simplificar os clculos, considere = 3. Com relao a esse sistema massa-mola, identifique as afirmativas corretas: I. O bloco tem a sua velocidade mxima de 0,18m/s na posio x=0. II. A amplitude do movimento do bloco de 12cm. III. O mdulo mximo da acelerao desenvolvida pelo bloco de 0,54m/s2 e ocorre nos pontos x=0,06m. IV. O bloco oscila com uma freqncia de 0,5 Hz. V. A fora restauradora responsvel pelo movimento do bloco varia com o quadrado da distncia do deslocamento do bloco em relao a x=0. 26. Deseja-se utilizar uma ventosa, objeto similar a um desentupidor de uso domstico, para pendurar um jarro com plantas ornamentais em uma sala, situada em uma casa ao nvel do mar, cujo teto bastante liso e resistente. Para realizar essa tarefa, considere as seguintes informaes: a massa do jarro com a planta de, aproximadamente, 10 kg;

Dois estudantes de Fsica que passavam pelo local resolvem comprovar a veracidade dos conceitos tericos, abordados pelo professor na aula sobre ondas transversais. Para isso, eles sincronizam os seus relgios e um dos estudantes sobe at o topo do prdio, enquanto o outro fica na base, prximo ao bloco de cimento pendurado no fio. O estudante que se situa na base aplica uma pequena perturbao lateral no fio, no

a ventosa tem massa desprezvel e esvaziada completamente (caso ideal). Nesse contexto, para que a ventosa possa segurar esse jarro, a rea mnima necessria dessa ventosa de: a) 1,0 cm2 d) 15,0 cm2 b) 5,0 cm2 e) 20,0 cm2 c) 10,0 cm2 27. Em uma aula sobre Gravitao, um professor de Fsica prope aos seus alunos analisarem o sistema constitudo por um planeta de massa m e raio r, o qual se encontra em rbita circular de raio R0 em torno de uma estrela de raio R e massa M. Com o objetivo de avaliar os conhecimentos desses alunos acerca do assunto, o professor elabora as afirmativas abaixo. Considerando R0 >> R + r, dentre essas afirmativas, identifique as corretas: I. Se a massa do planeta fosse 2m, o perodo de rotao no se alteraria. II. Se o raio do planeta fosse 2r, o perodo de rotao no se alteraria. III. Se o raio da rbita fosse 2R0, o perodo de rotao no se alteraria. IV. Se o raio da estrela fosse 2R, o perodo de rotao no se alteraria. V. Se a massa da estrela fosse 2M, o perodo de rotao no se alteraria. 28. Em um laboratrio de Fsica, dois estudantes pretendem estudar possveis dependncias da altura da coluna de mercrio com a presso atmosfrica e as formas dos vasos que contm essa substncia. Para isso, eles usam um tubo de ensaio com raio R, enchendo-o completamente com mercrio. Em seguida, colocam esse tubo em posio invertida em um recipiente, que tambm contm mercrio. O tubo ento destampado, e observa-se que a altura da coluna de mercrio no tubo h, conforme representao na figura 1.

Nesse contexto, identifique as afirmativas corretas: I. A altura da coluna de mercrio ser menor do que h, se essa mesma experincia for realizada no topo de uma montanha muito alta. II. A altura da coluna de mercrio ser menor do que h, se essa mesma experincia for repetida usando um tubo com raio 2R. III. A altura da coluna de mercrio ser maior do que h, se o recipiente da figura 1 for trocado pelo da figura 2. IV. A altura da coluna de mercrio ser maior do que h, se o recipiente da figura 1 for trocado pelo da figura 3. V. A altura da coluna ser maior do que h, se o mercrio for substitudo por gua. 29. Sobre Hidrosttica, correto afirmar a) Uma coluna de um lquido homogneo em equilbrio exerce em sua base uma presso proporcional a sua altura. b) Uma presso externa aplicada sobre um lquido em equilbrio, torna-se maior para pontos de maior profundidade desse lquido. c) Todo objeto mergulhado em um lquido sofre ao de uma fora vertical dirigida para baixo, denominada empuxo. d) Um objeto totalmente imerso em um lquido, e em equilbrio, tem densidade menor do que a do lquido. e) A presso atmosfrica a presso exercida pelo vento sobre qualquer objeto. 30. Em 16 de julho de 1969, na Flrida, Estados Unidos, foi lanado, rumo Lua, o foguete Saturno V, que transportava na sua extremidade a Apollo 11. Para escapar do campo gravitacional terrestre, foi necessrio que se imprimisse ao Saturno V uma determinada velocidade. Com base no que foi exposto, correto dizer que a velocidade de escape de um corpo prximo da superfcie da Terra , aproximadamente, de: (G=6,5x10-11 e Rt= 6,5x106 Mt= 6x1024) a) 1,1104 m/s d) 1,110 m/s

b) 1,110 m/s e) 1,1106 m/s c) 1,1105 m/s 31. Em um laboratrio de Fsica, um estudante deseja determinar a massa especfica de um lquido, denominado por A. Para esse fim utilizado um segundo lquido, denominado por B, cuja massa especfica conhecida por esse estudante B= 12,6 g /cm. Sabendo que esses dois lquidos so no miscveis, ele os coloca em um sistema de vasos comunicantes. Aps algum tempo, o estudante observa que os nveis dos lquidos se estabilizam em posies fixas, conforme representado na figura.

transmitida do corpo mais quente ao mais frio : a) Temperatura d) Presso b) Calor e) Energia mecnica c) Trabalho 33. Abaixo esto enunciadas cinco leis ou expresses da Fsica na 1 coluna e quatro frmulas na 2 coluna, associadas ao movimento de um satlite em rbita em torno da Terra. Nessas frmulas admita que: G constante da gravitao universal; M a massa da Terra; m a massa do satlite; R o raio da rbita; e T o perodo do movimento do satlite. Nesse sentido, numere a segunda coluna, de acordo com as leis ou expresses indicadas na primeira coluna:

A partir das leituras das colunas dos lquidos, correto afirmar que o valor da massa especfica do lquido A, A, em g/cm, : a) 2,4 c) 4,2 e) 25,2 b) 6,3 d) 8,4 32. Em um laboratrio de Fsica, um estudante deseja medir a massa especfica de um determinado lquido transparente que est dentro de um recipiente de vidro. Para alcanar esse objetivo, utiliza uma pequena esfera de alumnio, de massa 10 gramas e volume 4 cm. Submergindo essa esfera no referido lquido, o estudante observa que a mesma comea a subir com acelerao de 6 m/s. Admitindo que o valor da acelerao da gravidade 10 m/s, correto afirmar que a massa especfica, em g/cm, : a) 2,0 d) 8,0 b) 4,0 e) 10,0 c) 6,0 33. Dois corpos idnticos, inicialmente a temperaturas diferentes, so colocados em contato entre si. A forma de energia

Assinale entre as alternativas abaixo a que representa a sequncia correta: a) 4, 1, 5 e 3. d) 3, 5, 4 e 1. b) 3, 1, 5 e 4. e) 2, 3, 1 e 5. c) 4, 3, 2 e 1. 34. Trs corpos idnticos 1, 2 e 3 esto, inicialmente, isolados e a temperaturas diferentes, T1, T2 e T3, respectivamente, com T1<T2<T3. O corpo 1 ento posto em contato com o corpo 2 at atingirem o equilbrio trmico temperatura T. Em seguida, o corpo 2 separado do corpo 1 e posto em contato com o corpo 3 at atingirem o equilbrio trmico. Supondo

que no houve troca de calor com o meio ambiente, a temperatura alcanada pelo corpo 3 : a) (T1 +T2 +T3)/4 d) (2T1 +2T2 +T3)/3 b) (T1 +T2 +T3)/3 e) (T1 +T2 +2T3)/4 c) (T1 +T2 +2T3)/3 35. Em um laboratrio de Fsica, um estudante enche dois tubos cilndricos iguais, ate uma altura h, com lquidos distintos, A e B, de densidades A e B, sendo A=2B. O estudante mede as presses nos pontos 1, 2 e 3, localizados dentro dos lquidos, onde os pontos (1) e (2) esto a uma profundidade h/2, enquanto que o ponto (3) esta a uma profundidade h , conforme representado na figura ao lado.

b) x= 5 cos(2t) e) x= cos(3t) c) x= 0,5 cos(5t) 37. Em um laboratrio de Fsica, um estudante esta analisando as variaes de temperatura sofridas por dois materiais. Nesse sentido, ele realiza a seguinte experincia. Fornece a mesma quantidade de calor a quantidades de massas iguais de dois materiais diferentes, A e B. Ele sabe que o material A tem um calor especifico de 0,8 cal/g.C e o material B tem 0,04 cal/g.C. A partir dessas informaes e considerando que ambos os materiais estavam inicialmente a temperatura ambiente, correto afirmar que o estudante constatou que a variao de temperatura do material B e a) 20 vezes maior que a variao do material A. d) 50 vezes maior que a variao do material A. b) 30 vezes maior que a variao do material A. e) 60 vezes maior que a variao do material A. c) 40 vezes maior que a variao do material A. 38. Um recipiente contendo 300 gramas de um refrigerante diet, cujo principal componente a gua, est inicialmente a 20 C. Desprezando-se a massa do recipiente, a menor quantidade de gelo a 40 C, necessria para esfriar esse refrigerante at 0 C , : a) 300g b) 150g c) 120g d) 80g e) 60g 39. Em um laboratrio de Fsica, um aluno resolve analisar os efeitos da presso em certa quantidade de um lquido em repouso em um recipiente. Das conjecturas abaixo, feitas pelo estudante a partir dessa anlise, identifique as corretas: I. A presso no interior do lquido varia linearmente com o inverso da profundidade. II. Uma fora vertical dirigida para cima sempre age sobre um corpo, quando ele submerso total ou parcialmente.

De acordo com as medies realizadas, correto afirmar: a) p1=p2<p3 d) p1=2p2 b) p1=p3>p2 e) p1 p2 e p1 p3 c) p3>p1>p2 36. Um brinquedo popular, encontrado nas feiras livres de Joao Pessoa, o RiRi, em que um cordo tem uma de suas extremidades amarrada a uma vareta e, na outra extremidade, esta preso um objeto macio. Ao se girar esse objeto, o mesmo realiza um MCU, emitindo um rudo ocasionado pelo atrito entre o cordo e a vareta. Suponha que o cordo tem um comprimento de meio metro e que uma criana consegue imprimir uma velocidade angular no objeto macio, tal que ele de uma volta completa em dois segundos. Nesse contexto, admitindo que a projeo no eixo x do movimento desse objeto realiza um MHS, representado na figura ao lado, a funo horaria, no Sistema Internacional de Unidades, que melhor descreve esse movimento : a) x= 0,5 cos(t) d) x= cos(t/2)

III. Mudanas nos valores das presses no interior de um lquido no ocorrem, quando uma presso extra exercida na superfcie desse lquido. IV. A razo entre a densidade de um corpo e do lquido coincide com a frao do volume desse corpo parcialmente submerso. V. A densidade de um corpo no exerce nenhum papel em relao ao seu estado de movimento, quando imerso em um ponto qualquer do lquido. 40. Em uma conferncia pela internet, um meteorologista brasileiro conversa com trs outros colegas em diferentes locais do planeta. Na conversa, cada um relata a temperatura em seus respectivos locais. Dessa forma, o brasileiro fica sabendo que, naquele momento, a temperatura em Nova Iorque TNI=33,8 F, em Londres, TL=269 K, e em Sidnei, TS=27 C. Comparando essas temperaturas, verifica-se: a) TNI>TS>TL d) TS>TNI>TL b) TNI>TL>TS e) TS>TL>TNI c) TL>TS>TNI 41. Os materiais utilizados na construo civil so escolhidos por sua resistncia a tenses, durabilidade e propriedades trmicas como a dilatao, entre outras. Rebites de metal (pinos de formato cilndrico), de coeficiente de dilatao linear 9,8106 C1, devem ser colocados em furos circulares de uma chapa de outro metal, de coeficiente de dilatao linear 2,0105 C1. Considere que, temperatura ambiente (27 C), a rea transversal de cada rebite 1,00 cm2 e a de cada furo, 0,99 cm2. A colocao dos rebites, na chapa metlica, somente ser possvel se ambos forem aquecidos at, no mnimo, a temperatura comum de: a) 327C c) 527C e) 727C b) 427C d) 627C 42. Ultimamente, o gs natural tem se tornado uma importante e estratgica fonte de energia para indstrias. Um dos modos mais econmicos de se fazer o

transporte do gs natural de sua origem at um mercado consumidor distante atravs de navios, denominados metaneiros. Nestes, o gs liquefeito a uma temperatura muito baixa, para facilitar o transporte. As cubas onde o gs liquefeito transportado so revestidas por um material de baixo coeficiente de dilatao trmica, denominado invar, para evitar tenses devido s variaes de temperatura. Em um laboratrio, as propriedades trmicas do invar foram testadas, verificando a variao do comprimento (L) de uma barra de invar para diferentes temperaturas (T). O resultado da experincia mostrado, a seguir, na forma de um grfico:

Com base nesse grfico, conclui-se que o coeficiente de dilatao trmica linear da barra de invar : a) 1 x 10-6/C d) 10 x 10-6/C b) 2 x 10-6/C e) 20 x 10-6/C c) 5 x 10-6/C

Das könnte Ihnen auch gefallen