Sie sind auf Seite 1von 75

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO

AULA 09 CRIMES CONTRA A PESSOA


FUTUROS(AS) APROVADOS(AS), sejam bem vindos mais uma aula!!!

Hoje veremos um tema cujo conhecimento importantssimo para o bom desempenho na maioria das PROVAS: os crimes contra a pessoa. um assunto bem extenso, mas que procurarei abordar da maneira mais objetiva possvel. Assim como fizemos na aula passada, darei nfase a tudo aquilo que exigido pelas bancas de PROVA e apresentarei apenas uma noo dos demais delitos a fim de que voc no seja surpreendido.

Vamos comear!

Bons estudos!!!

********************************************************************************************************** 9.1 CRIMES CONTRA A VIDA

9.1.1 HOMICDIO
O homicdio , provavelmente, um dos crimes mais conhecidos do Cdigo Penal. o primeiro delito tipificado na parte especial e consiste na destruio da vida de um homem praticada por outro. Nelson Hungria considera o homicdio como: (...) o tipo central dos crimes contra a vida e o ponto culminante na orografia dos crimes. o crime por excelncia. o padro da delinqncia violenta ou sanguinria, que representa como que uma reverso atvica s eras primeiras, em que a luta pela vida, presumivelmente, se operava com o uso normal dos meios brutais e animalescos. a mais chocante violao do senso moral mdio da humanidade civilizada. Apresenta a seguinte descrio tpica:

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO Art. 121. Matar algum: Pena - recluso, de seis a vinte anos. Desde j importante ressaltar que o homicdio em sua forma fundamental (acima apresentada) no possui nenhum elemento normativo, ou seja, independe de qualquer injustia ou violncia. Assim, se Tcio mata Mvio mediante veneno, por exemplo, apesar de no ter havido violncia, podemos afirmar que houve homicdio. Ocorre, entretanto, que o homicdio possui outras figuras tpicas alm da supracitada. Desta forma, podemos resumir o assunto da seguinte forma: TIPOS PENAIS DO CRIME DE HOMICDIO HOMICDIO SIMPLES HOMICDIO PRIVILEGIADO HOMICDIO QUALIFICADO HOMICDIO CULPOSO SIMPLES HOMICDIO CULPOSO QUALIFICADO PERDO JUDICIAL 9.1.1.1 CARACTERIZADORES DO DELITO SUJEITOS DO DELITO: 1. SUJEITO ATIVO: crime comum, podendo ser cometido por qualquer pessoa. 2. SUJEITO PASSIVO: A vtima do homicdio.
OBSERVAO NO CASO DE O FATO SER COMETIDO CONTRA O PRESIDENTE DA REPBLICA, CONTRA MEMBRO DO SENADO FEDERAL, CONTRA MEMBRO DA CMARA DOS DEPUTADOS OU CONTRA MINISTROS DO STF, O FATO TRATADO COMO CRIME CONTRA A SEGURANA NACIONAL, COM PENA DE RECLUSO DE 15 A 30 ANOS (LEI N 7.170/83, ART. 29).

Art. 121, caput Art. 121, 1 Art. 121, 2 Art. 121, 3 Art. 121, 4 Art. 121, 5

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO MEIOS DE EXECUO: O homicdio no possui uma forma de atuao vinculada, ou seja, a lei no pormenoriza os meios de execuo, admitindo-se qualquer meio. Podemos classificar os meios de execuo em: 1. Comissivos O homicdio ocorre atravs da ao do agente. Exemplo: Tcio efetua um disparo contra Mvio. 2. Omissivos O homicdio ocorre atravs de uma omisso do agente. Exemplo: Tcio deixa de alimentar Mvio e este vem a falecer em decorrncia da omisso de Tcio. OBSERVAO:
Para que o sujeito responda por homicdio cometido por omisso, faz-se necessrio que tenha o dever jurdico de impedir a produo da morte da vtima. Esse dever jurdico advm: de um mandamento legal especfico, da posio de garantidor ou de conduta precedente (art. 13, pargrafo 2).

3. Diretos Situao em que o agente, atravs da prpria conduta, ocasiona diretamente a morte. Exemplo: Tcio puxa o gatilho de uma arma contra Mvio. 4. Indiretos O homicdio no decorre diretamente da conduta da vtima. Exemplo: Tcio induz Mvio a dirigir a noite em uma estrada que est em construo e possui um abismo no fim. Mvio cai no abismo e vem a falecer. 5. Materiais O homicdio ocorre devido ao uso de um determinado objeto. Exemplo: Tcio utiliza uma faca para matar Mvio. 6. Moral O homicdio decorre de ato que afeta o ntimo da pessoa. Exemplo: Traumas psquicos. Obs.: Quanto ao meio de execuo moral, embora seja de difcil aplicao e visualizao, para a sua PROVA basta o conhecimento de que se trata de um meio de execuo cabvel para o crime de homicdio. Assim, caso a banca exija: o meio de execuo moral vivel para o delito de homicdio, a questo/alternativa estar CORRETA. COMISSIVOS / OMISSIVOS Do exposto, podemos resumir: MEIOS DE EXECUO MATERIAIS E MORAIS

DIRETOS E INDIRETOS www.pontodosconcursos.com.br 3

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO ELEMENTOS: 1. OBJETIVO: ncleo do tipo: 9 Matar; 2. SUBJETIVO: 1. Dolo ou culpa (trataremos mais frente do homicdio culposo); Observao: O dolo do homicdio a vontade consciente de eliminar uma vida humana, ou seja, de matar (animus necandi), no se exigindo nenhum fim especial. A finalidade ou motivo determinante do crime pode, eventualmente, constituir uma qualificadora ou uma causa de diminuio de pena. Admite-se perfeitamente homicdio com dolo eventual, reconhecido pela jurisprudncia em vrios casos como roleta-russa, na conduta dos motoristas que se envolvem em corridas de automveis em vias publicas ("rachas"), causando a morte de algum que os acompanham ou assistem a essas irresponsveis competies. STF, AI 779.275/CE, DJ 18.02.2010 CRIME DOLOSO CONTRA A VIDA. PRONNCIA. Havendo verso nos autos de que o ru praticava racha, empreendendo manobras arrojadas em alta velocidade, em virtude das quais veio ocorrer o acidente causador dos delitos, a pronncia medida que se impe, ante a ocorrncia do dolo eventual.

QUALIFICAO DOUTRINRIA: Classifica-se o crime de homicdio em simples, comum, instantneo, material, de dano e de forma livre. considerado simples, pois tem apenas um bem jurdico que a vida. tambm comum, pois pode ser praticado por qualquer pessoa, ao contrrio dos crimes prprios, que s podem ser praticados por determinadas pessoas. Consiste, ainda, em um crime material que se consuma com a morte da vtima ou com a sua tentativa (necessidade de um resultado naturalstico). tambm instantneo com relao ao ato praticado, pois atinge a consumao no momento da morte da vtima, no se prolongando no tempo. www.pontodosconcursos.com.br 4

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO de dano, pois exige a efetiva leso do objeto jurdico para sua consumao. Por fim, crime de forma livre, pois admite qualquer meio de execuo. CONSUMAO E TENTATIVA 1. O crime consumado com a morte da vtima. 2. admissvel a tentativa. 9.1.1.2 HOMICDIO PRIVILEGIADO O homicdio privilegiado encontra previso no pargrafo 1 do art. 121, nos seguintes termos: Art. 121 [...] 1 Se o agente comete o crime impelido por motivo de relevante valor social ou moral, ou sob o domnio de violenta emoo, logo em seguida a injusta provocao da vtima, ou juiz pode reduzir a pena de um sexto a um tero.
APESAR DA PALAVRA PODE, A REDUO DE PENA NO HOMICDIO PRIVILEGIADO NO FACULDADE, MAS OBRIGAO DO JUIZ.

Do supra dispositivo legal, podemos verificar que o privilgio cabvel quando o agente: 1. Matar algum impelido por motivo de relevante valor social Neste caso, o homicdio ocorre devido a determinada situao que diz respeito a um interesse coletivo. Exemplo: O sujeito mata o vil traidor da ptria.

TJMG: 1906478/MG DJ 20.09.2000 Homicdio Privilegiado. Relevante Valor Social. Motivo social aquele que corresponde aos interesses coletivos. Jamais pode ser considerado como motivo de relevante valor social o homicdio cometido, por exemplo, em razo de desavenas relacionadas com jogo de baralho. www.pontodosconcursos.com.br 5

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO

2. Matar algum impelido por motivo de relevante valor moral Aqui, o motivo do homicdio est relacionado com uma situao que afeta o particular, e no a coletividade. Exemplo: Mvio fica sabendo que Tcio, seu vizinho, estuprou sua filha. Diante de tal situao, Mvio mata Tcio. 3. Matar algum sob o domnio de violenta emoo, logo aps injusta provocao da vtima Neste caso, para que fique caracterizado o homicdio privilegiado, necessrio que tenhamos: a. Emoo violenta; b. Injusta provocao da vtima; e c. Sucesso imediata entre a provocao e a reao. Exemplo:

STM, Apelfo 49.061/RS, DJ 13.02.2003 Age sob influncia de violenta emoo, e no por ela dominado, o agente que, respondendo a reiteradas provocaes da vtima, que o persegue at o momento em que deixava o local em seu automvel, dispara a arma de fogo em direo quela.

9.1.1.3 HOMICDIO QUALIFICADO O homicdio qualificado encontra previso no pargrafo 1 do art. 121, nos seguintes termos: Art. 121 [...] 2 Se o homicdio cometido: I - mediante paga ou promessa de recompensa, ou por outro motivo torpe; II - por motivo ftil; III - com emprego de veneno, fogo, explosivo, asfixia, tortura ou outro meio insidioso ou cruel, ou de que possa resultar perigo comum; IV - traio, de emboscada, ou mediante dissimulao ou outro recurso que dificulte ou torne impossvel a defesa do ofendido; V - para assegurar a execuo, a ocultao, a impunidade ou vantagem de outro crime: Pena - recluso, de doze a trinta anos. www.pontodosconcursos.com.br 6

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO Do supracitado texto legal, podemos organizar as circunstncias qualificadoras da seguinte forma: 1. Quanto aos motivos determinantes: mediante paga ou promessa de recompensa ou outra razo torpe ou ftil Motivo torpe o moralmente reprovvel. aquela causa que quando voc l no jornal pensa imediatamente: Mas que sujeito desprezvel. Seria o caso, por exemplo, do filho que mata o pai a fim de receber uma herana. A paga ou a promessa de recompensa tambm so exemplos de motivo torpe.

STJ, HJ 80.107/SP, DJ 25.02.2008 A verificao se a vingana constitui ou no motivo torpe deve ser feita com base nas peculiaridades de cada caso concreto, de modo que, no se pode estabelecer um juzo a priori, seja positivo ou negativo. Conforme ressaltou o Pretrio Excelso: a vingana, por si s, no substantiva o motivo torpe; a sua afirmativa, contudo, no basta para elidir a imputao de torpeza do motivo do crime, que h de ser aferida luz do contexto do fato."(HC 83.309/MS, 1 Turma, Rel. Min. Seplveda Pertence, DJ de 06/02/2004).

O motivo ftil aquele insignificante, apresentando clara desproporo entre o crime e sua causa moral. Para exemplificar, imagine que Tcio, torcedor do Internacional, verifica, ao chegar em casa, que sua esposa havia colocado um adesivo do Grmio na janela. Diante de tal situao, profere oito disparos em regio letal. Neste caso, temos a morte ocasionada por motivo ftil. Outro exemplo seria o de matar o garom porque a comida est fria, ou o vendedor de uma loja devido a um mau atendimento. 2. Quanto aos meios: veneno, explosivo, fogo, asfixia, tortura ou outro meio insidioso ou cruel, ou que possa resultar perigo comum Conceitua-se meio insidioso como sendo algo camuflado, uma conduta verdadeiramente traioeira, como ocorre no referido caso do emprego de substncia venenosa. Meio cruel, por sua vez, aquele que causa sofrimento vtima. Assim, imagine que Tcio mata Mvio com um disparo em ponto letal e, aps sua morte, divide o corpo em 30 pedaos. Neste caso, podemos dizer que incidiu a qualificadora meio cruel? Claro que no, pois o fato de cortar o corpo ocorreu aps a morte, logo, no ocasionou sofrimento ao ofendido. www.pontodosconcursos.com.br 7

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO Por fim, o CP tambm qualifica o homicdio quando praticado por meio de que pode resultar perigo comum. Seria o caso, por exemplo, do uso de fogo ou explosivos. 3. Quanto forma de execuo: traio, emboscada, dissimulao ou outro recurso que dificulte ou torne impossvel a defesa da vtima Vamos tratar deste tpico atravs de exemplos (que eu sei que todo concurseiro adora!): Traio Mvio atira em Tcio pelas costas (traio fsica) ou Mvio coloca uma venda nos olhos de Tcio dizendo que vai conduzi-lo at uma surpresa. Ocorre, entretanto, que a surpresa um buraco de 20 metros no qual Tcio cai e morre (traio moral). Emboscada Tcio fica escondido em cima de uma rvore aguardando a passagem de Mvio. Quando este passa, surpreendido pelo disparo fatal. Dissimulao Tcio se disfara de policial a fim de matar Mvio (dissimulao fsica) ou Tcio estabelece uma falsa amizade com Mvio a fim de melhor executar o homicdio. 4. Quanto conexo com outro delito: fato praticado para garantir a execuo, ocultao, impunidade ou vantagem de outro crime Seria o caso, por exemplo, do sujeito (autor) que mata o co-autor de um crime de roubo a fim de ficar com todo o produto do delito, ou mesmo o criminoso que mata uma testemunha a fim de ocultar o delito. Para finalizar este tpico, cabe ressaltar que, nos termos da Lei n 8.072/90, so considerados hediondos os crimes de homicdio (art. 121), quando praticados em atividade tpica de grupo de extermnio, e quando se tratar de homicdio qualificado. 9.1.1.4 CAUSA DE AUMENTO DE PENA Conforme apresentado na segunda parte do pargrafo 4 do art. 121, sendo doloso o homicdio, a pena aumentada de 1/3 (um tero) se o crime praticado contra pessoa menor de 14 (quatorze) ou maior de 60 (sessenta) anos. 9.1.1.5 HOMICDIO CULPOSO SIMPLES E QUALIFICADO O homicdio culposo previsto nos 3. e 4. o crime cometido por um agente que no quis o resultado morte. causado por negligncia (omisso do dever geral de cautela), imprudncia (ao perigosa) ou impercia (falta de aptido para o exerccio de arte ou ofcio). Observe o texto legal: www.pontodosconcursos.com.br 8

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO Art.121 [...] 3 Se o homicdio culposo: Pena - deteno, de um a trs anos. 4o No homicdio culposo, a pena aumentada de 1/3 (um tero), se o crime resulta de inobservncia de regra tcnica de profisso, arte ou ofcio, ou se o agente deixa de prestar imediato socorro vtima, no procura diminuir as conseqncias do seu ato, ou foge para evitar priso em flagrante. O homicdio culposo poder tambm ser qualificado quando:

Resultar de inobservncia de regra tcnica de profisso, arte ou ofcio Seria o caso, por exemplo, do mdico que, deixando de observar procedimento padro de que tem conhecimento, ocasiona a morte da vtima. Mas, professor, agora ficou uma dvida... Este exemplo apresentado acima no seria caso de impercia e, portanto, homicdio culposo simples? A resposta negativa, pois a impercia caracterizada pela insuficincia de capacidade tcnica, ou seja, o sujeito realmente no sabe fazer aquilo. Diferentemente, na qualificadora, o sujeito tem conhecimento da regra tcnica, mas no a observa.

O agente deixar de prestar imediato socorro vtima Imagine que Tcio atropela Mvio e no lhe presta assistncia. Neste caso, no responder por homicdio culposo e omisso de socorro, mas sim por homicdio culposo qualificado pela omisso de socorro. O agente no procurar diminuir as conseqncias do seu ato Imagine que, no caso acima, Mvio socorrido por terceiros, mas Tcio se nega a levar Mvio ao hospital com medo de sujar o banco de seu carro com sangue. Neste caso, no incide a qualificadora de omisso de socorro, pois o socorro foi prestado (mesmo que por terceiros). Toa, o homicdio culposo ser qualificado pelo fato de o agente no procurar diminuir as conseqncias do seu ato (negou-se a levar Mvio para o hospital). O agente fugir para evitar priso em flagrante Esta qualificadora bem fcil de ser entendida. Cabe ressaltar, entretanto, que no h incidncia da qualificadora quando o sujeito foge a fim de evitar linchamento.

STJ, HC 38.985/MT, DJ 25.04.2005 A fuga motivada pela ameaa de linchamento levadas a efeito por terceiros, no guarda qualquer semelhana com a escapada objetivando frustrar a aplicao da lei penal. www.pontodosconcursos.com.br 9

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO

Se no ocorrer nenhuma das hipteses supra (4.), o homicdio culposo ser dito simples. 9.1.1.6 HOMICDIO CULPOSO PERDO JUDICIAL Uma peculiaridade do homicdio culposo o fato de o juiz poder deixar de aplicar a pena se as conseqncias da infrao atingirem o prprio agente de forma to grave que a sano penal se torne desnecessria, como, por exemplo, no caso em que o agente fique paraplgico ou na hiptese de morte de um filho. Art. 121. [...] 5 - Na hiptese de homicdio culposo, o juiz poder deixar de aplicar a pena, se as conseqncias da infrao atingirem o prprio agente de forma to grave que a sano penal se torne desnecessria. Observe os interessantes julgados que explicam e exemplificam o tema:

TJSC, ACR 774.240/SC, DJ 10.03.2010 Afigura-se justificvel a concesso do perdo judicial em que o autor de homicdio culposo j punido diretamente pelo prprio fato que o praticou, em razo das gravosas conseqncias produzidas que o atingem de forma to intensa que a sano penal se torna desnecessria.

TJSC, ACR 685.049/SC, DJ 26.01.2010 Em se tratando de ru primrio, que sempre teve conduta ilibada, no h dvida de que o peso a ser carregado pela responsabilidade em causar fato com conseqncias to graves, como a morte de um parente prximo, torna despicienda a cominao de sano penal, permitindo o perdo judicial, uma vez que a maior punio j foi aplicada ao agente e desta no restar impune

www.pontodosconcursos.com.br

10

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO

6.1.2 PARTICIPAO EM SUICDIO


Suicdio tirar a prpria vida de modo voluntrio e consciente. O suicdio, por razes de poltica criminal e clara desnecessidade, no punido no ordenamento penal brasileiro. Assim, se alguma pessoa tirou a prpria vida, no haver punio, pois, pelo principio da intranscendncia da ao e da condenao penal, ningum poder ser responsvel por fato praticado por outrem e, logicamente, os sucessores ou herdeiros do suicida no podero pagar penalmente por ele ter tirado a prpria vida. A modalidade tentada tambm no poder ser sancionada, tendo em vista que o Estado deve procurar ajudar a pessoa, pois claramente se trata de um humano que no se encontra em suas melhores faculdades psquicas, necessitando da colaborao do Estado para a concretizao de tratamento psiquitrico e/ou internao. Apesar de o suicdio, como vimos, no caracterizar ilcito penal, a participao prevista como crime e encontra previso no art. 122 do Cdigo Penal, nos seguintes termos: Art. 122 - Induzir ou instigar algum a suicidar-se ou prestar-lhe auxlio para que o faa: Pena - recluso, de dois a seis anos, se o suicdio se consuma; ou recluso, de um a trs anos, se da tentativa de suicdio resulta leso corporal de natureza grave. No supracitado dispositivo, o legislador visa proteger o direito vida, e daqui surge um importante questionamento: Caso a participao no resulte em morte ou leso corporal do suicida, poder o agente ser responsabilizado? Para ficar bem claro, imagine a seguinte situao: Mvio est no terrao de seu prdio, pronto para pular. Nesse momento, aparece Tcio que comea a cantar: PULA!!! PULA!!! PULA!!!. Segundos aps, Mvio desiste de sua ao, mas o fato todo filmado por cmeras de segurana. Poder ser Tcio responsabilizado pelo fato previsto no art. 122 do CP? A resposta NEGATIVA, pois no vindo a vtima a morrer ou a sofrer a leso corporal de natureza grave, no haver crime. 6.1.2.1 CARACTERIZADORES DO DELITO SUJEITOS DO DELITO:

www.pontodosconcursos.com.br

11

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO 1. SUJEITO ATIVO: crime comum, podendo ser cometido por qualquer pessoa. 2. SUJEITO PASSIVO: A pessoa induzida ou instigada. Observao: Exige-se que a conduta seja direcionada a uma determinada pessoa. Assim, no h o crime se um sujeito escreve um livro que induza seus leitores ao suicdio (pois aqui os destinatrios so gerais, e no especficos). ELEMENTOS: 1. OBJETIVO: So ncleos do tipo: 9 Induzir; 9 Instigar; 9 Prestar (auxlio) Com base nos elementos objetivos, podemos dizer que h dois tipos de participao: Participao moral: Praticada por meio de induzimento ou instigao Induzir consiste em inserir a idia do suicdio na cabea do indivduo, enquanto instigar consiste em reforar idia preexistente. Assim, ocorre induzimento se Tcio diz para Mvio: Caro amigo, voc est com tantos problemas... J pensou em se jogar de um prdio?. Diferentemente, ocorre instigao no caso em que Tcio comea a gritar PULA! PULA! PULA quando Mvio j est prestes a suicidar-se. Participao material Realizada por meio de auxlio. Imagine que Mvio diz para Tcio: Se eu tivesse um revlver dava um tiro em minha cabea. Tcio responde: para j... tenho um no meu armrio. Neste caso, caso Mvio utilize a arma e se mate, caso de participao material.

2. SUBJETIVO: 1. Dolo; Observao 01: Imagine que, durante uma final de campeonato, Tcio diz para Mvio em tom de brincadeira: Para ns torcedores do Fluminense, s mesmo o suicdio para acabar com esse sofrimento. Aps esse comentrio, Mvio chega em sua casa e suicida-se. Neste caso, no h que se falar em participao, pois ausente est o dolo. www.pontodosconcursos.com.br 12

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO QUALIFICAO DOUTRINRIA: crime material, de dano, instantneo, comissivo, de ao livre, de contedo variado ou alternativo, comum, principal, simples e plurissubsistente...Ufa...acabou..rsrs. Vamos esmiuar: material, pois, como j vimos, exige a leso do bem jurdico atravs da morte ou da leso corporal grave. instantneo, pois no se prolonga, atingindo a consumao em momento determinado. comissivo, pois s h consumao no caso de uma ao no sentido de induzir, instigar ou auxiliar. crime de ao livre, pois admite qualquer forma de execuo. delito de contedo variado ou alternativo, pois o tipo apresenta trs formas de realizao: induzir, instigar ou auxiliar. crime comum, pois pode ser praticado por qualquer pessoa. principal, pois no est subordinado prtica de nenhum outro crime. delito simples, pois ou ofende a vida ou a integridade corporal. Para finalizar, crime plurissubsistente, pois exige a conduta inicial e o resultado, no se perfazendo em um nico ato. CONSUMAO E TENTATIVA 1. Trata-se de crime material em que a consumao ocorre com a morte ou leso corporal grave. Cabe aqui ressaltar as diversas e possveis situaes: a. A vtima falece Pune-se o participante com pena de recluso de 02 a 06 anos. b. A vtima sofre leses corporais graves Pune-se o participante com pena de recluso de 01 a 03 anos. c. A vtima sofre leses corporais leves O fato no punvel. d. A vtima no sofre leses O fato no punvel. 2. NO admissvel a tentativa.

TIPO QUALIFICADO: Responde o agente pelo crime na forma qualificada quando, nos termos do pargrafo nico do art. 122:

www.pontodosconcursos.com.br

13

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO


1. O crime praticado por motivo egostico Um exemplo claro o fato

de o agente instigar o pai a suicidar-se, a fim de ficar com a herana. 2. A vtima menor ou tem diminuda, por qualquer causa, a capacidade de resistncia Seria o caso, por exemplo, de instigar ao suicdio menor de 18 anos ou indivduo embriagado. ANLISE DE CASO CONCRETO: 1. PACTO DE MORTE Imagine a seguinte situao: Tcio e Mvio, visando ao suicdio, trancam-se em um quarto no qual h uma torneira que, quando aberta, libera gs txico. Agora vamos analisar algumas possibilidades: a. Tcio abre a torneira, libera o gs e vem a falecer. Mvio sobrevive. Neste caso, responder Mvio por participao em suicdio. b. Mvio abre a torneira, Tcio falece e Mvio sobrevive. Neste caso, responder Mvio por homicdio. c. Agora uma hiptese bem interessante: Os dois abrem a torneira e os dois sobrevivem. Neste caso, os dois respondero por tentativa de homicdio. d. Por fim, Tcio abre a torneira, os dois sobrevivem e sofrem leses corporais graves. Neste caso, Mvio responder por participao em suicdio e Tcio, que abriu a torneira, responder por tentativa de homicdio.

9.1.3 INFANTICDIO
Encontra previso no art. 159 do Cdigo Penal, nos seguintes termos: Art. 123 - Matar, sob a influncia do estado puerperal, o prprio filho, durante o parto ou logo aps: Pena - deteno, de dois a seis anos. Diferentemente do que muitos pensam, o infanticdio no se trata de uma figura privilegiada do homicdio, mas sim de delito autnomo com denominao jurdica prpria. Em diplomas penais anteriores, adotava-se, para a conceituao do infanticdio, o critrio psicolgico, segundo o qual o delito ocorria quando o fato era cometido pela me, tendo por motivo o fim de ocultar desonra prpria. Tal critrio encontra-se completamente 14 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO ultrapassado, sendo hoje adotado pelo Cdigo Penal vigente o sistema fisiopsicolgico, segundo o qual se leva em considerao, unicamente, o estado puerperal. Mas o que esse tal de estado puerperal? O estado puerperal, que constitui elementar do delito de infanticdio, o perodo psparto ocorrido entre a expulso da placenta e a volta do organismo da me para o estado anterior gravidez. H quem diga que o estado puerperal dura somente de 03 a 07 dias aps o parto, mas tambm h quem entenda que poderia perdurar por um ms ou por algumas horas. O certo que a existncia ou no da perturbao da sade mental deve ser analisada caso a caso atravs da percia. A me em estado puerperal pode apresentar depresso, no aceitando a criana, no desejando ou aceitando amament-la. s vezes, a me fica em crise psictica, violenta, e pode at matar a criana, caracterizando crime de infanticdio.

TJMG: 107020417025160011 MG, DJ 08.05.2009 Se a prova dos autos, inclusive a de natureza pericial, atesta que a recorrente matou o seu filho, aps o parto, sob a influncia de estado puerperal, imperiosa a desclassificao da imputao de homicdio qualificado para que a pronunciada seja levada a julgamento pelo cometimento do crime de infanticdio

9.1.3.1 CARACTERIZADORES DO DELITO SUJEITOS DO DELITO: 1. SUJEITO ATIVO: crime prprio, s podendo ser cometido pela me. 2. SUJEITO PASSIVO: o neonato (se ocorrido durante o parto) ou nascente (se ocorrido logo aps). ELEMENTOS: 1. OBJETIVO: ncleo do tipo: 9 Matar;

www.pontodosconcursos.com.br

15

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO

Observao Para a caracterizao do infanticdio, no basta que a mulher realize a conduta durante o perodo do estado puerperal. necessrio que haja um nexo de causalidade entre a morte do nascente ou neonato e o estado puerperal. Assim, caso a me mate o filho, mesmo que aps o parto, quando ausente qualquer perturbao psquica, responder por homicdio, e no infanticdio.

2. SUBJETIVO: 1. Dolo; Observao: Quanto a este ponto, cabe um relevante questionamento: No h no Cdigo Penal previso do infanticdio a ttulo de culpa. Deste modo, caso durante o estado puerperal a me venha a matar a criana culposamente, responder por homicdio culposo? A resposta negativa, ou seja, caso a me mate seu filho, sob influncia do estado puerperal, de forma culposa, NO RESPONDER POR NENHUM DELITO. QUALIFICAO DOUTRINRIA: O infanticdio crime prprio, material, de dano, instantneo, comissivo ou omissivo imprprio, principal, simples, de forma livre e plurissubsistente. CONSUMAO E TENTATIVA

1. Trata-se de crime material que tem sua consumao com a morte do neonato ou nascente. 2. admissvel a tentativa.

9.1.4 ABORTO
O aborto nada mais do que a interrupo da gravidez com a consequente morte do feto. Pode ser classificado em:

www.pontodosconcursos.com.br

16

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO 9 Natural Quando ocorre a interrupo espontnea da gravidez. impunvel. 9 Acidental Quando a interrupo da gravidez ocorre devido a um acidente. Seria o caso, por exemplo, de uma mulher grvida que cai da escada e acaba abortando. impunvel. 9 Legal ou permitido Ocorre quando a lei confere a possibilidade de ser realizado o aborto. No nosso ordenamento jurdico, encontra cabimento nas situaes descritas no art. 128, I e II. So elas: 9 Quando praticado por mdico, se no h outro meio de salvar a gestante (aborto necessrio). 9 Quando praticado por mdico, se a gravidez resulta de estupro e o aborto precedido de consentimento da gestante ou, quando incapaz, de seu representante legal (aborto permitido). 9 Criminoso Ocorre quando o fato no se enquadra nas supracitadas situaes. Comearemos, a partir de agora, a tratar desta espcie, que apresenta as seguintes figuras tpicas:

TIPOS PENAIS DO CRIME DE ABORTO AUTO-ABORTO FATO DE PROVOCAR ABORTO COM O CONSENTIMENTO DA GESTANTE FATO DE PROVOCAR ABORTO SEM O CONSENTIMENTO DA GESTANTE ABORTO QUALIFICADO Art. 124 Art. 125

Art. 126

Art. 127

Vamos agora tratar de aspectos pertinentes a todas as formas de aborto para, posteriormente, analisarmos cada figura tpica. 9.1.4.1 CARACTERIZADORES DO DELITO SUJEITOS DO DELITO: www.pontodosconcursos.com.br 17

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO

1. SUJEITO ATIVO: No auto-aborto, a gestante (crime prprio). No aborto provocado por terceiro, o autor pode ser qualquer pessoa (crime comum). 2. SUJEITO PASSIVO: Existe grande controvrsia acerca de qual seria a objetividade jurdica e quem seria o sujeito passivo do crime de aborto. Para Damsio de Jesus, a objetividade jurdica do aborto a vida da pessoa humana e o sujeito passivo o feto. Entretanto, salienta o autor que, no caso do aborto provocado sem o consentimento da gestante, haveria dupla objetividade jurdica, protegendo o Direito Penal tambm a incolumidade fsica e psquica da gestante. Conseqentemente, haveria dois sujeitos passivos: o feto e a gestante. Discordando dessa opinio, Mirabete afirma que o "Sujeito passivo o Estado, interessado no nascimento, e no o feto, ou seja, o produto da concepo, que no titular de bens jurdicos, embora a lei civil resguarde os direitos do nascituro". Para sua prova, adote o entendimento de Mirabete, pois, o entendimento majoritrio e adotado pelas bancas. ELEMENTOS: 1. OBJETIVO: ncleo dos tipos: 9 Provocar Significa dar causa, produzir, promover etc. Como o crime de forma livre, qualquer meio comissivo ou omissivo, material ou psquico integra a conduta tpica. Sendo assim, imagine que Tcio, visando atingir o aborto de Mvia, fantasia-se de Fred Krueger e, no perodo noturno, efetua um grande susto em sua parceira. Neste caso, caso o aborto seja proveniente do susto, responder Tcio por ter provocado o delito. 2. SUBJETIVO: 1. Dolo; Observao: cabvel o dolo eventual, como no caso em que a mulher, sabendo que est grvida, decide praticar boxe, assumindo conscientemente o risco de abortar em virtude dos contatos fsicos. QUALIFICAO DOUTRINRIA: O aborto crime material, instantneo, de dano, e de forma livre.

www.pontodosconcursos.com.br

18

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO CONSUMAO E TENTATIVA 1. Trata-se de crime material que tem sua consumao com a interrupo da gravidez. 2. admissvel a tentativa quando, provocada a interrupo da gravidez, o feto no morre por circunstncias alheias vontade do (a) agente. 9.1.4.2 AUTO-ABORTO O delito encontra previso no art. 124 do Cdigo Penal, nos seguintes termos: Art. 124 - Provocar aborto em si mesma ou consentir que outrem lho provoque: Pena - deteno, de um a trs anos. Observe que o supra dispositivo apresenta duas figuras tpicas: Na primeira, a gestante provoca o aborto em si mesma, atravs, por exemplo, da ingesto de remdios abortivos. Diferentemente, na segunda figura tpica, a gestante presta consentimento para que terceiro lhe provoque o aborto. 9.1.4.3 ABORTO PROVOCADO SEM O CONSENTIMENTO DA GESTANTE O delito encontra previso no art. 125 do Cdigo Penal, nos seguintes termos: Art. 125 - Provocar aborto, sem o consentimento da gestante: Pena - recluso, de trs a dez anos. Perceba que neste artigo o foco da penalizao no mais a gestante, e sim o agente que comete o aborto, neste caso, sem o seu consentimento. Cabe ressaltar que o dissentimento (no consentimento) da ofendida presumido quando ela menor de 14 anos, alienada ou dbil mental (art. 126, pargrafo nico). 9.1.4.4 ABORTO PROVOCADO COM O CONSENTIMENTO DA GESTANTE Encontra previso no art. 126 do Cdigo Penal e apresenta a seguinte redao: www.pontodosconcursos.com.br 19

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO

Art. 126 - Provocar aborto com o consentimento da gestante: Pena - recluso, de um a quatro anos. Trata-se do chamado aborto consensual em que a vontade do terceiro coaduna-se com a vontade da gestante. Observe interessante julgado: TJPR, Recurso em Sentido Estrito: RSE 1233505 PR, DJ 13.06.2002 Quem cede o local para as manobras abortivas partcipe direto na prtica do aborto. 9.1.4.5 ABORTO QUALIFICADO O art. 127 do Cdigo Penal define que as penas cominadas para os delitos de aborto provocado com ou sem consentimento da gestante so aumentadas de um tero se, em conseqncia do aborto ou dos meios empregados para provoc-lo, a gestante sofre leso corporal de natureza grave; e so duplicadas se, por qualquer dessas causas, lhe sobrevm a morte. Trata-se de crime preterdoloso no qual se pune o primeiro a ttulo de dolo (aborto) e o resultado qualificador (morte ou leso corporal grave) a ttulo de culpa. As formas qualificadas so aplicveis apenas aos delitos previstos nos arts. 125 e 126. Desta forma, no se aplica ao aborto praticado pela gestante (art. 124), uma vez que o Cdigo Penal Brasileiro no pune a autoleso. 9.2 LESES CORPORAIS O legislador penal, visando proteger a integridade fsica e fisiopsquica da pessoa humana, tipificou no art. 126 do Cdigo Penal o crime de leso corporal, nos seguintes termos: Art. 129. Ofender a integridade corporal ou a sade de outrem: Pena - deteno, de trs meses a um ano. Ocorre, entretanto, que o crime de leses corporais possui outras figuras tpicas alm da supracitada. Desta forma, podemos resumir o assunto da seguinte forma: www.pontodosconcursos.com.br 20

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO TIPOS PENAIS DO CRIME DE LESO CORPORAL LESO CORPORAL SIMPLES LESO CORPORAL PRIVILEGIADA LESO CORPORAL QUALIFICADA LESO CORPORAL CULPOSA PERDO JUDICIAL CAUSA DE AUMENTO DE PENA Art. 129, caput Art. 129, 4 e 5 Art. 129, 1, 2, 3 e 9 Art. 129, 6 e 7 Art. 129, 8 Art. 129, 10

As leses corporais classificam-se em: 9 LESES CORPORAIS GRAVES (em sentido amplo) Abrangem as leses corporais graves (em sentido estrito) e gravssimas (a expresso leses gravssimas no legal, mas doutrinria). Ocorrem quando as leses corporais resultam em:
Leses graves em sentido estrito

1. Incapacidade para as ocupaes habituais por mais de trinta dias;


RECLUSO DE 01 A 05 ANOS

2. Perigo de vida; 3. Debilidade permanente de membro, sentido ou funo; 4. Acelerao de parto:

Leses gravssimas. RECLUSO DE 02 A 08 ANOS

5. Incapacidade permanente para o trabalho; 6. Enfermidade incuravel; 7. Perda ou inutilizao do membro, sentido ou funo; 8. Deformidade permanente; 9. Aborto. www.pontodosconcursos.com.br 21

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO 9 LESES CORPORAIS LEVES Ocorrem quando a leso corporal no se enquadra nos casos acima apresentados. 9 LESO CORPORAL SEGUIDA DE MORTE Caracteriza o chamado crime preterdoloso, no qual temos a leso corporal a ttulo de dolo, e o resultado qualificador (morte) a ttulo de culpa. Encontra previso no pargrafo 3 do art. 129 do Cdigo Penal: Art. 129. [...] 3 Se resulta morte e as circunstncias evidenciam que o agente no quis o resultado, nem assumiu o risco de produzi-lo: Pena - recluso, de quatro a doze anos

9.2.1 CARACTERIZADORES DO DELITO SUJEITOS DO DELITO: 1. SUJEITO ATIVO: crime comum, podendo ser cometido por qualquer pessoa. 2. SUJEITO PASSIVO: a vtima. A lei no exige nenhuma condio especial para que uma pessoa possa figurar no plo passivo, salvo no que diz respeito a duas qualificadoras j apresentadas: a leso corporal que acelera o parto ou que ocasiona aborto (neste caso, exige-se a condio de grvida). ELEMENTOS: 1. OBJETIVO: ncleo do tipo: 9 Ofender (a integridade corporal ou a sade de outrem). Observao: Independentemente do nmero de leses, o agente responder por um s crime de leso corporal: ou leve, ou grave ou seguida de morte. 2. SUBJETIVO: www.pontodosconcursos.com.br 22

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO 1. O crime de leso corporal admite dolo, culpa e preterdolo (veremos mais frente a leso corporal culposa). QUALIFICAO DOUTRINRIA: crime material, de dano, plurissubsistente e de forma livre. CONSUMAO E TENTATIVA 1. Consuma-se com a efetiva ofensa integridade corporal ou sade fsica ou mental da vtima. 2. Admite-se a tentativa. Observao: O STF j firmou entendimento de que cabvel a tentativa de leso corporal grave, mesmo que a vtima no tenha sofrido qualquer ferimento. Exemplo: Imagine que Tcio amarra Mvio em uma rvore e, com o intuito de amputar um brao, liga uma serra eltrica. Quando est a cerca de um centmetro do brao de Mvio, Tcio interrompido por um policial. 9.2.2 LESES CORPORAIS PRIVILEGIADAS A figura tpica encontra previso no Cdigo Penal, nos seguintes termos: Art. 129. [...] 4 Se o agente comete o crime impelido por motivo de relevante valor social ou moral ou sob o domnio de violenta emoo, logo em seguida a injusta provocao da vtima, o juiz pode reduzir a pena de um sexto a um tero. Do supra dispositivo legal, podemos verificar que o privilgio cabvel quando o agente: 1. Ofender a integridade corporal ou a sade de outrem por motivo de relevante valor social. 2. Ofender a integridade corporal ou a sade de outrem por motivo de relevante valor moral. 3. Ofender a integridade corporal ou a sade de outrem sob o domnio de violenta emoo, logo aps injusta provocao da vtima. www.pontodosconcursos.com.br 23

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO

Observe que j estudamos estas circunstncias quando tratamos do homicdio privilegiado e, aqui, cabem os mesmos comentrios. 9.2.3 LESO CORPORAL CULPOSA A figura da leso corporal culposa apresenta um tipo simples no pargrafo 6 do art. 129 e uma figura qualificada presente no pargrafo 7. Observe: Art. 129 6 Se a leso culposa: Pena - deteno, de dois meses a um ano. 7 - Aumenta-se a pena de um tero, se ocorrer qualquer das hipteses do art. 121, 4. Do supra dispositivo, retira-se que se o agente comete a leso corporal de maneira culposa, regra geral, poder sofrer a penalizao de deteno de dois meses a um ano. Toa, se o crime resulta de inobservncia de regra tcnica, profisso, arte ou ofcio, ou se o agente deixa de prestar imediato socorro vtima, no procura diminuir as consequncias do seu ato ou foge para evitar priso em flagrante, caber na sano um aumento de pena de um tero. 9.2.4 PERDO JUDICIAL O pargrafo 8 do art. 129 do Cdigo Penal deixa claro que se aplica ao crime de leso corporal culposa o perdo judicial que analisamos ao estudar o homicdio culposo. Assim, na leso corporal culposa, pode o juiz deixar de aplicar a pena se as conseqncias da infrao atingirem o prprio agente de forma to grave que a sano penal se torne desnecessria. Aqui cabe um importante questionamento: A leso corporal culposa cometida no trnsito encontra-se prevista no art. 303 do Cdigo Penal Brasileiro, e este no prev a possibilidade de perdo judicial. Ser possvel a aplicao do perdo judicial previsto no Cdigo Penal aos delitos no trnsito? Segundo a jurisprudncia majoritria, h sim esta possibilidade. Observe o julgado: www.pontodosconcursos.com.br 24

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO

TJDF - APR: APR 125833220068070003 DF DJ 13.05.2009 NO OBSTANTE A FALTA DE PREVISO LEGAL NO CDIGO DE TRNSITO DO INSTITUTO DO PERDO JUDICIAL PARA OS DELITOS DE HOMICDIO CULPOSO E LESO CORPORAL CULPOSA, RAZES DE POLTICA CRIMINAL, ALIADAS HERMENUTICA JUSTIFICADA PELO PRINCPIO DA ISONOMIA E PELA BUSCA DA PACIFICAO SOCIAL, TORNAM POSSVEL A APLICAO DA FIGURA JURDICA DO PERDO JUDICIAL AOS CRIMES DE HOMICDIO CULPOSO E LESO CORPORAL CULPOSA, PRATICADOS NA DIREO DE VECULO AUTOMOTOR. O PERDO JUDICIAL VEM A SER A CLEMNCIA DO ESTADO QUANDO DEIXA DE APLICAR A PENA ABSTRATAMENTE PREVISTA PARA O DELITO, EM RAZO DE AS CONSEQNCIAS DO DELITO TEREM ATINGIDO O AGENTE DE FORMA TO GRAVE, QUER FISICAMENTE, QUER MORALMENTE, QUE A IMPOSIO DA PENALIDADE SE TORNE DESPICIENDA, OU SEJA, A DOR SENTIDA MAIS EXPRESSIVA DO QUE EVENTUAL PENA APLICADA, J SE CONSUBSTANCIANDO, EM SI PRPRIA, UMA PENALIDADE A SER SUPORTADA.

9.2.5 VIOLNCIA DOMSTICA Nos termos do pargrafo 9 do art. 129, se a leso for praticada contra ascendente, descendente, irmo, cnjuge ou companheiro, ou com quem conviva ou tenha convivido, ou, ainda, prevalecendo-se o agente das relaes domsticas, de coabitao ou de hospitalidade, aplica-se ao agente uma penalizao de deteno de 3 (trs) meses a 3 (trs) anos. 9o Se a leso for praticada contra ascendente, descendente, irmo, cnjuge ou companheiro, ou com quem conviva ou tenha convivido, ou, ainda, prevalecendo-se o agente das relaes domsticas, de coabitao ou de hospitalidade: Pena - deteno, de 3 (trs) meses a 3 (trs) anos. Caso a violncia domstica resulte em leso corporal grave ou seguida de morte, a pena dever ser acrescida de um tero. Trata-se de causa de aumento de pena. 10. Nos casos previstos nos 1o a 3o deste artigo, se as circunstncias so as indicadas no 9o deste artigo, aumenta-se a pena em 1/3 (um tero).

www.pontodosconcursos.com.br

25

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO Por fim, cabe ressaltar que o pargrafo 11 do art. 129 definiu mais uma causa de aumento de pena que ocorrer no quantitativo de um tero se o crime for cometido contra pessoa portadora de deficincia. 11. Na hiptese do 9o deste artigo, a pena ser aumentada de um tero se o crime for cometido contra pessoa portadora de deficincia. 9.2.6 AO PENAL NO CRIME DE LESO CORPORAL DOLOSA LEVE CONTRA A MULHER Caro(a) aluno(a), apesar de o tema ao penal no estar diretamente previsto no edital da PF, recentemente tivemos uma deciso do STJ que serviu, de certa forma, para elucidar um tema que era muito debatido. Observe:

STJ, REsp 1.097.042/DF, DJ 24.02.2010 necessria a representao da vtima de violncia domstica nos casos de leses corporais leves (Lei n. 11.340/2006 Lei Maria da Penha), pois se cuida de uma ao pblica condicionada.

9.3 DA PERICLITAO DA VIDA E DA SADE Caro (a) aluno (a), trataremos agora de uma espcie de crime contra a pessoa que muito pouco exigida em CONCURSOS PBLICOS. Assim, para sua PROVA, basta um conhecimento bsico dos delitos referentes aos crimes de periclitao da vida e da sade, com exceo da omisso de socorro que exige um conhecimento mais aprofundado (veremos aps o quadro). Vamos esquematizar:

CRIME
PERIGO DE CONTGIO VENREO

CONDUTA Expor algum, por meio de relaes sexuais ou qualquer ato libidinoso, a contgio de molstia

PENA

OBSERVAO

Deteno, de trs Forma qualificada: meses a um ano, Se inteno do ou multa.

agente

www.pontodosconcursos.com.br

26

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO


(ART. 130)

venrea, de que sabe ou deve saber que est contaminado.

transmitir a molstia: Pena - recluso, de um a quatro anos, e multa. Obs.: Somente se procede mediante representao, ou seja, atravs de ao penal pblica condicionada.

PERIGO DE CONTGIO DE MOLSTIA GRAVE (ART. 131)

Praticar, com o fim de transmitir a Recluso, de um a outrem molstia grave de que quatro anos, e est contaminado, ato capaz de multa. produzir o contgio.

PERIGO PARA A VIDA OU SADE DE OUTREM (ART. 132)

Expor a vida ou a sade de Deteno, de trs outrem a perigo direto e iminente. meses a um ano, se o fato no constitui crime mais grave.

Causa de aumento de pena: A pena aumentada de um sexto a um tero se a exposio da vida ou da sade de outrem a perigo decorre do transporte de pessoas para a prestao de servios em estabelecimentos de qualquer natureza, em desacordo com as normas legais. Formas qualificadas: Se do abandono resulta leso corporal de natureza grave: Pena - recluso, de um a cinco anos. Se resulta a morte: Pena - recluso, de quatro a doze anos. Causas de aumento de pena (aumentam-se de um tero): 1- Se o abandono ocorre em lugar ermo; 2-Se o agente ascendente ou descendente, cnjuge, irmo, tutor ou curador da

Abandonar pessoa que est sob Deteno, de seis seu cuidado, guarda, vigilncia ou meses a trs anos. autoridade e, por qualquer motivo, incapaz de defender-se dos riscos resultantes do abandono
ABANDONO DE INCAPAZ (ART. 133)

www.pontodosconcursos.com.br

27

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO


vtima. 3- Se a vtima maior de 60 (sessenta) anos

EXPOSIO OU ABANDONO DE RECMNASCIDO (ART. 134)

Expor ou abandonar recm- Deteno, de seis Formas qualificadas: nascido para ocultar desonra meses a dois anos. Se do fato resulta leso prpria. corporal de natureza grave: Pena - deteno, de um a trs anos. Se resulta a morte: Pena - deteno, de dois a seis anos. Expor a perigo a vida ou a sade Deteno, de dois Formas qualificadas: de pessoa sob sua autoridade, meses a um ano, Se do fato resulta leso guarda ou vigilncia, para fim de ou multa. corporal de natureza grave: educao, ensino, tratamento ou Pena - recluso, de um a custdia, quer privando-a de quatro anos. alimentao ou cuidados indispensveis, quer sujeitando-a a Se resulta a morte: trabalho excessivo ou inadePena - recluso, de quatro a quado, quer abusando de meios doze anos. de correo ou disciplina. Causa de aumento de pena: Aumenta-se a pena de um tero se o crime praticado contra pessoa menor de 14 anos.

MAUS-TRATOS (ART. 136)

9.3.1 OMISSO DE SOCORRO


Encontra previso nos seguintes termos: Art. 135 - Deixar de prestar assistncia, quando possvel faz-lo sem risco pessoal, criana abandonada ou extraviada, ou pessoa invlida ou ferida, ao desamparo ou em grave e iminente perigo; ou no pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pblica: Pena - deteno, de um a seis meses, ou multa. www.pontodosconcursos.com.br 28

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO Do supra dispositivo legal, podemos observar que a assistncia tratada pelo legislador penal pode ser de duas formas: 1. Imediata Dever de prestao imediata de socorro; Observao: A omisso imediata s ocorre quando possvel ao sujeito agir sem risco pessoal. Mas e se a vtima recusa o socorro? Mesmo assim existe crime, pois o objeto irrenuncivel. 2. Mediata Dever de pedir ajuda autoridade pblica. 9.3.1 CARACTERIZADORES DO DELITO SUJEITOS DO DELITO: 1. SUJEITO ATIVO: crime comum, podendo ser cometido por qualquer pessoa. 2. SUJEITO PASSIVO: Podem ser sujeitos passivos do crime de omisso de socorro: 9 Criana abandonada (pelos responsveis); 9 Criana extraviada (criana perdida); 9 Pessoa invlida, ao desamparo, ou seja, sem possibilidade de afastar o perigo com suas prprias foras; 9 Pessoa ferida, ao desamparo; 9 Pessoa em grave e iminente perigo; ELEMENTOS: 1. OBJETIVO: So ncleos do tipo: Deixar de prestar (assistncia); No pedir (socorro).

2. SUBJETIVO: Dolo; QUALIFICAO DOUTRINRIA: crime omissivo prprio, ou seja, caracterizado pela simples conduta negativa do agente. www.pontodosconcursos.com.br 29

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO

CONSUMAO E TENTATIVA 1. Consuma-se no momento da omisso. 2. No se admite a tentativa, pois ou o sujeito no presta assistncia e o delito est consumado, ou presta socorro vtima.

9 TIPO QUALIFICADO O tipo qualificado do crime de omisso de socorro encontra previso no pargrafo nico do art. 135. Veja: Art. 135 [...] Pargrafo nico - A pena aumentada de metade, se da omisso resulta leso corporal de natureza grave, e triplicada, se resulta a morte. 9.4 DA RIXA Entende-se por rixa o desentendimento, a rivalidade, a disputa, a briga em que os participantes atacam-se corporalmente, sendo a agresso recproca, mesmo que praticada de forma desproporcional. Segundo a norma vigente, a briga entre mais de duas pessoas, acompanha de vias de fato ou violncias fsicas recprocas, de modo que cada sujeito age por si mesmo contra qualquer um dos outros contendores. Cabe ressaltar que, para a caracterizao de tal crime, faz-se necessrio a participao de, no mnimo, trs participantes, e que so, ao mesmo tempo, sujeitos ativos e passivos do crime. Incorre no crime de rixa no s o sujeito que participa diretamente do conflito, mas tambm o individuo que instiga, trata e combina, citando como exemplo aqueles que marcam encontro para as torcidas organizadas de futebol se digladiarem. O crime de rixa encontra-se previsto no art. 137 do Cdigo Penal, com a seguinte redao: Art. 137. Participar de rixa, salvo para separar os contendores: Pena: deteno, de 15 (quinze) dias a 2 (dois) meses, ou multa. www.pontodosconcursos.com.br 30

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO

O referido crime tem como objetividade jurdica a proteo da vida e da sade fsica e mental da pessoa humana. A razo pela qual se iniciou o desentendimento, a disputa, as brigas, irrelevante para a caracterizao do crime e o momento da participao pelo agente em nada importar. Assim, estar caracterizado o crime de rixa se o agente tiver dado inicio ao conflito, ingressado no seu curso ou dele sair sem que se tenha terminado. Cabe ressaltar que, alm das agresses fsicas diretas entre os conflitantes, a luta pode ser realizada por meio de lanamento de objetos, o que muitas vezes acontece quando, por algum motivo, grupos acabam que se distanciando. O crime de rixa consuma-se a com a prtica das violncias recprocas, instante em que h a produo do resultado e surge o evento dano. No referido crime, admite-se a tentativa, hiptese em que o crime somente no se consuma em razo de ser frustrado por outrem. So elementos qualificadores do crime de rixa a leso corporal grave e a morte. Observe: Art. 137. [...] Pargrafo nico - Se ocorre morte ou leso corporal de natureza grave, aplica-se, pelo fato da participao na rixa, a pena de deteno, de seis meses a dois anos. A ocorrncia de leso corporal de natureza grave ou morte qualificam a rixa, respondendo por ela inclusive a vtima da leso grave. Mesmo que a leso grave ou a morte atinja estranho no participante da rixa, algum que passava no local, por exemplo, ainda assim se configura a qualificadora. Quando no identificado o autor da leso grave ou homicdio, todos os participantes respondem por rixa qualificada; sendo identificado o autor, os outros continuam respondendo por rixa qualificada e o autor responder pelo crime que cometeu em concurso material com a rixa qualificada. A morte e as leses graves devem ocorrer durante a rixa ou em conseqncia dela, no podendo ser nem antes nem depois. Assim, se ocorrerem antes, no a qualifica simplesmente porque no foram sua conseqncia, mas sua causa. indispensvel, portanto, a relao de causalidade, isto , que a rixa seja a causa do resultado (leso grave ou morte). A ocorrncia de mais de uma morte ou leso grave no altera a unidade da rixa qualificada que continua sendo crime nico, embora deva ser considerado na dosimetria penal s "conseqncias do crime". O resultado agravado recair sobre todos os que dela tomaram parte, inclusive sobre eventuais desistentes. O participante que sofrer leso corporal grave tambm incorrer na pena da rixa agravada em razo do ferimento que ele prprio recebeu. No punio pelo www.pontodosconcursos.com.br 31

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO mal que sofreu, mas pela participao na rixa, cuja gravidade representada exatamente pela leso que o atingiu. Observa-se, por fim, que no crime de rixa a ao penal pblica incondicionada, ou seja, no depende de queixa ou representao do ofendido. 9.5 DOS CRIMES CONTRA A HONRA

O Cap. V do Ttulo I da Parte Especial do Cdigo Penal Brasileiro trata Dos Crimes Contra a Honra, definindo condutas delituosas do art. 138 ao 141. Na definio de Victor Eduardo Gonalves, a honra o conjunto de atributos morais , fsicos e intelectuais de uma pessoa , que a tornam merecedora de apreo no convvio social e que promovem a sua auto-estima. O conceito de honra abrange tanto aspectos objetivos quanto subjetivos: Objetivos Representam o que terceiros pensam a respeito do sujeito, ou seja, trata da reputao do indivduo. Subjetivos Representam o juzo que o sujeito faz de si mesmo, ou seja, seu amorprprio. Ao tratar dos crimes contra honra, o legislador penal definiu trs espcies de delito. Vamos analis-los:

9.5.1 CALNIA
Consiste em atribuir falsamente a algum a responsabilidade pela prtica de um fato determinado definido como crime. Encontra previso no art. 138 do Cdigo Penal: Art. 138 - Caluniar algum, imputando-lhe falsamente fato definido como crime: Pena - deteno, de seis meses a dois anos, e multa. Na jurisprudncia, podemos encontrar a seguinte definio por parte do STF: a calnia pede dolo especfico e exige trs requisitos: imputao de um fato + qualificado como crime + falsidade da imputao (RT 483/371). A calnia pode ser: www.pontodosconcursos.com.br 32

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO

1. Explcita: Exemplo: Tcio diz: Mvio procurado devido prtica de vrios roubos. 2. Implcita: Exemplo: Tcio diz para Mvio em uma discusso: Voc pode at pensar isso de mim, mas no sou eu que sobrevivo s custas de dinheiro roubado dos contribuintes. (Perceba que, implicitamente, Tcio atribui a ocorrncia de um fato delituoso a Mvio) 3. Reflexa: o caso em que o caluniador, apesar de tratar de situao referindo-se a apenas um indivduo, acaba caluniando dois. Exemplo: Tcio diz que Mvio, juiz federal, s absolveu o ru porque foi subornado. Neste caso, o caluniador atinge no s o juiz, mas tambm o ru. No crime de calnia, a falsidade o elemento normativo do tipo e pode ser quanto: 1. existncia do fato (situao em que o agente narra fato sabendo que no ocorreu). 2. autoria (situao em que o fato existiu, porm o agente sabe que a pessoa no foi a vtima). Aqui podemos levantar um importante questionamento e, para isso, vamos voltar alguns anos para a vspera do dia em que o adultrio passou a no ser mais considerado crime. Imaginemos que Tcio, nesta data, disse para Mvia, falsamente, que ela cometeu o adultrio. Podemos afirmar que se trata de calunia? A resposta positiva, pois um fato falso, tipificado como crime, est sendo imputado a algum. Ocorre, entretanto, que no dia seguinte o adultrio deixa de ser crime. Neste caso, ir se manter o processo por calnia? A resposta negativa. Nesta situao em que o fato deixa de ser crime, ocorre a desclassificao para a difamao ou mesmo torna o fato atpico. A calnia crime formal e sua consumao ocorre no instante em que a imputao chega ao conhecimento de terceira pessoa, independente do momento em que a vtima foi informada. A tentativa admitida na forma escrita (escrito calunioso interceptado). Observao 01 O fofoqueiro tambm punido!!! O pargrafo 1 do art. 138 define que na mesma pena atribuda calnia incorre quem, sabendo falsa a imputao, propala-a ou divulga-a. Propalar relatar verbalmente e divulgar relatar utilizando outros meios (megafone, panfleto etc.). Visa o tipo do pargrafo 1 punir aquele que ouviu e espalhou, enquanto o caput visa o precursor da mentira. www.pontodosconcursos.com.br 33

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO

Observao 02 Pode ir preso aquele que caluniar os mortos!!! O pargrafo 2 do art. 138 deixa claro que punvel a calnia contra os mortos. Mas professor, como o morto vai ser sujeito passivo de um crime? Obviamente, nesta espcie de delito no o morto que o sujeito do delito, mas sim o cnjuge, o ascendente, o descendente, enfim, aqueles que so titulares da objetividade jurdica, que se reflete na honra dos parentes sobrevivos. Observao 03 possvel que o sujeito se livre do crime de calnia, bastando para isso que PROVE o fato imputado a outrem!!! Trata-se da chamada exceo da verdade, situao em que o ru ter o direito de comprovar que o que disse a mais pura verdade. Imagine, por exemplo, que Tcio diz a todos que Mvio roubou o carro de Caio e, devido a isso, processado por calnia. Caso Tcio prove, atravs de filmagens das cmeras de segurana de uma loja, que o fato realmente ocorreu, atpica ser sua conduta. Assim, podemos afirmar que, regra geral, a exceo da verdade admitida no crime de calnia. Ocorre, toa, que, segundo o pargrafo 3 do art. 138, nos seguintes casos no ser admitida a exceo da verdade: 1. Se, constituindo o fato imputado crime de ao privada, o ofendido no foi condenado por sentena irrecorrvel; Existem determinados crimes que atingem de uma maneira to forte o ntimo do indivduo que o estado transfere a este a titularidade para dar incio e conduzir a ao penal. So os casos de ao penal privada. Assim, imagine que Tcio impute a Mvio um crime processado mediante ao penal privada. Neste caso, poder Tcio provar no Tribunal a ocorrncia de tal fato? A resposta negativa, pois mesmo se o fato for verdadeiro, se a prpria vtima preferiu no processar Mvio e manter o caso em silncio, mais do que correto que no se permita a um outro indivduo (Tcio) tornar o caso pblico atravs da exceo da verdade. Cabe, por fim, ressaltar que a exceo da verdade poder ocorrer caso j haja sentena penal irrecorrvel. 2. Se o fato imputado a qualquer das pessoas indicadas no n I do art. 141; No admissvel a exceo da verdade no caso de calnia proferida contra o Presidente da Repblica ou contra chefe de governo estrangeiro.

www.pontodosconcursos.com.br

34

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO 3. Se do crime imputado, embora de ao pblica, o ofendido foi absolvido por sentena irrecorrvel. Nos casos em que a prpria justia absolve o ru, no pode o caluniador querer provar que a deciso judicial foi errada. Observao 04 cabvel a retratao!!! Retratar-se significa retirar aquilo que foi dito referente determinada pessoa. Em linguagem clara, nada mais do que o sujeito admitir que errou. Nos termos do art. 143 do Cdigo Penal, no caso da calnia, o querelado que, antes da sentena, retrata-se cabalmente, fica isento de pena.

9.5.2 DIFAMAO
Consiste em atribuir a algum fato determinado, ofensivo sua reputao. Seria o caso, por exemplo, de Tcio dizer que Mvio foi trabalhar embriagado. Encontra previso no art. 139 do Cdigo Penal: Art. 139 - Difamar algum, imputando-lhe fato ofensivo sua reputao: Pena - deteno, de trs meses a um ano, e multa.

A calnia se aproxima da difamao por atingirem a honra objetiva de algum atravs da imputao de um fato, por se consumarem quando terceiros tomam conhecimento de tal imputao (crimes formais), por admitirem a tentativa na modalidade escrita e por permitirem a retratao total, at a sentena de 1a Instncia, do querelado. Porm, diferenciam-se pelo fato da calnia exigir que a imputao do fato seja falsa e, alm disso, que este seja definido como crime, o que no ocorre na difamao. Assim, se Tcio diz que Mvio foi trabalhar embriagado, pouco importa se tal fato verdadeiro ou no, afinal, a inteno do legislador no delito de difamao foi deixar claro que as pessoas no devem fazer comentrios desabonadores de que tenham conhecimento sobre essa ou aquela pessoa. Quanto ao elemento subjetivo, o crime de difamao exige o DOLO e tambm que a conduta detenha certo cunho de seriedade. Sobre este tema, observe o importantssimo, interessantssimo e recentssimo julgado:

www.pontodosconcursos.com.br

35

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO

STF, Inq 2.899/BA, DJ 23.03.2010


A consumao do delito de difamao exige um elemento subjetivo correspondente vontade especfica de macular a imagem de algum (animus difamandi), o que no foi evidenciado na narrativa dos fatos. Assim, o cenrio ftico delineado nos autos denota que no houve o dolo especfico de difamar RITA DE CSSIA PINHO. Da a concluso de que, na esteira da melhor doutrina e da orientao jurisprudencial do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justia, o delito fica excludo quando a inteno for apenas de caoar (animus jocandi), defender-se (animus defendendi), narrar (animus narrandi) ou criticar (animus criticandi). Com efeito, perceptvel que a vontade do Querelado est desacompanhada da inteno de ofender, elemento subjetivo do tipo, vale dizer, praticou o fato com animus criticandi, pelo que no h que se falar em crime de difamao. Nesse mesmo sentido, colaciona-se a seguinte deciso do Supremo Tribunal Federal:(...) CRIMES CONTRA A HONRA -ELEMENTO SUBJETIVO DO TIPO. -A inteno dolosa constitui elemento subjetivo, que, implcito no tipo penal, revela-se essencial configurao jurdica dos crimes contra a honra. A jurisprudncia dos Tribunais tem ressaltado que a necessidade de narrar ou de criticar atua como fator de descaracterizao do tipo subjetivo peculiar aos crimes contra a honra, especialmente quando a manifestao considerada ofensiva decorre do regular exerccio, pelo agente, de um direito que lhe assiste e de cuja prtica no transparece o pravus animus, que constitui elementos essencial configurao dos delitos de calnia, difamao e/ou injria. (...). Precedentes. Grifado -SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL -2 Turma. Recurso em Habeas Corpus n 81750, relator Ministro CELSO DE MELLO, DJ de 10.08.2007.

Observao A exceo da verdade no regra na difamao!!! Segundo o pargrafo nico do art. 139, a difamao s admite a exceo da verdade se o ofendido funcionrio pblico e a ofensa relativa ao exerccio de suas funes. O fundamento desta possibilidade reside no resguardo da honorabilidade do exerccio da funo pblica. Essa excepcionalidade da exceo da verdade ocorre porque na difamao irrelevante se o fato falso ou verdadeiro.

9.5.3 INJRIA
Consiste em atribuir a algum qualidade negativa que ofenda sua dignidade ou decoro. Atinge a honra SUBJETIVA do sujeito. Assim, se Tcio chama Mvio de ladro, imbecil, 36 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO burro, feio etc., constitui crime de injria. Encontra previso no art. 140 do Cdigo Penal. Observe: Art. 140 - Injuriar algum, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro: Pena - deteno, de um a seis meses, ou multa. Perceba que na injria no h ATRIBUIO DE FATO, mas de QUALIDADE NEGATIVA ao sujeito. Desta forma, se Tcio diz: Mvio roubou o carro de Caio, temos o crime de calnia. Toa, se a frase : Mvio ladro, temos o delito de injria. No que diz respeito ao elemento subjetivo, assim como na difamao, a injria exige o dolo e que o agente imprima seriedade sua conduta. A injria crime formal e consuma-se no momento em que o ofendido fica sabendo da imputao de qualidade negativa. Assim como a calnia e a difamao, admissvel a tentativa na modalidade escrita.

OBSERVAO: Caso o fato seja cometido contra funcionrio pblico em razo da funo e na presena deste, trata-se de desacato, e no de injria.

Cabe ressaltar que, para que exista a injria, irrelevante que a vtima tenha se sentido realmente ofendida, bastando que a atribuio negativa seja capaz de ofender. Observao 01 O sujeito pode ser perdoado (perdo judicial)!!! Segundo o pargrafo 1 do art. 140, o juiz pode deixar de aplicar a pena: 1. Quando o ofendido, de forma reprovvel, provocou diretamente a injria: Seria o caso, por exemplo, em que Tcio aplica uma cantada na esposa de Mvio e por este injuriado. 2. No caso de retorso imediata que consista em outra injria: Exemplo: Dicesar diz: A Anamara falsa. Por sua vez, Anamara responde: Voc que falso e feio por dentro e por fora (Espero que vocs no tenham perdido tempo de estudo para assistir ao BBB 10..rsrs...Vamos continuar com o que interessa!). Observao 02 Injria real!!! Existem casos em que atravs do uso da violncia (produz leso corporal) ou vias de fato (comportamento agressivo, mas que no produz leses) o agente age com a inteno de humilhar a vtima e, para estas situaes, conhecidas como injria real, o Cdigo Penal prev: 37 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO Art. 140 [...] 2 - Se a injria consiste em violncia ou vias de fato, que, por sua natureza ou pelo meio empregado, se considerem aviltantes: Pena - deteno, de trs meses a um ano, e multa, alm da pena correspondente violncia. Do supra dispositivo, possvel retirar que quando a injria real cometida mediante vias de fato, estas so absorvidas pelo delito de maior gravidade. Toa, quando a injria ocasiona leso corporal, deve o agente responder pela injria real e pelo crime de leso corporal. Professor, d para exemplificar? Claro que sim... Imagine que em uma festa, Mvia, ao encontrar a ex-namorada de seu atual marido, rasga-lhe o vestido com o fim de gerar humilhao Neste caso, temos a injria real devido a vias de fato. Imagine, agora, que Tcio fica atrs de uma rvore aguardando a passagem de sua sogra a fim de atirar-lhe excremento. Neste caso, tambm est caracterizada a injria real. Por fim, imagine que Tcio, aps derrubar Mvio com um chute, comea a cavalgar a vtima com inteno ultrajante. Neste caso, responder Tcio pela injria real e pelas leses corporais. Observao 03 Injria qualificada!!! Encontra-se definida no art. 140, pargrafo 3 do Cdigo Penal. Veja: Art. 140. [...] 3o Se a injria consiste na utilizao de elementos referentes a raa, cor, etnia, religio, origem ou a condio de pessoa idosa ou portadora de deficincia: Pena - recluso de um a trs anos e multa. Assim, a ttulo de exemplo, se Tcio chama Mvio, japons, de japa, em tom pejorativo, responder pela injria qualificada. Observao 04 impossvel a retratao!!! Isto ocorre, pois a injria no se refere a fato, mas a qualificao negativa. www.pontodosconcursos.com.br 38

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO

9.5.4 DISPOSIES COMUNS DOS CRIMES CONTRA A HONRA


9.5.4.1 FIGURAS TPICAS QUALIFICADAS Nos termos do art. 141 do Cdigo Penal, as penas cominadas para todos os crimes contra a honra aumentam-se de um tero se qualquer dos crimes cometido: 1. Contra o Presidente da Repblica ou contra chefe de governo estrangeiro; 2. Contra funcionrio pblico, em razo de suas funes; 3. Na presena de vrias pessoas ou por meio que facilite a divulgao da calnia, da difamao ou da injria. 4. Contra pessoa maior de 60 (sessenta) anos ou portadora de deficincia, exceto no caso de injria. Observao: Se o crime cometido mediante paga ou promessa de recompensa, aplica-se a pena em dobro.

9.5.4.2 CAUSAS ESPECIAIS DE EXCLUSO DA ANTIJURIDICIDADE Conforme o art. 142 do CP, no constitui injria ou difamao punvel: 1. A ofensa irrogada em juzo, na discusso da causa, pela parte ou por seu procurador; 2. A opinio desfavorvel da crtica literria, artstica ou cientfica, salvo quando inequvoca a inteno de injuriar ou difamar; 3. O conceito desfavorvel emitido por funcionrio pblico em apreciao ou informao que preste no cumprimento de dever do ofcio. Observao: Nos casos 1 e 3, acima apresentados, responde pela injria ou pela difamao quem lhe d publicidade.

www.pontodosconcursos.com.br

39

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO 9.5.4.3 PEDIDO DE EXPLICAO EM JUZO Imagine que Tcio profere a seguinte declarao: Maria uma pessoa muito educada e sempre convida para que entrem em seu lar todos os que batem em sua porta. Que o diga o carteiro, o leiteiro, o aougueiro. Essa declarao pode ser interpretada com duplo sentido e, para estes casos em que ocorre dvida ao intrprete quanto real inteno da declarao, cabvel que se pea explicaes em juzo. Observe: Art. 144 - Se, de referncias, aluses ou frases, se infere calnia, difamao ou injria, quem se julga ofendido pode pedir explicaes em juzo. Aquele que se recusa a d-las ou, a critrio do juiz, no as d satisfatrias, responde pela ofensa. 9.6 DOS CRIMES CONTRA A LIBERDADE PESSOAL Neste tpico, daremos uma ateno especial ao crime de constrangimento ilegal. Posteriormente, veremos as caractersticas que voc precisa saber para concursos pblicos referente aos outros delitos.

9.6.1 CONSTRANGIMENTO ILEGAL


O crime de constrangimento ilegal encontra previso no art. 146 do CP, que apresenta a seguinte redao: Art. 146 - Constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa, ou depois de lhe haver reduzido, por qualquer outro meio, a capacidade de resistncia, a no fazer o que a lei permite, ou a fazer o que ela no manda: Pena - deteno, de trs meses a um ano, ou multa. Para que reste caracterizado o delito, essencial que seja ilegtima a pretenso do sujeito ativo, ou seja, que no tenha o direito de exigir da vtima a conduta almejada. Assim, a ttulo de exemplo, caso Tcio exija, mediante grave ameaa, que Mvio, torcedor do Palmeiras, vista a camisa do Corinthians e cante o hino do Timo, estar caracterizado o crime de constrangimento ilegal.

www.pontodosconcursos.com.br

40

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO 9.6.1.1 CARACTERIZADORES DO DELITO SUJEITOS DO DELITO: 1. SUJEITO ATIVO: Pode ser qualquer pessoa (crime comum). 2. SUJEITO PASSIVO: Pode ser qualquer pessoa, desde que tenha capacidade de autodeterminao, ou seja, conscincia e liberdade de vontade nas suas aes. ELEMENTOS: 1. OBJETIVO: ncleo do tipo: 9 Constranger (mediante violncia ou grave ameaa, ou depois de lhe haver reduzido, por qualquer outro meio, a capacidade de resistncia); 2. SUBJETIVO: 1. Dolo; CONSUMAO E TENTATIVA 1. Trata-se de crime material que se consuma no instante em que a vtima faz ou deixa de fazer alguma coisa. 2. admissvel a tentativa. TIPO QUALIFICADO: Conforme o pargrafo 1 do art. 146, as penas aplicam-se cumulativamente e em dobro quando, para a execuo do crime, renem-se mais de trs pessoas ou h emprego de armas. CAUSAS DE EXCLUSO DE TIPICIDADE: No caracterizam o constrangimento ilegal a interveno mdica ou cirrgica, sem o consentimento do paciente ou de seu representante legal, se justificada por iminente perigo de vida e a coao exercida para impedir suicdio.

www.pontodosconcursos.com.br

41

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO

9.6.2 AMEAA, SEQUESTRO OU CRCERE PRIVADO

CRIME

CONDUTA

PENA

OBSERVAES Obs. 1: A ameaa distinta do constrangimento ilegal, pois enquanto neste busca-se uma atividade positiva ou negativa da vtima, na ameaa o intuito apenas o de atemorizar. Obs. 2: A ameaa no se confunde com a praga ou o esconjuro. Assim, se Tcio manda Mvio ir para o inferno, ou Tcio conhece o caminho ou, obviamente, no h ameaa.

AMEAA (ART. 147)

Ameaar algum por Deteno, de um palavra, escrito ou gesto, a seis meses, ou ou qualquer outro meio multa simblico, de causar-lhe mal injusto e grave.

SEQUESTRO OU CRCERE PRIVADO

Privar algum de sua Recluso, de um TIPOS QUALIFICADOS liberdade, mediante a trs anos. A pena de recluso, de dois a cinco seqestro ou crcere anos: privado. Se a vtima ascendente, descendente, cnjuge ou Obs. 1: Atualmente, a companheiro do agente ou maior distino entre sequestro de 60 (sessenta) anos; e crcere privado Se o crime praticado mediante irrelevante, pois a internao da vtima em casa de penalizao aplicada a sade ou hospital; mesma. Se a privao da liberdade dura mais de quinze dias. Obs. 2: possvel a Se o crime praticado contra ocorrncia do delito na menor de 18 (dezoito) anos; forma omissiva, como no caso de deixar de por Se o crime praticado com fins em liberdade o indivduo libidinosos. que se restabeleceu de A pena de recluso, de dois a oito doena mental. anos: Se resulta vtima, em razo de maus-tratos ou da natureza da deteno, grave sofrimento fsico ou moral.

www.pontodosconcursos.com.br

42

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO 9.7 DOS CRIMES CONTRA A INVIOLABILIDADE DO DOMICLIO

9.7.1 VIOLAO DE DOMICLIO


O art. 150 do Cdigo Penal tipifica a seguinte conduta: Art. 150 - Entrar ou permanecer, clandestina ou astuciosamente, ou contra a vontade expressa ou tcita de quem de direito, em casa alheia ou em suas dependncias: Pena - deteno, de um a trs meses, ou multa. A incriminao da violao de domicilio, segundo Damsio de Jesus, no protege a posse, nem a propriedade. O objeto jurdico a tranquilidade domstica, tanto que no constitui crime a entrada ou permanncia em casa alheia desabitada. H diferena entre casa desabitada e casa na ausncia dos seus moradores. Quando ausentes os moradores, subsiste o crime de violao de domicilio. Bom, caro(a) aluno(a), estamos falando bastante do termo casa, mas qual a real abrangncia desta palavra para o direito penal? A importante resposta para este questionamento encontrada no pargrafo 4 do art. 150 do Cdigo Penal, que discorre: 4 - A expresso "casa" compreende: I - qualquer compartimento habitado; II - aposento ocupado de habitao coletiva; III - compartimento no aberto ao pblico, onde algum exerce profisso ou atividade. A fim de no deixar dvidas, o legislador achou por bem definir no pargrafo 5 casos que no se enquadram neste conceito: 5 - No se compreendem na expresso "casa": I - hospedaria, estalagem ou qualquer outra habitao coletiva, enquanto aberta, salvo a restrio do n. II do pargrafo anterior; II - taverna, casa de jogo e outras do mesmo gnero. www.pontodosconcursos.com.br 43

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO 9.7.1.1 CARACTERIZADORES DO DELITO SUJEITOS DO DELITO: 1. SUJEITO ATIVO: Pode ser qualquer pessoa (crime comum). 2. SUJEITO PASSIVO: So os titulares do direito de admisso e proibio da entrada de alguma pessoa. Via de regra, em uma residncia familiar, esta figura repousa nos cnjuges. Assim, imagine que Mvio, namorado da filha de Tcio (e odiado por ele), resolve entrar pela janela no quarto de seu grande amor, tendo o consentimento da menina. Neste caso, poderemos falar em violao de domiclio? A resposta positiva, pois adentrou a CASA sem o consentimento de quem detm direito para permitir a entrada ou no de algum. Agora, uma outra pergunta...Ser que o marido permitiria a entrada em seu lar do amante da esposa? Essa eu vou deixar sem resposta, mas sobre este tema j se pronunciou o STF:

O STF entende que no h crime na entrada do amante da esposa infiel no lar conjugal, com o consentimento daquela e na ausncia do marido, para fins amorosos. (RTJ, 47/734)

Por fim, um ltimo questionamento: Caso o proprietrio de um imvel alugado penetre na casa do inquilino, haver o crime? A resposta POSITIVA, pois, como vimos, a tipificao da violao de domiclio no visa proteger a propriedade ou a posse, mas sim a TRANQUILIDADE DOMSTICA.

ELEMENTOS: 1. OBJETIVO: So ncleos do tipo: 9 Entrar; e 9 Permanecer. 2. SUBJETIVO: www.pontodosconcursos.com.br 44

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO 1. Dolo; 2. Contra a vontade expressa ou tcita de quem de direito. QUALIFICAO DOUTRINRIA: Trata-se de crime de mera conduta, pois o legislador penal apenas define o comportamento do sujeito, sem referncia a qualquer resultado. Quanto ao ncleo entrar, crime instantneo. Com relao ao ncleo permanecer, crime permanente. , tambm, crime de formulao tpica alternativa (entrar ou permanecer). CONSUMAO E TENTATIVA 1. Trata-se de crime de mera conduta que se consuma com a entrada ou permanncia. Observao: No constitui crime a entrada ou permanncia em casa alheia ou em suas dependncias: 9 Durante o dia, com observncia das formalidades legais, para efetuar priso ou outra diligncia; 9 A qualquer hora do dia ou da noite, quando algum crime est sendo ali praticado ou na iminncia de o ser. 2. admissvel a tentativa. TIPO QUALIFICADO Qualifica-se o crime de violao de domiclio se este cometido: 1. Durante noite; 2. Em lugar ermo; 3. Com o emprego de violncia ou de arma; 4. Por duas ou mais pessoas: Para os supracitados casos, o Cdigo Penal prev uma pena de deteno, de seis meses a dois anos, alm da pena correspondente violncia.

www.pontodosconcursos.com.br

45

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO Ainda nos termos do CP, qualificando o delito, aumenta-se a pena de um tero se o fato cometido por funcionrio pblico, fora dos casos legais, ou com inobservncia das formalidades estabelecidas em lei ou com abuso do poder. 9.8 DOS CRIMES CONTRA A INVIOLABILIDADE DE CORRESPONDNCIA Futuro(a) Aprovado(a), trataremos agora de uma espcie de delito para o qual basta um conhecimento bsico das tipificaes. Vamos esquematizar:

CRIME
VIOLAO DE CORRESPONDNCIA (ART. 151) SONEGAO OU DESTRUIO DE CORRESPONDNCIA (ART. 151, I)

CONDUTA

PENA

OBSERVAO

Devassar indevidamente o Deteno, de um a Causa de aumento de pena: contedo de correspondncia seis meses, ou As penas aumentam-se de fechada, dirigida a outrem. multa. metade se h dano para outrem. Forma qualificada: Apossar-se indevidamente de correspondncia alheia, embora no fechada, e soneg-la ou destru-la no todo ou em parte. Se o agente comete o crime com abuso de funo em servio postal, telegrfico, radioeltrico ou telefnico: Pena - deteno, de um a trs anos. Indevidamente, divulgar, transmitir a outrem ou utilizar abusivamente comunicao telegrfica ou radioeltrica dirigida a terceiro, ou conversao telefnica entre outras pessoas; Impedir a comunicao ou a conversao referida acima; Instalar ou utilizar estao ou aparelho radioeltrico sem observncia de disposio legal.

VIOLAO DE COMUNICAO TELEGRFICA, RADIOELTRICA OU TELEFNICA (ART. 151, II, III E IV)

CORRESPONDNCIA COMERCIAL

Abusar da condio de scio ou Deteno, de trs empregado de estabelecimento meses a dois anos comercial ou industrial para, no todo ou em parte, desviar, sonegar, subtrair ou suprimir

www.pontodosconcursos.com.br

46

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO


(ART. 152)

correspondncia, ou revelar a estranho seu contedo.

9.9 DOS CRIMES CONTRA A INVIOLABILIDADE DOS SEGREDOS Caro(a) aluno(a), trataremos agora da ltima espcie de delito:

CRIME

CONDUTA

PENA

OBSERVAO

DIVULGAO DE SEGREDO (ART. 153)

Divulgar algum, sem justa Deteno, de um a Somente se procede mediante causa, contedo de documento seis meses, ou representao. particular ou de correspondncia multa. confidencial de que destinatrio ou detentor, e cuja divulgao possa produzir dano a outrem.

Deteno, de 1 Somente se procede mediante (um) a 4 (quatro) representao, salvo quando Divulgar, sem justa causa, anos, e multa. resultar prejuzo para a informaes sigilosas ou Administrao Pblica, reservadas, assim definidas em situao em que a ao penal lei, contidas ou no nos sistemas ser incondicionada. de informaes ou banco de dados da Administrao Pblica. Revelar algum, sem justa causa, Deteno, de trs Somente se procede mediante segredo de que tem cincia em meses a um ano, representao. razo de funo, ministrio, ofcio ou multa. ou profisso, e cuja revelao possa produzir dano a outrem: Pena - deteno, de trs meses a um ano, ou multa.

VIOLAO DO SEGREDO PROFISSIONAL (ART. 154)

www.pontodosconcursos.com.br

47

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO **************************************************************************

Companheiros de estudo, Parabns por mais uma etapa completada!!!

Continue firme em busca do seu objetivo que em breve a recompensa vir!!! Abraos e bons estudos, Pedro Ivo pedro@pontodosconcursos.com.br

www.pontodosconcursos.com.br

48

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO

PRINCIPAIS ARTIGOS TRATADOS NA AULA


DOS CRIMES CONTRA A PESSOA CAPTULO I DOS CRIMES CONTRA A VIDA Homicdio simples Art 121. Matar alguem: Pena - recluso, de seis a vinte anos. Caso de diminuio de pena 1 Se o agente comete o crime impelido por motivo de relevante valor social ou moral, ou sob o domnio de violenta emoo, logo em seguida a injusta provocao da vtima, ou juiz pode reduzir a pena de um sexto a um tero. Homicdio qualificado 2 Se o homicdio cometido: I - mediante paga ou promessa de recompensa, ou por outro motivo torpe; II - por motivo futil; III - com emprego de veneno, fogo, explosivo, asfixia, tortura ou outro meio insidioso ou cruel, ou de que possa resultar perigo comum; IV - traio, de emboscada, ou mediante dissimulao ou outro recurso que dificulte ou torne impossivel a defesa do ofendido; V - para assegurar a execuo, a ocultao, a impunidade ou vantagem de outro crime: Pena - recluso, de doze a trinta anos. Homicdio culposo 3 Se o homicdio culposo: Pena - deteno, de um a trs anos. Aumento de pena 4o No homicdio culposo, a pena aumentada de 1/3 (um tero), se o crime resulta de inobservncia de regra tcnica de profisso, arte ou ofcio, ou se o agente deixa de prestar imediato socorro vtima, no procura diminuir as conseqncias do seu ato, ou foge para evitar priso em flagrante. Sendo doloso o homicdio, a pena aumentada de 1/3 (um tero) se o crime praticado contra pessoa menor de 14 (quatorze) ou maior de 60 (sessenta) anos. 5 - Na hiptese de homicdio culposo, o juiz poder deixar de aplicar a pena, se as conseqncias da infrao atingirem o prprio agente de forma to grave que a sano penal se torne desnecessria. Induzimento, instigao ou auxlio a suicdio Art. 122 - Induzir ou instigar algum a suicidar-se ou prestar-lhe auxlio para que o faa: www.pontodosconcursos.com.br 49

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO Pena - recluso, de dois a seis anos, se o suicdio se consuma; ou recluso, de um a trs anos, se da tentativa de suicdio resulta leso corporal de natureza grave. Pargrafo nico - A pena duplicada: Aumento de pena I - se o crime praticado por motivo egostico; II - se a vtima menor ou tem diminuda, por qualquer causa, a capacidade de resistncia. Infanticdio Art. 123 - Matar, sob a influncia do estado puerperal, o prprio filho, durante o parto ou logo aps: Pena - deteno, de dois a seis anos. Aborto provocado pela gestante ou com seu consentimento Art. 124 - Provocar aborto em si mesma ou consentir que outrem lho provoque: Pena - deteno, de um a trs anos. Aborto provocado por terceiro Art. 125 - Provocar aborto, sem o consentimento da gestante: Pena - recluso, de trs a dez anos. Art. 126 - Provocar aborto com o consentimento da gestante: Pena - recluso, de um a quatro anos. Pargrafo nico. Aplica-se a pena do artigo anterior, se a gestante no maior de quatorze anos, ou alienada ou debil mental, ou se o consentimento obtido mediante fraude, grave ameaa ou violncia Forma qualificada Art. 127 - As penas cominadas nos dois artigos anteriores so aumentadas de um tero, se, em conseqncia do aborto ou dos meios empregados para provoc-lo, a gestante sofre leso corporal de natureza grave; e so duplicadas, se, por qualquer dessas causas, lhe sobrevm a morte. Art. 128 - No se pune o aborto praticado por mdico: Aborto necessrio I - se no h outro meio de salvar a vida da gestante; Aborto no caso de gravidez resultante de estupro II - se a gravidez resulta de estupro e o aborto precedido de consentimento da gestante ou, quando incapaz, de seu representante legal. DAS LESES CORPORAIS Leso corporal www.pontodosconcursos.com.br 50

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO Art. 129. Ofender a integridade corporal ou a sade de outrem: Pena - deteno, de trs meses a um ano. Leso corporal de natureza grave 1 Se resulta: I - Incapacidade para as ocupaes habituais, por mais de trinta dias; II - perigo de vida; III - debilidade permanente de membro, sentido ou funo; IV - acelerao de parto: Pena - recluso, de um a cinco anos. 2 Se resulta: I - Incapacidade permanente para o trabalho; II - enfermidade incurvel; III perda ou inutilizao do membro, sentido ou funo; IV - deformidade permanente; V - aborto: Pena - recluso, de dois a oito anos. Leso corporal seguida de morte 3 Se resulta morte e as circunstncias evidenciam que o agente no qus o resultado, nem assumiu o risco de produz-lo: Pena - recluso, de quatro a doze anos. Diminuio de pena 4 Se o agente comete o crime impelido por motivo de relevante valor social ou moral ou sob o domnio de violenta emoo, logo em seguida a injusta provocao da vtima, o juiz pode reduzir a pena de um sexto a um tero. Substituio da pena 5 O juiz, no sendo graves as leses, pode ainda substituir a pena de deteno pela de multa, de duzentos mil ris a dois contos de ris: I - se ocorre qualquer das hipteses do pargrafo anterior; II - se as leses so recprocas. Leso corporal culposa 6 Se a leso culposa: Pena - deteno, de dois meses a um ano. Aumento de pena www.pontodosconcursos.com.br 51

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO 7 - Aumenta-se a pena de um tero, se ocorrer qualquer das hipteses do art. 121, 4. 8 - Aplica-se leso culposa o disposto no 5 do art. 121. Violncia Domstica 9o Se a leso for praticada contra ascendente, descendente, irmo, cnjuge ou companheiro, ou com quem conviva ou tenha convivido, ou, ainda, prevalecendo-se o agente das relaes domsticas, de coabitao ou de hospitalidade: Pena - deteno, de 3 (trs) meses a 3 (trs) anos. 10. Nos casos previstos nos 1o a 3o deste artigo, se as circunstncias so as indicadas no 9o deste artigo, aumenta-se a pena em 1/3 (um tero). 11. Na hiptese do 9o deste artigo, a pena ser aumentada de um tero se o crime for cometido contra pessoa portadora de deficincia. CAPTULO III DA PERICLITAO DA VIDA E DA SADE Omisso de socorro Art. 135 - Deixar de prestar assistncia, quando possvel faz-lo sem risco pessoal, criana abandonada ou extraviada, ou pessoa invlida ou ferida, ao desamparo ou em grave e iminente perigo; ou no pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pblica: Pena - deteno, de um a seis meses, ou multa. Pargrafo nico - A pena aumentada de metade, se da omisso resulta leso corporal de natureza grave, e triplicada, se resulta a morte. CAPTULO IV DA RIXA Rixa Art. 137 - Participar de rixa, salvo para separar os contendores: Pena - deteno, de quinze dias a dois meses, ou multa. Pargrafo nico - Se ocorre morte ou leso corporal de natureza grave, aplica-se, pelo fato da participao na rixa, a pena de deteno, de seis meses a dois anos. CAPTULO V DOS CRIMES CONTRA A HONRA Calnia Art. 138 - Caluniar algum, imputando-lhe falsamente fato definido como crime: Pena - deteno, de seis meses a dois anos, e multa. 1 - Na mesma pena incorre quem, sabendo falsa a imputao, a propala ou divulga. 2 - punvel a calnia contra os mortos. Exceo da verdade 3 - Admite-se a prova da verdade, salvo: www.pontodosconcursos.com.br 52

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO I - se, constituindo o fato imputado crime de ao privada, o ofendido no foi condenado por sentena irrecorrvel; II - se o fato imputado a qualquer das pessoas indicadas no n I do art. 141; III - se do crime imputado, embora de ao pblica, o ofendido foi absolvido por sentena irrecorrvel. Difamao Art. 139 - Difamar algum, imputando-lhe fato ofensivo sua reputao: Pena - deteno, de trs meses a um ano, e multa. Exceo da verdade Pargrafo nico - A exceo da verdade somente se admite se o ofendido funcionrio pblico e a ofensa relativa ao exerccio de suas funes. Injria Art. 140 - Injuriar algum, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro: Pena - deteno, de um a seis meses, ou multa. 1 - O juiz pode deixar de aplicar a pena: I - quando o ofendido, de forma reprovvel, provocou diretamente a injria; II - no caso de retorso imediata, que consista em outra injria. 2 - Se a injria consiste em violncia ou vias de fato, que, por sua natureza ou pelo meio empregado, se considerem aviltantes: Pena - deteno, de trs meses a um ano, e multa, alm da pena correspondente violncia. 3o Se a injria consiste na utilizao de elementos referentes a raa, cor, etnia, religio, origem ou a condio de pessoa idosa ou portadora de deficincia: Pena - recluso de um a trs anos e multa. Disposies comuns Art. 141 - As penas cominadas neste Captulo aumentam-se de um tero, se qualquer dos crimes cometido: I - contra o Presidente da Repblica, ou contra chefe de governo estrangeiro; II - contra funcionrio pblico, em razo de suas funes; III - na presena de vrias pessoas, ou por meio que facilite a divulgao da calnia, da difamao ou da injria. IV contra pessoa maior de 60 (sessenta) anos ou portadora de deficincia, exceto no caso de injria. Pargrafo nico - Se o crime cometido mediante paga ou promessa de recompensa, aplicase a pena em dobro. www.pontodosconcursos.com.br 53

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO Retratao Art. 143 - O querelado que, antes da sentena, se retrata cabalmente da calnia ou da difamao, fica isento de pena. Art. 144 - Se, de referncias, aluses ou frases, se infere calnia, difamao ou injria, quem se julga ofendido pode pedir explicaes em juzo. Aquele que se recusa a d-las ou, a critrio do juiz, no as d satisfatrias, responde pela ofensa. Art. 145 - Nos crimes previstos neste Captulo somente se procede mediante queixa, salvo quando, no caso do art. 140, 2, da violncia resulta leso corporal. Pargrafo nico. Procede-se mediante requisio do Ministro da Justia, no caso do inciso I do caput do art. 141 deste Cdigo, e mediante representao do ofendido, no caso do inciso II do mesmo artigo, bem como no caso do 3o do art. 140 deste Cdigo. SEO I DOS CRIMES CONTRA A LIBERDADE PESSOAL Constrangimento ilegal Art. 146 - Constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa, ou depois de lhe haver reduzido, por qualquer outro meio, a capacidade de resistncia, a no fazer o que a lei permite, ou a fazer o que ela no manda: Pena - deteno, de trs meses a um ano, ou multa. Aumento de pena 1 - As penas aplicam-se cumulativamente e em dobro, quando, para a execuo do crime, se renem mais de trs pessoas, ou h emprego de armas. 2 - Alm das penas cominadas, aplicam-se as correspondentes violncia. 3 - No se compreendem na disposio deste artigo: I - a interveno mdica ou cirrgica, sem o consentimento do paciente ou de seu representante legal, se justificada por iminente perigo de vida; II - a coao exercida para impedir suicdio. Ameaa Art. 147 - Ameaar algum, por palavra, escrito ou gesto, ou qualquer outro meio simblico, de causar-lhe mal injusto e grave: Pena - deteno, de um a seis meses, ou multa. Pargrafo nico - Somente se procede mediante representao. Seqestro e crcere privado Art. 148 - Privar algum de sua liberdade, mediante seqestro ou crcere privado: Pena - recluso, de um a trs anos. 1 - A pena de recluso, de dois a cinco anos: www.pontodosconcursos.com.br 54

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO I se a vtima ascendente, descendente, cnjuge ou companheiro do agente ou maior de 60 (sessenta) anos; II - se o crime praticado mediante internao da vtima em casa de sade ou hospital; III - se a privao da liberdade dura mais de quinze dias. IV se o crime praticado contra menor de 18 (dezoito) anos; V se o crime praticado com fins libidinosos. 2 - Se resulta vtima, em razo de maus-tratos ou da natureza da deteno, grave sofrimento fsico ou moral: Pena - recluso, de dois a oito anos. SEO II DOS CRIMES CONTRA A INVIOLABILIDADE DO DOMICLIO Violao de domiclio Art. 150 - Entrar ou permanecer, clandestina ou astuciosamente, ou contra a vontade expressa ou tcita de quem de direito, em casa alheia ou em suas dependncias: Pena - deteno, de um a trs meses, ou multa. 1 - Se o crime cometido durante a noite, ou em lugar ermo, ou com o emprego de violncia ou de arma, ou por duas ou mais pessoas: Pena - deteno, de seis meses a dois anos, alm da pena correspondente violncia. 2 - Aumenta-se a pena de um tero, se o fato cometido por funcionrio pblico, fora dos casos legais, ou com inobservncia das formalidades estabelecidas em lei, ou com abuso do poder. 3 - No constitui crime a entrada ou permanncia em casa alheia ou em suas dependncias: I - durante o dia, com observncia das formalidades legais, para efetuar priso ou outra diligncia; II - a qualquer hora do dia ou da noite, quando algum crime est sendo ali praticado ou na iminncia de o ser. 4 - A expresso "casa" compreende: I - qualquer compartimento habitado; II - aposento ocupado de habitao coletiva; III - compartimento no aberto ao pblico, onde algum exerce profisso ou atividade. 5 - No se compreendem na expresso "casa": I - hospedaria, estalagem ou qualquer outra habitao coletiva, enquanto aberta, salvo a restrio do n. II do pargrafo anterior; II - taverna, casa de jogo e outras do mesmo gnero. www.pontodosconcursos.com.br 55

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO

EXERCCIOS
Armando e Srgio deviam a quantia de R$ 500,00 a Paulo, porm se recusavam a pagar. No dia marcado para o acerto de contas, Armando e Srgio, com o nimo de matar, compareceram ao local do encontro com Paulo portando armas de fogo, emprestadas por Mrio, que sabia para qual finalidade elas seriam usadas. Armando e Srgio atiraram contra Paulo, ferindo-o mortalmente. Com relao situao hipottica apresentada acima, julgue os itens seguintes. 1. (AGENTE POLCIA CIVIL- RR / 2003) Paulo sujeito passivo do crime de homicdio privilegiado. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: Claramente, o delito cometido com motivao torpe, o que qualifica, e no privilegia o delito. Como vimos, chama-se de torpe a motivao repugnante, ignbil, desprezvel, vil, profundamente imoral.

2. (AGENTE POLCIA CIVIL- RR / 2003) Segundo determina a Lei n.o 8.072/1990, o homicdio de Paulo considerado crime hediondo. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: O homicdio qualificado crime hediondo, elencado no art. 1., da lei n. 8.072/90.

3. (AGENTE POLCIA CIVIL- RR / 2003) O crime de homicdio descrito acima se consumou no momento em que a vtima foi ferida em sua integridade fsica. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: O crime de homicdio tem por caracterizada a sua consumao com a efetiva destruio da vida, e no com o ferir da integridade fsica.

4. (ESCRIVO DA POLCIA FEDERAL / 2002) Rui era engenheiro e participava da construo de uma rodovia, para a qual seria necessria a destruio de uma grande com o uso de explosivos. Rui, cont udo, por insuficincia de conhecimentos tcnicos, no calculou bem a rea de segurana para a exploso. Por isso, um www.pontodosconcursos.com.br 56

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO fragmento da rocha acabou atingindo uma pessoa, a grande distncia, matando-a. Nessa situao, devido ao fato de a morte haver decorrido do uso de explosivos, o caso de homicdio qualificado. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: No caso em tela, Rui no responder por homicdio qualificado porque no havia a inteno de matar. Todo crime de homicdio qualificado doloso e, portanto, ausente est, no caso, o elemento subjetivo. Trata-se de crime de homicdio culposo, na modalidade impercia.

5. (AGENTE DA POLCIA FEDERAL / 2004) Vtor desferiu duas facadas na mo de Joaquim, que, em conseqncia, passou a ter debilidade permanente do membro. Nessa situao, Vtor praticou crime de leso corporal de natureza grave, classificado como crime instantneo. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: Nos termos do art. 129, pargrafo 1, III, o crime de leso corporal qualificado como grave quando resulta em debilidade permanente de membro, sentido ou funo. Trata-se de crime instantneo, pois se consuma no instante da leso, no possuindo a conduta carter permanente.

6. (DELEGADO DA POLCIA FEDERAL / 1997) Se for doloso o homicdio, a pena ser aumentada de um tero, no caso de crime praticado contra pessoa menor de catorze anos. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: A questo est em perfeito acordo com o que dispe o 4., do art. 121, do CP.

7. (DELEGADO DA POLCIA FEDERAL / 1997) O perdo judicial pode ser aplicado ao crime de leses corporais dolosas simples. GABARITO: ERRADA

www.pontodosconcursos.com.br

57

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO COMENTRIOS: O perdo judicial (art. 121, 5.) somente se aplica nos casos de leses corporais CULPOSAS e se as conseqncias da infrao atingiram o prprio agente de forma to grave que a sano penal se torne desnecessria. O perdo judicial, causa extintiva de punibilidade, somente pode ser aplicado nos casos previstos em lei. Assim, no cabe aplicao do perdo para a leso corporal dolosa por ausncia de previso legal (TJAP - APELACAO CRIMINAL: ACR 262307 AP DJ 23.11.2007).

8. (DELEGADO DA POLCIA FEDERAL / 1997) No crime o aborto realizado pela prpria gestante, se for provado que o feto estava contaminado com vrus causador de doena incurvel. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: A contaminao do feto com vrus causador de doena incurvel no autoriza do aborto. Como vimos em nossa aula, somente encontramos duas espcies de aborto legal autorizadas: Aborto necessrio - "No se pune o aborto praticado por mdico: I - se no h outro meio de salvar a vida da gestante; e Aborto sentimental - No se pune o aborto praticado por mdico: II- se a gravidez resulta de estupro e o aborto precedido de consentimento da gestante ou, quando incapaz, de seu representante legal.".

9. (DELEGADO DA POLCIA FEDERAL / 1997) O evento morte, ocorrido durante uma rixa, qualifica a conduta de todos os contendores. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: Todos que participaram incorrero no crime de rixa qualificada com resultado morte porque contriburam, de alguma forma, para o resultado. Art. 137 - Participar de rixa, salvo para separar os contendores: Pena - deteno, de quinze dias a dois meses, ou multa. Pargrafo nico - Se ocorre morte ou leso corporal de natureza grave, aplica-se, pelo fato da participao na rixa, a pena de deteno, de seis meses a dois anos. (grifei) www.pontodosconcursos.com.br 58

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO 10. (AGENTE POLCIA CIVIL- RR / 2003) Considere a seguinte situao hipottica. Maria, proprietria de um supermercado, sabendo que seu prprio filho praticara furto em seu estabelecimento, atribuiu ao empregado Jos tal responsabilidade, dizendo ser ele o autor do delito. Nessa situao, Maria cometeu o crime de calnia. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: O crime de calnia encontra previso no art. 138 do Cdigo Penal, nos seguintes termos: Art. 138 - Caluniar algum, imputando-lhe falsamente fato definido como crime: Pena - deteno, de seis meses a dois anos, e multa. Do dispositivo legal, retira-se que o crime de calnia consiste na afirmao, em relao a algum, de um fato criminoso, sabidamente falso.

11. (AGENTE POLCIA CIVIL- RR / 2003) Considere a seguinte situao hipottica. Antnia, ao presenciar a priso de seu filho, proferiu xingamentos aos policiais que a efetuavam, ofendendo-os. Nessa situao, correto afirmar que Antnia praticou o crime denominado injria. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: Essa questo muito comum em provas e, apesar disto, muitos candidatos ainda erram. No caso em tela, ocorre o delito de desacato, e no de injria. No caso apresentado pela banca, a conduta de Antnia foi desenvolvida para ofender a autoridade pblica no exerccio de sua funo e, portanto, caracterizado est o crime contra a Administrao Pblica.

12. (AGENTE POLCIA CIVIL- RR / 2003) Nos crimes contra a honra, a retratao do ofensor somente possvel nos crimes de calnia e difamao. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: A retratao do querelado s admitida na calnia e na difamao, e no na injria. A calnia e a difamao dizem respeito a fatos que podem ser desmentidos. A www.pontodosconcursos.com.br 59

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO injria refere-se a dizeres contendo qualidades pessoais negativas, no havendo imputao de fato, e aqui a retratao dificilmente conseguiria desfazer o efeito da ofensa.

13. (DELEGADO POLCIA CIVIL- RR / 2003) Considere a seguinte situao hipottica. Manoel trancafiou seu desafeto em um compartimento completamente isolado e introduziu nesse compartimento gases deletrios (xido de carbono e gs de iluminao), os quais causaram a morte por asfixia txica da vtima. Nessa situao, Manoel responder pelo crime de homicdio qualificado. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: O caso apresentado pela banca diz respeito ao homicdio qualificado pelo meio insidioso ou cruel, previsto no inciso III, do 2., do art. 121, do CP (com emprego de veneno, fogo, explosivo, asfixia, tortura ou outro meio insidioso ou cruel, ou de que possa resultar perigo comum). Alm da supracitada qualificadora, dependendo do caso concreto, a conduta ainda poderia ser qualificada pelo motivo torpe e pelo uso de meio que impossibilitou a vtima de oferecer resistncia.

14. (DELEGADO POLCIA CIVIL- RR / 2003) Considere a seguinte situao hipottica. Joo e Maria, por enfrentarem grave crise conjugal, resolveram matar-se, instigandose mutuamente. Conforme o combinado, Joo desfechou um tiro de revlver contra Maria e, em seguida, outro contra si prprio. Maria veio a falecer; Joo, apesar do tiro, sobreviveu. Nessa situao, Joo responder pelo crime de induzimento, instigao ou auxlio a suicdio. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: Em nossa aula analisamos um caso bem parecido com este. Na situao em tela, Joo desfechou um tiro de revlver contra Maria, isto , executou a ao de matar a mulher. Assim, haver crime de homicdio, e no induzimento, instigao ou auxlio a suicdio.

15. (DELEGADO POLCIA CIVIL- RR / 2003) Considere a seguinte situao hipottica. Durante um entrevero, Carlos desferiu um golpe de faco contra a mo de seu contentor, que veio a perder dois dedos. Nessa situao, Carlos praticou o crime de leso corporal de natureza grave, por resultar debilidade permanente de membro. GABARITO: CERTA www.pontodosconcursos.com.br 60

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO COMENTRIOS: No caso em questo, no resta dvida que a leso corporal de natureza grave. Toa, a banca tenta confundir o candi dato quanto circunstncia qualificadora. Caso o indivduo perdesse a mo, seria leso corporal qualificada pela perda ou inutilizao do membro, sentido ou funo. Entretanto, como perde apenas os dedos, trata-se de leso corporal qualificada pela debilidade permanente de membro, sentido ou funo.

16. (DELEGADO POLCIA CIVIL- RR / 2003) Considere a seguinte situao hipottica. Jorge constrangeu um cego deficiente fsico de se deslocar at uma agncia bancria para receber um benefcio, privando-o de seu guia e destruindo as suas muletas. Nessa situao, Jorge praticou o crime de constrangimento ilegal. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: O constrangimento ilegal encontra previso no art. 146 do Cdigo Penal: Art. 146 - Constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa, ou depois de lhe haver reduzido, por qualquer outro meio, a capacidade de resistncia, a no fazer o que a lei permite, ou a fazer o que ela no manda: Pena - deteno, de trs meses a um ano, ou multa. Observe que a conduta apresentada pela banca se enquadra perfeitamente na tipificao: Jorge, de forma perversa, impediu uma pessoa (cego deficiente fsico) de fazer algo (comparecer at uma agncia bancria para receber um benefcio), mediante violncia (privando-o de seu guia e destruindo as suas muletas).

17. (AGENTE POLCIA CIVIL- TO / 2008) Considere que um boxeador profissional, durante uma luta normal, desenvolvida dentro dos limites das regras esportivas, cause ferimentos que resultem na morte do adversrio. Nessa situao, o boxeador dever responder por homicdio doloso, com atenuao de eventual pena, em face das circunstncias do evento morte. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: No caso, a banca deixa claro que o boxeador profissional realizou uma luta normal, desenvolvida dentro dos limites das regras esportivas. Assim, caracterizado est o exerccio regular de direito, excludente de ilicitude, previsto no art. 23 do Cdigo Penal.

www.pontodosconcursos.com.br

61

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO 18. (AGENTE POLCIA CIVIL- TO / 2008) O aborto, o homicdio e a violao de domiclio so considerados crimes contra a pessoa. GABARITO: CERTA. COMENTRIOS: Questo fcil que exige apenas o conhecimento de quais so os crimes contra a pessoa.

19. (TCNICO JUDICIRIO TJRR / 2006) Mesmo resultando em leso corporal grave ou morte, o latrocnio encontra-se capitulado nos crimes contra o patrimnio e no, nos crimes contra a pessoa. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: Questo que, apesar de fcil, ainda engana muitos candidatos. Vamos relembrar o tema: Como voc j sabe, o latrocnio o roubo qualificado pelo resultado morte. Classifica-se, no Cdigo Penal, como crime contra o patrimnio, e no contra a pessoa.

20. (TCNICO JUDICIRIO TJRR / 2006) No se pune o aborto se a gravidez resulta de estupro, sobretudo se precedido de consentimento da gestante. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: A hiptese do aborto sentimental encontra-se prevista no art. 128, II, do Cdigo Penal, ocorrendo quando a gravidez resulta de estupro e o aborto precedido de consentimento da gestante ou, quando incapaz, de seu representante legal.

21. (Analista do Ministrio Pblico-SE / 2009) No caso de leso corporal de natureza grave resultante de violncia domstica, a pena deve ser aumentada de: A) at metade. B) um tero. C) at um tero. D) metade. E) dois teros.

www.pontodosconcursos.com.br

62

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO GABARITO: B COMENTRIOS: O crime de leso corporal encontra-se definido no art. 129, do Cdigo Penal. Segundo o dispositivo legal, a leso corporal ser considerada grave quando resultar em: 1. Incapacidade para as ocupaes habituais, por mais de trinta dias; 2. Perigo de vida; 3. Debilidade permanente de membro, sentido ou funo; 4. Acelerao de parto; 5. Incapacidade permanente para o trabalho; 6. Enfermidade incurvel; 7. Perda ou inutilizao do membro, sentido ou funo; 8. Deformidade permanente; 9. Aborto. A pena do delito de leso corporal grave deve ser aumentada de um tero se: O crime resulta de inobservncia de regra tcnica de profisso, arte ou ofcio, ou se o agente deixa de prestar imediato socorro vtima, no procura diminuir as conseqncias do seu ato ou foge para evitar priso em flagrante. Se a leso for praticada contra ascendente, descendente, irmo, cnjuge ou companheiro, ou com quem conviva ou tenha convivido, ou, ainda, prevalecendo-se o agente das relaes domsticas, de coabitao ou de hospitalidade Como a questo trata desta ltima situao acima apresentada, conclui-se que a alternativa correta a B.

22. (MPE-CE / Promotor de Justia) O reconhecimento do homicdio privilegiado incompatvel com a admisso da qualificadora: A) do motivo ftil. B) do emprego de explosivo. C) do meio cruel. D) do emprego de veneno. E) da utilizao de meio que possa resultar em perigo comum.

www.pontodosconcursos.com.br

63

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO GABARITO: A COMENTRIOS: As circunstncias privilegiadoras so todas subjetivas, posto que se relacionam com o motivo do crime ou com o estado de animo do agente. Encontram previso no pargrafo 1, art. 121, do Cdigo Penal: 1 Se o agente comete o crime impelido por motivo de relevante valor social ou moral, ou sob o domnio de violenta emoo, logo em seguida a injusta provocao da vtima, ou juiz pode reduzir a pena de um sexto a um tero. Para que seja possvel a existncia de um homicdio qualificado e privilegiado, indispensvel que as qualificadoras sejam de natureza OBJETIVA. No entanto, no so todas as qualificadoras que cumprem este requisito. Veja:

Artigo 121, Cdigo Penal 1: privilegiadoras *Motivo de relevante valor social ou moral 2: qualificadoras Motivo torpe SUBJETIVA Motivo ftil SUBJETIVA Meio cruel OBJETIVA * Domnio de violenta emoo Meio insidioso OBJETIVA Para assegurar a execuo, a ocultao, a impunidade ou vantagem de outro crime SUBJETIVA

Analisando as informaes supracitadas e sabendo que h incompatibilidade das circunstncias privilegiadas com as qualificadoras SUBJETIVAS, conclui-se que o gabarito da questo a alternativa A, pois se refere ao motivo ftil.

23. (MPE-RS / 2008) Paulo resolveu suicidar-se. Pedro forneceu-lhe veneno. Paulo contratou Joo para, sabendo tratar-se de veneno, injetar-lhe a referida substncia, que ocasionou-lhe a morte. Nesse caso, www.pontodosconcursos.com.br 64

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO

A) Pedro responder por homicdio e Joo por auxlio a suicdio. B) Pedro e Joo respondero por homicdio. C) Pedro e Joo respondero por auxlio a suicdio. D) Pedro no responder por nenhum crime e Joo por auxlio a suicdio. E) Pedro responder por auxlio a suicdio e Joo por homicdio. GABARITO: E COMENTRIOS: O Cdigo Penal, ao definir o crime de induzimento, instigao ou auxlio a suicdio, dispe: Art. 122 - Induzir ou instigar algum a suicidar-se ou prestar-lhe auxlio para que o faa. Claramente, no caso apresentado pela banca, Pedro auxilia Paulo a suicidar-se. Logo, comete o supracitado delito. Diferentemente, a ao de Joo a de matar algum, no importando aqui o fato de ter ou no havido a contratao dos servios por parte de Paulo. Desta forma, opera-se o homicdio. Correta a alternativa E.

24. (TRF-5 Regio Analista Judicirio / 2008) Jos na janela da empresa em que seu desafeto Pedro trabalhava, gritou em altos bravos que o mesmo era "traficante de entorpecentes". Nesse caso, Jos cometeu crime de: A) calnia. B) injria. C) difamao. D) denunciao caluniosa. E) falsa comunicao de crime. GABARITO: B COMENTRIOS: Os crimes contra a honra esto previstos nos arts. 138 (calnia), 139 (difamao) e 140 (injria), do Cdigo Penal. Injria uma manifestao de desrespeito ou desprezo a outrem ou um juzo de valor depreciativo, feita sempre de forma genrica, mas capaz de ofender a honra da vtima em seu ntimo. Ex.: H injria quando algum chama a outrem de "ladro". www.pontodosconcursos.com.br 65

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO Calnia Caluniar algum atribuir falsamente a outrem, de forma precisa, a prtica de ilcito penal, isto , de CRIME legalmente descrito como tal. H calnia quando: a) o fato descrito no ocorreu; b) mesmo o fato tendo ocorrido, a vtima no foi seu autor. Ex.: Tcio teve sua carteira furtada por Mvio, mas aproveita a situao para acusar Joaquim e dizer: "Voc furtou minha carteira!". Difamao imputar a outrem, de forma precisa, fato no-criminoso, verdadeiro ou falso, com o fim especfico de prejudicar sua reputao, isto , seu conceito no contexto social. Ex.: Caio diz que Mvia, casada, est se encontrando, repetidamente, com outro homem solteiro da cidade. O que distingue a injria dos outros dois (calnia e difamao) que na primeira espcie de delito h uma imputao vaga enquanto nos outros dois uma acusao mais precisa. Como no caso apresentado h uma imputao vaga efetuada por Jos sobre Pedro, tem-se o delito de injria, o que torna correta a alternativa B.

25. (TRF 4 Regio - Analista Judicirio / 2008) Em tema de crime contra a honra, analise: I. A calnia e a difamao distinguem-se da injria porque, nas duas primeiras, h imputao de fato desonroso enquanto, na ltima, h mera atribuio de qualidade negativa ao ofendido. II. A difamao caracteriza-se pela imputao falsa de fato definido como crime. III. A calnia e a difamao ofendem a honra objetiva da vtima, ao passo que a injria atinge a honra subjetiva. IV. Na injria h imputao de fato ofensivo dignidade ou ao decoro da vtima. V. Para caracterizar a calnia, o fato imputado no precisa ser criminoso, bastando que seja falso e ofensivo reputao da vtima. correto o que consta APENAS em: A) I, II e IV. B) I e III. C) II, IV e V. D) IV e V. E) III, IV e V. www.pontodosconcursos.com.br 66

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO

GABARITO: B COMENTRIOS: Analisando os itens: Assertiva I Esta assertiva est correta, pois, enquanto na calnia e difamao um fato, com preciso, imputado a um indivduo, na injria ocorre a atribuio, de maneira vaga, de uma qualidade negativa ao ofendido. Assertiva II Aqui cabe uma importante associao mental. A palavra CALNIA comea com a letra C, o que deve trazer a lembrana da palavra CRIME, que tambm se inicia com a mesma letra. Assim: Calnia == Crime. Como a assertiva associa a difamao palavra crime, est incorreta. Assertiva III A honra objetiva a reputao do indivduo no meio social e a subjetiva o sentimento de dignidade e decoro. A calnia e a difamao atingem a honra objetiva e a injria, a honra subjetiva. Correta a assertiva. Assertiva IV Essa assertiva realmente confunde muitos candidatos. Perceba que de uma maneira tnue a banca associa os arts. 139 e 140, do Cdigo Penal, tornando a assertiva incorreta: Art. 139 - Difamar algum, imputando-lhe fato ofensivo sua reputao. Art. 140 - Injuriar algum, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro. (grifei) Assertiva V A assertiva est incorreta, pois para caracterizar a calnia, o fato imputado PRECISA ser criminoso. As assertivas I e III esto corretas, logo a resposta da questo a alternativa B.

26. (METRO-SP / 2008) Maria, sob influncia do estado puerperal, matou, com o auxlio do pai, Pedro, e do vizinho, Joo, o prprio filho, durante o parto. Nesse caso, A) Maria responde por infanticdio; Pedro e Joo respondem por homicdio. B) Maria e Pedro respondem por infanticdio; e Joo responde por homicdio. C) Maria, Pedro e Joo respondem por infanticdio. D) Maria, Pedro e Joo respondem por homicdio. E) Maria e Joo respondem por infanticdio; Pedro responde por homicdio. GABARITO: A www.pontodosconcursos.com.br 67

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO COMENTRIOS: O infanticdio encontra previso no art. 123, do Cdigo Penal: Art. 123 - Matar, sob a influncia do estado puerperal, o prprio filho, durante o parto ou logo aps O infanticdio um homicdio privilegiado cometido pela me contra o recm nascido, estando ela em condies fisiolgicas especiais. O Estado Puerperal, uma das elementares do infanticdio, aquele que envolve a me durante a expulso da criana do ventre, gerando profundas alteraes psquicas e fsicas, transtornando a parturiente, deixando-a sem plenas condies de compreender o que est realmente fazendo. O estado puerperal uma hiptese de semi-imputabilidade que foi abordada pelo legislador com a criao de um tipo especial, diferente do homicdio simples, que possui apenas a elementar matar. No caso apresentado na questo, s Maria est sob os efeitos do estado puerperal e, portanto, somente ela responder pelo infanticdio. Os demais respondero por homicdio doloso consumado. Correta a alternativa A.

27. (Promotor de Justia MPE-CE / 2008) Sobre o crime de aborto, correto afirmar: A) No se pune o aborto praticado por mdico se a gravidez resulta de estupro e o aborto precedido de consentimento da gestante ou do seu representante legal, se incapaz. B) No constitui infrao penal provocar aborto em si mesma. C) permitido provocar aborto com o consentimento da gestante, em qualquer hiptese. D) Quando o aborto praticado por terceiro configura crime, as penas so aumentadas de um tero se, em conseqncia do aborto ou dos meios empregados para provoc-lo, a gestante sofre leso corporal de natureza leve ou grave. E) Em qualquer hiptese no pratica crime a gestante que consente no aborto. GABARITO: A COMENTRIOS: Analisando as alternativas: Alternativa A O Cdigo Penal, em seu art. 128, define que no cabe punio para o aborto praticado por mdico se: 1. No h outro meio de salvar a vida da gestante (aborto necessrio); 2. A gravidez resulta de estupro e o aborto precedido de consentimento da gestante ou, quando incapaz, de seu representante legal (aborto no caso de gravidez resultante de estupro). 68 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO Diante do exposto, conclui-se que a alternativa est correta. Alternativa B Esta alternativa est incorreta, pois, segundo o art. 124, do Cdigo Penal, constitui crime, punvel com deteno de um a trs anos, provocar aborto em si mesma ou consentir que outrem lhe provoque. Alternativa C No caso de gravidez proveniente de estupro, caso a vtima seja incapaz, a deciso ou no pelo aborto competir ao representante legal. Logo, incorreta a alternativa. Alternativa D Nos casos de aborto provocado por terceiro, as penas cominadas so aumentadas (art.127): De um tero se, em conseqncia do aborto ou dos meios empregados para provoc-lo, a gestante sofre leso corporal de natureza grave; Em duas vezes se, por qualquer dessas causas, lhe sobrevm a morte. Do exposto, percebe-se que, a alternativa est incorreta, pois diferentemente do apresentado pela banca, a leso corporal LEVE no causa de aumento de pena. Alternativa E A alternativa est incorreta, pois o aborto, mesmo com o consentimento da gestante, crime, salvo nas duas hipteses apresentadas na alternativa A.

28. (Analista Judicirio-TRF 1 Regio / 2006) Admite-se a exceo da verdade no crime de: A) calnia, se do crime imputado, embora de ao pblica, o acusado for absolvido por sentena irrecorrvel. B) injria, se a ofensa consistir na utilizao de elementos referentes a raa, cor, etnia, religio ou origem. C) difamao, se o ofendido funcionrio pblico e a ofensa relativa ao exerccio de suas funes. D) calnia, se o crime foi cometido contra o Presidente da Repblica, chefe de governo estrangeiro ou funcionrio pblico no exerccio de suas funes. E) calnia, se constituindo o fato imputado crime de ao privada, o ofendido no foi condenado por sentena recorrvel. GABARITO: C COMENTRIOS: Exceo da verdade a prova da veracidade do fato imputado. Quando algum diz algo sobre outra pessoa, natural e justo que se permita ao indivduo comprovar aquilo que est dizendo. Na calnia, admite-se a prova da verdade, salvo: 1. Se, constituindo o fato imputado crime de ao privada, o ofendido no foi condenado por sentena irrecorrvel; www.pontodosconcursos.com.br 69

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO 2. Se o fato cometido: Contra o Presidente da Repblica ou contra chefe de governo estrangeiro; Contra funcionrio pblico em razo de suas funes; Na presena de vrias pessoas ou por meio que facilite a divulgao da calnia, da difamao ou da injria; Contra pessoa maior de 60 (sessenta) anos ou portadora de deficincia.

3. Se do crime imputado, embora de ao pblica, o ofendido foi absolvido por sentena irrecorrvel. Na injria, no se admite a prova da verdade. Por fim, na difamao admite-se o instituto da exceo da verdade somente se o ofendido funcionrio pblico e a ofensa relativa ao exerccio de suas funes. Correta, portanto, a alternativa C.

www.pontodosconcursos.com.br

70

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO

LISTA DOS EXERCCIOS APRESENTADOS


Armando e Srgio deviam a quantia de R$ 500,00 a Paulo, porm se recusavam a pagar. No dia marcado para o acerto de contas, Armando e Srgio, com o nimo de matar, compareceram ao local do encontro com Paulo portando armas de fogo, emprestadas por Mrio, que sabia para qual finalidade elas seriam usadas. Armando e Srgio atiraram contra Paulo, ferindo-o mortalmente. Com relao situao hipottica apresentada acima, julgue os itens seguintes. 1. (AGENTE POLCIA CIVIL- RR / 2003) Paulo sujeito passivo do crime de homicdio privilegiado. 2. (AGENTE POLCIA CIVIL- RR / 2003) Segundo determina a Lei n.o 8.072/1990, o homicdio de Paulo considerado crime hediondo. 3. (AGENTE POLCIA CIVIL- RR / 2003) O crime de homicdio descrito acima se consumou no momento em que a vtima foi ferida em sua integridade fsica. 4. (ESCRIVO DA POLCIA FEDERAL / 2002) Rui era engenheiro e participava da construo de uma rodovia, para a qual seria necessria a destruio de uma grande com o uso de explosivos. Rui, cont udo, por insuficincia de conhecimentos tcnicos, no calculou bem a rea de segurana para a exploso. Por isso, um fragmento da rocha acabou atingindo uma pessoa, a grande distncia, matando-a. Nessa situao, devido ao fato de a morte haver decorrido do uso de explosivos, o caso de homicdio qualificado. 5. (AGENTE DA POLCIA FEDERAL / 2004) Vtor desferiu duas facadas na mo de Joaquim, que, em conseqncia, passou a ter debilidade permanente do membro. Nessa situao, Vtor praticou crime de leso corporal de natureza grave, classificado como crime instantneo. 6. (DELEGADO DA POLCIA FEDERAL / 1997) Se for doloso o homicdio, a pena ser aumentada de um tero, no caso de crime praticado contra pessoa menor de catorze anos. 7. (DELEGADO DA POLCIA FEDERAL / 1997) O perdo judicial pode ser aplicado ao crime de leses corporais dolosas simples. 8. (DELEGADO DA POLCIA FEDERAL / 1997) No crime o aborto realizado pela prpria gestante, se for provado que o feto estava contaminado com vrus causador de doena incurvel. www.pontodosconcursos.com.br 71

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO

9. (DELEGADO DA POLCIA FEDERAL / 1997) O evento morte, ocorrido durante uma rixa, qualifica a conduta de todos os contendores. 10. (AGENTE POLCIA CIVIL- RR / 2003) Considere a seguinte situao hipottica. Maria, proprietria de um supermercado, sabendo que seu prprio filho praticara furto em seu estabelecimento, atribuiu ao empregado Jos tal responsabilidade, dizendo ser ele o autor do delito. Nessa situao, Maria cometeu o crime de calnia. 11. (AGENTE POLCIA CIVIL- RR / 2003) Considere a seguinte situao hipottica. Antnia, ao presenciar a priso de seu filho, proferiu xingamentos aos policiais que a efetuavam, ofendendo-os. Nessa situao, correto afirmar que Antnia praticou o crime denominado injria. 12. (AGENTE POLCIA CIVIL- RR / 2003) Nos crimes contra a honra, a retratao do ofensor somente possvel nos crimes de calnia e difamao. 13. (DELEGADO POLCIA CIVIL- RR / 2003) Considere a seguinte situao hipottica. Manoel trancafiou seu desafeto em um compartimento completamente isolado e introduziu nesse compartimento gases deletrios (xido de carbono e gs de iluminao), os quais causaram a morte por asfixia txica da vtima. Nessa situao, Manoel responder pelo crime de homicdio qualificado. 14. (DELEGADO POLCIA CIVIL- RR / 2003) Considere a seguinte situao hipottica. Joo e Maria, por enfrentarem grave crise conjugal, resolveram matar-se, instigandose mutuamente. Conforme o combinado, Joo desfechou um tiro de revlver contra Maria e, em seguida, outro contra si prprio. Maria veio a falecer; Joo, apesar do tiro, sobreviveu. Nessa situao, Joo responder pelo crime de induzimento, instigao ou auxlio a suicdio. 15. (DELEGADO POLCIA CIVIL- RR / 2003) Considere a seguinte situao hipottica. Durante um entrevero, Carlos desferiu um golpe de faco contra a mo de seu contentor, que veio a perder dois dedos. Nessa situao, Carlos praticou o crime de leso corporal de natureza grave, por resultar debilidade permanente de membro. 16. (DELEGADO POLCIA CIVIL- RR / 2003) Considere a seguinte situao hipottica. Jorge constrangeu um cego deficiente fsico de se deslocar at uma agncia bancria para receber um benefcio, privando-o de seu guia e destruindo as suas muletas. Nessa situao, Jorge praticou o crime de constrangimento ilegal. 17. (AGENTE POLCIA CIVIL- TO / 2008) Considere que um boxeador profissional, www.pontodosconcursos.com.br 72

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO durante uma luta normal, desenvolvida dentro dos limites das regras esportivas, cause ferimentos que resultem na morte do adversrio. Nessa situao, o boxeador dever responder por homicdio doloso, com atenuao de eventual pena, em face das circunstncias do evento morte. 18. (AGENTE POLCIA CIVIL- TO / 2008) O aborto, o homicdio e a violao de domiclio so considerados crimes contra a pessoa. 19. (TCNICO JUDICIRIO TJRR / 2006) Mesmo resultando em leso corporal grave ou morte, o latrocnio encontra-se capitulado nos crimes contra o patrimnio e no, nos crimes contra a pessoa. 20. (TCNICO JUDICIRIO TJRR / 2006) No se pune o aborto se a gravidez resulta de estupro, sobretudo se precedido de consentimento da gestante. 21. (Analista do Ministrio Pblico-SE / 2009) No caso de leso corporal de natureza grave resultante de violncia domstica, a pena deve ser aumentada de: A) at metade. B) um tero. C) at um tero. D) metade. E) dois teros. 22. (MPE-CE / Promotor de Justia) O reconhecimento do homicdio privilegiado incompatvel com a admisso da qualificadora: A) do motivo ftil. B) do emprego de explosivo. C) do meio cruel. D) do emprego de veneno. E) da utilizao de meio que possa resultar em perigo comum. 23. (MPE-RS / 2008) Paulo resolveu suicidar-se. Pedro forneceu-lhe veneno. Paulo contratou Joo para, sabendo tratar-se de veneno, injetar-lhe a referida substncia, que ocasionou-lhe a morte. Nesse caso, A) Pedro responder por homicdio e Joo por auxlio a suicdio. B) Pedro e Joo respondero por homicdio. www.pontodosconcursos.com.br 73

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO C) Pedro e Joo respondero por auxlio a suicdio. D) Pedro no responder por nenhum crime e Joo por auxlio a suicdio. E) Pedro responder por auxlio a suicdio e Joo por homicdio. 24. (TRF-5 Regio Analista Judicirio / 2008) Jos na janela da empresa em que seu desafeto Pedro trabalhava, gritou em altos bravos que o mesmo era "traficante de entorpecentes". Nesse caso, Jos cometeu crime de: A) calnia. B) injria. C) difamao. D) denunciao caluniosa. E) falsa comunicao de crime. 25. (TRF 4 Regio - Analista Judicirio / 2008) Em tema de crime contra a honra, analise: I. A calnia e a difamao distinguem-se da injria porque, nas duas primeiras, h imputao de fato desonroso enquanto, na ltima, h mera atribuio de qualidade negativa ao ofendido. II. A difamao caracteriza-se pela imputao falsa de fato definido como crime. III. A calnia e a difamao ofendem a honra objetiva da vtima, ao passo que a injria atinge a honra subjetiva. IV. Na injria h imputao de fato ofensivo dignidade ou ao decoro da vtima. V. Para caracterizar a calnia, o fato imputado no precisa ser criminoso, bastando que seja falso e ofensivo reputao da vtima. correto o que consta APENAS em: A) I, II e IV. B) I e III. C) II, IV e V. D) IV e V. E) III, IV e V. 26. (METRO-SP / 2008) Maria, sob influncia do estado puerperal, matou, com o auxlio do pai, Pedro, e do vizinho, Joo, o prprio filho, durante o parto. Nesse caso, www.pontodosconcursos.com.br 74

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS PROFESSOR PEDRO IVO A) Maria responde por infanticdio; Pedro e Joo respondem por homicdio. B) Maria e Pedro respondem por infanticdio; e Joo responde por homicdio. C) Maria, Pedro e Joo respondem por infanticdio. D) Maria, Pedro e Joo respondem por homicdio. E) Maria e Joo respondem por infanticdio; Pedro responde por homicdio. 27. (Promotor de Justia MPE-CE / 2008) Sobre o crime de aborto, correto afirmar: A) No se pune o aborto praticado por mdico se a gravidez resulta de estupro e o aborto precedido de consentimento da gestante ou do seu representante legal, se incapaz. B) No constitui infrao penal provocar aborto em si mesma. C) permitido provocar aborto com o consentimento da gestante, em qualquer hiptese. D) Quando o aborto praticado por terceiro configura crime, as penas so aumentadas de um tero se, em conseqncia do aborto ou dos meios empregados para provoc-lo, a gestante sofre leso corporal de natureza leve ou grave. E) Em qualquer hiptese no pratica crime a gestante que consente no aborto. 28. (Analista Judicirio-TRF 1 Regio / 2006) Admite-se a exceo da verdade no crime de: A) calnia, se do crime imputado, embora de ao pblica, o acusado for absolvido por sentena irrecorrvel. B) injria, se a ofensa consistir na utilizao de elementos referentes a raa, cor, etnia, religio ou origem. C) difamao, se o ofendido funcionrio pblico e a ofensa relativa ao exerccio de suas funes. D) calnia, se o crime foi cometido contra o Presidente da Repblica, chefe de governo estrangeiro ou funcionrio pblico no exerccio de suas funes. E) calnia, se constituindo o fato imputado crime de ao privada, o ofendido no foi condenado por sentena recorrvel.

www.pontodosconcursos.com.br

75

Das könnte Ihnen auch gefallen