Sie sind auf Seite 1von 45

AESTRUTURADAMATRIASE GUNDOOSESPRITOS 2 Edio Revista e Ampliada

Segunda Parte
Ditado por espritos diversos

R e c e b i d o p o r P. A. F e r r e i r a

Esta publicao poder ser reproduzida ou transmitida por qualquer meio, sem autorizao prvia do autor, desde que se o faa integral e gratuitamente, de modo a preservar seu esprito inicial que o de incentivar a integrao da Cincia e do Espiritismo e o progresso da humanidade no sentido cientfico e moral.

P r i m e i r a P a r t e - P r i n c p i o s (Link) S egundaParte-OUniversoDual

Sumrio
6. O U n i v e r s o V i r t u a l 7. O F l u i d o C s m i c o U n i v e r s a l

8. A E n e r g i a 9. ALuzVirtual

10. A M a s s a Concluso

ApndiceA ApndiceB ApndiceC

SEGUNDA PARTE

CAPTULO 6
O UNIVERSO VIRTUAL

A matria etrea e sutil, que forma este fluido (Csmico Universal ), impondervel para vs. Contudo, no deixa de ser o princpio de vossa matria pesada. O Livro dos Espritos - Pergunta 29.

O que nos dizem a Fsica e o Espiritismo atuais


Dirac, em sua Teoria do Psitron9, mostrou que na teoria quntica no mais possvel considerar que a energia do eltron assuma apenas valores positivos. Um eltron com energia positiva maior que mc2 pode saltar para um estado de energia negativa menor que -mc2. Um eltron de energia negativa poderia constituir precisamente um psitron, porm, como os psitrons observados tem energia cintica positiva, Dirac considerou que no Universo tal qual o conhecemos, os estados de energia negativa fossem quase todos ocupados por eltrons, no mais acessveis nossa observao devido sua distribuio uniforme em toda a extenso do espao. Nestas condies, todo estado de energia negativa no ocupado seria observado como uma lacuna e estas lacunas constituiriam os psitrons.

Oitava Mensagem

Hoje vamos iniciar o estudo da matria virtual. Falaremos apenas dos tomos virtuais, matria sutil que a Cincia considera como sendo energia. Esses tomos virtuais esto num nvel de energia abaixo dos nveis que so percebidos no mundo material, numa outra dimenso ou, podemos dizer mais precisamente, na direo negativa da dimenso energia. No nvel zero de energia, entre os dois universos, est o campo com seus dipolos eltricos formados de pares de partculas elementares e suas respectivas antipartculas, pares eltron-psitron girando em torno um do outro, com massa total nula, pares de quark e antiquark e msons. Dirac chegou perto do assunto quando descreveu um mar de eltrons virtuais. O espao no contm apenas eltrons virtuais mas tambm eltrons livres e pares psitron-eltron com energia nula. Nos nveis negativos de energia esto os tomos virtuais. Os psitrons da camada externa dos tomos virtuais, os psitrons livres e os pares psitron-eltron so aqueles considerados por Dirac.
Um fton contendo um par psitron-eltron poder se dissociar num campo magntico intenso, gerando as curvas das cmaras de bolha. Um fton poder tambm colidir com um tomo virtual, transferindo-lhe energia positiva e fazendo saltar um psitron para estados mais elevados da matria visvel. Um psitron no universo material poder se associar a um eltron pelo processo que descrevemos atrs, constituindo um par psitron-eltron, ou ser absorvido num ncleo atmico, para onde atrado, ou ainda decair para nveis negativos de energia. Quando psitron e eltron se unem, formando pares, emitem ftons aparentando terem se aniquilado. A aniquilao entre os dois s ocorre em casos especiais de coliso com grande energia, como nos aceleradores de partculas, gerando outras partculas como dissemos acima. Em estado de alta energia os dois se unem formando um fluido de quarks e antiquarks em fuso, fluido esse que pode se rematerializar dando origem a quarks e antiquarks dissociados, brions, msons ou novamente a um par psitron e eltron.
A matria virtual nada mais que a antimatria no universo paralelo virtual, com toda a gama de partculas atmicas e subatmicas, convivendo lado a lado com o universo material, interpenetrando-se como se fossem complementares, interagindo muito fracamente devido aos seus diferentes nveis qunticos correspondentes, sem nenhuma influncia qumica considervel entre um e outro. Cosmolgicamente falando, a matria virtual a matria que a Cincia diz que estaria faltando no universo, porque ambos os planos contribuem com sua atrao para deter a expanso do Universo.

Mas claro que existem diferenas, devido aos nveis de energia diferentes. O espectro da luz emitida e absorvida pela matria virtual est numa faixa no visvel, podendo ser detectadas por alguns equipamentos, mas freqentemente tm sido confundidas com a luz emitida pela matria comum. Algumas radiaes virtuais emitidas so simplesmente denominadas de radiao de fundo, como se estivessem livres no espao, por falta de melhor explicao dentro das teorias existentes, que no levam em considerao o universo virtual. Alguns elementos qumicos no existem no Universo virtual, mas existem outros que no tm correspondentes no mundo material, como tambm existem diferenas no nmero de neutrons de diversos istopos.

Nas regies do universo predominantemente materiais, onde o campo virtual tem menor densidade, as rbitas externas dos tomos de matria virtual so de dimetro relativo menor que as rbitas K dos tomos materiais. Desta forma, seus tomos so menores e, mesmo em nveis positivos de energia, podem penetrar com facilidade a matria. Num

campo virtual de densidade pequena as distncias interatmicas virtuais so maiores, tornando as substncias relativamente rarefeitas, menos densas e mais maleveis. A freqncia da luz visvel em nosso mundo espiritual, est abaixo da faixa do ultravioleta.
Quando um fton se dissocia, poder na verdade estar colidindo com um par psitroneltron de energia nula. A emisso expontnea de um psitron, no universo material, pode resultar da absoro de ftons por tomos virtuais, com energia suficiente para fazer o psitron saltar para os estados mais elevados de energia da matria visvel. O psitron que tem massa negativa no universo virtual se apresenta com massa positiva no universo material, conforme o Princpio da Relatividade Virtual. Esse psitron eventualmente interage com um eltron e, neste caso, a carga e a massa de sinais opostos de ambos contribuem para formar pares neutros de massa nula, com emisso de ftons, aparentando a aniquilao dos dois. mais provvel entretanto que o psitron emita o fton absorvido, decaindo de volta para nveis negativos de energia.

Da mesma forma que um eltron no universo material, um psitron em rbita no universo virtual, ao receber energia salta para rbitas externas. O nvel zero de energia se situa entre as dimenses positivas e negativas de energia e no nas rbitas externas. No nvel zero o psitron ou o eltron podem receber ou emitir energia, determinando para qual universo decairo. Campinas, 11/3/95.

Resumo da Oitava Mensagem


Como vemos aqui, ao contrrio do conceito de Dirac, os psitrons no so lacunas e existem eltrons e psitrons nos dois universos. O universo material, por conveno, est em nveis positivos de energia enquanto que o universo virtual est em nveis negativos de energia. As partculas de antimatria tem massa negativa e portanto energia negativa, porm, por conveno, no universo virtual so consideradas como tendo massa positiva. Entre os dois universos, e portanto comum aos dois, est o nvel de energia zero, com o FCU e as partculas de matria e de antimatria em baixo nvel de energia. Existem diferenas entre as propriedades das substncias nos dois universos bem como na faixa de freqncia da luz visvel em cada um.

____________________________
9Quantum

Eletrodynamics - Ed. Dover, 1958, Paper 7 - Theorie du Positron par P. M. Dirac

CAPTULO 7
O FLUIDO CSMICO UNIVERSAL

"#

O que nos dizem a Fsica e o Espiritismo atuais


Aps a Teoria da Relatividade Especial que considera o tempo como mais uma coordenada, equivalente ao espao, o Universo passou a ser descrito como um contnuo quadridimensional espao-tempo. O efeito tnel foi ento descrito como uma passagem pela dimenso tempo neste espao quadridimensional. Isto deu vazo a muitas histrias de fico com viagens pelo tempo, para o passado e para o futuro, levantando muitos paradoxos. Devido impossibilidade de reproduzir de forma controlada em laboratrio os fenmenos espiritas, j que obviamente os Espritos sendo seres inteligentes, com sua prpria vontade, no se sujeitariam a isto, a Cincia preferiu ignorar a existncia desses fenmenos, preferindo estudar aquilo que era possvel de ser repetidamente confirmado por toda a comunidade cientfica. Assim, o pouco que foi feito em termos cientficos, no se tratando de fenmenos parapsicolgicos, s pode ser encontrado na literatura esprita; a explicao encontrada no difere muito do contedo deste livro e por ser extensa no a repetiremos aqui. Vamos ento nona mensagem que traz sutilezas adicionais sobre o assunto.

Nona Mensagem
Um esprito pode estar no plano da mente, no plano espiritual ou, quando mais densificado por adio de partculas do campo, no plano material, ou ainda encarnado num corpo material. Cada uma destas situaes representam um grau de profundidade no campo da energia. Haveriam em princpio trs regies: a material, a espiritual e a mental e entre as duas primeiras uma interpenetrao dos dois planos que chamaremos de "regio de coexistncia". Da mesma forma existe uma transio entre os planos espiritual e mental. Poderamos esquematiz-las como regies concntricas, com o plano mental no centro seguido do plano espiritual e do plano material na periferia. Neste esquema mostrado na figura 1, podemos simbolizar melhor o transporte de matria de forma quase instantnea entre dois pontos distantes A e B, quando feito passando pelo campo mental:

Figura 1 - Planos

No grfico acima o raio dos crculos seria a dimenso adicional que podemos chamar de quinta dimenso, que a dimenso da energia, que teria o nvel zero na interface entre os planos material e espiritual, ficando a energia negativa nos planos espiritual e mental. Se convencionssemos colocar a origem da energia no centro, todas as regies teriam energia positiva diferindo apenas pelo nvel. A curvatura do espao denominada agora de curvatura do qindimensional espao-tempo-energia quantizado.

A luz conhecida no mundo material, em seu aspecto ondulatrio, pode ser entendida como flutuao na densidade da energia positiva, a luz do plano espiritual como flutuao da densidade da energia negativa e a luz do plano mental como flutuaes do campo mental. Cada uma destas trs formas de luz podem ser percebidas nos outros planos. A luz do plano espiritual a responsvel pela formao da aura nos corpos materiais e a luz do plano mental sentida como a luz do Amor espiritual. O campo de energia, ou simplesmente FCU, no nvel zero de energia, entre os dois universos, constitudo pelos diversos tipos de partculas elementares e suas antipartculas, positivas e negativas, embora com densidades locais diferentes. Essas partculas elementares e suas respectivas antipartculas formam os dipolos eltricos. Alm disto pares eltron-psitron girando em torno um do outro, com massa total nula, pares de quark e antiquark e msons tambm entram na constityuio do FCU. Para nveis de energia mais positiva o campo vai tendo cada vez mais excesso de partculas elemenmtares h+ e pares de partculas materiais livres. Da mesma forma quanto mais negativo o nvel de energia mais excesso de partculas h- e antipartculas virtuais so encontradas no campo. Uma antipartcula s virtual se possuir energia

negativa. Uma antipartcula com energia positiva encontra-se no mundo material.

No esprito encarnado as energias positivas e negativas esto mais intimamente ligadas, embora cada uma em seu plano, graas natureza do fluido vital que nada mais que o FCU dotado de caractersticas especiais de vibrao coerente, induzida no ntimo da estrutura celular. O perisprito adquire ento estrutura semelhante do corpo material e possui rgos sensoriais correspondentes, permitindo- lhe a percepo da luz espiritual em seu crebro perispiritual. Por meio de treinamento adequado possvel intensificar a comunicao entre os dois crebros de modo a desenvolver os diversos tipos de mediunidade. Isso exige uma alta capacidade de abstrao das sensaes materiais, obtida com o auxlio da meditao, de modo a se poder sentir a sutil comunicao interior.

Como a regio central o plano mental podemos nos referir s trs formas de energia tambm pelo nome de conscincia que teria assim os trs planos j conhecidos: conscincia objetiva (a do plano material), subconscincia ou inconsciente coletivo (a do plano espiritual) e conscincia csmica (a do plano mental). Os transportes de matria por efeito tnel no so uma viagem pelo tempo como se diz na fico de hoje, na verdade so uma viagem atravs da conscincia ou energia. Obviamente existe diferena entre conscincia e energia. Podemos dizer que a conscincia um processo dinmico de transferncias de energias, que implica na existncia de um organismo capaz de realizar essas transferncias, embora no plano mental no haja necessidade desse organismo pois o prprio holograma j constitui por si mesmo um sistema organizado autoconsciente, ou onisciente. Deve ser notado entretanto que os nveis de conscincia correspondem a diferentes nveis ou estados de energia. Esta a razo da meditao, onde aquietamos nosso crebro material que funciona em nvel elevado de energia embaraando a observao do funcionamento do crebro perispiritual.

Campinas, 9/4/95.

Resumo da Nona Mensagem


O Universo descrito pelos Espritos como um qindimensional espao-tempoenergia quantizado, pois que no s a energia, como tambm o espao e o tempo, so discretos. O efeito tnel descrito como uma passagem pela dimenso da energia, portanto sem os inevitveis paradoxos da viagem pelo tempo.
O campo de energia, ou simplesmente FCU, no nvel zero de energia, entre os dois universos, constitudo pelos diversos tipos de partculas elementares e suas antipartculas, positivas e negativas, com densidades locais diferentes. Essas partculas elementares e suas respectivas antipartculas formam os dipolos eltricos. Alm disto pares eltron-psitron girando em torno um do outro, com massa total nula, pares de quark e antiquark e msons tambm entram na constituio do FCU.

CAPTULO 8
ENERGIA
$% ( *+, & ' & ' ) *

O que nos dizem a Fsica e o Espiritismo atuais

No fim do sculo XIX foi descoberto o efeito eltrons. A distribuio de energia dos fotoeltrico onde uma superfcie de metalfotoeltrons emitidos independe da iluminada por luz de freqnciaintensidade da luz. Uma suficientemente alta (luz ultravioleta) emite

luz intensa produz mais eltrons, mas a energia mdia do eltron a mesma sempre que a freqncia for a mesma. Pela teoria ondulatria o fenmeno no pode ser explicado porque a produo de eltrons instantnea, e seria necessrio cerca de um ano para que o eltron acumulasse a energia necessria para saltar. Igualmente estranho do ponto de vista da teoria ondulatria a energia do eltron depender da freqncia da luz incidente. Abaixo de certa freqncia crtica, caracterstica para cada metal em particular, os eltrons no so emitidos.
Em 1905 Einstein publicou um trabalho mostrando que o efeito poderia ser entendido se fosse adotada a soluo que Planck usara, cinco anos antes, para derivar o espectro da radiao emitida por corpos negros. Segundo Planck, a radiao era emitida descontinuamente em pequenos pacotes de energia denominados quanta. Os quanta associados a uma freqncia particular da luz emitida possuem todos a mesma energia sendo essa energia E diretamente proporcional a , isto,

E=h onde h a Constante de Planck. Planck ento no duvidava que embora a energia fosse irradiada por pulsos ela devia se propagar na forma de ondas eletromagnticas. Einstein props que a luz no s fosse emitida como um quantum, mas tambm que se propagava como quanta individuais. Explicou ento o efeito fotoeltrico com a frmula emprica: E=h h
o

onde E a energia mxima do fotoeltron e h o a energia mnima necessria para desalojar um eltron da superfcie metlica que est sendo iluminada, sendo o a freqncia mnima associada correspondente. Os fotoeltrons no possuem todos a mesma energia porque seria necessrio mais trabalho para arrancar os eltrons que se situam mais abaixo da camada superficial. curioso observar que a teoria quntica, que aborda a luz como um estrito fenmeno corpuscular, coloca explicitamente a freqncia que estritamente um conceito ondulario. A posio da Fsica hoje que a teoria ondulatria da luz e a teoria quntica da luz se complementam entre si. A verdadeira natureza da luz deixou assim de ser significativa.

Dcima Mensagem
Continuando nossa descrio do FCU podemos dizer que formado pelas diversas partculas elementares dando origem aos diversos campos. Em especial, as partculas h+ e h- podem se unir em pares formando o campo eletromagntico. Quando n destas partculas esto agrupadas formando um pacote so denominadas de quantum sendo sua energia proporcional quantidade dessas partculas elementares. A energia de um quantum dada por:

h = n h+ quando falamos de campo de energia positiva, e

h = n hquando se trata de campo de energia negativa.


Porm o que se considera normalmente como energia aquela referente ao campo eletromagntico, formado por pares h . Neste caso a energia do quantum ser dada por

h=nh , onde h a energia de cada par e h a Constante de Planck. Em mdia existem n pares de partculas de FCU por comprimento de onda, e como n depende da densidade do campo a Constante de Planck passa a ser uma constante local. Teremos assim que, para um dado local, a energia transferida por segundo por um feixe de ondas de freqncia ser de E=h =nh

Se considerarmos que a lei E = mc esteja correta, teremos tambm dois sinais para a massa, m+ e m- . A massa m- seria a da antimatria e a lei da energia seria dada por:

E=

mc .

No h ento necessidade de conceituar a antimatria como sendo matria viajando para traz no tempo. Tudo se passa como se existissem dois campos, um de energia positiva e outro de energia negativa, interpenetrando-se, porm sem interferir um no outro. A matria interage com a matria atravs o campo material e a antimatria interage com a antimatria atravs o campo antimaterial. No nvel zero seria os campos material e antimaterial esto unidos, ou seja, as partculas h + e h- esto unidas formando pares. Alis estes pares esto presentes tambm prximo s partculas com carga eltrica, dando origem renormalizao considerada pela Fsica.
No quantum temos n pares de partculas h com uma dada quantidade de movimento que s depende da freqncia . Da segue que numa interao com a matria a energia dos ftons s depende da freqncia enquanto a amplitude depende da quantidade de ftons. Sendo o eltron pontual, so as partculas h que colidem com ele e no o quantum como um todo rgido. Se o momento da partcula h+ for pequeno (freqncia < o) o eltron no salta. Se o valor do momento da partcula h que colide no for o valor mximo, a energia do eltron no ser a mxima para aquela freqncia.

Campinas, 16/4/95.

Resumo da Dcima Mensagem


Esta lio nos diz que a Constante de Planck no universal mas um valor local que

depende da densidade do campo ou da quantidade de partculas por comprimento de onda. Mostrou-nos tambm que a energia equivalente de uma massa negativa tambm negativa. O efeito fotoeltrico explicado a nvel de partculas elementares.

CAPTULO 9
A LUZ VIRTUAL

!"

#$

O que nos dizem a Fsica e o Espiritismo atuais


Conforme vimos no captulo anterior a hiptese de que a onda se propaga como uma srie de quanta foi usada para explicar o efeito fotoeltrico. Entretanto a teoria ondulatria uma das teorias fsicas mais firmemente estabelecidas, constituindo o nico meio de explicar a difrao e a interferncia. A situao aqui diferente daquela em que temos a mecnica relativstica e a mecnica newtoniana, onde esta uma aproximao da primeira. Um feixe de luz pode ser refratado por um retculo e depois causar a emisso de eltrons numa superfcie metlica, porm no simultneamente. Mas podemos notar que, quando a luz se propaga se comporta como onda e na interao ntima com a matria se comporta como partcula.

Dcima primeira Mensagem


Vamos estudar agora as ondas de luz nos dois universos. A luz tambm um pouco mais complexa do que se entende atualmente na cincia material. Alm da luz considerada como fenmeno eletromagntico e da luz na forma de corpsculos (quanta), existe tambm luz nos campos de energia positiva e de energia negativa. Considerada como fenmeno eletromagntico ela se propaga no ter, ou campo eletromagntico, que nada mais do que o conjunto de pares (h+ h-) no nvel zero de energia. Esta a luz conhecida pela cincia material e que pode ser percebida nos dois universos.
A luz manifestada como corpsculo 10 nada mais do que um caso especial de onda ainda no considerada pela cincia, onde esto superpostas duas ondas longitudinais:

1-

a virtual, que se propaga no campo da energia negativa, que o conjunto

das partculas h-, e 2a material que se propaga no campo da energia positiva que o conjunto

das partculas h+.

Entretanto esta forma de propagao pode facilmente se transformar na onda transversal e a transversal na longitudinal, dependendo das condies do meio onde se propagam. A dualidade partcula-onda se reduz assim mudana entre um e outro tipo de onda luminosa.
Mas existem regies do universo onde encontramos apenas matria pura (buracos negros) ou antimatria pura (buracos brancos) sendo que a s ocorre o campo material ou o campo virtual, respectivamente. Nestas regies temos a luz material pura e a luz virtual pura, no havendo campo eletromagntico, sendo assim ambas longitudinais.

No caso das ondas eletromagnticas transversais temos as duas componentes de campo, a eltrica e a magntica em planos perpendiculares, sendo as pertubaes transversais direo de propagao da onda. No ponto onde a componente eltrica se anula temos um mximo na componente magntica, como j entendido pela Fsica Clssica. Em um campo magntico intenso o suficiente, os dois tipos de partculas elementares se separam dando origem a um eltron, formado por h- e a um psitron formado por h+. A separao ocorre quando o campo magntico em cada onda mximo, com campo magntico de mesma polaridade de modo que o eltron e o psitron formados possuem momentos magnticos idnticos. No caso dos quanta de luz temos uma energia E=nh

concentrada na meia onda superior sendo a energia da meia onda inferior aproximadamente nula. No caso da onda virtual pura a energia dada por E = n he para a onda material pura a energia E = n h+ . Campinas, 23 / 4 / 95. .

Resumo da Dcima primeira Mensagem


Aqui os espritos nos ensinam que a luz pode se propagar de vrias formas, mas sempre como onda e que na interao com a matria como, por exemplo, quando entra nos orbitais atmicos, ela muda para uma onda longitudinal onde as cristas podem ser assemelhadas a corpsculos. Da mesma forma ao ser emitida energia num orbital teremos uma onda longitudinal que se transforma em onda transversal quando se propaga no espao (vide Apndice C).

____________________________
10 Para

uma extenso mais atualizada deste assunto, consulte o Apndice C :"A luz como onda longitudinal".

CAPTULO 10
A
. / / , / & ,1 , 0 * ! "" 0

MASSA
' &'

O que nos dizem a Fsica e o Espiritismo atuais


A teoria da Relatividade Restrita deduziu a variao da massa com a velocidade, porm necessrio compreender em que circunstncias isto verdadeiro. Consideremos um observador e um corpo de massa m'o em repouso em relao a um sistema S' de coordenadas (x', y', z', t' ), e consideremos ainda um observador e outro corpo de massa mo em repouso em relao a outro sistema de coordenadas S (x, y, z, t). O sistema S' est dotado de velocidade uniforme v em relao ao sistema S. Neste caso valem as transformaes de Lorentz para passar de um sistema de coordenadas para o outro.

Para cada observador a massa do outro sistema vista como uma massa maior do que se estivesse em repouso relativo a este observador. Portanto, m = m'o / (1-v/c)1/2 para um observador no Sistema S e m' = mo/ (1-v/c)1/2 para um observador no Sistema S'. Se as massas em repouso forem iguais para os dois observadores, m'o = mo, a massa vista do outro sistema sero iguais para os dois, m' = m, mas de um valor simultaneamente maior que a massa que est em repouso em cada sistema (aqui podemos falar de simultaneidade porque no se trata de eventos). Esse valor maior a massa aparente que cada um mediria ao observar a massa do outro sistema em movimento relativo. J a frmula de equivalncia de massa e energia, E = Mc, representa um aumento real de massa M sofrido por um corpo que absorveu uma energia E.

Dcima segunda Mensagem


A fora entre as partculas do campo ainda desconhecida da Cincia. Mas a responsvel pela existncia da massa e indiretamente pela gravidade. A compreenso completa do conceito de massa s ser possvel depois que a Cincia desenvolver uma

teoria da estrutura da matria baseada no holograma. A massa ser ento entendida como a transformada de uma propriedade do holograma.

O valor da massa, como vimos, depende do tipo de quark, m ou l, na partcula atmica e o sinal da massa depende do sinal das partculas elementares do campo. Uma massa grande significa que a partcula est mais ligada ao campo, tem mais inrcia, sendo os quarks m e m os responsveis por essa fora. Uma massa pequena, como a do eltron, est associada aos quarks l e l. Estas duas famlias de quarks so tambm formados por partculas elementares s quais esto associados o campo gravitacional e o campo, ainda no bem conhecido, da fora fraca. A interao das partculas elementares l e l com as partculas h e m, so fracas em comparao com a interao das partculas m e m, entre si e entre as partculas h+ e h-. A equivalncia entre massa e energia pode ser aqui ampliada se considerarmos que as partculas elementares h+ e h- esto relacionadas com a constante h pela quantidade n de pares destas partculas por ciclo de onda:

h=

nh .

As partculas elementares por si s no possuem massa mas, quando passam a fazer parte de uma partcula atmica, como no aumento de energia da partcula, elas contribuem para a renormalizao e para o aumento de massa devido aos quarks m ou l do campo que sero absorvidos para compensar o aumento de pares h . No estamos falando da massa aparente da Teoria da Relatividade mas sim de um real aumento de massa. A massa aparente depende do movimento do observador e o que estamos nos referindo aqui ao aumento de massa relativamente ao campo, considerado como em repouso relativo local. As partculas e o campo, quando em movimento relativo acelerado, esto constantemente trocando partculas elementares. Esta troca j foi observada como jatos em colises de partculas de alta energia.

Para uma dada freqncia , com energia do fton E = n h temos um acrscimo de massa equivalente dado por E= M c. Note-se que no mencionamos aqui massa de repouso do fton por no fazer sentido. A energia adicionada aparecer, como dissemos acima, como um acrscimo de massa na partcula atmica. Substituindo, vemos que o acrscimo de massa M dado por:
M=nh / c .

Consideremos agora a desintegrao de um mon:


+

e+ + +

+m m

e- + + + m m

o mson tem 207me e gera um eltron e neutrinos sem massa alm de msons (m m) ainda no detectados que voltam para o campo levando consigo a diferena de massa. Da mesma forma :
+

++

+m m

-+

+m m

Mons e pons so eltrons com grandes acrscimos de quarks (m m). As partculas atmicas com alta energia tambm usam esse mecanismo para armazenar energia. A

maior parte dos msons que se desintegram em eltrons liberam inmeros pares m m e h+h- em fraes muito pequenas para serem detectadas, j que possuem carga e massa nula. Estes pares se incorporam ao campo ou do origem renormalizao da Fsica.

A massa negativa do eltron, como j vimos, interpretada como massa positiva. Sua energia, de fato, positiva, pela absoro de ftons materiais que se tornam em pares h da renormalizao. Na levitao da matria juntamos partculas m embaixo dos corpos, e partculas m em cima, anulando assim o efeito gravitacional, ou a massa do corpo em relao ao campo material, isolando as partculas m da matria do campo m do mesmo tipo. As partculas m parecem no ter existncia no mundo material podendo ser interpretadas como buracos, dando a interpretao anloga de flutuao ou empuxo com relao ao campo gravitacional. O campo gravitacional menos denso de m e mais denso de m na direo do centro da Terra. O empuxo assim em relao densidade do campo gravitacional material.
Campinas, 1 de Maio de 1995.

Resumo da Dcima primeira Mensagem


Conforme vimos foi feita uma distino entre o aumento de massa aparente e o aumento de massa por acrscimo de energia, este ltimo se dando por absoro de pares h e de partculas elementares m ou l do campo. A grande diferena entre a massa dos prtons e neutrons e a dos eltrons se deve presena dos quarks m nos prtons e neutrons e dos quarks l nos eltrons e fora com que esses quarks so atuados pelas partculas elementares m e l do campo. Da mesma forma os msons apresentam maior massa que os eltrons devido aos pares de quarks e antiquarks m no mson. Infelizmente no foi possvel anotar nenhuma relao entre a energia (ou pares h ) e a quantidade de partculas m absorvidas do campo.
Por outro lado deve ser notada uma diferena fundamental entre os conceitos de massa negativa descritos at agora pela Cincia e os conceitos no presente livro. Na teoria por ns apresentada no se faz distino entre massa inercial, massa gravitacional e massa-energia. Todo corpo tem apenas uma massa que atuada pelo campo, num sentido ou no outro. Se um corpo de massa m1 est prximo de um grande corpo de massa m2 sofrer a ao do seu campo gravitacional e do seu campo antigravitacional. Se a massa m1 for positiva e a massa m2 for material a acelerao de m1 ser no sentido do corpo. Se a massa m1 for negativa a acelerao ser no sentido oposto. No h como considerar que a 'fora' gravitacional, em uma massa m1 negativa, ser invertida empurrando-a para longe, mas que devido massa inercial negativa o corpo acelerar no sentido oposto aproximando-se. A massa m1 ser negativa significa apenas que m1 ser repelida pelo campo e, portanto, se afastar da massa m 2.
Existe tambm uma diferena fundamental entre o campo eletromagntico e o

gravitacional. A atrao ou repulso entre cargas eltricas realizada atravs o campo e atua sobre a partcula que acelerar em uma ou outra direo conforme sua massa seja positiva ou negativa. O campo gravitacional tem seu anticampo e uma massa ser positiva se tiver o mesmo sinal do campo. Assim, uma massa negativa no campo

gravitacional ser positiva no campo antigravitacional, ou seja, a massa relativa ao campo gravitacional.
Em um campo sem gradiente de densidade, se a massa for positiva haver uma interao com o campo durante a acelerao que limitar a ao da fora aplicada de modo que para acelerar mais ser preciso aplicar uma 'fora' maior; se no houver um campo atuando, uma massa positiva em movimento uniforme tender a continuar com a mesma velocidade porque a massa s se faz sentir quando h uma acelerao. Uma massa negativa isolada tambm se manter em movimento uniforme em um campo sem gradiente. Mas se tentarmos aceler-la em uma certa direo, e isto feito sempre atravs o campo, a massa acelerar na direo oposta porque esta sua propriedade postulada, no havendo como tentar explicar o porque disso at que entendamos realmente o que a massa. Em um campo gravitacional a acelerao adquirida por uma massa negativa ser sempre no sentido da menor densidade do campo. Note-se ainda que no h necessidade de falar em termos de fora, mas apenas em acelerao e se escolhermos um sistema de coordenadas cuvilneas adequadas poderemos dizer que a massa est em movimento uniforme nesse sistema, conforme ditado pelo Princpio de Equivalncia da Relatividade Geral.

CONCLUSO
2 * ' ' $$ 4 5 *6 ) , 1' ' 7, / 5 8 ' * & , & & ! ' ' ) 3 ' * ' '

O Livro dos Espritos

Vimos a massa est em parte relacionada com a quantidade de energia e esta com a quantidade de partculas h. Porm isto s no explicaria tudo. O fton pode ter a mesma quantidade de energia que um psitron e um eltron, entretanto tem massa nula. O neutron tem carga nula e massa maior que o prton. O prton tem mesma carga eltrica

do psitron e do eltron e massa muito maior. Notamos portanto que o que importa na massa no a carga eltrica mas a presena de partculas do campo de massa, material e virtual que podem compensar uma outra. Em um neutron a massa grande porque tem

muito maior quantidade de quarks m que de quarks l. Em um eltron ocorre o oposto, existe apenas quarks l, consequentemente dando-lhe uma massa negativa. Vimos tambm que em um campo magntico intenso, somando -se s foras que tendem a separar as partculas h+ e h-, h a fora magntica em sentidos opostos para cada uma destas partculas elementares, causando a dissociao de um fton em psitrons e eltrons. Vimos que as partculas do campo, de mesmo sinal, se atraem pela nova lei dos semelhantes. A renormalizao adquiriu novo significado. A inrcia aqui uma medida da resistncia modificao do movimento (acelerao), devido atrao do campo, no havendo resistncia velocidade num campo sem gradientes. O movimento no universo se deve perseguio da matria pela antimatria e vice-versa no universo virtual. O campo com gradiente representa um aumento na densidade de partculas em uma dada direo e, consequentemente, atrao nessa direo. A gravitao advm naturalmente como atrao dos corpos pelo campo de massa, conforme a lei dos semelhantes. Logicamente partculas com sinais opostos ao campo seriam repelidos (levitao). A levitao tem seu fundamento na massa negativa e a gravitao e o eletromagnetismo podem ser agora unificados. E se o campo contiver os dois sinais essa ao de atrao e repulso poder ser reforada ou cancelada conforme a direo dos dois gradientes.

Ficamos felizes por voc ter compreendido to bem as lies. Isto se deveu ao fato de sua mente no estar presa aos conceitos tradicionais mas ter procurado sempre novas explicaes que, como esta, fugissem completamente dos conceitos institudos. Isso faz a verdadeira Cincia e necessrio grande dose de humildade para ter essa liberdade de compreenso. Voc no o teria conseguido sozinho mas outros teriam falhado desde o comeo por acharem absurdos os conceitos apresentados, sem coerncia e at contraditrios. Pela sua persistncia e f no que estava fazendo, acreditando que de fato um curso proveniente do plano espiritual lhe estava sendo ministrado, voc faz jus autoria deste trabalho de recepo das presentes lies. No se acanhe portanto em public-las aps uma reviso cuidadosa para eliminar os erros iniciais devidos novidade do assunto. No se preocupe tambm com a liberao desses conhecimentos, pois se o fizemos porque nossos superiores acharam ser este o momento adequado de apresent- los humanidade. No se iluda, pois este trabalho ser motivo de mofa e ridculo, e anos se passaro antes que seja reconhecido como um guia

epistemolgico para a Cincia futura.


Apresse-se em faz-lo pois o progresso se faz necessrio para o enfrentamento dos tempos difceis que viro para a humanidade. Estes conhecimentos sero de grande utilidade para a perpetuao da espcie humana no planeta no futuro. Havero tentativas

de utiliz-los para o mal, mas estaremos atentos para o fato, e a aceitao e comprovao da vida espiritual que advir deste compartilhamento de conhecimentos no campo cientfico compensaro todo o mal que poderia ser causado pelas foras que tentam atrasar o desenvolvimento material, moral e espiritual da humanidade, aproximando definitivamente a cincia da religio.

Que a Paz e o Amor Divino estejam com todos na Terra pelos espritos de Sir Macklay Raphael Emanuel Alexandre Rio, 7 de Maio de 1995.

APNDICE A De modo a deixar o corpo do livro intocado o autor usar Apndices para acrescentar consideraes e trabalhos prprios ou de outrem, citando em tal caso nome, endereo e informaes pessoais que forem de interesse do colaborador.

"A cincia terrestre bem pouca coisa , ao lado da cincia celeste. S os espritos superiores possuem esta ltima cincia. Sem nomes famosos, les podem ser conhecedores de todas as coisas; muito melhor do que os seus sbios terrestres. No a Cincia apenas que faz um Esprito superior."

O Livro dos Mdiuns Allan Kardec

Cap. XXVI Item 293, Resposta pergunta 25.

CONSEQNCIAS DA NOVA CONSTANTE DE PLANCK.


Adicionado em 24 de Junho de 98 - 15:00 GMT

Nota do Autor

A nova frmula da energia E = n h , obtida de h = n h , onde n o nmero de partculas elementares do campo por ciclo de onda, traz vrias conseqncias importantes:
O valor de n um valor local que depende, alm da freqncia, da densidade do campo. Assim, a Constante de Planck deve tambm ser considerada como uma constante local. Seja a transio de um eltron entre as rbitas de um tomo de Hidrognio; se o nmero quntico do estado inicial for ni e o do estado final for nf, a energia do fton dada por:

Energia do fton = Energia initial Energia final h =Ei Ef . Expressando em termos de constantes fundamentais, obtemos:

Ei-Ef =me4/8 0h(1/nf-1/ni).


A freqncia do fton liberado na transio ento dada por:

= me4/8 0h(1/nf-1/ni),
e podemos ver desta frmula que varia inversamente com o cubo da Constante de Planck ou, o que vem dar no mesmo, inversamente com o cubo da densidade do campo n. No centro de uma galxia material o valor de n muito maior do que na superfcie do planeta Terra que est na periferia da galxia local. Portanto a luz emitinda e absorvida no centro de uma galxia material apresenta um deslocamento para o vermelho devido ao maior valor local de h. Vemos assim que teremos ento de considerar, alm do deslocamento devido ao

efeito Doppler, dois deslocamentos adicionais da freqncia luminosa proveniente das galxias distantes:

- um deslocamento para o vermelho devido densidade local do campo no centro das galxias de onde a luz emitida, que pode ser calculado pela frmula acima,

- e um deslocamento para o azul devido propagao da luz, emitida no centro de uma galxia material, para um local de menor densidade do campo, como o caso da superfcie da Terra. Do Princpio de Conservao de Energia, aumentando a densidade das partculas elementares, ou o valor de n, o valor de deve decrescer. Desta forma, pelo princpio de conservao a freqncia do fton que se propaga se ajustaria densidade do campo. Na densidade menor para um observador na Terra, a freqncia seria maior do que a de um ncleo de galxia material, representando um deslocamento para o azul.
O deslocamento para o vermelho da freqncia da luz emitida ou absorvida, conforme a frmula acima, inversamente proporcional ao cubo da Constante de Planck, e o deslocamento para o azul, devido menor densidade do campo na Terra, diretamente proporcional Constante de Planck, o efeito lquido sendo que quanto maior a densidade do campo no ncleo de uma galxia distante, maior ser o deslocamento para o vermelho, conforme medido por um observador na Terra.

A densidade das partculas elementares materiais maior no centro das galxias materiais e a densidade das partculas elementares virtuais maior no centro das galxias virtuais. Para um observador na periferia de uma galxia material como a nossa, as outras galxias materiais estariam aparentemente se afastando, devido ao deslocamento para o vermelho da luz emitida. Contrariamente, as galxias virtuais pareceriam estar se aproximando, devido ao deslocamento para o azul causado pela menor densidade do campo material no ncleo das galxias virtuais. Particularmente, se virarmos nossos instrumentos para o centro da nossa galxia, um deslocamento para o vermelho seria obsewrvado.
Interpretando o deslocamento para o vermelho da forma acima, o universo no estaria se expandindo, pelo menos no na taxa atualmente proposta. Poderemos assim recalcular a idade do universo, presentemente posta em dvida. Se no houver expanso, os quasares no so corpos existentes apenas durante o incio do universo, devendo sua abundncia local relativamente menor ser explicada por outra forma.

APNDICE B

Antimatria e massa negativa


Adicionado em 27 de Junho de 98 - 12:55 GMT

Nota do Autor

Em recentes experimentos com antiprtons no LEAR dos laboratrios do CERN em Gnova, antiprtons em baixa energia foram espalhados em prtons de baixa energia em matria normal. Este experimento foi considerado evidncia experimental de que os antiprotons tem massa positiva1. O raciocnio o seguinte:
Os antiprotns tm carga eltrica negativa. Se tivessem massa inercial negativa eles teriam que ter carga eltrica positiva para que se comportassem como se fossem negativamente carregados. Dessa forma o antiprton seria atrado por um prton prximo, e o prton seria repelido pela carga positiva do antiprton. As duas partculas seriam aceleradas na mesma direo, com o antiprton caando o prton. Como no foi observado este tipo de comportamento, os antiprtons teriam que ter massa positiva.

O raciocnio de acordo com a presente teoria como se segue: O antiprton tem carga eltrica e massa negativa e prtons e antiprtons se repelem pela Lei dos Semelhantes. O antiprton pareceria ser atrado para o prton devido sua massa negativa e o prton seria empurrado, afastando -se. Entretanto a caa no seria observada, pela mesma razo que prton e antiprton no colidem aniquilando-se. Seria tudo uma questo de seo de choque. Assim o experimento, em princpio, poderia ser explicado por ambos os raciocnios e teramos que examinar efeitos secundrios, como o recuo do prton, para provar ou desaprovar um deles.
Por outro lado deve ser notada uma diferena fundamental entre os conceitos de massa negativa ali expostos e os conceitos no presente livro. Na teoria por ns apresentada no se faz distino entre massa inercial, massa gravitacional e massaenergia. Todo corpo tem apenas uma massa que atuada pelo campo, num sentido ou no outro. Se um corpo de massa m1 est prximo de um grande corpo de massa m2 sofrer a ao do seu campo gravitacional e do seu campo antigravitacional. Se a massa m1 for positiva e a massa m2 for material a acelerao de m1 ser no sentido do corpo. Se a massa m1 for negativa a acelerao ser no sentido oposto. No h como considerar que a 'fora' gravitacional, em uma massa m1 negativa, ser invertida empurrando-a para longe, mas que devido massa inercial negativa o corpo acelerar no sentido oposto aproximando-se. A massa m1 ser negativa significa apenas que m1 ser repelida pelo campo e, portanto, se afastar da massa m 2.

Conforme vimos no Captulo 10, existe tambm uma diferena fundamental entre o campo eletromagntico e o gravitacional. A atrao ou repulso entre cargas eltricas realizada atravs o campo e atua sobre a partcula que acelerar em

uma ou outra direo conforme sua massa seja positiva ou negativa. O campo gravitacional tem seu anticampo e uma massa ser positiva se tiver o mesmo sinal do campo. Assim, uma massa negativa no campo gravitacional ser positiva no campo antigravitacional, ou seja, a massa relativa ao campo gravitacional.

Em um campo sem gradiente de densidade, se a massa for positiva haver uma interao com o campo durante a acelerao que limitar a ao da fora aplicada de modo que para acelerar mais ser preciso aplicar uma 'fora' maior; se no houver um campo atuando, uma massa positiva em movimento uniforme tender a continuar com a mesma velocidade porque a massa s se faz sentir quando h uma acelerao. Uma massa negativa isolada tambm se manter em movimento uniforme em um campo sem gradiente. Mas se tentarmos aceler-la em uma certa direo, e isto feito sempre atravs o campo, a massa acelerar na direo oposta porque esta sua propriedade postulada, no havendo como tentar explicar o porque disso at que entendamos realmente o que a massa. Em um campo gravitacional a acelerao adquirida por uma massa negativa ser sempre no sentido da menor densidade do campo. Note-se ainda que no h necessidade de falar em termos de fora, mas apenas em acelerao e se escolhermos um sistema de coordenadas cuvilneas adequadas poderemos dizer que a massa est em movimento uniforme nesse sistema, conforme ditado pelo Princpio de Equivalncia da Relatividade Geral.

_________________________
1Anti-Gravity

and Anti-Mass - John G. Cramer http://mist.npl.washington.edu/AV/altvw14.html

APNDICE C

A luz como onda longitudinal


Adicionado em 20 de Outubro de 98 - 16:00 GMT Nota do Autor

At o presente a Cincia tem considerado a luz como uma onda eletromagntica transversal. A discusso sobre se a luz teria natureza ondulatria ou corpuscular se extendeu por uma grande parte do sculo XX, sendo resolvida pelo princpio da complementaridade que d luz um aspecto dual, podendo ser vista como constituda de partculas ou de ondas, conforme as circunstncias.
Aqui ns temos dito que o campo composto de partculas fundamentais de vrios tipos, sendo o campo eletromagntico composto das partculas elementares h + e h-, partculas essas que tm a tendncia de formar pares no nvel zero de energia.

As ondas transversais, conforme considerado aqui, so transmitidas atravs dessas partculas do campo eletromagntico. A componente campo eltrico formada pelos pares orientados numa mesma direo, e a componente campo magntico formada pela rotao desses pares. Conforme a onda se propaga esses pares oscilam de uma

direo para a outra, girando numa dada direo e ento voltando com a rotao em sentido oposto, conforme os pares mudam sua orientao. A rotao mxima que corresponde ao mximo do campo magntico, ocorre entre os mximos dos dois campos eltricos opostos, de modo que a componente magntica est assim sempre defasada de um quarto de onda em relao componente eltrica. Como a direo do vetor rotao perpendicular ao plano de rotao dos pares teremos que a componente magntica est num plano perpendicular ao plano da componente eltrica. Veja figura 1 abaixo:

Entretanto a luz, de acordo com esta teoria, tambm pode ser uma onda longitudinal conforme vemos na figura 2 abaixo:

Podemos considerar duas ondas luminosas: a material e a virtual; a material sendo transmitida pelas partculas h+ e a virtual pelas partculas h-. No caso da onda transversal podemos dizer que as duas ondas coincidem porque as partculas elementares esto aos

PDF to Wor

Das könnte Ihnen auch gefallen