Sie sind auf Seite 1von 4

Smart Grid

TRANSFORMANDO
a energia inteligente

EM REALIDADE

Smart Grid e o CPqD


A capacitao do CPqD em Tecnologias da Informao e Comunicao permite avaliar, recomendar, especificar e construir arquiteturas de comunicao necessrias, alm de desenvolver aplicaes de TI, aportando capacidade de anlise e suporte deciso a partir do grande volume de informaes que ser obtido. Sua experincia em gesto de programas o qualifica para realizar anlises tcnicas, econmicas, sociais e regulatrias, visando evoluo tecnolgica de seus clientes. O conjunto de competncias, produtos e servios do CPqD, nesse setor, engloba cinco aspectos estratgicos. Comunicao Para atender s demandas das empresas de energia nesse aspecto, ser necessrio aplicar tecnologias com arquitetura aberta e resposta em tempo real que conectem componentes e elementos da rede. Com sua expertise em tecnologias de comunicao multisservios, o CPqD est apto a gerar as padronizaes (protocolos de comunicao) e os requisitos de interoperabilidade necessrios. Para isso, oferece sistema de monitoramento e gesto da infraestrutura de telecomunicaes, seja ela prpria ou de terceiros. Quanto segurana de redes operativas, o CPqD desenvolve planos para proteger a infraestrutura crtica do setor de energia e possui competncias para desenvolver solues de cyber security e proteo antifraude. Sensores e medidores O CPqD possui amplo conhecimento em tecnologias de sensores. Isso lhe permite oferecer solues com sensores distribudos e em rede, voltadas coleta de informaes da infraestrutura de energia eltrica e do meio ambiente. Aplicaes podem ser introduzidas, focadas em medio e sensores em larga escala. O CPqD oferece, ainda, os servios de seu laboratrio para acreditao de equipamentos.

Energia: desafios e oportunidades


O constante crescimento econmico exige cada vez mais energia e, portanto, maior eficincia do setor eltrico brasileiro. uma excelente oportunidade para promover sua evoluo, com solues que atendam realidade de consumidores e empresas de energia do sculo 21. Isso envolve desafios importantes, como a expanso da oferta e a segurana do fornecimento, reduzindo as defasagens de eficincia da infraestrutura no Pas. A interconexo dos sistemas foi o caminho encontrado para o balanceamento e a segurana da oferta de energia. No entanto, quanto mais pontos de interconexo, mais complexo o gerenciamento do conjunto. Alm disso, as diferenas socioeconmicas e demogrficas de uma rea para outra dificultam a entrega de energia ao consumidor, exigindo solues distintas para cada caso. Para atender a esses desafios sociais e tecnolgicos, o CPqD coloca todo o seu conhecimento a servio das empresas do setor.

Componentes O CPqD disponibiliza componentes que se agregam infraestrutura de energia e viabilizam aplicaes como armazenamento de energia, tcnicas de diagnstico, interligao e monitorao, e integrao de veculos eltricos rede. Na tecnologia de materiais, est pronto para ajudar o setor a equacionar questes de degradao e conservao dos diversos itens que compem a rede de energia. Controle Em essncia, a estrutura de comando e controle, aplicada operao de empresas de energia eltrica, formada por pessoas que precisam tomar decises em tempo hbil e, se necessrio, reagir s respectivas consequncias. Sucesso ou fracasso dessas estruturas ser cada vez mais infuenciado pela capacidade de lidar com o grande volume de dados disponibilizado em uma rede de energia tecnologicamente avanada. Para viabilizar o diagnstico rpido e solues precisas, o CPqD ajuda a introduzir funcionalidades e tcnicas que desoneram os operadores de volumes de informao humanamente impossveis de serem tratados. Essas tcnicas apoiam os operadores por meio de alertas de alta confiabilidade ou permitem desenvolver aplicativos com inteligncia suficiente para tomar decises de forma automtica e descentralizada. Suporte deciso e interfaces avanadas Para ampliar a capacidade de deciso e permitir uma viso ampliada das condies tcnico-econmicas de operao, o CPqD oferece solues de Decision Support Systems (DSS), baseadas em ferramentas de inteligncia. Interfaces avanadas disponibilizam esses recursos aos decisores, onde quer que estejam, por meio de um conjunto de conhecimentos e ferramentas de suporte tomada de decises que combina vrias dimenses: financeira, regulatria, de desempenho da rede, etc.

Smart Grid: redes inteligentes para a evoluo do setor


As possibilidades tecnolgicas para a evoluo do setor de energia so crescentes. Suportada por outros fatores, como a regulao e cadeia de fornecedores, a tecnologia ter um papel cada vez maior em todas as reas do ciclo: gerao, transporte, comercializao e uso da energia. Entretanto, preciso saber agregar valor s redes, com tecnologias e aplicaes inovadoras, sem deixar de preservar os investimentos j realizados. Pensando nisso, o CPqD oferece ao mercado caminhos e solues que facilitam o uso mais intenso da tecnologia em todo o ciclo da energia. O Smart Grid transformar o sistema eltrico em uma moderna rede que mudar as formas de fornecimento e consumo da energia. A parte mais visvel dessa evoluo o uso dos medidores eletrnicos de energia, que podero apoiar a criao, em curto prazo, de novos modelos tarifrios e gerar mudanas no comportamento de consumo. Telecomunicaes, sensoriamento, sistemas de informao e computao cada vez mais faro a diferena, combinados com a infraestrutura j existente.

Eficincia sistmica: um novo patamar de competitividade


Para ampliar a oferta do setor, as tecnologias de suporte infraestrutura eltrica passaro a ser essenciais assim como as de comunicao e de informao, que suportaro o uso de medidores eletrnicos e sensores. Essa nova infraestrutura tecnolgica permitir a melhor administrao do sistema eltrico (ativos, energia e servios ao consumidor), resultando em uma maior eficincia tcnica, econmica, social e ambiental. Essas tecnologias permitiro otimizar a aplicao e o uso de recursos em vrios aspectos:
uso

deslocando cargas, promovendo o uso racional da energia em resposta a estmulos mercadolgicos e de preos, e permitindo novos usos, como em veculos eltricos.

O CPqD realiza suas atividades empregando materiais que resultam em menor impacto ambiental.

gerao agregando fontes de energia mais prximas da carga. distribuio


RECICLANDO MATERIAIS, RESPEITANDO A NATUREZA.

reconfigurando automaticamente circuitos ameaados de interrupo, gerenciando pacotes de cargas, obtendo melhor qualidade da energia, reduzindo perdas e custos decorrentes da no qualidade, e efetuando manutenes baseadas nas condies de uso dos equipamentos.

Novas tecnologias e modelos de negcio


O CPqD tem muito que contribuir com as demandas do setor eltrico brasileiro nesse novo cenrio, sempre considerando os requisitos locais e especficos de cada empresa. Para isso, so adotados um roadmap e prticas que apoiam seus clientes no direcionamento e na capacidade de realizao de transies tecnolgicas e de modelos de negcio voltados aos setores de infraestrutura, em particular o de energia. Assim, possvel buscar, preservar ou ainda estender o valor dos investimentos j realizados, ao mesmo tempo em que os novos investimentos so otimizados, por meio de uma reorientao nova infraestrutura.

www.cpqd.com.br

Das könnte Ihnen auch gefallen