Sie sind auf Seite 1von 32

Colgio Cientfico de Belm

CINCIAS gua e Sade


Nosso lindo Planeta; Algumas propriedades da gua; Transformaes da gua; Usos e Abusos; gua e Sade

Professor: Roger Leomar 2 BIMESTRE-2010

ALUNO: ____________________________________________________________________

Colgio Cientfico de Belm Cincias Fsicas e Biolgicas C.F.B Prof Roger Leomar

2 Bimestre-2010 6 Ano - Manh DATA:_____/_____/2010

UNIDADE II O MUNDO DA GUA


Capitulo 1- Nosso Lindo Planeta 1- gua por toda parte: Embora trs quartas partes da superfcie da Terra sejam compostas de gua, a maior parte no est disponvel para consumo humano pois 97% so gua salgada, encontrada nos oceanos e mares e 2% formam geleiras inacessveis. Apenas 1% de toda a gua doce pode ser utilizada para consumo do homem e animais. E deste total 97% esto armazenados em fontes subterrneas. As guas doces superficiais - lagos, rios e barragens - utilizadas para tratamento e distribuio nos sistemas de tratamento vm sofrendo os efeitos da degradao ambiental que atinge cada vez mais intensamente os recursos hdricos em todo o mundo. A poluio destes mananciais vem tornando cada dia mais difcil e caro o tratamento da gua pela CORSAN. A gua faz parte do meio ambiente, portanto, sua conservao e bom uso so fundamentais para garantir a vida em nosso planeta. O uso cada vez mais intenso dos recursos hdricos vem obrigando adoo de medidas de regulao e modificao dos cursos dgua o que gera variaes nos ecossistemas e microclimas, com prejuzos flora, fauna e habitat. O aumento da contaminao da gua uma das caractersticas mais importantes do uso dos recursos hdricos em todo o mundo. Nos pases em desenvolvimento so poucas as cidades que contam com estaes de tratamento para os esgotos domsticos, agrcolas e industriais, incluindo os agrotxicos. At agora os seres humanos, a fauna e a flora vm sobrevivendo s situaes de mudana, mas se a contaminao aumentar a capacidade de regenerao e adaptao diminuir, acarretando a extino de espcies e ambientes que antes constituam em fonte de vida. Por isto urgente um processo de planificao para prevenir e reduzir a possibilidade de ocorrerem estes danos. Deste percentual s uma parte est em condies de ser utilizada. Devido a estas caractersticas ganha relevncia o tema do manejo e preservao das bacias hidrogrficas. A bacia um territrio, microcosmo delimitado pela prpria natureza. Seus limites so os cursos dgua que convergem para um mesmo ponto.

Colgio Cientfico de Belm Cincias Fsicas e Biolgicas C.F.B Prof Roger Leomar

2 Bimestre-2010 6 Ano - Manh DATA:_____/_____/2010

As bacias, seus recursos naturais (fauna, flora e solo) e os grupos sociais possuem diferentes caractersticas biolgicas, sociais, econmicas e culturais que permitem individualizar e ordenar seu manejo em funo de suas particularidades e identidade. Oceanos e Mares- 97% Geleiras 2% Rios, lagos e fontes subterrneas- 1%

GUA DOCE E SALGADA. Chama-se gua doce a gua dos rios, lagos e a maioria dos lenis subterrneos, com uma salinidade prxima de zero, por oposio gua do mar (que tem geralmente uma salinidade prxima de 35 gramas de sais dissolvidos por litro) e gua salobra, como a dos esturios, que tem uma salinidade intermdia. A gua doce procedente de um processo de precipitao (chuva, granizo, neve) ou do degelo de geleiras. As guas subterrneas: gua Subterrnea a gua encontrada embaixo da terra. As guas que caem sobre o solo, como as das chuvas, so absorvidas e filtradas pela areia e pelas rochas, que funcionam como peneiras. Lentamente as guas vo descendo e se acumulando, formando reservatrios naturais, similares aos lagos. As guas subterrneas so encontradas em diversas profundidades e podem ser retiradas atravs de poos. A gua subterrnea usada pelo homem h mais de 10.000 anos. Normalmente, essa gua limpa e boa para o consumo humano (para beber, tomar banho) e para irrigar plantaes. Em pases como a Dinamarca e a Arbia Saudita, toda a gua consumida pela populao subterrnea. As reservas subterrneas representam 97% de toda a gua doce do mundo. 1/5 delas esto no subsolo brasileiro.

Colgio Cientfico de Belm Cincias Fsicas e Biolgicas C.F.B Prof Roger Leomar Por que a gua do Mar Salgada?

2 Bimestre-2010 6 Ano - Manh DATA:_____/_____/2010

No primeiros tempos de formao da Terra, esta era constituda por uma massa em fuso. medida que foi arrefecendo, os elementos mais densos ficaram no centro e os menos densos migraram para a superfcie, tendo alguns gases (oxignio, hidrognio, metano, vapor de gua) escapado para formar uma atmosfera. Quando a Terra arrefeceu ainda mais, formou-se uma

crosta slida e o vapor de gua condensou em grande parte, dando lugar aos oceanos. A gua dos oceanos salgada porque contm sais dissolvidos (com concentraes entre cerca de 33 e 37 g por cada quilograma de gua do mar) que tm vrias origens: 1. As rochas da crosta vo-se desgastando por eroso e h uma parte dissolvida desse material que transportada para o oceano pelos rios 2. As erupes vulcnicas libertam substncias volteis (tais como dixido de carbono, cloro e sulfato) para a atmosfera, uma parte das quais acaba por ser transportada com a precipitao diretamente para o oceano ou indiretamente atravs dos rios. 3. As erupes vulcnicas submarinas contribuem fortemente para os ons no oceano. 4. Para alm destas fontes naturais, h sais que provm de poluentes gasosos, lquidos ou slidos. Mas para alm destas fontes de sais h tambm sumidouros que consomem parte dos sais dissolvidos: plantas e animais marinhos que usam sais (por exemplo, slica, clcio e fsforo) para construir os seus esqueletos ou conchas, sedimentos depositados no fundo do mar e que incorporam alguns sais (por exemplo, potssio e sdio), e ainda outros processos. Mas h um equilbrio entre as fontes e os sumidouros pelo que a composio da gua do mar essencialmente constante. gua fonte de vida, a importncia da gua no nosso organismo A importncia da gua no nosso planeta inigualvel e significado de vida, dai a frase gua fonte de vida, sendo tambm fundamental para o nosso organismo, a gua tem um papel importante na nossa sade , tendo a gua diversas funes como: - A gua transporta pelo nosso organismo os nutrientes e os detritos celulares resultantes dos processos metablicos. A gua transporta tambm outras substncias, como hormonais, enzimas e clulas sanguneas. - A gua um excelente solvente e meio de suspenso, muitas substncias dissolvem-se ou chegam mesmo a estar suspensas, permitindo que existam reaes qumicas para formar novos compostos.

Colgio Cientfico de Belm Cincias Fsicas e Biolgicas C.F.B Prof Roger Leomar

2 Bimestre-2010 6 Ano - Manh DATA:_____/_____/2010

Estas propriedades facilitam tambm a eliminao das toxinas acumuladas no nosso organismo atravs da urina. - Outro dos benefcios da gua tem a ver com o seu efeito lubrificante nas nossas articulaes. A desidratao nas cartilagens provoca movimentos abrasivos quando existe um qualquer movimento sseo resultante de uma deficiente hidratao das extremidades sseas. - A gua um dos reguladores de temperatura do nosso organismo. - A gua essencial para todos os processos fisiolgicos de digesto, absoro assimilao e de excreo. Distribuio da gua no nosso organismo. A quantidade de gua que existe no nosso corpo varia com a idade, sexo, massa muscular e com a percentagem de tecido adiposo. Em pessoas saudveis as variaes da quantidade de gua no corpo surgem no crescimento, aumento ou perda de peso, durante a gravidez e lactao. O total de gua corporal varia de pessoa para pessoa, sendo esse valor afetado por diversos fatores, como: - Massa muscular: De 70% a 75% do peso corporal nos adultos constitudo por massa muscular, sendo esta constituda por 73% de gua.

- Tecido adiposo: A percentagem de tecido adiposo no nosso organismo vai dos 10% aos 40% ou mais, contendo apenas 30% de gua. Por aqui se percebe que quando a percentagem de tecido adiposo aumenta no nosso organismo diminui a percentagem de gua no mesmo. Para as pessoas que pretendem reduzir a quantidade de massa gorda no seu organismo a importncia da gua fundamental sendo a mesma responsvel pelo maior numero de fracassos de perca de peso, isto porque no metabolismo da gordura o organismo produz gua, sendo que para cada 500 g de gordura degradada, cerca 550 g de gua repleta de resduos so produzidos. Para que essa gua seja eliminada, evitando-se a sua reteno, h necessidade de se ingerir mais gua, porm limpa, sem resduos, para proporcionar o equilbrio hdrico do organismo, garantindo o seu funcionamento de forma saudvel dai a importncia da gua para perde peso. Sem uma hidratao adequada, o corpo fica inchado porque a concentrao de sdio aumenta e preciso compens-la com reteno de lquidos. Para manter a hidratao do nosso corpo so necessrios, no mnimo, 8 copos grandes de gua por dia (cerca de 2 litros). - Crebro: Este ser o maior choque para todos, pois o nosso crebro constitudo por 85% de gua e por este motivo que existem muitas dores de cabea que deixariam de existir com um pouco mais de gua, principalmente nas mulheres. No existindo gua suficiente para o seu funcionamento o crebro recorre ao intestino para repor a quantidade em falta, fantstica a forma de funcionamento do nosso organismo.

Colgio Cientfico de Belm Cincias Fsicas e Biolgicas C.F.B Prof Roger Leomar -Pulmes:80% constitudos por -Rins:80%. - Sangue: 79%. - Corao: 77%. gua.

2 Bimestre-2010 6 Ano - Manh DATA:_____/_____/2010

Capitulo 2- Algumas propriedades da gua Estados fsicos da matria Quando nos referimos gua, a idia que nos vem de imediato mente a de um lquido fresco e incolor. Quando nos referimos ao ferro, imaginamos um slido duro. J o ar nos remete idia de matria no estado gasoso. Toda matria que existe na natureza, se apresenta em uma dessas formas - lquida, slida ou gasosa. o que chamamos de estados fsicos da matria.

No estado slido, as molculas de gua esto bem "presas" umas s outras e se movem muito pouco: elas ficam "balanando", vibrando, mas sem se afastarem muito umas das outras. No fcil variar a forma e o volume de um objeto slido, como a madeira de uma porta ou o plstico de que feito uma caneta, por exemplo.

O estado lquido intermedirio entre o slido e o gasoso, as molculas esto mais soltas e se movimentam mais que no estado slido. Os corpos no estado lquido no mantm uma forma definida, mas adotam a forma do recipiente que os contm, pois as molculas deslizam umas sobre as outras. Na superfcie plana e horizontal, a matria quando em estado lquido tambm se mantm na forma plana e horizontal.

Colgio Cientfico de Belm Cincias Fsicas e Biolgicas C.F.B Prof Roger Leomar

2 Bimestre-2010 6 Ano - Manh DATA:_____/_____/2010

No estado gasoso, a matria est muito expandida e, muitas vezes, no podemos perceb-la visualmente. Os corpos no estado gasoso no possuem volume nem forma prprios e tambm adotam a forma do recipiente que os contm. No estado gasoso, as molculas se movem mais livremente que no estado lquido, esto muito mais distantes uma das outras que no estado slido ou lquido e se movimentam em todas as direes. Frequentemente h colises entre elas, que se chocam tambm com a parede do recipiente em que esto. como se fossem abelhas presas em uma caixa e voando em todas as direes.

Resumindo: No estado slido as molculas de gua vibram em posies fixas. No estado lquido, as molculas vibram em posies fixas. No estado lquido, as molculas vibram fortemente: quando acontece mudana na posio inicial, as molculas deslizam umas sobre as outras. No estado gasoso (vapor), as molculas se movimentam mais intensamente de forma desordenada. Mudanas de estados fsicos da matria As passagens entre os trs estados fsicos (slido, lquido e gasoso) tm o nome de mudanas de estado fsico.

Colgio Cientfico de Belm Cincias Fsicas e Biolgicas C.F.B Prof Roger Leomar

2 Bimestre-2010 6 Ano - Manh DATA:_____/_____/2010

Fuso: Passagem, provocada por um aquecimento, do estado slido para o estado lquido. O aquecimento provoca a elevao da temperatura da substncia at ao seu ponto de fuso. A temperatura no aumenta enquanto est acontecendo a fuso, isto , somente depois que toda a substncia passar para o estado lquido que a temperatura volta a aumentar.

O ponto de fuso de uma substncia a temperatura a que essa substncia passa do estado slido para o estado lquido. No caso da gua o ponto de fuso de 0C. Assim, o bloco de gelo permanecer a 0C at todo ele derreter para s depois sua temperatura comear a se elevar para 1C, 2C etc. Mas o contrrio tambm acontece. Se quisermos passar gua do estado lquido para o slido, s colocarmos a gua no congelador. Essa mudana de estado chamada solidificao. Solidificao :Passagem do estado lquido para o estado slido, atravs de arrefecimento (resfriamento). Quando a substncia lquida inicia a solidificao, a temperatura fica inalterada at que a totalidade esteja no estado slido, e s depois a temperatura continua a baixar.

No caso da gua o ponto de solidificao de 0C. Assim, a gua permanecer a 0C at que toda ela congele para s depois sua temperatura comear a diminuir para -1C, - 2C etc. Voc j percebeu que, quando uma pessoa est cozinhando, ela tem que tomar cuidado para que a gua no suma da panela e a comida queime e grude no fundo? Mas para onde vai a

Colgio Cientfico de Belm Cincias Fsicas e Biolgicas C.F.B Prof Roger Leomar

2 Bimestre-2010 6 Ano - Manh DATA:_____/_____/2010

gua? A gua passa para o estado gasoso: transforma-se em vapor, que no pode ser visto. A passagem do estado lquido para o estado gasoso chamada vaporizao. Vaporizao: Passagem do estado lquido para o estado gasoso, por aquecimento. Se for realizada lentamente chama-se evaporao, se for realizada com aquecimento rpido chama-se ebulio. Durante a ebulio a temperatura da substncia que est a passar do estado lquido para o estado gasoso permanece inalterada, s voltando a aumentar quando toda a substncia estiver no estado gasoso.

O ponto de ebulio de uma substncia a temperatura a que essa substncia passa do estado lquido para o estado gasoso. No caso da gua o ponto de ebulio de 100C. Assim toda a gua permanecer a 100C at toda ela tenha evaporado para somente depois sua temperatura comear a aumentar para 101C, 102C etc. A gua pode passar do estado de vapor para o estado lquido. fcil observar essa passagem. Quantas vezes voc j no colocou gua gelada dentro de um copo de vidro fora da geladeira? Depois de um tempo, a superfcie do lado de fora fica molhada, no mesmo? As pequenas gotas de gua se formam porque o vapor de gua que existe no ar entra em contato com a superfcie fria do copo e se condensa, isto , passa para o estado lquido. Essa mudana de estado chamada condensao, ou liquefao. Condensao: Passagem do estado gasoso para o estado lquido, devido ao um arrefecimento (resfriamento). Quando a substncia gasosa inicia a condensao, a temperatura fica inalterada at que a totalidade esteja no estado lquido, e s depois a temperatura continua a baixar.

Colgio Cientfico de Belm Cincias Fsicas e Biolgicas C.F.B Prof Roger Leomar

2 Bimestre-2010 6 Ano - Manh DATA:_____/_____/2010

A gua um solvente No ambiente muito difcil encontrar gua pura, em razo da facilidade com que as outras substncias se misturam a ela. Mesmo a gua da chuva, por exemplo, ao cair, traz impurezas do ar nela dissolvidas. Uma das importantes propriedades da gua a capacidade de dissolver outras substncias. A gua considerada solvente universal, porque muito abundante na Terra e capaz de dissolver grande parte das substancias conhecidas.Se percebermos na gua cor, cheiro ou sabor, isso se deve a substncias (lquidos, slidos ou gases) nela presentes, dissolvidas ou no.As substncias que se dissolvem em outras (por exemplo: o sal) recebem a denominao de soluto. A substncia que capaz de dissolver outras, como a gua, chamada de solvente. A associao do soluto com o solvente uma soluo.

A propriedade que a gua tem de atuar como solvente fundamental para a vida. No sangue, por exemplo, vrias substncias - como sais minerais, vitaminas, aucares, entre outras - so transportadas dissolvidas na gua. Nas plantas, os sais minerais dissolvidos na gua so levados das razes s folhas, assim como o alimento da planta (acar) tambm transportado dissolvido em gua para todas as partes desse organismo. No interior dos organismos vivos, ocorrem inmeras reaes qumicas indispensveis a vida, como as que acontecem na digesto. A maioria dessas reaes qumicas no organismo s acontece se as substncias qumicas estiverem dissolvidas em gua.

10

Colgio Cientfico de Belm Cincias Fsicas e Biolgicas C.F.B Prof Roger Leomar

2 Bimestre-2010 6 Ano - Manh DATA:_____/_____/2010

Porcentagem de gua em alguns rgos do corpo humano.

A gua como regulador trmico A gua tem a capacidade de absorver e conservar calor. Durante o dia, a gua absorve parte do calor do Sol e o conserva at a noite. Quando o Sol est iluminando o outro lado do planeta, essa gua j comea a devolver o calor absorvido ao ambiente. Ela funciona, assim, como reguladora trmica. Por isso, em cidades prximas ao litoral, pequena a diferena entre a temperatura durante o dia e noite. J em cidades distantes do litoral, essa diferena de temperatura bem maior. essa propriedade da gua que torna a sudorese (eliminao do suor) um mecanismo importante na manuteno da temperatura corporal de alguns animais. Quando o dia est muito quente, suamos mais. Pela evaporao do suor eliminado, liberamos o calor excedente no corpo. Isso tambm ocorre quando corremos, danamos ou praticamos outros exerccios fsicos. Propriedades da gua Flutuar ou afundar? Voc j se perguntou por que alguns objetos afundam na gua? Porque um prego afunda e um navio flutua na gua? O que faz com que a gua sustente alguns objetos, de forma que eles consigam flutuar nela?

11

Colgio Cientfico de Belm Cincias Fsicas e Biolgicas C.F.B Prof Roger Leomar

2 Bimestre-2010 6 Ano - Manh DATA:_____/_____/2010

Entender porque alguns objetos afundam na gua enquanto outros flutuam muito importante na construo de navios, submarinos etc. Se na gua um prego afunda e um navio flutua, est claro que isso no tem nada a ver com o fato de o objeto ser leve ou pesado, j que um prego tem algumas gramas e um navio pesa toneladas. Na gua podemos erguer uma

pessoa fazendo pouco esforo, enquanto fora da gua no conseguiramos nem mov-la do cho. Isso acontece porque a gua empurra o corpo de uma pessoa para cima. A fora que a gua exerce nos corpos mergulhados de baixo para cima (como um "empurro"), denominada empuxo. A quantidade de gua deslocada pelos corpos um importante fator para a flutuao ou afundamento dos objetos. O prego, por ter pouco volume, desloca um mnimo de gua quando mergulhado. J o navio por ser muito volumoso, desloca uma grande quantidade de gua. Ento seu "peso" fica equilibrado pela fora com que a gua o "empurra", ou seja, pelo empuxo. Quando o empuxo (E) igual ao peso (P) o objeto flutua, porm quando o peso maior que o empuxo o objeto afunda. O submarino quando quer afundar aumenta seu peso enchendo seus tanques de gua do mar.

A gua exerce presso Voc j tentou segurar com o dedo o jato de gua que sai de uma mangueira? O que aconteceu? A gua impedida pelo dedo de fluir, exerce presso e sai com mais fora. Todos os lquidos em geral

exercem presses. Uma maneira de demonstrar a presso exercida por uma coluna de "lquido" efetuar orifcios numa garrafa plstica de 2 litros (destas de refrigerante) e ench-la de gua.

A experincia ilustrada abaixo indica que a presso exercida por um lquido aumenta com a profundidade, pois a vazo do primeiro furo menor que a vazo dos outros dois. Pode-se verificar que quanto maior a profundidade ou altura de lquido, o filete de gua atinge uma maior distncia. Diz-se que a presso maior e depende da profundidade do orifcio considerado.

12

Colgio Cientfico de Belm Cincias Fsicas e Biolgicas C.F.B Prof Roger Leomar

2 Bimestre-2010 6 Ano - Manh DATA:_____/_____/2010

Presso e mergulho Quando uma pessoa mergulha, pode sentir dor na parte interna da orelha. Voc sabe por que isso acontece? Novamente, a explicao est relacionada presso que a gua exerce. Quando mergulhamos, medida que nos deslocamos para o fundo, aumenta a altura da coluna lquida acima de ns. Quanto maior a altura dessa coluna, maior ser a presso exercida pelo lquido sobre ns. Por essa razo, nas profundezas dos oceanos a presso da gua grande e o homem no consegue chegar at l sem equipamentos de proteo contra a presso. Usinas Hidreltricas Os engenheiros levam em considerao esse comportamento da gua quando planejam as usinas hidreltricas. Essas usinas aproveitam o potencial hidrulico existente num rio, utilizando desnveis naturais como quedas de gua, ou artificiais, produzidos pelo desvio do curso original do rio. Nelas, a fora das guas represadas dos rios utilizada para a produo de energia eltrica. Essas usinas so responsveis por mais de 70% de toda a energia eltrica gerada no pas e cerca de 20% da eletricidade mundial. Alem disso no poluente, renovvel, e permite controlar a vazo dos rios atravs das barragens, minimizando os efeitos das enchentes. Voc sabe como funciona uma hidreltrica? Inicialmente represa-se uma grande quantidade de gua em um imenso tanque, cuja base bem mais larga que a parte de cima. As usinas so construdas abaixo do nvel das represas, j que, quanto maior for a profundidade, maior ser a presso exercida pela gua. Quando as comportas so abertas, a gua sai sob grande presso. Sob as comportas so colocadas as

13

Colgio Cientfico de Belm Cincias Fsicas e Biolgicas C.F.B Prof Roger Leomar

2 Bimestre-2010 6 Ano - Manh DATA:_____/_____/2010

turbinas, grandes mquinas cuja parte principal uma roda imensa. A queda da gua faz com que as rodas girem, esse movimento gera energia eltrica que distribuda para as cidades Quais so as desvantagens da construo de uma usina hidreltrica? As desvantagens da construo de uma usina hidreltrica so: - Desapropriao de terras produtivas pela inundao; - impactos ambientais (fauna e flora) perda de vegetao e da fauna terrestres; - impactos sociais (realocao e desapropriao de moradores); - interferncia na migrao dos peixes; - alteraes na fauna do rio; e - perdas de heranas histricas e culturais, alteraes em atividades econmicas e usos tradicionais da terra. Quais so os impactos ambientais na construo de uma usina? Para construir represas e usinas preciso alagar uma rea enorme para formar o lago, e muitas vezes mexer no caminho que o rio faz. O lago, tambm chamado de reservatrio, formado pelo represamento das guas do rio, atravs da construo de uma barragem. Essa alterao do meio ambiente atrapalha a vida dos bichos e das plantas da regio, alm de mudar radicalmente a paisagem, muitas vezes destruindo belezas naturais. Tambm saem prejudicadas as pessoas que moram por perto e tm que se mudar por causa da inundao.

Usina Hidroeltrica de Itaipu

Propriedades da gua Tenso superficial Uma outra caracterstica da gua no estado lquido a tenso que ela representa em sua superfcie. Isso acontece porque as molculas da gua se atraem, mantendo-se coesas (juntas), como se formassem uma finssima membrana da superfcie. Olhe a figura abaixo.

14

Colgio Cientfico de Belm Cincias Fsicas e Biolgicas C.F.B Prof Roger Leomar

2 Bimestre-2010 6 Ano - Manh DATA:_____/_____/2010

O princpio de Pascal Pascal foi um cientista frnces que viveu de 1623 a 1662. Entre muitas colaboraes para a cincia, formulou o seguinte princpio: "A presso exercida sobre um lquido transmitida integralmente para todos os pontos do lquido". Observe a figura a baixo:

Quando empurramos fortemente uma rolha para dentro de uma garrafa que contm lquido, essa presso transmitida integralmente ao lquido existente no recipiente. A presso da gua dentro da garrafa aumenta e empurra a outra rolha para fora. O ciclo da gua A gua no estado lquido ocupa os oceanos, lagos, rios, audes etc. De modo contnuo e lentamente, temperatura ambiente, acontece a evaporao, isto , a gua passa do estado lquido para o gasoso. Quanto maior for a superfcie de exposio da gua (por exemplo, um oceano ou nas folhas de rvores de uma floresta), maior ser o nvel de evaporao. Quando o vapor de gua entra em contato com as camadas mais frias da atmosfera, a gua volta ao estado lquido, isto , gotculas de gua ou at minsculos cristais de gelo se concentram formando nuvens.

15

Colgio Cientfico de Belm Cincias Fsicas e Biolgicas C.F.B Prof Roger Leomar
solo.

2 Bimestre-2010 6 Ano - Manh DATA:_____/_____/2010

O vapor de gua, quando resfriado, pode tambm formar a neblina (nevoeiro), ou seja, aquela "nuvem" que se forma perto do

Ao se formar nas nuvens um acmulo de gua muito grande, as gotas tornam-se cada vez maiores, e a gua se precipita, isto , comea a chover. Em regies muito frias da atmosfera, a gua passa do estado gasoso para o estado lquido e, rapidamente, para o slido, formando a neve ou os granizos (pedacinhos de gelo). A gua da chuva e da neve derretida se infiltra

no solo, formando ou renovando os lenis freticos. As guas subterrneas emergem para a superfcie da terra, formando as nascentes dos rios. Assim o nvel de gua dos lagos, audes, rios etc. mantido. A gua do solo absorvida pelas razes das plantas. Por meio da transpirao, as plantas eliminam gua no estado de vapor para o ambiente, principalmente pelas folhas. E na cadeia alimentar, as plantas, pelos frutos, razes, sementes e folhas, transferem gua para os seus consumidores. Alm do que ingerido pela alimentao, os animais obtm gua bebendo-a diretamente. Devolvem a gua para o ambiente pela transpirao, pela respirao e pela eliminao de urina e fezes. Essa gua evapora e retorna atmosfera. No nosso planeta, o ciclo de gua permanente. Ciclo da gua

16

Colgio Cientfico de Belm Cincias Fsicas e Biolgicas C.F.B Prof Roger Leomar Qualidade da gua

2 Bimestre-2010 6 Ano - Manh DATA:_____/_____/2010

A vida humana, assim como a de todos os seres vivos depende da gua. Mas a nossa dependncia da gua vai alm das necessidades biolgicas: precisamos dela para limpar as nossas casas, lavar as nossas roupas e o nosso corpo. E mais: para limpar mquinas e equipamentos, irrigar plantaes, dissolver produtos qumicos, criar novas substncias, gerar energia. a que est o perigo: a atividade humana muitas vezes comprometa a qualidade da gua. Casas e indstrias podem despejar em rios e mares substncias que prejudicam a nossa sade. Por isso, escolher bem a gua que bebemos e proteger rios, lagos e mares so cuidados essenciais vida no planeta. gua potvel A gua potvel aquela popularmente chamada gua pura. Para ser bebida por ns, a gua deve ser incolor, inspida (sem sabor) e inodora (sem cheiro). Ela deve estar livre de materiais txicos e microorganismos, como bactrias, protozorios etc., que so prejudiciais, mas deve conter sais minerais em quantidade necessria nossa sade. A gua potvel encontrada em pequena quantidade no nosso planeta e no est disponvel infinitamente. Por ser um recurso limitado, o seu consumo deve ser planejado. gua destilada A gua potvel deve ter certa quantidade de alguns sais minerais dissolvidos, que so importantes para a nossa sade. A gua sem qualquer outra substncia dissolvida chamada de gua destilada. Veja como se consegue gua destilada. Para retirar sais minerais e outros produtos dissolvidos na gua, utiliza-se um processo chamado destilao. O produto dessa destilao, a gua destilada, usado em baterias de carros e na fabricao de remdios e outros produtos. No serve para beber, j que no possui os sais minerais necessrios ao nosso organismo.Veja como funciona o aparelho que produz gua destilada, o destilador:

17

Colgio Cientfico de Belm Cincias Fsicas e Biolgicas C.F.B Prof Roger Leomar

2 Bimestre-2010 6 Ano - Manh DATA:_____/_____/2010

Observe que a gua ferve (1) com ajuda do (2) Bico de Bunsen (chama que aquece a gua), transformando-se em vapor (3), e depois se condensa (4), voltando ao estado lquido. Os sais minerais no vaporizam, mas ficam dentro do vidro onde a gua foi fervida (chamado balo de destilao).

gua mineral A gua do mar salgada porque tem muito cloreto de sdio, que o sal comum usado na cozinha. Justamente por ter tanto sal, no potvel. Se bebermos gua do mar, o excesso de sal nos far eliminar mais gua na urina do que deveramos, e comeamos ento a ficar desidratados. J a gua doce, dos rios, lagos e fontes, tem menos sal que a gua do mar e pode ser bebida desde que esteja sem micrbios e produtos txicos ou que tenha sido tratada para eliminar essas impurezas. A chamada gua mineral gua que brota de fontes do subsolo. Ela costuma ter alguns sais minerais em quantidade um pouco maior que a gua utilizada nas residncias e, s vezes outros sais. A gua mineral , em geral potvel e pode ser bebida na fonte ou engarrafada - desde que a fonte esteja preservada da poluio e da contaminao ambiental e que o processo de engarrafamento seja feito com higiene. O mar pode "morrer"? Na sia, h o famoso mar Morto, que um exemplo de que um mar pode "morrer". O mar "morre" e os lagos tambm quando o nvel de salinidade, isto , a concentrao de sais da sua gua, to alto que no permite que os peixes, a flora e outros seres vivam nele. Esse fenmeno ocorre por vrios fatores, entre eles: pouca chuva aliada evaporao intensa (clima quente e seco) e corte ou diminuio do regime de escoamento de rios. Aude no Acre secando.

18

Colgio Cientfico de Belm Cincias Fsicas e Biolgicas C.F.B Prof Roger Leomar

2 Bimestre-2010 6 Ano - Manh DATA:_____/_____/2010

Fontes de poluio da gua A gua pode conter barro, areia e outras impurezas. Um grande perigo de contaminao da gua est, por exemplo, na presena de produtos qumicos txicos ou microorganismos que tornam a gua poluda. H varias fontes de poluio, como veremos a seguir. A conseqncia da falta de tratamento de esgoto O grande nmero de dejetos dos populosos ncleos residenciais, descarregado em crregos, rios e mares provoca a poluio e a contaminao das guas. Febre tifide, hepatite, clera e muitas verminoses so doenas transmitidas por essas guas. H rios como o Tiet e o Guaba - em cujas margens surgiram a cidade de So Paulo e Porto Alegre - que j esto comprometidos. Alm desses, h vrios rios expostos degradao ambiental.

Tiet em obras em So Paulo para retirada de lixo depositado.

A minerao, a extrao e o transporte de petrleo Atividades econmicas importantes tm causado inmeros acidentes ecolgicos graves. O petrleo extrado dos mares e os metais ditos pesados usados na minerao (por exemplo, o mercrio, no Pantanal), lanados na gua por acidente, ou negligncia, tm provocado a poluio das guas com prejuzos ambientais, muitas vezes irreversveis.

19

Colgio Cientfico de Belm Cincias Fsicas e Biolgicas C.F.B Prof Roger Leomar

2 Bimestre-2010 6 Ano - Manh DATA:_____/_____/2010

Derramamento de petrleo ocorrido na Baa de Guanabara, Rio de Janeiro, Jun. 2000

A poluio causada pelas indstrias Mesmo havendo leis que probam, muitas indstrias, continuam a lanar resduos txicos em grande quantidade nos rios. Na superfcie da gua, comum formar-se uma pequena espuma

cida, que, dependendo da fonte de poluio, pode ser composta principalmente de chumbo e mercrio. Essa espuma pode causar a mortandade da flora e da fauna desses rios. E esses agentes poluidores contaminam tambm o organismo de quem consome peixes ou quaisquer outros produtos dessas guas.

Acidente no rio dos Sinos onde milhares de peixes morreram pela contaminao do rio com dejetos qumicos lanados pelas empresas, Rio Grande do Sul, outubro, 2006.

As estaes de tratamento da gua Muitas casas das grandes cidades recebem gua encanada, vinda de rios ou represas. Essa gua submetida a tratamentos especiais para eliminar as impurezas e os micrbios que prejudicam a sade. Primeiramente, a gua do rio ou da represa levada atravs de canos grossos, chamados

20

Colgio Cientfico de Belm Cincias Fsicas e Biolgicas C.F.B Prof Roger Leomar

2 Bimestre-2010 6 Ano - Manh DATA:_____/_____/2010

adutoras, para estaes de tratamento de gua. Depois de purificada, a gua levada para grandes reservatrios e da distribuda para as casas.

Na estao de tratamento, a gua passa por tanques de cimento e recebe produtos como o sulfato de alumnio e o hidrxido de clcio (cal hidratada). Essas substncias fazem as partculas finas de areia e de argila presentes na gua se juntarem, formando partculas maiores, os flocos. Esse processo chamado floculao. Como essas partculas so maiores e mais pesadas, elas vo se depositando aos poucos no fundo de outro tanque, o tanque de decantao. Desse modo, algumas impurezas slidas da gua ficam retidas. Aps algumas horas no tanque de decantao, a gua que fica por cima das impurezas, e que est mais limpa, passa por um filtro formado por vrias camadas de pequenas pedras (cascalho) e areias. medida que a gua vai passando pelo filtro, as partculas de areia ou de argila que no se depositaram vo ficando presas nos espaos entre os gros de areia. Parte dos micrbios tambm fica presa nos filtros. a etapa conhecida como filtrao. Mas nem todos os micrbios que podem causar doenas se depositam no fundo do tanque ou so retidos pelo filtro. Por isso, a gua recebe produtos contendo o elemento cloro, que mata os micrbios (clorao), e o flor, um mineral importante para a formao dos dentes. A gua ento levada atravs de encanamentos subterrneos para as casas ou os edifcios. Mesmo quem recebe gua da estao de tratamento deve filtr-la para o

21

Colgio Cientfico de Belm Cincias Fsicas e Biolgicas C.F.B Prof Roger Leomar

2 Bimestre-2010 6 Ano - Manh DATA:_____/_____/2010

consumo. Isso porque pode haver contaminao nas caixas d'gua dos edifcios ou das casas ou infiltraes nos canos. As caixas-d'gua devem ficar sempre bem tampadas e ser limpas pelo menos a cada seis meses. Alm disso, em certas pocas, quando o risco de doenas transmitidas pela gua aumenta, necessrio tomar cuidados adicionais. Quando no h estao de tratamento Nos locais em que no h estaes de tratamento, a gua obtida diretamente de rios, lagos, nascentes, represas ou poos. Mas, nesses casos, a gua pode estar contaminada por micrbios e poluentes e so necessrios alguns cuidados.

O poo mais comum o poo raso, que obtm gua a 20 metros de profundidade, no mximo. Ele deve ser construdo longe das fontes de poluio e contaminao, ficando, por exemplo, a pelo menos 25 metros da fossa onde as fezes e os resduos da casa so despejados. Deve ter uma tampa impermevel (uma laje de concreto armado) e uma abertura a pelo menos 20 centmetros acima do solo, para proteg-lo contra a entrada de guas que escorrem pela superfcie do solo. preciso tambm que os primeiros trs metros do poo sejam impermeveis gua da chuva que cai na superfcie do terreno. A gua que se infiltra a mais de trs metros e que entra no poo j sofreu um processo natural de filtrao ao atravessar o solo. importante garantir que a gua do poo ou de outras fontes no esteja contaminada por micrbios. O ideal que ela seja analisada periodicamente por um laboratrio, para verificar seu estado de pureza. Se isso no for possvel, a gua que se bebe, bem como a que usada para lavar pratos e talheres, deve

22

Colgio Cientfico de Belm Cincias Fsicas e Biolgicas C.F.B Prof Roger Leomar

2 Bimestre-2010 6 Ano - Manh DATA:_____/_____/2010

ser filtrada e tratada. A gua deve ser fervida por pelos menos 15 minutos ou tratada com cloro (siga bem a instrues do fabricante, pois cloro em excesso pode causar envenenamento). Antes de tratar a gua com cloro, porm, devemos filtr-la, j que os ovos de vermes, por exemplo, no so destrudos pelo cloro, mas podem ser removidos pela filtrao.

Existem tambm poos artesianos, construdos com equipamento especial, que furam a terra e tiram a gua de lenis subterrneos mais profundos. Esses lenis esto situados em espaos existentes entre rochas pouco permeveis, geralmente a mais de 100 metros de profundidade. A gua dos poos artesianos costuma estar limpa, mas deve-se tambm mandar analis-la em laboratrio. O destino da gua utilizada Para onde vai a gua depois de utilizada em lavagens de roupas, banho, ou descarga de banheiros e outras atividades de uso domstico? O destino da gua que foi utilizada um grande problema de saneamento bsico e que no est bem solucionado em muitas regies do Brasil. Em pequenas comunidades, esse problema relativo ao tratamento da gua utilizada pode ser resolvido ou minimizado com fossas spticas e sumidouro. Nas regies mais populosas, entretanto, exige-se uma soluo mais complexa. Isso ocorre porque, mesmo para um pequeno prdio com dez apartamentos, a fossa sptica e o sumidouro, em geral, no so suficientes para absorver a gua consumida por esses moradores.

23

Colgio Cientfico de Belm Cincias Fsicas e Biolgicas C.F.B Prof Roger Leomar

2 Bimestre-2010 6 Ano - Manh DATA:_____/_____/2010

Imagine, ento, uma grande cidade repleta de arranha-cus. Nesses casos, utilizam-se redes de esgoto. O Tratamento de Esgoto Ao chegar estao de tratamento, o esgoto passa por grades de metal que separam objetos (como plstico, latas, tecidos, papis, vidros etc.) da matria orgnica, da areia e de outros tipos de partculas. O esgoto passa, lentamente, por grandes tanques, a fim de que a areia e as outras partculas se depositem. O lodo com a matria orgnica pode seguir para um equipamento chamado biodigestor, onde sofre ao decompositora das bactrias. Nesse processo, h desprendimento de gases, entre eles o metano, que pode ser utilizado como combustvel. A parte lquida, que ficou acima do lodo, tambm atacada por bactrias, pois ainda apresenta matria orgnica dissolvida, essa parte agitada por grandes hlices, que garantem a oxigenao da gua. Tambm podem ser utilizados para essa oxigenao bombas de ar ou mesmo certos tipos de algas, que produziro o oxignio na fotossntese.

S depois desse tratamento, o esgoto pode ser lanado em rios, lagos ou mares. A gua j utilizada, aps o tratamento retorna ao meio ambiente com seu efeito poluente diminudo. Caso contrrio, pode causar grave contaminao da gua e, assim, riscos populao que dela se utiliza.

24

Colgio Cientfico de Belm Cincias Fsicas e Biolgicas C.F.B Prof Roger Leomar

2 Bimestre-2010 6 Ano - Manh DATA:_____/_____/2010

A falta de tratamento de esgoto pode provocar a contaminao do solo e da gua, contribuindo para a proliferao de vrias doenas. Muitas dessas doenas podem levar a morte muitas crianas, principalmente no seu primeiro ano de vida. Assim, garantir o tratamento de esgoto em todo o Brasil uma meta a ser alcanada na busca de sade e qualidade de vida da populao. Doenas transmitidas pela gua A falta de gua potvel e de esgoto tratado facilita a transmisso de doenas que, calcula-se, provocam cerca de 30 mil mortes diariamente no mundo. A maioria delas acontece entre crianas, principalmente as de classes mais pobres, que morrem desidratadas, vtimas de diarria causadas por micrbios. No Brasil, infelizmente mais de 3 milhes de famlias no recebem gua tratada e um nmero de casas duas vezes e meia maior que esse no tem esgoto. Isso muito grave. Estima-se que o acesso gua limpa e ao esgoto reduziria em pelo menos um quinto a mortalidade infantil. Para evitar doenas transmitidas pela gua devemos tomar os seguintes cuidados:

Proteger audes e poos utilizados para o abastecimento; tratar a gua eliminando micrbios e impurezas nocivas a sade humana; filtrar e ferver a gua; no lavar alimentos que sero consumidos crus com gua no tratada como verduras, frutas e hortalias.

As principais doenas transmitidas pela gua so:


Diarria infecciosa Clera Leptospirose Hepatite Esquistossomose

Diarria infecciosa Se a pessoa vai muitas vezes ao banheiro e as fezes saem lquidas ou muito moles, ela pode estar com diarria. A diarria pode ser provocada por micrbios adquiridos pela comida ou gua contaminadas. As diarrias leves quase sempre acabam sozinhas. No entanto, preciso beber lquidos para evitar a desidratao, que muito perigosa. Uma criana com

25

Colgio Cientfico de Belm Cincias Fsicas e Biolgicas C.F.B Prof Roger Leomar

2 Bimestre-2010 6 Ano - Manh DATA:_____/_____/2010

diarria precisa continuar a ser amamentada ou continuar com a alimentao. s crianas que j comem alimentos slidos devem ser oferecidas misturas bem amassadas de cereais e feijo ou carne bem cozidos, por exemplo. Depois de a diarria passar, bom dar a ela uma alimentao extra, para ajudar na recuperao. Crianas e idosos correm maior risco de desidratao. Por isso, importante tomar tambm os sais de reidratao oral, fornecidos pelos postos de sade. Eles devem ser misturados em gua, na quantidade indicada na embalagem. Na falta desses sais, podemos preparar e oferecer o soro caseiro. Assim: num copo com gua fervida ou filtrada, dissolvemos uma pitada de sal e duas colheres de ch de acar. Clera Originria da sia, mais precisamente da ndia e de Bangladesh, a clera se espalhou para outros continentes a partir de 1817. Chegou ao Brasil no ano de 1885, invadindo os estados do Amazonas, Bahia, Par e Rio de Janeiro. Em 1893 a doena chegou a So Paulo, alastrandose tanto na capital quanto no interior do estado. No entanto, no final do sculo XIX, o governo brasileiro declarava a doena erradicava de todo o pas. Cerca de um sculo depois, em abril de 1991, a clera chegou novamente ao Brasil. Vindo o Peru, fez sua primeira vtima na cidade de Tabatinga, Amazonas. A clera transmitida principalmente pela gua e por

alimentos contaminados. Quanto o vibrio ingerido, instala-se no intestino do homem. Esta bactria libera uma substncia txica, que altera o funcionamento normal das clulas intestinais. Surgem, ento, a diarria e o vmito. Os casos de

clera podem ser fatais, se o diagnstico no for rpido e o doente no receber tratamento correto. O tratamento deve ser feito com acompanhamento mdico, usando-se antibiticos para combater a infeco e medicamentos para combater a diarria e prevenir a desidratao. A preveno da clera pode ser feita atravs de vacina e principalmente atravs de medidas de higiene e saneamento bsico. A vacinao de responsabilidade do governo. No caso da clera, no h garantia de que todas as pessoas vacinadas fiquem imunes doena. Estima-se que a vacina existente tenha um grau de eficcia inferior a 50%.

26

Colgio Cientfico de Belm Cincias Fsicas e Biolgicas C.F.B Prof Roger Leomar

2 Bimestre-2010 6 Ano - Manh DATA:_____/_____/2010

A clera uma doena infecciosa que ataca o intestino dos seres humanos. A bactria que a provoca foi descoberta por Robert Koch em 1884 e, posteriormente, recebeu o nome de Vibrio cholerae. Ao infectar o intestino humano, essa bactria faz com que o organismo elimine uma grande quantidade de gua e sais minerais, acarretando sria desidratao. A bactria da clera pode ficar incubada de um a quatro dias. Quando a doena se manifesta, apresenta os seguintes sintomas: nuseas e vmitos; clicas abdominais; diarria abundante, esbranquiada como gua de arroz, podendo ocasionar a perda de at um litro de gua por hora e cibras. Leptospirose A leptospirose uma doena bacteriana, que afeta humanos e animais, causada pela bactria do gnero Leptospira. transmitida pela gua e alimentos contaminados pela urinas de animais, principalmente o rato. uma doena muito comum depois de enchentes, pois as pessoas andam sem proteo em guas contaminadas. Em humanos a leptospirose causa uma vasta gama de sintomas, sendo que algumas pessoas infectadas podem no ter sintoma algum. Os sintomas da leptospirose incluem febre alta, dor de cabea forte, calafrio, dor muscular e vmito. A doena tambm pode causar os seguintes sintomas: olhos e pele amarelada, olhos vermelhos, dor abdominal, diarria e erupes na pele. Se a leptospirose no for tratada, o paciente pode sofrer danos nos rins, meningite (inflamao na membrana ao redor do crebro e cordo espinhal), falha nos rins e problemas respiratrios. E raras ocasies a leptospirose pode ser fatal. Muitos desses sintomas podem ser confundidos com outras doenas, de modo que a leptospirose confirmada atravs de testes laboratoriais de sangue ou urina. Hepatite uma inflamao no fgado que pode ser provocada por vrios tipos de vrus. Os sintomas so parecidos com os da gripe e h tambm ictercia (colorao amarelada da pele causada pelo depsito de uma substncia produzida pelo fgado). A pessoa precisa ficar em repouso e seguir as orientaes mdicas. Algumas formas de hepatite so transmitidas por gua e alimentos contaminados por fezes (Tipo A e E). Outros tipos so transmitidos por transfuso de sangue (B, C) ou por relaes sexuais. Quem j teve hepatite no pode doar sangue, j que o vrus s vezes continua no organismo, mesmo que no haja sintomas da doena.

27

Colgio Cientfico de Belm Cincias Fsicas e Biolgicas C.F.B Prof Roger Leomar Esquistossomose

2 Bimestre-2010 6 Ano - Manh DATA:_____/_____/2010

tambm chamada Xistosa, ou doena do caramujo. Ela provocada por um verme chamado esquistossomo. Os vermes vivem nas veias do intestino e podem provocar diarria, emagrecimento, dores na barriga, que aumenta muito de volume (barriga-d'gua), e problemas em vrios rgos do corpo. Os ovos do esquitossomo saem junto com as fezes da pessoa contaminada. Se no houver fossa ou rede de esgotos, eles podem chegar a gua doce (lagos, lagoas ou riachos, margens de rios, etc). Na gua, os ovos do origem a pequenas larvas (animais diferentes dos vermes adultos) chamados miracdios. As larvas penetram em um tipo de caramujo chamado planorbdeo. No interior do caramujo, elas se reproduzem e se transformam em outras larvas, as cercrias, que saem do caramujo e ficam nadando livres na gua. A cercria pode penetrar, atravs da pele, nas pessoas que usam a gua de lagos, lagoas, riachos e outros locais para tomar banho, lavar roupa, trabalhar, pescar ou outras atividades. Alm de tratar o doente com medicamentos, necessrio instalar um sistema de esgotos para impedir que os ovos atinjam a gua. As pessoas precisam tambm ter acesso a gua de boa qualidade e ser informadas sobre as formas de transmisso da doena. preciso tambm combater o caramujo que transmite a esquistossomose com produtos qumicos e com a criao de peixes que se alimentam do caramujo, como a tilpia, o tambaqui e o piau. Esses peixes podem ser consumidos pelas pessoas sem risco de contaminao.

gua, mosquitos e doenas Muitos mosquitos pem ovos na gua parada. Dos ovos saem larvas, que depois se tornam mosquitos adultos. Uma forma de combater as doenas transmitidas por mosquitos

28

Colgio Cientfico de Belm Cincias Fsicas e Biolgicas C.F.B Prof Roger Leomar

2 Bimestre-2010 6 Ano - Manh DATA:_____/_____/2010

justamente evitar o acmulo de gua parada em vasos de plantas, latas vazias, pneus velhos, garrafas, etc. Caixas-d'gua, tanques e outros reservatrios devem ficar sempre tampados. Veja a seguir algumas doenas transmitidas por mosquitos. Dengue A dengue uma das maiores preocupaes em relao a doenas infecciosas atualmente no Brasil. O Estado de So Paulo registrou a ocorrncia de 78.614 casos autctones (adquiridos no prprio Estado) de dengue, em 358 municpios, entre janeiro e outubro de 2007, com considervel expanso da doena para novas reas. Durante todo o ano de 2006 foram registrados 50.021 casos em 254 municpios. Atualmente, temos 508 municpios infestados com o Aedes aegypti, excluindo-se apenas alguns municpios do Vale do Ribeira e do Paraba e das Regies Metropolitanas de So Paulo e de Campinas. O que dengue? uma virose transmitida por um tipo de mosquito (Aedes aegypti) que pica apenas durante o dia, ao contrrio do mosquito comum (Culex), que pica de noite. A infeco pode ser causada por qualquer um dos quatro tipos (1, 2, 3 e 4) do vrus da dengue, que produzem as mesmas manifestaes. Em geral, o incio sbito com febre alta, dor de cabea e muita dor no corpo. comum a sensao de intenso cansao, a falta de apetite e, por vezes, nuseas e vmitos. Podem aparecer manchas vermelhas na pele, parecidas com as do sarampo ou da rubola, e prurido (coceira) no corpo. Pode ocorrer, s vezes, algum tipo de sangramento (em geral no nariz ou nas gengivas). A dengue no transmitida diretamente de uma pessoa para outra. O que uma pessoa deve fazer se achar que est com dengue? - Procurar um Servio de Sade logo no comeo dos sintomas. Diversas doenas so muito parecidas com a dengue, e tm outro tipo de tratamento.

- Beber bastante lquido, evitando-se as bebidas com cafena (caf, ch preto). No tomar remdios por conta prpria, mesmo aqueles normalmente indicados para dor ou febre. Todos os medicamentos podem ter efeitos colaterais e alguns que podem at piorar a doena. A dengue no tem tratamento especfico. Os medicamentos so empregados para atenuar as manifestaes (dor, febre).

29

Colgio Cientfico de Belm Cincias Fsicas e Biolgicas C.F.B Prof Roger Leomar

2 Bimestre-2010 6 Ano - Manh DATA:_____/_____/2010

- Informar ao mdico se estiver em uso de qualquer remdio. Alguns medicamentos utilizados no tratamento de outras doenas (Marevan, Ticlid, etc.) podem aumentar o risco de sangramentos.

- No tomar nenhum remdio para dor ou para febre que contenha cido acetil-saliclico (AAS, Aspirina, Melhoral etc.) - que pode aumentar o risco de sangramento. Os antiinflamatrios (Voltaren, Profenid etc) tambm no devem ser utilizados como antitrmicos pelo risco de efeitos colaterais, como hemorragia digestiva e reaes alrgicas.

Os remdios que tem dipirona (Novalgina, Dorflex, Anador etc.) devem ser evitados, pois podem diminuir a presso ou, s vezes, causar manchas de pele parecidas com as da dengue.

O paracetamol (Drico, Tylenol etc), mais utilizado para tratar a dor e a febre na dengue, deve ser tomado rigorosamente nas doses e no intervalo prescritos pelo mdico, uma vez que em doses muito altas pode causar leso heptica. Como feito o diagnstico de dengue? O diagnstico inicial de dengue clnico (histria + exame fsico da pessoa) feito essencialmente por excluso de outras doenas. Feito o diagnstico clnico de dengue, alguns exames (hematcrito, contagem de plaquetas) podem trazer informaes teis quando analisados por um mdico, mas no comprovam o diagnstico, uma vez que tambm podem estar alterados em vrias outras infeces. A comprovao do diagnstico, se for desejada por algum motivo, pode ser feita atravs de sorologia (exame que detecta a presena de anticorpos contra o vrus da dengue), que comea a ficar reativa ("positiva") a partir do quarto dia de doena. necessrio esperar o resultado de exames para iniciar o tratamento? No. Uma vez que, excludas clinicamente outras doenas, a dengue passa a ser o diagnstico mais provvel, os resultados de exames (que podem demorar muito) no podem retardar o incio do tratamento. O tratamento da dengue feito, na maioria das vezes, com uma soluo para reidratao oral (disponvel nas Unidades de Sade), que deve ser iniciada o mais rpido possvel. A comprovao do diagnstico de dengue til para o tratamento da pessoa doente? No. A comprovao sorolgica do diagnstico de dengue poder ser til para outras finalidades (vigilncia epidemiolgica, estatsticas) e um direito do doente, mas o resultado do

30

Colgio Cientfico de Belm Cincias Fsicas e Biolgicas C.F.B Prof Roger Leomar

2 Bimestre-2010 6 Ano - Manh DATA:_____/_____/2010

exame comumente estar disponvel apenas aps a pessoa ter melhorado, o que o torna intil para a conduo do tratamento. O exame sorolgico tambm no permite dizer qual o tipo de vrus que causou a infeco (o que irrelevante) e nem se a dengue "hemorrgica" O que dengue "hemorrgica"? Dengue "hemorrgica" a dengue mais grave. Apesar do nome, que impreciso, o principal perigo da dengue "hemorrgica" no so os sangramentos, mas sim a presso arterial muito baixa (choque). importante saber que outras doenas, como a meningite meningoccica, podem ser muito parecidas com a dengue, embora a pessoa fique grave muito mais rpido (logo no primeiro ou segundo dia de doena). A dengue pode se tornar mais grave apenas quando a febre comea a diminuir. O perodo mais perigoso est nos trs primeiros dias depois que a febre comea a desaparecer. Pode aparecer qualquer uma dessas - Dor no fgado (nas costelas, do lado - Tonteiras, desmaios frio direito) alteraes:

- Pele fria e pegajosa, suor -Sangramentos

- Fezes escuras, parecidas com borra de caf Febre amarela A febre amarela uma doena infecciosa causada por um flavivrus (o vrus da febre amarela), para a qual est disponvel uma vacina altamente eficaz. A doena transmitida por mosquitos e ocorre exclusivamente na Amrica Central, na Amrica do Sul e na frica. No Brasil, a febre amarela geralmente adquirida quando uma pessoa no vacinada entra em reas de transmisso silvestre (regies de cerrado, florestas). Uma pessoa no transmite febre amarela diretamente para outra. Para que isto ocorra, necessrio que o mosquito pique uma pessoa infectada e, aps o vrus ter se multiplicado, pique um indivduo que ainda no teve a doena e no tenha sido vacinado. O Aedes aegypti torna-se capaz de transmitir o vrus da febre amarela 9 a 12 dias aps ter picado uma pessoa infectada. No Brasil, a transmisso da febre amarela em reas urbanas no ocorre desde 1942. Em reas de fronteiras de desenvolvimento agrcola, pode haver uma adaptao do transmissor silvestre ao novo habitat e ocorre a conseqente possibilidade de transmisso da febre amarela em reas rurais ("intermediria").

31

Colgio Cientfico de Belm Cincias Fsicas e Biolgicas C.F.B Prof Roger Leomar

2 Bimestre-2010 6 Ano - Manh DATA:_____/_____/2010

A transmisso da febre amarela em rea silvestre feita por intermdio de mosquitos do gnero (principalmente) Haemagogus. O ciclo do vrus em reas silvestres mantido atravs da infeco de macacos e da transmisso transovariana (passado de mosquito para os seus descendentes, filhos) no prprio mosquito. A infeco humana ocorre quando uma pessoa no imunizada entra em reas de cerrado ou de florestas. Uma vez infectada, a pessoa pode, ao retornar, servir como fonte de infeco para o Aedes aegypti, que ento pode iniciar a transmisso da febre amarela em rea urbana. Uma pessoa pode ser fonte de infeco para o mosquito desde imediatamente antes de surgirem os sintomas at o quinto dia da infeco.

32

Das könnte Ihnen auch gefallen