Sie sind auf Seite 1von 16

Consultor:

Alberto S. F. J. Sayo
Contrato N 109.098 IICA

Produto 03 PARECER TCNICO


ESTUDOS GEOTCNICOS PARA A VIABILIDADE DE IMPLANTAO DE BARRAGENS NA REGIO DA SUB-BACIA DO RIO GAVIO

SALVADOR BA JUNHO de 2010

1 APRESENTAO O presente relatrio apresenta o parecer da avaliao tcnica das atividades realizadas at o momento para a elaborao dos relatrios dos Estudos de Viabilidade de Implantao de barragens na regio da sub-bacia do rio Gavio, com foco nas recomendaes geotcnicas para escolha do eixo.

2 - REA DE ABRANGNCIA DA CONSULTORIA A rea de estudo est situada na bacia hidrogrfica do Rio de Contas, sub-bacia do Rio Gavio, no Estado da Bahia, com enfoque nos stios avaliados no estudo de investigao desenvolvido em 2005, pela Superintendncia de Recursos Hdricos (Eixo Condeuba lat: 813210 lon: 8359024 Eixo Fazenda Morrinhos lat: 0199558 lon: 8354182 Eixo So Felipe lat: 0238338 lon: 8356369). A sub-bacia do rio Gavio limita-se a norte com a sub-bacia do rio do Antonio e a sub-bacia do rio Brumado; a sul com a bacia do rio Pardo, em Minas Gerais; a oeste com a sub-bacia do rio Verde Pequeno (bacia do rio So Francisco) e a leste com a sub-bacia Mdio Rio de Contas. Os principais municpios integrantes da rea de estudo so dez, todos com sede municipal situada dentro da bacia hidrogrfica do rio Gavio e enunciados de montante para jusante: Jacarac; Pirip; Mortugaba; Maetinga; Condeba; Carabas; Cordeiros; Tremedal; Presidente Jnio Quadros; e Anag (Figura 1).

Figura 1 Localizao dos eixos nos Estudos de Viabilidade de Barragens da Bacia do Rio Gavio

3 ESTRATGIA DE AO

Para subsidiar a elaborao deste PARECER TCNICO, foram disponibilizados os seguintes relatrios:

- Plano de Trabalho Referente aos Estudos de Viabilidade de Barragens da Bacia do Rio Gavio (Fev 2009) - Relatrio de Pr-Viabilidade dos Estudos de Viabilidade de Implantao da Barragem na regio da sub-bacia do rio Gavio Estudos Geotcnicos (2009) - Programao de levantamentos topogrficos dos Estudos de Viabilidade de Implantao da Barragem na regio da sub-bacia do rio Gavio (2010) - Programao de Investigaes Geotcnicas e Ensaios Laboratoriais dos Estudos de Viabilidade de Implantao da Barragem na regio da sub-bacia do rio Gavio (2010)

Alm da avaliao destes relatrios foram realizadas duas reunies tcnicas e uma viagem a campo para visita aos trs stios estudados.

4 VIAGEM A CAMPO

Nos dias 23 a 25 de setembro de 2009, foi realizada uma visita de vistoria tcnica aos locais de estudos para a implantao de uma barragem na regio da sub-bacia do rio Gavio, no Estado da Bahia.

As fotos em anexo (Anexo 1) ilustram os trs stios visitados ao longo do Rio Gavio. Cada stio foi percorrido a p e examinado detalhadamente. As caractersticas de cada trecho esto resumidas a seguir.

- Stio 1: So Domingos Primeiro local a ser vistoriado, o stio So Domingos tem relevo plano com poucas ondulaes e vale aberto. Situado a montante dos outros dois locais propostos para barramento, esta alternativa exigiria uma barragem com elevado comprimento e um reservatrio de grandes dimenses em planta. No local proposto para o eixo, considerando uma barragem de terra com altura de 15 a 20m, o comprimento pode ser estimado em cerca de 600m. A implantao da barragem neste local implicaria ainda na necessidade de obras adicionais de realocao da infra-estrutura atualmente situada na rea inundvel: a estrada de terra que liga Condeba a Jacaraci, os postes de energia recentemente instalados (programa estadual Luz para Todos) e cerca de 200 residncias esparsas. A vila de So Domingos, situada na ombreira direita, encontra-se em elevao superior cota mxima do projeto, no sendo, portanto, necessria a sua realocao. A ombreira esquerda apresenta vrios afloramentos de rocha gnissica alterada e poderia acomodar a instalao do vertedouro em leito rochoso. O leito do rio apresentava-se totalmente seco na ocasio da visita (24 Setembro 2009), com cerca de 4m de espessura de cascalho e areia, que provavelmente deveriam ser escavados para se atingir a cota de fundao da barragem.

Foto 01: vista desde a ombreira esquerda para a ombreira direita, mostrando a largura do vale no eixo proposto. Foto 02: vista desde a ombreira esquerda para montante, vendo-se a rea do reservatrio e a vegetao local.

Foto 03: vista do leito seco do Rio Gavio, com material aluvionar (cascalho e areia) e vegetao mais densa nas margens.

- Stio 2: Fazenda Morrinhos O stio Morrinhos situa-se geograficamente mais ao centro da bacia do Rio Gavio e apresenta um relevo com ondulaes suaves e pequena cobertura de solo. Nesta alternativa, o reservatrio proposto teria ainda uma grande rea, mas estaria situado mais prximo dos municpios a serem beneficiados e a obra permitiria uma maior vazo regularizada para o Rio Gavio. A ombreira esquerda apresenta uma conformao indicada para um vertedouro natural, com calha rochosa e com capacidade adequada s vazes estimadas para pocas de cheia. Podem-se constatar pequenos afloramentos de gnaisse pouco a medianamente alterado ao longo da calha do vertedouro. A ombreira direita apresenta uma camada superficial com alguns metros de material silto-argiloso, provavelmente solo residual maduro da rocha gnissica. Para o projeto proposto, a ombreira direita apresenta uma sela topogrfica que exigir a construo de um dique com cerca de 8 a 10m de altura para fechamento do reservatrio. Alternativamente, o lay-out pode acomodar um vertedouro secundrio nesta sela da ombreira direita. Neste stio, pode-se prever a considerao de uma barragem de terra / enrocamento, com comprimento igual ou inferior a 400m.

Foto 04: vista para montante, tirada da calha de um possvel vertedouro a ser instalado na ombreira esquerda. Foto 05: vista transversal calha do vertedouro na ombreira esquerda. Foto 06: barramento de alvenaria existente no Rio Gavio na rea proposta para o reservatrio. Foto 07: vista do leito arenoso seco do Rio Gavio ao longo do eixo proposto, tirada a partir da ombreira direita. Foto 08: poo para investigao geotcnica, mostrando grande espessura de solo arenoso aluvionar na margem direita do Rio Gavio no local proposto para o eixo da barragem. Foto 09: poo para investigao geotcnica, mostrando o solo residual silto-argiloso na rea proposta para o reservatrio. Foto 10: vista da regio proposta para o reservatrio, tirada a partir da sela topogrfica existente na ombreira direita.

- Stio 3: So Felipe ltimo local a ser vistoriado, o stio So Felipe tem dois possveis eixos indicados nos estudos iniciais, com distncia aproximada de 0,5 km entre eles. O eixo II (montante) foi descartado

previamente, frente a consideraes comparativas com o eixo I (jusante). O eixo So Felipe Jusante foi, portanto, o stio vistoriado nesta ocasio. O local apresenta relevo acidentado, com ombreiras ngremes e vale fechado. Situado a jusante dos outros dois stios propostos para barramento, esta alternativa prev uma barragem com pequeno comprimento (inferior a 100m) e um reservatrio de menores dimenses, mais encaixado. A geologia local mais complexa, com afloramentos muito fraturados de quartzitos e xistos nos macios gnissicos que dominam toda a regio do sudoeste baiano. As condies neste stio parecem, portanto, indicar uma soluo de barragem de concreto ou de enrocamento com face de concreto. O fraturamento do macio rochoso exigir ateno especial do projetista para evitar problemas de perda dgua e de instabilidade dos taludes do reservatrio. Por outro lado, as escavaes obrigatrias so minimizadas e as dimenses da barragem so comparativamente menores que nas outras duas alternativas em considerao.

Foto 11: barramento natural do Rio Gavio causado pela queda de blocos e mataces, cerca de 100m a jusante do eixo proposto Foto 12: vista da ombreira esquerda, notando-se afloramentos de rocha s fraturada Foto 13: detalhe da ombreira direita, notando-se o acmulo de blocos cados no leito do rio. Foto 14: vista ao longo do eixo proposto, tirada da ombreira esquerda para a ombreira direita. Nota-se o intenso fraturamento da escarpa rochosa e o acmulo de areia e blocos no leito do rio.

5 REUNIO TCNICA

Foram realizadas duas reunies tcnicas. A primeira reunio, datada de 25/09/09, transcorreu no final da vistoria de campo e objetivou a discusso dos principais aspectos observados nos trs stios visitados sendo os resultados apresentados no item 4 deste relatrio.

A segunda reunio, datada de 02/06/10, objetivou avaliar o desenvolvimento dos estudos de viabilidade e as investigaes geotcnicas realizadas no eixo selecionado para construo da barragem.

Com base nos estudos e relatrios anteriores, incluindo o relatrio da viagem de campo do Eng. Alberto Sayo, emitido em 03 de novembro de 2009, o local previamente selecionado para eixo da barragem foi o stio Morrinhos, em Pirip, previamente mostrado na Figura 1.

Durante a reunio foram examinados os resultados de oito sondagens mistas executadas pela firma Geoser no local proposto para a futura barragem. Foram apresentados os perfis individuais das sondagens SM 4, 5, 6, 7, 7A, 7B, 8 e 11 (Anexo 2), juntamente com fotografias coloridas das respectivas caixas de testemunhos e amostras.

Foram apresentadas a programao das 21 sondagens no stio Morrinhos (08 a percusso e 13 mistas) e os desenhos de perfis geotcnicos confeccionados para as regies do dique, do sitio e do vertedouro. Foram comentadas as dificuldades para a realizao das sondagens iniciais no campo. Em particular, na rea do vertedouro, as sondagens tiveram baixa recuperao de amostras, devido a detalhes do equipamento e s caractersticas geolgicas do local, com foliao sub-vertical do macio rochoso. A recuperao foi melhor nas sondagens executadas na regio do eixo da barragem. Dentro do programa de sondagens que estavam sendo realizadas na ocasio, foi concordada a programao de duas sondagens inclinadas, de forma a atravessar as foliaes da rocha e obter resultados mais adequados.

Durante a reunio foram discutidas as principais caractersticas para o layout da obra de barramento: - Barragem: o corpo da barragem dever ter cerca de 18m de altura e aproximadamente 300m de comprimento e poder ser executado em aterro compactado: barragem de terra zonada, com ncleo argiloso e espaldares de enrocamento, considerando a disponibilidade de materiais de emprstimo nas proximidades do eixo proposto. Alternativamente, pode-se considerar ainda a opo de executar a barragem em concreto compactado (CCR), caso os custos da obra e as caractersticas geotcnicas do material da fundao sejam favorveis. - Dique: no arranjo proposto, um dique de solo compactado dever ser executado para fechamento do reservatrio na ombreira direita, que apresenta uma sela topogrfica. As dimenses previstas para o dique so de aproximadamente 10m de altura e 200m de comprimento. - Vertedouro: a ombreira esquerda apresenta afloramentos de gnaisse pouco alterado, exibindo uma conformao favorvel para um vertedouro natural com largura da ordem de 170m, com calha rochosa, e com capacidade adequada s vazes de cheia. Alternativamente, um arranjo com dois vertedouros poder ser estudado, reduzindo-se a largura do vertedouro principal e incluindo-se um vertedouro secundrio na estrutura da barragem. Esta opo poder ser favorvel, caso a barragem seja em CCR.

- Reservatrio: devido topografia local, o reservatrio ter uma relao rea / volume razoavelmente grande, mas permitir a regularizao da vazo do Rio Gavio, com a vantagem adicional da proximidade aos municpios a serem beneficiados no sudoeste da Bahia, em especial Pirip, Cordeiros, Condeba e Presidente Janio Quadros. Um ponto a ser investigado refere-se qualidade da gua. As primeiras campanhas de amostragem detectaram presena de cianeto em nveis acima do esperado. Novas amostragens foram recomendadas para confirmar os dados iniciais e permitir um detalhamento dos estudos sobre risco de salinizao e qualidade da gua do reservatrio.

Na parte final da reunio, foi discutida a necessidade de se prever sondagens e investigaes complementares de campo e laboratrio para subsidiar o processo de licitao do projeto bsico.

6 - CONSIDERAES FINAIS

De modo geral, a regio apresenta um embasamento rochoso metamrfico (gnaisses e quartzitos), com pequena cobertura de material sedimentar de colorao marrom variegada e textura tipicamente argilo-arenosa nos locais mais planos. O Rio Gavio tem regime de fluxo no permanente, secando completamente durante o perodo de estiagem, e apresenta terraos aluvionares areia e cascalho, com espessuras tipicamente inferiores a 5m.

Das trs alternativas inicialmente consideradas para a implantao de uma barragem no Rio Gavio, o stio de Morrinhos foi selecionado por mostrar-se o mais adequado regularizao do rio e ao fornecimento de gua para os municpios da regio. Uma barragem neste local afetaria positivamente vrios municpios, em especial Pirip, Cordeiros, Condeba e Presidente Janio Quadros.

A alternativa de se construir uma barragem no stio So Domingos apresenta algumas desvantagens devido s condies topogrficas, requerendo um barramento de maior extenso e um reservatrio com rea muito grande (em relao ao volume a ser acumulado), o que aumentaria a perda por evaporao. J a alternativa de So Felipe apresenta como caracterstica um vale fechado, com barragem e reservatrio de menores dimenses. No entanto, a proximidade de So Felipe em relao ao reservatrio de Anag, situado a cerca de 25 km a

jusante do eixo proposto, pode reduzir os benefcios para os municpios mais distantes, que necessitam da regularizao do fornecimento de gua.

Do ponto de vista tcnico, os dados iniciais das condies geolgico-geotcnicas existentes no eixo selecionado para barramento (Morrinhos), confirmam a possibilidade de se executar uma barragem zonada de terra e enrocamento de porte mdio, podendo-se prever solues viveis para o posicionamento de um ou dois vertedouros.

Por fim, cabe salientar que os estudos esto sendo conduzidos de forma adequada, por uma equipe tecnicamente competente para o projeto da barragem.

Rio de Janeiro, 03 de junho de 2010.

Eng. Alberto S. F. J. Sayo

ANEXO 1 FOTOS

Foto 01 So Domingos: vista do vale do Rio Gavio, tirada da ombreira esquerda para a ombreira direita

Foto 02 - So Domingos: vista para montante, tirada da ombreira esquerda

Foto 03 - So Domingos: vista parcial do leito do Rio Gavio totalmente seco

Foto 04 Morrinhos: vista para montante tirada da calha de um possvel vertedouro na ombreira esquerda

Foto 05 Morrinhos: vista da calha natural do vertedouro a ser instalado na ombreira esquerda

Foto 06 Morrinhos: pequeno barramento de alvenaria existente no Rio Gavio a montante do eixo projetado

Foto 07 Morrinhos: leito seco do Rio Gavio no eixo

Foto 08 Morrinhos: poo no eixo (ombreira direita)

Foto 09 Morrinhos: poo a montante do eixo projetado (ombreira direita)

Foto 10 Morrinhos: sela natural na ombreira direita com vista para montante

Foto 11 So Felipe: barramento natural do Rio Gavio por blocos e mataces a jusante do eixo proposto

Foto 12 So Felipe: ombreira esquerda com afloramentos de quartzitos e gnaisses

Foto 13 So Felipe:detalhe da ombreira direita

Foto 14 So Felipe:vista tirada da ombreira esquerda no eixo proposto

ANEXO 2 SONDAGENS

Das könnte Ihnen auch gefallen