Sie sind auf Seite 1von 2

O PED 2013 ser da Juventude!

O 4 Congresso Nacional do PT deu um passo importante para a juventude petista ao estabelecer que 20% das instncias partidrias fossem ocupadas por militantes com menos de 30 anos. A hora de encarar o desafio da transio geracional Por Erik Bouzan

notrio que o Partido dos Trabalhadores tem nos ltimos tempos dado passos importantes no fortalecimento de sua juventude. Bastante citado pelos nossos dirigentes e parlamentares, o assunto Juventude se tornou de fato de suma importncia para o partido e a preocupao em dialogar cada vez mais com esse segmento tem crescido. fato, tambm, que o reconhecimento desse segmento como fundamental no s para uma vida longa ao partido (no somos apenas os dirigentes de amanh, mas tambm os de hoje!), mas para a continuidade do carter revolucionrio e progressista do PT foi fruto do crescimento da prpria militncia da juventude partidria. Tivemos avanos organizacionais, deixamos de ser, depois de muita presso e ousadia, um setorial para sermos reconhecidos como instncia partidria, embora no sem dificuldades para consolidarmos essa viso, alm da prpria estrutura organizacional, onde precisamos avanar muito mais.
Porm, foi com a aprovao ousada no seu 4 Congresso da cota de no mnimo 20% de militantes de at 29 anos em todas as instncias de direo que o PT deu o passo mais importante no empoderamento aos jovens militantes do maior partido de esquerda da Amrica Latina. nico nos partidos brasileiros (como de praxe no PT) e possivelmente tambm em outros pases, seno muito raro, a cota ir dar uma nova dinmica para a construo partidria. Em tempos de V Congresso e da necessidade da atualizao de nosso programa, a experincia de termos uma nova cara, mais jovem, nos espaos de direo ser saudvel e positivo para continuarmos sendo um partido que traz o novo, sendo de esquerda e revolucionrio. O principal debate que se coloca que fortalecer a juventude vai mais alm do que fortalecer os espaos de juventude. Ou seja, conquistar outro status para as instncias de juventude, criar autonomia poltica e intensificar seus espaos de atuao majoritria (como o movimento estudantil, a construo das PPJs, entre outros) fundamental, mas insuficiente. preciso incorporar o olhar geracional no que tange a poltica partidria, nos rumos do partido, de fato. Em suma: preciso criar condies para uma transio geracional qualificada. Temos todas as condies de dar um salto de qualidade nesta transio geracional em curso, fortalecendo o partido, renovando-o, lanando mo da ousadia de nossa militncia para atualizar nosso projeto partidrio e darmos sequncia ao projeto democrtico popular em curso. Mas a tarefa no fcil e precisamos ficar atentos a certos vcios que, sabemos , podem ocorrer. No preciso lembrar que quando se institui cota preciso estar atento forma como se implementada. Queremos uma incluso qualificada dos jovens nos espaos partidrios! Espaos esses que so em todos os nveis, desde nacional at, em nosso caso, nos diretrios zonais, passando pelas direes plenas e pela Executiva.

A juventude petista militante a que deve ocupar esses espaos. Sempre incentivando a juventude filiada, mas sem militncia orgnica, para se apropriar desta oportunidade.
Alm disso, temos jovens militantes em praticamente todas as instncias, correntes, grupos ou mandatos. Portanto, inadmissvel o argumento de que no temos jovens na instncia. E por mais que a afirmao seja verdadeira faz-se urgente repensar o dilogo com os jovens da regio, entendendo seus anseios e suas perspectivas, incentivando sua participao.

Para isso a interao com a Secretaria Municipal de Juventude importante. Portanto, reforamos que onde no conseguir completar os 20% de jovens, a instncia deixar a vaga em aberto.

Por fim, preciso tambm construir esse novo modelo organizacional em conjunto com as outras mudanas tambm institudas: a paridade de gnero e a cota tnico-racial. A priori, o fato de elas poderem se entrelaar no significa reduzir sua capacidade de insero, porm transformar esse caso em regra pode enfraquecer todas essas conquistas. O desafio est apenas comeando, sabemos que no fcil, mas temos convico de que o PT sair mais forte, em um novo patamar de organizao e demonstrando a quem interessar toda nossa pujana de transformar esse num pas mais justo e igualitrio, rumo ao socialismo democrtico!

Erik Bouzan Secretrio Municipal de Juventude do PT de So Paulo

Das könnte Ihnen auch gefallen