Sie sind auf Seite 1von 76

HISTRIA DA RSSIA HISTRIA, GEOGRAFIA E POLTICA DA RSSIA

O territrio da Rssia atual passou a ser povoado pelo homem pr-histrico h cerca de 900 mil anos, quando veio o clima frio da rtica. O gelo com a expessura de mais de 1000 m invadiu o Norte da Europa e quase cobriu os Montes Urais.

Os homens primitivos sobreviveram ao perodo glacirio e tambm avanaram no seu desenvolvimento. Quando o gelo recuou para alm do crculo polar, estabeleceu-se o clima favorvel para lavoura e criaao de gado. Os homens colheram sereais com foices de cilcio, as mulheres fiaram linho e la.

Nos sculos IX- VIII a.C. os pr-eslavos, defendendo-se das tribos nmades guerreiras, ergueram fortalezas de madeira e dominaram a arte de fazer armas de ferro.

Naquele tempo remoto surgiram as primeiras lendas sobre os "bogatyrs"- ferreiros (herois picos russos), que venceram os dragoes. Dragao que devorava as pessoas simbolizava, em contos de fadas russas, as incursoes das tribos das estepes que resultavam em incendios, pilhagem e cativeiro.

Histria da Rssia, Perodo Antigo

Fundaao de Moscou

No incio do sculo XII "Kievskaia Rus'' dividiu-se em mais de uma dzia de principados. Uma regiao no Nordeste russo entre os rios Volga e Oka, celebre pelas suas terras frteis e bem protegida pelos bosques dos assaltos das tribos nmades, foi governada pelo prncipe Iuri Dolgoruki (Iuri-de-maos-longas).

Ele construiu vrias cidades e fez alianas com os vizinhos. Em 1147 ele convidou seus vizinhos para uma aldeia fronteiria, "Moscou", onde eles celebraram a vitria sobre os inimigos. Esta data ficou sendo considerada como a data da fundaao de Moscou. Em 1156 em Moscou foi construida a primeira fortaleza de madeira, que virou depois uma das maravilhas do mundo - o Kremlin de Moscou.

O territrio da Rssia atual passou a ser povoado pelo homem pr-histrico h cerca de 900 mil anos, quando veio o clima frio da rtica. O gelo com a expessura de mais de 1000 m invadiu o Norte da Europa e quase cobriu os Montes Urais.

Os homens primitivos sobreviveram ao perodo glacirio e tambm avanaram no seu desenvolvimento. Quando o gelo recuou para alm do crculo polar, estabeleceu-se o clima favorvel para lavoura e criaao de gado. Os homens colheram sereais com foices de cilcio, as mulheres fiaram linho e la.

Jugo trtaro

Em 1237 a Rssia foi invadida pelas tribos dos trtaros-mongois. Esmagando a forte resistencia das cidades separadas russas as ordas de mongois avanaram para o interior do pas distruindo tudo o que foi construido durante os sculos de trabalho. O jugo trtaro durou cerca de 250 anos, dominando a vida poltica e cultural russa. A vitria dos russos unidos, chefiados pelo Prncipe Dmitri Donskoi, sobre as tropas trtaras, em 1380, foi o marco crucial para o fim do jugo. Mais de dois sculos foram necessrios para reerguer a Rssia das cinzas.

O Renascimento russo A partir da segunda metade do sculo XIV comea a renascimento russo. Comeou a reconstruao do Kremlin, que deveria expressar as idias da uniao e da potencia do Estado russo. Em 1471 comeou a se erguer uma nova catedral, "Uspenski". Sua arquitetura acumulou as velhas tradioes russas e as tcnicas da arquitetura italiana da poca renascentista. As macias cpulas de ouro fizeram lembrar a potencia e uniao das terras russas. Perto daquela catedral cresceram as outras: Blagovechenski, Arkhanguelski e outros.

Uma das maravilhas do mundo a Catedral Pokrovski (Pokrov - Festa do Manto da Virgem), erguido na Praa Vermelha pelos mestres Barma e Postnik. A catedral constituida de 9 igrejas mpares, reunidas em torno de um pavilhao.

A poca do Pedro O Grande

A Rssia tradicionalmente introvertida e autosuficiente deu passo girante nas reas econmica, poltica, da poltica exterior, social e cultural, bem como nas reformas radicais do seu exrcito, na poca do Pedro O Grande.

At o final do sculo XVII a Rssia nao tinha nem frota mercante, nem Marinha. Estava isolada dos mares Negro e Bltico, o que dificultava o seu relacionamento com a Europa. Em 1672 Pedro I subiu ao trono de czar da Rssia. Foi ele quem desempenhou um dos mais importantes papis na histria russa. Pedro I foi o primeiro a entender a importncia da Marinha e mandou vrias delegaoes russas para aprenderem a arte de navegar nos mares da Europa. Ele foi o fundador das tropas regulares, sofisticou sua organizaao e logstica.

A vitria na Guerra do Norte (1700-1721) garantiu r Rssia o acesso ao Mar Bltico, pelo que lutou durante muitos sculos. "A janela para o Ocidente" estimulou as atividades diplomticas e beneficiou as parcerias, principalmente com os pases da Europa Ocidental. Expandindo e desenvolvendo os seus territrios em direao Norte, ao redor do rio Volga, montes Urais e alm dos Urais, na Sibria e na costa do Oceano Pacfico a Rssia tornou-se Imprio.No incio do sculo XIX o Imprio Russo fez parar e fugir o exrcito-invasor do Napoleao I, Imperador frances, fato que entrou na histria russa com o nome de Guerra Patritica de 1812.

Depois da aboliao da escravatura em 1861 que existia na Rssia desde sculo XVI comeou o desenvolvimento impetuoso da economia. Nas ltimas dcadas do sculo XIX registrou-se forte crescimento de manufaturas, empresas privadas, bancos e comrcio. No mesmo perodo as disparidades socias alcanaram o seu climax e o descontentamento com governo foi muito generalizado.

A Guerra Mundial de 1914-1918 diminuiu o potencial da economia da Rssia at o mais baixo nvel, exauriu os recursos materiais e financeiros do pas.

Histria da Rssia, O perodo socialista

Em Outubro de 1917 os "bolcheviques" (quer dizer - "representantes da maioria") do Partido Social-Democrtico de Trabalhadores da Rssia chefiados por Vladimir Lenin conduziram a Rssia Grande Revoluo Socialista. O objetivo da revoluo era a eliminao da injustia social e a criao de uma sociedade que deveria evoluir para comunismo.

Juntamente com vrios pases vizinhos a Rssia formou, em dezembro de 1922, a Unio das Repblicas Socialistas Soviticas.Durante os 31 anos seguintes o pas foi governado pela elite do partido de "bolcheviques" encabeada por Joseph Stalin. Stalin com a elite bolchevique imps o totalitarismo, usurpando todo o poder na URSS. O totalitarismo vitimou milhes de pessoas inocentes e dizimou-as em campos de trabalho e morte. A maioria dos dirigentes do Exrcito Vermelho, das Foras Armadas soviticas, foi submetida a represses, o que feriu gravemente o potencial defensivo do pas. Apesar do terror poltico e da arbitrariedade, a industria estava se modernizando rapidamente, aumentando o potencial blico e o peso do pas nos processos decisrios internacionais.

Em 1941 as tropas da Alemanha nazista atacaram a Unio Sovitica. Os nazistas durante os dois primeiros anos da Segunda Guerra Mundial j tinham conquistado a maior parte da Europa. Em tempo muito curto o pas recolheu todas as foras fsicas e morais para rechaar o inimigo. A valentia dos soldados, as habilidades dos generais e esforo mximo de cada cidado contribuiram para a capitulao da Alemanha em maio de 1945. A guerra causou 27 milhes de vtimas dos cidados soviticos.

A idia socialista atingiu o seu topo nos anos 60, comeando depois o declnio, a estagnao e a crise. A economia dirigida pela burocracia comunista permaneceu em banho- maria graas s injees de capitais provinientes das exportaes de recursos minerais como pertrleo e gs natural. As despesas militares abalaram o oramento estatal e influenciaram o crescimento desproporcional do ramo militar da indstria.

uitas ideias construtivas que apareciam nos crculos econmicos foram rejeitadas. Todos os aspectos da vida da sociedade inclusive a poltica externa, foram inseridos em apertados moldes ideolgicos. Em meados dos anos 80 o pas enfrentou a necessidade das reformas radicais nas reas econmica, social e poltica.

Michail Gorbatchev, Secretrio General do Partido Comunista, que se-tornou o primeiro e ltimo Presidente do URSS, comeou a reformar a sociedade. Entretanto, as reformas no foram fceis. A economia entrou em crise, a inflao subiu, varias foras polticas sairam em confrontao, cresceu a tenso social, estouraram os conflitos tnicos.

A Unio Sovitica mostrou a sua incapacidade de resolver esta crise global.

Assim, o acordo assinado em 1991 pelos lderes das tres maiores republicas soviticas -Rssia, Ucrnia e Bielorssia - declarou o final da Unio Sovitica. A Rssia passou a ser a herdeira de todos ativos e passivos da URSS.

Histria da Rssia (sntese)

A URSS herdou territrio, populao, virtudes e defeitos do Imprio Russo.

Sculo IX (862) povo russo (eslavos) iniciam processo de expanso territorial que se desenvolve at o sculo XX.

Processo teve incio numa estreita faixa de terra entre os mares Bltico e Negro.

Buscavam novas terras e, principalmente, acesso a mares navegveis mesmo durante o inverno.

Conseqncias

conquista e submisso de muitos povos, pelos russos

intensos e constantes fluxos migratrios

Estado com grande heterogeneidade tnica

I. PRIMEIRA ETAPA DA EXPANSO RUSSA: do sculo IX (862) ao sculo XIII (1223)

De maneira geral, os rios cortam o territrio russo de norte a sul e vice-versa importantes rotas comerciais entre o Bltico e o Negro.

862 - chefe escandinavo (VIKING) Rurik assume o domnio hegemnico da regio norte, com sede em NOVGOROD (Rio Volkov/Lago Ilmen). Nasce a o Estado Russo.

882 - Oleg, sucessor de Rurik, submete tribos vizinhas (eslavas) ao sul, transferindo para KIEV (Rio Dnieper) a capital do Estado Russo.

Est conquistada a "estrada lquida", N/S, entre o Bltico e o Negro:

Mar Bltico - Golfo da Finlndia

Rio Neva

Lago Nadoga

Rio Volkov/Lago Ilmen (NOVGOROD)/Rio Lovat

Estradas de terra

Rio Dnieper (KIEV)

Mar Negro (BIZNCIO, - depois chamada de: CONSTANTINOPLA, - atualmente: ISTAMBUL).

Os eslavos chamavam os vikings de RUSS (remadores, ruivos, do norte):

Eslavos do oeste: entre osrios Vstula, Oder, Elba = atuais poloneses, tchecos

Eslavos do leste: no oriente do rio Dnieper = atuais russos e ucranianos

Eslavos meridionais: ao sul do rio Danbio = atuais srvios, croatas e eslovenos.

988 - Vladimir - primeiro governante eslavo do Estado Russo: ambicionando novos domnios ao sul, converteu-se ao cristianismo na Igreja Ortodoxa (sede em Bizncio), para casar-se com a irm do imperador bizantino. Os russos se consolidam como "ORIENTAIS" em oposio aos ocidentais (cristianismo romano). A Rssia , ento, isolada da Europa.

Sculo XIII (1.223) at sculo XV - os mongis ("trtaros" - GENGIS KHAN) vieram do norte da China e estabeleceram um enorme domnio (Monglia, Sibria, sia Central, Gergia, Armnia, Rssia, etc.). Este domnio (REINO DA HORDA DE OURO) durou mais de 150 anos.

Grande expanso territorial

Iv III (1.462-1.505) - Adotou o ttulo de CZAR (correspondente ao Csar do Imprio Romano) e considerou-se o sucessor do Imprio Bizantino depois que os turcos muulmanos tomaram a capital (Constantinopla - 1.453).

Czar Iv IV, o Terrvel (1.553 - 1.584) - Moscou se torna a capital do Imprio Russo. Expandiu o Imprio Russo conquistando terras desde o Vale do Rio Volga at o Mar de Barents, e do norte do Cucaso at Kazan (sia Central), alm de iniciar a conquista da Sibria.

Com a morte de Iv IV, tem incio a Dinastia dos Romanov que terminar em 1.917.

III - TERCEIRA ETAPA DA EXPANSO RUSSA: do final do sculo XVII (1.689) at o sculo XIX

Principais Czares

Pedro, o Grande (1.689/1.725).

Catarina II (1.762/1.796).

Alexandre II (1.855/1.881).

Perodo em que o Imprio Russo atinge o apogeu de sua expanso territorial.

1689 - 1725 - Czar Pedro, o Grande:

a leste : continua a conquista da Sibria

ao sul: impe protetorados no Cucaso (Gergia, Armnia); a oeste: posse dos territrios suecos do Bltico: atuais Letnia e Estnia.

Rssia se torna a principal potncia do Bltico.

Para assegurar estas conquistas, Pedro transfere a capital, de Moscou para So Petersburgo (depois chamada de: Petrogrado / Leningrado / So Petersburgo), s margens do Rio Neva, junto ao Golfo da Finlndia.

Estratgia mais ampla era projetar a Rssia com seu destino ligado Europa (OCIDENTE).

Estabeleceu um conjunto de leis que visavam impor fora a "europeizaao" da Rssia.

Dinamizou a cultura, fundou escolas.

Assumiu a chefia da Igreja Ortodoxa como Patriarca.

1762 - l796 - Czarina Catarina II, a Grande (dspota esclarecida).

Neste mesmo perodo

Nos EUA: 1776 - REVOLUO AMERICANA (Independncia)

Na Europa

O Iluminismo, a defesa do Estado Burgus.

1750 = Inglaterra / REVOLUO INDUSTRIAL

1789 = Frana / REVOLUO FRANCESA

1814 = Derrota de Napoleo Bonaparte (Frana)

1815 = Congresso de Viena / Reino Unido da Gr-Bretanha consolida-se como poder imperial supremo ao se apoderar das principais colnias estratgicas.

Criou, nos Urais, indstrias de armamentos e grandes produes metalrgicas, aproveitando as jazidas de ferro, de cobre e extensas florestas nessa regio.

Incentivou investimentos , encorajou negcios e criou uma espcie de servido industrial.

Aboliu a tortura, instituiu a liberdade religiosa e a igualdade de legislao para todos os domnios.

1764 - Todas as terras da Igreja foram convertidas em propriedades do Estado e os clrigos em funcionrios do governo.

Gergia, Armnia e Azerbaijo, que estiveram sob os turcos muulmanos, foram incorporados ao Imprio Russo.

Rssia se firma como grande potncia mundial, mas envolta em um desenvolvimento tmido se comparada ao Ocidente.

A corrupo aumenta ainda mais.

EXPANSO RUSSA EM DIREO AO OESTE E CUCASO (SCULOS XVIII E XIX)

1855 - 1881 - Czar Alexandre II:

Neste mesmo perodo

No mundo:

1842 - Guerra do pio ingleses vencem chineses e foram a China a abrir 5 portos ao comrcio estrangeiro.

1850 - 2 Revoluo Industrial na Inglaterra. Na Frana, Itlia e Alemanha, desenvolve-se a Revoluo Industrial.

1854 - Esquadra norte-americana aporta no Japo, forando o Xgum a abrir 2 portos ao comrcio estrangeiro.

1857 - Revoluo dos Cipaios os ingleses vencem os hindus e ocupam militarmente o Hindusto, passando a coloniz-lo.

1861/65 - Guerra de Secesso nos EUA.

1868 - Comea a Era Meiji e a Revoluo Industrial no Japo.

1885/87 - O chanceler alemo Bismarck convoca a Conferncia de Berlim para fixar as regras da partilha da frica entre as naes europias.

No Imprio Russo

Auge da Revoluo Industrial Russa e da expanso territorial.

Conquistou territrios na sia Central (Casaquisto, Usbequisto Turcomenisto, Tajiquisto, Quirquisto), at as fronteiras da Prsia (atual Ir) e do Afeganisto.

Com a Guerra Civil Americana (1861/65), a produo algodoeira do sul dos EUA foi desorganizada e os vales dos rios da Asia Central foram destinados monocultura do algodo.

No extremo oriente, conquistou partes da China na costa do Mar do Japo,tomou posse da Ilha Sacalina, trocada pelas Curilas com o Japo.

Apesar do desenvolvimento econmico, persistiam os problemas sociais:

pobreza ou misria da imensa massa camponesa

relaes pr-capitalistas no campo (servido e escravido); baixa produtividade agrcola

pesados impostos cobrados dos camponeses

pssimas condies de vida dos trabalhadores urbanos

enorme corrupo envolvendo os governos absolutistas

efervescncia contestatria ao czarismo crescendo cada vez mais (em 1.890, j havia 50 mil presos polticos).

A expanso russa dos scs. XIX e XX apoiou-se na ideologia do pan-eslavismo:

unio de todos os povos eslavos sob um s Estado.

Para assegurar a posse dos novos territrios conquistados foram construdas duas ferrovias:

1883/86 - Transcaucasiana (N/S) de So Petersburgo (Mar Bltico), passando por Moscou e chegando a Baku (no Azerbaijo/Mar Cspio)

1891/1904 - Transiberiana (L/O) de Moscou ao porto russo de Vladivostok (Oc. Pacfico).

IV - FIM DO CZARISMO E REVOLUO SOCIALISTA

1894 -1917 - Czar Nicolau II - acelera-se ainda mais a industrializao.

1903 - Os opositores russos perseguidos pelo czarismo renem-se em Londres, divididos em dois grupos:

BOLCHEVIQUES (ou majoritrios) - vermelhos - revolucionrios, pregavam a revoluo socialista, a ditadura do proletariado.

MENCHEVIQUES (ou minoritrios) - brancos - reformistas, queriam chegar ao socialismo atravs do amadurecimento do capitalismo.

1904/1905 - Guerra contra o Japo visando ocupar a Mandchria Chinesa e a Coria. Rssia derrotada e entrega Ilha Sacalina aos japoneses. (Aps a 2 Guerra Mundial, Japo derrotado entrega Sacalina e Curilas URSS).

1905 - "Domingo Sangrento" - insatisfao popular leva a uma manifestao pacfica, violentamente reprimida pela polcia do Czar. Militares se revoltam (Encouraado Potenkim Mar Negro).

1906 - Czar cede poder e criada uma Monarquia Constitucional Parlamentar.

Instala-se a DUMA (Parlamento) com deputados originrios das elites.

Agitao revolucionria popular cresce e impulsiona a formao dos SOVIETES (Conselhos de Trabalhadores).

Conflitos aumentam. Duma dissolvida.

Retorna a autocracia czarista como soluo radical.

1914 - 1918 - 1 GUERRA MUNDIAL - Imprio Russo um dos principais envolvidos.

Reafirmando seu Pan-Eslavismo solidarizou-se com a Srvia, contra Imprio Austro-Hngaro e Alemanha, na "Questo Balcnica".

1916 -1917 - Imprio Russo est militarmente arrasado e economicamente desorganizado, com 1,5 milho de mortos.

maro/1917 - Mencheviques depem o Czar Nicolau II e criam a Repblica da Duma (Parlamento).

Comprometido com as potncias aliadas (Trplice Entente), que constituam os principais investidores capitalistas estrangeiros no pas, o novo governo parlamentar manteve a Rssia na 1 Guerra Mundial, no produzindo alteraes na crise.

Lderes revolucionrios bolcheviques (Lnin, Trtski), pregam "todo o poder aos Sovietes", contra a Duma dos mencheviques.

Defendiam:

a retirada da Rssia da 1 Guerra Mundial

a diviso das propriedades rurais entre os camponeses

a nacionalizao das indstrias e bancos

a regularizao do abastecimento interno.

25/10/1917 - BOLCHEVIQUES tomam a sede do governo e estabelecem o Conselho de Comissrios do Povo, nome do novo governo russo, tendo LNIN na Presidncia, TRTSKI no comando dos Negcios Externos e STLIN nos Negcios Internos.

maro/1918 - Antes do trmino da 1 Guerra Mundial a Rssia assina um Tratado de Paz (Brest-Litovsk), em separado com a Alemanha e retira-se do conflito. (Eram seus inimigos, a "Trplice Aliana": Alemanha, Itlia e Imprio Austro-Hngaro, (e, depois, tambm o Imprio Turco-Otomano).

Perdas territoriais da Rssia: Finlndia, Estnia, Letnia, Litunia, Polnia, Ucrnia

(todas recuperadas ao final da 2 Guerra Mundial); alm de pagar pesada indenizao em ouro e trigo, Alemanha.

julho/1918 - A famlia imperial do Czar assassinada pelos bolcheviques.

1918 - 1921 - GUERRA CIVIL NA RSSIA:

"brancos" (Mencheviques) = favorveis ao czarismo, pretendiam a continuidade do capitalismo. Eram apoiados pela Frana, Gr-Bretanha e Japo os quais buscavam abocanhar territrios pertencentes Rssia. Chegaram a ocupar diversas regies e formaram um "governo paralelo" ao dos "vermelhos". Os "brancos" acabaram sendo derrotados pelos "vermelhos".

O X Congresso do PC, proibia a existncia de faces (grupos organizados dentro do partido, com viso discordante da direo). Nada mais poderia se opor aos lderes bolcheviques, nem dentro nem fora do PC. Era adotado o regime de partido nico.

Os revolucionrios bolcheviques tinham como objetivo acabar com todas as injustias cometidas durante o czarismo mas iro conservar e reproduzir muito do antigo regime.

Durante o perodo da guerra civil, muitas medidas autoritrias foram por eles adotadas com carter provisrio (para enfrentar o inimigo).

Mas, acabaram se tornando definitivas, para poderem reorganizar o Estado e enfrentar os inimigos externos (os capitalistas), que tentavam sabotar a "experincia" socialista sovitica a qualquer custo. O nmero de mortos elevou-se a milhes, e a produo agrcola e industrial estava praticamente paralisada.

1921 - O governo bolchevique ("vermelho") criou a GOSPLAN = Comisso do Plano Geral do Estado, grupo de trabalho para planificar e centralizar a economia. Estabeleceu um plano econmico de emergncia (NEP = Nova Poltica Econmica) para combater a crise e a fome e direcionar a transio da economia capitalista para o socialismo, fazendo algumas concesses economia privada e aos camponeses.

V SURGE A URSS: EXPECTATIVAS DE UM NOVO MUNDO, UM NOVO HOMEM.

1922 - Liderados por Lnin, Stlin e Trtski, os bolcheviques (vermelhos) vencedores da guerra civil criaram a Unio das Repblicas Socialistas Soviticas (URSS), cuja herana do Imprio Russo pode ser assim resumida:

a maior extenso territorial do mundo;

abrigava uma centena de povos diferentes entre si, mas com uma caracterstica comum: dominados e submetidos pelos russos;

longa tradio burocrtica, centralizadora e concentradora do poder nas mos do Estado.

STLIN designado Secretrio-Geral do PCUS (Partido Comunista da Unio Sovitica).

1924 - O lder dirigente LNIN morre. Deixa "carta-testamento" em que pede o afastamento de Stlin do cargo de Secretrio-Geral do PCUS. Disputam o poder TRTSKI e STLIN; dois extremos se opem: Leon Trotsky ( esquerda, preconizando a revoluo internacionalista e permanente) e Josef Stlin (defendendo a "teoria" do socialismo num s pas). Trtski derrotado e expulso da URSS, exilando-se no Mxico (onde ser assassinado em 1940, pelo agente russo Ramn Mercader, a mando de Stlin).

Stlin governa com "mo de ferro" e impe a Ditadura do Proletariado, governo de partido nico - o PCUS. O Estado passa a ter total controle da economia.

Prioridades

fortalecimento do Estado

coletivizao da agricultura

expanso da indstria de bens de produo (base). Surge uma elite ligada burocracia do Estado e do Partido, com poder absoluto (NOMENKLATURA), que se perpetuar no poder.

A URSS se isola do mundo (e o stalinismo ficar intocado por trs dcadas).

1928 - Stlin introduz os PLANOS QINQENAIS = prioridade ao setor industrial de bens de produo ou de base, explorao dos recursos minerais e aproveitamento do potencial hidroeltrico.

Justificativa dos dirigentes soviticos para a poltica industrial adotada:

pas socialista no devia valorizar o consumo individual como os capitalistas faziam, mas deveria sim desenvolver os setores de bens de produo que a base para outros setores industriais

necessidade de proteger o novo regime, diminuindo a dependncia de tecnologia externa

desenvolver indstria de base possibilita a fabricao de equipamentos blicos, necessrios defesa do socialismo e d "prestgio" ao regime.

1929 - Stlin inicia a COLETIVIZAO FORADA DO CAMPO, que duraria at 1932. Pelo menos 13 milhes de camponeses so mortos.

1932 - Completa-se a coletivizao da agricultura, organizada em

KOLKHOZES (50% de toda a rea cultivada na URSS) = cooperativas de camponeses, resultantes da reunio de vrias propriedades particulares. A colheita era vendida para o Estado.

SOVKHOZES = fazendas pertencentes ao Estado. Trabalhadores eram funcionrios do Estado.

Sob Stlin, condenaes, expulses do Partido, execues, exlios, internamentos em hospcios, e especialmente os "PROCESSOS DE MOSCOU" (1936 a 38), aniquilaram totalmente a oposio. Todos os principais dirigentes da Revoluo de 1917 foram acusados de traio e executados por fazerem parte de um suposto "compl nazitrotskista" com o objetivo de subverter o Estado Sovitico. A ESQUERDA EUROPIA D CRDITO A STLIN.

O desenvolvimento produtivo desse perodo elevou a URSS categoria de potncia mundial s vsperas da Segunda Guerra Mundial (1935) e, em 1940, j era a terceira potncia industrial no mundo, ficando atrs apenas dos EUA e Alemanha.

Admite-se que milhes de pessoas morreram e milhes de outras foram aprisionadas ou mandadas para trabalhos forados em regies remotas e inspitas, como a Sibria. Onze milhes de pessoas foram obrigadas a se deslocar para as cidades, segundo o esforo industrializante dos "Planos Qinqenais". Para consolidar a hegemonia de Moscou sobre as reas mais distantes do domnio sovitico, foram feitas macias migraes de russos (eslavos), com incentivo do Estado.

1939 - 1945 - SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

1939 Os chanceleres de Josef Stlin e Adolf Hitler (MOLOTOV e RIBBENTROP, respectivamente), assinam um pacto de no-agresso, cuja clusula secreta partilhava a POLNIA e garantia anexao URSS dos Estados Blticos (ESTNIA, LETNIA e LITUNIA) e da BESSARBIA (pertencia ROMNIA) atualmente pertence MOLDOVA.

1941 Alemes nazistas invadem a URSS.

Aproveitando-se do envolvimento alemo em vrias frentes de guerra simultneas e da ruptura alem com os soviticos, os EUA comeam a fornecer ajuda militar a URSS.

Por instruo de Stlin, o Exrcito Vermelho, empregando a ttica de "terra arrasada" a mesma usada contra Napoleo dificultou a penetrao nazista. Assim, o Exrcito Vermelho teve tempo de reestruturar-se at que, com a chegada do inverno rigoroso, pde passar ao ataque violento e decisivo.

Mesmo sofrendo baixas considerveis, Hitler ordenou que seus comandados continuassem o avano, at o ltimo homem, para conquistar os campos petrolferos do Cucaso e as indstrias militares de Stalingrado (atual Volgogrado).

1943 - Os soviticos, beneficiados novamente pelo rigoroso inverno, cercaram a cidade de Stalingrado, forando os alemes sua primeira capitulao. Terminando o episdio mais sangrento da guerra, comeava o recuo nazista e a decadncia do Terceiro Reich.

O Exrcito Vermelho, avanando rapidamente sobre as zonas ocupadas pelos nazistas, conseguiu retomar a BULGRIA, a HUNGRIA, a TCHECOSLOVQUIA, a POLNIA e a FINLNDIA.

Enquanto isso, os Aliados articulavam o ataque frente ocidental, que se realizou com o desembarque macio na Normandia (costa norte da Frana), em 6 de junho de 1944, o Dia D.

Fev. 1945 - Conferncia de IALTA (na Crimia - Ucrnia/URSS): Roosevellt (EUA), Churchill (Inglaterra) e Stlin (URSS), renem-se para:

acertar os detalhes finais da grande ofensiva contra a Alemanha

os limites das fronteiras soviticas

o destino dos pases do Leste Europeu, onde as tropas soviticas estavam substituindo rapidamente os invasores, (alemes nazistas).

Stlin estendeu as fronteiras soviticas, refazendo praticamente o mesmo traado da poca em que o Imprio Russo estava no seu auge.

A URSS anexou a ESTNIA, LETNIA, LITUNIA, RSSIA BRANCA (BIELARUS), a UCRNIA.

Stlin estendeu as fronteiras soviticas, refazendo praticamente o mesmo traado da poca em que o Imprio Russo estava no seu auge.

A URSS anexou a ESTNIA, LETNIA, LITUNIA, RSSIA BRANCA (BIELARUS), a UCRNIA.

24/04/45 - Exrcito Vermelho cerca Berlim, obrigando Hitler a se refugiar numa fortaleza militar (bunker), onde veio a se suicidar no dia 30.

02/05/1945 - Berlim capitula e as foras nazistas rendem-se aos Aliados.

25/04 e 26/06/1945 - Conferncia de San Francisco (EUA), criada a ONU (Organizao das Naes Unidas) em substituio Liga das Naes. A URSS torna-se um dos 5 membros efetivos do Conselho de Segurana (com direito a veto).

17/07 e 02/08/1945 - Conferncia de POTSDAM (subrbio de Berlim/Alemanha): Harry Truman (EUA), Clement Attlee (Inglaterra) e Stlin (URSS).

Decises importantes

A Alemanha teria suas Foras Armadas completamente desmobilizadas. Seu parque industrial seria reduzido. Pagaria reparaes de Guerra.

O territrio alemo seria dividido em QUATRO ZONAS DE OCUPAO a serem administradas pela URSS, INGLATERRA, EUA e FRANA.

A Alemanha seria dividida e o Leste Europeu passaria "esfera de influncia" sovitica.

1945 - POLNIA e IUGOSLVIA tornam-se "democracias populares" (regimes de partido nico = PC).

1946 - BULGRIA e ALBNIA tornam-se "democracias populares".

Em discurso pronunciado em Fulton, Missouri (EUA), Churchill usa, pela primeira vez, a expresso "CORTINA DE FERRO" para designar a "satelitizao" dos pases do Leste Europeu, promovida pela URSS.

Na Conferncia de Paris (1946), os Aliados negam aos soviticos o controle dos Estreitos de Bsforo e Dardanelos. Os soviticos, sentindo a superioridade blica norte-americana (bomba atmica) adotam atitude prudente.

VI - DA GUERRA FRIA AO FIM DA UNIO SOVITICA.

1947 - Comea o perodo denominado GUERRA FRIA (este perodo ser tratado separadamente).

As relaes entre a Unio Sovitica e o Ocidente ficam cada vez mais tensas.

A ROMNIA torna-se "democracia popular".

Os PCs da GRCIA e da TURQUIA esto prximos de chegar ao poder.

Truman (EUA), anuncia um plano de ajuda para a reconstruo europia, elaborado pelo ento Secretrio de Estado, George Marshall, cujo objetivo consolidar o capitalismo no lado ocidental europeul (PLANO MARSHALL).

A ONU, estimulada pelos EUA e Gr-Bretanha, no ORIENTE MDIO, divide a Palestina entre judeus e rabes.

1948 - Moscou continua "sovietizando" os pases do Leste Europeu. A TCHECOSLOVQUIA torna-se "democracia popular".

O dirigente iugoslavo Josip Broz Tito rompe com Moscou, marcando a primeira dissidncia do mundo comunista.

Em represlia ao Plano Marshall, aplicado tambm na Alemanha Ocidental, Stlin ordena, em 24 de julho, o BLOQUEIO DE BERLIM OCIDENTAL.

fundado o Kominform (organizao que reunia sob o comando do PCUS, todos os PCs da Europa Oriental, Itlia e Frana), substituindo o Komintern (III Internacional), dissolvido em 1943 por Stlin.

Na Palestina, os judeus fundam o ESTADO DE ISRAEL (1 Guerra entre rabes e israelenses = GUERRA DA INDEPENDNCIA DE ISRAEL).

1949 - O bloqueio de Berlim Ocidental fracassa em maio, aps 11 meses, mas precipita a fundao da Repblica Democrtica da Alemanha (comunista) com a capital em Berlim Oriental e da Repblica Federal da Alemanha (capitalista) com a capital em Bonn.

A URSS explode a sua primeira bomba atmica.

Os aliados (ocidentais) fundam a Organizao do Tratado do Atlntico Norte (OTAN).

criado o COMECON (Conselho para Assistncia Econmica Mtua) organizao econmica dos pases do bloco sovitico, a fim de estimular a reconstruo e a interdependncia na produo e no comrcio.

Ordenados por Stlin, comeam os expurgos, das lideranas comunistas nacionais no Leste Europeu, incluindo Laslo Raik (Hungria) e Vladislav Gomulka (Polnia).

Em outubro, liderados por Mao Ts-Tung, os comunistas tomam o poder na China.

1950/53 - Guerra da Coria. A Coria, aps o invasor japons se retirar, em 1945, tinha sido dividida provisoriamente em uma zona de ocupao sovitica ao Norte e uma zona de ocupao norte-americana ao Sul (Paralelo 38N). Em 1948, formaram-se 2 Estados. Em 1950, aps os comunistas tomarem o poder na China, os norte-coreanos penetrara na zona capitalista ao sul, decididos a reunificar o pas. Aplicando a noo de "conteno do

socialismo", os EUA desembarcam tropas militares no Sul. Em 1953 assinado o Armistcio de Panmunjon, confirmando as linhas divisrias anteriores (38N).

1953 - Stlin morre em maro, e isso desencadeia a luta pela sua sucesso, entre Lazar Kaghanovitch, Giorgi Malenkov e NIKITA KHRUCHEV (sendo este ultimo o vencedor).

Em 17 de junho, o Exrcito Vermelho reprime um levante operrio em Berlim Oriental.

1955 - Em oposio OTAN, os pases socialistas fundam sua prpria aliana militar, o PACTO DE VARSVIA, integrada inicialmente, pela Unio Sovitica, Albnia, Hungria, Romnia, Bulgria, Polnia e Tchecoslovquia. A Albnia deixaria o pacto em 1961.Em Bandung (Indonsia) alguns pases se renem criando o Bloco dos PASES NO ALINHADOS.

1956 - Para consolidar o seu poder no PCUS, Khrushev denuncia, no XX Congresso do Partido, os crimes cometidos por Stlin e acusa de stalinistas, os seus adversrios. O Kremlin (sede do governo sovitico) decreta o fim do Kominform, evidenciando sua disposio para a retomada de uma poltica de negociaes e entendimentos com Whashington (EUA).

Revoltas operrias reconduzem Gomulka ao poder na Polnia.

Na Hungria, o dirigente comunista Imre Nagy dirige uma revolta contra Moscou e anuncia a retirada de seu pas do Pacto de Varsvia. Khrushev envia tanques para esmagar a revolta, em novembro. Nagy preso e ser executado como "traidor" em 1958.

No ORIENTE MDIO, ocorre a 2 guerra entre rabes e israelenses (GUERRA DE SUEZ).

1959 - Fidel Castro lidera um movimento nacionalista (que s se tornaria marxista 2 anos depois), toma o poder em Cuba encerrando a ditadura de Fulgncio Batista (pr-EUA).

O Secretrio Geral do PCUS, Nikita Kruschev visita os EUA, onde participa dos trabalhos da Assemblia Geral da ONU.

1960 - Aps 5 anos de crescentes tenses, a Unio Sovitica retira seus assessores tcnicos da China. Os maostas criticam a poltica de "desestalinizao" e de "coexistncia pacfica" com o capitalismo, preconizada por Nikita Khrushev.

O "racha" sino-sovitico tem repercusso no movimento comunista internacional. No Brasil, um grupo deixa o Partido Comunista Brasileiro e forma, em 1961, o Partido Comunista do Brasil (PC do B - maosta)

Alguns pases produtores de petrleo criam um cartel, com a finalidade de enfrentar as poderosas companhias britnicas, francesas e norte-americanas. fundada a OPEP (Organizao dos Pases Exportadores de Petrleo).

1961 - O Muro de Berlim torna-se real. O xodo de centenas de milhares de trabalhadores da Alemanha Oriental para o lado ocidental, em busca de melhores salrios e condies de vida, provoca a construo do muro, em agosto. O Muro de Berlim, construido pelos comunistas, seria o maior smbolo da Guerra Fria.

A Albnia mantm-se aliada China e rompe relaes com a URSS.

Os EUA enviam milhares de "assessores tcnicos" ao Vietn do Sul (capitalista).

1962 = Eclode a CRISE DOS MSSEIS. Khrushev decide instalar em CUBA, em outubro, lanadores capazes de transportar ogivas nucleares que atingiriam Washington em menos de 15 minutos. John Kennedy, ento presidente dos Estados Unidos, ordena o BLOQUEIO NAVAL DE CUBA. Cria-se um foco de grande tenso. Moscou recua. Washington assume o compromisso de no invadir Cuba.A crise dos msseis provoca a instalao do "telefone vermelho" entre Moscou e Washington, na realidade uma linha de telex com capacidade para colocar em contato os chefes dos dois Estados no caso de uma nova situao de emergncia.

1964 - Khrushev deposto por um golpe palaciano desferido por Leonid Brejnev, em comum acordo com dois outros membros da cpula sovitica: Alexei Kossiguin e Mikhail Suslov. Brejnev ser proclamado o novo secretrio-geral do PCUS, cargo que ocupar at sua morte, em 1982.

No Brasil, os militares suspendem o regime constitucional e assumem o poder (em 31 de maro), alegando, como uma das causas centrais, a necessidade de defender o pas contra a ameaa do "comunismo internacional".

Os EUA iniciam os bombardeios sobre o Vietn do Norte (comunista).

A China detona sua primeira bomba atmica.

No ORIENTE MDIO, diversos grupos da resistncia palestina criaram a OLP (Organizao para a Libertao da Palestina). Essa organizao visava lutar para a obteno de um Estado democrtico e laico para judeus, cristos e muulmanos, abrangendo toda a Palestina, inclusive o territrio de Israel.

1966 - Mao Ts-Tung promove a Revoluo Cultural na China, perodo de perseguies e execues de adversrios polticos que s terminaria com sua morte, em 1976.

1967 - No ORIENTE MDIO, acontece a 3 guerra entre rabes e israelenses (GUERRA DOS 6 DIAS).ERNESTO CHE GUEVARA (lder guerrilheiro cubano) executado na selva amaznica por militares bolivianos assessorados pela CIA (EUA).

1968 - Tropas do Pacto de Varsvia invadem a Tchecoslovquia e esmagam o movimento reformista liderado pelo ento secretrio-geral do Partido Comunista Tcheco (PCT), Alexander Dubcek. Este episdio ficaria conhecido como a "PRIMAVERA DE PRAGA".

Para justificar a invaso desse pas, Brejnev anuncia "doutrina", segundo a qual as tropas do Pacto de Varsvia poderiam intervir em qualquer pas-membro daquela aliana onde o socialismo estivesse sendo ameaado.

Em Paris e em outras importantes cidades do mundo, estudantes saem s ruas num amplo movimento "contra o sistema". O movimento escapa ao controle dos partidos comunistas e

das organizaes de esquerda tradicionais. Este episdio ficaria conhecido como "MAIO de 68 PARIS".

Nos EUA, o lder negro pacifista MARTIN LUTHER KING assassinado em Memphis (Tennessee).

No Brasil decretado o AI-5 pelo general Costa e Silva.

1972 - O presidente dos EUA, Richard Nixon visita Pequim.

1973 - Derrotados pela guerrilha comunista, os Estados Unidos retiram-se do Vietn.

No ORIENTE MDIO acontece a 4 guerra entre rabes e israelenses (GUERRA DO YOM KIPPUR)

Ocorre o 1 choque do petrleo.

1975 = Comunistas tomam o poder no Cambodja, liderados por POL-POT, dirigente do Khmer Vermelho, (apoiado por Pequim).No LAOS, os comunistas, tomam o poder (apoiados pelo Vietn).

1977 - Aps a morte de Mao Ts-Tung, (em 1976), Deng Xiaoping, que havia "cado em desgraa" durante a Revoluo Cultural, assume a liderana do PC chins e comea as reformas econmicas liberalizantes na china.Na Itlia, na Frana e na Espanha, os partidos comunistas, que vinham atravessando uma profunda crise ideolgica, lanam o chamado "Eurocomunismo", rejeitando a subordinao absoluta a Moscou e aos aspectos mais "duros" do leninismo.

1979 - O Vietn (aliado de Moscou) invade o Cambodja e depe, em janeiro, o regime do Khmer Vermelho, liderado por Pol Pot, (aliado de Pequim). De 1975, quando tomou o poder, at sua deposio, Pol Pot foi responsvel pelo extermnio de um tero da populao do pas.

Em fevereiro, a China ataca o Vietn, mas rechaada.

No ORIENTE MDIO, em 1 de abril, a REVOLUO ISLMICA torna-se vitoriosa no IR.

Ocorre o 2 CHOQUE DO PETRLEO.

Nos EUA, Egito e Israel ratificam os Acordos de Paz de Camp David.

Em dezembro, tropas soviticas invadem o Afeganisto para apoiar o governo pr-sovitico de Cabul, na luta contra a guerrilha muulmana apoiada pelos Estados Unidos.

1980 - Em agosto, liderado pelo operrio eletricista catlico Lech Walesa, fundado na Polnia o Sindicato Solidariedade, o primeiro independente e de oposio, num pas comunista.

Morre o presidente da Iugoslvia, Josip Broz Tito, o nico lder com poder carismtico suficientemente forte para manter a coeso desse pas. Sua morte estimularia movimentos separatistas que se manifestariam com intensidade varivel ao longo dos anos 80 e 90.

No ORIENTE MDIO, eclode a GUERRA IR/IRAQUE (1980/88).

1981 - O general Wojciech Jaruzelski desfere um golpe de Estado na Polnia (13 de dezembro) e proscreve o Solidariedade, que passa a atuar na clandestinidade.

1982 - Morre Leonid Brejnev em novembro, sendo substitudo pelo ex-chefe da KGB (Polcia Poltica), Iri Andropov, na chefia do PCUS. Andropov defende reformas e "experimentos econmicos" limitados a algumas regies da Unio Sovitica, mas morre no incio de 1984, sem tempo de colocar suas idias em prtica.

1983 - O presidente dos EUA, Ronald Reagan, anuncia o ambicioso projeto "Guerra nas Estrelas".

1984 - Morre Andropov, em fevereiro. Seu substituto, Konstantin Tchernenko, j assume o cargo em condies precrias de sade. Analistas e historiadores acreditam que sua indicao tinha apenas o objetivo de dar tempo para que fosse decidida a luta interna pela sucesso no PCUS, desencadeada pela crise que j comeava.

Resumidamente, as PRINCIPAIS RAZES DA CRISE SOVITICA eram:

Externas:

o desenvolvimento capitalista da Terceira Revoluo Industrial, liderando a produtividade em todas as reas;

a corrida armamentista, obrigando os soviticos a continuados gastos para preservar a correlao de foras blicas e estratgicas;

presses internacionais ininterruptas pela liberalizao poltica sovitica e de seus aliados e, ideologicamente, as cobranas pelos limites alcanados no bem-estar social quando comparado com as classes mdias e altas das reas desenvolvidas do capitalismo.

Internas:

a burocracia que entravava as inovaes tecnolgicas e a livre circulao de idias e criatividade;

o centralismo poltico-econmico, que imprimia lentido na tomada de decises e implementao produtiva, contrastando com a rapidez e dinamismo dos pases capitalistas fundados no lucro individual;

os enormes gastos exigidos pela Guerra Fria, seja na indstria blica, seja para garantir Estados e grupos polticos aliados da URSS;

a limitada produtividade e baixa qualidade dos bens de consumo soviticos ante as crescentes exigncias sociais de consumo no interior da URSS e por parte de seus aliados.

1985 - Morre Tchernenko, em maro, e Mikhail Gorbatchov assume a Secretaria-Geral do Partido. Comea a ser colocado em prtica um amplo programa de profundas REFORMAS na URSS: a "PERESTRIKA" (reconstruo da Economia) e a "GLASNOST" (transparncia na Poltica). As primeiras evidncias dessas reformas foram: a diminuio da censura, a libertao dos dissidentes polticos ("subversivos") e outras medidas liberalizantes.Gorbatchov proclama a moratria nuclear unilateral (a Unio Sovitica compromete-se a suspender os testes nucleares subterrneos, independentemente do comprometimento dos Estados Unidos).

1986 - No XXVII Congresso do PCUS, em fevereiro, Gorbatchov lana as linhas gerais de seu programa de reformas.

Em 26 de abril, o acidente na usina nuclear de Tchernobil (Ucrnia) libera perigosa nuvem radiativa que ameaa contaminar regies imensas da Unio Sovitica e da Europa. O acidente tratado com abertura de informao sem precedentes na histria da Unio Sovitica. Seria a primeira grande prova da glasnost (transparncia).

Gorbatchov telefona, pessoalmente, ao fsico dissidente Andrei Sakharov, preso na cidade de Gorki, para anunciar sua libertao.

Nos EUA, estoura o escndalo IR-CONTRAS, envolvendo o presidente Ronald Reagan em negociaes secretas de vendas de armas ao Ir com repasse do dinheiro para os Contras, da Nicargua.

1987 - Surgem, na cpula do PCUS, as primeiras divergncias pblicas sobre os rumos, ritmos e prazos da perestroika. Numa sesso plenria do Comit Central do PCUS, em novembro, Bris Iltsin critica os "burocratas" do partido, em particular Igor Ligatchov, e pede maior rapidez e radicalismo nas reformas. Nos meses seguintes, Iltsin perderia seus cargos de chefe do comit municipal do PCUS em Moscou e de membro-candidato do Politburo.

1988 - Em clima indito de liberdade de discusso realiza-se, em junho/julho, a XIX Conferncia do PCUS. As resolues enfatizam a necessidade de ser criado um "estado de direito" no pas; apontam para a desburocratizao do partido e do Estado para a instaurao

do "pluralismo socialista" (isto , liberdade de discusso, mas somente entre os membros do PCUS) e a necessidade de democratizar as relaes tnicas.

Em agosto, o Exrcito Vermelho comea a retirar-se do Afeganisto sem que seus objetivos tenham sido alcanados. A sada das tropas seria completada em fevereiro de 1989, aps 10 anos de guerra, que causou pelo menos 15 mil mortes entre os soviticos e 1 milho entre os afegos.

Na Estnia, um movimento ecolgico o estopim para a organizao nacionalista Frente Popular, que estimularia movimentos semelhantes na Letnia e na Litunia, espalhando-se, em seguida, ao Cucaso (Armnia, Gergia e Azerbaijo) e depois s demais repblicas.

A Igreja Ortodoxa tem permisso para comemorar o milsimo aniversrio de sua fundao na Rssia, com festas e comemoraes em Moscou e no interior do pas.

Os costumes comeam a ser radicalmente modificados, com a permisso de grandes shows de rock, concursos de beleza e transparncia informativa. Temas como prostituio e droga, antes considerados tabu, so livremente debatidos na imprensa e na tev.

Na Polnia, o Solidariedade conquista a legalidade, colocando um fim lei marcial decretada em dezembro de 1981.

1989 - Realizam-se, em 26 de maro, as eleies ao Congresso dos Deputados do Povo (CDP). Participam e so eleitos antigos dissidentes, como Andrei Sakharov e Roy Medevedev. Iltsin obtm 90% dos votos em Moscou.

A primeira sesso do CDP, em 25 de maio, atrai as atenes do pas. Um deputado pede o desmantelamento da KGB diante das cmeras de televiso. Gorbatchov eleito presidente, e Iltsin forma um bloco parlamentar de oposio. Desenvolve-se um processo irreversvel de liberdade poltica.

Gorbatchov viaja China em 14 de maio para reatar relaes rompidas desde 1960. Em Pequim, apoia discretamente a luta dos estudantes chineses pela democracia.

Em 4 de junho, o governo chins ordena o massacre de 2 mil estudantes que lutavam pela democracia, acampados na Praa da Paz Celestial (MASSACRE DA PAZ CELESTIAL).

Em setembro, o Vietn retira-se do Cambodja, conforme acordo estabelecido entre Gorbatchov e Deng Xiaoping.

A Unio Sovitica reduz drasticamente o nmero de seus soldados estacionados na fronteira de 7.500 quilmetros com a China.

Em outubro, uma visita de Gorbatchov a Berlim Oriental estimula, (como j havia acontecido antes em Pequim), grandes manifestaes de protesto contra o regime de Erich Honecker, dirigente comunista da Alemanha Oriental.

Em 9 de novembro, as manifestaes assumiram carter irreversvel, levando queda do Muro de Berlim.

Com a anuncia de Moscou, todos os regimes burocrticos do Leste europeu so derrubados. Na Romnia, Nicolai Ceaucescu fuzilado, em 25 de dezembro, como resultado de uma revoluo sangrenta que liquidou seu regime.

Em dezembro, Gorbatchov rene-se, sucessivamente, com o papa Joo Paulo II (dia 1, no Vaticano), com o presidente norte-americano George Bush (dias 2 e 3, em Malta, uma ilha no Mediterrneo) e com o presidente francs Franois Mitterrand (dia 6, em Kiev, na Ucrnia). Comea a nascer a nova ordem mundial.

1990 - dissolvido o Comecon. Piora a situao social, poltica e econmica da Unio Sovitica. Os movimentos pela independncia nacional envolvem todas as repblicas do Bltico, e tambm a Ucrnia, a Bielorssia (atual Bielarus), a Moldvia (atual Moldova) e a Gergia.

Na FRICA DO SUL libertado o lder negro NELSON MANDELA.

Em maro, o CDP REVOGA o artigo 6 da Constituio, que garantia a DITADURA DO PARTIDO nico na Unio Sovitica.

Os burocratas e generais "linha dura" ampliam seus ataques a Gorbatchov que, no XXVIII Congresso do PCUS, em julho, acusado de ter "capitulado sem combate" diante do imperialismo, ao ter "abandonado" o Leste Europeu. Gorbatchov faz, durante o congresso, um acordo com os "centristas", isolando os extremistas de "esquerda" (isto , os reformistas chefiados por Iltsin) e de "direita" (os burocratas liderados por Ligatchov).

Iltsin, recm-eleito Presidncia da Rssia pelo Parlamento daquela repblica, rompe com o PCUS, atitude que seria adotada por vrios reformistas importantes.

Ligatchov abandona a poltica e diz que vai escrever suas memrias na Sibria.

Saddam Hussein (IRAQUE) invade o KUWAIT.

Gorbatchov assina, em setembro, um acordo que permite a reunificao da Alemanha.

3 de outubro: Finalmente acontece a reunificao da Alemanha.

Rene-se em novembro, em Paris, a Conferncia para a Segurana e Cooperao na Europa (CSCE), que discute os contornos de uma Casa Comum Europia (isto , uma "Europa unida do Atlntico ao Pacfico", nas palavras de Gorbatchov). Gorbatchov adverte para o perigo de uma "libanizao da Europa", isto , a fragmentao de Estados sob o impacto de problemas nacionais, como os vividos pela Unio Sovitica.

Em 20 de dezembro, o chanceler sovitico Eduard Shevardnadze renuncia ao cargo e denuncia a "marcha da ditadura que se aproxima" na Unio Sovitica.

Comeam a ganhar fora movimentos separatistas na Crocia, na Eslovnia (duas das seis repblicas da Iugoslvia) e na Tcheco-Eslovquia.

1991 - Em janeiro, no ORIENTE MDIO, ocorre a Guerra do Golfo (IRAQUE x KUWAIT/EUA).

Em abril dissolvido o Pacto de Varsvia.

Em maio, Bris Iltsin eleito presidente da Rssia em eleies livres, diretas e secretas.

Gorbatchov afasta-se dos comunistas ortodoxos e se dispe a assinar o TRATADO DA UNIO, que concedia ampla autonomia a todas as repblicas da Unio Sovitica.

Em junho, o presidente dos EUA, GEORGE BUSH, anuncia a "INICIATIVA PARA AS AMRICAS".

Em julho, Gorbatchov participa como convidado, em Londres, de uma reunio com os pasesmembros do G-7 (os sete capitalistas, mais ricos). Voltando a Moscou, durante uma sesso plenria do Comit Central, ele afirma que o marxismo apenas "uma das contribuies" utilizadas pelo PCUS na formulao de seu programa.

Em 19 de agosto, um dia antes da assinatura do Tratado da Unio, os burocratas SOVITICOS do um golpe e afastam Gorbatchov, que estava em frias na Crimia.

Iltsin, apoiado por milhares de pessoas nas ruas de Moscou, resiste. O golpe fracassa. A cpula golpista se desmoraliza, e os manifestantes destroem os smbolos do comunismo.

GORBATCHOV DISSOLVE O PCUS E O ESTADO REQUISITA AS SUAS PROPRIEDADES DESSE PARTIDO. O Parlamento sovitico declara o Partido suspenso por tempo indeterminado.

Em setembro, a Unio Sovitica desintegrada, todas as suas repblicas j declararam independncia. Gorbatchov quer que a URSS se transforme numa Unio de Estados Soberanos, mas vencido por Iltsin, que prope a criao da Comunidade de Estados Independentes (CEI - Acordo de Minsk), partindo de uma iniciativa do "ncleo eslavo (Rssia, Ucrnia e Bielorrssia/atual Belarus). A CEI ser integrada por todas as repblicas que compunham a URSS, com exceo das repblicas blticas (Estnia, Letnia e Litunia), j independentes e da Gergia.

O PARLAMENTO SOVITICO EXTINTO (16 DE DEZEMBRO). GORBATCHV RENUNCIA PRESIDNCIA (25 DE DEZEMBRO). A UNIO SOVITICA DEIXA OFICIALMENTE DE EXISTIR (25 DE DEZEMBRO, MEIA-NOITE).

A Crocia e a Eslovnia proclamam sua independncia da Iugoslvia, dando incio guerra civil que ir se intensificar mais na Bsnia-Herzegovina.

1992 - criada a UNIO EUROPIA, uma zona de livre comrcio entre os pasesda Europa Ocidental.

Os EUA invadem a SOMLIA (no Chifre da frica).

1993 - A GERGIA TAMBM INGRESSA NA CEI.

Em Whashington, o 1 ministro israelense YITZHAK RABIN e o lder da OLP, IASSER ARAFAT, assinam um ACORDO DE PAZ.

1994 - A Chechnia proclama sua independncia e invadida pelas tropas russas.

Na Amrica do Norte criado o NAFTA (Acordo de Livre Comrcio da Amrica do Norte).

1995 = Na Amrica do Sul entra em vigor o MERCOSUL (Mercado Comum do Sul).

1996 = Em 3 de julho, Iltsin reeleito presidente da Federao Russa (ou, Rssia

Desdobrando-se por dois continentes, Europa e sia, a Federao Russa surge como a maior nao do mundo, marcada por ambigidades e contrastes. Bero de exaltada espiritualidade e de profundo teismo, quando Moscou assumiu a herana de Constantinopla e se fez Terceira Roma, o pas tambm viveu um entranhado atesmo estatal quando cenrio da primeira

Revoluo Socialista da histria; paisagem predominantemente plana - do territrio constitudo de plancies e vales - conjuga-se a elevao majestosa dos Urais, com altitudes que ultrapassam os cinco mil metros; a centros urbanos e reluzentes como Moscou e So Petersburgo associam-se as regies inspitas e as plancies geladas da Sibria, " casa dos mortos" das recordaes de Dostoievski; aos cerca de 120 mil rios que cortam a vastido territorial junta-se a carncia de sada para guas navegveis; longa costa regelada nos mares Glacial rtico e de Bhering vinculam-se praias de sol e guas cristalinas na costa do Mar Negro; contemplao passiva e silenciosa da Igreja Ortodoxa emparelha-se o ativismo revolucionrio dos partidos operrios. Assim a Rssia: desertos e taigs, dachas e metrpoles, amor e militncia, guerra e paz convivem na imensido de seu territrio, provocando e convocando ao desvelamento de seus mistrios e encantos . Sua histria tem incio com o estabelecimento, no territrio, por volta do sculo IX, de guerreiros e comerciantes da Escandinvia, os chamados Vringer, conhecidos como Vikings. Estes combatiam o povo local - os rus - e utilizavam os vencidos como escravos, slavs. Atribuem-se a esses invasores escandinavos a cunhagem e adaptao dos termos russo e eslavo.

O primeiro estado eslavo na regio foi o Rus de Kiev, que se estendia do Dnieper at os grandes lagos. No sculo XI,o principado de Kiev foi dividido em vrios estados, surgindo, ento, outros centros urbanos importantes, como Novgorod, Souzdal e Galcia Volynia. No sculo XIII, a Rssia foi invadida pelos mongis, bandos de invasores nmades, liderados por Gngis Khan. Depois de esmagarem a resistncia das cidades separadas, as hordas invasoras promoveram enorme devastao, arruinando o fruto de sculos de trabalho, e exerceram um domnio de mais de dois sculos sobre a vida poltica e cultural do povo. Batu Khan, neto de Gngis Khan, foi o responsvel pela consolidao do imprio mongol na Rssia. Seu av divididiu o imprio em quatro partes e coube a ele a parte norte; em 1242 ele estabeleceu a famosa Horda de Ouro, estado mongol formado pelo sul e leste russos. H quem diga que a invaso monglica foi "a experincia mais traumtica do povo russo".

De 1240 a 1242, Daniel, filho do prncipe Alexandre Iaroslavitch Nevski, deteve as tentativas de invaso de Novgorod por parte dos germnicos; mas, com a derrota ante os lituanos, a hegemonia do principado de Novgorod chegou ao fim em 1370. Moscou passou a ser o centro da nao russa. Para isso contribuem as lutas sucessrias da Horda de Ouro e a tomada de Constantinopla pelos turcos. Este ltimo acontecimento fez de Moscou a capital do cristianismo ortodoxo.

No sculo XVI, Ivan IV, o Terrvel, casado com Anastcia, dos Romanov, consolidou o absolutismo na Rssia e implantou uma poltica expansionista. Assumiu o ttulo de Czar ou Tzar, organizou um exrcito regular, submeteu os boiardos centralizao do estado e expandiu o domnio de Moscou. Boris Godunov, seu cunhado e sucessor, apoiado na igreja, deu continuidade a sua poltica. Com a morte de Godunov, instalou-se uma crise sucessria. Os boiardos, se aproveitando da situao vigente, estimularam rebelies no campo e apoiaram a

invaso polonesa. Em 1612 os poloneses foram expulsos e uma assemblia elegeu o Czar Mikhail Romanov (1596-1645). Essa dinastia permaneceu no trono russo at o final do regime monrquico em 1917. Com os Romanov teve incio um perodo de crescimento que culminou com a elevao da Rssia ao estatuto de grande potncia sob o domnio de Pedro, O Grande.

Pedro promoveu um amplo programa de modernizao e fundou So Petersburgo que, em 1712 se tornou a capital do imprio. Estimulou a indstria, o comrcio, a colonizao e a vinda de artesos, artistas e literatos.

Em 1762, assumiu o poder Catarina II. Ela reforou ainda mais o absolutismo do poder russo e promoveu a anexao de vrias regies. Com o apoio da Igreja Ortodoxa, governou com poder absoluto. No seu reinado, juntamente com a ustria e a Prssia, a Rssia participou da partilha da Polnia, transformando-se na maior potncia da Europa Oriental. Embora amiga de vrios expoentes do iluminismo, Catarina era adversria da Revoluo Francesa. Aps a sua morte, seu filho, Paulo, sucedeu-a. Foi, entretanto, assassinado em 1801 e substitudo pelo filho, Alexandre I, que recusou aliar-se ao imprio napolenico. Em 1812, a Rssia foi invadida pelas foras militares do imperador corso. Os russos incendiaram Smolensk, destruindo tudo que fosse de utilidade para os invasores. Depois da Batalha de Borodino, Napoleo ocupou Moscou e se alojou no Kremlin. os russos, ento, atearam fogo na cidade, destruindo tudo e obrigando as tropas francesas a bater em retirada. Durante cinco dias Moscou ardeu em chamas. Sucumbindo neve, ao frio intenso, a falta de alimentos e aos constantes ataques dos russos, os franceses protagonizaram uma das retiradas mais dramticas da histria universal. Cadveres de soldados povoaram as desrticas estepes da Russia, e os que conseguiam atravessar as fronteiras alems chegavam em condies sub-humanas, maltrapilhos , exaustos e famintos.

No final do sculo XIX a industrializao provocou o surgimento dos centros urbanos e dos grupos de inspirao marxista, como o Partido Operrio Social Democrata Russo.

No incio do sculo seguinte, em maro de 1917, uma revoluo, liderada por um grupo moderado do partido, os mencheviques, derrubou Nicolau II e instaurou uma repblica parlamentar. Formarm-se os sovietes, assemblias de operrios camponeses influenciados pelos bolcheviques, ala radical do Partido Operrio que vai dar origem ao Partido Comunista. O desprestgio dos mencheviques por insistirem na participao da Rssia na I Guerra os faz perder o apoio popular, fato que d a Lnin, lder bolchevique, a oportunidade de comandar uma insurreio e instaurar um governo revolucionrio. Depois de quatro anos de Guerra Civil, Lnin assume o domnio sobre o Pas, auxiliado pelo Exrcito Vermelho, criado por Trotsky. Morre em 1924 e Stalin que vai assumir o controle do PC e do governo sovitico. Durante 31 anos o stalinismo vigorou na Rssia, estabelecendo um perodo de terror e de arbitrariedades. Milhares de pessoas foram dizimadas em campos de trabalho e morte, antigos dirigentes

bolcheviques foram condenados deportao ou ao fuzilamento sumrio; perseguies e forte represso atingiram os presumidos opositores do regime. Em 1943, entretanto, Stalin impede o avano das tropas alems em territrio russo, na famosa Batalha de Stalingrado. Em 1945, a Rssia emerge como a maior potncia do mundo, submetendo o Leste europeu. Os Estados Unidos reagiram ao poder sovitico, o que dividiu o mundo em dois blocos rivais. Esta reao desencadeou a chamada Guerra Fria. Esse confronto quase levou o mundo a uma guerra nuclear em 1962, quando, no governo de Kruchev, que sucedeu Stalin, a Rssia pretendeu instalar msseis em Cuba.

Kruchev promoveu uma moderada abertura poltica e denunciou os crimes do perodo stalinista. Um golpe, levado a efeito em 1964, coloca no poder Leonid Brejnev. Brejnev reprime o processo de democratizao da Tchecoslovquia, conhecido como Primavera de Praga. E em 1978 invade o Afganisto, decidido a intervir militarmente onde houvesse qualquer ameaa ao modelo sovitico. Sucederam Brejnev, que morreu em 1982, Yuri Andropov e Konstantin Tchernenko, que tambm morrem aps pouco tempo de governo. Em 1985, assumiu o poder russo Mikhail Gorbachev, que deu incio 'as reformas que levariam ao fim da Unio Sovitica: a Glasnost ( transparncia) e a Perestroika ( reestruturao).

Em agosto de 1991, Boris Ieltsin sufoca um golpe ensaiado contra Gorbachev por foras conservadoras. Sai fortalecido, mas contribui para o desgaste da autoridade de Gorbachev, que renunciou em dezembro de 1991. Ieltsin eleito presidente e reeleito em 1996. Em agosto desse ano, Ieltsin nomeia Putin , egresso do servio secreto russo, para a chefia do governo. Em setembro, Putin ordena a segunda invaso da Chechnia e se torna forte candidato a sucesso. Em maro de 2000, com 52, 94% dos votos, Putin vence as eleies presidenciais na Rssia.

Fonte: www.ayasofya.com.br

Histria da Rssia

Os restos arqueolgicos encontrados na zona datam do Paleoltico. Desde a pr -histria, a Comunidade dos Estados Independentes tem sido um terreno habitual de passagem entre oriente e ocidente. Tm encontrado restos de escitas, srmatas do sculo VII aC godos e hunos no III dC e membros de tribos eslavas que, no sculo VII, consiguem fazer, com o territrio que hoje ocupa o centro de Rssia e embora tem mantido at nossos dias, tiveram que lutar com czares e vikings, que tambm obtiveram sua parte do terreno.

Os Eslovenos

Perante a chegada dos vikings, os eslovenos se uniram criando, no sculo IX, seu prprio domnio desde o que se extenderam a Kiev, ocupando as atuais Bielorrusia, Ucrnia e parte de Rssia. A Rus de Kiev foi adquirindo cada vez mais poder vencendo os czares, chegando inclusive a ameaar o Imprio Bizantino. No ano 988, a Rssia se converte ao cristianismo, propiciando o aproximamento com os estados europeus e a criao de uma autntica cultura russa, herdeira da eslava, do alfabeto cirlico, que segue funcionando em nossos dias e das influncias de Bizncio, que decai ostenssivelmente, a partir de 1054, quando se rompem as relaes entre Roma e o Imprio Bizantino. Esta ruptura consiguiu que o isolamento fosse maior potenciando as relaes interiores entre Igreja e Estado durante o governo de Yaroslav o Sbio. Depois do seu falecimento, se produziu uma fragmentao do poder e do territrio.

A Presena dos Trtaros e os Czares

Outras cidades tomam o relevo sendo Vladimir a mais importante e, desde a que se empreende a unio do territrio russo. O prncipe governante em Vladimir, Yuri Dolgoruki, o fundador de Moscou, no ano de 1156. As lutas entre os russos favoreceram a invaso dos trtaros, que se instalaram em Saraj. Moscou foi um fiel aliado dos invasores, pelo que consiguiu aumentar seu poder, alm de que sua situao geogrfica influiu, pois se encontrava no centro pelo que passavam todas as rotas comerciais com sia. Este apoio finalizou no sculo XV em que Moscou derrota s foras trtaras, se anexa Novgorod, deixa de pagar o tributo ao Kam e reconquista os terrenos ocupados pelos lituanos. Uma vez consolidado o territrio, era necessrio consolidar a economia, assim os camponenses tinham que pagar cada vez mais impostos e em troca obtinham leis que concediam cada vez menos direitos em favor de seus senhores, chegando a converter-se em servos da gleba. Por outra parte, os governantes deixaram de lado antiga aristocracia, para outorgar a propriedade das terras aqueles homems que no duvidaram em combater a seu lado, acabando assim com as heranas. Ivam III se autoproclamou Czar no sculo XVI, convertendo seu reinado no ltimo basto ortodoxo do mundo. Seu sucessor Ivam IV, conhecido mundialmente como O Terrvel, consiguiu consolidar o poder autocrtico dos Czares de maneira indiscutvel atravs de contnuas guerras e de um acaso contra os boyardos, membros da antiga aristocracia. Com sua morte, Moscou se encontrava seriamente debilitada, em todos os aspectos.

A sucesso de Ivam o Terrvel deu lugar a numerosos conflitos internos que no se resolveram at 1613, com o nomeamento de Mijail Romanov, cujos descendentes governaram Rssia at 1917. Durante este perodo os camponenses empenharam ainda mais sua condio, se conquistou Sibria, anexaram parte de Ucrnia e Kiev, se produziram mltiplos conflitos

blicos e religiosos e se incrementou a abertura para ocidente da mo de Pedro I o Grande de uma maneira absolutamente sanguinria. No interior do pas se promulgaram leis, que condenavam com a morte aquelas pessoas, que no vistissem roupas ocidentais ou no aparassem suas barbas e desapropiaram a maior parte dos bens da Igreja ortodoxa. Transladou a capital do estado a uma cidade recentemente criada, So Petersburgo. Com a morte do Czar em 1725 chegou o conhecido como reinado das czarina s, que sups uma volta s tradies e a consolidao da Rssia como potncia mundial.

O sculo XIX

O sculo XIX se inicia com o nomeamento de Alexandre I como Czar. Foi ele quem consiguiu vencer a invaso das tropas de Napoleo, em 1812, graas ao duro inverno russo. Seus sucessores continuaram com as guerras expansionistas, enquanto no interior, alm de uma tentativa de abolir a servido da gleba, por parte de Alexandre II que morreu assassinado, a situao se deteriorava cada vez mais. A princpios do sculo XX se sucedem as lutas revolucionrias que obrigam a Nicols II a outorgar uma constituio em 1906. Ao estourar a Primera Guerra Mundial, Rssia se alia com Inglaterra e Frana, desde o primeiro momento, sofrendo a invaso de Polnia pelas tropas alems.

O Comunismo e a Segunda Guerra Mundial

Em 1917 se inicia a Revoluo Russa que acabou, com o poder dos czares e a transformao do pas na Unio de Repblicas Socialistas Soviticas. Com a morte de Lenim em 1924, a economia sofre um forte retrocesso, enquanto que o governo passa a manos da troika, Kamenev, Zinoviev e Stalin. Este ltimo consegue fazer-se com o poder, expulsando os outros dois membros da troika. Durante este perodo a economia russa se revitaliza atravs de uma forte industrializao, posta em marcha do primeiro plano quinquenal e a estabilizao da relaes diplomticas que culminaram com sua entrada na Sociedade de Naes em 1934. De 1936 a 1938 Stalim realiza uma minuciosa depurao do regime, acabando com qualquer mostra de dissidncia para seu labor, leva a cabo o II plano quinquenal e pe em marcha o III que interrompido pela invaso alem na Segunda Guerra Mundial que ao finalizar divide o poder poltico mundial em dois bandos: Estados Unidos e Rssia, iniciando-se a Guerra Fria.

Depois da morte de Stalin

Com a morte de Stalim em 1953 a diplomacia russa adquire uma importncia enorme, cujo objetivo conseguir a coexistncia pacfica das potncias. No foi fcil, entre outros incidentes

o muro de Berlim em 1961 e a crise de Cuba, em 1962, estiveram a ponto de ocasionar uma guerra que teria efeitos catastrficos. Com a chegada de Brezhnev, em 1964, se inicia uma intensificao de relaes com outros pases do Leste, seguindo a linha marxista mais pura. A situao mundial se tensiona cada vez mais, China comea um processo de abertura para o capitalismo que no gosta nada URSS, a invaso do Afganisto provoca uma sria crise com Estados Unidos que se agrava ainda mais com a instalao em 1983 dos primeiros msseis em solo europeu, para potenciar a poltica de fora comandada pelo Presidente Reagan. Andropov e Chernenko continuam na mesma linha, mas com a chegada ao governo russo de Gorvachov em 1985, tudo comea a mudar.

O princpio da mudana

Os presidentes russo e norte americano, Gorvachov e Reagan, se reunem por primeira vez em Genebra em novembro de 1985. Os frutos se percebem claramente, no interior da Unio Sovitica se produz uma clara abertura assim como uma menor presso para o resto dos pases do Leste. No exterior as relaes diplomticas com ocidente melhoram notavelmente, culminando com a assinatura da eliminao dos euromsseis e a retirada das tropas russas do Afganisto. Porm, esta abertura no foi fcil para Gorvachov, mltiplas crticas do setor mais reacionrio, movimentos independentistas em distintas repblicas e o Golpe de Estado falido de 1991, que acabou com a proibio do Partido Comunista da Unio Sovitica, diminuiu notavelmente sua credibilidade no interior do pas, a favor de Boris Yeltsin, atual presidente russo. Gorvachov demitiu-se no dia 15 dezembro de 1991, criando-se o dia 21 desse mesmo ms a Comunidade dos Estados independentes. A CEI est composta por 11 repblicas da antiga URSS: Armnia, Azerbaiyo, Bielorrusia, Kazajstn, Kirguizistn, Moldavia, Rssia, Tadzhikistn, Turkmenistn, Ucrnia e Uzbekistn. Nos acordos de constituio todas elas cediaram a Rssia o controle do armamento nuclear estratgico e Bielorrusia e Ucrnia assinaram o Tratado de No Proliferao Nuclear comprometendo-se a eliminar as armas nucleares de seu territrio.

A Consolidao da Rssia

O 1 de abril de 1992 o Parlamento Ruso celebra sua primeira sesso aps a disoluo da URSS. Dois mses mais tarde o Fundo Monetrio Internacional admite Federao Russa como membro de pleno direito. Nesse mesmo ms de junho o Presidente Russo, Boris Yelstin e o norte americano, George Bush chegam a um acordo em Washington sobre o Tratado de Reduo de Armas Estratgicas. Um ano mais tarde assinado em Moscou o Segundo Tratado de Reduco de Armas Estratgicas.

O 21 de setembro de 1993 Yeltsin dissolve o Parlamento russo e convoca eleies para o 11-12 de dezembro com objeto de constituir uma nova assemblia legislativa. Horas depois desta dissoluo o Parlamento declara esta ao como um golpe de estado do Presidente russo e o depe do cargo tomando juramento a Aleksandr. V. Rutskoi como presidente atuante. Tanto os integrantes do governo como o Presidente norte americano Bill Clinton e todas as Repblicas que compem a CEI expressam seu apoio a Boris Yelstin. O 4 de outubro as foras armadas tomam o edifcio do Parlamento aps vrios dias de graves enfrentamentos. O 8 de novembro Yelstin assina o projeto para uma nova Constituo russa que agranda os poderes do ejecutivo e restringe o perodo presidencial a quatro anos; esta constituio deve ser ratificada pelo menos pelo 50 % do povo russo nas eleies do 10 dezembro. Nestas eleies se aprova a nova constituio que entra em vigor o 21 de dezembro enquanto que atinge a maioria no Parlamento o Partido Liberal Democrtico, chefiado por Vladimir Zhirinovski com um 24 % dos votos.

O 28 de janeiro de 1994 a Rssia e a OTAN assinam um programa de cooperao. Nas eleies de 1996 apesar de seu delicado estado de sade consegue de novo a vitria Boris Yelstim, quem continuara como Chefe do Estado e do Governo russo at o ms de julho do ano 2000.

Na atualidade o presidente de Ucrnia Leonid Kuchma, sendo o primeiro ministro Pavlo Lazarenko.

Fonte: www.rumbo.com.br

Histria da Rssia

Rssia: do fim do Comunismo a crise atual

Nenhum pas recentemente passou por uma transformao to profunda e radical como a Rssia de hoje. Abandonou um regime poltico-econmico que perdurou por mais de 70 anos, o do Socialismo, e lanou-se em reformas que visavam alterar sua prpria essncia. Foi uma imensa operao de reverso econmica de um modelo estatizante, baseado na propriedade coletiva dos meios de produo e no planejamento econmico centralizado, para um sistema oposto, o do Capitalismo laissez-faire. Adotaram como modelo, o estado liberal ocidental, onde o intervencionismo reduz-se a um mnimo e as propriedades estatais foram entregues ao controle e administrao privados.

As reformas na Rssia ganharam amplo apoio, poltico e financeiro, dos principais pases capitalistas ocidentais em funo delas visarem a absoro dela ao sistema capitalista mundial, por sugesto da Frana fundou-se, em 1989, o Banco Europeu para a Reconstruo e o Desenvolvimento, para amparar as transformaes que estavam ocorrendo no Leste europeu. Foram estendidos Rssia e ao governo de Boris Yeltsin generosos emprstimos que permitiram que ele sobrevivesse politicamente s naturais turbulncias do processo. Tudo indica que com a crise asitica e a generalizao dos seus efeitos, a Rssia marcha para uma depresso econmica. Tendo uma das maiores reservas do mundo de petrleo, gs, minerais e demais produtos estratgicos (com os quais paga suas dvidas e paga suas importaes), qualquer abalo que ela sofra faz com que as economias dos pases ricos tambm se afetem e sintam-se ameaadas.

A Era das Reformas: a glasnost e a perestroika

As grandes modificaes porque a Rssia passou recentemente tiveram seu inicio durante o 27 Congresso do Partido Comunista da URSS, realizado em 1986. No seu informe, o ento secretrio-geral do partido Mikhail Gorbachev anunciou a necessidade de uma profunda modificao nas estruturas do pais. Segundo ele a URSS dirigia-se para a atrofia tecnologica, para uma petrificao que a deixaria vulnervel na sua competio com os E.U.A.

Apesar de seus sucesso em armas atmicas e na conquista espacial ela, visivelmente, perdia a corrida da informtica, da computao e da robotizao. Os altos custos da industria blica ( a URSS, muito mais pobre do que os EUA era obrigada a gastar as mesmas somas em gastos militares) faziam com que a populao fosse sacrificada no seu bem estar. Alm disso escasseavam recursos para modernizar e fazer avanar outros setores chaves do desenvolvimento.

Agravaram-se, aos problemas de ordem tcnica, os de origem ideolgica. A mstica oficial do regime comunista no exercia mais qualquer entusiasmo na populao. Nem dentro nem fora da URSS. O cinismo virou uma segunda natureza dos cidados. A rebelio do Sindicato Solidariedade na Polnia nos anos 70-80 mostrou que at a base histrica do movimento - os trabalhadores fabris - abandonavam em massa o comunismo e que ele s se mantinha pelo uso da fora (como ocorreu na decretao da ditadura pelo gen. Jaruzelvski em dezembro de 1981).

Prevendo futuras fraturas nos pases integrantes do Bloco Sovitico ( URSS, Polnia, Romnia, Bulgria, Hungria, Checoslovquia e Alemanha Oriental) Gorbachev props o que se chamou

de Doutrina Sinatra. Dali em diante cada pais acharia seu prprio caminho (My Way) para permanecer ou no socialista, escolhendo ficar ou no dentro do Bloco Sovitico.

O resultado no se fez esperar. Na noite de 9 de novembro de 1989, depois de crescentes manifestaes que obrigaram o regime da RDA (Alemanha Oriental) a capitular, milhares de alemes comearam a demolir o Muro de Berlim que separava a ex-capital da Alemanha desde 1961. Enquanto isto sucediam-se as transies, ora pacficas (como na Checoslovquia e Hungria) ora violentas (como na Romnia e na Iugoslvia, que apesar de repblica socialista, no fazia parte do Bloco do Leste, tendo uma politica autnoma, independente da OTAN e do Pacto de Varsvia. No conseguiu porm evitar que a desapario do partido comunista provocasse a exploso separatista que a tem infelicitado desde 1990.) dos regimes comunistas para os democrticos. O desmoronamento da parte ocidental do Bloco Sovitico, os ento chamados pases-satlites, ps fim ao Pacto de Varsvia e ao seu sistema defensivo, corroendo, dois anos depois, a prpria estrutura interna da URSS.

Sntese das transformaes no Leste Europeu

Alemanha

O governo comunista alemo-oriental abre o Muro de Berlim em 9 de novembro de 1989. Inicia-se a sua demolio. No dia 3 de outubro de 1990, o Parlamento alemo ( Bundestag) celebra a unificao nacional. Desaparece o regime comunista e a RDA ( Republica democrtica alem)

Bulgria

Renncia do ditador comunista Todor Zhivkov em 10 de novembro de 1989, que estava 35 anos no poder. As posies de poder do PC blgaro so revogadas em janeiro de 1990. Hungria Em outubro de 1989 ocorre a dissoluo do PC hngaro. Tropas soviticas evacuam do pais em 19 de junho de 1991.

Polnia

O Sindicato Solidariedade faz um acordo com o governo comunista em 5 de abril de 1989 para eleies gerais. Em 4 de junho de 1990, Lech Walesa lder do Solidariedade torna-se presidente da Polnia

Romnia

O Conselho de Salvao nacional anuncia, em 22 de dezembro de 1989, a derrubada da ditadura comunista de N. Ceausescu (fuzilado no dia 25 de dezembro de 1989)

Tchecoslovquia

Revoluo de Veludo; o movimento democrtico Foro Cvico liderado por Vclav Havel fora a capitulao do PC tcheco. Havel foi eleito presidente provisrio da republica tchecoslovaca em 29 de dezembro de 1989.

A Glasnost

Internamente a reforma de Gorbachev visou sacudir de alto a baixo o pesado aparato do partido comunista, h mais de 70 anos no poder. Para tanto imaginou fazer com que as decises dos altos chefes adquirissem transparncia (glasnost em russo), a fim de que o povo russo, completamente margem das deliberaes, tivesse uma participao mais eficiente e democrtica no controle e vigilncia do governo. Realizou para tanto uma srie de modificaes nas bases e outras instituies comunistas, privilegiando as decises majoritrias e no mais as tomadas apenas pelas chefias.

Abrindo o regime ele permitiria que uma lufada renovadora arejasse seus quadros para mudar-lhes a mentalidade e suas prticas. As lideranas partidrias e administrativas teriam que aprender a no mais celebrar reunies sigilosas ou secretas. Todos estariam dali em diante submetidos aos olhos do pblico, como se o povo os visse atravs de uma vitrine. Evidentemente que essa politica encontrou srias resistencias por parte da nomenklatura, a casta de funcionrios dos escales mdios e superiores que no se identificavam com as transformaes e que, consequentemente, as sabotavam.

As Razes Externas

Evidentemente que o processo de reformas foi fortemente motivado pelo que se chamou de a segunda guerra fria declarada pelo presidente Ronald Reagan. Reagan um republicano conservador, cujo mandato estendeu-se de 1980 a 1988, acreditava que a URSS era o Imprio do Mal e que devia ser submetida a uma intensa presso para que se rendesse. Lanou para tanto, em 1982, o projeto denominado de Iniciativa de Defesa Estratgica, apelidado de Guerra das Estrelas (Star Wars), que compreendia a militarizao da estratosfera terrestre. Um multimilionrio e complexo sistema de estaes orbitais, satlites e msseis que seriam deslocados para o espao para dali prevenir ou iniciar uma guerra total contra a URSS. Somente para a pesquisa inicial Reagan solicitou uma verba de 26 bilhes de dlares.

Gorbachev sabedor que a URSS no tinha recursos para lanar-se em tal aventura inclinou-se por aceitar uma acordo de paz. Visivelmente a URSS sentiu ter perdido a guerra fria, que j se arrastava por mais de 40 anos, a World Watch, uma organizao no-governamental calculou que os gastos militares entre 1948-88 atingiram a cifra de U$ 17 trilhes de dlares.

A perestroika

A abertura poltica que resultara da adoo da glasnost - da transparncia - por si s no bastava. Era necessrio retirar a economia sovitica do marasmo, herdado do longo governo de Brejnev (1964-1982). Reformas urgentes deviam complement-la. Maior autonomia foi dada s direes e s administraes das fbricas e minas e demais empresas que, dali em diante, foram estimuladas a executar seus planos de produo independentes da gerncia central. A inteno era esvaziar o todo-poderoso Ministrio do Planejamento (o Gosplan) responsvel pela elaborao e execuo dos Planos Qinqenais, descentralizando a poltica administrativa.

A nfase dos gastos da perestroika - a restruturao - recairia sobre os bens de consumo e a informtica. Para tal elaborou-se o Plano de 500 dias que previa a formao de uma economia mista, estatal-privada, em 4 estgios. Era preciso transferir os recursos da insacivel industria blica e da KGB, que absorvia quase a totalidade do oramento da repblica, para outros setores que contemplassem o bem-estar do cidado comum (habitao, saneamento, transporte, etc..), alm dos acima citados.

Gorbachev manifestou, num clebre discurso, sua estranheza pela contradio inerente economia sovitica: ela era capaz de desenvolver tcnicas que permitira a um satlite fotografar o lado obscuro do planeta Marte e, no entanto, incompetente em produzir um bem

de consumo durvel e de qualidade. Nenhum aparelho domstico russo merecia a confiana dos consumidores.

O desabamento da URSS As reformas de Gorbachev expuseram uma realidade. O regime comunista era irreformvel. O imenso aparelho burocrtico-militar ossificara-se a tal ponto que no mostrou nenhuma flexibilidade que lhe permitisse conviver com alteraes e modificaes substanciais. Quando buliram nele ele ruiu. A glasnost e a perestroika monstraram sua imensa fragilidade atrs da sua aparncia macia. Em 19 de agosto de 1991 as velhas foras polticas concentradas em altos escales do Partido Comunista e da Policia Secreta (KGB) ensaiaram um golpe de estado para depor Gorbachev. Os tanques dirigiram-se para o Parlamento russo em Moscou e para ocupar demais pontos estratgicos. O povo saiu as ruas para resistir enquanto o segundo homem do regime Boris Yeltsin, ento presidente do Parlamento, assumiu a liderana anti-golpista. Fracassado o levante, a URSS desmantelou-se. Foi como se tivessem aberto a Caixa de Pandora que guardava, por mais de 70 anos, todas as tenses e frustraes das mais de cem etnias e nacionalidades que a compunham. Em apenas dois anos, entre 1991-2, alm da Federao Russa, formaram-se outros 14 pases. Surgiram: as repblicas blticas da Estnia, da Letnia e da Litunia; as republicas da Bielorussia, da Ucrnia e da Moldvia; as republicas do Cucaso, como a Georgia, a Armnia e o Azerbaijo, e as da sia Central, como o Turquemenisto, o Uzbequisto, o Casaquisto, o Tajiquisto e o Kirquizisto. No lugar da antiga URSS brotou uma fico poltica, a dbil Comunidade dos Estados Independentes, formada pela federao russa e pelos novos pases. Muitos deles viram-se imediatamente envoltos em guerras civis ou em conflitos ticos e de separatismo interno. Abalado pelo fracasso da reforma e pelo golpe que se seguiu, Gorbachev viu-se obrigado a renunciar, substituindo-o Boris Yeltsin que, em 1991, tornou-se o primeiro presidente eleito na Rssia pelo voto direto (sendo reeleito em 1996).

A Crise Econmica Um dos mais graves problemas que acometem a Rssia atual diz respeito a questo das propriedades. No tendo uma burguesia autocne e um empresariado preparado, as grandes empresas estatais de petrleo, gs, carvo, ouro, etc...caram em mos de seus antigos administradores, de seus ex-gerentes. Eles usurparam aquelas propriedades que eram patrimnio pblico. A transio da propriedade coletiva para a privada foi desastrosa entre outras razes porque no resultou de um consenso. Um pequeno grupo de homens poderosos, uma oligarquia de arrivistas e oportunistas, tornou-se a nova classe dirigente da Rssia.

Chamaram-nos de os Sete Boiardos(*) e se equiparam aos bares ladres surgidos na metade do sculo 19 nos E.U.A. Ao concentrarem quase toda a riqueza produtiva do pais, exercem enorme influencia junto a Boris Yeltsin e tem rejeitado aceitar as polticas tributrias dele. Em quanto isto os negcios mdios e pequenos tm sido controlados por mfias, grupos privados que se adonaram de parcelas do mercado e rivalizam-se com os demais. Isto tornou Moscou uma das cidades mais violentas do leste europeu. As industrias deficitrias, por sua vez, com tecnologia obsoleta, ficaram ainda no controle do estado aumentando-lhe ainda mais o dficit pblico. Para criar a sensao de que a Rssia partilhava do mundo do consumo, a administrao Yeltsin abriu seu mercado interno aos produtos estrangeiros (grande parte deles de luxo), os quais, at pouco tempo, pagava com a exportao de gros, petrleo e minerais. Paralisia econmica e desastre social Graas ao volumoso auxilio que recebia do Ocidente (tanto do FMI como dos E.U.A. e Alemanha) o governo russo conseguiu sobreviver as crises internas (a mais retumbante foi a guerra, entre 1994-96, contra a Chechnia, uma pequena repblica separatista do norte do Cucaso) e oposio que a maioria da Duma lhe faz (o parlamento russo majoritariamente composto por deputados comunistas e nacionalistas, ambos hostis poltica liberal e procidental de Yeltsin). Porm, sem conseguir modernizar seu aparato industrial e produtivo, nem legitimar o sistema de propriedades, e menos ainda regularizar o seu sistema tributrio, (a sonegao fiscal banalizou-se), o governo esvasiou-se, ficou sem recursos. Os servios pblicos (educao, sade, transportes e segurana) entraram em colapso e os salrios, alm de muito baixos, so recebidos com enorme atraso. Afetada pela crise asitica que, em rpidos passos, desloca-se em direo ao Ocidente, e pela volpia especulativa, a Rssia no resistiu fuga dos capitais. O governo, tremendamente endividado, apelou para a moratria (suspenso de pagamentos). As desigualdades sociais tornaram-se gritantes. As ruas e praas das principais cidades russas acolhem um nmero impressionante de aposentados e pessoas pobres que procuram vender seus escassos bens. A desvalorizao do rublo provocou uma alta do dlar, e os bancos, para evitarem a quebra geral, congelaram as contas correntes dos seus depositantes. Neste cenrio sombrio no se vislumbrou, at o momento, alternativas que acenem para uma soluo no traumatizante. O governo est paralisado, o presidente Boris Yeltsin enfraquecido politicamente e doente, se esvai a cada dia que passa. A oposio por sua vez prope algum tipo de reestatizao, retomando as antigas bandeiras do regime coletivista desaparecido em 1991. Evidentemente que um governo de coaliso - de salvao nacional - entre os reformistas, os comunistas e os nacionalistas poderia fazer com que pelo menos o pais voltasse a estabilidade. O problema so suas desavenas ideologicas e administrativas. Concluses Pode-se interpretar a atual crise geral da Rssia como resultante de uma combinao de calamidades, rara em qualquer tempo da histria, um momento em que confluiram o fim de

um imprio, a pulverizao ideologica que lhe dava sustentao e o colapso de um partidoestado que completara mais de 70 anos no poder. Especificadamente pode-se arrolar as seguintes causas: 1) a decomposio do antigo Imprio Russo, que existia fazia 5 sculos, herdado pela URSS, provocando um brusco rompimento nas relaes de controle e dependncia que ligavam a Rssia com as demais regies e provncias, fazendo com que muitos recursos, alimentos e matrias primas, no estivessem mais acessvel, pelo menos nos preos anteriores, indstria e ao mercado russo;

2) o desaparecimento do Marxismo-leninismo como ideologia oficial do regime, cujo esfumaamento deixou o estado e grande parte do povo sem uma motivao coletiva clara, no tendo conseguido um outro norte para dar um rumo aos propsitos nacionais. O Estado Russo Czarista considerava-se a concretizao do Cristianismo Ortodoxo e mentor do Paneslavismo; o Estado Russo Sovitico, por sua vez, apoiava-se no Marxismo-leninismo, sendo o centro do Internacionalismo socialista; o novo Estado da Federao Russa de hoje nada tm, nada representa de significativo, de transcendental. Vive num vcuo, carente de valores ticos e morais; 3) tanto a integridade territorial da URSS como a sua coeso administrativa dependiam dos quadros do Partido Comunista, havendo uma completa fuso entre partido e estado (no era possvel ser funcionrio de destaque e de confiana sem ser membro do partido). Com a abolio desta relao, com o apartamento definitivo do partido com o estado, ocorrida em dezembro de 1991, este ficou sem o cimento que lhe dava solidez. A dissoluo combinada, quase que automtica, destes elementos (o imprio, a ideologia e o partido), que sustentavam a enorme engrenagem imperial-administrativa, parece-nos ser a responsvel impessoal, oculta, que paira por detrs da gravssima crise do pas. Por ltimo, mas no menos importante, inexiste na Rssia atual um partido politico hegemnico que possa dar estabilidade administrao e s instituies. Acresce-se a isto a vocao autoritria da maioria dos administradores e demais autoridades que no educaramse numa cultura democrtica, cultura alis completamente ausente da historia russa. As principais medidas governamentais terminam sendo decididas pelo mandonismo do governante e no obtidas por meio de consultas ou consenso. A gigantesca responsabilidade de gerenciar um pas de dimenses continentais (17 milhes de km2), e ainda uma potncia nuclear, concentra-se num ncleo de poder instvel que a presidencia de Boris Yeltsin. A fraqueza, a indeciso e a debilidade dele, alastra-se pelo restante das regies, generalizando a crise. (*) Os boiardos eram os antigos membros de uma oligarquia de nobres que governava a Rssia no sculo 16 e que foram exterminados pelo czar Ivan o Terrvel na luta pelo poder. Os sete boiardos de hoje so: Boris Berozovski (Logovaz: automveis, televiso e leo); Mikhail Friedman (Alfa Group; leo, ch, acar e cimento); Mikhail Khodorkovski (Ros-Prom: banco e leo); Vladimir Gisinsky (Media-Most Group: televiso, jornais e bancos); Mikhail Smolesnki

(SBS-Agro: banco); Vladimir Potanin (Unemix bank: banco, leo, gs, mdia, metais ferrosos); Vladimir Vinorgadov (Inkombank: banco, metais e leo); Victor Chernomyrdin (Gazprom: conglomerado de gs) e homem de confiana de Yeltsin. Resumo da histria da URSS 1905 - 1917 Guerra russo-japonesa de 1904 provoca Revoluo de 1905, Czar obrigado a fazer concesses Duma (Parlamento). Em 1906 inicia-se a contra-revoluo e o czar recupera seus poderes autocrticos. Rssia na guerra mundial contra o Imprio alemo e austraco (1914-18). Derrota russa e dissoluo do exrcito. Agitao nas trincheiras e na cidades. Greves operrias e motins de fome. 1917 Revoluo de fevereiro em S.Peterbsurgo. Priso do czar. Formao do governo provisrio (prncipe Lvov e depois Kerenski). Retorno de Lenin do exlio. Acirra-se as diferenas entre mencheviques e bolcheviques. Golpe de estado bolchevique (em 25 de outubro). Derrubada do governo provisrio, formao do governo dos sovietes. Incio da ditadura bolchevique. Lenin chefe de estado e presidente do Comit Central do Partido Bolchevique. Negociaes de paz (Tratado de Brest-Litovsk) com a Alemanha para retirar a Rssia da guerra. 1918 - 1921 Guerra civil entre Vermelhos (bolcheviques) e Brancos (czaristas). Fuzilamento do czar e de sua famlia em Ekaterinburgo. Comunismo de Guerra (poltica de expropriaes foradas) Pas arrasado pela guerra. Criao da Tcheka (GPU). Fundao da III Internacional socialista (Komintern). Trotski lidera o Exrcito Vermelho na vitria. Novo Manifesto Comunista. Ditadura do Partido Comunista sobre todo o pas 1921 - 1924 Rebelio dos marinheiros do Kronstat. Fim do comunismo de guerra. Nova Economia Poltica: restaurao de prticas capitalistas e abertura aos investimentos estrangeiros. Mudana definitiva da capital de Petrogrado para Moscou. Lenin lder absoluto do partido e do estado. Morte de Lenin (em janeiro de 1924). Petrogrado rebatizada como Leningrado 1924 - 1928 Troika assume no lugar de Lenin (Stalin, Zinoviev e Kamenev) Trotski excludo. Rivalidade entre Stalin (socialismo num s pas) e Trotski (revoluo permanente). Trotski e Zinoviev so banidos, proclamao do socialismo num s pas. Incio da autocracia de Stalin. 1929 - 1936 Planos Qinqenais. Projeto de industrializao acelerada do pas. Coletivizao das terras (kolkozes e solfkozes), eletrificao total, indstria pesada e controle sobre consumo. Campanha de educao elimina com analfabetismo. Formao de tcnicos e administradores em massa. Tecnocracia apoiada por Stalin afasta os militantes partidrios. 1936 - 1938 Grandes expurgos. Elite do Partido , do Exrcito e da Policia Secreta (NKVD) eliminada. Processos contra Bukarin, Radeck, Piatakov e Tukashevski. Yezov e Iagoda.coordenam o Grande Terror (800 mil fuzilados). Ascenso de L.Beria (segundo homem mais importante). Domnio socio-politico da tecnocracia e da burocracia partidria que se materializa na autocracia stalinista

1939 - 1941 Pacto Germano-sovitico de no-agresso (Pacto Ribbentrop- Molotov). Stalin acerta-se com Hitler em torno da Polnia (que ser partilhada por ambos em 1939) e assina acordo econmico com a Alemanha nazista (mquinas e equipamentos por matrias-primas). 1941 - 1945 Invaso nazista destruiu Rssia ocidental: 20 milhes de mortos. Contra-ofensiva sovitica iniciada em 1943 leva conquista de Berlim. Todo o leste europeu cai sobre controle sovitico. Partilha da Alemanha com aliados ocidentais. URSS super-potncia mundial rivaliza com os E.U.A. 1945 - 1953 Guerra fria. Stalin retoma controle autocrtico. Expurgo dos valores ocidentais.Apogeu do Culto Personalidade. Ampliao do GULAG (sistema de campos de concentrao). Poltica de reconstruo acelerada e corrida armamentista. Deslocamento de povos e etnias suspeitas de colaboracionismo. Bomba atmica sovitica (1949). Morte de Stalin provoca comoo nacional. Incio do degelo. Em 1956, Krushev denuncia Stalin e sua poltica no 20 Congresso do PCURSS. princpio da desestalinizao. Fonte: educaterra.terra.com.br Histria da Rssia Histria da Rssia A Antiga Rssia Antes do I sculo, as terras vastas da Rssia do Sul pertenciam a tribos que no eram unidas entre si, como os Proto-Indo-Europeus e os Citas. Entre os sculos III e VI, as estepes foram esmagadas por ondas sucessivas de invases brbares e nmadas, conduzidas por tribos blicas como os hunos, entre outros. Entre os sculos X e XI, o principado de Kiev (a partir do qual se formaram grande parte dos pases eslavos actuais) era o maior da Europa e um dos mais prsperos, devido ao comrcio diversificado tanto com a Europa como com a sia. Durante o sculo XI e XII, a incurso constante de tribos turcas nmadas, como os cumanos e os pechenegues, levou migrao macia das populaes eslavas do Sul s regies pesadamente arborizadas do norte, conhecidas como Zalesye. Por volta do sculo XIII os cazares governaram o Sul da Rssia. Foram aliados importantes do Imprio Bizantino e originaram uma srie de guerras sangrentas contra os califados rabes. Nessa era, o termo "Rhos" ou "Rus" passaram a ser aplicados aos eslavos que dominavam a regio. Os estados medievais da Repblica de Novgorod e Vladimir-Szdal emergiram como sucessores do antigo e grande principado de Kiev naqueles territrios, enquanto que metade do rio Volga veio a ser dominada pelo estado muulmano do Volga, a Bulgria. Em muitas outras partes de Eurosia os territrios foram atravessados pelos invasores mongis, que formaram o estado da "Horda de Ouro", e pilharam os principados russos durante mais de trs sculos.

Depois, o trtaros governaram os territrios do Sul e do centro da Rssia actual, enquanto os territrios da Ucrnia actual e da Bielorssia foram incorporados no Gro-Ducado da Litunia da Polnia, dividindo assim a populao russa. Moscvia sob o comando de Moscovo que Moscvia (tambm conhecida como Principiado de Moscovo ou Gro-Ducado de Moscovo) reanima-se e organiza a sua prpria guerra da reconquista, voltando a anexar os seus territrios. Depois da queda de Constantinopla em 1453, Moscvia permaneceu como o nico estado cristo mais ou menos funcional na fronteira oriental da Europa, permitindo reclamar a sucesso do Imprio Romano Oriental. No comeo do sculo XVI, o principiado decide que o objectivo nacional seria recuperar todos os territrios russos perdidos durante a invaso dos Trtaros e proteger a regio fronteiria do Sul contra contra-ataques dos Trtaros da Crimeia e dos Turcos. Os nobres foram obrigados a servir nas foras militares para esta reconquista. Em 1547, Ivan o Terrvel, foi oficialmente coroado o primeiro czar da Rssia. Durante o seu reinado, Ivan I reconquista os territrios aos trtaros e cria uma Rssia multi-cultural e multireligiosa. No fim do Sculo XVI, Ivan consegue criar as primeiras sementes na Sibria. Ivan tambm ser lembrado pelas suas atrocidades durante o sculo XVII. As barreiras criadas pelos muulmanos na zona da Turquia e do mdio-oriente fizeram que as especiarias oriundas da ndia destinadas para a Europa passasse pela zona norte-este da Europa: Moscvia. O principiado soube aproveitar esta tendncia e criou grandes rotas comerciais entre a ndia, a Moscvia e, por fim, a Europa. Porm, as novas vias comerciais martimas com o Oriente abertas pelos portugueses durante os Descobrimentos, contriburam para o declnio da riqueza que ento viera a ser gerada atravs dessas rotas comerciais. A Rssia Imperial com a Dinastia de Romanov (iniciada em 1613) que se inicia o grande processo de "imperializao" da Rssia. Pedro, o Grande ou Pedro I da Rssia, derrotou a Sucia na Grande Guerra do Norte forando o inimigo a ceder partes do seu territrio. E na ngria que se forma uma nova capital: So Petersburgo (nome em homenagem a Pedro). Com as ideias do Oeste Europeu, Pedro I faz evoluir a Rssia que antes se encontrara numa situao de pobreza extrema e prepara o caminho para o auge do pas. O territrio do imrio aumenta e, em 1648, o lder cossaco Semyon Dezhnyov descobre o estreito que separa a Amrica da sia: o actual Estreito de Bering [7]. Nasce assim o maior imprio da Rssia. Czar Pedro I da Rssia com quem comeou a grande era imperial na Rssia. A czarina Catarina, a Grande continuou o trabalho de Pedro, derrotando a Polnia e anexando a Bielorrssia e a Ucrnia - outrora o principado de Kiev. Catarina assina um acordo com o reino da Gergia de modo a evitar invases rabes do imprio turco - a Gergia passa a ser protegida militarmente pela Rssia.

Em 1812, a grande armada de Napoleo entra em Moscovo mas v-se forada a abandon-la pois ao chegar a esta cidade, estava vazia. Os russos tinham preparado uma armadilha contra Napoleo. O frio e a falta de recursos foram responsveis pela morte de 90% das tropas francesas. Durante o regresso de Napoleo a Paris, os russos perseguiram-no e dominaram Paris trazendo para o imprio as ideias liberais que estavam em marcha na Frana e na Europa Ocidental. Ainda devido perseguio sobre Napoleo, a Rssia conquista a Finlndia e a Polnia. O golpe final sobre Napoleo foi dado em 1813 quando o imprio e os seus aliados os austro-hngaros e os prussianos - venceram a armada de Napoleo na batalha de Leipzig [7]. Sucessivas guerras e conflitos vo acompanhando a Rssia at ao fim da era czarista. Sai derrotada na Guerra da Crimeia que durou entre 1853 e 1856. Mais tarde, vence a Guerra Russo-Turca (1877-1878) e obriga o Imprio Otomano a reconhecer a independncia da Romnia, da antiga Srvia e a autonomia da Bulgria. [7]. A ascenso de Nicolau I trava o desenvolvimento da Rssia nos fins do sculo XIX com a criao da lei da servido obrigando os camponeses a lavrar as terras sem poder as possuir. O sucessor, Alexandre II (1855-1881), ao ver o atraso da Rssia em relao Europa, cria reformas que vo fazer com que a Rssia volte ao caminho do auge. Porm, as sucessivas derrotas da Rssia ao longo do sculo XIX e durante a o incio do sculo XX levaram instabilidade e ao descrdito em relao ao poder do Czar na altura. Os custos da guerra comeavam a avultados e a populao era quem suportava os custos dos soldados nas campanhas ao enviarem tudo o que produziam nos seus terrenos agrcolas. A revoluo de 1917 e o fim da era czarista Apesar da Rssia se ter tornado num dos pases mais poderosos do Mundo, apenas uma fina parte da populao (os nobres) tinham boas condies de vida. Os camponeses eram terrivelmente pobres e trabalhavam sol-a-sol os seus terrenos sem puder as possuir. As sucessivas derrotas em vrias guerras e batalhas durante a I Guerra Mundial e o descontentamento geral da populao fizeram com que a economia interna comeasse a deteriorar-se. [7] A instabilidade e a pobreza originaram uma revoluo: a Revoluo Bolchevique. Esta revoluo tem duas datas: 1905 e 1917. Na revoluo de 1905 comea o fim da era czarista quando a Rssia foi derrotada inexplicavelmente pelo Japo durante uma guerra entre estes dois pases. O Japo era um pas pequeno e fraco a nvel tecnolgico e isso abalou o czar Nicolau II bem como a sua popularidade. Tambm em 1905, um grupo de trabalhadores elaborou um abaixo-assinado ao czar, no Palcio Imperial, em So Petesburgo, exigindo melhores condies de trabalho. O movimento foi violentamente repreendido pelas tropas do czar, que mataram a sangue frio vrios dos trabalhadores. Esse episdio ficou conhecido como "Domingo Sangrento", e a partir dele se formaram os Sovietes. A revoluo de 1917 iniciou-se em Fevereiro daquele ano maioritariamente pelos bolcheviques. Entretanto, com a criao da Repblica Liberal Russa (dirigida por Kerensky) o governo ficou nas mos dos Mencheviques. O czar derrubado e termina a era czarista dos Romanov. Em Outubro do mesmo ano, os bolcheviques, liderados por Lenin e Trotsky

assumiram o poder e criaram o Partido Comunista onde foram dados os primeiros passos para a formao da URSS.

O Domingo Sangrento, episdio que ocorreu durante a Revoluo de 1905 e que iniciou a queda do regime imperial na Rssia. Aps a vitria dos bolcheviques, a Rssia sofre uma Guerra Civil (1918-1922) entre os Revolucionrios (Exrcito Vermelho) e os Contra-Revolucionrios (Exrcito Branco), estes ltimos apoiados por tropas estrangeiras. Para vencer, Lenin adopta o "Comunismo de Guerra", confiscando a produo agrcola de modo a abastecer os soldados. Com a vitria do Exrcito Vermelho, grandes empresas privadas foram fechadas como, por exemplo, a empresa Smirnoff Fonte: pt.wikipedia.org Histria da Rssia A formao do Estado Sovitico A Rssia foi o primeiro pas do mundo a implantar um regime socialista baseado nos princpios do marxismo (socialismo cientfico, elaborado por Karl Marx e Friederich Engels). Este regime foi estabelecido em 1917, quando uma revoluo derrubou a monarquia czarista que vigorava no pas. O lder da Revoluo Russa foi Vladimir Ilich Lnin, auxiliado por Leon Trotski, Josef Stalin e outros militantes do Partido Bolchevique (radicais de esquerda). Logo depois de assumir o poder, os bolcheviques instauraram um governo provisrio para dirigir o pas. O rgo mais importante do novo governo era o Conselho dos Comissrios do Povo, espcie de Conselho de Ministros (Comissrio era o nome com que eram designados os ministros do novo regime). O governo dirigido por Lnin tomou imediatamente diversas medidas destinadas a modificar totalmente a sociedade russa, visando conduzi-la para o caminho do socialismo. Entre as principais medidas, destacaram-se: reforma agrria e fim da propriedade privada da terra extino de todos os ttulos de nobreza desapropriao de indstrias, bancos e grandes estabelecimentos comerciais, que passaram para as mos do Estado nacionalizao dos bancos e investimentos estrangeiros criao do Exrcito Vermelho, com a finalidade de garantir a Revoluo

criao do Partido Comunista, como passou a chamar-se o Partido Bolchevique, como nico partido do pas ; o sistema de partido nico instituiu na Rssia a chamada "ditadura do proletariado", ou seja, o governo dirigido pelos trabalhadores. Todos esses itens constaram da Constituio Provisria de 1918. O governo dirigido por Lnin enfrentou logo forte oposio dos setores ligados ao antigo regime czarista. Militares, nobres, elementos da burguesia (industriais, banqueiros, comerciantes), alm de foras vindas de outros pases, comearam a atacar o novo regime. Teve lugar ento uma prolongada guerra civil, que causou milhes de mortos, tanto em conseqncia da guerra quanto, principalmente, em conseqncia da fome, pois a produo agrcola caiu assustadoramente e o sistema de abastecimento ficou totalmente desorganizado. A guerra civil s terminou em 1921, quando o Exrcito Vermelho, comandado por Trotski, derrotou os ltimos contingentes contra-revolucionrios. Em fevereiro deste mesmo ano o governo criou a Comisso Estatal de Planejamento Econmico (Gosplan), cujo objetivo era centralizar o planejamento e a execuo da poltica econmica. Como a guerra civil tinha devastado o pas e a fome atingia grande parte da populao, o governo decidiu abandonar momentaneamente os rgidos princpios do socialismo, que deveriam demorar um certo tempo para dar seus frutos, e voltar a utilizar algumas das formas de produo capitalistas, que vigoravam antes da Revoluo. Assim, foram autorizadas certas atividades particulares no campo e na cidade. Os agricultores podiam comercializar seus produtos; comerciantes podiam abrir pequenos estabelecimentos ; pequenas fbricas podiam ser dirigidas por particulares ; eram admitidas diferenas de salrios; o capital estrangeiro podia investir no pas. Estas medidas receberam o nome de Nova Poltica Econmica (NEP); graas a elas, a produo se normalizou em parte e a fome diminuiu. Em dezembro de 1922, o nome do pas foi mudado para Unio das Repblicas Socialistas Soviticas (URSS). Tratava-se de uma federao englobando sete repblicas: Rssia, Transcaucsia, Ucrnia, Rssia Branca, Uzbequisto, Turquemenisto e Tadiquisto. Em julho de 1923 foi promulgada uma nova Constituio, que estabeleceu como rgo mais importante o Soviete Supremo, composto por delegados de todas as repblicas, encarregados da escolha do Conselho Executivo. Stalin vence a Luta pelo Poder Lnin morreu em 1924. Dois importantes dirigentes do Partido passaram a disputar o poder: o secretrio geral, Joseph Stalin, e Leon Trotski, Comissrio do Povo para Assuntos de Guerra. Stalin venceu a disputa. Trotski no concordava com a orientao que Stalin imprimia direo do pas e passou a fazer oposio ao novo dirigente, mas foi expulso do partido e do territrio sovitico. Morreu no Mxico em 1940, assassinado por um agente de Stalin.

Controlando a burocracia partidria e estatal, Stalin foi afastando seus opositores at conseguir se tornar ditador absoluto em 1929. Alm da extrema centralizao poltica, Stalin implantou a planificao geral da economia, atravs dos planos qinqenais, que procuravam desenvolver a indstria pesada e forar a coletivizao da agricultura. Para obter a autosuficincia industrial, a produo de bens de consumo foi restringida; a erradicao do analfabetismo e a expanso do ensino tcnico tambm contriburam para que a Unio Sovitica alcanasse rapidamente um elevado nvel de desenvolvimento industrial. Uma nova Constituio, outorgada por Stalin em 1936, confirmou seu poder totalitrio, ao mesmo tempo em que uma poltica de expurgos macios, instalando o terror permanente, promoveu o afastamento e a eliminao dos opositores do regime. Com essa extrema centralizao e com o aumento do controle burocrtico e policialesco sobre a populao sovitica, Stalin instaurou o culto de sua personalidade, transformando a ditadura do proletariado em ditadura pessoal. O Fascismo e o Nazismo Enquanto Stalin, atravs da fora, impunha Unio Sovitica seu governo totalitrio, o restante da Europa assistia ascenso de regimes totalitrios na Itlia, com o fascismo, e na Alemanha, com o nazismo. Os tratados de paz que tinham sido impostos pelas potncias vencedoras da Primeira Guerra Mundial impediam que a Itlia e a Alemanha tivessem acesso aos mercados consumidores externos e s fontes de matria-prima, dificultando seu desenvolvimento industrial e sua equiparao s demais potncias da poca: Frana e Inglaterra. Gravemente afetados pela Grande Depresso de 1929, os governos da Itlia e da Alemanha estabeleceram como meta prioritria a reconstituio de seus imprios coloniais, atravs de uma poltica de anexao de territrios vizinhos. Para a execuo dessa poltica, os dois pases passaram a organizar poderosas e bem equipadas foras armadas. A agressiva poltica de expansionismo da Itlia e da Alemanha ps em risco o precrio equilbrio que vigorava entre os pases da Europa. Em maro de 1938, Hitler anexou a ustria e incorporou os Sudetos, regio da Tchecoslovquia habitada predominantemente por alemes. A Inglaterra e a Frana, principais potncias da Europa, se acovardaram diante da investida de Hitler e acabaram aceitando a anexao, pois achavam que isso iria satisfazer as ambies do ditador alemo. Mas Hitler no recuou, anexando, em 1939, o restante da Tchecoslovquia, enquanto a Itlia de Mussolini anexava a Albnia. Em abril do mesmo ano Hitler demonstrou a inteno de reocupar o corredor polons, regio que desembocava em Dantzig (atual Gdansk) e dava Polnia uma sada para o mar. Para evitar uma guerra em duas frentes, Hitler firmou um acordo secreto com a Unio Sovitica para dividir a Polnia (Pacto Germano-Sovitico de 27/8/39). Stalin concordou mediante a promessa germnica de no interveno na expanso sovitica pelo Mar Bltico. A Unio Sovitica e a Segunda Guerra Mundial

Em 1 de setembro de 1939, a Alemanha invadiu a Polnia. A Inglaterra e a Frana reagiram para proteg-la, desencadeando a Segunda Guerra Mundial. Enquanto isso, a Unio Sovitica se apossava da Polnia Oriental e invadia a Finlndia. Em 1940, Hitler avanou sobre a Frana e o norte da frica. Alm disso, firmou o Pacto Tripartite com a Itlia e o Japo, visando uma nova repartio da Europa e da sia Oriental. Em seguida, dominou a Hungria, a Romnia, a Bulgria e a Eslovquia. A Grcia e a Iugoslvia tambm foram submetidas logo depois. O pacto entre a Alemanha e a Unio Sovitica tambm no teve durao. Descontente com a adeso da Bulgria, sua zona de influncia, ao Pacto Tripartite, e impedido pelos alemes de anexar os estreitos do Mar Negro, Stalin se desentendeu com Hitler que, por sua vez, ordenou a invaso da Unio Sovitica em junho de 1941. No final de 1941, tambm os Estados Unidos entraram na guerra, depois que sua base de Pearl Harbor, no Pacfico, foi atacada pelos japoneses. A guerra se generalizou, desenvolvendo-se em trs frentes: a ocidental, a oriental e a guerra no Pacfico. Na frente oriental, embora com relativo sucesso no incio, o exrcito alemo enfrentou ferrenha reao dos soviticos. Por instruo de Stalin, o exrcito sovitico empregou a ttica de "terra arrasada": tudo era retirado por trem e levado para as regies orientais do pas: fbricas, mquinas agrcolas, gado, alm da populao; o que no podia ser levado era destrudo. Isso acabou dificultando seriamente o avano alemo. Mesmo sofrendo baixas considerveis, Hitler ordenou que seus comandados continuassem o avano, at o ltimo homem: seu objetivo era apossar-se dos campos petrolferos do Cucaso e das indstrias militares de Stalingrado. No auge do avano, a frente de guerra se estendia de norte a sul da Unio Sovitica. Os alemes sitiaram Leningrado por dois anos e chegaram at perto de Moscou. Mas os soviticos, beneficiados pelo inverno e contando com reforos trazidos de outros pontos do pas, resistiram e impuseram a mais importante derrota da guerra aos alemes, na tambm mais importante batalha do conflito - a batalha de Stalingrado. Comeava assim, em 1943, o recuo nazista, enquanto o exrcito sovitico ia avanando sobre as zonas ocupadas, conseguindo retomar a Bulgria, a Hungria, a Tchecoslovquia, a Polnia e a Finlndia, marchando com deciso sobre a fronteira oriental da Alemanha. Enquanto isso, o ataque combinado de ingleses e americanos libertou a Frana, os Pases Baixos e a Blgica, fechando o cerco a Hitler, pela frente ocidental. Em fevereiro de 1945, Roosevelt (Estados Unidos), Churchill (Inglaterra) e Stalin (Unio Sovitica) reuniam-se na Conferncia de Yalta para acertar os detalhes finais da grande ofensiva contra a Alemanha, fixar as zonas de ocupao sobre o territrio germnico a serem controlados por um conselho afiado e reformular o mapa europeu.

Em abril de 1945 os soviticos cercaram Berlim e em maio as tropa alems capitularam nas diversas frentes de batalha. Na Conferncia de Potsdam, no mesmo ano, Stalin, Churchill e Harry Truman, sucessor de Roosevelt na presidncia dos Estados Unidos, reuniram-se para definir o destino da Alemanha derrotada. Alm da desmobilizao completa de suas foras armadas, da reduo de seu parque industrial e da obrigatoriedade de pagar pesadas reparaes de guerra, a Alemanha teve seu territrio dividido em quatro zonas de ocupao a serem administradas pela Unio Sovitica, Inglaterra, Estados Unidos e Frana. Os Estados Unidos e a Unio Sovitica emergiram da Segunda Guerra Mundial como as duas maiores potncias do planeta. A Europa aps a Segunda Guerra Mundial Logo aps a guerra, a Europa viveu um perodo de estagnao econmica, em virtude da paralisao das atividades produtivas, sobretudo agrcolas, do desmantelamento da rede ferroviria, da baixa produo de matrias-primas e da drstica reduo da populao economicamente ativa. Apesar de terem sido aliados durante a guerra, os Estados Unidos e a Unio Sovitica comearam logo a se desentender, principalmente a partir da Conferncia de Potsdam, quando apareceram claramente as diferenas polticas entre os dais regimes e as divergncias em torno da partilha territorial e da definio das respectivas reas de influncia. Era certo, porm, que com o enfraquecimento da Gr-Bretanha e da Frana, caberia a soviticos e norteamericanos a deciso sobre os destinos da Europa. O fato de os Estados Unidos contarem com bombas atmicas em seu arsenal blico causava preocupao Unio Sovitica. Em contrapartida, o Ocidente ia se mostrando cada vez mais temeroso com relao ao avano sovitico, tendo em vista que, durante a Segunda Guerra, a Unio Sovitica anexara as repblicas blticas da Estnia, Letnia e Litunia, alm de ocupar outros pases que ajudara a libertar da presena nazista. E mais, o Cremlin cooperava ativamente com os partidos comunistas locais para a formao de democracias populares (Repblicas Socialistas) nestas regies. Foi o caso da Polnia e Iugoslvia (1945), da Albnia e Bulgria (1946), da Romnia (1947), da Tchecoslovquia (1948) e da Hungria (1949). Nas palavras do ex-chanceler ingls Winston Churchill, a Unio Sovitica de Stalin estendia sobre esses pases uma "cortina de ferro", que impediria qualquer influncia ou ajuda do capitalismo Europa Centro-Oriental.

A Guerra Fria Em 12 de maro de 1947, instado por Churchill, o presidente norte-americano Harry Truman proferiu um violento discurso no Congresso, conclamando seu pas e todo o Ocidente a lutar contra o totalitarismo sovitico (Doutrina Truman).

Era o reconhecimento pblico das divergncias entre as duas grandes potncias e o incio da chamada guerra fria. Para garantir e reforar sua influncia na Europa Ocidental , os Estados Unidos elaboraram o Plano Marshall. Atravs dele os Estados Unidos passaram a prestar poderosa ajuda aos pases europeus, destroados pela guerra. A Alemanha era um dos alvos mais importantes. Graas ajuda econmica, os Estados Unidos pretendiam conter a propagao do comunismo na regio. A Unio Sovitica, apesar de exaurida economicamente e com um decrscimo populacional de mais de 20 milhes de pessoas, mortas em decorrncia da guerra, no aceitou qualquer ajuda norte-americana, exemplo seguido pelos demais pases socialistas. Em setembro de 1947, foi criado o Comit de Informao dos Partidos Comunistas e Operrios - o Kominform -, com o objetivo de unificar a ao comunista na Europa Ocidental, sob orientao de Moscou. Com exceo da Iugoslvia, que se rebelou em 1948, todas as democracias populares foram intimadas a admitir a interveno de Stalin, que no hesitou em usar a fora repressora para obter o controle poltico e econmico dessas reas. O caso da Alemanha gerou um problema delicado, j que seu territrio estava dividido entre Inglaterra, Frana, Estados Unidos e Unio Sovitica, tornando uma administrao conjunta absolutamente invivel. Assim, americanos, franceses e ingleses decidiram em 1949 fundir suas respectivas zonas de ocupao, inclusive suas reas em Berlim, dando origem Repblica Federal da Alemanha ou simplesmente Alemanha Ocidental, com um governo autnomo prcapitalista e capital em Bonn. A zona oriental tornou-se a Repblica Democrtica Alem, ou Alemanha Oriental, segundo o modelo sovitico, com capital em Berlim Oriental. Enquanto os Estados Unidos, pelo Plano Marshall, promoviam a reconstruo da Europa, a Unio Sovitica criava, em 1949, o Comecon - Conselho para Assistncia Econmica Mtua -, visando auxiliar os pases socialistas a recompor suas economias, atravs dos princpios da planificao. No plano militar, as naes do Ocidente criaram, ainda em 1949, a OTAN (Organizao do Tratado do Atlntico Norte), como resposta exploso da primeira bomba atmica sovitica. A contrapartida do Cremlin veio em 1955 com a assinatura do Pacto de Varsvia (Tratado de Assistncia Mtua da Europa Oriental), um organismo de defesa que congregava a Unio Sovitica, a Alemanha Oriental, a Bulgria, a Polnia, a Romnia, a Albnia e a Tchecoslovquia. Um Mundo Bipolar Estava armado o cenrio para o confronto entre as duas grandes potncias, cuja animosidade ultrapassava as fronteiras dos respectivos aliados para se estender a outras regies do globo, sempre com o objetivo de ampliar suas esferas de influncia e dominar reas estratgicas. O mundo, ento, dividiu-se em dois blocos distintos e rivais: o capitalista, sob a liderana dos Estados Unidos, e o socialista, sob o comando da Unio Sovitica. As disputas entre as naes-lderes acabaram s e estendendo para outras regies da Terra, camufladas na forma de ajuda financeira e militar.

Concentradas na tarefa de sua reconstruo interna, a Frana, a Inglaterra e a Holanda tinham dificuldades em manter seus domnios coloniais na frica e na sia. Assim, os Estados Unidos passaram ofensiva para ocupar esses espaos, criando zonas de atrito com a Unio Sovitica, tambm preocupada em apoiar os partidos comunistas locais e garantir sua influncia nessas regies. Nesses locais ocorreriam os enfrentamentos entre as duas potncias a partir da dcada de 50. Exemplo marcante, nesse sentido, foi a Guerra da Coria, ocorrida entre 1950 e 1953. A guerra fria ia deixando o mundo todo apreensivo com a possibilidade de um enfrentamento direto, agora com armas nucleares. A idia de um confronto, ativas redes de espionagem, propaganda macia contra o regime poltico do "inimigo", este era o clima dominante dentro das potncias, que acabava se espraiando para suas respectivas reas de influncia.

A Ditadura de Stalin Internamente, sob a frrea conduo de Stalin, os soviticos implementaram o Quarto Plano Qinqenal (1946-1950), que privilegiava o setor energtico, o transporte ferrovirio e a reconstruo das fbricas atingidas pela guerra. Entre 1951 e 1955, o Quinto Plano Qinqenal, que incentivava principalmente o progresso tecnolgico e a indstria blica, elevou a Unio Sovitica ao lugar de segunda potncia industrial do mundo. Rapidamente, o pas tornou-se o maior produtor de ao e de petrleo. A agricultura, porm, no acompanhou esse ritmo, tornando problemtico o abastecimento de uma populao crescente, rato que teria repercusso desastrosa num futuro no muito distante. No plano poltico, a violncia que caracterizou o governo de Stalin atingiu no somente os soviticos, mas tambm os outros pases do bloco socialista, que tentavam encontrar vias prprias de desenvolvimento, fora dos rgidos padres do Kominform. Aps a dissidncia da Iugoslvia do marechal Tito, em 1948, Stalin mergulhou no terror a Europa do Leste, promovendo expurgos nos partidos comunistas da Hungria e da Bulgria (1949), da Polnia (1951) e da Romnia (19S2), garantindo pela fora que o exemplo iugoslavo no tivesse seguidores. Kruschev e a Desestalinizao A morte de Stalin, em 1953, desencadeou uma acirrada disputa pelo poder, vencida por Nikita Kruschev, identificado com o aparelho do Partido Comunista da Unio Sovitica (PCUS). Em 1955, sob essa nova liderana, a Unio Sovitica passou por um processo de liberalizao do regime. Uma das prioridades foi o aumento da produtividade agrcola, obtida pela descentralizao de reas econmicas, gerenciadas por conselhos locais.

Outro avano notvel ocorreu no mbito da tecnologia espacial: no dia 4 de outubro de 1957, a Unio Sovitica surpreendia o mundo com a notcia de que tinha colocado em rbita da terra um satlite artificial, o Sputnik. Era uma faanha sem precedentes. Menos de quatro anos depois, precisamente nu dia 12 de abril de 1961, o mundo tomava conhecimento de outro feito espetacular: pela primeira vez, um homem se deslocava em uma rbita da Terra, livre da atrao gravitacional. O nome do astronauta correu mundo: Iri Gagarin. Mas a realizao mais importante de Kruschev ocorreu sem dvida no campo poltico. Internamente, deu incio a um processo de abertura, amenizando o rigor da censura, reduzindo o poder da polcia poltica, reabilitando presos polticos e fechando diversos campos de trabalhos forados. Esse processo recebeu os nomes de degelo e desestalinizao, ou seja, eliminao dos traos deixadas por Stalin na vida da Unio Sovitica. O marco decisivo desse processo foi o XX Congresso do Partido Comunista da Unio Sovitica, em fevereiro de 1956, no qual Kruschev levou mais longe ainda sua iniciativa de desestalinizao: revelou e denunciou os abusos e crimes cometidos por ordem de Stalin. Esse fato repercutiu de maneira ampla nos pases socialistas da Europa Oriental, estimulando dissidncias. Mas a pesada herana stalinista ainda se fazia sentir e, atravs da interveno militar, a Unio Sovitica no permitiu que rebelies ocorridas na Polnia e na Hungria, no ano de 1956, desviassem esses pases de sua linha ideolgica. No plano externo, Kruschev deu incio a um processo de aproximao com os Estados Unidos. Num gesto de grande coragem, em 1959, fez uma visita de diversos dias quele pas. Era a primeira vez que um dirigente da Unio Sovitica j pisava o solo americano. Ao retornar a seu pas, Kruschev declarou: "Eu vi os escravos do capitalismo. E vivem bem. " Atravs dessa aproximao com os Estados Unidos, teve incio o que se denominou de coexistncia pacfica entre as duas superpotncias. Em 1959 o bloco socialista seria ampliado com a incluso de Cuba, primeiro pas da Amrica Latina a adotar o regime comunista, em decorrncia de uma revoluo liderada por Fidel Castro. Essa aproximao com o Ocidente, alm da poltica do degelo, no agradou aos dirigentes da China, que tinha feito sua revoluo socialista em 1949. L, o fervor revolucionrio no admitia aproximaes com os pases capitalistas nem o afrouxamento da rgida disciplina doutrinria. O que estava acontecendo na Unio Sovitica, para o lder Mao Ts-tung e seus seguidores, era "revisionismo", isto , desvio do caminho revolucionrio idealizado por Lnin. Aps um perodo de acusaes, em 1960 os dois pases romperam relaes. Milhares de tcnicos soviticos que trabalhavam no desenvolvimento de projetos na China foram chamados de volta, deixando interrompidas numerosas obras. Em 1961, novos acontecimentos viriam mostrar, de forma crua, que as relaes entre os pases comunistas e capitalistas estavam longe de se normalizarem. Na Europa, o governo da Alemanha Oriental, para evitar a fuga de cidados para o lado ocidental, mandou erguer um

muro, fechando a fronteira entre ambos os pases. Smbolo da intolerncia poltica, este muro s viria a ser derrubado em novembro de 1989. A crise dos msseis em Cuba Na Amrica, apesar dos ensaios de entendimento entre a Unio Sovitica de Kruschev e os Estados Unidos de John Kennedy, Cuba se transformaria num perigoso foco de tenso internacional. A Revoluo Cubana, ao estatizar as empresas estrangeiras instaladas em seu territrio, provocou represlias dos Estados Unidos, na forma de boicote importao de acar, principal fonte de divisas da ilha. Logo em seguida, em 1961, exilados cubanos, treinados e equipados pela CIA (Agncia Central de Inteligncia), tentaram invadir a ilha para derrubar o governo de Fidel Castro, no episdio conhecido como a "invaso da baa dos Porcos". Em decorrncia, Washington e Havana romperam relaes, e Cuba, por presso norte-americana, foi expulsa da OEA (Organizao dos Estados Americanos), ficando isolada poltica e economicamente do resto do continente. Esses fatos promoveram a aproximao de Fidel com os soviticos, de quem passou a receber ajuda financeira, tcnica e militar para estruturar o pas segundo moldes socialistas. Como parte da aliana, o Cremlin recebeu permisso para instalar msseis em Cuba, mas o governo americano logo descobriu e exigiu que fossem retirados. Foram dias de extrema tenso, com o mundo beira de uma guerra nuclear. Depois de muitas negociaes, os msseis foram levados de volta para a Unio Sovitica, mas as tentativas de aproximao entre os dois lados voltaram estaca zero. A Era de Brejnev Dentro da Unio Sovitica, Kruschev passou a sofrer presses devido a seu reformismo e perdeu seu posto em outubro de 1964 para Leonid Brejnev. Este, embora prometesse continuar as reformas internas e buscar a aproximao com o Ocidente, representava na prtica a retomada do controle pela poderosa burocracia, impermevel s mudanas, ainda que controladas. Brejnev teve que se equilibrar entre a estagnao da economia interna e o crescimento dos gastos militares. Alm da produo de armamentos, a Unio Sovitica gastava fortunas para manter suas tropas, em constante estada de alerta, no s em suas prprias fronteiras, mas tambm em diversos pontos do globo sob sua esfera de influncia. Nos 18 anos de poder, o governo de Brejnev se destacou por severo controle sobre os pases da Europa Oriental. Uma tentativa de empreender uma srie de reformas liberalizantes, liderada por Alexander Dubeek, na Tchecoslovquia, em 1968, foi esmagada por tanques do Pacto de Varsvia. O contato com os Estados Unidos foi retomado durante a gesto de Richard Nixon (19681974), mas as conversaes sobre limitao de armas nucleares acabaram interrompidas em decorrncia da invaso sovitica do Afeganisto, em 1979. Neste pas, o exrcito sovitico interveio para sustentar um governo pr-Moscou que acabara de derrubar a monarquia. A vez de Gorbatchev

A morte de Brejnev, em 1982, trouxe problemas na cpula hierrquica, pois seus sucessores, idosos e doentes, vieram a falecer pouco tempo depois da posse. Foi s em 1985, quando Mikhail Gorbatchev assumiu a direo da Unio Sovitica, que se iniciou a renovao dos quadros dirigentes, o que permitiu implementar reformas profundas, tanto na economia quanto na poltica e na administrao. Em fevereiro de 1986, Gorbatchev lanou a idia da glasnost, uma poltica de abertura e transparncia no trato das questes soviticas, ou seja, uma campanha contra a corrupo e a ineficincia na administrao, com propostas de maior liberdade na poltica, na economia e na cultura. Em seguida, lanou a perestroika, um plano de reestruturao do sistema poltico e econmico da Unio Sovitica. Em linhas gerais, tratava-se de retirar os excessivos controles sobre a economia, engessada pelo rgido planejamento estatal, e simplificar a estrutura administrativa, de dimenses gigantescas mas agilidade paquidrmica - tarefa extremamente complicada num pas de dimenses continentais, que congregava mltiplas nacionalidades, algumas submetidas fora no perodo de Stalin. clara que essa proposta de mudanas profundas passou logo a sofrer a oposio dos conservadores, ou seja, os comunistas ortodoxos, os burocratas do aparelho estatal que temiam perder seus cargos e privilgios, e os militares preocupados com possveis cortes no oramento das Foras Armadas. Apesar de toda a oposio, Gorbatchev conseguiu dar continuidade aos seus planos e teve ainda reforada sua liderana ao ser eleito presidente da Repblica em julho de 1988. Tratava-se de um caminho sem volta e Gorbatchev teve de enfrentar complicadores de peso. A abertura poltica incentivara movimentos de autonomia, principalmente dos povos da regio do Bltico (Letnia, Litunia e Estnia) que haviam sido subjugados por Stalin, e fizera explodir rivalidades entre grupos religiosos opostos, na Repblica do Azerbaijo (cristos ortodoxos contra muulmanos). Mas a economia continuava a apresentar um fraco desempenho, comprometendo o abastecimento de toda a populao. As reformas se Aceleram Em maro de 1989, pela primeira vez na Unio Sovitica, realizaram-se eleies livres para a escolha do Congresso dos Deputados do Povo; 180 milhes de soviticos foram urnas, confiantes de que viviam um momento nico de sua histria. O pleito, de certa forma , referendou as diretrizes de Gorbatchev, pois acabou impondo humilhante derrota aos candidatos oficiais. Surgia com fora, neste novo cenrio poltico, a figura de Bris Yeltsin, eleito representante da cidade de Moscou com 89,4f dos votos e adepto de reformas mais aceleradas. Yeltsin havia sido prefeito de Moscou e importante figura do Partido Comunista. Era do Comit Central.

Logo que Gorbatchev lanou as propostas da glasnost e da perestroika, Yeltsin passou defend-las com vigor. Era um ultra-reformista. Por isso, passou a sofrer violentas presses dos conservadores e acabou renunciando a seus cargos, passando para a oposio. Em fevereiro de 1990, uma nova legislao partidria estabelecia a permisso para a organizao de novos partidos polticos. Era o fim da hegemonia absoluta do Partido Comunista, que vigorava desde a tomada do poder pelos bolcheviques, com a Revoluo de 1917. Neste novo cenrio que se criou, logo ganhou fora a Plataforma Democrtica, frente poltica liderada por Bris Yeltsin. Isso acentuava a presso sobre Gorbatchev no sentido de ampliar as reformas polticas e econmicas. Mas a tarefa de transformar as velhas estruturas do imprio no podia se concretizar de maneira to rpida. Setenta anus de centralismo, produo subsidiada e rigidez burocrtica no se desfazem sem grandes transtornos. A passagem do modelo estatizado de produo para a economia de mercado gerou alta de preos e escassez de produtos, aumentando a insatisfao popular. Enquanto isso, o movimento separatista, iniciado nas repblicas blticas em 1990, crescia e se espalhava para outras repblicas. Somente respostas positivas na economia poderiam reforar os laos que mantinham juntas as quinze repblicas soviticas. Em maro de 1991, um plebiscito em toda a Unio Sovitica confirmou por larga maioria dos eleitores (76%) o desejo de que fosse mantida a unio do pas, na norma de uma "federao renovada de repblicas soberanas", com direitos iguais. Neste mesmo ano, o Congresso dos Deputados do Povo aprovou um programa econmico para acelerar a introduo da economia de mercado, com a liberalizao dos preos, privatizao de empresas e estmulo ao comrcio exterior. Gorbatchev achava-se numa posio delicada, pressionado, de um lado, pelos ultrareformistas, sob o comando de Yeltsin, e, de outro, pelos comunistas ortodoxos que faziam de tudo para solapar as reformas em curso. O Golpe de Agosto de 91 Em 19 de agosto de 1991, uma notcia causou comoo Mundial: a agncia sovitica Tass divulgou que Mikhail Gorbatchev havia deixado a presidncia da Unio Sovitica por "problemas de sade" e um certo Comit Estatal de Emergncia assumira o puder. O sentido era inequvoco: Gorbatchev fora vtima de um golpe de Estado. A "linha dura" do Partido Comunista pretendia reinstalar um regime totalitrio. Mas a populao reagiu. Milhares de pessoas saram s ruas e passaram a enfrentar os soldados e os tanques que se dirigiam ao edifcio do Parlamento da Repblica da Rssia. Barricadas impediam o avano dos tanques. A tripulao dos tanques era retirada fora de dentro dos veculos. Bris Yeltsin passou a comandar a resistncia, que ganhou inclusive a adeso de muitos militares.

O noticirio dava conta de que o golpe fora liderado por Guennady Yanayev, vice-presidente da Unio Sovitica; Boris Pugo, ministro do Interior; Dmitri Yazov, ministro da Defesa, e Wladimir Kryuchov, chefe da KGB (a polcia secreta sovitica). Gorbatchev permaneceu 60 horas preso na Crimia, numa casa de praia onde tinha ido descansar. Aos poucos, os golpistas foram perdendo fora diante da resistncia de quase toda a nao. Graas glasnost e perestroika, a Unio Sovitica mantinha agora contatos abertos com o exterior, que pde acompanhar o desenrolar dos acontecimentos. Vrios chefes de Estado do Ocidente exigiram enfaticamente a reconduo de Gorbatchev ao poder. Aps trs dias de resistncia, Yeltsin e os militares legalistas tinham recuperado totalmente o controle da situao e os golpistas foram presos. Gorbatchev desembarcou livre em Moscou. De volta ao cargo, o lder sovitico reafirmou seu compromisso com o socialismo democrtico e sua inteno de somar foras com Yeltsin, agora extremamente fortalecido por comandar a resistncia aos golpistas. Afastada a ameaa antidemocrtica, faltava Unio Sovitica superar seus grandes problemas econmicos e resolver a questo dos nacionalismos dentro do pas, j que os movimentos separatistas, principalmente nas repblicas blticas, no tinham cessado. Comea a Desintegrao do Imprio O golpe de agosto de 1991 praticamente abriu as comportas para o movimento de independncia das repblicas que compunham a Unio Sovitica. As repblicas do Bltico j tinham tentado separar-se em 1990, mas foram severamente reprimidas, pagando com sangue sua ousadia. Com o fracasso do golpe, o cenrio mudou totalmente. As foras conservadoras estavam derrotadas e quem mandava realmente era Bris Yeltsin e no mais Gorbatchev, cujo poder estava completamente esvaziado. Assim, j no ms seguinte ao golpe, isto , em setembro, as repblicas da Letnia, Estnia e Litunia, uma aps a outra, reafirmaram, agora em carter definitivo, suas declaraes de independncia. A prpria Rssia foi um dos primeiros pases a reconhecer a independncia dessas repblicas. Estava aberto o processo para as outras, que tambm, na sua grande maioria, declararam-se separadas. Outra conseqncia importante do golpe foi a suspenso, determinada por Yeltsin em toda a Rssia, das atividades do Partido Comunista, que implicou inclusive o confisco de seus bens. A KGB teve sua cpula dissolvida. Gorbatchev admitiu a imploso da Unio Sovitica mas tentou ainda manter o vnculo entre as repblicas, propondo a assinatura do chamado Tratado da Unio. Mas suas palavras no fizeram eco e o processo de separao se tornou irreversvel. Isto preocupou o Ocidente, e os Estados Unidos em particular, pois surgiu uma questo inevitvel: com o desmoronamento da Unio Sovitica, a quem caberia o controle sobre as armas nucleares? Em 4 de setembro de 1991, Gorbatchev, como presidente da Unio Sovitica, e Bris Yeltsin, na qualidade de presidente da Rssia, e mais os lderes de outras nove repblicas, em sesso extraordinria do Congresso dos Deputados do Povo, apresentaram um plano de transio

para criar um novo Parlamento, um Conselho de Estado e uma Comisso Econmica Interrepublicana. Embora tentasse estabelecer os parmetros para uma nova unio entre as diversas repblicas, este plano, na verdade, significava o desmantelamento formal da estrutura tradicional do poder sovitico. De qualquer forma, a proposta acabou sendo aprovada. Percebendo a importncia de Gorbatchev para a estabilidade da nao, naquele momento, Yeltsin prometeu o apoio da Repblica russa ao novo plano. Enquanto isso, os lderes ocidentais tambm davam sinais de uma clara preferncia pela permanncia de Gorbatchev no poder, embora demorassem a assumir o compromisso de uma ajuda econmica mais efetiva Unio Sovitica. De resto, era justamente o agravamento da situao econmica que tornava mais delicada a posio de Gorbatchev. Decididamente, o povo sovitico estava impaciente diante da falta de perspectivas de soluo rpida para o desabastecimento do mercado interno.

Aprovado o plano de mudanas, faltava agora conseguir a assinatura do Tratado da Unio com todas as repblicas. Mas em li de dezembro de 91, a situao se precipitou com a consolidao da independncia da Ucrnia, aprovada em um plebiscito com uma votao favorvel de 90% de sua populao. Numa espcie de golpe branco contra Gorbatchev, sete dias depois, os presidentes das repblicas da Rssia, Ucrnia e Bielorssia, reunidos na cidade de Brest, criaram a Comunidade de Estados Independentes (CEI), decretando o fim da Unio Sovitica. Diante disso, James Baker, secretrio de Estado norte-americano, declarou: "O Tratado da Unio sonhado pelo presidente Gorbatchev nunca esteve to distante. A Unio Sovitica no existe mais". De fato, em 17 de dezembro Gorbatchev foi comunicado que a Unio Sovitica desapareceria oficialmente na passagem de Ano Novo.

Na seqncia, no dia 21 de dezembro, os lderes de 11 das 15 repblicas soviticas reuniramse em Alma-Ata, capital do Casaquisto, para referendar a deciso da Rssia, Ucrnia e Bielorssia e oficializar a criao da Comunidade de Estados Independentes e o fim da Unio Sovitica. Gorbatchev, agora, governava sobre o vazio. Gorbatchev renuncia No dia de Natal, em cerimnia transmitida por satlite para o mundo inteiro, o lder sovitico renunciou ao cargo de presidente e comandante em chefe das Foras Armadas da Unio Sovitica, transferindo a Bris Yeltsin o controle do arsenal nuclear. Nas palavras de um comentarista: "Gorbatchev comunista e desabou com o comunismo sendo comunista. Assumiu o puder, casou em si uma das mais difceis combinaes humanas,

a que une entusiasmo com prudncia, entendendo que a tolerncia, em determinadas circunstanciais, uma virtude revolucionria, mas no ousou ir at o fim (...) Descontente com um autoritarismo (...), acreditou que a sada estava dentro do prprio comunismo e, para isso, bastaria reformula-lo. Padeceu da utopia de que um sistema que esgota a sua experincia pode ser restaurado em reunies e protocolos (...) Gorbatchev nunca enxergou para fora do comunismo e a parou e andou para trs. Perdeu. Isso no o faz um estadista de perspectivas limitadas mas, sim, leva necessidade de entendimento, no crculo mesmo da Histria, que os homens tm de seu tempo e seu limite". Antnio Carlos Prado. Isto /Senhor, 25/12/91. A extino da Unio Sovitica e a criao da CEI no eliminaram concretamente nenhum dos problemas que vinham assolando a ex-Unio Sovitica. A tentativa de fazer uma passagem imediata para a economia de mercado, com a liberao total de preos a partir dos primeiros dias de 1992, provocou protestos da populao e discordncia entre as repblicas. Em poucos meses o preo de muitas mercadorias, dos transportes e de alguns servios ficaram pelo menos 12 vezes mais caros. As mudanas nos Pases da Unio Oriental Durante a Segunda Guerra Mundial, como vimos, os pases da Europa Oriental foram ocupados pela Alemanha. Eram eles: Polnia, Hungria, Tchecoslovquia, Bulgria, Romnia e Iugoslvia. Com a derrota da Alemanha eles ficaram sob a rea de influncia da Unio Sovitica. Com exceo da Iugoslvia, todos eles seguiam rigorosamente as diretrizes do Partido Comunista da Unio Sovitica. claro, portanto, que a implantao da perestroika e da glasnost iria desencadear enormes mudanas tambm nesses pases. Vamos examin-los rapidamente, um por um. Polnia Na Polnia, o processo de transformaes polticas e econmicas comeou antes que em qualquer outro pas socialista. J no final da dcada de 70 e incio da dcada de 80, movimentos grevistas passaram a agitar os principais centros industriais do pas, principalmente os estaleiros de Gdansk. Diante da falta de iniciativa das autoridades e dos sindicatos, atrelados ao governo, um grupo de operrios e de intelectuais decidiu fundar um sindicato independente, que recebeu o nome de Solidarnosc (Solidariedade). Sua combatividade surpreendeu os operrios poloneses, que passaram a aderir em massa ao novo sindicato. A iniciativa dos operrios e de suas lideranas - entre as quais se destacava a de Leeh Walesa atingiu frontalmente as autoridades, que passaram imediatamente a combat-lo. Como no conseguiram resultado, em 1982 o governo implantou a lei marcial e o Solidariedade foi declarado ilegal e proibido de funcionar. Os anos seguintes foram extremamente difceis. O Solidariedade funcionou na ilegalidade e diversos membros da sua direo estiveram presos.

Com a perestroika na Unio Sovitica, a partir de 1985, a situao comeou a mudar e em 1988 o sindicato emergiu novamente com fora, liderando nova onda de greves. O governo foi obrigado a ceder. Por um acordo assinado entre o sindicato e o governo em abril de 1989, a ilegalidade do sindicato foi revogada e foram estabelecidas novas regras para o jogo poltico: foi criado o cargo de presidente da Repblica e criado um Parlamento com duas cmaras. Em junho do mesmo ano, o Solidariedade, agora transformado em partido, conquistou 99 das 100 cadeiras do Senado e 35% das da Cmara dos Deputados (65% haviam sido reservadas aos comunistas e seus aliados). Tadeus Mazowiecki, um dos principais lderes do Solidariedade, assumiu o cargo de primeiroministro. O Partido Comunista, aps as eleies, passou a perder fora a cada dia, at tornar-se totalmente inexpressivo. Em 1990 foram organizadas eleies para presidente da Repblica. Leeh Walesa elegeu-se, derrotando o prprio Mazowiecki, com quem se havia desentendido. Walesa tem procurado acelerar o processo de retorno da economia polonesa s regras do livre mercado. Conseguiu reduzir metade a dvida externa do pas. Depois de dois anos de governo, as dificuldades ainda eram enormes. Havia muito desemprego, inflao e baixos salrios. Hungria Em 1956 a Hungria fez uma tentativa de mudar os rumos do socialismo. Imre Nagy liderou um movimento que propunha a democratizao do regime poltico, com maior liberdade de expresso e certa liberalizao da economia. Stalin mandou seus tanques e a rebelio foi esmagada. O sucessor de Nagy, embora seguisse inicialmente a orientao de Moscou, comeou lentamente a introduzir algumas reformas na economia. A produo de bens de consumo passou a ser priorizada. As empresas estatais ganharam maior autonomia e a coletivizao da agricultura foi abandonada, tendo os camponeses liberdade para comercializar sua safra. Graas a essas medidas, o abastecimento alcanou excelentes nveis de eficincia, difceis de serem observados nos outros pases socialistas. Com o advento da perestroika, essas reformas foram aceleradas por iniciativa do prprio Partido Socialista Operrio Hngaro, como se chamava o Partido Comunista da Hungria. Em fevereiro de 1989 foi abolido o sistema de partido nico e introduzido o pluripartidarismo. Foram aprovadas eleies diretas para presidente da Repblica e para o Parlamento. A transio para a economia de mercado vem se acelerando cada vez mais. A propriedade privada no campo foi restabelecida, o Imposto de Renda foi adotado, inaugurou-se a primeira bolsa de valores do mundo socialista, foram suprimidos os subsdios e abolido o tabelamento de alimentos e bens de consumo.

Tcheco-Eslovquia Em 1968, Alexander Dubcek, ento secretrio-geral do Partido Comunista da TchecoEslovquia, iniciou um movimento de democratizao do pais, que ficou conhecido como Primavera de Praga. O movimento no floresceu, pois os tanques do Pacto de Varsvia invadiram a Tcheco-Eslovquia e Dubcek foi destitudo do cargo. S em 1977 que um novo movimento comeou a estruturar-se com a publicao de um manifesto assinado por diversos intelectuais. O manifesto recebeu o nome de Carta 77, protestava contra a represso e exigia maior respeito aos direitos humanos. A forte represso no permitiu que o movimento se fortalecesse, o que veio a ocorrer somente na segunda metade da dcada de 80, graas perestroika. A partir de 1987 a oposio se reorganizou e os protestos comearam a surgir em diversas partes. Intensificaram-se sobretudo em 1989, quando os intelectuais da Carta 77 passaram a liderar o movimento. Eles tinham fundado o Frum Cvico, cujo lder mais importante era Vaclav Havei, importante escritor e teatrlogo. Aos poucos, o movimento de oposio obrigou o Partido Comunista a ceder o poder, que foi assumido pelo Frum Cvico. Alexander Dubcek, que se elegera deputado federal, assumiu a presidncia da Cmara dos Deputados. Vaclav Havei foi eleito presidente da Repblica. As mudanas na Tcheco-Eslovquia receberam o nome de "revoluo de veludo". Bulgria A Bulgria sempre foi o pas mais fielmente ligado Unio Sovitica. Por isso, as mudanas neste pas comearam apenas em 1989, quando em outros pases j estavam em andamento movimentos bastante amplos.

No final de 1989, comearam manifestaes exigindo reformas. Todor Jivkov, que estava no poder havia 35 anos, foi substitudo por um dirigente identificado com a perestroika, que prometeu implantar o pluripartidarismo no pas. Ainda no final de 1989 surgiu a Unio das Foras Democrticas, que reunia vrios grupos de oposio e levou 100 000 pessoas s ruas para exigir eleies livres e o fim do regime de partido nico. As manifestaes prosseguiram e, no incio de 1990, Jivkov foi preso e acusado de crimes contra o Estado. O prprio Partido Comunista optou por adotar a denominao de Partido Socialista e passou a defender a economia de mercado. Ainda em 1990 foi eleita uma Assemblia Constituinte, que elaborou uma nova Constituio, promulgada no ano seguinte. Foi instaurada a democracia e definido o Parlamentarismo como forma de governo. Na economia, iniciou-se o processo de privatizao das empresas estatais. Romnia A onda de liberalizao do Leste Europeu no deixou de atingir tambm a Romnia, governada com mo de ferro por Nicolae Ceausescu durante 24 anos. Justa mente por sua resistncia em

acompanhar o processo desencadeado pela perestroika, ele acabou derrubado do poder de forma violenta e fuzilado no dia de Natal de 1989. Nos anos 70, Ceausescu lanara um ambicioso plano de industrializao, centralizado na petroqumica e financiado por emprstimos externos. Com a crise internacional do petrleo, a partir de 76, o dficit comercial da Romnia atingiu cifras elevadas. Considerado pelo Ocidente como um bom pagador, Ceausescu resolveu honrar seus compromissos custa de sacrifcios impostos populao. Trabalho redobrado, o racionamento de gneros de primeira necessidade, cortes no fornecimento de energia, tudo era feito para ampliar as exportaes e carrear recursos para os cofres pblicos. Qualquer contestao era duramente punida. Como parte de seus planos, o ditador decretou a romenizao da minoria hngara que vivia no pas. Esse ato de fora desencadeou forte reao popular a partir da cidade de Timisoara, na Transilvnia, em dezembro de 1989. Ceausescu mandou reprimir as manifestaes. Houve milhares de mortos. A revolta se intensificou mais ainda, alcanando praticamente todo o pas, inclusive a capital. Diante disso, o Exrcito tambm se revoltou, indo engrossar a oposio. Permaneceu ao lado do ditador apenas a Securitate, sua polcia secreta, que entretanto no deu conta de proteg-lo. Ceausescu acabou preso quando tentava fugir de helicptero. Ele e sua mulher foram em seguida submetidos a um tribunal militar, condenados morte e fuzilados. Na falta de partidos de oposio organizados, foi criada a Frente de Salvao Nacional; formada basicamente por ex-dirigentes do Partido Comunista que haviam cado em desgraa sob o governo de Ceausescu, tendo frente Ion Iliescu. Foi anunciado imediatamente o fim da censura, a liberdade partidria, a dissoluo da Securitate e o fim do racionamento dos gneros de primeira necessidade. Foram marcadas eleies para 1990 e Iliescu foi acusado de usar a mquina de governo para garantir sua vitria no pleito, o que gerou protestos em todo o pas. Apesar disto, ele foi eleito por ampla margem de votos. A falta de uma tradio democrtica retarda a reorganizao da sociedade romena, que, alm dos problemas econmicos e polticos, prprios de um perodo de transio, assistiu o ressurgimento de grupos ultranacionalistas e racistas, que pressionam pela expulso da minoria hngara residente no pas. Apesar desses conflitos, em novembro de 1991 foi aprovada uma nova Constituio, que consagrou a propriedade privada e estabeleceu diretrizes para levar o pas abertura econmica, a exemplo dos demais pases do Leste Europeu. Albnia

ltimo reduto do stalinismo na Europa, a Albnia resistiu o quanto pde aos ventos da abertura. Sob a conduo de Enver Hohxa - que governou o pas desde o fim da Segunda Guerra Mundial at 1985 - , a Albnia se isolou do mundo, afastando-se at da Unio Sovitica e do Comecon, em 1961, por no concordar com a desestalinizao proposta por Kruschev. Alinhou-se ento com a China. Sua poltica econmica sempre privilegiou a indstria pesada, aproveitando as fontes de matria-prima existentes no pas, como o petrleo e o crmio. Na agricultura, a regra era a coletivizao. A mdio prazo, esse modelo fez o pas atingir a auto-suficincia em alimentos. Trocas no exterior, s a dinheiro, e quando absolutamente imprescindveis. A partir dos anos 80, j rompida tambm com a China, a Albnia iniciou uma pequena aproximao econmica com o Ocidente. Mas sua poltica permaneceu inalterada at 1985, quando Enver Hohxa morreu. Seu sucessor continuou com essas diretrizes e o pas chegou ao final da dcada com um padro de consumo ainda bastante restrito. O governo apresentava, como conquistas importantes, bons sistemas de sade, educao, transporte e habitao. Mas esse argumento no sensibilizava os mais jovens, que ansiavam por um melhor padro de vida, de que tinham conhecimento atravs de programas de televiso captados da Iugoslvia, Itlia e Grcia. Em julho de 1990, milhares de albaneses comearam a invadir embaixadas estrangeiras na capital, Tirana, em busca de asilo. O governo acabou autorizando a emigrao. Simultaneamente, tomou medidas para afastar os ministros mais duros, que queriam reprimir a populao. Os albaneses conseguiram obter legalmente seus passaportes, pequenas empresas familiares foram autorizadas a funcionar, a entrada de capital estrangeiro foi permitida, ainda que timidamente, e os camponeses foram autorizados a vender sua produo aos preos de mercado. Aps o relaxamento da censura, foi concedida tambm liberdade religiosa e partidria. Finalmente, em maro de 91, foram realizadas eleies parlamentares, que deram 66% dos votos para os candidatos do Partido do Trabalho, o Partido Comunista local. Apesar desses avanos, parte da populao decidiu no esperar mais pela melhoria das condies de vida, ainda bastante duras, em comparao com os vizinhos mais prsperos. Em agosto de 91, uma leva de 22 000 albaneses tentou emigrar para a Itlia, atravs de Brindise, no sul do pas. O governo italiano, que havia acolhido albaneses anteriormente, desta vez se recusou, pois o mercado de trabalho no sul da Itlia, regio menos desenvolvida do pas, no comportaria tal volume de imigrantes. Sob protesto, 17 000 desses albaneses foram repatriados. Em maro de 1992, novas eleies foram realizadas. O pleito foi convocado para renovar todo o Parlamento, que, por sua vez, elege o presidente da Repblica. O Partido Democrtico (no-

comunista) venceu as eleies. Este fato representou o fim da experincia socialista na Albnia. Alemanha Oriental A Repblica Democrtica Alem, ou Alemanha Oriental, era o pas mais desenvolvido de todo o Leste europeu. Erich Hnecker era o dirigente mximo do pas. Na dcada de 80, entretanto, para manter sua poltica de subsdios, caracterstica dos regimes socialistas, o governo recorreu a emprstimos externos, endividando o pas e gerando um decrscimo de investimentos em infra-estrutura. Em decorrncia, a economia entrou em crise. Mais do que nunca, os alemes orientais se viram tentadas a cruzar a fronteira com a Alemanha Ocidental, o pas mais rico da Europa, em busca de novas oportunidades de trabalho. Nem o Muro de Berlim, construdo em 1961, conseguiu desestimular as fugas. No final de dcada de 80, com a abertura dos regimes da Polnia e da Hungria, consolidou-se uma via segura de evaso. Como no era necessrio passaporte para transitar entre os pases socialistas, os alemes orientais dirigiam-se para a Polnia e a Hungria e dali para o Ocidente, sem maiores dificuldades. Calculava-se que, por esse caminho, a Alemanha Oriental poderia perder at 15% de sua populao at 1990. Comearam a surgir manifestaes em diversas cidades. A polcia poltica - Stasi - tentava reprimi-las, mas com pouco sucesso. Egon Krenz, um dos altos dirigentes do Partido Comunista, liderou um golpe que derrubou Erich Hnecker e deu incio a reformas no partido e no regime. Presos polticos foram anistiados. O fato mais significativo desse processo foi a abertura do muro de Berlim, em novembro de 1989, decidida pelo governo de Egon Krenz. A populao passou a se organizar em partidos, sindicatos e grupos polticos diversos, alguns dos quais defendiam a reunificao da Alemanha. Dentre estes movimentos, destacou-se o Novo Frum, com uma plataforma contrria idia da reunificao alem e a favor da democratizao do socialismo. Era, at o incio de 90, a agremiao favorita nas eleies previstas para abril. Mas, de olho na unificao, partidos polticos da Alemanha Ocidental interferiram na poltica interna Oriental, especialmente Helmut Kohl, chanceler (primeiro-ministro) e membro da Democracia Crist. Procurando agrupar os conservadores, Kohl conseguiu formar uma coalizo - Aliana pela Alemanha - com um discurso pr-unificao, que surtiu efeito junto ao eleitorado alemo oriental, esvaziando a fora do Novo Frum.

Nas eleies, a Aliana pela Alemanha elegeu 193 deputados para o Parlamento da Alemanha Oriental. Helmut Kohl conseguira seu intento: em 3 de outubro de 1990 a Alemanha foi reunificada. Aps os festejos que uniram alemes dos dois lados, comeou o processo de absoro da parte oriental pela parte ocidental. Muitas empresas do leste foram fechadas, pois utilizavam tecnologia superada. A moeda oriental foi trocada pela ocidental. Como a unificao se deu muito rapidamente, acabou sendo traumtica para muitas pessoas , que acabaram perdendo seus empregos. Iugoslvia Durante a Segunda Guerra Mundial, a Iugoslvia foi ocupada por foras nazistas. Surgiu ento um movimento guerrilheiro de resistncia, comandado por Josef Broz Tito. Terminada a guerra e expulsos os nazistas, Tito conseguiu reunir sob sua liderana e sua direo as diversas nacionalidades que compunham o pas, num total de seis repblicas. Tito e seus seguidores eram socialistas e o sistema poltico estabelecido no pas aps a guerra foi o socialismo. Inicialmente a Iugoslvia manteve-se alinhada com a Unio Sovitica de Stalin. Mas, aps uma srie de desentendimentos, em 1948 Tito afastou-se das diretrizes impostas pela Unio Sovitica e definiu um modelo prprio de socialismo. Uma das caractersticas desse modelo era a autogesto das fbricas pelos operrios. A partir de 1953, foi autorizada a dissoluo das comunas rurais e o ressurgimento da pequena propriedade urbana. Mas o maior mrito do regime chefiado por Tito foi a manuteno da unidade de um pas que congrega diversos povos, alguns, inimigos de longa data. Habitam o pas srvios (cristos ortodoxos), eslovenos (catlicos), bsnios (muulmanos), hngaros, albaneses, entre outros. So seis unidades polticas: Srvia, Eslovnia, Crocia, Bsnia-Herzegovina, Monte Negro e Macednia, alm de duas regies que pertenceram Srvia na dcada de 60, mas conseguiram sua autonomia posteriormente (Kosovo e Voivodina). Apesar dessas diferenas, enquanto Tito viveu, a Iugoslvia gozou de um perodo de estabilidade poltica. Quanto economia, em 1967 foram implantadas reformas para se alcanar o que era denominado socialismo de mercado. Tratava-se de uma tentativa de combinar a livre iniciativa com alguns princpios socialistas e melhorar o desempenho do setor produtivo. Como vimos, essa passagem para a economia de mercado extremamente complicada e a Iugoslvia no fugiu regra. Sobreveio um perodo de crise, com desemprego, inflao e endividamento externo. Pouco antes de sua morte, em 1980, Tito procurou uma forma de manter unido o pas, antevendo que, somente dessa maneira poderia ocorrer a superao da grave crise econmica. Criou ento a presidncia rotativa, a ser exercida pelas lideranas de cada uma das seis repblicas, alternadamente.

Esse sistema no eliminou o descontentamento crescente das repblicas, que explodiu com fora aps a morte de Tito. Na verdade, as desigualdades existentes entre as repblicas vinham se acentuando cada vez mais, diante da crise econmica. A Eslovnia, por exemplo, cuja populao representa apenas 8% do total da Iugoslvia e produz 30% do PIB, passou a reclamar dos subsdios dos fundos federais, destinados s regies mais pobres. Esse desnvel econmico entre as diversas repblicas veio tona, com muita fora, na poca de se efetuar mais um rodzio na presidncia da federao. Em maio de 1991, era a vez do croata Stipe Mesic assumir a presidncia do pas. Temendo que o mesmo atendesse s reivindicaes das repblicas mais ricas, Eslovnia e Crocia, que propunham o separatismo ou um novo arranjo no poder, os srvios impediram a posse. Fui convocado um plebiscito para que a populao iugoslava se pronunciasse sobre o futuro do pas. A Crocia e a Eslovnia, governadas desde dezembro de 1990 por lderes de centro-direita, propunham o estabelecimento de uma confederao de Estados soberanos. A Srvia, a maior dentre as repblicas, se ops a esse plano, insistindo em manter a federao com um governo central forte. Seu presidente, Slobodan Milosevic, acreditava ser possvel manter a unidade do pas com o apoio do exrcito federal, que tem em suas tropas 43flo de soldados srvios. Em 25 de junho de 1991, os parlamentos da Eslovnia e a Crocia declararam unilateralmente a independncia de seus respectivos pases. Como resposta, a Srvia mobilizou o exrcito federal, que comeou uma ofensiva contra a Crocia e a Eslovnia, dando incio a uma violenta guerra civil. A Comunidade Europia tentou pr fim ao conflito, congelando todo o tipo de ajuda, inclusive financeira, Iugoslvia e enviou uma misso para intermediar um cessar-fogo. Como resultado, ficou estabelecido que a Comunidade Europia concedia uma moratria da dvida externa da Srvia e esta permitiria que o croata Mesic assumisse finalmente a presidncia. A Eslovnia e a Crocia consentiam tambm em suspender por trs meses suas declaraes de independncia. Mas as tropas federais, comandadas por oficiais srvios, no tm respeitado as numerosas tentativas de impor um cessar-fogo efetivo ao conflito. Todas as tentativas de trgua mediadas pela Comunidade Europia fracassaram e a UN assumiu a tarefa de buscar soluo para o conflito, desembarcando na Iugoslvia, em janeiro de 1992, um contingente de 10 mil soldados (inclusive brasileiros) das Foras de Paz.

A Iugoslvia, tal como existia, desapareceu no dia IS de janeiro de 1992, ocasio em que a Comunidade Econmica Europia reconheceu a independncia da Crocia e da Eslovnia. Sucia, Islndia e Vaticano reconheceram os dois pases logo a seguir. Srvia e Monte Negro foram as duas nicas repblicas a ficarem juntas. A Bsnia-Herzegovina e a Macednia declararam sua independncia em maro de 1992. Mas nessas repblicas a situao complexa. A Bsnia abriga uma presena tnica de srvios, croatas e muulmanos. A Macednia sofre a oposio da Grcia, que no admite nenhum Estado com esse nome, pois Macednia o nome de uma provncia grega. At o final de janeiro de 1992, a guerra civil iugoslava j tinha causado cerca de 6 000 mortos e meio milho de desabrigados. A destruio era enorme, tendo atingido inclusive cidades de grande importncia histrica e interesse turstico, como Dubrovnic.

Outros Pases Socialistas As mudanas introduzidas na Unio Sovitica a partir de 1985 no afetaram apenas o pas de Gorbatchev ou as chamadas Repblicas Populares da Europa Oriental. Elas atingiram tambm a maioria dos outros pases de economia planificada (socialistas). Na frica, Angola e Moambique, independentes desde 1975, haviam feto a opo pelo socialismo. Mas as dificuldades para alcanar um grau mnimo (te desenvolvimento eram enormes. Em Angola, as dificuldades provinham sobretudo da guerra civil travada contra um movimento de oposio armado, a Unita (Unio para a Independncia Total de Angola). Em Moambique, eram dois os obstculos principais: a guerra de guerrilhas desenvolvida contra o governo e contra a prpria populao pela Renamo (Resistncia Nacional Moambicana), ligada a antigos proprietrios portugueses e a interesses da frica do Sul; outro obstculo no menos cruel tem sido a seca (e a fome dela resultante). Em Angola, as mudanas comearam no incio de 1991, quando o Congresso angolano alterou a Constituio do pas, acabando com o sistema de partido nico, vigente durante os 16 anos anteriores. Foram tambm elaboradas leis prevendo a volta da economia de mercado e a permisso para a organizao de outros partidos polticos. Em junho de 91 eram concludas negociaes entre o governo angolano e a direo da Unita. Foi assinado um acordo de paz cujo cumprimento seria supervisionado pela ONU. O acordo estabeleceu tambm a realizao de eleies gerais, livres e diretas, em 1992.

A guerra civil em Angola, que durou 16 anos, deixou um saldo de mais de 30 000 mortos, cerca de 100 000 feridos e mais de 500 000 refugiados. Moambique tambm reformou sua Constituio em 1991. Estabeleceu as normais gerais para a implantao da economia de mercado, imprensa livre, judicirio independente e eleies gerais em data a ser definida. O fim do sistema de partido

nico fui nutro ponto importante da reforma constitucional. Em maio de 1991 foram iniciadas conversaes entre o governo moambicano e a direo da Renamo para pr fim guerra civil. Outro pas de grande importncia o Vietn. Aps a guerra com os Estados Unidos, qual se seguiu uma guerra civil que terminou em 1975, o Vietn do Norte tiniu-se ao Vietn do Sul, constituindo um s pas, com capital em Hani. Os princpios do socialismo eram rigidamente seguidos. Em 1991, o governo vietnamita iniciou um processo de reforma da Constituio, visando instaurar em parte a economia de mercado e acabar com o regime de partido nico. Tambm no Camboja o regime comunista, em vigor desde 1975, comeou a ser abandonado em 1991. Foi assinado um acordo de paz entre o governo, lderes do Khmer Vermelho (grupo guerrilheiro comunista de oposio) e o prncipe Norodon Sihanouk (antigo presidente do pas). Por esse acordo, ficou estabelecido um cessar fogo na guerra civil e uma reorganizao do pas, com a participao dos trs grupos polticos envolvidos. De todos os pases socialistas, Cuba o nico que ainda no aderiu s reformas desencadeadas pela perestroika, mantendo-se rigidamente fiel ortodoxia marxista-leninista

Das könnte Ihnen auch gefallen