Sie sind auf Seite 1von 4

PNEUMOTORX

Fisiologia normal do funcionamento pulmonar:

Os pulmes, em condies normais, tendem ao colapso e isto s no acontece devido ao das presses atmosfrica e pleural. Durante quase todo ciclo respiratrio a presso no interior dos brnquios maior que a presso intrapleural, por conta da elasticidade (retrao elstica) intrnseca do pulmo, ou seja, a presso no espao pleural negativa em relao presso atmosfrica. O gradiente de presso resultante mantm a pleura visceral aposta contra a pleura parietal na parede torcica, em um equilbrio dinmico que rompido quando se estabelece comunicao entre o meio externo e a cavidade pleural. A penetrao do ar alterando todo esse equilbrio torna a presso na cavidade pleural positiva. A interposio de ar entre as pleuras caracteriza o pneumotrax, que pode ter origem a partir de rotura da pleura visceral, parietal ou por descontinuidade da pleura mediastinal, na leso do esfago ou de vias areas. As principais consequncias fisiolgicas dependem da magnitude do pneumotrax, da condio do pulmo subjacente e do nvel tensional, que ocasionam restrio ventilao pulmonar. Ocorre uma reduo dos volumes pulmonares, da capacidade vital e de difuso, da complacncia pulmonar e da presso alveolar de oxignio (PaO2). Quando os nveis de tenso no interior da cavidade pleural se elevam acima da presso atmosfrica, instala-se um quadro de pneumotrax hipertensivo que ocorre por um mecanismo, provavelmente, valvular e unidirecional. Classificao do pneumotrax:

O pneumotrax classificado em espontneo (primrio ou secundrio) e no espontneo/traumtico (leses penetrantes ou no penetrantes). O pneumotrax espontneo primrio ocorre em pacientes sem doena pulmonar subjacente ou evidente, enquanto que o pneumotrax secundrio ocorre como complicao de doena pulmonar previamente conhecida. Em ambos os casos no deve existir nenhum fator ou agente causal que esteja diretamente relacionado com o aparecimento do pneumotrax. Por outro lado, o pneumotrax traumtico surge como consequncia de um trauma de trax aberto ou fechado, e tambm pode ser iatrognico (pneumotorax iatrognico, que est incluindo dentro dos pneumotrax traumticos).

Podem distinguir-se 2 classificaes de pneumotrax: 1) Aberto ou fechado 2) Simples ou hipertensivo Pneumotrax aberto

- Patognese: caracteriza-se pelo contacto do espao pleural com o meio ambiente (soluo de continuidade entre a cavidade e o meio externo). Isto leva a uma equivalncia entre as presses atmosfrica e intratorcica, o que ocasionar o colapso pulmonar e hipoxia aguda. - Causas: pode ser causado por um ferimento penetrante torcico. - Sintomas/sinais: desvio da traqueia para o lado no afetado durante a inspirao e regresso linha mdia com a expirao. Pneumotrax fechado

- Patognese: o ar existente no espao intrapleural no comunica com o ar presente nos pulmes. O ar entre no espao pleural, aumentando a presso intrapleural e provocando colapso pulmonar. - Causas: leso fechada resultante de penetrao de costelas fraturadas nas membranas pleurais ou sbita compresso na caixa torcica - Sintomas/sinais: dor aguda na inspirao, hipotenso, taquicardia, ausncia de movimento e de sons respiratrios do lado afetado.

Pneumotorax hiperensivo

- Patognese: ocorre quando h um vazamento de ar para o espao pleural por um sistema unidirecional (sistema de vlvula unidirecional). O sistema de vlvula faz com que o ar entre para a cavidade torcica sem a possibilidade de sair, colapsando completamento o pulmo do lado afetado. Como consequncia, o mediastino e a traqueia so deslocados para o lado oposto, comprimindo o pulmo oposto e ocorre tambm uma diminuio do retorno venoso. Pode ocorrer morte rpida do paciente devido compresso do parnquima pulmonar contralateral, que leva a hipoxia. - Causas: pode ser causado por fratura do arco costal, leses traumticas da parede torcica - Sintomas/sinais: dispneia, taquicardia, hipotenso, distenso venosa jugular, desvio da traqueia, ausncia de movimentos torcicos e de sons respiratrios do lado afetado. Pela semelhana dos sintomas, o pneumotrax hipertensivo pode ser confundido com tamponamento cardaco.

Portanto no pneumotrax hipertensivo ocorre compresso do pulmo como consequncia da entrada de ar que no tem forma de sair. Com o aumento da acumulao de ar o pulmo sucessivamente mais comprimido e h um desvio generalizado do mediastino para o lado oposto, com consequente compresso do pulmo do lado oposto. Com a compresso do mediastino h ento tambm compresso das veias e portanto h diminuio do retorno venoso.

O pneumotrax hipertensivo origina-se mais rpido e mais grave do lado direito devido existncia de uma vscera macia o fgado, que dificulta a descida da hemicpula diafragmtica direita e a topografia homolateral das cavas. Quando a presso do espao pleural ultrapassa 20 cm de gua, ocorre a instabilidade hemodinmica.

HEMOTORAX
O hemotrax constitui a intercorrncia mais frequente do traumatismo de trax (70%). A mortalidade nos traumatismos penetrantes dez vezes menor do que nos traumatismos fechados. O hemotrax macio resulta de um rpido acmulo de mais de 1500 ml de sangue na cavidade pleural. causado mais comumente por ferimentos penetrantes que dilaceram os vasos sistmicos ou hilares. O hemotrax macio diagnosticado pela associao de choque com ausncia de murmrios vesiculares e/ou macicez percusso.

Das könnte Ihnen auch gefallen