Sie sind auf Seite 1von 4

Bom pessoal, eu irei falar aqui, dando continuidade as apresentaes, sobre uma das principais pragas e uma das

principais doenas que atacam a canade-acar, causando srios prejuzos para o produtor se elas no forem constatadas e identificadas a tempo para ser feito o controle adequado. Antes disso, preciso falar sobre a importncia da cana-de-acar, e essa importncia atribuda sua mltipla utilizao, seja na cozinha atravs do acar e a rapadura, seja na forma in natura para extrao do caldo ou na pecuria atravs de forragem. Importante tambm como uma fonte de energia renovvel e tambm para a produo de cachaa. Ento, agora para conseguir garantir qualidade desses produtos e uma alta produo, preciso vencer alguns problemas, como eu falei, preciso controlar pragas e doenas, neste caso tratarei dos cupins e do carvo da cana-de-acar. Das espcies de cupins que atacam a cana-de-acar, se destacam estas seis, e destas darei um enfoque maior para heterotermes tenuis, que considerada como sendo a principal, pela sua agressividade. Aqui esto representados os cupins de cada uma destas espcies, exceto heterotermes tenuis. Ento, a principal espcie de cupins se caracteriza por ter um corpo de colorao branco-leitoso, a cpsula ceflica amarelada, o trax com laterais arredondados e as mandbulas longas assim como pode ser visto nestas imagens. Os cupins atacam os toletes danificando as gemas diminuindo bastante a germinao da cana que acaba por acarretar um grande nmero de falhas no plantio, exigindo em muitos casos, o replante. Nas brotaes, o ataque ocorre no sistema radicular, provocando debilidade da nova planta. Os cupins podem causar perdas de at 10 toneladas por hectare por ano, o que representa cerca de 60 toneladas por hectare durante todo o ciclo da cultura. De modo geral, o ataque maior em terrenos arenosos. Nestas imagens possvel observar o estrago que este inseto pode fazer, atacando os toletes e causando falhas no plantio. Aqui mostra um tolete infestado e aqui as galerias que os cupins abriram na cana, acaba que fica parecendo um bambu, completamente oco.

Bom, em reas de reforma a amostragem feita examinando-se 10 touceiras por hectare e chega a 30 touceiras em reas maiores que 20 hectares, avaliando a presena de cupins. Quando a infestao for de 25% deve-se entrar com o controle. Aqui mostra como feito o caminhamento para a amostragem em uma rea de 1 hectare, sendo examinadas 10 touceiras e este outro em uma rea maior que 20 hectares, sendo examinadas 30 touceiras. O momento mais indicado para conter o ataque dos cupins subterrneos no momento da instalao da lavoura, tanto nas reas de expanso como nas reas de reforma. O controle pode ser feito atravs da aplicao de inseticidas de solo no sulco de plantio da cana. Os inseticidas indicados para a cultura da cana so o fipronil 800wg na dosagem de 250 gramas por hectare, o endosulfan 350 CE na dosagem de 6 a 8 litros por hectare, e o terbufs granulado na dosagem de 20 quilogramas por hectare. Quem optar por fazer a aplicao de inseticidas na cultura j instalada, existe estes dois implementos, um para cana-planta, aplicando dos dois lados da linha e outro para cana-soca, aplicando somente de um lado da linha. Uma outra forma de controle, o uso de fungos patognicos que atacam e matam os cupins, sendo pulverizado nos sulcos de plantio.

Agora irei falar sobre o carvo da cana-de-acar. Bom, o primeiro relato desta doena ocorreu na frica do sul, desde ento, j tem sido constatado em 72 pases. No Brasil o primeiro foco foi identificado em 1946 no estado de So Paulo. Mas foi na dcada de 80 que a doena provocou grandes perdas, pois atingiu a variedade NA5679, que na poca ocupava uma grande rea nas regies produtoras. A partir da, vrias medidas foram adotadas, sendo que a que mais surtiu efeito foi a proibio do plantio comercial de variedades suscetveis. Bom, o agente causal do carvo o fungo ustilago scitaminea, pertencente a famlia ustilaginaceae. Este fungo parasita o tecido meristemtico, penetrando na base das gemas e das folhas novas. Este fungo formado por telisporos unicelulares e dicariticos. Dependendo da temperatura, este fungo pode produzir basidisporos ou hifas infectivas. Como esta figura, que mostra a formao de basidisporos a partir de um telisporo.

Esta talvez a doena de mais fcil identificao da cultura da cana-de-acar. As plantas doentes antes de emitirem o chicote, tem um ngulo de insero das folhas mais agudo, o limbo foliar mais estreito e curto, comos mais finos que o normai e touceiras com superbrotamento. Estes sintomas fazem as plantas doentes parecerem capim. Aps isso, o chicote aparece, sendo ele uma modificao do meristema apical do colmo, induzida pelo fungo, inicialmente este chicote coberto por uma pelcula prateada que se rompe e expe uma massa de telisporos pretos e pulverulentos. Com ralao aos danos, as perdas podem chegar a 100% se a rea for toda cultivada por variedades suscetveis. E os danos causados pelo fungo incidem tanto na reduo da produo como na perda de qualidade do caldo. As infeces so favorecidas por condies de seca em perodos de brotao. Situaes de estresse hdrico predispem as plantas a uma maior severidade da doena. E a faixa de temperatura tima para o desenvolvimento do fungo, se encontra entre 25 a 30 graus celcius. Este fungo pode ser disseminado atravs do vento, onde os telisporos presentes no chicote so levados pelo vento, sendo que estes telisporos servem como uma estrutura de sobrevivncia que resiste a condies de baixa umidade no solo por perodos superiores a um ano, sendo que os telisporos viveis so considedados fonte de inculo primrio da doena a cada novo ciclo da cultura. Uma outra forma de disseminao o plantio de mudas infectadas.

O controle pode ser feito com o uso de variedades resistentes, que o mais indicado. doena. Uma outra forma seria o roguing, a retirada de plantas doentes da rea, antes da liberao de esporos, quando se planta variedades de resistncia intermediria. Outra media fazer o tratamento trmico das mudas a 52 graus celcius por trinta minutos ou 50 graus celcius por duas horas, no uma pratca com resultados garantidos. Aqui tem algumas das variedades plantadas aqui no instituto que so resistentes ao carvo, como a RB867515, a RB925211, RB845210, RB855113 e todas estas listadas, creio eu que h ainda mais variedades das 34 Uso de mudas sadias em reas sem histrico de ocorrncia da

plantadas, que sejam resistentes, s no coloquei aqui mais porque no consegui informaes sobre algumas delas, e outras por apresentarem resistncia intermediria como a RB72454. E isso o que eu tinha pra falar.

Das könnte Ihnen auch gefallen